sexta-feira, 27 de maio de 2016

Guiné 63/74 - P16139: Álbum fotográfico de Francisco Gamelas, ex-alf mil cav, cmdt do Pel Rec Daimler 3089, ao tempo do BCAÇ 3863 (Teixeira Pinto, 1971/73) - Parte I: Quartel de Teixeira Pinto




Foto nº 1



Foto nº 1 A


Foto nº 1 AA



Foto nº 1 AB


Foto nº 1 B


Foto nº 1 C




Foto nº 2


Foto nº 3


Foto nº 3A


Foto nº 4



Foto nº 10

Guiné > Região do Cacheu > Teixeira Pinto > Janeiro / fevereiro de 72


Fotos (e legendas): © Francisco Gamelas (2016). Todos os direitos reservados [Ediçõa: LG]


Foto nº 55 > Francisoco Gamelas,
Capó, janriro de1972
1. Mensagem de Francisco Gamelas, ex-alf mil cav., cmdt do Pel Rec Daimler 3089 (Teixeira Pinto, 1971/73),  adido ao BCAÇ 3863 e novo membro da nossa Tabanca Grande [. foto à esquerda, em Capó, janeiro de 1972) (*):

Boa noite, Luís.

Junto envio o primeiro de oito pacotes com as fotos seleccionadas e com um ficheiro de legendas. As fotos vão numeradas de 1 a 55. São essencialmente fotos sem pessoas. Estas poderão ir, pelo menos algumas, depois de consultar as pessoas que lá estão. Acho que o lugar deste espólio é no vosso blogue. Aí poderão ser úteis.

Um grande abraço.
FG


2. Comentário do editor LG:


Obrigado, Francisco, pela tua generosidade... Sabemos que a tua/nossa Teixeira Pinto de 1971/73  já não existe, tal como não existe a Aveiro dos teus antepassados. Mas estas fotos, de boa qualidade e resolução (!), ajudar-nos-ão a reconstruir o "puzzle" esburacado da nossa memória...

Apenas 1 em cada 100 de nós, que passamos pela Guiné entre 1961/74, tem fotos destas, convertidas de "slides"... Portanto, é um espólio precioso, para mais legendadas a preceito... Vou abrir uma série do tipo Álbum fotográfico de Francisco Gamelas, ex-alf mil cav, cmdt do Pel Rec Daimler 3089 (Teixeira Pinto, 1971/73)...

Isto dar vai para uma dúzia de postes (ou mais de postes, com as outras que tens de "reserva", a sair com regularidade semanal)... Só dei uma vista de olhos muito por alto, mas todas as fotos, mesmo as mais pessoais, têm interesse documental, Antes de mais para nós, todos os camaradas que passaram por Teixeira Pinto (hoje, Canchungo), e que se vão relembrar deste ou daquele recanto, desta ou daquela cena, deste ou daquele rosto. E vão se lembrar com emoção...  Vão ter interesse, também para (, ou pelo menos suscitar a curiosidade de)  os nossos filhos e netos.

Terão interesse,  a seguir,  para os nossos camaradas guineenses, para os seus filhos e netos: desgraçadamente, os nossos amigos guinenses daquele tempo nem fotos têm... O nosso blogue é já, na Net,  o maior espólio da Guiné desse tempo (1961/74): temos cerca de 60 mil fotos. Não éramos privilegiados, mas tínhamos máquinas fotográficas (alguns de nós), patacão, sensibilidade sociocultural e sobretudo estávamos  a milhares de quilómetros de distância de casa...

Enfim, estas fotos têm um enorme interesse para os historiógrafos, os antropólogos, os sociólogos, os politólogos, o estudiosos da guerra,  e para todos aqueles que se interessam pela passagem do "homo sapiens sapiens" pelo planeta terra... Last but not the lest, por fim e não menos importante, é um espólio interessante  para a historiografia da presença portuguesa em Árica.

Francisco, ficamos-te muito gratos, e só desejamos que o teu exemplo seja seguido por muitos camaradas nossos  cujas fotos, "slides" e até filmes de 8 mm  correm o sério risco de ir parar ao caixote do lixo ou à feira da Ladra, quando a gente "bater a bota". Obrigado por nos teres dipsonibilizados esta meia centena de imagens digitalizadas do teu/nosso tempo de Guiné.

Um abraço amigo e fraterno, Luís

3. Legendas (LG)


Francisco Gamelas  (n. Aveiro,  1949).
Foto atual


Foto nº 1 > Guiné > Região do Cacheu > Teixeira Pinto > Fevereiro de 72 – Vista aérea de Teixeira Pinto/Canchungo


Se dividirmos a foto em quatro, teremos: Baixo direita  – Aquartelamento (Foto nº 1 A).

Metade da direita do aquartelamento (Foto nº 1 AB): oficina e por cima da oficina, ao meio, os gabinetes do comando e secretaria, e as comunicações. A linha de edifícios sobre a direita: instalações dos sargentos, refeitório e instalações dos oficiais.

Metade da esquerda do aquartelamento (Foto nº 1AA): instalações dos soldados, refeitório dos soldados e bar dos oficiais. Depois da última linha dos edifícios, por entre as árvores ainda se divisam as instalações do CAOP e, ao lado, as casernas dos comandos.

No final do caminho que vem da bolanha e entra pelo aquartelamento, fica a porta de armas.

Baixo esquerda – para baixo, caminho que vai dar à bolanha, que termina no cais (foto 10) e, sobre a esquerda, vê-se o início da pista de aterragem e o heliporto Foto nº 1 B).

Cima direita – Avenida de Teixeira Pinto, no final da qual fica o aldeamento do Canchungo (Foto nº 1 C).

Cima esquerda  (Foto nº 1): campos de cultivo


Foto n º 2 > Guiné > Região do Cacheu > Teixeira Pinto > Janeiro de 2 – Centro da parada e mastro da bandeira. Sobre a esquerda, entre a árvore e o mastro, divisam-se as instalações do CAOP 1, já perto da porta de armas.


Foto nº 3 > Guiné > Região do Cacheu > Teixeira Pinto > Março de 1973 – Quartos de oficiais. Da esquerda para a direita: alf mil comando Manuel Cruz; alf mil Alberto Teixeira, responsável pelas oficinas; alf  mil Francisco Gamelas, comandante do Pelotão de Reconhecimento Daimler 3089;  e o cap  mil Comando Rui Andrade, cmdt da 35ª CCmds.

Foto nº 4 > Guiné > Região do Cacheu > Teixeira Pinto > Janeiro de 1972 – Bloco com os gabinetes do comando e secretaria, seguido do bloco das transmissões.

Foto nº 55Guiné > Região do Cacheu > Teixeira Pinto > Junho de 1972 > – Em Capó, durante a vigilância aos trabalhos de desmatação das bermas da estrada. Esta foto pode ficar a ser a minha foto da Guiné para o blogue, em contraponto com a foto actual.



Capa do livro de Francisco Gamelas ("Outro olhar - Guiné 1971-1973. Aveiro, 2016, ed. de autor, 127 pp. + ilust.  P.reço de capa 12,50 €.  Os interessados pode encomendá-lo ao autor através do seu email pessoal franciscogamelas@sapo.pt.

 O design é da arquiteta Beatriz Ribau Pimenta. Tiragem: 150 exemplares. Impressão e acabamento: Grafigamelas, Lda, Esgueira, Aveiro.

__________________


Nota do editor:

(*) Vd- pode de 19 de maio 2016 >  Guiné 63/74 - P16107: Tabanca Grande (487): Francisco Gamelas, ex-alf mil cav, cmdt Pel Red Daimler 3089 (Teixeira Pinto, 1971/73): vive em Aveiro e é o nosso grã-tabanqueiro nº 716

(...) Nota curricular > Francisco [António da Costa Vieira] Gamelas:

(i) nasceu em Aveiro (1949);

(ii) formou-se em eletrotecnia (Instituto Superior de Engenharia do Porto, 1969);

(iii) esteve na Guiné, em Teixeira Pinto, em 1971/73, como alf mil cav, a comandar o Pel Rec Daimler 3089, ao tempo do BCAÇ 3863 (onde foi médico o nosso camarada Mário Bravo) e do CAOP1 (a que pertenceu o nosso camarada António Graça de Abreu):

(iv) fez a sua carreira profissional na PT Inovação como quadro superior de telecomunicações;

(v) está reformado;

(vi) tem-se dedicado à escrita, à poesia e ao ensaio histórico-sociológico: "O apelido Gamelas: um património histórico e sociológico de Aveiro" (2009); "Lavradores do Vilar ou o casamento inter-pares como estratégia de sobrevivência" (2014), ambos publicados pela ADERAV - Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro;

(vii) "Outro olhar - Guiné 1971-1971", publicado em 2016, é a sua "primeira incursão nas áreas da poesia e da crónica";

(vii) vive em Aveiro.

2 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Que bom ver as tuas fotografias da nossa Teixeira Pinto/Canchungo! São os espaços onde vivi os meus primeiros sete meses de guerra. E era, quase sempre uma guerra abençoada, quase sem guerra.Até tiveste a sorte.Gamelas, de ter a tua Helena contigo. Quantos alferes, furriéis, sei lá, quantos camaradas, tiveram a sorte de contar com a companheira, a mulher ao nosso lado, para além dos que permaneceram em Bissau?

Abração,

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

A CCaç 3459 substituía a CCaç 3327 nos Destacamentos de Teixeira Pinto (Bajope, Chulame, Blequisse, Bassarel e Calaquisse). Já não fiz parte da sobreposição pois tinha ido frequentar o Estágio para Unidades Africanas.
No regresso da Mata dos Madeiros a CCaç 3327 montou o seu bivaque entre aqueles dois edifícios ao centro da parada, situação que se manteve alguns dias.
Nos edifícios da direita a confrontar com a parada ficavam os quartos dos sargentos e os oficiais da CCaç 3327.
António Graça de Abreu tem razão no que afirma em relação ao sossego em Teixeira Pinto. Logo ali, um pouco ao Norte, a Ponte Alferes Nunes "separava" o Céu do Inferno.
Cumprimentos.
José Câmara