terça-feira, 26 de setembro de 2017

Guiné 61/74 - P17798: Lembrete (26): Lançamento do livro "DOENTE mas PREVIDENTE", da autoria de Mário Beja Santos, amanhã dia 27 de Setembro de 2017, pelas 18 horas, no Museu da Farmácia, Rua Marechal Saldanha, 1 - Lisboa


C O N V I T E

A todos os camaradas e amigos do nosso confrade Mário Beja Santos

Lançamento do livro "DOENTE mas PREVIDENTE", amanhã dia 27 de Setembro de 2017, pelas 18 horas, no Museu da Farmácia, Rua Marechal Saldanha, 1 - Lisboa.

Apresentação a cargo da Prof.ª Dra. Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 de setembro de 2017 > Guiné 61/74 - P17753: Lembrete (25): hoje, domingo, dia 10 de setembro, às 17h30, na Chiado Café Concerto, Avenida da Liberdade, nº 180, Lisboa, lançamento do novo livro do nosso camarada José Saúde, "AVC - Recuperação do Guerreiro da Liberdade"

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mário, não vou poder estar às 18h, aó no museu da Farmácia mas desejo-te boa sessão para o lançamento de mais um dos teus livros... Quando vou à farmácia, lá vou lendo a tua colaboração. Sei que é a saúde é um tema que te é grato, sendo tu um especialista do consumo e consumidores... Acabei por não te mandar em tempo útil o meu relatório, não publicado, sobre literacia em saúde, resultante de um projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. De qualquer, é uma estopada de um relatório académico, que tem coautoria.

Quanto ao título do teu livro, parece-,e "saudavelmente" provocador: "Doente mas previdente"... Isso sugere-me que o teu enfoque é a "gestão da doença crónica"... Todos vamos ter uma, duas, três, quatro, cinco doenças crónicas para gerir na puta da velhice... Eu não tomo medicamentos e já tenho duas... O que fará quando tiver que tomar...

É verdade que nunca tinha gasto ao tostão ao SNS nem ao meu subsistema, a ADSEm até há 3 anos... Há 3 anos fiz uma artroplastia da anca, no hopsital público... Não me apresentaram a factura, mas deviam ter apresentado... Como consumidor, contribuinte, cidadão e apoiante do SNS (Serviço Nacional de Saúde), eu devia saber quanto custou o meu internamento... Por razões pedagógicas, toda a gente devia saber quanto gasta no SNS (ou os privados, em que funcional o sistema do terceiro pagadador: o seguro de saúde, a ADSE, ou outro subsistema...).

Mas o título tambémpodia ser: Doente porque imprevidente...OU não ?

Boa tarde. Luis