sexta-feira, 26 de maio de 2017

Guiné 61/74 - P17398: Efemérides (252): No passado dia 20 de Maio de 2017 comemorou-se, em Matosinhos e Leça da Palmeira, o Dia do Combatente e o VIII aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes (1) (Carlos Vinhal)



No passado dia 20 de Maio de 2017 comemorou-se, em Matosinhos e Leça da Palmeira, o Dia do Combatente e o VIII aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes.

As cerimónias do dia estavam divididas em duas áreas distintas, a primeira, em Matosinhos, junto ao Memorial aos Combatentes do Concelho caídos em campanha, erigido no Cemitério de Sendim, e a segunda, em Leça da Palmeira, no Tryp Expo Porto Hotel, com a cerimónia de imposição de Medalhas Comemorativas das Campanhas a Combatentes, e entrega de Testemunhos de Apresso a sócios com 40 e 50 anos de associados da Liga dos Combatentes.

Programa:

- 10h50 – Recepção às entidades convidadas e concentração dos participantes em frente ao Memorial de homenagem aos 70 combatentes do concelho de Matosinhos mortos na Guerra do Ultramar, no Cemitério de Sendim.

- 11h00 - Chegada do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Chito Rodrigues e do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Eduardo Pinheiro e início da cerimónia:

- Toque de Sentido; Deposição de coroas de flores; Toque de Silêncio; Toque de Homenagem aos Mortos; Minuto de Silêncio com cântico de salmo pelo Grupo Coral do Núcleo; Evocação religiosa pelo Pároco de Matosinhos, Rev. Padre Manuel Mendes; Toque de Alvorada; Toque a Descansar; Grupo Coral do Núcleo canta o Hino da Liga dos Combatentes; Fim da cerimónia.

- 12h00 – Convívio VIII Aniversário do Núcleo, no Hotel Tryp Expo em Leça da Palmeira:

- Na Sala Galera: Condecoração de combatentes com a Medalha Comemorativa das Campanhas; Entrega de Testemunhos de Apreço aos sócios que completam quarenta e cinquenta anos de inscrição; Alocuções alusivas ao ato.

- Almoço e animação musical.

Das cerimónias no Cemitério ficam estas fotos:

Estiveram representados pelos seus Porta-Guiões, além do Núcleo de Matosinhos, os Núcleos de Penafiel e do Porto

Autoridades presentes ao acto: Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, Tenente General Chito Rodrigues; Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Eduardo Pinheiro; Presidente do Núcleo de Matosinhos da LC, Tenente Coronel Armando Costa; representantes do Comando da Zona Marítima do Norte, da GNR, da PSP,  dos Bombeiros Voluntários de Leixões e da União das Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Momento em que o Tenente General Chito Rodrigues, o TCor Armando Costa e o Combatente Ribeiro Agostinho procediam à deposição da terceira coroa de flores, homenagem da LC aos 70 Combatentes de Matosinhos caídos em campanha.

Junto aos nomes dos 70 combatentes matosinhenses caídos em campanha, foram depositadas três coroas de flores a cargo, respectivamente, do Comando da Zona Marítima do Norte, Câmara Municipal de Matosinhos e Liga dos Combatentes.

Aqui, o Combatente Daniel Folha declama o poema de sua autoria, "Mãe".

No cemitério o programa terminou com a interpretação do Hino da Liga dos Combatentes pelo Grupo Coral do Núcleo de Matosinhos.

Fotos: © José Eduardo Trindade

E o dia teria continuidade, em Leça da Palmeira, no Tryp Expo Porto Hotel.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 de maio de 2017 > Guiné 61/74 - P17368: Efemérides (251): ... em abril de 2017: o 13º aniversário do nosso blogue, o XII Encontro Nacional da Tabanca Grande, os 43 anos do regresso da minha CART 3494, o 25 de Abril e o fim da guerra, o meu batismo de fogo há 45 anos em emboscada comandada pelo Mário Mendes (que viria a ser abatido um mês depois)...enfim, os nossos encontros e desencontros (Jorge Araújo)

Sem comentários: