sexta-feira, 29 de abril de 2016

Guiné 63/74 - P16032: Camaradas da diáspora (12): Notícias da América: "Luso-Americanos que morreram ao serviço das Forças Armadas dos USA", último livro do jornalista e escritor Fernando Santos (João Crisóstomo, ex-alf mil, CCAÇ 1439, Enxalé, Portogole, Missirá, 1965/67)


Luso-Americano, jornal fundado em 1928. Notícia, da edição de 29/3/2016, referente ao último livro do jornalista e escritor Fernando Santos, amigo do nosso grã-tabanqueiro João Crisóstomo.


(...) "O mais recente livro do jornalista e escritor Fernando Santos mostra a virtude, o coração e a alma de origem portuguesa. O último sacrifício de portugueses e luso-americanos na defesa da América que adoptámos como casa.

"Desde a Guerra da Independência que as forças armadas americanas contam com portugueses a luso-americanos nas suas fileiras. Guerra Civil, 1ª e 2ª Guerra Mundial, Guerra da Coreia, Guerra do Vietname, Guerra do Golfo, Guerra do Afeganistão, Guerra do Iraque, e operação “Inherent Resolve” no Iraque e na Síria.

"O trabalho de Fernando dos Santos que, durante décadas, foi editor-chefe do Luso-Americano é considerado de indelével valor por constituir um esforço de pesquisa inédito, tal como o seu primeiro livro Os Portugueses de New Jersey."


Fonte: Cortesia de Luso-Americano [mar 29, 2016]


1. Mensagem do João Crisóstomo (Nova Iorque) [, ex-alf mil, CCAÇ 1439 , Enxalé, Porto Gole, Missirá, 1965/66, ativista de causas sociais, a viver em Nova Iorque desde 1975; natural de A-dos-Cunhados, Torres Vedras; nosso grã-tabanqueiro]:


Data: 19 de abril de 2016 às 18:00

Assunto: Lista ... e reunião....

No sábado passado, dia 17 deste mês, houve um jantar de angariação de fundos para um monumento aos luso-americanos veteranos nos Estados Unidos ( a ser construído num parque em Newark, estado de New Jersey, onde há uma numerosa comunidade portuguesa). (*)

Ao mesmo tempo este foi ocasião para o lançamento de mais um livro pelo conceituado jornalista/autor Fernando Santos ( ex-editor do Luso Americano nos USA, depois de ter sido redator da Agenêcia France Press em Portugal), justamente intitulado "Luso-Americanos que morreram ao serviço das Forças Armadas dos USA".

A sorte colocou-me exactamente na mesa do Fernando Santos (somos amigos de longa data!) e partilhavam da nossa mesa alguns dos seus amigos que ele me havia avisado eram veteranos das nossas "guerras no Ultramar português,  Entre estes havia um, Carlos Pais, que havia prestado serviço em Cabo Verde, e me falou, entre muitas outras coisas, da diferença entre o clima etc da Guiné, onde parece ter ido frequentemente, e Cabo Verde. Sugeri então que lesse o teu/nosso  blogue e talvez ele tivesse mesmo vontade de te contactar. Oxalá o faça.

Foi por ele que o Fernando Santos teve acesso a uma lista de militares condecorados nas guerras ultramarinas, onde evidentemente a Guiné ocupa lugar de destaque, pois era lá, mais do que em qualquer outro lugar, que a coisa era mesmo quente, como todos sabemos. 

É natural que dela já tenhas conhecimento e eu estou aqui a pretender "ensinar o Padre Nosso ao Vigário" como se costuma dizer . Se é o caso, desculpa. Se porém a não conheces,  talvez aches relevante, pois aí estão os nomes (por ordem alfabética) de todos os que receberam alguma distinção por parte do nosso governo (,embora na verdade todos os que por lá andaram merecem o nosso muito respeito e admiração , sempre houve alguns que foram mais notados do que outros, embora isso não queira dizer que muitos outros não fossem merecedores de igual e talvez maior distinção do que muitos dos que nesta lista estão incluídos). 

Aqui vai portanto o link [, portal UTW - Ultramar Terraweb, Dos Veteranos da Guerra do Ultramar, 1959-1975, fundado pelo nosso camarada e grã-tabanqueiro António Pires [ex-Furriel Mil Mecânico Auto da CSM/QG/RMM (Moçambique 1971/1973], a quem mandamos um grande fraterno e fotos de boa continuação da navegação pela "picada" (muitas vezes armadilhada...) da Web]:

http://ultramar.terraweb.biz/condecoracoes.htm

E pronto,  meu caro.

AHHH!!! Mais uma coisa: Se já recebeste isto…. mais uma vez as minhas desculpas por ser redundante; mas se não, aqui vai uma cópia de um convite para a reunião anual da CCAÇ 1439, etc.,. como segue (**) .

Um grande abraço para ti, tua esposa e todos os nossos camaradas que venham a ler este, se for o caso.

A Vilma está -me a dizer para a não esquecer no abraço que vos estou a enviar!...

João Crisóstomo,
 CCAÇ 1439, 1965/67
Alferes Miliciano
______________

Notas  do editor:

Sem comentários: