terça-feira, 12 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4324: Convívios (125): Almoço/Convívio da CCAÇ 816 – 1965/67, em Esposende (Rui Silva)



O nosso Camarada Rui Silva enviou-nos notícias da festa anual da sua Companhia:
Caríssimos Luís Graça, Vinhal, Briote e M. Ribeiro,
Como sempre, as minhas primeiras palavras expressam o envio de um grande abraço e votos de muita saúde, extensivos a todos os ex-Combatentes da Guiné, mais ainda para aqueles que de algum modo ainda sofrem de sequelas daquela maldita guerra.
A Companhia de Caçadores n.º 816 (Guiné 65-67) levou a efeito mais um alegre, vivido e salutar Convívio anual.
O evento teve lugar na Estalagem Zende em Esposende no passado sábado dia 9 de Maio, começando com a habitual missa em homenagem, muito sentida, aos nossos 2 colegas mortos em combate (Furriel Silva e Soldado Manso) e também para aqueles que depois, por cá, foram falecendo.
O programa teve de tudo um pouco (estes sessentões da 816!) como é habitual: Cantigas individuais e em conjunto, baile, a habitual alocução do nosso Capitão Riquito e a solene cerimónia do dividir do Bolo, com o emblema da Companhia, rematando assim o evento.
Este ano tivemos uma grata novidade, que foi a presença do açoriano Manuel Brandão, Alferes comandante da guarnição de Artilharia no Olossato, aquando da nossa estada naquela povoação. 44 anos depois… aquele abraço! Ele veio expressamente dos Açores para deixar uma lágrima junto da família 816.
Este Convívio teve como promotor o nosso querido camarada da Companhia, Carlos Salsa, que se saiu com preceito e é justo aqui realçar.

A família 816 (só os ex-militares, pois havia esposas, filhos, netos etc.) numa das entradas da Estalagem







A alocução do então capitão Riquito com palavras elogiosas e regeneradoras para o seu pessoal
O açoreano Manuel Brandão, ex-Alferes dos Obuses no Olossato, convidado a partir o Bolo







A esposa do Manuel “das Taipas” sempre nos brinda com o seu belo cantar
O Salsa (pullover vermelho) também fez parte dos músicos, ele que nos deliciava nas festas da Companhia na Guiné com a sua bela voz (“Os dois ao luar…”)


Panorama geral da sala aonde foi servido o almoço
(Rui Silva)
__________
Nota de MR:
Vd. último poste da série em:

Sem comentários: