quinta-feira, 21 de junho de 2007

Guiné 63/74 - P1863: Convívios (18): Como a cidade que nos acolheu, foi nobre a confraternização da CCAÇ 2317, Os Gandembelenses (Idálio Reis)

Porto > 9 de Junho de 2007 > Confraternização da CCAÇ 2317, os Gandembelenses. Visita ao Museu Militar do Porto, pela mão do nosso camarada A. Marques Lopes, dirigente da Associação 25 de Abril - Delegação Norte.

Porto > 9 de Junho de 2007 > Confraternização da CCAÇ 2317, os Gandembelenses. Almoço de convívio: aspecto geral. Este ano vieram mais seis (!), incluindo o João Franco e o Fernando Oliveira, naturais de Vila Praia de Âncora, que vieram e regressaram de comboio. Uma grande alegria para o Idálio Reis (em primeiro plano, na imagem)

Fotos: © Idálio Reis / M. Almeida (2007). Direitos reservados.

1. Mensagem do Idálio Reis (1), com data de 10 de Junho de 2007:

Meu caro Luís:

Junto a esse velho casario do Carlos Tê/Rui Veloso, mais uma vez nos reunimos em sólida e franca jornada de camaradagem, num grande encontro de convívio. A ele, se dignaram juntar o A. Marques Lopes, da CART 1690, e o José Teixeira, da CCAÇ 2381. Este para reencontrar vivências de um passado partilhado, de calcorrear trilhos de um chão comum, tão traiçoeiro; o nosso tertuliano Marques Lopes, porque para além de diligenciar que o Museu Militar do Porto nos franqueasse as suas portas para uma visita guiada, quis conhecer-nos de perto e ouvir as nossas estórias, em que os ânimos mais se esbraseiam com as recordações a jorrarem em catadupa, pois que teimosamente não pretendem ser sumidas.

Como sempre, há os que persistem numa presença assídua; outréns, que deixaram o espaço por preencher, devido a razões de força maior. Também há, infelizmente, os que jamais aparecem, e aqui se aglutinam motivos da mais variada índole. Alguns, dolorosamente, não lhes sabemos do paradeiro.

Contudo, das indagações a que me propus encetar nestes últimos tempos, apareceram mais 6. São momentos de rara felicidade e contentamento, rever estes companheiros após uma larga delonga de quarenta anos.

Dentre estes, esteve o ex-cabo Fernando Oliveira, de um lugar da freguesia de Vila Praia de Âncora. A vida deste homem, de há tempos a esta parte, não lhe tem sido fácil, mercê de um conjunto de vicissitudes de ordem familiar. Feridas difíceis de superar, e ele não foi suficientemente forte para vencer tais contrariedades da melhor forma, pois de repente começou a entrar no abuso desregrado da bebida que perturba tão perniciosamente e que fatalmente degenera no vício.

Tive o privilégio de encontrar um seu conterrâneo, este morador na sede da Freguesia e que viveu as peripécias da campanha da Índia, que após me confirmar do paradeiro do Oliveira, se veio a tornar o seu principal apoio e que me vem referindo que aquele guerrilheiro de rija têmpera, começa a dar indícios de uma franca melhoria na sua conduta do dia-a-dia.

No sábado, um cidadão de nome João Elias Domingues Franco, aparece-me no restaurante com o Fernando Oliveira, vindos ao Porto por via ferroviária. Silente, fechei os olhos por breves instantes, sustendo a forte emoção do momento, inigualável. A presença ali daqueles 2 conterrâneos, era o testemunho duma ilimitada amizade.
Almoçaram connosco, mas às 15 horas tiveram que se retirar para apanhar o comboio até Vila Praia de Âncora.

Também eu conquistei, em definitivo, uma relação de grande afecto e estima, por um grande homem de corpo e alma, inteiro. Bem-haja, amigo João Franco, por esta maravilhosa missão de auxílio, desinteressada e altruísta, profundamente humanitária que vem tendo com este meu ex-companheiro. Muito grato por tudo.

Um cordial abraço à Tertúlia do

Idálio Reis
Ex- Alf Mil da CCAÇ 2317
BCAÇ 2835
Gandembel e Ponte Balana (1968/69)

___________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 23 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1779: Fotobiografia da CCAÇ 2317 (1968/70) (Idálio Reis) (6): Maio de 1968, Spínola em Gandembel, a terra dos homens de nervos de aço

Sem comentários: