tag:blogger.com,1999:blog-29087476.post7520907181532293513..comments2024-03-28T18:30:49.770+00:00Comments on Luís Graça & Camaradas da Guiné: Guiné 63/74 - P16497: Memória dos lugares (346): Em abril de 1963, eu fui, com uma secção, de Taibatá (subsetor do Xime) até Satecuta (subsetor do Xitole), atravessando a mata do Fiofioli, e falei com o chefe e a população da tabanca de Satecuta, espantados por nos ver... Regressei pelo mesmo caminho, a tempo de almoçar a Taibatá... (Alcídio Marinho, ex-fur mil, CCAÇ 412, Bafatá, 1963/65)Luís Graçahttp://www.blogger.com/profile/02855689880579087551noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-45820796999760645412016-09-18T01:55:23.287+01:002016-09-18T01:55:23.287+01:00Da Satecuta dos anos 60 à Satecuta dos anos 70...
...Da Satecuta dos anos 60 à Satecuta dos anos 70...<br /><br />http://cart2716.blogspot.pt/2011/02/1971-passeio-turistico-um-acampamento.htmlJorge Silva - CART 2716https://www.blogger.com/profile/16644794250830313791noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-62524111592717913522016-09-17T21:37:14.900+01:002016-09-17T21:37:14.900+01:00Luís a companhia 1426 do Fernando Chapouto foi que...Luís a companhia 1426 do Fernando Chapouto foi quem nos rendeu em Bafatá Outubro de 1965, ao Fernando calhou-lhe ir render o pelotão em Cantacunda, quando se apresentou um dos furriéis que ele ia render pegou no gipe acompanhado de dois soldados e foi-lhe mostrar as zonas e matas que eles tinham que patrulhar diz o Fernando o gajo devia ser mesmo maluco ou estava todo apanhado do clima, eis talvez uma das razões para o Fernando ficar sem reacção momentânea que até recebeu um caixote cheio de sal como se tivesse toucinho. Fala com o Fernando que ele de certeza te confirma o que relatei.<br />Um abraço Colaço.José Botelho Colaçohttps://www.blogger.com/profile/05420413482127077271noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-1800434097163388242016-09-17T21:12:24.597+01:002016-09-17T21:12:24.597+01:00Ao tempo que estive no Xime, de Junho/69 a Maio/70...Ao tempo que estive no Xime, de Junho/69 a Maio/70, falava-se na mata do Fiofioli e que era impenetrável, até diziam que o IN tinha abrigos subterrâneos, não sei se corresponde à realidade ou se era mito. Taibatá estava sob protecção do Xime, cheguei a ir lá algumas vezes e até mais à frente a uma tabanca que também estava em auto-defesa que era Demba Taco. Íamos de viatura.<br />Um abraço para todos os camaradas.José Nascimentonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-34407458309151140202016-09-17T20:09:20.857+01:002016-09-17T20:09:20.857+01:00Alcídio e Zé Colaço, vocês estão proibidos de se &...Alcídio e Zé Colaço, vocês estão proibidos de se "passarem para o outro lado" sem antes contarem, tudo direitinho, esssas aventuras do ano de 1963 em que se andava de jipe Willis pelas matas do Xime e do Xitole!... Quie inveja!... Espero pelas próximas revelações!... LGTabanca Grande Luís Graçahttps://www.blogger.com/profile/06648868058767002743noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-77304049171145543032016-09-17T13:05:30.081+01:002016-09-17T13:05:30.081+01:00Camarigo Alcidio Marinho a C.caç 557 rendeu a C.ca...Camarigo Alcidio Marinho a C.caç 557 rendeu a C.caç. 412 em Bafatá Maio de 1965 vocês deram as directrizes informações qual era a área que devi-amos patrulhar e onde havia o perigo de ser-mos atacados.<br />Já tive ocasião de o dizer que esta época devia ter sido uma altura em PAIGC meteu férias para se organizar, porque nós ia-mos para além do que vocês disseram e nunca houve contacto com o inimigo e eu fiz parte de todas as patrulhas porque o capitão ia sempre e quando ele ia eu só se estivesse doente acamado o que felizmente não aconteceu, é que não era convocado para fazer parte integrante.<br />Para o Luís Graça nosso sistema de saídas foi sempre de dois dias só em num caso especial foi de 3 dias, partia-mos na Gmc e Mercedes até onde seria normal não haver perigo de ataque, aí as viaturas regressavam a Bafatá e nós seguia-mos a pé vários Kms o pior era ser o tempo da chuva e o abrigo para pernoitar tinha que ser com um certo declive para o buraco não encher de agua, outro contra era caminhar com os pés encharcados de agua (nos próximos dias nem saiamos do quartel porque os pés era uma autêntica chaga), no dia seguinte parte da tarde era comunicado a Bafatá a hora do nosso regresso e as viaturas lá estavam à nossa espera.<br />Um abraço Colaço C. caç. 557. José Botelho Colaçohttps://www.blogger.com/profile/05420413482127077271noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-68740356850062125802016-09-17T10:56:06.344+01:002016-09-17T10:56:06.344+01:00Caro Luis
Quando chegamos à Guiné foi-me distribuí...Caro Luis<br />Quando chegamos à Guiné foi-me distribuído um jipão (americano-2ªG. Mundial), só em 1964 é que apareceram os unimogues pequenos (2). Fomos de jipão e jipe Willis.<br />Eles ficaram admirados, porque: <br />1º Já talvez há anos que nenhuma tropa, aparecia por aqueles lados<br />2º Nós íamos fortemente armados e sem capacetes de ferro, todos de verde, só com <br />quico e camuflado, tudo rapazes jovens.<br />A velocidade a norte do Xime era de 40 ou 50 kms/hora, no entanto para baixo, seria cerca de 20 kms/hora e em Matas fechadas não passavamos dos 10 kms/hora.<br />E era assim , porque da 1ª vez que fomos à Ponta do Inglês, com três de Guiné, fomos atacados, no regresso, com dois tiros de pistola.<br />Oportunamente, contarei a chegada a Bissau e as peripécias das primeiras semanas como maçaricos <br />Abraços<br />Alcidio Marinho<br />C.Caç 412<br />Luisgraça e camaradas da Guinéhttps://www.blogger.com/profile/01305097897684886919noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-29087476.post-37773256271037004372016-09-17T00:44:02.875+01:002016-09-17T00:44:02.875+01:00Alcídio, foste a pé ou de viatura ?...Já havia sin...Alcídio, foste a pé ou de viatura ?...Já havia sinais de guerra no setor (sabotagens, abatizes, deslocações de populações...). Por que é que o chefe e a população de Satecuta estão espantados por vos ver ? Eles tinham "fugido para o mato" ?<br /><br /> Ir de Taibatá a Satecuta via Fiofioli e depois regressar a Taibatá, era obra, deviam ser 40 a 50 quilómetros (em linha reta)...Para ires almoçar a Tainatá, no próprio, só podias ter ido de viatura... Na altura não havia minas e atravessava-se a Guiné em poucas horas... <br /><br />Tens uma manancial de informação, de experiências, dessa época, 1963, início da guerra, qué é único, e que gostaria quie continuasses a partilhar com todos nós... Nãop te esqueças, que quando desaparecermos, restará apenas o "silêncio dos arquivos"... Temos um dever de memória, uns para com os oputros, e de nós para com as outras gerações...<br /><br />Um abraço do tamanho do Corubal. LuisTabanca Grande Luís Graçahttps://www.blogger.com/profile/06648868058767002743noreply@blogger.com