domingo, 21 de outubro de 2007

Guiné 63/74 - P2199: A nossa Tabanca Grande e As Duas Faces da Guerra (6): A crítica de Leopoldo Amado

1. Da crónica semanal do Lepoldo Amado, na sua página hi5 Leopoldo:Diário (com a devida vénia...)

Leopoldo Amadao > Crónica de Sábado > As duas Faces da Guerra

20 de Outubro de 2007, 12:12

Assisti ontem à estreia em Portugal do filme “As duas Faces da Guerra”, de Diana Andringa e Flora Gomes. Para além de um documento histórico em si, este filme é, ele próprio, um importantíssimo documentário histórico, independentemente das observações criticas que um filme de natureza histórica possa suscitar – e suscita sempre – tanto mais que este possui intrinsecamente, do nosso ponto de vista, a dupla valia referida, para além também, obviamente, de um respeitável equilíbrio e sentido da história, pese embora o facto de, em certo sentido, ser nele notório um certo escamoteamento das contradições, divergências e confrontos de que esta guerra se rodeou, tanto entre os contendores como no seio de cada uma das partes tomadas separadamente, de resto, uma feliz opção histórico-cinematográfica que acabou neste filme por condicionar uma visão do conhecimento do passado – não tanto como a relação deste com o nosso tempo, na sua complexa teia de rupturas e continuidades – mas privilegiando antes uma abordagem das heranças diversas que produziu, positivas umas, negativas outras.

Outrossim, este filme da Diana Andringa e Flora Gomes – para lá dos tabus que as guerras engendram e sem desprimor para a importância histórica de que igualmente se revestiram as guerras de Angola e Moçambique no âmbito da guerra colonial/guerras de libertação – possui também o condão de reintroduzir a ideia segundo a qual a Guiné teria sido, indubitavelmente, o palco de guerra onde se registaram os maiores e mais violentos confrontos, maiores e mais situações dramáticas, maiores e mais apaixonantes episódios insólitos, mas igualmente a que suscita hoje uma maior profusão de livros, blogues colectivos, memórias diversas, teses académicas, para além de maiores e mais sensatas atitudes de reconciliação e aproximação que se registam hoje entre os antigos contendores, sejam eles europeus e africanos ou africanos entre si, considerando que, na fase terminal da guerra da Guiné, só os efectivos guineenses do Exército português eram cerca de três vezes superior aos do PAIGC.

Mas o que de melhor representa este filme, não é demais repeti-lo, é o seu refinado sentido do equilíbrio e da História, nele sobressaindo, claramente, o cunho individual, também refinado, do alto sentido artístico-histórico tanto de Diana Andringa como o de Flora Gomes. Dir-se-ia, aliás, que um filme com esta qualidade e com a dupla valia referida – para lá da sua indubitável beleza estética – só podia ter sido concebido e conseguido pela feliz parceria de cineastas de reconhecido valor e com provas sobejamente dadas e que, como tal, mostraram-se completamente despretensiosos e abertos à necessidade, quantas vezes adiada e esquadrinhada, de construção de um possível e novo mundo, com base nos ensinamentos e heranças históricas comuns, tanto positivas como negativas.

Parabéns, Diana! Parabéns, Flora!

Leopoldo Amado

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