quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7408: Parabéns a você (184): Agradecimento de Jorge Teixeira (Portojo), ex-Fur Mil do Pel Canhões S/R 2054

"Por baixo da Ponte do Infante, corria célere o Douro, espelhando nas suas águas as luzes das marginais. Ao longe, não um navio, mas a elegante Ponte Luíz I. Só mesmo um artista percebe que não se deve fazer xixi para o Rio. E logo ali o muro da escarpa das Fontaínhas tão perto".
Uma prendinha feita ontem, publicada no http://bando-do-cafe-progresso.blogspot.com/, que como diz o meu presidente, ainda com os efeitos de muitos vapores etílicos. JT



1. Mensagem de Jorge Teixeira (Portojo)* (ex-Fur Mil do Pelotão de Canhões S/R 2054, Catió, 1968/70), com data de 9 de Dezembro de 2010:

Amigo Carlos,
Caros editores, outros responsáveis incluindo o accionista maioritário Luís:

Se me for permitido, gostava de responder em post aos tantos amigos e camaradas que me honraram com o seu (meu) parabenizar.

Sem dúvida que foi neste espaço onde tudo começou, empurrado pelo nosso querido e saudoso companheiro Vítor Condeço, pois a minha inscrição tinha-se perdido no volume da correspondência.

Como bola de neve, a coisa gira e vim encontrar amigos que desde essa época longínqua nunca mais tornei a ver. Outros, de quem havia perdido o rasto, voltei a encontrar. Por causa disto e daquilo, os amigos foram crescendo, e cada dia há uma nova descoberta.

A todos os amigos que estiveram aqui comigo, quero agradecer a amizade e as palavras.
Algumas li com uma certa emoção, não só porque me recordaram velhos tempos, mas também dos actuais. Estes bairrismos e clubismos sérios, que nunca esperei ler numa festa de aniversário.

Mas se me permitem, alguns destaques pessoais.

Ao A.G. Abreu: Como adivinhava que eras portuense? A Rua do Almada percorri-a desde o dia 3 de Novembro de 1959 até meados de 1978. Claro que com um intervalo de 3 anos.

Ao Silva da 1689: Foi o último achado aqui no blogue. Ao fim de mais de 40 anos só o reconheci pela foto antiga, porque pela actual talvez que nem com um letreiro.

A Zé Câmara: Pelo blogue descobriu-me e ao apelo que aqui deixei para encontrar a rapaziada do meu pelotão, especialmente os Açorianos. Mesmo lá nos States conseguiu-me encontrar um. E a um outro também, só que já falecido.

Ao Cancela que cruzeirámos juntos, provavelmente nos conhecemos antes, até porque fomos hóspedes na mesma altura do Hotel de Bissau, mais conhecido com HM 241, salvo erro.

Ao Hugo Guerra, que através duma brincadeira aqui no blogue, desbloqueou a minha pensão, presa há uns anos, porque faltava a cópia do BI. À custa dele (e do blogue), recebi este ano o chorudo valor de quase 1.000 €.

Às várias Tabancas e Bando com quem convivo periodicamente, devo o conhecimento de mais alguns amigos e o reencontro com outros dos nossos tempos de meninos.

Um aparte especial para o Luís Graça: Eu não fui de armas pesadas. O canhão s/recuo era uma espingarda mais pesada, atribuída à Infantaria. A minha passagem por Vendas Novas apenas me deu a especialidade de atirador (de artilharia) um eufemismo simpático, igual ao de infantaria ou cavalaria. Talvez tenha ido ter aos canhões, porque (só vim a saber mais tarde) na minha caderneta militar está lá escarrapachdo, não satifaz - seja qual tenha sido a arma ligeira com que fiz uns tiritos enquanto andei por cá -. Mas que foi uma grande casa, lá isso foi. E uma certa rapaziada nunca mais a esquece.

Caros amigos,
Incluindo Águias, Leões, Pasteis de Belém e todos os outros.

Não mereço muitos dos elogios com que me brindaram. E não sou fotógrafo. Mas também devo agradecer ao Álvaro a grande gentileza que me fez e o auxílio que me prestou quando perdi a minha Olympus made in China.

Um abraço para todos.
Jorge Teixeira
(Portojo)
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 8 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 – P7402: Parabéns a você (182): Jorge Teixeira (Portojo), ex-Fur Mil do Pel Canhões S/R 2054 (Miguel Pessoa/Editores)

Vd. último poste da série de 9 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 – P7406: Parabéns a você (183): Amílcar Ventura, ex-Fur Mil do BCAV 8323 e Armandino Alves, ex-1.º Cabo Aux Enf da CCAÇ 1589 (Tertúlia e Editores)

Guiné 63/74 - P7407: (Ex)citações (118): O ventre da guerra na zona leste (Luís Graça / Torcato Mendonça / Carlos Marques Santos)










Guiné > Zona leste > Sector L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) > Fotos,  sem legenda,  do álbum do ex-Fur Mil Carlos Marques dos Santos, o primeiro represente desta companhia a figurar na lista dos membros da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia, em 2005)... Recorde-se que Mansambo, entre Bambadinca e Xitole, era um aquartelamento construído de raíz, tal como Gandembel, pelos bravos da CART 2339.

Fotos: © Carlos Marques Santos  (2009) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados 



1. Comentário de L.G. ao poste P7401:


Meu caro Torcato:

Tu podes e sabes dar valor ao esforço que tanto vocês (Mansambo, Xitole, Saltinho) como nós (a CCAÇ 12, os Pel Caç Nat, os Pel Rec Daimler...) tínhamos de despender para levar a bianda e o material de guerra, a partir de Bambadinca para as vossas unidades de quadrícula...

Gostava de poder saber quanto consumia o ventre da guerra na zona leste que no meu tempo estava dividido em 5 sectores: Bambadinca, Bafatá, Geba, Galomaro e Nova Lamego, se não erro. Grosso modo, a cada sector correspondia um batalhão (4 companhias) mais umas tantas subunidades (companhias independentes, pelotões de morteiros, pelotões de artilharia, pelotões de reconhecimento, pelotões de caçadores nativos, etc.)... A partir do eixo Xime-Bambadinca abastecia-se todo o leste, muitos milhares de homens, muito mais bocas (se incluirmos os familiares dos nossos camaradas guineenses, das milícias, dos guias e picadores, tec.)

Infelizmente não tenho grandes fotos das colunas logísticas no tempo das chuvas... Vou repescar as tuas fotos falantes...

Gostava que aparecessem vaguemestres e malta da intendência para falar da carga que a gente levava... e que às vezes ficava, alguma, pelo caminho... por causas das minas,. atascanços, destruição das viaturas e... alguns roubos.

Quantas caixas de cerveja, por exemplo, levávamos para a CART 2339, a tua companhia, em Mansambo ?...  Essas coisas não sei... Sei que cada militar tinha direito a 24$50 por dia para comer... Duzentas bocas eram 5 contos, por dia, 150 por mês... Muita guita...



2. Comentário de Torcato Mendonça:


Meu Caro: 


Há, de certeza, fotos de buracos de minas e do estado da picada. Aparecem  GMC e Unimog. Não sei onde estão. Melhor estão nos álbuns, slides e, se digitalizadas, no Disco Externo e em teu poder.


O ninho de metralhadora não seria na Ponte do Pulom ??


Galomaro no meu tempo não era Sector. Devido ao abandono da margem direita do Corubal  (Boé etc.),  essa zona foi reforçada, logicamente. Eu trabalhei lá ,COP 7,  dependente da CCAÇ 2405, Sector L1.


Escreves tu: Essas coisas não sei... Sei que cada militar tinha direito a 24$50 por dia para comer... Duzentas bocas eram 5 contos, por dia, 150 por mês... Muita guita... Não entres aí.  É terreno com mais buracos ou minas e armadilhas do que as picadas de que estamos a falar....


Cá, na Metrópole havia custos diferentes para: Cães, Oficiais, Sargentos e Praças....


Fico-me... AB do T


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Nota de L.G.:

 Último poste desta série > 7 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7396: (Ex)citações (117): Transição da Soberania da Guiné, Idiotas e Ressabiados (José Brás)

Guiné 63/74 – P7406: Parabéns a você (183): Amílcar Ventura, ex-Fur Mil do BCAV 8323 e Armandino Alves, ex-1.º Cabo Aux Enf da CCAÇ 1589 (Tertúlia e Editores)

1. Neste dia 9 de Dezembro, mês que para a Tabanca Grande foi muito produtivo em nascimentos, estão de parabéns os nossos camarigos tertulianos Amílcar Ventura  (ex-Fur Mil da 1.ª CCAV/BCAV 8323/73, Bajocunda, 1973/74) e Armandino Alves (ex-1.º Cabo Auxiliar de Enfermagem da CCAÇ 1589, Beli, Fá Mandinga e Madina do Boé, 1966/68).

É pois com enorme prazer que vimos junto destes nossos camaradas desejar-lhes um dia alegre, porque festivo. Que se sintam rodeados pelo maior número possível de familiares e amigos e que, mesmo à distância, sintam o calor da nossa amizade.

Votos de uma vida plena de saúde, tão longa quanto possível, na certeza de que têm aqui, companheiros de jornada e camaradas de sofrimento que jamais os esquecerão.

Em nome da Tertúlia e dos Editores, vai um grande abraço de parabéns.

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Notas de CV:

9 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5430: Parabéns a você (50): Amílcar Ventura, ex-Fur Mil da 1.ª CCAV do BCAV 8323, Bajocunda, 1973/74 (Editores)

9 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5429: Parabéns a você (49): Armandino Alves, ex-1.º Cabo Auxiliar de Enfermagem, da CCAÇ 1589, Guiné, 1966/68 (Editores)

Vd. último poste da série de 8 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 – P7402: Parabéns a você (182): Jorge Teixeira (Portojo), ex-Fur Mil do Pel Canhões S/R 2054 (Miguel Pessoa/Editores)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 – P7405: Controvérsias (114): Os derradeiros dias do Destacamento de Copá (Fernando Henriques)


1. No passado dia 4 de Dezembro de 2010 o nosso Camarada Fernando de Sousa Henriques, autor do livro “No ocaso da guerra do ultramar”, ex-Alf Mil OpEsp/RANGER tendo cumprido a sua comissão em 1972/74, gravou o seguinte comentário no poste P7320, da autoria do nosso Camarada António Rodrigues:
Os derradeiros dias do Destacamento de Copá
Tendo sido alertado por um Camarada amigo para uns comentários à volta do meu Livro “No Ocaso da Guerra do Ultramar”, mais precisamente na parte respeitante ao Capítulo “Os derradeiros dias do Destacamento de Copà”, procurei ver do que se tratava.
Devido a uma série de actividades e a dois trabalhos que estou a ultimar neste momento, só agora passo a responder e de forma sucinta.
Não querendo entrar em diálogo, nem fazer especulações e evitando excessivo protagonismo, tenho de referir:
1 - Jantei com o Camarada António Rodrigues, no Porto, em Julho passado, a convite de um amigo comum;
2 - Aí o conheci, tendo-me este relatado o que se passara do lado dele em Copà, dando-lhe eu a minha ideia daquilo que pensava que se estava a passar;
3 - Entendemo-nos bem, pelo que agora fiquei admirado pela forma como refere sentir-se ofendido, tanto mais que fora eu a despoletar no meu livro a situação de Copà que estava perfeitamente esquecida e que achei não dever passar em claro, pois eram factos que se desenrolaram nas proximidades do meu aquartelamento. Isto em detrimento de mais de cem páginas que deixei ficar de fora devido ao elevado número das mesmas que este já continha (483 pgs.);
4 - Quanto a ter considerado ser um Furriel a comandar Copà é porque só este é que aparecia nas transmissões rádio, aquando dos ataques àquele Destacamento. Pena é o Capitão da minha Companhia ter falecido, porque ele é que se situava no Abrigo das Transmissões, quando decorriam os ataques. Não sabia até que tinham existido dois Alferes em Copà e que os Milícias deles os tinham abandonado.
5 - Não duvido que Copà tenha sido abandonada em 12 de Fevereiro, pois como estávamos sujeitos, igualmente, a intensa acção da Guerrilha, sofrendo fortes ataques de foguetões, de canhão sem recuo e de morteiro 120, não havia disposição “nem aço”, para se assentar datas ou quaisquer dados, pois nem se sabia se se iria sair dali com vida.
Será erro grave a distância que separa o dia 12 da segunda quinzena (15) de Fevereiro? Uma coisa é certa: nesse dia senti-me mais só no Leste, pois aqueles meus Camaradas tinham partido.
6 - Efectivamente supunha que em Copà só existisse ums Secção reforçada e não os tais 40 militares brancos, o que já pressupunha alguma actividade operacional, como aquela que a minha Companhia veio a desenvolver ao longo de toda a sua Comissão, se bem que lá para Fevereiro de 1974 cada Pelotão só contasse com cerca de 12 militares operacionais.
7 - Claro que a referência feita aos desertores nunca foi extensiva aos restantes militares, pois estes até tinham sido abandonados. Só enfia o barrete quem quer!...
Julguei que tudo isto tinha ficado bem claro, na longa conversa que mantive com o Condutor Auto António Rodrigues. No final desta nossa conversa até me disponibilizei para o ajudar a editar o que ele tinha escrito.
Fernando Henriques

2. Já tive o prazer de conviver 3 vezes com o Fernando Henriques, slavo o erro uma vez em Lamego no Encontro/Convívio Anual da Associação de Operações Especiais e duas na Tabanca de Matosinhos, onde o Henriques se deslocou desde os Açores, para estar presente e confraternizar num almoço semanal daquele "quartel" e num almoço de confraternização entre o pessoal que foi à Guiné em 2010.

Quero aproveitar esta oportunidade para, em nome do Luís Graça Editores e demais Camaradas desta Tertúlia bloguista, enviarmos aqui um convite ao Fernando Henriques para aderir à nossa Tabanca Grande.

Como costuma dizer, e bem, o Carlos Vinhal não custa nada. Apenas uma foto actual do tipo passe e pelo menos uma estória com fotografias das “estâncias turísticas” por onde o Henriques andou no leste da Guiné.
__________
Nota de M.R.:

Guiné 63/74 - P7404: Efemérides (58): Cerimónia da transição da soberania nacional na Guiné (4) (Magalhães Ribeiro)


1. Dando conclusão à serie iniciada nos postes P7388, P7393 e 7400, publicam-se hoje mais 8 fotos e 1 importante documento alusivo à cerimónia da transição da soberania nacional na Guiné, que fazem parte do acervo pessoal do Eduardo José Magalhães Ribeiro,  Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BCAÇ 4612/74, Cumeré/Mansoa/Brá – 1974.

Camaradas,

Hoje publicam-se as últimas 8 fotos da cerimónia simbólica da transição da soberania nacional na Guiné, para o PAIGC (40 fotografias e 2 documentos históricos), cuja série foi lançada nos postes P7388, P7393 e 7400, que teve que ser dividido em 4 postes, devido aos seus mais de 12 MB (Megabytes).

Hoje também tive que voltar atrás ao P7393, a fim de colocar uma das fotos mais importantes deste acontecimento, que me havia escapado, e que mostra a presença de vários comandantes dos sectores Norte, Centro e Sul do PAIGC (sujeito a confirmação).

Aproveito para pedir desculpa a todas aquelas pessoas que têm acompanhado a sequência desta publicação, pela deficiente identificação das pessoas que aparecem nas fotos do poste P7393, que, como é óbvio, sempre pensei ser a correcta.

Referi no poste P7400, que conto com a prestimosa e amável colaboração do nosso Amigo Nelson Herbert que,  correspondendo de imediato ao meu pedido de ajuda na referida identificação, emitiu essa mesma solicitação para os seus familiares e amigos na Guiné.

Assim, logo que o Nelson conseguir obter alguma informação adicional e me a proporcione, procederei oportunamente às devidas correcções.

Muitíssimo obrigado a todos.

O fim do Império português na Guiné 

Lembro que esta cerimónia aconteceu em 9 de Setembro de 1974, aquando da entrega do aquartelamento de Mansoa ao PAIGC.

Espero com este depoimento ter dado uma ideia do “filme” deste importante acontecimento, para quem se interessa por estas coisas, que também pode ser visto em filme, mesmo a sério, na série televisiva: Século XX Português, da SICnotícias – no Episódio sobre a “Descolonização”, acompanhado de uma curta entrevista, que ali prestei há uns anos atrás, sobre os factos então vividos. 

Troca de cumprimentos entre o Comandante do BCAÇ 4612/74 - ten cor Américo da Costa Varino -, conversando com Manuel Nandinga do PAIGC 
  Aqui estava eu, "apanhado" em estado espectante pelo Alf Mil Oliveira Matques, entre os inúmeros jornalistas e populares que testemunharam e registaram no papel, em fotos e filme a sequência do acontecimento Jornalista europeus eram muitos: portugueses, franceses, suecos, holandeses, etc.

Foi grande a confusão na fase das entrevistas, pois a multidão cercava-nosAqui temos o ten cor Américo da Costa Varino  [, cmdt do BCAÇ 4612/74,] prestando as suas declarações sobre o que pensava em diversas matérias, como o fim da guerra e o futuro de Portugal e da Guiné-Bissau O representante de Nino Vieira na cerimónia prestando o seu depoimento aos jornalistas A pedido de diversos jornalistas, um dos mais significativos Comandantes do PAIGC - Manuel Nandinga -, prestou também algumas declarações

Manuel Nandinga - Comandante do PAIGC -, visto de outro ângulo
  Diário de notícias > 18 de outubro de 1997 > Passaram-se 23 anos e a primeira vez que alguém quis saber algo mais sobre esta efeméride foi o jornalista Francisco Mangas, do DN na data indicada, que me solicitou uma entrevista. Como eu descrevi e elogiei a grande disciplina e ordem sempre mantidas, em todas as missões e serviços, pelos militares da CCS do BCAÇ 4612/74, resolveu pedir uma entrevista ao 2º Comandante do Batalhão - Major Ramos de Campos -, que lhe proporcionou estas interessantíssimas e históricas palavras 

Eu, foi assim que descrevi aquilo que vi:

1
Assim, no dia 9 de Setembro
Foi determinado “superiormente”
“Entregar” este quartel aos “turras”,
Oficial e cerimoniosamente

2
- Você, entrega a cantina de manhã!...
Diz o Comandante com resolução
- E de tarde, vai arriar a bandeira...
Avance firme e sem hesitação!


3
De manhã “entreguei” o estipulado
A um PAIGC com ar simplório
A arrecadação de géneros...
A cantina e o refeitório


4
À tarde começaram a surgir nativos,
Às centenas, de todos os cantos
A pé ou em camiões, amontoados
Nunca pensei qu’eles fossem tantos.


5
A certo momento todo a rigor
Surgiu em marcha cadenciada
Um grupo de combate dos “turras”
E atrás uns “pioneiros”... em parada.


6
Muitos fotógrafos, jornalistas, e…
Convidados das Comunidades!
Após as apresentações da praxe
Deu-se início às formalidades.


7
Frente à nossa tropa ali formada,
Ondulava ao vento a Bandeira,
Parecia acenar um longo adeus
Àquela inóspita torreira.


8
Ao avançar para o velho mastro
Pensava nas contradições do acto,
Cada passo era um certificado
Que o fim da guerra... era um facto.


9
Por a sua vida já não arriscarem,
Os “periquitos” rejubilavam,
Enquanto tristes e conformados
Os "velhinhos" combatentes choravam.


10
Toca o clarim… o Hino Nacional…
A nossa Bandeira foi retirada
E, para regozijo dos PAIGC’s,
A deles, Guiné-Bissau, foi içada.


11
Nas fotos e entrevistas finais,
Entre tudo aquilo que foi dito,
Duas perguntas reti na memória
E penso dever ficar aqui escrito.


12
- Que pensa da política “salazarista”?...
- E sobre os qu’aqui perderam a vida?
- Os erros políticos pagam-se caros!...
- Pelos mortos, veneração sentida!

Um abraço,
Magalhães Ribeiro
ex-Fur Mil OpEsp/RANGER da CCS do BCAÇ 4612/74


Documentos e fotos: © Eduardo José Magalhães Ribeiro (2009). Direitos reservados.~
__________

Nota de M.R.:

Vd. os três postes anteriores desta série em:

6 de Dezembro de 2010 > 

Guiné 63/74 - P7403: Recortes de Imprensa (36): Gandembel/Balana, com o Hugo Guerra (Pel Caç Nat 55) e o João Barge (CCAÇ 2317)























Excerto de reportagem do jornalista César da Silva, "Um repórter na guerra da Guiné (Conclusão): Em Gandembel, o adeus à guerra. Diário Popular, 17 de Março de 1969, p. 11 (Página digitalizada por Hugo Guerra. Imagens editadas por L.G.)



Guiné > Região de Tombali > Aldeia Formosa > 1969 (?) > O João Barge, "descansando de Gandembel", com o Hugo Guerra (comandante do Pel Caç Nat 55)...




Guiné > Região de Tombali > Aldeia Formosa > 1969 (?) > O João Barge (Alf Mil, CCAÇ 2317, 1968/70), ao centro, "descansando de Gandembel", com o Hugo Guerra (à sua direita) e o Fur Mil Palmeirim, "do meu pelotão", ou seja, do Pelç Caç Nat 55... Estiveram juntos em Gandembel / Balana...

Fotos: © Hugo Guerra (2010) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados



1. Comentário do Hugo Guerra ao poste P7398 (*)

Quando o João Barge chegou a Gandembel [, em Outubro de 1968,], o Pelotão que ele ia comandar estava em Ponte Balana comigo e foi para aí que ele se deslocou.

Passámos juntos mais de dois meses e com ele que "fechei a porta " em Ponte Balana [, em Janeiro de 1969]. Era um amigo bom , calmo e pachorrento, com uma cultura muito acima da média. Sabia falar árabe e com isso se entretinha a falar com alguns dos nativos do meu Pel Caç Nat 55.

O abrigo, no qual ele parece estar a entrar, foi feito pelos seuss homens em Ponte Balana em Outubro ou Novembro de 1968 e era aí que dormia com os Furriéis do seu pelotão.

Quando precisei dele como minha testemunha num Processo por doença, de imediato respondeu afirmativamente e lá veio a Lisboa, onde nos encontrámos há 5 anos. 

Estivemos juntos pela última vez em Monte Real, este ano [, por ocasião do V Encontro Nacional da Tabanca Grande,] e cconversámos emocionados, embora nada deixasse transparecer do seu estado de saúde.

Perdi um grande amigo e camarada de armas. Paz à sua alma, onde quer que esteja. Os meus sentidos pêsames à família.


P.S.- Fui eu e não o Hugo Moura quem avisou o Vinhal logo no dia do falecimento. 

________________

Notas de L.G.:


(*)  Vd. poste de 7 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7398: In Memoriam (65): Faleceu o nosso camarada João Barge, ex-Alf Mil da CCAÇ 2317 (Tertúlia / Editores)

(**) Último poste da série > 26 de Novembro de 2010 >  Guiné 63/74 - P7343: Recortes de imprensa (35): Manecas dos Santos, o último dos cabos de guerra do PAIGC, que comandou os Strela e o cerco a Guidaje, estará na 2ª feira, 29, no lançamento do livro de Moura Calheiros (Diário de Notícias)

Guiné 63/74 – P7402: Parabéns a você (182): Jorge Teixeira (Portojo), ex-Fur Mil do Pel Canhões S/R 2054 (Miguel Pessoa/Editores)


1. Completa hoje mais um aniversário o nosso Cmarada Jorge Teixeira / Portojo, (ex-Fur Mil do Pelotão de Canhões S/R 2054, Catió, 1968/70), a quem dedicamos este poste:

Postal de aniversário dedicado ao aniversário do jorge Teixeira pelo nosso Camarada Miguel Pessoa
Guiné> Região de Tombali >
Catió > CCS do BART 1913 (Catió 1967/69) > Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Catió - Quartel > "Foto nº 25 - No novo Bar de Sargentos em 1968. De pé os Fur Mil Pires, Mendonça, Laurentino (do serviço Foto Cine de Bissau), Condeço e Cabrita Gonçalves; em baixo o Teixeira e o Gil".

3. Ao Jorge Teixeira, em nome do Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote, Magalhães Ribeiro e demais tertulianos, aqui endereçamos as maiores felicidades, melhores níveis de saúde e alegria, junto dos teus queridos familiares e amigos, neste seu dia de aniversário, desejando que o mesmo se prolongue por muitos, prósperos e felizes anos.
__________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

2 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 – P7367: Parabéns a você (181): Herlander Simões, ex-Fur Mil At Inf CART 2771 e CCAÇ 3477 (Nova Sintra/Nhacra/Guileje-1972/74) (Editores)

Guiné 63/74 - P7401: A minha CCAÇ 12 (10): O inferno das colunas logísticas Bambadinca - Mansambo - Xitole - Saltinho, na época das chuvas, 2º semestre de 1969 (Luís Graça)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > CCAÇ 12 (1969/71) > Coluna logística Bambadinca -Mansambo - Xitole - Saltinho > Viaturas civis passando pelo destacamento da Ponte dos Fulas.




Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > CCAÇ 12 (1969/71) > Estrada Bambadinca - Xitole > A secção do Humberto Reis, do 2º Gr Comb, deslocando-se num burrinho (Unimog 411).


Guiné > Zona leste > Sector L1 (Bambadinca) > Mansambo > 1969 > Vista aérea do aquartelamento da CART 2339 (1968/69).


Guiné > Zona Leste < Sector L1 (Bambadinca) > Vista aérea do aquartelamento e povoação do Xitole 





Guiné > Zona Leste < Sector L1 (Bambadinca) > Estrada Bambadinca - Mansambo - Xitole > Efeitos da explosão de uma mina A/C


Fotos: © Humberto Reis (2006) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados




Guiné > Zona Leste < Sector L1 (Bambadinca) > Estrada Bambadinca - Mansambo - Xitole > Rodado de viatura e ao lado o buraco de uma mina A/C detectada e levantada a tempo.




Guiné > Zona Leste < Sector L1 (Bambadinca) >  CCAÇ 12 (1969/71 ) > Uma GMC transportando bidões (de água, de areia ou de combustível ?)




Guiné > Zona Leste < Sector L1 (Bambadinca) >  CCAÇ 12 (1969/71 ) > Chegada ao Saltinho.. Ponte Craveiro Lopes sobre o Rio Corubal... O troço de estrada a seguir, para Aldeia Formosa, estava interdita... Na imagem,  em primeiro plano os Fur Mil Reis (Humberto) e Levezinho (Tony)... De costas, o Fur Mil Henriques (L.G.)


Fotos: © Arlindo Roda (2010) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados






Continuação da série A Minha CCAÇ 12 (*), por Luís Graça [, ex-Fur Mil Henriques, foto à esquerda, na companhia do Sold Cond Auto Dinis Giblot Dalot, na estrada Bambadinca - Mansambo - Xitole]:




1. Dizem que há dias de sorte: na vida, na guerra, no jogo, no amor… Recordo-me bem dessa operação logística em que perdemos uma heróica GMC do tempo da guerra da Coreia (daquelas que gastavam 100 aos 100, lembram-se ?) (*).


O Dalot adorava conduzi-las. Ninguém melhor do que ele para livrar uma GMC de cair na cratera de uma mina coberta de água da chuva, de atolar-se na berma da estrada ou afocinhar numa bolanha… Ninguém melhor do que ele para conduzir este mamute de ferro, carregado com três toneladas de sacos de arroz… Ninguém melhor do que ele, enfim, para desatascar outras viaturas, civis ou militares… Nem que para isso tivesse que trazer o semi-eixo agarrado ao cabo de aço, como aconteceu mais do que uma vez (que eu vi!)...


Na galeria dos meus heróis desta guerra (há sempre heróis em todas as guerras), eu poria também as GMC, os condutores das GMC e os picadores… Mas não há heróis perfeitos: por exemplo, o Dalot (leia-se Dalô, que o apelido é francês), o Dinis Giblot Dalot,  só não tinha faro para as minas, que isso era tarefa dos picadores [. Continua, aos 63 anos, a conduzir camiões por essas estradas fora... E continua a ser o mesmo reguila que eu conheci... O Cap Brito deu-lhe uma porrada, mas eu nunca cheguei a saber porquê...].


O que aconteceu exactamente nesse já longíquo dia 18 de Setembro de 1969 ? Tínhamos saído, na véspera, de Bambadinca, de manhã muito cedo, como de costume, para fugir ao inferno do calor e da humidade do dia. Estava-se em plena época das chuvas. Era um enorme coluna de viaturas militares carregadas de material para três companhias, unidades de quadrícula, em Mansambo (CART 2339), Xitole (CART 2413) e Saltinho (CAÇ 2406).


Ao todo viviam nestas unidades e seus destacamentos mais de meio milhar de homens, fora a população local, guias e picadores que dependiam inteiramente dos abastecimentos feitos pela tropa. Nós levávamos-lhes praticamente tudo: o gasóleo (para as viaturas e o gerador eléctrico), o petróleo (para os frigoríficos), o arroz, a massa, o feijão, a carne, o bacalhau, as batatas, as cebolas, e os demais mantimentos para um mês ou um mês e meio. Além dos cunhetes de munições, as granadas de morteiro, bazuca e obus, etc. E claro, o correio, e às vezes até umas bajudas de Bafatá a que os brasileiros chamariam hoje  garotas de programa...sem esquecer as pastilhas de quinino e as bisnagas de pomada antivenérea. 


Um dia seria interessante publicar a lista completa dos artigos e as respectivas quantidades que faziam parte dos nossos comboios de reabastecimento. Comboios, era o termo correcto: dezenas e dezenas de viaturas civis e militares, formando uma fila de quilómetros... Não me perguntem de onde vinham as viaturas civis: não faço a mínima ideia... De Bissau, seguramente que não vinham já que a estrada de Bissau-Bafatá, ao longo a margem direita do Geba, estava interdita nalguns pontos (por exemplo, entre Porto Gole e Missirá).


Na galeria dos heróis desta guerra também estão os que alimentavam o nosso ventre insaciável , os homens da manutenção militar e os que faziam chegar os mantimentos, desde Bissau, rio Geba acima,  em LDG até ao Xime  ou até Bambadinca (onde havia uma destacamento do BINT - Batalhão de Intendência), no caso dos barcos civis e depois daí em colunas até às sedes de sector ou comando operacional (Bambadinca, Bafatá, Nova Lamego…). As Berliet e as GMC (e, mais tarde, as camionetas civis) transportavam a carga, mas o condutor levava sempre escolta, uma secção ou menos.


Para se chegar a qualquer uma das unidades acima referidas não havia mais nenhuma alternativa (terrestre). Tanto quanto me lembro, a estrada de Galomaro-Saltinho estava interdita (opu podia ficar na iminência de ficar interdita), pelo que as NT ali colocadas dependiam do abastecimento feito a partir de Bambadinca (,embora pertencessem a Galomaro, sede do Sector L5). No entanto, a própria estrada Bambadinca-Mansambo-Xitole estivera interdita entre Novembro de 1968 e Agosto de 1969, no troço entre Mansambo e Xitole.


O Op Belo Dia, a 4 de Agosto de 1969,  destinou-se justamente a reabrir esse troço fundamental para as ligações do comando do sector L1 com as principais unidades de quadrícula a sul. Um mês e tal depois fez-se uma segunda operação para novo reabastecimento, patrulhamento ofensivo e reconhecimento .


Também as peripécias dessa operação (Op Belo Dia II) já aqui foram relatadas (*). 

Em contrapartida, as colunas de abastecimento da guerrilha e das suas populações eram feitas feitas por carregadores, a pé, descalços, em bicha de pirilau, incluindo mulheres e até crianças e muitas vezes sem escolta militar, correndo o risco de serem interceptados pelas NT, como acontecia com alguma frequência na região de Missirá, a norte do Rio Geba (vd. relato do que se passou em Chicri, a 12 de Setembro de 1969: muitas vezes as NT não faziam a distinção entre combatentes, armados, e elementos civis da população controlada pelo PAIGC que servia de carregadores; neste caso, levavam artigos comprados nas nossas barbas, em Bambadinca, onde só havia duas lojas, nas mãos de tugas, a loja do Rendeiro e a loja do Zé Maria)…


Porquê falar em sorte ? É que eu ia justamente à frente da viatura que accionou a mina, justamente do lado do pendura, com uma perna de fora… À turista, como quem vai num alegre e matinal safari algures num parque no Quénia… A pouco e pouco, o periquito ia ganhando confiança… Com três meses e meio de Guiné, e baptismo de fogo ainda muito recente (na Op Pato Real, a 7 de Setembro, na região do Xime, Ponta do Inglês: vd a propósito o post de 8 de Agosto de 2005 > Guiné 63/74 - CXLVI: Setembro/69 (Parte I) considerava-me já quase um veterano…


Recordo-me da viatura: um Unimog 404… Apesar da relativa tranquilidade que nos davam a experiente equipa de 12 valentes picadores que iam à nossa frente com dois grupos de combate apeados, eu tinha recomendado ao condutor do Unimog que seguisse milimetricamente o rodado da viatura da frente… Um desvio de um milímetro podia ser fatal para o artista… O Dalot, que ia a atrás de mim, levava um bicho que tinha dez rodas, dois rodados duplos atrás, várias toneladas de ferro, mais três de arroz… Daquela vez vez foi ele e a sua GMC que voaram… Eu fiquei para a próxima, já lá mais para o fim da comissão..


A estrada (se é que se podia chamar estrada aquilo!), invadida pela floresta, as bolanhas e os afluentes de diversos rios, era mais estreita que as viaturas em certos pontos… Uma delícia para os sapadores do PAIGC, um quebra-cabeça para os nossos picadores, um stresse desgraçado para aqueles de nós que faziam guarda de flancos… 


Em suma, gastávamos uma boa parte da nossa energia física e mensal a abastecer-nos uns aos outros em vez de fazer a guerra ao IN…

2. Para dar uma ideia do carácter quase pioneiro das primeiras colunas que a CCAÇ 12 efectuou na estrada Mansambo-Xitole, com viaturas exclusivamente militares e num itinerário em muitos troços intransitável, esburacado pelas minas e pela erosão das chuvas, invadido pelo capim e pelos arbustos, em que se tornava necessário fazer a picagem de mais de 30 Km, e sempre com o fantasma do IN a acompanhar as NT, vale a pena transcrever aqui um trecho do relatório da Op Belo Dia III, em que participaram o 2º e o 4º Gr Comb da CCAÇ 12, juntamente com forças da CART 2339 (Mansambo), formando o Dest A (A distância de Bambadinca, a Mansambo, Ponte dos Fulas, XItole e Saltinho era, respectivamente, 18, 33, 35 e 55 quilómetros, segundo as cartas militares do sector:


Op  Belo Dia III



"A coluna de reabastecimento atingiu Mansambo, proveniente de Bambadinca, às 17.30h do dia 7 de Novembro de 1969, tendo 1 Gr Comb da CART 2339 patrulhado e picado o itinerário até ao limite N da sua ZA

[Na prática, percorreu a distância de 18 km., entre Bambadinca e Mansambo à velocidade de 1 quilómetro e meio por hora].


"O Dest A [CART 2339 e CCAÇ 12] partiu de Mansambo às 5.00h do dia seguinte para cumprimento da sua missão [ou seja, prosseguir com a coluna até ao Xitole]. A escassas dezenas de metros a sul da ponte do Rio Bissari foram detectadas e levantadas 2 minas A/P [antipessoal], tendo-se verificado pela sua análise que se encontravam montadas há muito tempo (fazendo parte provavelmente do campo de minas implantadas pelo IN e detectadas no decurso da Op Nada Consta).

"Entretanto fora tentada por várias vezes a montagem de guardas de flanco, sem contudo se ter conseguido devido à densa arborização do terreno, o mesmo se verificando a partir do Rio Bissari por a natureza do terreno, bolanha com muita altura de água, capim bastante alto com densas manchas de lianas entrançadas, impossibilitar a progressão.

"Num troço de 3 Km, compreendido entre 1 Km após a ponte do Rio Bissari e 1 Km antes da ponte do Rio Jagarajá, a coluna ia sofrendo atascamentos sucessivos conjugados com avarias [mecânicas] que impossibilitavam uma progressão normal.

"Entretanto verificou-se o atascamento da 7ª viatura que ficou completamente enterrada no lodaçal do itinerário, e de mais algumas viaturas que se Ihe seguiam e que foi impossível desatascar.

"Foi decidido então fraccionar o Destacamento A [CART 2339 e CCAÇ 12] deixando 2 Gr Comb no local a tentar desatascar as viaturas e mandar prosseguir o resto da coluna até ao encontro do Dest B [CART 2413, Xitole], o que se verificou pelas 15.30h.


"Feito o transbordo, foi decidido pelo PCV [posto de comando volante] que o Dest B regrasse ao Xitole, vindo no dia seguinte transportar a restante carga. Entretanto deixaria um Gr Com (-) a reforçar o Dest A que pernoitou junto das viaturas, montando segurança próxima à estrada.

"Às 5 da manhã do dia 9 [dois dias depois do início da operação], iniciou-se o transbordo da carga para as viaturas que estavam à frente da viatura imobilizada e que entretanto fora desatascada, embora continuasse avariada. Pelas 8h, contactou-se com o Dest B que entretanto se aproximara, fez-se o transbordo da carga, reorganizou-se a coluna e empreendeu-se o regresso a Mansambo que foi atingido pelas 11.45, não sem ter havido mais alguns atascamentos".

Op Alabarda Comprida



A próxima coluna logística realizar-se-ia a 30 de Novembro de 1969, segundo um novo conceito de execução (Op Alabarda Comprida). Foram constituídos 3 Destacamentos:


(i) Ao Dest A (2 Gr Comb da CCAC 12) coube a missão de escoltar a coluna até ao Xitole, formando três fracções (na testa, no meio e na rectaguarda) e reagindo pelo fogo e pela manobra a toda e qualquer acção IN;

(ii) Os Dest B e C (6 Gr Comb, das CART 2339 e 2413) constituíam uma força de segurança descontínua ao longo do itinerário Bambadinca-Mansambo-Xitole (cerca de 35 km), patrulhando e montando emboscadas nos locais de mais provável utilização pelo IN para uma eventual acção contra as NT.


A coluna decorreu normalmente, tendo chegado ao Xitole por volta das 11h da manhã e regressado nesse mesmo dia, contrariamente ao que se estava previsto (e se temia), uma vez que o estado do itinerário era péssimo. Pelo Dest C (CART 2413, Xitole) foram detectados vestígios recentes dum grupo IN, estimado em 20/50 elementos, que teria vindo do Galo Corubal em acção de reconhecimento.


A 14 de Novembro, a CCAÇ 12 efectuaria a última coluna logística para Xitole/Saltinho, integrada numa operação. Após o regresso, os Gr Com das unidades em quadrícula na área, empenhados na segurança da estrada Mansambo-Xitole, executariam um patrulhamento ofensivo entre os Rios Timinco e Buba, não tendo sido detectados quaisquer vestígios IN (Op Corça Encarnada).


A partir de então, estas colunas de reabastecimento das NT em unidades de quadrícula, aquarteladas em Mansambo, Xitole e Saltinho, tomariam um carácter de quase rotina, passando a realizar-se periodicamente (duas vezes por mês, em média), e com viaturas civis, escoltadas por forças da CCAÇ 12. A segurança ao longo do itinerário continuava, no entanto, a movimentar seis Gr Comb das unidades em quadrícula de Mansambo, Xitole e Saltinho. Na prática, isto significava que o abastecimento das NT nestas tês unidades implicava a mobilização de forças equivalentes a um batalhão (3 companhias). No tempo seco, o inferno, para além das minas, era o pó, o terrível pó que cobria tudo e todos...


O Saltinho, embora passasse a depender operacionalmente do Sector L5 (Galomaro), a partir da data em que as NT evacuaram Quirafo, continuava no entanto ligada ao Sector L1 para efeitos logísticos, uma vez que a estrada Galomaro-Saltinho se mantinha parcialmente interdita desde o início das chuvas devido à actividade do IN na região.



Fontes consultadas:


História da CCAÇ 12: Guiné 69/71. Bambadinca: CCAÇ 12. Cap. II.

Diário de um Tuga, de Luís Graça (arquivo pessoal)

Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, I Série

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Nota de L.G.


(*) 28 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7354: A minha CCAÇ 12 (9): 18 de Setembro de 1969, uma GMC com 3 toneladas de arroz destruída por mina anticarro (Luís Graça)