domingo, 8 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9716: In Memoriam (116): O senhor Luís Henriques (pai do nosso editor Luís Graça), faleceu hoje, dia 8 de Abril de 2012, aos 91 anos, na Lourinhã (Tertúlia)



Morreu o senhor Luís Henriques (1920-2012)


Estava muito debilitado desde há alguns dias. Seu filho Luís Graça, fundador e editor principal do nosso Blogue, há dias que esperava este triste desenlace.

Já num poema publicado no dia 19 de Março no nosso Blogue*, dizia Luís Graça, naquela que seria a sua última homenagem pública a seu pai:

[...]
Meu pai, 
Meu velho, 
Meu camarada… 
Sinto que estás a chegar ao fim, 
Sinto que estás a desistir, 
Sinto que estás com poucas ganas de lutar 
Contra o inexorável fim…
[...]

Porque todos os dias são dias para nascer e morrer, quis a vida que o senhor Luís Henriques se despedisse dela no dia da Ressurreição de Cristo. Paz à sua alma.

Numa simples mas sincera homenagem ao senhor Luís Henriques, aqui ficam umas quantas fotos que lembram momentos marcantes da sua vida:


Luís Henriques, ex-1.º Cabo Inf nº 188/41, do 1.º Pelotão/3.ª Companhia do Batalhão do Regimento de Infantaria 5, expedicionário na cidade do Mindelo, Ilha de S. Vicente, Cabo Verde, 1941/43 (Vd. aqui o poste P4059, com uma seleção das suas memórias desse tempo)

Cabo Verde > S. Vicente > Mindelo > "Em 18/5/43, junto às flores pois o mês indica ser primavera. Os 3 sinceros amigos são fotografados como recordando a sua expedição em C. Verde: António, José e Luís. Lazareto, S. Vicente".

Cabo Verde > S. Vicente > Mindelo > "Luís Henriques em 10 de Maio de 1942. Na praia do Monte Branco, Lazareto, S. Vicente".

No dia do seu casamento com a senhora D. Maria da Graça, na Lourinha,  em 2 de Fevereiro de 1946

Lourinhã, 1947 > O senhor Luís Henriques com sua esposa D. Maria da Graça que tem ao colo o filho primogénito de ambos, Luís Manuel da Graça Henriques

Dois instantâneos recentes do senhor Luís Henriques que hoje partiu para outra dimensão, mas que certamente estará sempre presente nos corações dos seus familiares mais próximos. 

Em nome da tertúlia, o editor de serviço envia as sentidas condolências ao nosso querido amigo Luís Graça, às suas três irmãs irmãs e demais familiares.

Embora, infelizmente, a senhora D. Maria da Graça, de 89 anos,  pouco se aperceba da realidade que a rodeia, mandamos-lhe um respeitoso e sentido beijinho pelo desaparecimento do seu companheiro de vida.

Para quem puder e quiser prestar uma última homenagem ao pai do nosso enlutado camarada e amigo Luís Graça, o funeral do senhor Henriques será amanhã, dia 9 de Abril, na Lourinhã pelas 14h30.

Para consultar todos os postes referentes ao senhor Luís Henriques, cuja memória queremos honrar também na nossa Tabanca Grande, clicar aqui.

Vd. também a série Meu pai, meu velho, meu camarada, de que já se publicarm cerca de 3 dezenas de postes.
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 19 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9628: Meu pai, meu velho, meu camarada (25): Bo vida ta na balança... (Luís Graça)

Vd. último poste da série de 3 de Abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9699: In Memoriam (115): A CART 3494 do BART 3873 está de luto, pelo falecimento do Fur Mil Inf Raul Magro de Sousa Pinto (Sousa de Castro)

166 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Passou por muitos e delicados sacrifícios, entre eles o de ex-combatente, mas de certeza que partiu feliz pela família que criou que é um exemplo a seguir pelas novas gerações.

Adeus Senhor Luís Henriques.

Anónimo disse...

LUIS

Os meus sentimentos.

Todos nós o conheciamos, porque o filho apresentou o Pai a todos nós.
Aceita um abraço.

Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Caro Luís:
Sei quanto custa perder a companhia de quem nos guiou pelo mundo, sofreu connosco e se realizou com os nossos sucessos.Mesmo assim, nestas horas, devemos estar certos de que os que nos amam não nos querem chorosos e infelizes, querem-nos serenos efelizes.
Um abração
Carvalho de Mampatá

zé teixeira disse...

Luís.
Como um bom filho adoravas o teu pai. Co,o diz o Alberto Branquinho, todos nós o conhecíamos através das tuas palavras dos teus poemas, das histórias que nos contavas. Todos nós estamos de luto contigo
Pelo filho que és, pelo amigo que és, o teu pai foi um bom pai.
Um abraço solidário
Zé teixeira

zé teixeira disse...

IndsmLuís.
Como um bom filho adoravas o teu pai. Co,o diz o Alberto Branquinho, todos nós o conhecíamos através das tuas palavras dos teus poemas, das histórias que nos contavas. Todos nós estamos de luto contigo
Pelo filho que és, pelo amigo que és, o teu pai foi um bom pai.
Um abraço solidário
Zé teixeira

Anónimo disse...

Caro Luís Graça e Família

Nesta hora, em que a Base Familiar se desmorona, sei avaliar bem o sentimento de perda.
Horas há, em que sentimos, que algo de nós também partiu para outra dimensão. Paramos, reflectimos e fazemos o nosso percurso no sentido oposto. Vamos à infância, à adolescência, recordamos os momentos mais importantes das nossas vidas, (que foram para eles tb as mais importantes) e, sabemos que a partir de agora...estamos mais pobres, se bem que tenhamos herdado toda a sua herança genética...

Apresento a toda a família as minhas sentidas condolências.

Somos apenas simples mortais, totalmente indefesos perante a lei da vida.

Um abraço sentido da

Felismina

Eduardo J.M. Ribeiro disse...

Amigo Luís,

Eu também já sei o que é, pois o meu pai faleceu com 74 anos.

Faltam-me mais palavras.

Um abraçÃo Amigo do Eduardo MR

Abranco disse...

Sentidos pesames ao Luis Graça e restante familia, por este momento triste mas infelismente pelo qual todos temos de passar.
Estou certo que com a força de todos os teus camaradas e amigos , vais ultrapassar mais este dificil momento.
Um abraço
António Branco

Valentim Oliveira disse...

Caro Luís. Conheço a tua dor. digo isto porque passei pela mesma dor quando os meus partiram para a outra dimensão.No entanto a vida continua para os que cá ficam,o dia virá para nós também ir ao encontro deles.Um abraço amigo do Valentim Oliveira

José Saúde disse...

Luís, sei o que foi perder um pai, com 68 anos, quando eu tinha, na altura, 33 anos e passados dois meses a minha mãe com 64. Foi um estrondo. Não houve doenças naqueles corpos que pareciam vender saúde. O meu progenitor teve uma morte fulminante (coração) e a mãe um AVC. Sabemos que não é facil aceitar uma certeza absoluta que cada um nós transporta a partir do momento em que fomos colocados no mundo. Nesta hora de pesar reforço as minhas condolências para ti e família.FORÇA Luís, um abraço.
Zé Saúde

antonio graça de abreu disse...

Meu caro Luís

Os nossos pais partem, as nossas vidas nunca mais são as mesmas.
É o vazio inevitável estendendo-se pela roda dos anos.

Um abraço do tamanho do mundo.

António Graça de Abreu

armando pires disse...

Ao Luis Graça, um abraço solidário.
armando pires

jteix disse...

Sentidas condolências.
Um abraço de solidariedade.
cumprim/jteix

Anónimo disse...

Caro Luís, Os meus sinceros sentimentos de pesar.
Enquanto cabo-verdiano senti-me orgulhoso de ter conhecido um pouco mais do meu País através do teu Pai e do amor com que relatavas a estadia dele nestas ilhas. Um forte Abraço nesta hora de profunda dor.
Manuel Amante

Hélder Valério disse...

Caro Luís e restante família

O Senhor Luís Henriques faleceu!
Nada que já não fosse 'anunciado', que não se estivesse já 'à espera'... mas estaremos mesmo 'preparados' para o irremediável?
Sinceramente, acho que não!
Pode-se pensar e até aparentemente reagir como uma 'coisa normal', mas a verdade é que dói!
Claro que vai passar. Claro que a gente se habitua. Mas é um pedaço de nós, da nossa lógica de vida que desaparece, e deixa marcas.
Vão permanecer as boas recordações e isso será reconfortante.
Como já foi escrito por aqui, por força das circunstâncias, o Sr. Luís Henriques foi-nos familiar. Todos o conhecíamos, pelo menos sabíamos da sua existência e um pouco do seu percurso de vida e, penso eu, todos nutríamos carinho e respeito pelo pai do "Lismanel".
Os meus sentidos pêsames.
Abraço
Hélder Sousa

Rui Silva disse...

Caro Luís:
Nesta hora de desenlace na tua querida família, recebe um grande abraço de amizade e os meus sentidos pêsames. Resta também lembrar e que bonito foi, a homenagem que recentemente prestaste ao teu pai aqui no Blogue e que por certo causou muita admiração e profundo sentimento em quem a leu.
Afinal quem não teve um pai?
Um abração
Rui Silva

Joaquim disse...

Amigo Graça:
Não há uma altura ideal para partir...

Parte-se simplesmente.

Esta partida foi serena, como dizes, e por isso deixa-te um conforto, pois sabes que partiu em paz.

Para ti, Alice e filhos, os nossos sinceros pêsames e podes crer que estamos a vosso lado nesta dor, em que não há palavras para animar.

Um grande abraço e coragem, pois finalmente a Paz chegou ao teu Progenitor.

Margarida e Joaquim Peixoto

Anónimo disse...

Caro Luís

Um abraço solidário nesta hora difícil que atravessas, as minhas condolências a toda a família enlutada.

Manuel Marinho

joaquim disse...

meu caro Luís

Já te transmiti por telefone toda a minha amizade e companhia nestes momentos sempre dificeis.

Aqui fica mais um abraço "escrito"

Joaquim Mexia Alves

Chapouto disse...

Amigo Luis
os meus sentimentos
que descanse em paz

Um abraço
F Chapouto

Zé Manel Cancela disse...

Caro Luis,eu já passei por tudo isto que estas a passar neste momento,sei quanto é doloroso.Um abraçao deste teu camarada de armas e amigo

Amsoares disse...

Amigo e camarada Luís Graça:

As minhas condolências pelo falecimento do sr. teu pai.

Os meus pêsames para toda a tua família, por esta hora difícil que estão a passar.

Forte abraço solidário.

Artur Soares

Juvenal Amado disse...

Neste momento tão difícil para o Luís e família quero deixar aqui expressos os meus mais sentidos e sinceros pêsames.

Um abraço solidário

Juvenal Amado

António rodrigues disse...

Caro Luís!
Os meus sentidos Pêsames pela partida do Senhor teu pai.
Infelizmente também já conheço o peso desta dor imensa que me causa a partida ainda hoje do meu saudoso e querido Pai e também o meu maior Amigo. De hoje a oito dias completa-se o primeiro aniversário da sua parida.
Sê forte e pensa que ele vai estar com certeza todos os dias e a todos os momento presente no teu coração, porque assim acontece comigo.
O meu forte e solidário Abraço.

Anónimo disse...

Aires Ferreira

Descanse em paz SENHOR LUIS HENRIQUES

Ao Luís, um abraço de solidariedade
neste dia triste.

Luis Guerreiro disse...

Amigo Luis

Neste momento dificil recebe os meus sentidos pêsames e para toda a família enlutada.

Um orte abraço solidário.

Luis Guerreiro

J,Eduardo Aves disse...

Luis Graça eu sei o que é perder um pai, e muito mais, por isso estou solidário contigo e toda a familia neste momento que é triste cada pai é o pai que pode ser ás veses não é o pai que quer ser, mas é a vida neste momento triste receve um forte abraço de amisade um abraço que deve ficar para sempre José Eduardo S. Alves

Luis Faria disse...

Caro Luis Graça

Os meus sentimentos e pesar.

A vida continua e as recordações de bons momentos passados em comum ir-te-ao fazer companhia de quando em vez,chamando-te à lembrança episódios que julgavas desaparecidos.
Sentimos a falta,habituamo-nos a conviver com ela,refugiamo-nos por vezes no seu abraço espiritual.

Luis Faria

Hugo disse...

Luis
Acompanho a tua dor pela perda e apresento os pêsames
com um grande e sentido abraço.
Hugo

Anónimo disse...

Amigo!


Os PAIS não morrem! São eternos e podemos ouvi-los em todos os momentos.


Abraço!


J.Cabral

Anónimo disse...

Caro Luís
Que te dizer?
Forte abraço,
António Brandão

Anónimo disse...

Caro Luís. Os meus sentimentos.Um grande abraço com muita amizade.

Anónimo disse...

Amigo Luís,
Conheço muito bem a dor e o sentido de perda, sei o que devem estar a sentir.
Os meus pêsames.
Forte abraço para o Luís e Família.
Filomena

FRANCISCO PINHO disse...

Nesta hora de dor e tristeza, queira aceitar os meus sinceros pêsames. Um abraço.

Francisco Jorge Pinho

Anónimo disse...

Caro Luís,

Lamento imenso a tua (vossa) perda.

Um grande abraço de solidariedade.

Adriano Moreira

Henrique Cerqueira disse...

Luís Graça
Um Grande abraço para ti.Também perdi o meu pai á dois anos e por breves minutos não assisti á sua morte,o que ainda hoje me dói.No entanto a tua serenidade é contagiante.Gostaria de te dizer muitas coisas , mas não sai mais nada para além de um muito sentido abraço para ti e para todos os que mais amas.
Henrique e Dulcinea

João Carlos Abreu dos Santos disse...

Caro Luís Graça,
Neste espaço de convívio, por si criado, reitero a m/msg telefónica de há instantes, manifestando os meus sentidos pêsames pelo falecimento do senhor seu Pai.
Com um abraço de amizade,
do
Abreu dos Santos

Manuel Reis disse...

Caro Luís, os meus sentidos pêsames extensivos a toda a família.

Um forte abraço solidário neste momento difícil.

Que repouse em PAZ, Sr. Luís Henriques.

Manuel Reis

Anónimo disse...

Ter uma morte serena é o máximo que se pode desejar. O teu pai teve-o e com certeza mereceu-o plenamente. Não impede a grande dor que sentiste, mas foi decerto atenuada.
Por mim resta-me apresentar-te os meus sentimentos nesta hora tão dificil para ti.
Um grande abraço,
Raul Albino

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Embora com atraso, também quero associar-me à dor que o nosso camarigo Luís Graça está a passar, apresentando a todos familiares sentidas condolências,
Sousa de Castro

António Pimentel disse...

Presente!

Um grande abraço!

António Pimentel

libério disse...

Os meus sentidos pesames.
Um grande abraço.
Liberio

Sotnaspa disse...

Camarada Luís e familia.

Os meus mais sinceros pêsames por este momento que tanto nos custa e que nunca esquecemos, um pai e camarada, infelizmente nem todos têm.
Luís e João um grande abraço de um amigo que compreende o vosso sofrimento por tão grande perda.

ASantos
SPM 2558

Torcato Mendonca disse...

ABRAÇO,Luís

Torcato

augusto.d.s.santos@gmail.com disse...

Camarada e Amigo Luís,
Sentidos pêsames.
Neste momento difícil e de pesar, recebe um grande e forte abraço.
Augusto Silva Santos

Antº Rosinha disse...

Luís, para ti e tua família os meus sentidos pêsames,
Um abraço,
Antº Rosinha

Anónimo disse...

Caro Luís Graça, um abraço de sentidos pêsames pelo falecimento do teu pai e membro da nossa Tabanca Grande!

Vasco A. R. da Gama

Anónimo disse...

Caro Luis
Acabo de ter conhecimento da dor que o meu amigo está a atravessar.
Não é fácil (já passei por isso).
Um forte abraço.
EdUARDO cAMPOS

Anónimo disse...

Caríssimo Luís Graça,

Os meus mais sentidos pêsames.

Neste momento, sempre difícil de aceitar, que podemos nós fazer? Nada! Temos de seguir em frente.
Um abraço fraterno, pleno de ânimo.

Jorge Araújo.

manuel amaro disse...

Caro Luis e Familia.

Os meus sentidos pêsames.

É um ciclo que se fecha. Um caminho que todos temos que percorrer. E todos nós pensamos que estamos preparados para o enfrentar, mas quando o dia chega, chega com ele aquele "murror" invisível, que nos deixa sem acção.
Força Luís, estamos contigo.

Um Abraço

Manuel Amaro

José Marcelino Martins disse...

Lamentavelmente, só há poucos momentos abri o blogue, para costatar a triste noticia.

Para ti Luis e restante familia, vai o meu fraterno abraço.

Sei o que é poerder o pai. Fica apenas o vazio. É como se a "casa" deixesse de ter tecto.

Deixou, como diz o texto, no dia da Ressurreição. Desce à terra,no dia do Combatente, aquilo que ele foi, quer em termos militares, quer como homem que combateu até ao fim do seu tempo.
O país esqueceu-o, como sempre fez aos seus filhos; a data da suachegada ao Céu, coloca-o no seio dos que combateram pela Pátria. O Batalhão Celeste continua a recrutar os seus melhores.

Anónimo disse...

Caro Luis

Os meus sentidos pesamos pelo falecimento do seu Pai.Já passei por esta dor.Cheguei à Guiné a 19/9/72 e a 4/10/72 o meu Pai faleceu.
Um abraço solidario.
Vasco Ferreira

Luís Dias disse...

Caro Luís

Só hoje, regressado das mini-férias da Páscoa, tive conhecimento do falecimento do senhor teu pai. Deixo-te aqui um abraço de solidariedade neste momento de dor e de pesar.
Sei como tu e a tua família estarão em sofrimento pela perda, porque, infelizmente, já passei pelo mesmo.
Sentidos pêsames a toda a vossa família.

Luís Dias

Anónimo disse...

Só Agora abri e li a triste notícia.

Sabendo ser esperado nesta idade, não quer isso dizer que custe menos, quem me dera ter ainda vivos os meus pais, conheço a dor de os perder, tenham que idade tiverem.

Os meus sentimentos a toda a família e em especial para ti, Luis,um grande e sentido abraço.
BSardinha

Raul Rolo Brás disse...

Caro amigo Luís Graça,envie os meus sentidos pesamos para si, e todos os seus familiares pelo falecimento de seu pai.Um abraço.Raul Rolo Brás.

Anónimo disse...

Sentidas condolências.
Bernardo

Luís Gonçalves Vaz disse...

Caro Luís:

Apesar de ontem, já te ter enviado um mail pessoal com os meus sentidos pêsames, não quero de deixar também aqui expressar a minha solidariedade neste momento triste e difícil para ti!
Como já passei por um momento de pesar idêntico, sei que há uma parte de nós que "desaparece", morre também..... mas a Memória deles, continuará "viva" em nós.

Um forte abraço solidário

Luís Vaz

Anónimo disse...

Caro Luís,
Reiterando a mensagem que te mandei directamente, manifesto os meus sentidos pêsames a toda a família.
Um abraço amigo,
José Câmara

MARCELO disse...

Os meus sentimentos para uma grande persona da LOURINHA.
Desde o Chile

Marcelo Viveros.

Anónimo disse...

ad bissau adbissau.ad@gmail.com
8 Abr (há 2 dias)

Amigo Luís

Acabo de saber da triste notícia do falecimento do teu pai.
Conhecendo-te bem, sei da dor que te acompanha neste momento.
Que te posso dizer?
Certamente que o teu pai teria um enorme orgulho no seu filho e que, ao deixar-nos, levou a certeza que não partiu, pois deixou em ti o que ele sempre foi e o que quis que tu fosses.
Através de ti e dos netos a vida do teu pai continua. Que mais pode querer um pai quando parte?
Recebe um forte abraço muito amigo e muito perto, aqui de tão longe.

pepito

Anónimo disse...

De:

Carlos Carvalho
Data: 9 de Abril de 2012 18:39


Boa tarde, Carlos.
Peço o favor de apresentar ao Luis Graça os sentidos pêsames pelo falecimento do seu pai, em meu nome pessoal e do pessoal da C.Cav. 2749, de Pitche, Guiné.
Ex-Fur.Mil.Cav. Carlos Carvalho.

Anónimo disse...

De: Inverter AC
Data: 10 de Abril de 2012 00:15


Amigo e Camarada Vinhal, agradecia que transmitisses ao Amigo Luis Graça, os meus sentidos Pêsamos pelo Falecimento do seu Pai e imagino a dor que sentirá neste momemento, pois também passei por situação igual, no dia 26-12-2011.
Nestes momentos por mais palavras de conforto, que possamos ouvir, nada alivia a dor, que sentimos pela perca dos nossos Pais.
Que o Sr. Luis Henriques, Pai do nosso Camarada e Amigo, Luis Graça, tenha o Eterno Descanso e Paz á sua Alma!
Um Abraço de Sentimento profundo, para o Luis Graça e Familiares!

O Camarigo,
José Pedro Neves

Anónimo disse...

(DGC) Beja Santos Beja.Santos@dg.consumidor.pt
14:23

para luis.graca, lgraca, mim
Meu querido Luís, Parti 6ª feira ao amanhecer para Pedrógão Pequeno só regressei ontem à noite. Estou na fase da meditação sobre o que quero fazer mal me reforme, quais livros, qual voluntariado, etc. Isto para sublinhar que li desalmadamente (blogue a quanto obrigas…) e hoje de manhã dei pelo desaparecimento do teu pai. Li tudo quanto escreveste e não me surpreendem os teus primores de carácter, o teu velho era giro, tinha uma mente singular. Quero abraçar-te com profunda estima, estender este abraço à Alice e aos teus meninos. A partir de agora, gostes ou não, vais escrever a história da tua vida sempre na primeira pessoa do singular, passarás a ser inteiramente responsável pelos deveres do teu passado. Se houver uma missa aqui na cidade, por favor, avisa-me. Quanto ao mais, rezo todos os dias pelos meus mortos e pelos meus vivos. E incluo as remissões para os amigo queridos. O teu pai está no Paraíso. Um abraço do Mário

Anónimo disse...

Migueis da Silva migueisdasilva@googlemail.com
9 Abr


Caro Luís:
Na impossibilidade de o fazer pessoalmente, sirvo-me do presente meio para te apresentar,. assim como a toda a família enlutada, as minhas condolências pelo desaparecimento daquele que constituía uma parte de ti próprio: o teu pai, o teu velho, o teu camarada, do qual tanto te orgulhavas.
Um forte abraço,
Mário Migueis

Anónimo disse...

jose paracana jose.paracana@gmail.com
9 de abril
15:25

Luís! As condolências pela morte de teu pai! Já há muito perdi o meu... e a vida continua, segundo a Lei imutável! Mas ainda bem que se foi com dignidade!

Abraço do camarada Zé Paracana

Anónimo disse...

Fernando Roque fernando.roque@sapo.pt
9 de abril 16:00

As minhas condolências.
Desejo-te força e coragem para ultrapassares o momento.

Abraço,


Fernando Roque

Anónimo disse...

Leopoldo Amado leopoldo.amado@gmail.com
9 de abril, 16:40


Caro Luis Graça

Neste momento de dor e de luto, peco-te que aceites as minhas mais sentidas condolências e solidariedade.

Que o espirito do teu adorado pai - de quem certamente herdaste a rectidão, o humanismo e a tenacidade - continuem a guindar-te na senda da amizade, da partilha e profunda solidariedade que sempre te caracterizou.

Com os melhores cumprimentos do amigo e camarada

Leopoldo Amado

Anónimo disse...

Colaco, Osvaldo Osvaldo.Colaco@saint-gobain.com
9 de abril, 17:48

Boa tarde Luís

Recebe da minha parte as mais sinceras condolências.

Um abraço

Osvaldo Colaço
Responsável Oficina Máquinas & Moldes
Verallia
Saint-Gobain Mondego
Tel. +351 233403224
Mob. +351964857804
www.verallia.com

Anónimo disse...

Xico Allen xicoallen@gmail.com
9 de abril, 19:43

para mim
Sentidos pêsames para ti e familia.
O amigo
Xico Allen

Anónimo disse...

MANUEL JOSE RIBEIRO AGOSTINHO ribeiro_agostinho@hotmail.com
9 de abril, 19:52

Luis Graça

A vida é mesmo assim, apesar de nós por vezes querermos dar-lhe outro fim. Afinal houve tempo para a despedida,coisa rara a que nem todos tem acesso. Quando assim acontece, para quem parte deve haver o sentido do dever cumprido, de tranquilidade para o seu eterno descanso. Que assim seja, um bem haja para ele.
Com um abraço de condolências,

Ribeiro Agostinho.

Anónimo disse...

JOSEsmmartins@sapo.pt
9 de abril, 20:02

para mim
Caro Luis, apenas um camarigo abraço.

Manuela e José Martins

Anónimo disse...

jota.71@sapo.pt
9 de abril, 23:27

Meu caro Luís

Os meus sentidos pêsames.Muito bonita a tua mensagem. Muita dignidade no anúncio da partida do teu querido PAI.Pode ser morte anunciada mas é o nosso Pai, o "telhado" que ns cobre que fica a céu aberto. Grande abraço Luís.

Que o sr.Luis Henriques repouse em paz.

JERO

Anónimo disse...

Luis Borrega luisborrega48@hotmail.com
10 de abril, 00:21

Camarigo Luís Graça
As minhas sinceras Condolências para ti e para toda a tua Família.
Lamento profundamente a tua perda.
Abraço Fraterno
Luís Borrega

Anónimo disse...

José Barros
josbarros530@gmail.com
10 de abril, 01:10

Camarada e amigo. Nestes momentos de tristeza, pouco ou nada se pode dizer.Apenas direi que estou contigo na tua dor.
Morreu no dia da Ressurreição de Jesus Cristo, que a sua alma descanse em paz junto Dele.
Um abraço.

José Barros

Anónimo disse...

eduardo francisco da cruz estrela efcestrela@hotmail.com
10 de abril, 12h36


Luis!
Acabo de ler a tua mensagem de 8 do corrente.
Quero aqui manifestar a minha solidariedade fraterna enviando-te um grande abraço de condolências, extensivo a toda a tua familia.
Eduardo Estrela

Anónimo disse...

Maria Arminda Santos marmindasantos@hotmail.com
10 de abril, 14:59

Amigo Luis Graça. Os meus sentidos Pêsames.
Só hoje abri o computador e li a sua notícia. Felizmente que o seu pai faleceu rodeado de carinho da sua família e com a dignidade que todo o ser humano merece ter nos momentos finais, da sua caminhada pela terra. Sei o que é perder um pai pois aos 14 anos fiquei sem ele. Faleceu de um acidente transfusional, sem nos podermos despedir. Considero que partiu sem o conforto familiar de que seria necessário nessa ocasião. Foi também um combatente ,mas da 1ª G. Guerra.
Envio-lhe um abraço amigo
Mª Arminda

Anónimo disse...

regina gouveia rasg1410@gmail.com
9 Abr

As pessoas partem mas permanecem vivos na memória daqueles que amaram
Um grande abraço de pesar
Regina Gouveia

Anónimo disse...

Hilario Peixeiro hilariopeixeiro@gmail.com
9 Abr

Um abraço de sentidas condolências
H Peixeiro

Anónimo disse...

Nelson Herbert herbertlopes@yahoo.com
9 de abril, 23:29

Meu caro e bom amigo,Luis . Permita-me unir a minha voz ao coro de vozes, dos demais camaradas seus, que no blogue,quiseram prestar uma ultima homenagem ao seu "Velho"...

Mindelo e o seu Monte Cara perderam um filho adoptivo..mas na constelacao das cintilantes estrelas das noites escuras de Lazareto...acredite que nesta noite, uma por certo, brilhara mais do que as outras..

Sera pois o regresso do guerreiro a Baia da sua juventude!

Que a alma do seu Velho tenha o descanso dos guerreiros.

Nelson Herbert

Anónimo disse...

Ernestino Caniço ecanico@sapo.pt
9 de abril, 21:29

Caro Luis
Ao abrir agora o correio eletrónico tomei conhecimento do falecimento do teu pai. Apresento os meus sinceros pêsames associando-me à tua dor, que compreendo, pois também já passei pela mesma situação. E a vida continua. Um grande abraço. Ernestino Caniço

Anónimo disse...

gfurtado.santos@sapo.pt
9 de abril, 15:32


Caro Luis Graça,

Um grande abraço de sentimentos.

Anónimo disse...

gfurtado.santos@sapo.pt
9 de abril, 15:32


Caro Luis Graça,

Um grande abraço de sentimentos.

Anónimo disse...

Leopoldo Correia correia.leopoldo@gmail.com
9 de abril, 16:29

Camarada e amigo Luis Graça : Na impossibilidade de estar presente , envio-te por este meio os meus SENTIDOS Pêsames por teres perdido uma PESSOA que te era tão querida .

A lei da vida é assim mesmo , por muito que nos custe , é assim que a pouco e pouco vamos ficando órfãos dos nossos amigos . Não sei que te possa dizer mais.

Nesta hora só te posso enviar um forte abraço .

Leopoldo Correian Maia

Anónimo disse...

Ibrahim Djaura djaura58@gmail.com
9 Abr


Caro Camarada Amigo, as minhas sinceras condolências, e Oxalá que a D. Maria e toda a falia tenham orgulho de Homem, que Ontem faleceu, com idade que tinha e, Oxalá que consigamos todos nós chegarmos onde ele chegou, com filhos e netos fabulosos, no teu caso concreto.Grande H. amigo e Camarada de todos.
Grande abraço Camarada Amigo.

Anónimo disse...

joão Carvalho jcrlcarvalho@gmail.com
9 Abr

Os meus sentidos pêsames Luís.

Um grande abraço
João Carvalho

Anónimo disse...

Portojo portojo@gmail.com
8 Abr

Os meus sentimentos, Luís

Anónimo disse...

Ernesto Ribeiro
8 Abr

Profundos Pêsames.
Um abraço
ER

Anónimo disse...

J. Pardete Ferreira
8 Abr


Os meus sentidos pêsames.
Também gostaria de morrer com a dignidade que ele teve.
Abraço de condolências.

Pardete

Anónimo disse...

J. Sacôto
9 Abr

As minhas sentidas condolências e um abraço de conforto,

João Sacôto
Ex-Alf Mil CCAÇ 617

Anónimo disse...

Jorge Silva
9 Abr

Os meus pêsames.
Jorge Silva

Anónimo disse...

Diamantino Monteiro
8 Abr

As minhas condolências. Já passei também por um transe idêntico. Curvo-me em respeito pela forma exemplar, serena e digna como tu encaras e descreves a partida do teu pai.
Um abraço do Diamantino Pereira Monteiro

Anónimo disse...

Diamantino Monteiro
8 Abr

As minhas condolências. Já passei também por um transe idêntico. Curvo-me em respeito pela forma exemplar, serena e digna como tu encaras e descreves a partida do teu pai.
Um abraço do Diamantino Pereira Monteiro

Anónimo disse...

Diamantino Monteiro
8 Abr

As minhas condolências. Já passei também por um transe idêntico. Curvo-me em respeito pela forma exemplar, serena e digna como tu encaras e descreves a partida do teu pai.
Um abraço do Diamantino Pereira Monteiro

Anónimo disse...

António Marquês
8 Abr


Meu querido camarada,
a perca de um pai é sempre um débito. Mas quando fizemos a nossa parte, como tu a fizeste, ficamos bem.
Um abraço fraterno do
António Marquês

Anónimo disse...

armandino oliveira
8 Abr (há 2 dias)

Luis Graça

Os meus sinceros sentimentos, concerteza que ele está numa melhor dimensão

Abs

Armandino

Anónimo disse...

8 de abril

Camarada amigo.

As minhas sinceras condolências extensivas a toda a sua família!

Infelizmente sei medir o "peso" desse parental desenlace!... Só quem por ele passa é que avalia corretamente.

Um abraço amigo

João Melo

Anónimo disse...

aura teles

Data: 9 de Abril de 2012 11:28
Assunto: Os meus pêsamos ao camarada Luís Graça

Amigo Carlos Vinhal.

Bom dia e boa semana,

Por favôr, faça chegar ao nosso amigo Luís, as minhas condolências
pela partida do seu ente querido " PAI ". paz á sua alma.
Eu não tenho o mail dele. Obrigado. Um abraço para ambos da tertulia Aura

Anónimo disse...

Carlos Pinheiro
8 Abr

Grande Luis
Obrigado pela partilha da tua dor neste dia da Festa da Ressurreição e pela forma serena como nos anunciaste a partida do teu pai.
Os Grandes Homens, os Homens Grandes como nós fomos habituados a dizer na Guiné, são grandes em tudo, até na partida. E o teu pai foi um Homem Grande.
Um grande, grande abraço, camarigo.
Acredita que sei dar o valor porque eu também já perdi o meu.
Mais um grande abraço.
Carlos Pinheiro

Anónimo disse...

Carlos Pinheiro
8 Abr

Grande Luis
Obrigado pela partilha da tua dor neste dia da Festa da Ressurreição e pela forma serena como nos anunciaste a partida do teu pai.
Os Grandes Homens, os Homens Grandes como nós fomos habituados a dizer na Guiné, são grandes em tudo, até na partida. E o teu pai foi um Homem Grande.
Um grande, grande abraço, camarigo.
Acredita que sei dar o valor porque eu também já perdi o meu.
Mais um grande abraço.
Carlos Pinheiro

Anónimo disse...

Miguel Pessoa
8 Abr
Caro Luís
O que já era esperado nem por isso deixa de causar a maior dor. O teu Pai partiu. Que possa descansar em paz; e que as boas memórias que vos deixou possam por vós ser serenamente recordadas por muitos anos.
Com amizade
Giselda e Miguel Pessoa

Anónimo disse...

José Carlos Pimentel
8 Abr

Camarada Luis Graça

Receba os meus sentidos pêsames. Quando tinha 13 anos aconteceu-me o mesmo. E desde aí começei a ser o chefe de familia. Na altura minha mãe que já faleceu e o meu irmão também falecido mais pequeno na escola tive que sustentar a familia e ganhava na altura 450$00 por mês como paquete numa Companhia de Seguros. A vida é assim camarada, por exemplo o meu irmão também foi para Moçambique esteve em MOEDA e também passou como nós passámos o pior das nossas vidas e com 37 anos morreu de repente. Como disse, é a vida. Por isso mais uma vez receba os meus sentidos pêsames e UM GRANDE ABRAÇO.

José Carlos Pimentel

Anónimo disse...

Antonio melo
8 Abr


Camarada te acompanho neste dia de dor com os meus sinceros sentimentos

Anónimo disse...

Luis de Sousa
8 Abr

Quase todos passamos pelos momentos que estás a viver.Sentidos pêsames.
Luis de Sousa

Anónimo disse...

jcamara301@aol.com
8 Abr

Caro Luís Graça,

Acabei de chegar da Missa e vim ao computador ler a correspondência do dia. Em dia de Ressurreição, Esperança de Fé, deparei com esta tua notícia. Triste pela dor que obriga os familiares, mas também a certeza que no fim da jornada estava Alguém que o recebeu com alegria.

Reparei numa palavra tua que define toda a notícia: dignidade! Julgo que te compreendo. O teu pai partiu tal qual como viveu. Enquanto filho, reconhecidamente, é a melhor e grande homenagem que poderias prestar ao teu progenitor.

Para mim, católico que sou, o teu pai fará parte das minhas rezas.

Para ti e para toda a família Graça as minhas sentidas condolências.

Um abraço amigo e de solidariedade do
José Câmara

Anónimo disse...

Joaquim Luis Mendes Gomes
8 Abr

Caro Luís
Apenas um grande abraço de solidariedade, porque as palavras não chegam. Sei o que estás sentir. É a lei da vida. Estamos todos contigo...connvosco. Uma abraço euma Santa Páscoa.
JoaquimMendes Gomes

Anónimo disse...

8 de abril

Sei que é sempre difícil para os filhos verem os pais partir, eu também já passei pelo mesmo.

Um grande Abraço

Delfim Rodrigues

Anónimo disse...

victor manuel
8 Abr

Boa Tarde Luis.
Neste momento sempre difícil de viver,quero dizer que estou contigo.
Um FORTE abraço.
Victor Barata

Anónimo disse...

José Lima da Silva
8 Abr


AS MINHAS CONDOLENCIAS PARA TI E FAMÍLIA ,E QUE SUA ALMA DESCANSE EM PÁS
JLS

Anónimo disse...

José Lima da Silva
8 Abr


AS MINHAS CONDOLENCIAS PARA TI E FAMÍLIA ,E QUE SUA ALMA DESCANSE EM PÁS
JLS

Anónimo disse...

Antonio Levezinho
8 Abr


MEU VELHO AMIGO

Apesar da serenidade com que partiu, a verdade é que não é nada fácil interiorizarmos que se trata mesmo da partida para a "última viagem", quando o nosso PAi nos deixa.

Um abraço muito forte extensivo a todos vós.

Isabel e Tony Levezinho

Anónimo disse...

José Casimiro Carvalho
8 Abr

COME EU SEI O QUE SENTES...E O QUE DESEJAS, EMBORA O "MEU AMIGO",TENHA PARTIDO,NO MEU COLO,SEM SE DESPEDIR.
UM ABRAÇO FRATERNO,LUIS.

Anónimo disse...

José Casimiro Carvalho
8 Abr

COME EU SEI O QUE SENTES...E O QUE DESEJAS, EMBORA O "MEU AMIGO",TENHA PARTIDO,NO MEU COLO,SEM SE DESPEDIR.
UM ABRAÇO FRATERNO,LUIS.

Anónimo disse...

Manuel Maia
8 Abr

Luís,

Não disponho aqui de outro acesso à tua pessoa senão através da resposta por esta via.
Quero aproveitá-la para te expressar o meu mais profundo sentimento de pesar nesta hora de sofrimento por que passas.
Felizmente para o senhor teu pai,o seu passamento foi tranquilo.,por isso mesmo,acredita que lá onde estiver, de igual modo tem tranquilidade.
Associo-me à tua dor,e envio-te um abraço caloroso e fraternal.
manuelmaia

Anónimo disse...

josé almeida
8 Abr

para mim
Amigo Henriques
Lamento a tua perda,os meus pêsames e um grande abraço.

Cumprimentos

Fernando Almeida

Anónimo disse...

Juvenal Candeias
8 Abr


Luís,
Sinto muito, sei o que custa e como são difíceis esses momentos e por quanto tempo perduram!
Com eles desaparece também algo de nós próprios!
Que o teu pai descanse em paz!
Um grande abraço.
JC

Anónimo disse...

Juvenal Candeias
8 Abr


Luís,
Sinto muito, sei o que custa e como são difíceis esses momentos e por quanto tempo perduram!
Com eles desaparece também algo de nós próprios!
Que o teu pai descanse em paz!
Um grande abraço.
JC

Anónimo disse...

José Teixeira
8 Abr

Luís.
A dor que se sente num momento destes é terrível, sei-o bem. Perdemos o último encosto, aquele que estava sempre perto de nós,nos momentos de alegria e de tristeza, os bons e os maus.
Ah quem me dera ter o meu por perto e ouvi-lo nas suas histórias, dizem aqueles que o viram partir. Ficamos órfãos.
Estou contigo neste momento díficil.
Um abraço solidário
zé teixeira

Anónimo disse...

Joaquim Peixoto
8 Abr

Amigo Graça:
Não há uma altura ideal para partir...
Parte-se simplesmente.
Esta partida foi serena, como dizes, e por isso deixa-te um conforto, pois sabes que partiu em paz.
Para ti, Alice e filhos, os nossos sinceros pêsames e podes crer que estamos a vosso lado nesta dor, em que não há palavras para animar.
Um grande abraço e coragem, pois finalmente a Paz chegou ao teu Progenitor.
Margarida e Joaquim Peixoto

Anónimo disse...

Joaquim Peixoto
8 Abr

Amigo Graça:
Não há uma altura ideal para partir...
Parte-se simplesmente.
Esta partida foi serena, como dizes, e por isso deixa-te um conforto, pois sabes que partiu em paz.
Para ti, Alice e filhos, os nossos sinceros pêsames e podes crer que estamos a vosso lado nesta dor, em que não há palavras para animar.
Um grande abraço e coragem, pois finalmente a Paz chegou ao teu Progenitor.
Margarida e Joaquim Peixoto

Anónimo disse...

Jaime Machado
8 Abr


Caro Luís

Recebe o nosso mais forte e sincero abraço e acredita que estamos contigo neste momento.

dos amigos

jaime e manela

Anónimo disse...

Jaime Machado
8 Abr


Caro Luís

Recebe o nosso mais forte e sincero abraço e acredita que estamos contigo neste momento.

dos amigos

jaime e manela

Anónimo disse...

Jose Manuel de Melo Alves Lopes
8 Abr)
Um grande abraço Luis
josema

Anónimo disse...

Jorge Picado
8 Abr

Amigo Luís
Nesta hora de profunda tristeza para ti e teus familiares, sei reconhecer os sentimentos que nos invadem, pois já passei por momentos semelhantes, quer fossem dos meus pais, sogros e companheira.
Não há palavras para descrever e transmitir por consolo, por mais que se queira. Cada um sente da sua forma estes momentos.
Queiramos quer não é a lei desta vida. Chegada a ocasião deixa-se este mundo, e quando isso se faz de modo natural, ou seja, os mais idosos partirem antes dos mais novos, resta-nos, como seres racionais, compreendermos o significado do acto.
Luís, um apertado abraço de sentimento para ti e todos os teus entes queridos.
Jorge Picado

Anónimo disse...

César Dias
8 Abr

Caro Luis
Neste momento triste que se abateu sobre a tua familia, venho por este meio associar-me á tua dôr apresentando as minhas condolências á tua familia.
Todos passamos por esta situação, resta-nos a certeza de nos terem deixado com dignidade.
Um abraço amigo
César Dias

Anónimo disse...

César Dias
8 Abr

Caro Luis
Neste momento triste que se abateu sobre a tua familia, venho por este meio associar-me á tua dôr apresentando as minhas condolências á tua familia.
Todos passamos por esta situação, resta-nos a certeza de nos terem deixado com dignidade.
Um abraço amigo
César Dias

Anónimo disse...

Eduardo Ferreira
8 Abr


Meu caro Luís
Um abraço de sentidos pêsames. Apesar da serenidade é sempre uma perda, custa sempre. Votos de coragem e resignação para toda a família.
Eduardo Jorge

Anónimo disse...

Eduardo Ferreira
8 Abr


Meu caro Luís
Um abraço de sentidos pêsames. Apesar da serenidade é sempre uma perda, custa sempre. Votos de coragem e resignação para toda a família.
Eduardo Jorge

Anónimo disse...

António Vaz
vazav@sapo.pt
8 Abr


Para ti, Luis, um sentido abraço de condolencias. Felizmente par ti e para ele, viveu o tempo bastante para ter a alegria e a amizade de todos os seus familiares à sua volta,na despedida, tal como sempre desejou o Principe de Salina do romance e filme inesquecível Il Gatopardo.

Mais uma vez um abraço de solidariedade de

António Vaz

Anónimo disse...

Mário de Oliveira
8 Abr


Companheiro Luís Graça
Gosto desta sua Paz, a noticiar deste modo a Páscoa do seu Pai.
Tem, agora, consigo o último Sopro dele, que é, simultaneamente, o seu corpo, outro, invisível.
É uma graça ter recebido o Sopro do seu Pai. Mas toda a Graça é também uma grande responsabilidade POLÍTICA.
Porque esse Sopro Humano do seu Pai, juntamente com o Sopro plenamente Humano de Jesus, faz-nos sair ao encontro dos demais. Concretamente, das Vítimas do Poder, nos três Poderes.
Bendigo o seu Pai, no seu Filho Luis, que nos dá esta Notícia com toda esta Paz.
Sei que continuará a ser digno dele e do Sopro que ele lhe entregou e, por si, entregou ao Mundo.
Fico Abraçado e em COMUNHÃO.
Mário

Anónimo disse...

Mário de Oliveira
8 Abr


Companheiro Luís Graça
Gosto desta sua Paz, a noticiar deste modo a Páscoa do seu Pai.
Tem, agora, consigo o último Sopro dele, que é, simultaneamente, o seu corpo, outro, invisível.
É uma graça ter recebido o Sopro do seu Pai. Mas toda a Graça é também uma grande responsabilidade POLÍTICA.
Porque esse Sopro Humano do seu Pai, juntamente com o Sopro plenamente Humano de Jesus, faz-nos sair ao encontro dos demais. Concretamente, das Vítimas do Poder, nos três Poderes.
Bendigo o seu Pai, no seu Filho Luis, que nos dá esta Notícia com toda esta Paz.
Sei que continuará a ser digno dele e do Sopro que ele lhe entregou e, por si, entregou ao Mundo.
Fico Abraçado e em COMUNHÃO.
Mário

Anónimo disse...

Torcato Mendonca
8 Abr

Meu Querido Amigo: acompanho-te, a ti caro Luís e a tua Família, neste momento triste.
Sei do que falo e do modo com te sentes. Foi, para mim, o dia mais triste de minha vida. Vais sentir o vazio, o baque de te terem arrancado algo de ti. Vais ter que reagir e, aos poucos entenderás que é a vida. Não a podemos alterar, mesmo nós por razões que não vêm ao caso ficamos chocados. Eu próprio senti esse baque, essa necessidade de te abraçar, de te acompanhar pois conheço o que é ver o Pai partir.

Vais reagir, sem pressas, sem nada forçar e a vida se encarregará disso...

Estou contigo meu Amigo, estou Convosco e aperto-te num abraço e faço uma sentida vénia á memória de teu Pai.

Um abraço fraterno do Torcato

Anónimo disse...

j armando
8 Abr

Caro Camarada e Amigo

Sei quão dolorosa é a essa separação. Pensamos sempre estar preparados para esse inevitável desenlace, mas só o tempo poderá aliviar o profunfo sentimento de perda.

Um grande abraço solidário e de amizade.

J. Armando

Anónimo disse...

Jorge Narciso
8 Abr

Sei que partiu um homem bom e a tua serenidade perante a dor e sem duvida hereditaria
Para ti e todos os teus um solidário abraço de pesar

Anónimo disse...

Carlos Silva
8 Abr


Meu Caro Luís

Nesta altura não há palavras que nos console...
Recebe um grande abraço de solidariedade
Carlos Silva

Anónimo disse...

Lobo
8 Abr

Os meus sentidos pesamas, caro Luis Henriques. A vida é mesmo assim e todos teremos a nossa hora guardada para o abandono eterno a todos os que nos são queridos. Abraço
Jorge Lobo

Anónimo disse...

David Guimaraes
8 Abr

Cumpriu-se a Pascoa - segundo a religião Católica e para quem acredita.... Teu pai estará agora feliz na ressurreição, e que assim seja....

Unido na tua dor quero apresentar-te os sentimentos e que de teu pai que com dignidade partiu sejas tu sempre o seu discípulo de dignidade na vida que ainda percorres - tal assim eu te conheço...

Um abraço solidário de dor,

David

Anónimo disse...

albano costa
8 Abr
Caro amigo Luís Graça

É sempre triste uma notícia destas, mas a lei da vida é esta e nós temos de estar sempre atentos, é sempre um corte, eu digo, porque já passei por isso com a morte do meu querido Pai, que são umas telhas do nosso telhado que desaparecem, e nos sentimos um pouco desconfortáveis.
Paz a sua alma.
Os meus sentimentos, para ti e tua estimada família, Albano Costa

Anónimo disse...

jorge coutinho
8 Abr

Amigo Luís

As minhas sentidas condolêncuias, e que Deus o tenha no Gozo Eterno.
Para toda a família ânimo e força para enfrentar com tranquilidade esta adversidade, que faz parte da Lei da Vida...

Um abração
Jorge Coutinho

Anónimo disse...

Manuel Augusto Reis maugustoreis@gmail.com
8 Abr


Amigo Luis:

São momentos difíceis que saberás ultrapassar. A dignidade do teu pai, ao partir, é uma herança que te legou e te
ajudará a superar a sua perda. Que descanse em PAZ.
Para ti, Luis, o meu abraço solidário.

Manuel Reis

Anónimo disse...

Paulo Santiago pja.paulo@gmail.com
8 Abr

Luís
Nascemos,mais dia menos dia,partiremos...é a Vida
O teu pai partiu, teve os familiares na derradeira despedida,é bom nessa hora de dor sentir a companhia de filhos e netos
Recebe o meu abraço solidário
Paulo

Anónimo disse...

Manuel Passos mlpassos29@gmail.com
8 Abr


Camarigo desde já os meus sinceros pesamos ,sei dar valor á perda de um Pai, também já perdi o meu á 5 anos, e ainda hoje sinto a falta dele ,as minhas condolências,a toda a família, que descanse em paz.

Anónimo disse...

Alvaro Basto alvarobasto@gmail.com
8 Abr

Luís


Estamos todos contigo por aqui. Eu especialmente dado que o meu pai como sabes está com uma bela idade, sinto de forma especial esta tua inevitável perda, por ti e pelos teus.
Nada mais posso fazer do que te expressar a minha mais sincera solidariedade na tua dor e dar-te um abraço fraterno bem apertado.


Álvaro Basto.

Anónimo disse...

Benito Neves benitoneves@gmail.com
8 Abr

Luís


Lamento profundamente o infausto acontecimento. Sei o que nos dói perder um amigo e muito mais quando se trata do nosso pai, nosso velho e nosso camarada como tu dizes. Também já trilhei esse penoso caminho e sei avaliar a tua dor.


Também dia 2 perdi um amigo de há 55 anos que era como um irmão. Doeu, dói muito, a saudade permanece, bem como a recordação dos momentos bons da sã vivência.


Teremos que ser fortes para continuarmos a enfrentar as agruras que da vida.


Aceita o meu abraço solidário e de profundo pesar.


Benito Neves

Anónimo disse...

Orlando Pinela opinela@gmail.com
8 Abr


Foi com mágoa que recebi esta mensagem tão dolorosa por quem passa por estes
momentos tão dificeis da vida.
Um abraço solidário e amizade.

Anónimo disse...

luis carvalhido luis_carvalhido@hotmail.com
8 Abr


As minhas sinceras condolências Luís. Tendo passado por isso, não vai muito tempo, sei...
Um abraço companheiro


Luís Carvalhido

Anónimo disse...

Germano Penha germano.penha@gmail.com
9 Abr

Camarada Luis

Em vez de escrever “lamechices” se calhar é bem melhor eu dizer aquilo que se deve dizer nestas alturas numa forma de exortação a quem foi para ti um ídolo. Não desapareceu só mudou de sítio…Continuará a olhar para ti do mesmo modo, sem o poderes ver. Um abraço sentido. Germano Penha

Anónimo disse...

henrique.matos10@sapo.pt
9 Abr


Meu caro Luís
É nas horas deficeis que se conhecem os amigos e por isso cá estou para te acompanhar na tua dor.
Abraço Henrique Matos

Anónimo disse...

jose romao zecaromao@hotmail.com
9 Abr


Os meus sentidos pesamos, amigo Luís Graça.

Romão

Anónimo disse...

Hêrnani Figueiredo hernanifigueiredo@gmail.com
9 Abr


Luís,

Todos nós, desde que nascemos, estamos na estação à espera do nosso
comboio, que, sempre esperamos, chegue o mais tarde possivel. O do teu
pai chegou ontem. É assim a roda da vida, que, infelizmente, roda
demasiado rápida.
Os meus sentimentos.
Um abraço,
Hernani Figueiredo

Anónimo disse...

joão Carvalho jcrlcarvalho@gmail.com
9 Abr


Os meus sentidos pêsames Luís.

Um grande abraço
João Carvalho

Anónimo disse...

José Rocha josebarrosrocha@gmail.com
9 Abr

LUIS
Amigo, Camarada, Camarigo


Sei quão difícil é o momento que vives.
Que não te falte a coragem!
Aceita o meu abraço solidário!
José Rocha (CART 2410)

Anónimo disse...

Joaquim Fernandes j.fernandes@baiadotejo.pt
9 Abr



Bom dia Henriques Lamento esta tua perda e embora seja a lei natural da vida é sempre algo que nos magoa.Que a sua alma descanse em paz. Um abraço Joaquim Fernandes

Anónimo disse...

amilcar ramos amilcar_ramos@hotmail.com
9 Abr



Sentidos pêsames

Anónimo disse...

Caro Luís,
Aceita os meus sentidos pêsames e um abraço solidário.
JD

Anónimo disse...

10 de abril, 17:45

Caro Luis Graça

Envio as minhas mais sentidas condolências pelo falecimento de seu PAI, situação por que todos passamos, mas que é muito dolorosa.

Associando-me à dor de toda a família, vai um abraço de grande solidariedade.

Coutinho e Lima

Luís Graça disse...

Amigos/as, camaradas, camarigos:

Foram palavras de grande conforto, as vossas, lidas - a maior parte delas - um dia depois de eu ter acompanhado o meu pai até à "terra da verdade"... Alguns dos camaradas do blogue estiveram comigo, nas cerimónias fúnebres, e eu quero aqui registar os seus nomes, correndo o risco de esquecer algum: o José Colaço, o Humberto Reis, o Eduardo Ferreira, o Luís Moreira, o António Marques e a Gina... Outros tiveram a gentileza de me telefonar ou mandar mensagens por telemóvel. A todos, a minmha gratidão.

Também ouros ex-camaradas de armas da Lourinhã me trouxeram o seu abraço de conforto moral: o Jaime Bonifácio Marques da Silva (ex-Al Mil Pára-quedista em Angola, c. 1970), o Luís Maçariço (ex-prisioneiro na India em 1961/62), só para citar dois, que são meus amigos, e cujos nomes já aqui apareceram no nosso blogue...

Muitos de vós á passaram por esta provação, e fico sensibilizado com a admiração e amor com que falam do vosso pai… É bom sabermos que temos amigos e camaradas, generosos e solidários como vocês, tão longe e tão perto. Estava, com a família de férias pascais, em Candoz, na véspera do 34º aniversário da minha filha Joana, quando recebi más notícias sobre a evolução do estado de saúde o meu pai. De imediato rumámos ao sul, para passarmos com ele aqueles que seriam os últimos três dias da sua existência.

Luis Henriques, “meu pai, meu velho, meu camarada”, morreu em paz e com dignidade e todos nós pudemos despedir-nos dele com a tranquilidade possível. Teve uma linda festa de despedida, na sua terra onde era muito querido e popular, com uma cerimónia fúnebre realizada na igreja gótica do séc xiv onde eu fui batizado, com o João a tocar Bach, com amigos a cantarem-lhe uma peça italiana muito bonita, com os filhos, netos e bisnetos a fazerem-lhe a última oração... Aqui vai, a que eu li, em nome dos filhos, nora e genrops... Um grande xicoração para todos.

1.Oração dos filhos, nora e genros

Nosso querido Pai,
Partes para a tua última grande viagem.
A mais dolorosa, para todos nós, teus filhos,
Porque é a viagem sem retorno.
Já temos saudades tuas,
Já temos tantas saudades tuas,
Mas sabemos que partes
Em paz contigo, com o mundo, e com Deus.
A tua vida foi simples, a de um homem bom,
Que amou a sua pátria, a sua terra,
A sua Maria, os seus filhos, demais família e amigos.
A tua vida e a tua morte foram também uma lição
Para todos nós,
E para todos os amigos, vizinhos e conterrâneos
Que hoje te acompanham
Neste cais da última partida:
Uma lição de humanidade, de alegria, de partilha.
Nunca esqueceremos o teu sorriso bondoso,
Nem o teu exemplo de generosidade.
Foste uma homem de palavra e de palavras,
Que nunca usaste como arma de arremesso
Contra ninguém.
Viveste pobre, morreste pobre,
A maior riqueza que nos deixas
São os valores que deram sentido à tua vida
Na terra,
Na tua terra, na tua família.
Bem como as gratas memórias
Que registámos da tua passagem terrena.
Estamos tristes por que partes,
Sem poderes contar a tua última história,
Sem poderes dizer o teu último verso,
Mas felizes por termos tido o privilégio de te ter como pai.
Para nós, teus filhos, foste e serás sempre
O melhor pai do mundo.
Boa e santa viagem, nosso querido pai!
Até sempre!
Teus filhos Luis, Graciete, Zairinha, Béu;
Tua nora e teus genros, Alice, Calado, Mário e António;
Continua a velar por nós e amar-nos,
como sempre o fizeste.

João Carlos Silva disse...

Luis Graça,
Os meus sentidos pêsames.
Um abraço solidário neste momento difícil.
João Carlos Silva

Anónimo disse...

adriano.neto
19:47

Camarada Luis

Só hoje tive conhecimento do falecimento do teu querido Pai.

Sei quanto é doloroso este momento, só quem já passou por ele pode avaliar esta dor.

Para ti, bem como para toda a tua família, muita força e coragem para ultrapassar os tempos futuros.

Um abraço muito forte

A. Neto

Manuel Joaquim disse...

Meu camarada Luís, meu amigo:
Só hoje soube da morte de teu Pai. Mas, pelo que eu já li sobre ele, escrito por ti, teu querido Pai não "morreu". Como te disse noutro lado, morre-se para se viver.
A propósito, cito as palavras (acima) do Jorge Cabral, tão certeiras quanto belas:
"Os PAIS não morrem! São eternos e podemos ouvi-los em todos os momentos".
Com todo o carinho e solidariedade,
um grande abraço

Anónimo disse...

Luís, infelizmente aconteceu, o que tu, certamente já previas(embora sempre se queira/deseje adiar ad eternum)mas o ciclo da vida,inexoràvelmente,fecha-se sempre. Nem sequer te vou dizer muita coisa, porque nestas alturas,as palavras, embora suavizem algo, às vezes queremos é ficar nos nossos silêncios, nos n/diálogos surdos, com Deus, ou quem quer que seja, até connosco própios.... Por issso apenas te direi, ele partiu, penso que em paz, rodeado de vocês todos que lhe queriam bem, se calhar de bem com a vida e consigo próprio, por ter partilhado, e vos ter passado e transmitido as coisas boas que a vida, também lhe terá dado a ele. Um abraço sentido, continua, e honra-lhe a memória, o que, não tenho a menor dúvida, farás. O amigo
Francisco Godinho

Anónimo disse...

Manuel Joaquim manueljoaquim41@gmail.com

10 de abril, 19h30



Luís, meu amigo:
Há uns dias afastado do computador, só agora tive conhecimento do fim da caminhada do teu querido Pai. É com muito carinho e amizade que te apresento os meus pêsames que vão acompanhados do final da 2ª sinfonia (Ressurreição) do meu amado compositor Gustav Mahler e que dedico à memória deste teu ente muito querido.

Neste final há um verso, "Sterben werd ich, um zu leben" (morrerei para viver). Não acreditando em qualquer deus, sinto-me religioso no sentido básico da palavra, o da ligação com algo. Cícero definia boa consciência como "religio vitae". Eu procuro isso mesmo, ter boa consciência sendo parte ativa duma vida universal, em contínua renovação, onde vida e morte não são conceitos antagónicos na existência de todos os seres.

Há uma ressurreição contínua neste movimento ininterrupto que dissolve, que cria e transforma todos os seres. E, na minha relação com eles, estou como "il poverello" de Assis, são todos meus irmãos.

Quanto aos nossos "mortos", serão eternos enquanto alguém se lembrar deles. E o teu querido Pai será recordado por muitas e muitas dezenas de anos.

Com um grande e fraternal abraço do
Manuel Joaquim

Anónimo disse...

jparr joao.s.parreira@iol.pt
00:41

Caro LuÍs Graça,

Nestes momentos difíceis apresento-te os meus sentidos pêsames.

Um abraço.

João Parreira

Anónimo disse...

traquinamanuel@sapo.pt
16:48

Amigo Luis Graça

Já passaram muitos anos eu também senti o que é perder um pai! Eu tinha apenas 17 anos!

Sentidos pesames

Um abraço

Traquina

Anónimo disse...

Caria Martins
17:08

Caro Luís

Só agora tomei conhecimento do falecimento do teu Pai,porque estive na alemanha.Infelizmente também sei o que é perder o nosso Pai.As minhas sentidas condolências.Um grande abraço de solidariedade.

C. Martins

Anónimo disse...

Paulo Raposo


Perder um Pai, é algo na vida de um homem, que é muito doloroso. O
Luís fica agora com a responsabilidade de ser o porta bandeira da
herança de valores que recebeu dele. Apresento minhas condolências.

Obrigado por me teres informado

Um ab, Paulo

Anónimo disse...

Mario Tito
22:04


Amigo L. Graça.
É sempre doloroso perder um ser querido principalmente o progenitor, o que nos deu a vida. Mas...o facto é que, a morte é parte de um ciclo da vida. É um trilho que tem que ser trilhado por todos nós, os viventes. E, neste caso, se bem que a "partida repentina" poderá causar um trauma nos familiares mais chegados, o facto é que...muitas das vezes devemos ficar felizes por esses seres queridos não tivessem sofrido dias e dias, semansa e semanas, meses e meses, anos e anos...quantas vezes em estado vegetativo. Quiça que, os que parte sem "esta amargura" de sofrimento, sejam elegidos por assim o merecem. Lamento sinceramente. Para que saibas, num mês, dois cunhados meus foram assim também repentinamente. Não mericiam sofrer, de tão boas pessoas que eram. Os meus mais sinceros sentimentos. Um abraço. Mário S. de Oliveira