domingo, 4 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3698: Levantamentos de rancho em Nova Lamego, em 1973 e 1974 (A. Santos, ex-Sold Trms, Pel Mort 4574/72)

1. Mensagem do António Santos, ex-Sold Trms do Pel Mort 4574/72, Nova Lamego, 1972/74,

Assunto - Poste 3625 (*)

Luís, Vinhal e Briote, Camaradas em geral.

Votos de boa saúde.

O poste em referência, do camarada José Manuel Dinis que esteve em Bajocunda, fez com que recordasse que também em Nova Lamego, e aqui sim, houve levantamento de rancho, não um mas, três, devia ser um mal da Zona Leste, ou do vagomestre, embora Nova Lamego fosse possuidora da segunda melhor pista para aeronaves em toda a Guiné, portanto não seria por aí que os mantimentos não chegavam à mesa do Zé tropa, era por esta via que os sectores L4 e L6 se abasteciam através de colunas feitas periodicamente a Nova Lamego.

Vamos então aos levantamentos de rancho: o primeiro ocorreu em 73 não recordo a data, mas sei que foi na administração do BCAV 3854, porque recordo bem que o Capitão da CCS, ao saber o que se passava, foi ao refeitório tentar convencer o pessoal que estávamos perante o melhor petisco do mundo; o segundo passou-se já na vigência administrativa do BART 6523 e foi efectuado no início do ano de 74; o terceiro, este sim, já foi mais politizado porque já tinha acontecido o 25 de Abril e era já corrente os palavrões tais como: CAOS, CAÓTICO, ANARCA e ANARQUISTA, LATIFUNDIÁRIO, FACHISTA, palavras que não eram correntes na época, por exemplo.

Se eu disser que nunca comi uma hortaliça na Guiné, são capazes de não acreditar, mas acreditem porque foi verdade, embora na época não desse muita importância a este produto, mas faltou-me no cabedal, fui para lá com 67 kg, deixei 10 por aquelas bandas apesar de aos 13 meses de comissão ter vindo à minha aldeia retemperar as forças, leia-se umas bifalhadas, senão a diferença tinha sido maior, a falta dos legumes eram supridos, diziam com as famosas drageias amarelas que eram fornecidas uma ou duas vezes por semana a acompanhar a refeição.

Como sabem para cada militar havia uma porção de cada alimento que quase sempre não chegava à mesa. Aqui presto a homenagem ao Alf Sousa do Pel Mort 4574 que, quando era oficial dia, logo que recebia posse como tal e a nossa bandeira subia o mastro, dirigia-se imediatamente para a cozinha, inteirava-se da nossa dieta e fazia pesar, dependia da ementa, batatas, frango, carne, arroz, etc., a porção por cabeça, dos comensais que faziam parte da lista para esse dia, pois havia sempre passantes a caminho de, ou para qualquer parte e por isso o número era variável, nesse dia era uma fartura inclusive vinho, o meu copo que era uma lata de fruta, até transbordava nesses dias.

Pronto, estou a enviar mais uma acha para a fogueira do vagomestre, é certo que também já se apagou e de certeza que não arde, embora todos os que passaram por aquelas bandas saibam o que realmente se passava.

Já que estou lançado, aqui vai mais uma, a 22 de Agosto de 1972 quando passámos e parámos em Bambadinca, para deixarmos o Pel Mort 4575, que como o meu ía render outro já farto de estar na Guiné, pois passados uns dias estávamos em Nova Lamego e constou-se que o 1º Sargento Velhinho tinha oferecido uma certa importância, que dava para na altura comprar um andar nos subúrbios de Lisboa, ao 1º Sargento que o rendia, para regressar à Metrópole, mas este não aceitou, qual o motivo? Bambadinca era centro de recruta de milícias, o que devia dar uns trocos ao 1º e depois quem sabe também deu ao 2º.

Posto este comentário, envio para a tabanca.

Um alfa bravo.
A. Santos
SPM 2558

___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 15 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3625: História da CCAÇ 2679 (10): Um Natal atribulado (José Manuel Dinis)

Sem comentários: