sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Guiné 61/74 - P17888: Tabanca Grande (450): António Ramalho, ex-fur mil at cav, CCAV 2639 (Binar, Bula e Capunga, 1969/71), natural da Vila de Fernando, Elvas, e novo membro da Tabanca Grande, com o nº 757... Faz parte da Associação de Alunos da Universidade Sénior de Vila Franca de Xira.



Guiné > Região do Cacheu > CCAC 2639 (Binar, Bula e Capunga, 1969/71) > Destacamento de Pete > 9/11/1970 > Visita do General Spinola no dia seguinte ao ataque ao destacamento. À sua direita,. parece-nos ser o o comandante do BCAV 2862 (1969/70), ten cor  Carlos Alves Morgado, nosso conhecido da Op Ostra Amarga.


Foto (e legenda): © Victor Garcia (2009) . Todos os direitos reservados (Edição e legendagem complementar: Luís Graça & Camaradas da Guiné)



1. Mensagem de anteontem do António Ramalho, ex.fur mil at cav, CCAV 2639 (Binar, Bula e Capunga, 1969/71), natural da Vila de Fernando, Elvas, e novo membro da Tabanca Grande, com o nº 757:


Caro Luís Graça,  boa noite. (*)

Hoje li que fui "despromovido",  o  nº 756 foi dado a outro camarada de armas!...(**)

Se bem entendi,  se não dissesse nada manteria, seria?

Não vai mal ao Mundo, a capicua [ 757] também me agrada.

Não tenho a certeza se estarei no próximo sábado, na Casa do Alentejo,  já que uma das minhas filhas vem cá a casa passar o dia (Sábado ou Domingo).alternando-se.

Oportunamente enviarei um texto que inclui numa colectânea de histórias de vida com mais 29 amigos/colegas da Universidade Sénior de Vila Franca de Xira.

É o lado cómico/positivo da minha estadia como sempre a encarei.
Um forte abraço.

António Fernando Rouqueiro Ramalho

2. Comentário do editor:

António, não fostes nada despromovido,  afinal o José Claudino da Silva já estava na calha há mais tempo do que tu, desde 3 de outubro... Mas o nº 757 é mais fácil de fixar... Vou-te já apresentar ao resto da Tabanca Grande, O teu nome passa, desde hoje, a figurar na lista alfabética, de A a Z, dos amigos e camaradas da Guiné que compõem a Tabanca Grande, num total de 757, dos quais infelizmente 59 já não estão entre nós, mas não foram para a "vala comum do esquecimento".

Falta-te apenas um,a foto do antigamente...Já pedi ao Victor Garcia, mas ele infelizmente não tem nenhuma contigo, do tempo de Guiné, só dos convívios anuais do pessoal da companhia.

Se não te vir sábado, teremos mais oportunidades...Em abril de 2018, iremos fazer o nosso 12º Encontro Nacional da Tabanca Grande, em Monte Real... Ficas desde já convocado...

Quanto à Universidade Sénior, é bom aprender contigo e com quem sabe como é que a gente pode envelhecer alegre e saudavelmente...

De facto, ficámos a saber que fazes parte da Associação de Alunos da Universidade Sénior de Vila Franca de Xira, fundada em 2007. Aliás, fizeste parte da comissão instaladora e pertences aos atuais órgãs sociais. Quanto à tua CCAV 2639, vais-te juntar, aqui na Tabanca Grande, como já sabes, aos teus camaradas Victor Garcia, ex-1º Cabo Atirador, do 3º Pelotão; e o o Mário [Jorge Figueiredo] Lourenço, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista.

Sê, portanto,  bem vindo, manda fotos e histórias!...Um abração... Luís

3. Resposta. com data de 17 do corrente, do Victor Garcia a um pedido de informação dos nossos editores:

Caro amigo Luis Graça

Como resposta a este teu e-mail, comunico-te que sim, que conheço perfeitamente o ex-furriel António Ramalho e o qual já tive ocasião de observar no poste dele colocado na sua página da Tabanca.

Como é sabido houve um período no nosso tempo na Guiné que a CCav. 2639 esteve separada em três locais distintos mas todos na zona de Bula, por causa do reordenamento das populações. Os locais eram:

Capunga, com a colocação do 3º grupo de combate, “por sinal era o grupo a que eu pertencia”

Pete, com a colocação do 2º e 4º grupos de combate;

Ponta Consolação, com a colocação do 1º grupo de combate.


Ora o Furriel Ramalho embora tenha estado em Ponta Consolação,  como ele o diz, houve um período em que foi desviado para Capunga e portanto estivemos juntos em Capunga.

Perguntas-me se tenho alguma foto dele… Infelizmente do tempo da Guiné não tenho nenhuma com ele ou mesmo onde ele pudesse estar em conjunto com outros.

Tenho sim das nossas confraternizações anuais onde ele costuma comparecer.

Exemplo disso tem na minha página no sector dos convívios as fotos:

(i) Fila de pé, é o segundo a contar da direita com pulôver vermelho nos ombros

http://www.vitor-garcia.com/Imagens/2639Convivios/Grandes/Convivio13.jpg

(ii) Fila do meio, o quarto a contar da esquerda e com barba

http://www.vitor-garcia.com/Imagens/2639Convivios/Grandes/Convivio16.jpg

(iii) Fila de pé, o segundo a contar da esquerda e com polo vermelho

http://www.vitor-garcia.com/Imagens/2639Convivios/Grandes/Convivio33.JPG

(iv) Fila do meio, o Nono a contar da esquerda e com polo laranja
Caro amigo Luis,  foi  tudo o que pude fazer para te ser o mais prestável possível.

Desde já te digo que estás completamente à vontade para,  se assim o entenderes,  fazeres o uso que entenderes dessas fotos “Linkadas” ou mesmo outras que encontres na minha página.

Despeço-me com um abraço amigo.

Victor Garcia
________

Notas do editor

(*) Vd. poste de 15 de outubro de 2017 > Guiné 61/74 - P17864: O nosso livro de visitas (194): António Fernando Rouqueiro Ramalho, ex-fur mil at cav, CCAV 2639 (Binar, Bula e Capunga, 1969/71)....Será possível saber do paradeiro da menina Helga dos Reis que eu e o cabo enfermeiro do meu pelotão ajudámos a vir ao mundo, em 6 de janeiro de 1971, na tabanca de Ponta Consolação (Nhinte) ? A estar viva, terá hoje 46 anos

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

quem confirma a identidade do tenente coronel ? Parece-me ser o Morgado. LG