tag:blogger.com,1999:blog-29087476.post1749534866675662081..comments2024-03-29T11:09:01.579+00:00Comments on Luís Graça & Camaradas da Guiné: Guiiné 63/74 - P12699: A cidade ou vila que eu mais amei ou odiei, no meu tempo de tropa, antes de ser mobilizado para o CTIG (16): Não gostaria de regressar ao passado e muito menos em Tavira (Manuel Luís Lomba, ex-fur mil, CCAV 703 / BCAV 705, Bissau, Cufar e Buruntuma, 1964/66)Luís Graçahttp://www.blogger.com/profile/02855689880579087551noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-16103428203828111742014-02-11T02:49:22.670+00:002014-02-11T02:49:22.670+00:00Caro Camarada Manuel Bernardo:
O meu comentário é...Caro Camarada Manuel Bernardo:<br /><br />O meu comentário é relativo ao post. subscrito pelo Manuel Lomba. Este camarada fala do quartel de Tavira e de uma fábrica de tijolos e tece considerações sobre as instalações do quartel, sobre o comportamento de (alguns) oficiais e sobre as relações laborais das operárias dessa fábrica. Tenho o direito de pensar que o camarada Manuel Lomba não é mentiroso. Ora o meus comentário assenta naquilo que<br />ele descreve.<br />O Manuel Lomba também elogia alguns oficiais pelo seu digno comportamento. Estes não têm que sentir melindre.<br />Um abração <br />Carvalho de MampatáAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-35861881197814556422014-02-10T23:46:30.576+00:002014-02-10T23:46:30.576+00:00Como não frequentei Tavira só posso assentar num o...Como não frequentei Tavira só posso assentar num ou noutro pormenor por "ter ouvido falar" e assim não faço 'juízos de valor'.<br /><br />Seja como for, ou talvez por isso, Tavira é uma das localidades do país onde gosto de estar, onde me sinto bem e onde faço uma visita quase sempre que estou no Algarve.<br /><br />Ah, e a praia da Ilha de Tavira é para mim uma das melhores.<br />Hélder S.Hélder Valériohttps://www.blogger.com/profile/03759122662265632841noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-66088270967191642962014-02-10T23:39:14.314+00:002014-02-10T23:39:14.314+00:00Agradeço os elogios colectivos do Manuel Lomba aos...Agradeço os elogios colectivos do Manuel Lomba aos quatro comandantes de companhia. O Dias Pinto, que desde os anos 60 sempre residiu em Tavira, já faleceu há alguns anos. Quanto aos outros três todos algarvios e ex-alunos do Liceu de Faro (Jorge Serro, Carlos Branco e eu, Manuel Bernardo)chegámos ao posto de coronel, sendo majores por altura do 25 de Abril. Frequentámos a Academia Militar em 1956/59 e fomos promovidos a alferes em 1960 e mobilizados para o Ultramar em 1961. Depois, entre as quatro comissões por imposição ao longo de toda a guerra, fomos "parar" a Tavira. Foi o que aconteceu em 1963-64, aquando da passagem por lá do Manuel Lomba e do Mário Fitas. Lamento que o Carvalho de "Mampatá" faça estas afirmações, sem ter por lá passado. Como diz o Manuel Pina: éramos "decentes e exigentes (a preparar homens para combater em África), mas dignos". Um abraço para todos e para o Luís Graça, fundador e grande animador deste site. Manuel Bernardo Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-80872827298302944082014-02-10T23:39:12.655+00:002014-02-10T23:39:12.655+00:00Agradeço os elogios colectivos do Manuel Lomba aos...Agradeço os elogios colectivos do Manuel Lomba aos quatro comandantes de companhia. O Dias Pinto, que desde os anos 60 sempre residiu em Tavira, já faleceu há alguns anos. Quanto aos outros três todos algarvios e ex-alunos do Liceu de Faro (Jorge Serro, Carlos Branco e eu, Manuel Bernardo)chegámos ao posto de coronel, sendo majores por altura do 25 de Abril. Frequentámos a Academia Militar em 1956/59 e fomos promovidos a alferes em 1960 e mobilizados para o Ultramar em 1961. Depois, entre as quatro comissões por imposição ao longo de toda a guerra, fomos "parar" a Tavira. Foi o que aconteceu em 1963-64, aquando da passagem por lá do Manuel Lomba e do Mário Fitas. Lamento que o Carvalho de "Mampatá" faça estas afirmações, sem ter por lá passado. Como diz o Manuel Pina: éramos "decentes e exigentes (a preparar homens para combater em África), mas dignos". Um abraço para todos e para o Luís Graça, fundador e grande animador deste site. Manuel Bernardo Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-1867275923595392002014-02-09T20:02:24.386+00:002014-02-09T20:02:24.386+00:00Caros "taviranos":
Não posso falar de ex...Caros "taviranos":<br />Não posso falar de experiência feita uma vez que não passei por aquelas bandas mas ou me engano muito ou o meu irmão Manuel Carvalho há de vir aqui dar a sua versão de Tavira que não será muito diferente das já narradas.<br />Só quero prender a atenção daqueles que, algumas vezes,parecem desmemoriados desses tempos...tempos de abusos, dentro e fora dos quarteis, com os seres humanos tratados abaixo de cão, por "bestas" catequisadas pelo regime ou ultrapassando mesmo a doutrina. É que havia gente, mesmo nesse tempo, que tinha dignidade. Fico por aqui... para não me espalhar.<br /><br />Um abração<br /><br />Carvalho de Mampatá<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-54384126883846835462014-02-09T18:05:33.188+00:002014-02-09T18:05:33.188+00:00Obrigado ao Manuel Lomba por me fazer recordar que...Obrigado ao Manuel Lomba por me fazer recordar que no antigo convento da Graça funcionava a enfermaria do CISMI e que no seu logradouro funcionava a pista de obstáculos... Seguramente que lá passei também!<br /><br />E eu a jurar que nunca lá tinha entrado!... Não se pode confiar na memória... Luís Graçahttps://www.blogger.com/profile/02855689880579087551noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-4948872929538933862014-02-09T17:26:45.667+00:002014-02-09T17:26:45.667+00:00Caro Manuel Lomba, estivemos juntos em Tavira, só ...Caro Manuel Lomba, estivemos juntos em Tavira, só que eu era da companhia do tenente Cerro, e, do pelotão do hoje coronel Cadete (patilhas).<br /><br />De Tavira e CISMI, tenho algumas (estórias) no meu primeiro livro "Putos Gandulos e Guerra" que talvez um dia aqui apareça.<br />Com o alferes Manuel Bernardo hoje coronel, tenho tido alguns contactos.<br />Um abraço do tamanho do nosso Cumbijã).<br /><br />Mário FitasMário Fitasnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-43486944159538824312014-02-09T16:52:35.944+00:002014-02-09T16:52:35.944+00:00Não deixa de ser interessante saber qual era o ven...Não deixa de ser interessante saber qual era o vencimento (mensal) dos furriéis e dos alferes do exército no princípio da década de 1960 (ainda antes do início da guerra colonial):<br /><br />Vd. tabela anexa ao Decreto Lei nº 43 267, de 24 dce outubro de 1960<br /><br />http://www.dre.pt/pdf1s/1960/10/24700/23072318.pdf<br /><br />Vencimento base (o da metrópole em todas as províncias)<br /><br />Furriel: 1500$00<br />Alferes: 2600$00/2800$00<br /><br />No ultramar, havia um vencimento complementar, variável conforme a província... Na Guiné, por exemplo, era, o seguinte<br /><br />Furriel: 1800$00<br />Alferes: 1800$00 / 1750$00<br /><br />Já quanto aos vencimentos (diários) das praças do exército, na metrópole, andavam grosso modo entre os 3#00 (1º cabo) e os #50 (recruta)... Mas a tabela era muito detalhada, devido à existência de quadros de 1ª, 2ª e 3ª classe, e ainda devido aos diferentes postos e períodos de readmissão... Um 1º cabo RDM podia ganhar 30#00 diários na metrópole e mais 26$000 diários na Guiné (vencimento complementar)...Luís Graçahttps://www.blogger.com/profile/02855689880579087551noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-59395811940565685452014-02-09T16:06:32.918+00:002014-02-09T16:06:32.918+00:00Segundo o Carlos Silva (que também tirou a mesma e...Segundo o Carlos Silva (que também tirou a mesma especialidade que eu, embora ele fosse do 2º turno e eu do 3º), o pré de um instruendo era então de 23$50, no CISMI, o que não chegava para comer, durante o mês, dez travessas de conquilhjas (que estão hoje a 8 euros o quilo em Olhão, comopradas vivas, nas lojas dos mariscadores), no pressuposto que continuavam a custar 2$50 (que era o preçºo que o Manuel Lomba pagava em princípios de 1964)...<br /><br />O 1º cabo miliciano ganhava então 90#00 (em 1964 e em 1969)... É sempre bom termos um termo de comparação. <br /><br />Obrigado ao Manuel Lomba pelas suas vivíssimas e detalhadas memórias de Tavira e do CISMI... E igualmente obrigado ao Carlos Silva... (Recomendo que lá ler o resto à excelente página dele).Luís Graçahttps://www.blogger.com/profile/02855689880579087551noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-13577862368542875112014-02-09T15:55:42.878+00:002014-02-09T15:55:42.878+00:00Da página do Carlos Silva, nosso camarada e amigo,...Da página do Carlos Silva, nosso camarada e amigo, que também passou pelo CISMI:<br /><br />Excerto (reproduzido com a devida vénia)... LG<br /><br /><br />Guerra na Guiné 63/74<br /><br />http://www.carlosilva-guine.com/jupgrade/index.php/carlos-silva/carlos-silva-diario-de-guerra/1o-capitulo-1969?showall=1&limitstart=<br /><br />________________<br /><br />10-04-1969 – Quinta-feira - Apresentação no CISMI<br /><br />Findo o 1º ciclo do curso [, no RI 5, Caldas da Rainha,], depois de uns curtos dias de licença que passei em Gondomar, apresentei-me neste dia no CISMI em Tavira, para frequentar a 2ª fase do CSM, ou seja, para tirar a "especialidade de armas pesadas" que me coube na rifa não sei a que título, pois desconheço os critérios de escolha, exceptuando os casos das "cunhas", na medida em que, eu não tinha escolhido tal especialidade, pois o que eu escolhi foram duas especialidades na área de transmissões e outra na área da manutenção e administração, optando pelas primeiras em função do conselho de um amigo o Silvério Moura, "Béro Rato" que ao tempo era furriel miliciano da respectiva área no Regimento de Transmissões sediado em Sapadores em Lisboa e pela última especialidade porque eu tinha o curso comercial.<br />Viajei de comboio para Tavira. Saí de manhã da minha terra, Gondomar, para viajar pela primeira vez para o Algarve e para aquela cidade onde cheguei somente à noite.<br /><br />Naquela cidade, à saída da Estação dos Caminhos de Ferro – CP, lá estavam os camiões militares para nos transportarem para o Quartel, o qual não fica muito distante daquele local.<br /><br />O Quartel ficava quase no termo Oeste da cidade, para os lados da Atalaia. [Hoje está no centro da cidade, na medida em que, a construção urbana estendeu-se pelo largo da Atalaia até às salinas e por toda a sua zona periférica.]<br /><br />(...) As instalações eram insuficientes para receber todos os militares e por isso, a muitos deles foi-lhes dada a possibilidade de pernoitar fora do Quartel em casas particulares, o que não aconteceu comigo, porquanto, eu não tinha possibilidades de pagar um quarto e por esse motivo, fiquei instalado na caserna da 2ª Companhia à qual fiquei a pertencer.<br />Apesar do Quartel ter uma pequena parada para instrução, a maioria dos militares instruendos, faziam a aplicação militar no Largo da Atalaia, no qual existiam ali implantados alguns obstáculos.<br />Os "crosses" corridas em marcha, faziam-se desde a saída do Quartel, atravessando a cidade até aos arredores da mesma, quer para os lados de Sta. Luzia, quer para os lados da margem do Rio Gilão e vice-versa.<br /><br />(...)30-04-1969 Quarta-feira - Dia de "Pré"<br /><br />O Instruendo Carlos Silva recebeu a módica quantia de 23$50<br /><br />2-05-1969 – Sexta-feira – Instruendo dia à Companhia<br /><br />Escalado para o serviço de instruendo do dia à Companhia, coadjuvava o Sargento de dia, nas tarefas de acompanhamento do pequeno-almoço, almoço e jantar. No içar e arrear da bandeira, bem como, tomava-se conta de qualquer ocorrência.<br /><br />16-05-1969 - Passagem do fim-de-semana na terra - Gondomar<br /><br />Durante a minha permanência em Tavira apenas passei um fim-de-semana em Gondomar, na medida em que, a distância desta cidade até ao Porto são cerca de 600 Kms.<br />A viagem de camioneta durava cerca de 12 ou 14 horas e era muito cansativa, porquanto, tinha-se de atravessar a Serra do Caldeirão e viajávamos durante toda a noite de sexta para sábado desde aquela cidade até ao Porto. (...)Anonymousnoreply@blogger.com