segunda-feira, 9 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9718: Blogoterapia (206): Para os amigos que fiz nestes encontros de ex-combatentes e para os que fazem parte de todas as Tabancas (Margarida Peixoto)


 1. Mensagem da nossa amiga tertuliana Margarida Peixoto, chegada ontem ao nosso Blogue:

Para todos os amigos que fiz nestes encontros de ex-combatentes da Guiné e para todos que fazem parte de todas as Tabancas.

Páscoa!!!...
Ressurreição !!!...
Mistério !!!...
Verdade !!!...

Não importa o que seja. Importa sim, que seja o que for mexe connosco. Cria-se um ambiente de solidariedade, de paixão, de carinho, de amizade, de perdão, de alegria. Esquecem-se as mágoas. 

E num Ovo de Páscoa, embrulhado num lindo papel colorido, as crianças saltitam, esperando com entusiasmo e expectativa a surpresa que sairá lá de dentro. 

A mesa, coberta com uma toalha branca, é enfeitada com iguarias alusivas a esta quadra: Amêndoas, Pão-de-ló, folar, etc… 

A Família vai-se reunindo numa casa ou noutra, para beijar a Cruz. 

Lá longe, os sinos tocam e as campainhas do “ compasso “ fazem-se ouvir numa melodia calma, transmitindo Paz e Alegria. 

Então, queridos amigos, que magia é esta, que nos faz sair do quotidiano para celebrarmos, em harmonia, a Ressurreição de Jesus ?!!! ´´

E a Fé, a crença que, mesmo não queiramos admitir, está bem lá no fundo de todos nós. 

É a vontade de ser feliz, é a vontade de abraçar os familiares e amigos, é a vontade de voltar às origens. É tempo de redenção. 

Que todos os corações estejam abertos e receptivos à entrada de Jesus. 

Nesta Páscoa, estão todos reunidos por laços que fizeram na Guiné, por laços que só vós ex-combatentes conseguem sentir, explicar e unirem-se cada vez mais. Laços que se fizeram de mil e uma cores, conforme o vosso espírito se encontrava nesse momento. Laços, que ninguém conseguirá desamarrar. 

Por isso, quero desejar a todos vós, uma Páscoa feliz, recheada de mistérios, sonhos e tudo aquilo que vos une, dizendo bem alto: 

Aleluia, Aleluia, Aleluia… 

Margarida Peixoto 
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 30 de Dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9293: Tabanca Grande (315): Margarida Peixoto, Professora do Ensino Básico Aposentada, esposa do nosso camarada Joaquim Carlos Peixoto

Vd. último poste da série de 6 de Abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9712: Blogoterapia (205): O Cateterismo de Deus (Joaquim Mexia Alves)

4 comentários:

José Marcelino Martins disse...

uBONITO!
(mais palavras,são desnecessárias).

Ze Manel Cancela disse...

Muito lindo,querida amiga,continue a presentear-nos com os seus textos.

Um abraçao........

Anónimo disse...

Cara Amiga Margarida

Bem-haja!

Obrigada pelos seus votos, pelas suas palavras, que revelam o espírito Pascal.
Que revelam a sua sensibilidade pelo companheirismo destes amigos que viveram juntos um tempo difícil, em que palavras como vida, esperança, futuro, e até renascer... acredito, que lhes devem ter sido muito caras.

Obrigada Amiga!

Um beijo para si e outro para o marido.

Felismina.

Anónimo disse...

Querida Amiga Guidinha:

Que doce mensagem! Da doçura das ricas e muito diversas variedades da gastronomia pascal à doçura sublime das palavras amigas dedicadas a todos nós que sofremos as agruras da guerra em tão verdes anos.
Um beijinho
Carvalho de Mampatá