terça-feira, 14 de Fevereiro de 2012

Guiné 63/74 - P9483: As Nossas Tropas - Quem foi quem (8): António Sousa Teles (1922-2006), ten cor art, comandante do BCAÇ 4514/72 (Cadique, 1973/74)

Poste resultante de vários comentários e trocas de mensages entre o Luís Gonçalves Vaz e o Paulo Santiago:

1. Luís Gonçalves Vaz [, foto à esquerda]:

Acabei de ler a confirmação de quem era o comandante de Cadique, pelo Paulo Santiago, como tal peço aos editores para colocar no poste da "estória do meu mano Pedro" a foto deste oficial [, à direita]... Em sua homenagem, pode ser?


Este distinto oficial, pelos vistos, era admirado e muito respeitado pelos seus soldados. Era um oficial "para toda a obra", tanto quanto sei, muito dinâmico e competente. Pelos vistos não era "fora do comum" um BCaç ser comandado por um ten cor de artilharia, segundo o camarigo Paulo Santiago.

Eu já recortei uma fotografia, que identifica o sr. tenente-coronel Sousa Teles, o de Artilharia.  isso não há duvidas, pois está bem nítido nas costas da fotografia, e pelo punho do meu falecido pai.   Pelo Eduardo Campos já tinmha sabido que "com a chegada em 20/06/73 da CSS/BCAÇ 4514, comandada pelo Ten Cor Sousa Teles, ficou o mesmo a partir dessa data, como comandante em Cadique". Tinha dúvidas era sobre a sua arma...

O Batalhão de Caçadores n.º 4514/72 foi obilizado no Regimento de Infantaria n.º 15, de Tomar, embarcou em Lisboa a 3 de Abril de 1973, chegando a Bissau a 9 do mesmo mês. Teve como Comandante o tenente-coronel António Manuel Dias Falagueiro de Sousa Teles e Segundo Comandante o major Eduardo César Franco Bélico Velasco, que viria a ser substituído no cargo pelo capitão de infantaria Jorge Xavier de Vasconcelos Mendes Belo, que era o Oficial de Informações e Operações/Adjunto da unidade.

Infelizmente, também acabei de saber que o tenente-coronel António Manuel Dias Falagueiro de Sousa Teles, que foi comandante de Cadique, já faleceu, em Lisboa, em 14/9/2006. Nascera, também em Lisboa,  em 4/10/1922, era pois do mesmo ano do meu falecido pai, Henrique Gonçalves Vaz. Tem dois filhos, o João, que é da minha idade e uma filha, Maria da Graça, que é professora. Dados da GENEALL.


2. Paulo Santiago [, foto à esquerda]

 Conheci os dois, ambos  ainda majores, e irmãos, um de Infantaria, 2º comandante do BCAÇ de Galomaro,o outro,de Artilharia, 2º comandante do BART de Bambadinca (batalhão a que pertencia o Mexia)[ BART 3873, Bambadinca, 1971/74].


Privei mais com o Sousa Teles,  infante. Com o artilheiro, pouco tempo, mas deu para perceber que eram duas personalidades muito diferentes, acho que já o escrevi tempos atrás. Verifiquei,através de um link do Luís Vaz,que o comandante de Cadique era o artilheiro, e pelo pouco que conheci,deveria ser um bom comandante.
Hoje tive a certeza que o ten-cor Sousa Teles, comandante do batalhão de Cadique,era de facto o artilheiro, António Sousa Teles, sendo que o irmão, de Infantaria, tinha como primeiro nome Arnaldo. 

Pela   foto publicada,tinha quase a certeza, que se tratava do Artilheiro. Os rostos são parecidos, mas o porte militar não engana,o Infante Sousa Teles era um civil mal fardado,se é que me entendes.

Quanto ao facto de um BCaç er comandado por um ten cor de Artilharia, nada de estranho, estive num BArt comandado por um ten cor de Infantaria (*).

_____________

Nota do editor:

Último poste do blogue > 12 de novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9034: As Nossas Tropas - Quem foi quem (7): João Polidoro Monteiro, Ten-Cor Inf (cmdt do BCAÇ 2861, Bissorã, 1970, e BART 2917, Bambadinca, 1971/72) (Armando Pires / David Guimarães / Paulo Santiago)

10 comentários:

Luís Graça disse...

Vários camaradas deram informações sobre o batalhão de Cadique e o seu comandante, na sequência de um pedido nosso, enviado internamente:
_______________

Mário Baliza mariobaliza@gmail.com
13:09 (há 6 horas)

para mim
Camarada, em primeiro lugar desculpas por não ter respondido logo. Tenho estado doente e nem tenho vindo ao PC consultar os mails e já aqui estão mais de mil.
Se ainda for a tempo com a minha pequena informação sobre o que queres, fico contente.
O nome do comandante não me recordo,mas o do segundo comandante é Velasques, era major hoje coronel, estive com ele o ano passado no almoço do batalhão em Ponte de Sor.
Mas quem pode esclarecer essas dúvidas é o tenente coronel Policarpo, na altura era alferes. Este camarada ainda está no activo e dá-se com o então major Velasques. Se for preciso mais pormenores diz alguma coisa pois vou contactar outros camaradas e alguns lembram-se até de datas é imprecionante
Espero ter ajudado alguma coisa.
Com um abraço do camarada
Mário Baliza

_________________

António Estácio
30 Jan

para mim
Caro Luís Graça

Infelizmente, nesta caso, não posso ser válido.
Deus queira que consigas encontrar quem saiba.
Com um abração


António J. Estácio

_________________

antonio graca de abreu
31 Jan

para mim
Meu caro Luís

O comandante do Batalhão de Cadique, 73/74 era um tenente-coronel, não consigo recordar o nome.
No meu Diário conto uma história dele, num ataque à uma da manhã a Cadique
em que esteve a comandar o seu pessoal sem ter tido tempo de se vestir, foi à luta em cuecas.
O segundo comandante era o major Velasco, que pós 25 de Abril encontrei entre o staff do Ramalho Eanes.

Abraço amigo,

António Graça de Abreu

________________

mariovascoferreira@sapo.pt
1 Fev (há 13 dias)

para mim

Amigo Luis Graça

A C. CAÇ 4540 saiu de Cadique a 17 de Agosto de 1973. Foi rendida em 22 de Julho de 1973 pela 1ª C.CAÇ/B.CAÇ4514. O CMDT do B.CAÇ4514 era o Exmo. Tenente Coronel Sousa Teles.

Cumprimentos

Vasco Ferreira
C.CAÇ 4540
________________

Aires Ferreira
31 Jan

para mim


De: Francisco Vaz Pereira [mailto:francisco.vaz@apambiente.pt]
Enviada: terça-feira, 31 de Janeiro de 2012 09:04
Para: Aires Ferreira
Assunto: FW: Nome do Comandante do Aquartelamento de Cadique em finais de 73-inicio de 74

Tenente coronel Sousa Teles comandante do BCAÇ 4514, o comando estava sediado em Cadique.
_________

A todos o nosso muito obrigado. LG

António Duarte disse...

Este ten cor, foi o 2º comandante do Bart 3873 em Bambadinca, entre dez de 71 e talvez até meados de junho de 72, data em que foi promovido a ten cor, já que durante esse período, obviamente era major. Fico só com a dúvida. Daquilo qeu já li, em 25 de Abril de 74 era o Com da Escola Prática de Artilharia. Parece haver alguma incompatibilidade de datas. 1 abraço

paulo santiago disse...

No texto não diz,na foto de baixo,
apoiado no capô do jipe da CCS do
BCaç 2912,está o Major de Infantaria
Arnaldo Sousa Teles.

Luís Gonçalves Vaz disse...

Caros Editores:

O Sousa Teles junto do camião é irmão do Tenente-coronel Sousa Teles Artilheiro (a primeira fotografia), era nesta altura o Major Arnaldo Alfredo Pereira do Carmo de Sousa Teles, da Arma de Infantaria (Capitão em 1969, com a especialidade de Mobilização Infantaria de Base e de IOS (Informação,Operações e Serviços), vem na página 64 do Livro (Lista Geral de Antiguidade ... de 1 Janeiro de 1969) com o nº de ordem 570. Em 1973/74 era Major, e aparece no nosso blog, no post :
Guiné 63/74 - P7432: Estórias avulsas (99): Reabertura da picada Galomaro-Duas Fontes-Saltinho (António Tavares)


Como tal falta Arranjar uma Fotografia do Tenentee-Coronel António Manuel Dias Falagueiro de Sousa Teles, que foi o comandante de Cadique. Fica aqui um apelo para que algum camarigo da B.CAÇ4514, forneça uma fotografia deste oficial já infelizmente falecido.

Luís Gonçalves Vaz

paulo santiago disse...

Luís Vaz
Não percebi o teu comentário...não
é necessário arranjar uma foto do
Ten-Cor.António Sousa Teles,está
retratado na foto de cima,e segundo
julgo,esta vem dos arquivos do teu
pai.Apoiado no jipe,está o irmão
Arnaldo,assim há fotos dos dois Sousa
Teles.
O Arnaldo Sousa Teles,já era Major
quando foi para a Guiné em Abril de
1970,se o continuava a ser em 73/74,não o posso afirmar.
Abraços

Luís Gonçalves Vaz disse...

Caro Paulo Santiago:

Eu acho o seguinte:

Nenhum dos oficiais Sousa Teles que aparecem nas fotos, foi em 1973 o Comandante de Cadique, esse é de apelido também "Sousa Teles", mas era o T.c. de Infantaria, António Manuel Dias Falagueiro de Sousa Teles (com a Especialidade de Mobilização "Infantaria de Base")......

Agora os dois que aparecem nas fotos deste post, são irmãos e estiveram na Guiné, a saber:

o 1º e mais velho é o T.c. de Artilharia João Manuel Pereira do Carmo de Sousa Teles , com a Especialidade de Mobilização "Criptologia", é o que foi Delegado de Governo no Chão Manjaco, o mesmo que aparece, já como Tenente-coronel na fotografia junto do meu falecido pai, no Pelundo em 1973, numa visita de Inspecção à Instrução das Milícias

O 2º é o Major Arnaldo Alfredo Pereira do Carmo de Sousa Teles, com a especialidade de Mobilização Infantaria de Base e de IOS (Informação,Operações e Serviços)

CONCLUSÃO: Temos fotografias dos "manos Sousa Teles", o artilheiro e o de Infantaria, mas NÃO TEMOS NO SITE, fotografia do que foi Comandante de CADIQUE, unidade que foi visitada pelo falecido pai e o meu mano Pedro, e tenho pena, pois era uma forma de homenagear este oficial, de que ouvi falar muito bem, o Tenente-coronel de Infantaria António Manuel Dias Falagueiro de Sousa Teles ... Fiz-me entender agora, caro Paulo?
Será que estou a fazer alguma confusão? acho que não, pois já vi os seus registos numa Lista de Antiguidade de Oficiais.Vê lá se junto de algum ex-combatente do B.CAÇ4514 (foi seu comandante), arranja uma fotografia deste oficial já infelizmente falecido.

Forte Abraço:

L. G. Vaz

António Tavares disse...

Camarigos,

Na segunda fotografia está o Major de Infantaria Arnaldo A Sousa Teles e recortado o pessoal de Reabastecimentos do BCaç.2912.
Foto tirada na parada de Galomaro em 1971.
Pessoa que conheci e trabalhei desde a formação do batalhão, em Abrantes,RI2,em 1970, até 22 de Março de 1972,data da chegada ao Aeroporto Militar de Figo Maduro.
Conheci-o com os "Galões" de Major e 2º. Comandante do batalhão.
Cumprimentos do

António Tavares
Galomaro 1970/72

jose antonio disse...

relativamente ao que tenho lido, posso informar que o comandante de cadique era o ten-coronel antónio sousa teles. Estive com ele durante todo o tempo em cadique,pelo que posso prestar todas, ou quase todas as informações que desejarem - aviso que podem haver desilucões -

Luís Gonçalves Vaz disse...

Caro José António:

Agradeço-lhe as suas informações, mas já agora peço-lhe duas coisas, a saber:
1º) Um fotografia do oficial em questão, tenente-coronel António Sousa Teles, o que comandou Cadique no seu tempo;
2º) Que visite o poste P9432 -
"Guiné 63/74 - P9432: Estórias avulsas (56): Uma aventura, nas férias de Natal de 1973, aos 17 anos... em Cufar, Rio Cumbijã e Cadique (Pedro Gonçalves Vaz)" e me diga se se lembra dessa visita do CEM/CTIG, onde ia também o meu irmão Pedro Vaz, na altura era um jovem Cadete da Escola Naval.

Agradeço-lhe muito o que me conseguir responder.

Grande Abraço:

Luís Gonçalves Vaz

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis vente
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis acquisto
http://preciocialisgenericoespana.net/ comprar cialis