domingo, 26 de junho de 2016

Guiné 63/74 - P16238: Blogpoesia (455): "Das cordas dum violino..." e "Nunca eu vacile...", por J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. Mais dois belíssimos poemas do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66), dos vários que nos vai enviando ao longo da semana, e que nós recebemos com prazer:


Das cordas dum violino...

Quando a tristeza me visita,
vou junto do mar pedir ajuda,
aquele santuário vasto e majestoso
que tudo afoga,
até os males...

Eficaz seu exorcismo,
me lava a alma
e volto leve,
sem aquelas pesadas penas
que não me deixavam voar.

Ou então, chamo a divina arte
do piano e violino.
Me invade a alma
com seus eflúvios etéreos
e tão fecundos.

Como a luz do sol,
vencendo a noite,
de dia, ilumina o mundo,
a alegria renasce
e minha vida incolor,
de cores se veste...

ouvindo David Hope "Salut d'amour"

amanhecer cinzento

Berlim, 21 de Junho de 2016
9h19m

Jlmg
Joaquim Luís Mendes Gomes

************

Nunca eu vacile…

Nunca eu vacile
A fazer o que devo
Na hora precisa
E exacto.

Custa bem caro
A omissão do dever.
O tempo é escasso
Para reaver o perdido.
Às vezes, para sempre.

Reparar se feri.
Repor se tirei.
Aliviar o sofrer
Onde cheguem meus braços.

Calar minha voz
Se já disse o devido.
Ouvir quem chegou
E precisa contar.

Nunca esquecer
O bom que nos deram.
Louvar o Senhor
Por cada dia que nasce…

Ouvindo Sibellius, sinfonia nº 2

Berlim, 26 de Junho de 2016
8h52m

Dia duvidoso de sol

Jlmg
Joaquim Luís Mendes Gomes
____________

Nota do editor

Último poste da série de 21 de junho de 2016 Guiné 63/74 - P16221: Blogpoesia (454): "Cabeça de parafuso..." e "Atrevimento...", por J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Sem comentários: