terça-feira, 4 de junho de 2024

Guiné 61/74 - P25602: Viagem a Timor: maio/julho de 2016 (Rui Chamusco, ASTIL) - VI (e última) Parte: Regresso a Lisboa, via Singapura e Londres... E que Deus seja louvado!


Timor-Leste > Dili > Aeroporto Internacional > Estátua de Nicolau Lobato (1946-1978), 1º ministro (de 28 de novembro a 7 de dezembro de 1975) e 2º presidente da República Democrática de Timor Leste (1977/78). Fonte: Wikimedia Commons (com a devida vénia...)



Viagem a Timor: maio/julho de 2016 - VI 
(e última) Parte: Regresso a Lisboa, via Singapura e Londres... E que Deus seja louvado!

por Rui Chamusco (*)


Rui Camusco e Gaspar Sobral (2017). A família Sobral 
tem um antepassado comum que foi lurai, régulo,
no tempo dos portugueses. As insígnias do poder
 (incluindo a espada) estão na posse do Gaspar,
que vive em Coimbra.
Foto: Arquivo do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné



29 de junho de 2016, quarta feira –  Gaspar “sicut magíster”


Hoje temos o Dr. Gaspar na sua função de jurista. Um grupo de mais ou – menos 30 pessoas ligadas à comissão da luta contra a corrupção irão ouvir da sua cátedra o ilustre conferencista. Alguma ansiedade da sua parte, mas nada que lhe roube o sono ou lhe tire a lucidez. Pelo sim e pelo não, escreveu e fotocopiou duas folhas com os tópicos dos temas a falar. 

Como atual companheiro de aventuras, dei-lhe um conselho em latim, que tem mais impacto: “ esto brevis et placebis…” que, em português corrente quer dizer: “sê breve e agradarás.”

Não sei se cumpriu, mas já são passadas cinco horas e ele ainda não voltou. Querem lá ver que já foi preso!... Não tarda que ele apareça a vangloriar-se da sua façanha. Bem me parece que com esta ação ele ganhou foram créditos, e quem sabe se os convites não irão agora cair como chuva. Prepara-te,  amigo, que um longo caminho começou!...

E esta, hein?!... Caganitas de Laco

Vim agora a saber, em terra de café, de que há um animal - Laco - que se alimenta, exclusivamente, de grãos de café. Mais ainda, o grão é descascado e fica com uma película que o protege de qualquer contaminação no interior do animal. Os seus excrementos são, por assim dizer, o néctar do café. E por isso muita gente os procura e transforma em grande negócio – a galinha dos ovos de oiro – onde uma chávena de café deste produto pode custar, em Portugal, sete a oito euros. Na grande China é um produto muito apreciado, segundo conta o Painô. 

Entretanto fui buscar o ramo de grãos de café moca que apanhei quando estive na montanha para que o mister Gaspar me explicasse aquilo que relatavam. Caganitas de oiro, direi eu. Nada me admira, pois já o Atílio da telenovela brasileira transformava os excrementos de vaca em oiro precioso, mesmo que fosse em ficção. Para mim, mais vale continuar a beber o cafezinho da praxe e deixar as extravagâncias de sabores e de preços.

A família de acolhimento “Sobral”

É inevitável ter que falar desta família, este núcleo da família Sobral: Eustáquio,
Aurora, Zinom, Zinomia (Eza), Zinígio (Amali), Zinígia (Adobe). 

Um agrupado familiar composto por 6 pessoas que, apesar das carências sociais e económicas, é considerada como classe média. O Eustáquio é o chefe de família e é o homem mais desenrascado que eu conheci até hoje. É uma história viva e a vida tem o obrigado a fazer de tudo para garantir o sustento dos seus. Muito dinâmico, sempre bem disposto, capaz de tudo fazer e dar pelos outros.

O Eustáquio (cujo verdadeiro nome é João) e o Gaspar têm uma grande empatia. Talvez por isso, mas sobretudo porque a família recuperou e habita a casa paterna, é a casa que nos acolhe, o nosso hotel. Aurora é a esposa do Eustáquio.

Confesso que me surpreende, sempre pela positiva. A Aurora teve um AVC há cinco anos que lhe afetou os membros do lado esquerdo, tendo dificuldade de movimentos no braço e da perna. Esta mulher não pára. Muito ajudada pelos seus três filhos, Eza, Amali e Adobe, orienta as lides da casa com uma mestria que eu desejaria ver em muitas donas de casa sem limitações físicas. 

A Aurora é um exemplo vivo da força do querer, do “antes quebrar do que torcer”. Ainda há dias, superando as suas limitações, a vi subir e descer à volta de 400 degraus, para acompanhar a sua filha Adobe na jornada de limpeza na praia... Mulher pequena em estatura, mas enorme na sua missão de esposa e mãe. Mulher por quem tenho um grande respeito uma grande admiração…

Zinom é o filho mais velho que neste momento está a trabalhar em Inglaterra. Não o conheço pessoalmente mas com certeza que é um rapaz às direitas, com sentimentos nobres. Quem sai aos seus não degenera”, e com certeza que o Zinom é um Sobral de estirpe. Boa sorte, rapaz!...

A Eza é a rapariga mais velha da família. Bonita de corpo e de alma, muito dinâmica, capaz de por a mexer todo o mundo que a rodeia. Nada lhe mete medo. Acabou os seus estudos e para aqui anda este talento perdido até que alguém a leve. Este fenómeno é reincidente: estudantes que acabam o ensino obrigatório com boas médias ( conheço uma moça que teve média de 19) e para aqui ficam porque não têm ninguém nos ministérios que influenciem a atribuição de uma bolsa de estudos. Corre por aqui o boato que as bolsas são para filhos e amigos de ministros.

Amali é o rapaz que se segue. Muito amável, sempre pronto para todo o serviço (sai ao pai). Está a terminar os estudos básicos. É pau para toda a colher. Mas para nós, que pouco ou nada sabemos de informática, é o nosso salvador. Já o pus a tocar acordeão e tem um jeito para a música impressionante. Toca e canta como se fosse um verdadeiro artista. Acaba de me dizer que quando acabar os estudos quer ir trabalhar para a Inglaterra onde já reside o irmão.

A ver vamos, pois o futuro no Reino Unido está incerto. Adobe, que é a minha afilhada, é a mais nova (nove anos). Dela já falei abundantemente em e relatos anteriores. Frequenta a Escola de Referência de Taibessi e penso que terá um futuro promissor. Tem uma grande vontade e faz um enorme esforço em aprender e falar o português. Também com a minha ajuda há de conseguir os seus / nossos objetivos.

Aqui está esta família modelo, que se recomenda, onde os laços afetivos e emocionais são tão fortes que dificilmente quebrarão. Amor, simpatia, amizade, simplicidade, pobreza, riqueza espiritual, ternura – tantos e tantos valores que eu desejaria ver em todas as famílias do mundo.

Muito obrigado família Sobral por me considerares também família. Na verdade, sinto mesmo que faço parte deste aglomerado familiar.

Surpreendente!...

Esta noite, depois de uma longa conversa com o trio Gaspar, Eustáquio e eu mesmo, sobre o projeto da construção da Escola em Manati/Boebau, surge de novo o assunto sobre o meu futuro. Diz o Eustáquio: “Nós não queremos que o Tio Rui acabe os s seus dias num lar em Portugal. Vem para aqui que eu e os meus filhos tratamos do Ti Rui”. E de novo oferece um terreno em Liquiçá para que, se eu quiser, construa lá uma casa. O futuro só a Deus pertence, mas esta vontade enorme de me quererem cá faz-me pensar.

Em Timor é impensável, por enquanto, que um filho deposite o pai ou a mãe num lar para aí viverem o resto das suas vidas. Por isso a atitude do Eustáquio é compreensível.

O que é surpreendente é esta preocupação comigo, pois não tenho qualquer laço de sangue com esta família. Eles dizem que passo a ser o avô de todos. Mais uma vez tenho de estar-lhes profundamente reconhecido.

Dia 30 de junho de 2016, quinta feira 
–  Em contagem decrescente

É isso mesmo. Até nós já vamos dizendo: faltam sete dias; de hoje a 8 dias a estas horas estamos em Singapura, estamos em Londres, estamos em Lisboa, etc… 

Então o Gaspar, que tem pânico de voar e enjoa, já só pensa nos comprimidos que há de tomar. Mas, à medida que o tempo escasseia, parece que ´há sempre mais coisas a fazer. Às minhas pressas o Gaspar remata sempre com provérbios “devagar que tenho pressa”, ou então “Roma e Pavia não se fizeram num dia”,  aos quais eu respondo “ não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”. E assim andamos fiel da balança, para um lado e para o outro de modo a atingir o equilíbrio.

Os dias passam e nós também. Somente fica aquilo fomos ou fizemos. Repito aqui o comentário de São Francisco de Assis perante os seus confrades: “ Irmãos comecemos, porque até agora pouco ou nada ainda fizemos”. 

Aqui ou em Portugal temos de continuar a trabalhar e a lutar por este projeto no qual acreditamos, apesar das muitas dificuldades. Desistir só a cabra que, por a corda a que estava presa à estaca lá não chegar, abandonou o seu intento de comer o molho de erva que avistava.

Noite de 30 de junho rica em emoções


Já previa o que iria acontecer. O Anô mandou recado que queria falar comigo sobre o projeto da escola em Boebau, que ele está a ultimar. Quase ao cair da noite, estava ele sentado na campa da avó Felismina (hábito aqui em Timor) quando eu saí da casa do Eustáquio. 

Claro que fui de imediato ao seu encontro. Falamos sobre o projeto e de mais coisas em linguagem possível, pois nem eu domino o tetum nem ele o português, graças a uma miscelânea de palavras que deu bem para nos entendermos. Ao nosso lado estava o Mari (Mariano),  um dos irmãos Sobral que mora ao lado e que nos ia traduzindo as palavras e as frases em que não nos conseguíamos entender. 

A certo ponto diz-me o Anô: "Ti Rui,  eu tenho vergonha de ter feito mal ao Pai (tio) Eustáquio e à família. Desculpa…desculpa!.. 

Percebi logo o que se iria passar: um pedido formal de desculpas sobre as cenas já relatadas no dia 28 de Maio. Entretanto chega o Gaspar que vem de um encontro com um seu amigo em Dili. Sabendo eu já da situação tensa que desde há dias estava presente, chamei o Gaspar e disse-lhe” o Anô precisa de conversar contigo”. 

De modo que arranjei uma desculpa para me ausentar por perto, de modo a que eles pudessem conversar livremente. Chegou também o Painô (filho do irmão Zé já falecido) que se juntou ao grupo. E eu, de ouvido atento, comecei a sentir movimento e saí do quarto para ver em que paravam as modas. Caso fosse necessário intervir como instrumento de paz. E que vejo eu? À soleira da porta de mãos dadas ou abraçados, os ofensores e os ofendidos falando, chorando… com certeza pedindo perdão e perdoando.

Uma atitude nobre dos irmãos Anô e Aquino, que reconhecendo o mal que fizeram, vem “prostrar-se” à frente de quem ofenderam. Abracei-os e dei-lhes ânimo dizendo-lhes: “tudo está bem quando tudo acaba bem”. Não importa os erros que cometemos se reconhecermos que fizemos mal, pedimos perdão a quem ofendemos e aprendermos quenão os devemos repetir. 

Disse-me o Gaspar que ficou emocionado e profundamente bem impressionado com a atitude dos sobrinhos, porque, em Timor, “prostrar-se” é a posição mais humilde de quem pede perdão. Claro que depois estivemos em amena conversa até às tantas. Bebeu-se café, fumaram-se cigarros, falou-se de futebol porque jogava (às 4 da manhã) Portugal. Foi uma noite cheia de emoções até ao raiar do sol, até porque Portugal alcançou as meias finais. Viva Portugal! Viva a família Sobral!

Este rir escancarado da família Sobral

Sé é verdade que rir faz bem, nem se imaginam as risadas abertas quando três ou mais Sobrais se juntam: gargalhadas sonoras e retumbantes que contagiam qualquer ouvinte.

E quem como eu muitas vezes não percebe porque assim se riem, fica contagiado pelo seu riso, sempre que isto acontece. Não sei porquê mas gosto da maneira como se riem.

É mesmo uma catarse. Só o fato de os ouvir rir já me faz bem. E estou a lembrar-me dos grupos que nos países mais evoluídos do mundo praticam a terapia do riso. Aqui a terapia do riso é natural, não forçada, e não custa dinheiro. É fruto da boa disposição que cada um cria ao contar as suas piadas. 

Claro está que família que tanto se ri tem de ter boas relações. Confirmo que a família Sobral é mesmo assim. E vai daí é rir até mais não poder. Rir mas à gargalhada. E viva a boa disposição!...

1 de julho  de 2016, sexta feira  
–  Canções do Bartolomeu

Hoje tive a oportunidade de ouvir tocar e cantar o vizinho Bartolomeu, algumas
canções emocionantes de sua autoria. O Gaspar fez a gravação e um órgão e quatro violas, prometeu fazer a tradução para que possamos, com autorização do autor, cantá-las. 

São canções de mensagem, com uma forte componente afetiva. Por isso ao ouvi-las sabendo o que se canta, as lágrimas afloram. Já uma vez ganhou um prémio: um órgão e quatro violas que num gesto de altruísmo, ofereceu a uma igreja pois não havia qualquer instrumento musical para a animação litúrgica. 

O Bartolomeu aprendeu a tocar numa guitarra que ele próprio construiu. Por isso falta-lhe alguma técnica que ele supera com uma destreza impressionante. Admiro este homem de quem já fiz referência e alguma descrição na página catorze, pelos seus dons musicais – é um talento perdido que precisava de mais divulgação – mas também pela suas atitudes de tolerância e de perdão. O Bartolomeu é um dos líderes jovens desta localidade a quem os jovens mais novos guardam respeito. Não nos cansamos de ouvir as suas histórias e canções.

Música no coração

Se tivesse de escolher um título de filme para esta gente Sobral seria com certeza
“Música no Coração”. É impressionante a capacidade que todos têm de cantar e de tocar. Sempre que a família se junta temos orquestra com certeza. Agora vejam lá aonde veio parar um músico de profissão. Só poderei comentar dizendo “há tanto talento há espera de oportunidades”. Será que o “God Talent” ou o “ The Voice Timor “ demoram em chegar aqui? 

Entretanto e enquanto não chegam por cá continuamos nós a ouvir, a estimular, a tocar, a cantar espontaneamente que é mais natural. O que falta a esta gente para serem estrelas brilhantes? Eu tenho a resposta: oportunidades e apoios. Em Timor há cantores de qualidade, há grupos musicais, há potencial para muito mais. Mas não existe um conservatório de música, não existe orquestra, e poucas escolas de música (normalmente ligadas a instituições de igreja) desenvolvem este dom. No programa escolar constam disciplinas como Educação Moral e Religiosa, Educação Física e outras. A disciplina de Educação Musical não aparece. Então não sabem que a música é um meio extraordinário de educar? Já o sábio filósofo grego Platão nos alertava para tal.

Confesso que gostaria ver em Timor maior apoio estatal ao ensino e divulgação desta arte divina. Como diziam os latinos “ Sine musica nulla vita “ que quer dizer não há vida sem música. Se não acreditam perguntem a esta gente. (...)


A tolerância e o respeito

A Adobe, minha afilhada, veio até mim com uma proposta: "Pai Rui,  telefone ao
Professor Olderico a dizer que eu sexta feira não vou à escola porque quero ir ao
aeroporto para a despedida “. A minha reação foi imediata: “ Nem pensar! Vais à escola que eu não telefono “. 

De tarde, quando voltou da escola, a rapariga estava toda contente porque deu-se conta que nos dias 6 e 7 de Julho as escolas estariam fechadas por motivos religiosos. Ao tentar verificar esses motivos, fiquei profundamente bem impressionado. O governo timorense, por respeito e igualdade, decidiu que as escolas e os outros serviços de estado estariam encerrados porque era o fim do Ramadão. E portanto, por respeito aos irmãos mulçumanos, aqui temos na prática o que é o princípio da tolerância que tanta falta nos faz, em qualquer sociedade do mundo. Obrigado Timor
por mais esta lição…


Timor-Leste > Dili > Cemitério de Santa Cuz > Sepultura de Sebastião Gomes (1972-1991). O massacre de Santa Cruz deu-se aqui,em 12 de novembro de 1991,  por ocasião da procissão fúnebre à campo do jovem resistente timorense. Fonte: Wikimedia Commons (com a devida vénia...)


6 de julho de 2016, quarta feira –  Sacros costumes

Hoje, véspera do nosso regresso, o Painô convidou-nos para irmos prestar um
homenagem ai pai e à mãe, sepultados no cemitério de … Faz hoje anos que o pai Zé ( irmão mais velho ) faleceu. No táxi do Eustáquio, lá fomos eu, o Gaspar, a Adobe e o condutor. Foram espalhadas pétalas de flores e folhas em cada campa e acendidas as velas. Rezou-se (foi a Jinha que conduziu a oração ) e depois de alguns momentos de silêncio fomos saindo dos locais, com alguma emoção. 

O Gaspar não aguentou a carga emotiva, desatou a chorar e teve que sair mais cedo. Explicou-nos ele que lhe passaram pela mente todos momentos que, sobretudo em criança, compartiu com o irmão. De seguida o Eustáquio decidiu levar-nos ao Cemitério de Santa Cruz, onde já tínhamos estado no dia da chegada, a fim de, na campa do pai José Sobral, cumprimos o mesmo ritual. O Eustáquio fez uma oração demorada agradecendo ao pai tudo o que aconteceu durante a nossa estadia e pedindo a sua intercessão junto de Deus para que a nossa viagem de regresso decorresse da melhor forma.

De campa em campa neste imenso cemitério e sobretudo à saída invadiu-me um forte sentimento de revolta pelo que fizeram as tropas indonésias durante as invasões. A forma com que quiseram impor-se é hedionda. Mais de duzentas mil mortes, muitas delas neste mesmo local, dizimaram uma grande parte da população de Timor.

Contaram-me que para aterrorizarem o povo, junto à porta principal deitaram o corpo de Nicolau Lobato (1946-1978) para que fosse pisado por todos, servindo assim de lição a toda esta gente. O que a gente sofre!...

Festa de despedida

O Painô, sendo o filho mais velho do irmão mais velho que já faleceu, organizou uma festa de despedida na noite do dia 6. Mais de cinquenta pessoas juntaram-se neste santuário de família para uma fausta refeição com assados de carne e peixe e muita música. Primeiro as crianças e depois os adultos foram progressivamente alimentando o corpo. 

A música nunca parou, tal é a apetência e convivência desta família para esta nobre arte. Violinos, guitarra, cavaquinho (ukelele), acordeão, canções tudo ali teve lugar. Ainda se tentou difundir música de dança mas, ou porque a técnica não ajudou ou por outras várias razões, ficamos por ali. Entretanto, notava-se já a movimentação com gritos a clamar “Portugal!..” porque o jogo entre Portugal e o País de Gales estava aproximando-se rumo às quatro da madrugada.

As meias finais do campeonato europeu de futebol 2016

Mesmo sem televisão para vermos o jogo desta meia-final do campeonato europeu entre Portugal e o País de Gales, confesso que um nervoso miudinho nos ia invadindo. Liguei o computador para ir de vez em quando verificar o resultado. Eram mais ou menos cinco horas da manhã quando se ouviu um enorme grito acompanhado de outros sons, também foguetes. Sobressaltado saí da cama para ver o resultado no computador. Uma grande satisfação com o desejo que o jogo acabasse já. Mas não. Ainda mal tinha regressado à cama, outro enorme grito. O mesmo ritual de verificação e constatei o segundo golo de Portugal. 

Depois, até final, já não arredei pé à espera que chegasse o Eustáquio que tinha ido para casa de um vizinho ver o jogo. A satisfação era tanta que já não fomos à cama, pois já passava das seis da manhã. A vibração dos timorenses com a vitória continuava com lançamento de foguetes, bandeiras desfraldadas, toques de buzinas… uma verdadeira loucura… Menos o Gaspar que só soube do resultado quando se levantou e lhe fomos dizer “ Portugal ganhou! E vai à final com a França”. Claro que também ele ficou contente. É timorense mas vive em Portugal…

7 de julho de 2016, quinta feira 
–  A partida em Ailok Laran

Começaram logo de manhã os afazeres da partida: arrumar e ver o peso da mala,
explicar e deixar os medicamentos à família, mais isto, mais aquilo. O almoço foi
antecipado a fim de estarmos a tempo e horas no aeroporto. A família Gaspar foi-senjuntando, porque todos faziam questão de irem ao aeroporto connosco. 

Uma comitiva com mais de cinquenta pessoas, incluindo muitas crianças que neste dia não tinham escola pelo motivo que já antes expliquei. Até o Alaka, que vai a fazer três anos, tiveram de levar porque se desfazia num autêntico berreiro por o pai o não querer levar.

Mas foi!

Antes da partida de Ailok Laran o Eustáquio chamou-nos para dentro de casa ( a mim e ao Gaspar ) para, em clima de intimidade, junto da sua família nos agradecer a nossa visita e estadia na sua casa. Disse palavras tão sentidas que eu, emocionado e sem palavras, apenas pus a mão no coração e consegui dizer “ Obrigado! Obrigado! “

E saí de casa a morder os lábios para não chorar. Claro que eles notaram e ficaram a chorar..

Dias 7/8 de julho de 2016, quinta e sexta feira 
– Alguns episódios na viagem de regresso


Depois da despedida no aeroporto de Dili, lá vamos nós rumo ao avião da Silkair que nos levará a Singapura. 

O Gaspar, talvez levado pela excitação da viagem, ao receber um copo de água fresca das mãos de uma hospedeira de bordo desequilibrou-se e enfia com o seu conteúdo sobre mim. Valeu que o calor era muito e até soube bem. Para onde estaria ele a olhar? Para a beleza da hospedeira?....

Em Singapura, depois de cinco horas de espera que deram para revisitar espaços e comer alguma coisa ( o Gaspar, talvez para me fazer impressão, dizia que era carne de cão ) fomo-nos dirigindo para a zona do chek in. Tudo normal não fora o companheiro de viagem, carregado de jornais e de tarecos, começar a largar pelo caminho os seus pertences: jornais, pasta de documentos, violino, etc… Mais atrás ia eu que, a chorar de riso, lhe chamava a atenção com a expressão carinhosa “caganitas de laco” olha o que estás a fazer!... 

Tive de tomar a decisão de cuidar dele pois o meu amigo perdeu a noção do tempo e do espaço. A viagem na British Airways de Singapura a Londres foi muito longa, mais de 13 horas. 

Chegados a Londres, com duas horas de espera e com tanto espaço a percorrer, tivemos de nos despachar. No entanto o sr. Gaspar teve necessidade de ir ao wc, e eu estava e ver que nunca mais se despachava e o tempo a passar. Que horas são? Perguntou ele lá de dentro. É que este senhor decidiu não alterar a hora de Portugal desde que de lá saímos há dois meses. 

À rasca, lá conseguimos entrar no avião da British Airways que nos levaria a Lisboa. Azar dos azares, o Gaspar acabou por não tomar o comprimido do enjoo e, a partir daqui começaram as cenas de má disposição.

Não vomitou no avião mas ao aterrar em Lisboa, felizmente nas casas de banho,
descarregou tudo quanto dentro tinha. Mais meia hora de espera, até que conseguimos sair do aeroporto. Eu que escrevo sempre em forma, e o meu amigo de rastos à espera que o seu automóvel chegasse pelas mãos do seu cunhado Tó Barroco em companhia da Glória Sobral. Efusivos cumprimentos, piadas, risos e algumas lágrimas e lá vamos nós para os locais de onde partimos.

Conclusões sobre a viagem e estadia em Timor

1. Esta viagem foi programada no âmbito de um projeto “Uma Escola em Timor”. Não foi portanto uma viagem com caraterísticas puramente turísticas. Durante dois meses não utilizamos hotéis mas sim as habitações comuns de bairros de periferia, com muitas carências e dificuldades. Não foi por isso uma estadia nada fácil.

2. Nada nem ninguém nos conseguirá desviar dos nossos objetivos. Lutamos e
continuaremos a lutar pela concretização dos nossos projetos. O que nos levou a
Timor foi um projeto de solidariedade que se irá concretizar na construção e funcionamento da escola e no programa de apadrinhamento de crianças com
dificuldade de prosseguir os seus estudos devido a dificuldades económicas.

3. Esta onda de solidariedade criou laços afetivos que perdurarão para sempre. Os timorenses abrangidos manifestaram a sua gratidão e reconhecimento de uma maneira efusiva. O carinho e a amizade que nutrem por nós não tem preço. Amam Portugal, mas amam sobretudo quem se preocupa e interessa por eles.

Quase todos os timorenses têm nomes ou apelidos portugueses. A família Sobral
é a única existente em todo o território de Timor, embora estejam distribuídos por várias localidades. Tenho o privilégio de os conhecer quase todos ( a tribo tem mais ou menos 200 elementos, com um número elevado de crianças) e de ser conhecido e amigo de muitos deles. Por isso vamos fazer todo o possível para os salvar e ajudar.

4. Qualquer descrição por mim feita tem valor relativo. Refiro-me particularmente às referências ao amigo Gaspar Sobral. Só uma grande amizade me permite dizer coisas tão particulares. Ele sabe bem que é assim. Sem ofensas mas, se por acaso algo está errado, peço o seu perdão.

5. A todos os que tiveram, têm ou terão oportunidade de ler estas crónicas quero
agradecer o seu interesse e, ao estilo de Francisco de Assis, não o político mas o santo, que seja tudo para glória de Deus. Que Deus Seja Louvado!
_____________

Conta solidária da Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste (ASTIL)

IBAN: PT50 0035 0702 000297617308 4

(Seleção, revisão / fixação de texto: LG)
__________

Nota do editor:

Último poste da série > 31 de maio de 2024 > Guiné 61/74 - P25587: Viagem a Timor: maio/julho de 2016 (Rui Chamusco, ASTIL) - Parte V: um país apaixonante, cheio de contrastes... e contradições

Vd. postes anteriores da série;

26 de maio de 2024 > Guiné 61/74 - P25562: Viagem a Timor: maio/julho de 2016 (Rui Chamusco, ASTIL) - Parte IV: um encontro, privado, com Ramos Horta, colega de escola do Gaspar Sobral

23 de maio de 2024 > Guiné 61/74 - P25553: Viagem a Timor: maio/julho de 2016 (Rui Chamusco, ASTIL) - Parte III: uma igreja ou uma escola ? está decidido, vamos construir uma escola

21 de maio de 2024 > Guiné 61/74 - P25546: Viagem a Timor-Leste: maio/julho de 2016 (Rui Chamusco, ASTIL) - Parte II - A caminho das montanhas

20 de maio de 2024 > Guiné 61/74 - P25544: Viagem a Timor-Leste: maio/julho de 2016 (Rui Chamusco, ASTIL) - Parte I: As primeiras emoções e impressões

Guiné 61/74 - P25601: História do Pel Caç Nat 60 (São Domingos, Ingoré e Susana, 1968/74) (Manuel Seleiro, ex-1º cabo, DFA, 1968/70)






Guiné > Região de Cacheu > São Domingos (?) > s/d (c. 1968-70) > Pel Caç Nat 60 > Foto de grupo


Foto (e legenda): © Manuel Seleiro (2009). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].




Pel Caç at 60 (Divisa: "Fortuna, audácia")


O 1º cabo Manuel Seleiro,
levantando uma mina A/P,
em 13/11/1969, na Estrada  de
São Domingos .Susana - Varela,
  

1. Excertos de poste de 7 de maio de 2019 do blogue do Pel Caç Nat 60, criado pelo Manuel Seleiro


(i) o Pelotão de Caçadores Nativos 60  foi criado em 7 de maio de 1968, em São Domingos, região do Cacheu;

 (ii) estivemos com o BCÇ .1933, CCS, CCAÇ 1790, CCAÇ 1791m São Domingos,  d emaio a novembro de 1968;

(iii) seguimos para Ingoré, onde ficámos com a CCAÇ 1801 de novembro de 1968 até agosto de 1969;

(iv) regressámos a S. Domingos, em agosto de 1969 onde trabalhámos com a CCV  2539;

(v) o Pel Caç Nat 60 ficou em S. Domingos / Susana,
 até ao ano de 1974 (quando foi extinto);

(vi) o primeiro comandante do Pel Caç Nat 69 
 foi o ex-alf mil  Luís Almeida;

Hugo Guerra: comandou
o Pel Caç Nat 55 (Gandembel
e Ponte Balana, 1968/69)







(vii) foi rendido pelo ex-alf mil Nélson Gonçalves;

(viii) a 13 de novembro de 1969,  a viatura em que seguia o ex-alf mil Gonçalves, acionou uma mina anticarro sendo ferido com gravidade;

(ix) de novembro a janeiro, o pelotão foi comandado 
pelo ex-fur mil Rocha.

(x) em janeiro de 1970 o ex -alf mil Hugo Guerra 
comandava o Pelotão;

(xi) no dia 10 de março de 1970 é ferido, juntamente c
om 1º cabo Manuel Seleiro que  desativava uma mina antipessoal.


2. Lista de militares do Pel Caç Nat 60, divulgada
pelo Manuel Seleiro, na sua página  Luar da Meia Noite:

Alferes, comandantes:

Alf Mil Luís António Gonçalves Almeida - Atir
Alf Mil Nélson Gonçalves - Atir, "DFA"
Alf Mil Hugo António Constantino Guerra - Atir , "DFA"
Alf Mil Manuel Maria Pereira da Rocha - Atir
Alf Mil António Inverno - 72/74 - Ranger
Alf 'Comando' João Uloma - Africano, Atir

Furriéis:

Fur Mil Isaías Barbosa Leão - Atir,  67/69
Fur Mil José Lopes Fazendas - Atir,  67/69
Fur Mil Manuel Martins Viana de Sousa - Atir, 67/69
Fur Mil Manuel Marques Pereira da Rocha - Atir,  69/70, "DFA"
Fur Mil Manuel de Jesus Neves - Atir, 69/71
Fur Mil Moreira- Atir 

Cabos / soldados:

1º Cabo Manuel Maria Magalhães - Atir,  68/70
1º Cabo Manuel Seleiro  - Caçador, 68/70, "DFA"
1º Cabo ' Comando' Agostinho - Africano, Atir
Gilat - Sold africano,  Atir
Guilherme de Oliveira Marques - Sold Trms, 68/70
Luís Fidalgo - Sold Atir,  68/70
Pedro - Sold africano,  Atir
Malan Seide - Sold africano, Atir
Augusto - Sold africano, Atir
Cavaleiro - Sold africano, Atir
Malan - Sold africano, Atir
Armando - Sold Atir,  68/70

______________

Nota do editor:

Guiné 61/74 - P25600: O armorial militar do CTIG - Parte I: Emblemas dos Pelotões de Caçadores Nativos: dos gaviões aos leões negros, das panteras negras às águias negras...sem esquecer os crocodilos



Pel Caç Nat 51


Pel Caç Nat 52, "Os Gaviões" (Matar ou Morrer)


Pel Caç Nat 53 ("Continuaremos")



Pel Caç Nat 54, "Águis Negras"




Pel Caç Nat 55, "Panteras Negras" (Audaces Fortuna Juvat
A Sorte Favorece os Audazes)



Pel Caç Nat 57, "Os Intocáveis"



Pel Caç Nat 60 ("Fortuna, Audácia")


Pel Caç Nat 63


Pel Caç Nat 64, Bafatá ("Os Leões Sempre Prontos para Tudo")



Pel Caç Nat 65, "Leões Negros"

Pel Caç Nat 67


Pel Caç Nat 69


1. "Armorial" é, segundo o dicionário, "o livro de registo dos brasões". A expressão  "armorial militar" refere-se a um conjunto de brasões, escudos, símbolos, emblemas ("armas", no plural, na terminologia da heráldica)  utilizados pelas forças armadas, permitindo identificar e distinguir unidades ou subunidades específicas (batalhões, companhias, pelotões, etc.). Estes símbolos podem incluir logotipos, bandeiras, insígnias, divisas ou outros elementos visuais, representando a unidade militar e sua história.

Aceitando o desafio do Augusto Silva Santos(*), vamos "revisitar" os brasões, guiões e crachás das unidades e subunidades que passaram pelo TO da Guiné, destacando aquelas que, por um razão ou outra (nome, emblema, divisa...), pode parecer mais original, bizarra, excêntrica, engraçada... E vamos começar pelos Pelotões de Caçadores Nativos (Pel Caç Nat).

No nosso blogue temos referências a 16 Pelotões de Caçadores Nativos, com destaque para o Pel Caç Nat 51, 52, 53, 54 e 63 (com mais de 30 referências, cada um):

Pel Caç Nat 51 (35)
Pel Caç Nat 52 (196)
Pel Caç Nat 53 (61)
Pel Caç Nat 54 (57)
Pel Caç Nat 55 (16)
Pel Caç Nat 56 (24)
Pel Caç Nat 57 (5)
Pel Caç Nat 58 (12)
Pel Caç Nat 59 (3)
Pel Caç Nat 60 (26)
Pel Caç Nat 61 (6)
Pel Caç Nat 63 (100)
Pel Caç Nat 65 (14)
Pel Caç Nat 67 (8)
Pel Caç Nat 69 (2)
Pel Caç Nat 70 (1)

Na coleção do nosso camarada Carlos Coutinho (que teve a infinita paciência de recolher, identificar, selecionar, tratar, digitalizar e divulgar centenas de brasões, guiões e crachás de unidades e subunidades do exército, de todas as armas e dos três teatros de operações)  faltam os emblemas de uma parte dos Pel Caç Nat (no ficheiro que ele nos cedeu gentilmente  há largos anos):  56, 58, 59, 61, 62, 66, 68 e 70. (Se alguém os tiver, que nos mande ao menos uma cópia, em formato digital.)

Também não há, nos livros da CECA (Comissão para o Estudo das Campanhas de África) , fichas destas subunidades, pelo que é difícil reconstituir a sua história e saber quem por lá passou, por onde e quando. E também omissa a sua atividade operacional.

Mas sabemos, pelo nosso colaborador permanente, o José Martins, em que ano se formaram:

(...) "A partir de 1966, os africanos foram chamados a uma intervenção mais activa no esforço de guerra. Foi iniciada a constituição de Pelotões de Caçadores Nativos (Pel Caç Nat) tendo sido formados sete pelotões numerados de 51 a 57

"Estas unidades eram comandadas por um oficial com a patente de alferes, coadjuvado por furriéis e praças especialistas europeias, uma estrutura adaptada à sua dimensão - entre 30 a 40 homens. Neste ano subiu, para 3.952, o número de tropas locais em serviço.

"O ano de 1967 foi um ano de viragem. As companhias de Caçadores existentes foram redenominadas e transformaram-se nas CCaç 3 (ex-1ª CCaçI), CCaç 5 (ex- 3ª CCaçI) e CCaç 6 (ex- 4ªCCaçI), além da formação de mais um Pel Caç Nat, o nº 58.

"Em 1968 foram criados 11 novos Pel Caç Nat, a quem foram atribuídos os números de 59 a 69, e em 1969 foram criadas as CCaç 11, 12, 13 e 14, a partir das CArt 2479 e CCaç 2590, 2591 e 2592, que já tinham uma constituição igual às anteriores companhias existentes do recrutamento local ou foram adaptadas.

"No período entre 1970 e 1973 foram constituídas mais sete companhias de recrutamento local, as CCaç 15, 16, 17 e 18 (em 1970), a CCaç 19, (em 1971) e as CCaç 20 e 21 (em 1973). Em 1973 foi, também, constituído o Pel Caç Nat 70." (...)


2. O Pel Nat Caç 52 é o que tem mais representantes no nosso blogue, a começar pelos seus sucessivos comandantes: Henrique Matos, primeiro comandante (Enxalé, 1966/68), Mário Beja Santos (Missirá  e Bambadinca, 1968/70),  Nelson Wahnon Reis (1971) ,  Joaquim Mexia Alves (Ponte Rio Udunduma, Mato Cão, 1972),  António  Sá Fernandes (1973), Luis Mourato Oliveira (Mato Cão e Missirá, jul 73/ ago 74).... (Todos são membros da Tabanca Grande, com exceção do Nelson Wahnon Reis, que era natural de Cabo Verde.)

O Pel Caç Nat 53 está associado ao nome do Paulo Santiago, seu comandente no Saltinho (1970/72). E o Pel Caç Nat 63 está profundamente ligado ao "alfero Cabral", o nosso saudoso Jorge Cabral (Fá e Missirá, 1969/71).

O José António Viegas representa, no blogue, o Pel Caç Nat 54 (1966/68), tal como o  Mário Armas de Sousa (Missirá, 1969/70).

O António Baldé passou pelo Pel Caç Nat 56 (São João, 1969/70). Tal como o José Câmara (Bachile e Teixeira Pinto, 1971/73).
 
Do  Pel Caç Nat 51 (Guileje e Cufar, 1969/70), temos o Armindo Batata,  seu ex-comandante.

O Hugo Guerra também representa o Pel Caç Nat 55 (Gandembel e Balana) e depois o Pel Caç Nat 60 (São Domingos), entre 1968 e 1970. O Manuel Seleiro também estebe no Pel Caç Nat 60 (Sáo Domingos e Susana, 1968/70). O António Inverno também passou por este Pel Caç (Sáo Domingos, 1972/74). 

Do Pel Caç Nat 57 temos o depoimento do ex-alf mil Fernando Paiva  (Mansoa, Bindoro e Bolama, 1967/69() que nos disse, aqui, que criou esta subunidade,   construiu o destacamento de Bindoro, a pá e pica, e viveu diaramente, ombro a ombro, com os balantas da região do Oio.

Do Pel Caç Nat 58 já sabemos que foi praticamente destroçado no fatídico dia 12 de outubro de 1970, na emboscada de Infandre, Zona Oeste, Setor 04 (Mansoa). 

O Luís Guerreiro, ex-fur mil CART 2410 ("Os Dráculas", "Ou vai ou racha", Guileje, 1968/70) também esteve no Pel Caç Nat 65 (Gadamael e Ganturé, 1968/70).

Quase todos os emblemas (desta amostra) baseiam-se num "animal de estimação":

 (i) aves de rapina ( o gavião, a águia) (Pel Caç Nat 52 e 54); 

(ii) felinos e outros predadores: a pantera (negra) (Pel Caç Nat  55); o leão (Pel Caç Nat 64); o leão negro (Pel Caç Nat 65)  e o crocodilo (Pel Caç Nat 67)... 

Ou então em imagens simbólicas: (iii) duas catanas cruzadas (Pel Caç Nat 51); (iv) uma mão branca e uma mão preta, entrelaçadas (Pel Caç Nat 53); ou ainda (v) duas armas  (G3) cruzadas, sobrepostas pela  Cruz de Cristo  (Pel Caça Nat 57).

O Pel Caç Nat 63 também ostenta a cabeça de um felino (parece ser um lobo). 

Das divisas a mais "guerreira" é a do Pel Caç Nat 52, "Os Gaviões": "Matar ou morrer"...E por baixo do gavião, o brasão ostenta uma caveira... De quem terá sido a ideia original ? 

Já no do Pel Caç Nat 64 pode ler-se: "Os Leões Sempre Prontos para Tudo"...

Panteras negras não existiam na Guiné e leões também ninguém deve ter visto nenhum no nosso tempo... Muito menos "leões negros"...  Mas, como já o dissemos,  a nossa "bicharada de estimação" dava uma boa dissertação de mestrado ou até uma tese de doutoramento (***)... em antropologia, comunicação, marketing, semiologia, artes visuais, heráldica militar, etc.

Para além do nosso apreço e reconhecimento pelo trabalho do Coutinho e dos demais camaradas que com ele trabalham neste campo, no Portal UTW - Dos Veteranos da Guerra do Ultramar, apoiamos também, mais uma vez, a ideia do nosso grão-tabanqueiro António J. Pereira da Costa (no poste P7513, de 27 de dezembro de 2010poste P7513, de 27 de dezembro de 2010):

(...) Creio que temos estado a perder uma coisa importantíssima para a memória 'futura' (será que também há memória passada? Pesada sei eu que há...) e que são os emblemas de peito (crachás) e de braço que usávamos e que hoje poderão constituir algo que se possa juntar aos números das Unidades como algo indelével e que orgulha os seus possuidores. Temos também os guiões que, nem sempre, são iguais aos emblemas. Julgo que por si só já são um bocado da História e muito faladores, como acontece aos brasões, que são 'falantes'.

"Poder-se-ia criar no blogue um 'Banco de Crachás e Guiões' onde seriam inseridos os que se encontrassem, acompanhados de uma resenha acerca da sua feitura: quem deu a ideia, quem desenhou, como foi aprovado, o quem significa, formato, etc. etc. etc. 

"Sabendo-se quais e quantas as Unidades que passaram pela Guiné, rapidamente atingiríamos o pleno e poderíamos expô-los à consideração dos curiosos e outros frequentadores. Nenhum deles foi aprovado pela Comissão de Heráldica, mas isso também não interessa. São distintivos populares (aos gosto dos 'soldados'), como os dos clubes desportivos, de que se aprende a gostar.

"Se calhar era um bom início para uma História das Unidades" (...)

Já agora, o Carlos Coutinho há muito merece honras de Tabanca Grande, memso não tendo passado pelo TO da Guiné!  Fica aqui, desde já, o convite. 

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(***) Vd. poste de  17 de outubro de 2019 >  Guiné 61/74 - P20249: Brasões, guiões ou crachás (8): A nossa bicharada de estimação ou o bestiário da nossa guerra... dava uma tese de doutoramento em antropologia!

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Guiné 61/74 - P25599: Notas de leitura (1697): "Quando os Cravos Vermelhos Cruzaram o Geba", por Tony Tcheka (nome literário de António Soares Lopes Júnior); Editorial Novembro, 2022 (3) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 21 de Novembro de 2022:

Queridos amigos,
Só apetece dizer que desejo as maiores felicidades para este livro, que seja profundamente conhecido na Guiné-Bissau e amplamente refletido por todos os que prezam a construção da liberdade e da modernidade para aquele belo país. Tony Tcheka tem a coragem de apontar quais os caminhos percorridos pelo mal-estar guineense, logo a incapacidade de se gerar um ambiente sincero de reconciliação e fala-nos daqueles que foram deitados fora pela independência, um potencial atirado para o lixo ou para a diáspora; e quando se põe à frente do pelotão denunciar a monstruosidade da mutilação genital feminina escolhe com precisão um cenário daquele Antoninho que se debotou de alma e coração à luta pela independência, sempre apoiado pela mãe, e a tremenda controvérsia, o choque de mentalidades com o pai, um muçulmano ainda envolvido por tradições obscuras no desprezo pela mulher, a ponto de querer as suas filhas puras e dignas desde que fisicamente mutiladas. Não me cansarei de dizer que é um livro admirável e todas as linhas de combate que ali avultam revelam um escritor de coragem, amante do seu país e do seu progresso.

Um abraço do
Mário



Tony Tcheka, um corajoso denunciador de segredos e mentiras (3)

Mário Beja Santos

A obra intitula-se "Quando os Cravos Vermelhos Cruzaram o Geba", o seu autor é o jornalista e escritor Tony Tcheka (nome literário de António Soares Lopes Júnior), nascido em Bissau em 1951, Editorial Novembro, 2022. É muito mais do que uma surpresa literária, ficamos assombrados com a ousadia deste guineense que rompe com mitos, palavras de ordem e dogmas de fé em que a política bissau-guineense é exuberante. 

Como escreve Pires Laranjeira no prefácio, “Trata-se de um livro corajoso, com seus contos estéticos, contos-ensaios, contos-testemunhos, contos-de-casos sociológicos – e – ontológicos, para ler de um fôlego e entrar numa área da vida guineense que a literatura nunca tocou, a dos guineenses que assumiam identidade portuguesa e dela não queriam abdicar, mesmo mergulhados em grandes infortúnios. Com conhecimento, compreensão e ternura contando a amargura de destinos malparados. Em última instância, todo o livro aborda o Estado-Nação formado por competências antigas e modernas, herdadas das colonizações (dos impérios antigos do oeste africano e do oeste europeu) e da revolução independentista, em que o valor consuetudinário continua a ter muita força e a revigorar na terra branku".

Mas o último conto deste admirável livro tem a ver com outro assunto, a mutilação genital feminina, que Tony Tcheka designa por “Excisadas na flor da vida”. É uma narrativa preciosa, dispõe de um cunho didático que agarra o leitor do princípio ao fim, deixa bem esculpido o contraste entre a modernidade (entenda-se o universo dos direitos humanos, aqui incluído o direito à integridade do corpo) e preconceitos arreigados, hoje inequivocamente associados ao obscurantismo e à falência de um sistema educativo. A figura pivô é Antoninho Sory Dansó, nascido na tabanca de Começada, fez os estudos universitários em Portugal, apoiado pela mãe e desdenhados pelo pai, um Aladje, detentor deste título por ter feito a peregrinação a Meca, implacável opositor à instituição escola.

Progenitores que vieram do Sul, da tabanca de Campeane; Antoninho foi crescendo num mundo de pacatez até que começou a subversão que conduziu à luta armada, os pais deixaram a tabanca, mas os sonhos de progredir nos estudos passaram a realidade, concluiu o ensino secundário, juntou-se a um movimento de libertação, veio depois estudar em Portugal, era um tempo de deslumbramento, “havia um clima contagiante de magia pairando no ar. Independência, hino, bandeira, comícios em kriol, primeiras aparições públicas dos novos dirigentes titulados de Combatentes da Liberdade da Pátria, anunciando programas e projetos de desenvolvimento. Promessa era a palavra-chave nos palanques de longos e patrióticos comícios”. 

Impunham-se músicos nacionais, a programação radiofónica era vibrante, chegavam cooperantes. E surgiu a tensão de que as raparigas deviam ir à escola, protestos do pai, Antoninho sente no ar as ameaças, felizmente que ganhou um bolsa para vir estudar para Lisboa. Não foi fácil a sua inserção na sociedade portuguesa.

O tempo passa, convive com os seus patrícios na Quinta do Mocho. 

“O que mais o afligia era a forma como esses patrícios trouxeram na bagagem as maneiras de pensar do antigamente e uma postura anti-independência”

E uma noite, enquanto estudava por baixo de uma lâmpada de luz mortiça, foi-lhe dado ouvir uma conversa em que se falava da excisão. Arrepiou-se com o que ouviu: 

“Estão a crescer, a crescer, e continuam impuras; chegada a hora do casamento, quem vai querer uma esposa nestas condições. Estarmos fora da terra não é justificação para não se cumprir um ritual sagrado. Os nossos pais e avós cumpriram sempre e transmitiram-nos essa sabedoria: temos de arranjar uma Fanateca (mulher que se dedica à mutilação genital feminina) e um local seguro para o fanado.” 

Meteu-se na conversa, provocou a ira dos seus compatriotas. Percorreu a via sacra dos anúncios à procura de um quarto, descobriu que os brancos mantinham preconceitos raciais e mentalidades retrógradas, graças a uma boa amiga, Rosa Linda, lá conseguiu quarto em casa de um casal de meia idade, ali viveu 5 anos.

Falar com os seus conterrâneos continuava a não ser fácil, tanto por razões políticas como pelo tema da excisão. Voltou ao país, sentia-se muito prestável, vinha entusiasmado pela reconstrução nacional. Leu e assimilou Amílcar Cabral. Estava a ser bem-sucedido no plano profissional, mas havias as discussões bem azedas com o pai, havia a prometida esposa negociada por este. De início respeitador das crenças tradicionais, Antoninho estava cada vez mais agnóstico, não se conformava com a decisão do pai de impedir as duas irmãs de frequentarem a escola. E não escondia discordar da segregação por sexo, idade, cor da pele, religião e situação social na vida. Havia discussões acaloradas, procurava fazer ver que o Corão não fazia apologia da excisão. Mas parecia uma luta perdida.

Numa das suas visitas semanais a Começada, descobriu que as irmãs não estavam em casa, a mãe lá lhe confessou que tinham sido levadas para a barraca do fanado por ordem do pai. A escrita de Tony Tcheka torna-se ainda mais precisa e comporta a fluidez de um incêndio, traça armas pelos os direitos humanos, Antoninho avança para a barraca do fanado e estala uma grande discussão com as fanatecas. Mas parece batalha perdida, as crianças cumprem o fanado e quando consideradas limpas e purificadas, é-lhes dada a possibilidade de integrar a comunidade, descem à povoação, é como se estivessem a estar preparadas para uma vida digna. Fervem as discussões, quando Antoninho lembra que nos Bijagós não se pratica tal crueldade, o pai responde: 

“Nem mais uma palavra! Respeita-me. Exijo respeito. Essa gente é bárbara, não creem em Deus. Não têm um livro sagrado. Nada há a aprender com eles e escusas de vir com essas conversas fiadas. Aqui não, fazemos o nosso caminho como fomos ensinados”.

Antoninho regressa a Bissau, deixa a sua mãe triste. E é esta mãe, de nome Trisia Cady Baldé, a quem cabe a derradeira mensagem:

“Nada do acontecido na barraca do fanado varreu o seu sentimento de vitória. Sentia-se invadida por uma mistura de sentimentos. Lá dentro de si, sem o poder demonstrar ou dizer, sentia-se orgulhosa pela atitude e coragem do seu menino. O seu orgulho, moldado num sentimento de porfia ganha que lhe enchia o peito. A sua grande vitória agarrada momentaneamente num mar turbulento com marinheiros que não sonham. O oposto ao seu sonho difícil, mas feito de realidade. Um sonho vivido de olhos abertos, alinhavado ponto por ponto com linhas finas, mas de perseverança. Uma aposta fêmea de coragem e amor imenso de mãe, também alimentada por cada moeda poupada no seu dia-a-dia, sempre suado, e de contrariedades teimosas”.

De leitura obrigatória, para conhecer a Guiné-Bissau atual, os seus dramas, os sonhos da liberdade e desenvolvimento, sonhos que tardam a ser realidade.
Uma imagem que vale por 10 mil palavras
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Notas do editor:

Vd. post anterior de 27 DE MAIO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25570: Notas de leitura (1695): "Quando os Cravos Vermelhos Cruzaram o Geba", por Tony Tcheka (nome literário de António Soares Lopes Júnior); Editorial Novembro, 2022 (2) (Mário Beja Santos)

Último post da série de 31 DE MAIO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25589: Notas de leitura (1696): Factos passados na Costa da Guiné em meados do século XIX (e referidos no Boletim Official do Governo Geral de Cabo Verde, anos 1855 a 1856) (5) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P25598: Os 50 anos do 25 de Abril (25): Hoje, na RTP1, às 21:01, o 8º (e penúltimo) episódio da série documental, "A Conspiração", do realizador António-Pedro Vasconcelos (1939-2024)


Caldas da Rainha > RI 5 > 16 de março de 1974 > Posto com reforço  Imagem, entre outras, gentilmente cedidas pelo nosso blogue (e pelo Juvenal Amado)  (*) à pelo à equipa de produção de "A Conspiração".

Foto (e legenda): © Luís Sacadura / Juvenal Amado (2011). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar : Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


RTP > Ptrogramas > A Conspiração >  Episódio n.º 8 > Hoje na RTP1, às 21;01

Sinopse: 

Episódio 8 de 9

Depois de ter obtido o apoio da Assembleia Nacional, era a vez agora das chefias militares manifestarem o seu apoio incondicional a Marcello Caetano e à sua política ultramarina.

Este "beija-mão" ficaria coloquialmente conhecido como a "brigada do reumático". Costa Gomes e Spínola não compareceram na reunião o que dava uma desculpa a Marcelo para exonerar os dois generais.

É então que se dá a sublevação das Caldas. (**)


Próximas emissões: 

03 Jun 2024 21:01 RTP1 |   03 Jun 2024 21:01 RTP Internacional | 
05 Jun 2024 15:00 RTP Internacional Ásia |  06 Jun 2024 02:15 RTP Internacional América


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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 16 de março de 2024 > Guiné 61/74 - P25279: Os 50 anos do 25 de Abril (2): O meu primo Luís Sacadura, furriel miliciano, natural de Alcobaça, hoje a viver nos EUA, estava lá, no RI 5, Caldas da Rainha, no 16 de marco de 1974, e mandou-me fotos dos acontecimentos (Juvenal Amado)

(**) Vd poste de 20 de maio de 2024 > Guiné 61/74 - P25542: Os 50 anos do 25 de Abril (23): Hoje, na RTP1, às 21:01, o 6º episódio da série documental, "A Conspiração", do realizador António-Pedro Vasconcelos (1939-2024)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2024/05/guine-6174-p25542-os-50-anos-do-25-de.html

Último poste da série > 24 de maio de 2024 > Guiné 61/74 - P25557: Os 50 anos do 25 de Abril (24): "As gargalhadas" de Salgueiro Maia (Victor Costa, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 4541/72)