sábado, 7 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5225: (Ex)citações (53): Jorge Cabral, Essa Alma Peregrina Mor (Petrouska Ribeiro)

1. Petrouska Ribeiro* deixou este comentário no poste Guiné 63/74 - P5221: Parabéns a você (38): O nosso Alfero, Jorge Cabral (Cabral só há um, o de Fá e mais nenhum)(Editores)**:

Esse ser, esse Grande Homem ou Pai Grande que hoje o Mundo parou para aplaudir, deu-me a graça de com ele aprender, com ele trabalhar, com ele crescer como pessoa melhor, com valores e humildemente.

Foram precisos dez anos de labor, (e como desejaria dobrar esse número, não fosse ele acordar, hoje, dizendo que já é / está velho), para ufana, assumir que apenas o convívio com alguém bem-disposto, audaz, elegante e educado, ainda que conservador de alguma vaidade (porque não…) nos enriquece, sem mais… Essa “Alma Peregrina Mor”, ensinou-me muitas coisas, muitas delas sem a necessidade de esboçar uma única palavra. O pensamento estruturado, o valor da calma (que não dominava nada bem e que por vezes ainda a perco, tentando sempre que seja de forma a que ele não perceba).


Ensinou-me a conversar e a desconversar, mostrou-me a ironia, o sentido de humor, a beleza, a grandeza das estórias, a simplicidade, a bondade. Ensinou-me a aceitar a dificuldade e a sorrir para a vida. Aprendi que o afecto (de que ele muito fala) não precisa de ser gritado e que, antes pode ser um passeio por um caminho; às vezes em silêncio, outras a dizer “ Oh alma, está a ver! … Eu não lhe dizia! …Você não sabe nada…” O importante é que nunca nos esqueçamos que é possível sermos melhores. O que ele é, com toda a certeza.

Não é perfeito! Não, claro. É tão humano quanto todos nós.

O Meu / Nosso Professor é aquele tronco onde podemos observar, ininterruptamente, a tolerância, a sensatez e a experiência de vida. É assim. E todos os meus dias são, diferentes do anterior… o que apenas consigo porque o meu Professor; quase Tutor, quase Pai é mais do que se possa descrever…

Parabéns, Meu Professor
Petrouska Ribeiro

__________

Notas de CV:

Jorge Cabral foi Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 63 (Fá e Missirá, 1969/71) e é hoje um brilhante Professor de Direito

(*) A Dra. Petrouska Ribeiro é Secretária Pedagógica do Curso de Pós-Graduação em Criminologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

(**) Este poste foi melhorado e aumentado já depois da sua publicação

Vd. último poste da série de 17 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5121: Comentários que merecem ser postes (9): A morte dos nossos camaradas deixou marcas (Luís Graça/JERO)

Sem comentários: