terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 – P5711: Histórias do Eduardo Campos (6): CCAÇ 4540, 1972/74 - Somos um caso sério (Parte 6): Nhacra


1. O nosso camarada Eduardo Ferreira Campos, ex-1º
Cabo Trms da CCAÇ 4540, Cumeré, Bigene, Cadique, Cufar e Nhacra, 1972/74, enviou-nos a 6ª fracção da história da sua Companhia, em 24 de Janeiro de 2010:

CCAÇ 4540 – 72/74
"SOMOS UM CASO SÉRIO"

PARTE 6

NHACRA

Como nesta região não tenho, felizmente, episódios de guerra para narrar, vou tentar descrever, o mais pormenorizado possível, como era constituído o terreno desta região.

A área do subsector de Nhacra, tinha por limite a Norte o Rio Mansoa, a sul o Rio Geba, a Oeste o Canal do Impernal e, a leste, confinava com o Dugal.

Era atravessada, nos seus limites, por uma estrada asfaltada (com grande movimento de pessoas e viaturas), que ligava Bissau a Mansoa e, ainda, pela ligação entre Nhacra e Cumeré, também ela em estrada asfaltada.As tabancas mais populosas tinham ligações com as estradas principais, através de picadas largas.Sobre o Canal de Impernal e no itinerário Bissau – Mansoa, encontrava-se a Ponte de Ensalmá, onde se mantinha em permanência um destacamento da Companhia, dada a sua importância estratégica e pelo facto capital de ser a única Ponte, que permitia a ligação por terra, entre Bissau e o resto do território da Guiné.

O terreno apresentava uma uniformidade e configuração incaracterísticas, em que os relevos praticamente não existiam, apenas entrecortado pelas bolanhas que abundavam nessa região, visto formarem-se a cotas inferiores às do terreno.

Hidrográficamente a região era rica, com os importantes rios Mansoa e Geba bastante caudalosos na preia-mar, que chegavam a atingir cerca de três metros de amplitude e invadiam uma série de canais, do qual se destacava o Canal do Impernal, que estabelecia a ligação entre eles, dando origem à ilha de Bissau… Sim disse ilha, porque Bissau era uma ilha e, curiosamente, muitos dos nossos camaradas desconheciam o facto.

A mata era muita reduzida nessa região, exceptuando-se pequenas manchas existentes no extremo norte do Rio Geba e nas proximidades do Canal do Impernal.Na zona interior a savana arbustiva, era salpicada aqui e além, por árvores de grande porte (poilões), mangueiros e cajueiros.

Nas Zonas marginais dos rios e dos canais, zonas extremamente pantanosos, abundavam as plantas hidrófilas que se ramificavam em múltiplas raízes, formando o que se designava por “tarrafo”.A fauna, sem ser abundante, poderia considerar-se rica em diversas espécies.

Além dos animais considerados domésticos (bovinos, caprinos, suínos e galináceos), destacavam-se as gazelas, os porcos-espinhos, os macacos, as hienas e as cabras do mato.

Nas aves destacavam-se os pelicanos, as garças os piriquitos, perdizes, rolas, codornizes, galinha-do-mato, patos e os jagudis.

Aspecto da entrada e porta-de-armas do Quartel (Nhacra)

A banhos na piscina em Nhacra

Continuando os banhos na piscina de Nhacra

Jogando o King

Nós e os putos

Na tabanca dos Balantas (Nhacra)


Um baga-baga de respeito

Aspecto do interior do Quartel em Nhacra

Um abraço Amigo,
Eduardo Campos
1º Cabo Telegrafista da CCaç 4540

Fotos: © Eduardo Campos (2009). Direitos reservados.
___________
Notas de M.R.:

Vd. último poste desta série em:


5 comentários:

Anónimo disse...

Eduardo Campos, quando dizes que Bissau é uma ilha, pois tinha uma ponte no canal do Ipernal, pois essa ponte já não existe, passa-se ao lado num aterro que corta o canal e o canal foi assoreando e que até era navegável por canoas, já não é mais navegável.

Podes constatar no google Earth, que é muito visível o vão da ponte destruida (desapareceu) e a estrada a passar ao lado.

Mas ainda se poderá considerar Bissau uma ilha se no canal ainda existirem umas manilhas sob a estrada.

Mas de qualquer maneira no Ipernal já não circula água há muitos anos pelo que a ponte não é mais necessária.

Afinal havia tanta coisa desnecessária na Guiné a "complicar".

Antº Rosinha

Anónimo disse...

António Rosinha

Surpreendido com a informação que me dás, tudo tiram àquele povo, será que conseguem resistir á dignidade? já que pelas informações que vou recebendo nada mais lhes restará.

Um Abraço

Eduardo Campos

MANUEL MAIA disse...

CARO EDUARDO,

NEM TUDO PODIA SER MAU...

ACABASTE POR TER QUARTEL COM PISCINA E TUDO.
DESSA SORTE NÃO ME POSSO GABAR.

UM GRANDE ABRAÇO

MANUEL MAIA

Ruas Mendes disse...

Meu caro Eduardo Campos
Gostaria de ter o seu contacto.
Procuro camaradas da sua companhia, dos Gringos e do Pel Mort 4581.
So o Furriel Mendes do pel. Mort.
f-ruasmendes@hotmail.com
966029382
235594008
Abraço
Ruas Mendes

manuel quelhas disse...

Meu caro Eduardo.
Sei que também passaste um mau bocado naquel terra onde deixamos parte da nossa juventude. Porém pelas fotos que apresentas parece que andas-te lá a passar férias.
Eu bem sei que já estavas a descansar, um descanso, segundo julgo saber, bem merecido. Eu só passei aí 2 vezes. à ida para Mansabá e no regesso. e foram só 27meses e 14 dias.
Bom, tinhas e tens Boa pinta, mas o cabelo estava grande de mais.
Na próxima coloca fotos mais a condizer com a realidade da guera.
Tens mesmo pinta, por isso não te inibas.
Um grande Abraço.
Manuel Quelhas
Tabanca dos Melros.

Email: manuelsilvaquelhas@gmail.com