quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Guiné 63/74 - P10870: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (19): 20.º episódio: Memórias avulsas (1): Eu, turista em Mansabá

Guiné > Região do Oio > Mansabá > Setembro de 1965 > O fur mil Veríssimo Ferreira, CCAÇ 1442, 1965/67.

Foto: © Veríssimo Ferreira (2012). Todos os direitos reservados


1. Mensagem do nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422/BCAÇ 1858, Farim, Mansabá, K3, 1965/67), com data de 22 de Dezembro de 2012, com a sua primeira memória avulsa, a segunda sub-série que assim começa, integrada nos melhores 40 meses da sua vida, que nós continuamos a acreditar que foram:

Primeiro que tudo, votos de Boas Festas e desejos que sejam passadas com alegria e famílias presentes.

Aí vai uma brincadeira mais, pois que apesar de tentar, ainda não chegou a altura para enveredar por coisas sérias, embora todos os locais e ocorrências sejam verdadeiros. Contados assim vou conseguindo recordar, todavia e porque na realidade, se afastam, tais escritos daquilo que o Blogue deseja para memória futura, caberá aos amigos editores, decidirem sobre a publicação ou não.
Publicando, penso conseguir mais seis ou sete episódios mas sem prazos definidos, porque também o tempo vai rareando e o intelecto reduzido, mais não permite.

Abraços
Veríssimo Ferreira


OS MELHORES 40 MESES DA MINHA (20)

GUINÉ 65/67 - MEMÓRIAS AVULSAS (1)

EU, TURISTA EM MANSABÁ - SETEMBRO DE 1965

Chegado da Metrópole há 10 dias e poisado que estava, confortavelmente convenhamos, no Forte da Amura em Bissau, correram comigo dali p'ra fora e a fim de não me sentir só, acompanhou-me também a Companhia 1422.

Parámos para almoçar numa adega típica em Mansoa e o repasto ...o recheio das latas da ração de combate.

Lá seguimos depois lenta e vagarosamente, admirando a paisagem circundante à estrada enlameada e esburacada, e também porque ali deveria ser, ao que pensei então, a carreira de tiro da auto-metralhadora Daimler, que seguindo à frente da coluna, se ia exercitando fazendo intermitentes disparos para a floresta.

Até que... e quando já perto daquela que reconheci mais tarde, ser uma bela terra para o turismo rural, conhecida por Mansabá City, deparámos com uma ponte, ou melhor, com o que dela restava, já que agora tinha apenas o rio e um pilar em cada margem. A destruição do restante havia sido há pouco e nós, assarapantados e inexperientes tivemos que puxar pela moleirinha para resolver o caso.

Fumegando ao lado, estava uma serração parcialmente a arder, onde requisitámos umas grossas tábuas, e lá se desenrascou a coisa, pese embora a pressão duma emboscada com que entretanto nos começaram a brindar.

Repelida foi, com o apoio dos aquartelados donos do local, que e ao ouvirem o tiroteio e sabendo que estávamos para chegar, apareceram e lá nos safaram do aperto.

Não gostei, lá isso não, da maneira como nos olhavam. É que nós íamos e eram os primeiros aprumados militares, que viam com a última moda das passerelles de então, ou seja de camuflado (blusão, camisa, calça e capacete na cabeça evidentemente) e eles de caqui amarelo e sujo, calções rotos e camisa com buracos, uns com bivaque enfiado no local onde se deviam usar as divisas, outros sem camisa nem bivaque, enfim uma autêntica rebeldaria do caraças.

A razão do seu espanto, olhando-nos, era pois por via dos nossos paramentos coloridos, onde sobressaía o verde asseportingado, resultando saí que me chamaram "periquito" o que me enervou bastante e só não dei, logo ali, início a uma sinfónica luta urbana e com muita pancadaria à mistura, porque entretanto me apareceu um velho amigo lá do meu povo (por acaso eu até lhe tinha namorado uma prima, à data ela com 13 e eu 14 anos) o Manel de Mora, com quem ainda hoje convivo na almoçaral reunião anual dos Combatentes na Guiné, nascidos e criados na Ponte de Sôr.

Depois já no hotel, bebemos uns púcaros, mostrou-me as instalações e o SPA, os canhões e o WC e até o campo de futebol no meio do aeroporto e riu-se quando lhe perguntei se aqueles buracos com escadas para baixo eram as entradas do "Metro", mas não..., respondeu: "são os abrigos pá".

Recordámos a santa terrinha... as miúdas que nos esperavam ansiosamente... deu-me uma das suas fardas velhas que usei vaidosamente logo no jantar e o menu dessa noite ali no rancho geral, foi a delícia duma massa de cotovelo com uma espécie de carne rija que nem cornos e só possível d'esmoer se bem regada com tinto... mais tinto e ainda tinto.

A esta heróica Companhia "OS ÁGUIAS NEGRAS", faltava apenas um mês para que regressassem a casa e o contentamento pela nossa presença, para que os substituíssemos, era bem visível, ao mesmo tempo que nalgumas, duras e repletas de sofrimento, faces se notasse contudo o sentimento de não saber ainda se "quero ou não partir".

O seu combate era agora: mostrar-nos as zonas limítrofes das quezílias; apresentarem-nos aos antagonistas e indicarem-nos como lhes tratar da saúde e sobreviver.

Tudo indicava pois, que seria a minha CCAÇ a assentar arraiais por ali e pacificar as hostes e eu até já sabia manobrar e bojardar com aquela espécie de canhangulo mas muito maior e que tinha duas rodas de pneu, enormes com'ás dos tractores e a que chamavam "O Obus". Só que não...

Quando já tínhamos como nossos, os bens doados incluindo o bar e seus bojudos garrafões cheios com 14 litros, os Whisky's, coca-colas, águas tónicas e gin's, cervejolas e afins... eis que chegam novas ordens e foi a 1421* a ficar na posse de tudo isso (tudo não... que metade mandei eclipsar) e mais das freguesias suburbanas.

E para não destoar da vestimenta que eles também usavam, voltei a vestir o camuflado "made in Legião Estrangeira", comprado na Feira da Ladra, em vez de no Casão Militar, onde custava o dobro dos escudos. Era bestial... bolsos por todo o lado... éclair's que fechavam mesmo e à prova daquela desalmada chuva.

Três ou 4 dias depois, convidam o meu pelotão a visitar Bissorã, terra de boas castas como comprovei nos dois dias em que me deixaram por ali estar, após o que me requisitam, pedindo atenciosamente, que vá provar a colheita do ano em Manhau.

Tanta mudança de código postal, começava a chatear-me e disso fiz menção a quem de direito.

Surgida que foi, a absoluta necessidade da existência em permanência, dum experimentado atirador enólogo de Infantaria com G3, sou então destacado e apenas com a minha Secção, para a Cooperativa do Pelundo.

Instalados ficámos na Tabanca, em casa do Ti Vicente, o Homem Grande, que muito bem nos tratou, obsequiando-nos com tudo o que de melhor tinha... "ele" foram galinhas... fracas... mé-més... porcos e vacas e nem sequer nos faltaram os... líquidos com ou sem álcool... com ou sem gás.

Ali conheci as famosas lavadeiras, que tudo lavavam e engomavam por apenas 30 pesos e se lhes dispensássemos o quinino das 5ªs feiras, elas até nos deixavam assistir... o que era porreiro mesmo pá... já que ver aquela "mama firme" a ir... a vir... a ir... a vir, era lindo... estimulante e fazia-me cá umas cuscusrrilhas que nem vos digo nem vos conto.

Eram jovens bonitas, que respeitei feito parvo e que me respeitaram infelizmente.

Mas eu seria lá capaz de trair a minha Caderneta Militar? qu'a páginas 14 e 15 diz isto: (quando leio até me comovo, pois embora não pareça, sou muito sensível) Diz isto, repito: "Nos termos do artigo 187 do R.D.M." PRIMEIRA CLASSE DE COMPORTAMENTO


Neste recorte da Carta da Província da Guiné (1961) vemos a RTO (Região de Turismo do Oio) com o seu principal empreendimento, o Morés SPA. Podemos ver ainda os diversos percursos turísticos tão do agrado da juventude dos anos sessenta e setenta.

(continua)
____________

Notas de CV:

- Legenda do recorte da carta publicada da responsabilidade do editor

- A CCAÇ 1421/BCAÇ 1857 substituiu em 15AGO65, em Mansabá, a CART 644/BART 645 - "Águias Negras"

Vd. último poste da série de 9 de Dezembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10776: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (18): 19.º episódio: Viva a peluda

4 comentários:

Tony Borie disse...

Olá V. Ferreira.
Gostei do teu relato com graça, dizendo verdades que matavam. Já te roubei o mapa que seguindo as tuas palavras, está quase o meu roteiro turístico, que fazia alguns fins de mês, mas no meu tempo, era um pouco mais rústico, estava um pouco mais selvagem, tinha pássaros e animais!.
Um abraço, Tony Borie.

Hélder Valério disse...

Caro Veríssimo

Mesmo com as 'avulsas' continuas a relatar-nos as vivências de um jovem militar português em terras da Guiné de forma a que a ironia sobressai e torna a realidade 'quase' idílica.
Está bem 'apanhado', sim senhor.
Abraço
Hélder S.

arman do pires disse...

À com que então passaste por Bissorã.
Percebo agora porque quando lá cheguei não vi uma única bajuda nas ruas.
Porquê? perguntei eu.
Passou por aqui um gajo de Ponte Sôr - responderam-me - que as aterrorizou de tal forma que não voltaram a saír de casa.
Um abraço camarada.
armando pires

Alfredo Miranda disse...

Boa tarde amigo Veríssimo fiquem contente ão ler (OS MELHORES 40 ANOS DA MINHA VIDA)e sabes porquê é sinal que tudo esta a correr-te bem fico feliz por isso tambem como tu por la andai de fevereiro de 69 até dezembro de 70 por isso meu camarada e amigo espero que continues a dizer isso e eu que leia esses comentários é sinal que cá andamos votos de felicidades para ti e todos os camarada desta pagina porque pizamos o mesmo solo um grande abraço