quinta-feira, 31 de julho de 2014

Guiné 63/74 - P13452: Efemérides (168): No dia 30 de Julho de 2014 fez 48 anos que embarquei para a Guiné, em rendição individual (José António Viegas)

1. Mensagem do nosso camarada José António Viegas (ex-Fur Mil Art do Pel Caç Nat 54, Enxalé e Ilha das Galinhas, 1966/68), com data de 28 de Julho de 2014:

Meu caro Luís

O tempo voa faz agora, dia 30 de Julho, 48 anos que embarquei para a Guiné no célebre Uíge que tanta juventude levou para a guerra, para o desconhecido, poucos sabiam ao que iam.

Ainda me lembro desse dia.

Descendo a Calçada da Ajuda vindo dos Adidos, com a malinha na mão, sozinho, parei no quiosque em frente ao museu dos coches e tomei o meu pequeno almoço, nisto e para meu espanto aparecem duas amigas de infância que estavam em França, não sei como me descobriram e dizem: "Tu não vais para a guerra, temos tudo preparado para te levar para França", ao que eu respondi que não, que queria ir para a guerra.

Depois de alguns minutos de discussão foram embora zangadas comigo, e só voltaríamos a fazer as pazes muitos anos depois.

Segui então para o Cais e entrei no Uíge a observar todo aquele espectáculo de despedida, não tinha qualquer família e olhava parvo a ver aqueles gritos lancinantes e lágrimas de todos aqueles familiares. Comecei a ver este espectáculo no principio da guerra quando a tropa que seguia para Angola, que saia de Faro do RI 4, e embarcava na estação de Faro sempre com confusão e policia à mistura.
Depois no Uíge, como ia em rendição individual, lá fui encontrando amigos do curso e amigos de infância.

Em anexo a Ordem de Serviço da minha mobilização, mais umas fotos da viagem, acho com amigos da 1587.

Desembarcámos a 4 de Agosto de 1966, onde fui receber em Bolama o Pel Caç Nat 54, treinado pelo o nosso Camarigo Jorge Rosales.

Voltei a 22 de Setembro de 1968.

Em breve vou escrever as memórias de Porto-Gole

Um grande abraço
Zé Viegas

 





____________

Nota do editor

Último poste da série de 27 de Julho de 2014 > Guiné 63/74 - P13438: Efemérides (167): Homenagem aos Combatentes da Grande Guerra do Concelho de Loures, levado a efeito no passado dia 25 de Julho de 2014 (José Martins)

4 comentários:

Luís Graça disse...

Zé Antónuio, meio século!...E partece que foi ontem...Eu fui 3 anos depois em 24/5/1969...

As tuas memórias do Pel Caç Nat 54 serão bem vindas!... De resto já deixaste aqui "peugadas" tuas e do teu pelotão que está muito á ligado à história militar do Setor L1 (Bambnadinca)...

Vou dar conhecimento, ao Jorge Rosales, do teu poste... Uma abraço. LG

____________

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Jos%C3%A9%20Ant%C3%B3nio%20Viegas

Anónimo disse...

Viegas

Desde já um abraço.
É com muita satisfação e emoção o que sinto,quando se referencia, o meu pelotão de recruta, de Jan. a Agosto /66, em Bolama (CIM).
Qual a vida desses homens depois de 1974, foi um pensamento, que nunca me largou.Forte abraço,
Jorge Rosales

Anónimo disse...


Jorge Rosales
1 ago 2014 12:09 (

Luís

Obrigado pela atenção. Por sinal, já conheci o Viegas, pois veio uma
vez, com o Henrique Matos a um encontro com a companhia, que estava , em Enxalé e Porto Gole em 1966.

De janeiro a Agosto de 1966 foi dada instrução a 4 pelotões de 80 homens, em Bolama. O Viegas eo Henrique, ficaram com parte desse meu pelotão.

Regressei a Lisboa a 12 de Agosto. "Apanhado do clima", tenho
dificuldade de me lembrar de pormenores. Acontece, que mais tarde o
Henrique, entregou os meus homens ao Beja Santos, que tem uma grande
memória..Ainda bem, que te telefonei,pois não recordaria aqueles
tempos.Um forte abraço,
Jorge Rosales ( farda amarela )

Anónimo disse...


Jorge Rosales
1 ago 2014 12:09 (

Luís

Obrigado pela atenção. Por sinal, já conheci o Viegas, pois veio uma
vez, com o Henrique Matos a um encontro com a companhia, que estava , em Enxalé e Porto Gole em 1966.

De janeiro a Agosto de 1966 foi dada instrução a 4 pelotões de 80 homens, em Bolama. O Viegas eo Henrique, ficaram com parte desse meu pelotão.

Regressei a Lisboa a 12 de Agosto. "Apanhado do clima", tenho
dificuldade de me lembrar de pormenores. Acontece, que mais tarde o
Henrique, entregou os meus homens ao Beja Santos, que tem uma grande
memória..Ainda bem, que te telefonei,pois não recordaria aqueles
tempos.Um forte abraço,
Jorge Rosales ( farda amarela )