tag:blogger.com,1999:blog-29087476.post1159575005493894270..comments2024-03-19T11:27:44.054+00:00Comments on Luís Graça & Camaradas da Guiné: Guiné 63/74 - P16818: Memória dos lugares (352): Ilhéu de Caió, a sudoeste da Ilha de Jeta, região do Cacheu: um local muito bonito onde, para o ano, quero vir passar umas férias (Patrício Ribeiro, Bissau)Luís Graçahttp://www.blogger.com/profile/02855689880579087551noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-91856338382143368292020-05-15T10:58:06.141+01:002020-05-15T10:58:06.141+01:00Antes de mais, muito obrigado por estas imagens, i...Antes de mais, muito obrigado por estas imagens, inseridas nesta excelente peça sobre esta parte da minha terra que muito me toca! Chamo-me Artur Lima, sou guineense e vivo actualmente em Paris. Estive com os meus irmãos Germano, Diamantina e Genoveva neste ilhéu de Caió (Ponton ou Caió di fora para nôs guineenses!) em Julho/Agosto de 1978 a passar umas férias maravilhosas, ali levados pelo nosso saudoso pai José Francisco Lima, na altura piloto nesta EP (Estação Piloto) que foi de uma importância capital para a Economia guineense,tanto na época colonial como no período posterior, até aos nossos dias! Lembro-me ainda perfeitamente e com muita saudade, do Sr Raimundo Lêdo Pontes, colega e grandíssimo amigo do meu pai, que já reformado em Portugal, viria a falecer, anos mais tarde! Hei-de guardar eternamente no meu coração a amizade deste senhor para com o meu pai e para comigo! Repouse em Paz, Sr Raimundo Pontes!<br />Para além destes, importa recordar o indispensável Sr Fonseca, chefe da Estação, talvez a figura mais simbólica de entre todos os homens (Pilotos ou simples marinheiros) que por este calhau se instalaram ao longo dos anos, ao serviço da Marinha civil guineense! Apôs o falecimento do chefe Fonseca, antecedido da ida para a reforma do Sr. Raimundo Pontes, o meu pai passa a assumir a chefia desta Estaçao Piloto por mais 5 a 6 anos, aproximadamente, até 1986/87, tendo sido obrigado a cessar as suas funções, por doença!... E Sou órfão de pai, desde Junho de 1989! Compreenderão pois, o quanto este seu trabalho (a narração e as fotos!) me vai ao fundo do coração!<br />Ainda, no que concerne aos colegas do meu pai, não posso deixar de prestar uma homenagem aos também pilotos Sr Agostinho e o Sr Cabral! Com eles trabalhava também, de entre uma pequena dezena de marinheiros, um senhor chamado '20 Metros', ignoro o porquê...?!<br />Ainda me recordodo com imensa saudade dos passeios que, com o Germano fazia pelo ilhéu, disfrutando, de forma 'gulosa', da extrema beleza deste cantinho do nosso país! Ponton, ficará eternamente ligado-intimamente ligado-ao meu coração de guineense e ao meu coração de filho de MARINHEIRO!<br />Assim, ficar-lhe-ia grato se, para além destas belíssimas fotos com que ilustra este trabalho, pudesse o senhor facultar-me mais alguma imagem (foto ou vídeo) deste ilhéu. <br />Mais uma vez, muito obrigado pela sua obra!<br /><br />Artur Lima, PARIS<br /><br />TEL 00 33 6 64 58 27 01.<br /><br />arlima4@gmail.com Artur Limanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-59017963858603532322016-12-10T20:36:06.791+00:002016-12-10T20:36:06.791+00:00Olá, "filho da escola", anónimo, que mor...Olá, "filho da escola", anónimo, que moras em Oiã... Mostra lá a cara ao menos, ou seja, diz o teu nome, que é para o Patrício e a gente te sinalizar... <br /><br /><br />Se és leitor frequente do nosso blogue, sabes que em princípio nºão aceitamos comentários "anónimos" no nosso blogue... Diz ao menos quem és, já sabemos que és de Oiã, foste fuzileiro, de um dos cursos de 1969... Ficamos sempre felizes pro ter aqui camaradas da Marinha... E se quiseres integrar a nossa Tabanca Grande e partilhar as tuas fotos e demais memórias, melhor, ficamos todos a ganhar...<br /><br />Um alfabravo do editor, Luís GraçaTabanca Grande Luís Graçahttps://www.blogger.com/profile/06648868058767002743noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-48840272119115963302016-12-10T18:29:24.969+00:002016-12-10T18:29:24.969+00:00filho da escola Patricio,obrigado por estas fotos ...filho da escola Patricio,obrigado por estas fotos que me dizem muito, se um dia fores á ilha de Bolama também estive na ponta de Bolama frente á ilha das Galinhas no canal de Pedro Alvares, onde naquele tempo havia um pequeno Farol<br />penso que és de 1965 fuzileiro eu era de 1969 manobra,e já vi que és da zona de Agueda,pois eu moro em OIÃ,somos filhos da terra<br />gostava de encontrar a secção de fuzileiros que estiveram em Caió quando lá estive mas Até hoje ainda não consegui foi em Dezembro de 70 a Março de 71<br />uma curiosidade quando estávamos a chegar á guiné 22 de Novembro de 1970 vinham os navios a vir da operação MAR VERDE sem bandeiras e nºs de costado. e foi preciso os sinaleiros fazerem um bom serviço porque entramos em postos de combate mas depois tudo se arranjou.um abraço filho da escolaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-75943096822733721892016-12-10T13:10:58.703+00:002016-12-10T13:10:58.703+00:00O Pontão, como é chamado em Bissau a este local, n...O Pontão, como é chamado em Bissau a este local, na gíria da marinha e de pessoas ligadas ao mar. Tem uma praia a nascente bonita, com areia onde foi construído um pontão em pedra e pouco cimento, está muito degradado, já não dá para encostar qualquer embarcação.<br />O canhão com rodas de borracha, é de fabrico Russo, as rodas estão com os pneus em baixo. <br />O Comandante Alpoim Galvão, não o encontrou, caso contrário tinha o cortado aos bocados, como fez a muitos outros, para o mandar para a sucata, numa das ultimas missões que fez recentemente na Guiné.<br />Na Guiné, houve depois da Independência oficial, alguma guerra declarada e outras não, com vizinhos, o local é estratégico.<br />Neste momento a guerra é com a frota e barcos Chineses... que levam todos os peixes e camarões. Vai ser o meu trabalho lá, para os controlar com electrónica.<br />Patricionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-75998837916434807912016-12-09T21:20:44.232+00:002016-12-09T21:20:44.232+00:00fui marinheiro estive embarcado no P Nunes e fazia...fui marinheiro estive embarcado no P Nunes e fazia-mos Hidrografia na Guiné, assim no ano 1970 passei por Caio onde estive naquelas instalações de fuzileiros, eles a fazerem a guerra e eu registava as alturas das Marés num velha ponte cais que o amigo Patrício não fotografou, informo que não havia escola de pilotos mas sim pilotos de cor preta para a navegação comercial pois a navegação de navios de guerra não era precisa é uma ilha muito linda e nunca lá existiu guerra no nosso tempo assim aquele blindado não é do nosso tempo nunca lá existiu militares que não fossem fuzileiros, agradeço ao filho escola Patrício puder reviver uma parte da minha vida onde fica o nosso coração para sempre, sou assíduo visitante deste Blogue um abraço especial para o Luís Graça e para todos aqueles que passaram pela linda Guiné Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-90674022390568216342016-12-09T21:07:28.242+00:002016-12-09T21:07:28.242+00:00Olá Camarada
Pode não ser EP, mas PE, ou seja Pro...Olá Camarada<br /><br />Pode não ser EP, mas PE, ou seja Propriedade do Estado, mas isso só a Marinha poderá esclarecer.<br />É provável que o Arquivo Central da Marinha, à Junqueira.<br />É uma hipótese...<br />~<br />Um Ab.<br />António J. P. Costa António J. P. Costahttps://www.blogger.com/profile/07403205474965953291noreply@blogger.com