quarta-feira, 31 de março de 2021

Guiné 61/74 - P22054: Antropologia (41): "Grandeza Africana, Lendas da Guiné Portuguesa", por Manuel Belchior (1) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 22 de Setembro de 2020:

Queridos amigos,
Esgotada que foi esta edição de Grandeza Africana, o Comissariado da Mocidade Portuguesa fez uma larga edição policopiada, lembro-me perfeitamente de ter encontrado no Centro de Estudos da Guiné Portuguesa estes textos que eram ofertados e seguramente difundidos em meio escolar.

A recolha a que Manuel Belchior procedeu no Gabú vai do século XIII ao período da pacificação do século XIX-XX, nascimento, apogeu e queda de impérios, a supremacia Mandinga e a chegada dos Fulas, que irão tornar-se o poder dominante do Gabú. 

Fala-se da escravatura africana praticada entre etnias, do poder dos adivinhos, da assombração das aves e das forças da natureza, por detrás destas narrativas estão moralidades: o combate à inveja, o prémio da fidelidade, o heroísmo, o papel dos cantores-tocadores, a indumentária, a lembrança dos cavalos, símbolo de poder e riqueza. 

As narrativas mais longínquas não escapam ao discurso árabe e ao seu modo de contar, é incontestável que a literatura oral dos Fulas e Mandingas tem dado páginas muito belas que a literatura da Guiné-Bissau deverá esforçar-se por recolher e transmitir, é um dos veículos da sua identidade.

Um abraço do
Mário


Grandeza Africana, Lendas da Guiné Portuguesa, por Manuel Belchior (1)

Mário Beja Santos

Manuel Belchior, já aqui abordado a propósito dos seus livros Contos Mandingas e Os Congressos do Povo da Guiné, era funcionário colonial com habilitações superiores, uma longa carreira administrativa no Ultramar Português (de 1938 a 1961), depois foi investigador da Junta de Investigações do Ultramar, em serviço da qual se deslocou à Guiné numa missão que está na base que tornou possível a publicação deste livro. "Grandeza Africana" foi editado pela Mocidade Portuguesa, não se menciona a data. A capa e as belíssimas ilustrações são de José Antunes. 

No Gabú, contatou o régulo Alarba Embaló, descendente dos Embalocundas, que governaram durante muito tempo o Gabú unificado – o régulo Monjur era descendente desta família. Alarba Embaló deu meios a Manuel Belchior para ir conhecendo narrativas orais transmitidas de geração em geração, neste caso o repertório envolve duas importantes etnias, Fulas e Mandingas. Como escreve o autor, 

“As primeiras lendas que vão seguir-se têm o seu cenário longe das fronteiras da nossa Guiné, no velho Mandem (foco original dos Mandingas) ou no reino Fula de Maciná, e os personagens nelas referidos viveram, segundo a cronologia estabelecida por escritores e viajantes árabes, entre os séculos XIII e XV. Quanto às últimas lendas, já se passam no nosso território ou nas regiões vizinhas e narram factos ocorridos no século XIX. As lendas do Mandem e do Maciná são património histórico e intelectual tanto dos Mandingas e Fulas da Guiné Portuguesa, como dos indivíduos das mesmas etnias que se espalham por vários Estados africanos onde, se tomarmos os dois povos em conjunto, chegam nalguns casos a constituir a maioria das respectivas populações (Mali e República da Guiné) ou importantes minorias (Senegal, Nigéria, Camarões)”.

A primeira lenda diz respeito a um herói cuja memória ainda vive em toda a África Ocidental, Sundjata Keita, aquele que haveria de ser o fundador do Império do Mali, filho do rei de Mandem. Nascera paralítico, foi sujeito a uma operação miraculosa, revigorado, afrontou o usurpador, Sumaôro, que morreu em combate. Manuel Belchior aproveita a ocasião para explicar a importância dos cantores-tocadores de korá, os “judeus”. 

Em notas de rodapé, observa que Sundjata Keita venceu o rei Sôsso Sumaôro em 1225. O Império do Mali foi fundado por Sundjata e substituiu o Império de Ghana. Segue-se a lenda do cavalo Indjaru, observe-se a importância que a fauna e a flora têm nesta esplendorosa narrativa oral, mas fala-se também da fidelidade e da inveja. Ter cavalos era prova de poder e riqueza, mas a tripanossomíase destruiu a generalidade das manadas de cavalos. A terceira lenda tem a ver com uma águia, e pela sua trama sente-se a influência da cultura árabe:

“Um dia, uma águia, poisada no ramo mais alto do mais alto poilão, pôs-se a cantar os feitos do herói Gueladge. Eis o que dizia a rainha das aves: Gueladge, filho de Ambodejo, rei de Maciná, tinha um primo chamado Bubo Gorgolo, nascido da única irmã do seu pai. Bubo era valente e ninguém o igualava em beleza mas não tinha a generosidade nem a irradiante simpatia de Gueladge. Além disso, invejava o primo que, pelo contrário, era verdadeiramente seu amigo”. 

Podemos antever o desfecho e a moralidade e Manuel Belchior aproveita a ocasião para um comentário antropológico: 

“Ainda que entre os Fulas fossem reguladas pelo tipo de sucessão patrilinear, a herança do trono obedecia, pelo contrário, à regra da sucessão matrilinear. Deve ter-se dado a certa altura nos costumes Fulas uma alteração que tornou obrigatória a aplicação do sistema patrilinear à sucessão dinástica e é possivelmente esta modificação que esta lenda quer evidenciar”.

A lenda seguinte intitula-se Garba. Um pastor, durante a atividade de pastoreio, adormeceu e acordou ouvindo uma estranha canção que se elevava das águas, a partir daí não se quis afastar muito da lagoa, era um génio que a habitava, o autor da melodia. O pastor pediu ao génio que lhe desse um instrumento igual ao seu, era uma espécie de violão de quatro cordas. 

E logo se entronca outra história, o nascimento de duas crianças, filhas do patrão e de um escravo, é inevitável uma situação dramática, neste caso enfrentar o medo, uma temível cobra, toda esta moralidade para anunciar a independência do Maciná e Manuel Belchior fala também no simbolismo dos sentimentos da amizade que uniam os Fulas livres (Forros aos seus cativos cujos descendentes são conhecidos por Fulas-Pretos.

Nova história, desta feita com o título Bassaru, sempre com a musicalidade e a construção próprias para captar as audiências:

“Houve em tempos, no país Bambarâ de Segú, um rei chamado Semba Segú (força de Segú). Um dia, Semba, que já estava velho, mandou o seu filho Damansôa fazer uma correria às terras de Manciná, com o fim de obter escravos. Entre os que o príncipe trouxe, figurava um rapazito Fula, chamado Bokarjá”

Surge um sentimento afetivo entre a filha do príncipe e Bokarjá, há uma série de guerras entre o reino de Segú e o de Bassaru, este rei impunha pesados tributos a Segú, inevitavelmente é Bokarjá que derruba o déspota, o herói Bokarjá foi compensado.

Chegou o momento de falar de outra figura de renome, ainda hoje na boca dos tocadores-cantores, Coli Tenguelá, estamos em tempos recuados, um dos adivinhos do rei Samódo avisou-o que uma das suas mulheres que estava grávida ia dar à luz a criança que espantaria pelos seus feitos todo o imenso Sudão. Temendo que os outros filhos matassem o seu mais recente filho, entregou a mãe ao cuidado de um “judeu”, já estamos a ver como irá despontar o futuro herói. Teixeira da Mota referiu-se sempre ao conquistador Coli Tenguelá, que viveu no tempo do rei português D. João II.

Como o leitor pode constatar, avançamos do passado remoto para factos que ainda hoje são contados e lembrados: o reino de Alfá Moló, que compreendia territórios que pertenceram a ingleses (Gâmbia), franceses (Senegal) e portugueses (parte da Guiné Portuguesa), que acabou com o seu filho Mussá Moló, que nos primeiros anos do século XX foi destituído pelos franceses do Senegal; a batalha de Cam Salá, determinante para impor a supremacia Fula sobre os Mandingas do Gabú; a canção de Quelé Faba, que era natural de Badora e era considerado o maior guerreiro das terras de Bafatá e Gabú, esqueceu-se do juramento de que nunca voltaria a cara para trás, e segue-se uma história de redenção; Samory Touré fala da história de uma mulher que era desprezada e que deu a um homem riquíssimo um filho que ficaria conhecido, Samory Touré, que enfrentou os franceses, foi preso e deportado em 1900, Sékou Touré era sobrinho-neto do protagonista desta lenda; Fodé Cabá, homem de grande cultura, que tratava as suas duas mulheres de modo desigual e quando descobriu que a que tratava menos bem era inequivocamente a mais fiel anunciou-lhe que esperava que ela lhe desse um filho que fosse o orgulho da raça Mandinga…

Vale a pena continuar, mas já agora um apontamento sobre este Fodé Cabá que é contemporâneo (final do século XIX) do triunfo do Islamismo no imenso Sudão e na África do Noroeste, ele pretendeu a conversão dos Djolas animistas, lançou-se contra eles, o seu poder cresceu sem cessar. E ir-se-á dar um afrontamento entre Mussa Moló, rei de Firdú e Fodé Cabá, mas o significado destas disputas inter-étnicas é que todo aquele mundo estava em vias de desaparecer, os franceses arrasaram toda a oposição, estes senhores poderosos ficaram para a lenda.

(continua)

Ilustrações de José Antunes

Guiné 61/74 - P22053: Casos: a verdade sobre ...(21): a jangada que fazia a travessia do rio Corubal, em Cheche, já era assente em três canoas, no meu tempo, c. set 1967 / c. abr 1968 (Abel Santos, sold at, CART 1742, Nova Lamego e Buruntuma, jul 1967 / jun 1969)

Foto nº 1 > Guiné > Região de Gabu > Cheche > Rio Corubal > CART 1742 > c. set 1967 / c. abr 1968 >  A jangada com estrado assente em três canoas... O Abel Santos diz que a a foto é de janeiro de 1968, ou seja, um ano antes da Op Mabeco Bravios.


Guiné > Região de Gabu > Cheche > Rio Corubal > CART 1742 > c. set 1967 / c. abr 1968 >  O pessoal puxando a braço a corda que fazia deslocar a jangada.

Fotos (e legendas): © Abel Santos  (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem de Abel Santos (ex-Sold Atir,  CART 1742, "Os Panteras",
 Nova Lamego Buruntuma, 1967/69)

Data - terça, 16/03/2021

Assunto - Poste 21949 Retirada  de Madina do Boé. 

Boa tarde,  meu amigo e camarada Luís Graça.

Lendo o poste em epigrafe (*) e as declarações nele introduzidas pelo senhor tenente coronel José Aparício, noto que há algumas inverdades inseridas no texto.

A certa altura o ten cor  José Aparício escreve que não havia jangada com três canoas, mas só com duas,  o que não é verdade, e para confirmar o que digo envio fotos da jangada na qual a minha CART 1742 fazia a travessia do rio Corubal (4 x 2) para Madina do Boé e Béli, aquando das colunas de reabastecimento aos camaradas ali colocados. 

Uma foto mostra a rapaziada da minha companhia que fazia o trajeto de ida e volta [Foto nº 1] , na outra foto vemos o pessoal puxando a braço a corda que fazia deslocar a jangada, porque não havia o tal motor auxiliar.[Foto nº 2]

A minha opinião em relação ao acidente no rio Corubal foi excesso de peso que a jangada levava a bordo, o que originou entrada de água nas canoas e, com corrente forte a meio do rio, adornou. Por precaução e segurança o nosso comandante nunca excedia o peso, levando em cada travessia 2 viaturas e os dez homens que puxavam a corda, que eram substituídos após a segunda travessia. (**)

Abel Moreira dos Santos, 
soldado de artilharia da CART 1742,
Nova Lamego, Buruntuma 
30 de Julho 1967/06 junho 1969. (***)

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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 26 de fevereiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21949: Op Mabecos Bravios: a versão da CECA e do ex-cap inf José Aparício, comandante da infortunada CCAÇ 1790, a última companhia de Madina do Boé

(...) A travessia do rio Corubal era então [, antes da Op Mabecos]  feita por uma jangada constituída por uma plataforma sobre 2 canoas; um longo cabo ligando 2 pontos fixos instalados em cada margem corria numa roldana instalada na plataforma; a impulsão necessária para mover a jangada era dada pela força braçal dos militares puxando manualmente o cabo.

Como segurança do movimento, uma embarcação "Sintex" com motor fora de bordo acompanhava lateralmente cada movimento de vaivém, pronta para qualquer emergência. (...)
 


(**) Vd. postes de:

25 de junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2984: Op Mabecos Bravios: a retirada de Madina do Boé e o desastre de Cheche (Maj Gen Hélio Felgas † )

(...) No Gabu (então Nova Lamego) construiu-se uma nova jangada que depois foi levada para o Cheche onde a que lá estava foi devidamente reforçada. 

Estas jangadas eram constituídas por um forte estrado dotado de vedações laterais e assente em bidões vazios e em três “barcos” formados por grandes troncos de árvores escavados [canoas]. Estrutura esta que, com a jangada descarregada, colocava o estrado a cerca de um metro da água.

As jangadas eram consideradas muito seguras e incapazes de se voltarem ou afundarem, desde que não fossem excessivamente carregadas. 

Calculava-se que aguentariam um peso de dez toneladas. Mas para maior segurança a O.Op. proibia que fossem transportados mais de 50 homens de cada vez. (...)


26 de julho de 2018 > Guiné 61/74 - P18871: Para que os bravos de Madina do Boé, de Béli e do Cheche não fiquem na "vala comum do esquecimento" - Parte III: A operação rotineira de manobra e montagem da segurança da jangada que fazia a travessia do Rio Corubal, no Cheche: fotos do álbum do Manuel Coelho (ex-fur mil trms, CCAÇ 1589 / BCAÇ 1894, Bissau, Fá Mandinga, Nova Lamego, Béli e Madina do Boé, 1966/68)


(***) Último poste da série > 15 de fevereiro e 2021 > Guiné 61/74 - P21903: Casos: a verdade sobre... (20): a canoa abandonada na bolanha, na Tabanca Velha, Nova Sintra, e que servia de diversão para a rapaziada... (Carlos Barros, ex-fur mil, 2ª C / BART 6520/72, 1972/74)

terça-feira, 30 de março de 2021

Guiné 63/74 – P22052: Estórias avulsas (104): O melhor brunch da minha vida, numa longa viagem de 21 horas de comboio, entre Leandro e Tavira, já lá vão 50 anos (Joaquim Ascenção, ex-fur mil arm pes inf, CCAÇ 3460, Cacheu, 1971/73)

1. Mensagem do nosso camarada Joaquim Ascenção (ex-Fur Mil de Armas Pesadas de Infantaria da CCAÇ 3460/BCAÇ 3863, Cacheu, 1971/73), com data de 27 de Março de 2021, trazendo uma estória que bem caracteriza as dificuldades que sentíamos quando tínhamos de atravessar Portugal de lés-a-lés nas deslocações entre quartéis.


O melhor brunch

No início de Janeiro de 1971 (já lá vão 50 anos),  fiz a minha primeira grande viagem.

Fui colocado para a segunda fase da minha formação militar no CISMI em Tavira. Munido das respectivas guias de marcha iniciei a viagem no apeadeiro de Leandro na linha do Minho cerca das 22 horas e cheguei a Tavira cerca das 19 horas do dia seguinte.

As etapas foram:

Leandro - Campanhã (comboio)
Campanhã - Santa Apolónia (comboio)
Santa Apolónia - Terreiro do Paço, a pé
Terreiro do Paço - Barreiro (de barco)
Barreiro - Tavira (comboio)

A ração de combate (caseira) resumia-se a 2 pães e 1 ou 2 ovos cozidos e um pouco de chouriça.

Ao fim da manhã já não tinha nada para comer nem onde comprar, o comboio a que a guia dava acesso eram comboios que paravam em todas as estações e apeadeiros e não dispunham dessas mordomias.

Ao início da tarde a fome apertava, entretanto uma senhora que viajava no mesmo compartimento que tinha entrado,  já eu tinha para aí uma hora de viagem, abriu um baú e um pequeno garrafão de vinho e começou a comer pão e presunto, acompanhado  com um copinho de vinho... e eu a ver e a salivar... 

A té que a senhora olha para mim e pergunta:
 - Oh menino, tens fome? Serve-te, come e bebe que chega para os dois.

Eu assim fiz, comi e bebi e matei a fome. No fim agradeci.

Recordo este gesto para toda a minha vida. Que Deus tenha reservado um lugar no céu para ela.

Mais tarde, já em África, passei por momentos semelhantes mas sem ter quem me socorresse.

A tantos sacrifícios fomos submetidos, tanto desgaste físico e psicológico ao longo de tantos meses, e para quê?

Uma pergunta que fica e ficará sempre sem resposta.

Cumprimentos
Joaquim Ascenção

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Nota do editor

Último poste da série de 9 de março de 2021 > Guiné 63/74 – P21987: Estórias avulsas (103): Enfermeiro por uma noite (Joaquim Ascenção, ex-Fur Mil Armas Pesadas de Infantaria)

Guiné 61/74 - P22051: CCAÇ 1439 (Xime, Bambadinca, Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67): A “história” como eu a lembro e vivi (João Crisóstomo, ex-alf mil, Nova Iorque) - Parte III: Na ilha da Madeira, a partida para o CTIG no T/T Niassa, em 2/8/1965


Foto nº 1 > Madeira > Funcal > T/T Niassa > CCAÇ 1439 > 2 de agosto de 1965 > Por ser o alferes miliciano mais antigo e de operações especiais, o João Crisóstomo foi quem  assumiu o comando da companhia durante a viagem até Bissau, onde já estava o cap mil  inf Armando. Na imagem, o Governador Militar da Madeira, brigadeiro Fernando Pires Monteiro na presença do comandante do navio foi desejar à Companhia, na do alf mil Crisóstomo, pessoa, boa viagem.


Foto nº 2 > Madeira > Funchal > T/T Niassa > CCAÇ 1439 > 2 de agosto de 1965 >  O brigadeiro Fernando Pires Momteiro  e demais oficias, a bordo do navio onde apresentar cumprimentos de despedida.

Fotos (e legendas): © João Crisóstomo (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].
 

1. Continuação da publicação da série CCAÇ 1439 (Xime, Bambadinca, Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67) : a “história” como eu a lembro e vivi (João Crisóstomo, ex-alf mil, Nova Iorque) (*)

O João Crisóstomo é um luso-americano, natural de Paradas, A-dos-Cunhados, Torres Vedras, conhecido ativista de causas sociais, com repercussão a nível nacional e internacional: a autodeterminação de Timor Leste, as gravuras de Foz Coa ou a reabilitação da memória de Aristides de Sousa Mendes, o cônsul de Bordéus em 1940  são três das mais conhecidas e bem sucedidas...

Régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, foi alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67): vive desde 1975 em Nova Iorque; é casado, em segundas núpcias, desde 2013, com a nossa amiga eslovena, Vilma Kracun]. Tem cerca de 135 referências no nosso blogue.


CCAÇ 1439 (Xime, Bambadinca, Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67) : a “história” como eu a lembro e vivi (João Crisóstomo, ex-alf mil, Nova Iorque)


Parte III - BII 19,  Funchal, Ilha da Madeira, e partida para o CTIG em 2/8/1965

A minha falta de visão e previdência leva a que pouco possa dizer agora sobre a preparação da CCaç 1439 na Madeira. Apesar de inúmeras vezes "ter intencionado" escrever as coisas em agendas para memória no futuro, a verdade é que poucas vezes o fiz. E agora pago as consequências, com poucas memórias minhas escritas, contando assim muito com a memória de outros, mais ajuizados do que eu.

Os “quadros” da CCaç 1439 eram quase todos da metrópole, (a única excepção era o alferes mil Freitas, que era natural da ilha da Madeira); os soldados eram todos madeirenses, com uma única excepção: o soldado Manuel Pacheco Pereira Júnior, de apelido o "Açoreano”, por ter nascido nos Açores.

Na Madeira vivemos a maior parte do tempo no quartel do Batalhão II 19, mesmo na cidade do Funchal, mas fomos passar algum tempo no interior da ilha, supostamente para uma melhor preparação  de sobrevivência  em ambiente e circunstancias de maior isolamento.

Depois de seis meses fomos dados por “preparados” e a 2 de Agosto  embarcamos no “Niassa” para a Guiné. O mesmo navio nos traria de volta quase dois anos depois. Os recortes de jornais e algumas fotos que conservei ajudam a lembrar com saudade este tempo na ilha da Madeira. Algumas das fotos já aqui foram publicadas, pelo que não vamos repeti-las (**)  

Estas fotos (nºs 1 e 2)   foram tiradas no dia em que acabou o nosso isolamento/preparação nas montanhas da madeira e fomos dados como “prontos para seguir". Alguém, (penso que foi o Zagalo) apareceu com cigarros e uma garrafa de uísque para celebrar


Foto nº 3 > Madeira > Funchal >BII 19 > CCAÇ 1439 >  1965 > Da 
esquerda para a direita: alferes Freitas (que era natural da ilha), e eu, quando ainda tinha cabelo...); ao centro o capitão Pires que anunciou no momento que ia partir no dia seguinte para a Guiné para preparar a nossa chegada; e à sua esquerda, os alferes Zagalo e Sousa.


Foto nº 4 > 
Madeira > Funchal > BII 19 > CCAÇ 1439 > 1965 > "Os quatro alferes  (ainda aspirantes...): Sousa  e Zagalo  (sempre independente,  apareceu de roupão);  à direita,  o  Freitas;   a minha cabeça aparece por  detrás do Zagalo."

Depois de seis meses fomos dados por “preparados” e a 2 de Agosto de 1965  embarcamos no “Niassa” para a Guiné. O mesmo navio nos traria de volta quase dois anos depois. 

Os recortes de jornais e algumas fotos que conservei ajudam a lembrar com saudade este tempo na ilha da Madeira.


Foto nº 5 > Madeira > Funchal > BII 19 > CCAÇ 1439 > Os “quadros" 2º pelotão: da esquerda para a direita: furriel Lopes, sargento Cabrita, eu e o furriel Bonifácio (à minha esquerda).


Foto nº 6 > Madeira > Funchal > BII 19 > CCAÇ 1439 >  O 2º pelotão, completo,


Foto nº 7 > Madeira > Funchal > BII 19 > CCAÇ 1439 >  Celebração da missa, pelo cónego Manuel Francisco Camacho, auxiliado pelo aspirante a oficial miliciano Francisco João Crisóstomo >  Momento em que era benzida a imagem de N. Sra. de Fátima, que acompanhou a companhia por terras da Guiné, por iniciativa dos soldados madeirenses.

 
Foto nº 8 > Madeira > Funchal > T/T Niassa > CCAÇ 1439 > 2 de agosto de 1965 > O Governador Militar da Madeira passa revista às forças expedicionárias; à esquerda, "o 2º Sargento Bicho, já falecido, eu e o furriel mil António Lopes".

 





Recorte do jornal “ Diário de Notícias “ da Madeira, de 3 de Agosto de 1965, com a reportagem e imagens da partida da CCaç 1439 para a Guiné (pp. 1 e 6). A notícia da partida da madeirense CCAÇ 1349 teve naturalmente honras de caixa alta na edição do dia 3.

(Continua)
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Notas do editor:

(*) Vd. postes anteriores da série:



Guiné 61/74 - P22050: Parabéns a você (1945): António Graça de Abreu, ex-Alf Mil Inf do CAOP 1 (Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74); Rosa Serra, ex-Alferes Enfermeira Paraquedista da BA 12 (Bissau, 1969) e Valdemar Queiroz, ex-Fur Mil Art da CART 2479/CART 11 (Contuboel, Nova Lamego e Paúnca, 1969/71)

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Nota do editor

Último poste da série de 27 de março de  2021 > Guiné 61/74 - P22042: Parabéns a você (1944): Armando Pires, ex-Fur Mil Enfermeiro da CCS/BCAÇ 2861 (Bula e Bissorã, 1969/70); Carlos Vinhal, ex-Fur Mil Art MA da CART 2732 (Mansabá, 1970/72) e Eduardo Magalhães Ribeiro, ex-Fur Mil Op Esp da CCS/BCAÇ 4612/74 (Mansoa, 1974)

segunda-feira, 29 de março de 2021

Guiné 61/74 - P22049: Notas de leitura (1349): “Trabalho forçado africano, o caminho da ida”, com coordenação do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Edições Húmus, 2009 (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 20 de Julho de 2018:

Queridos amigos,
Aqui está uma boa oportunidade para os interessados em escravatura e trabalho forçado saberem mais a preços módicos: o velho tráfico nas suas condições de transporte, mas também na Costa francesa dos somalis e com incidência em Moçambique e saber mais sobre a intervenção dos Países Baixos no tráfico atlântico de escravos. Extinta formalmente a escravatura, ela manteve-se com outros nomes e daí a análise que se pode ler sobre a mão-de-obra para a cultura do cacau em São Tomé e Príncipe ou os contornos do recrutamento para o trabalho forçado na Companhia dos Diamantes de Angola.

Um abraço do
Mário


Trabalho forçado africano, o caminho da ida

Beja Santos

“Trabalho forçado africano, o caminho da ida”, com coordenação do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Edições Húmus, 2009, acolhe um conjunto de trabalhos centrados sobre o caminho da ida, como observa José Capela: o percurso pluriforme que vai da modalidade de tráfico a partir das costas africanas para o Atlântico até ao circuito dos recrutamentos coloniais compulsivos. 

Daí o leque de análises: os “contratados” para a cultura do cacau em São Tomé e Príncipe, o recrutamento para o trabalho forçado na Companhia dos Diamantes de Angola, o tráfico de escravos a partir da Costa francesa dos somalis nas datas tardias de finais do século XIX, atingindo a colónia de Moçambique. 

Mas há ainda mais, precede este trabalho forçado três séculos de comércio negreiro ilícito e daí o estudo das condições de transporte de escravos no Atlântico Sul durante o século XVII; a intervenção dos Países Baixos no tráfico atlântico de escravos e a mão-de-obra fornecida pela Costa da Mina à área servida pelo porto do Recife entre fins do século XVII e a primeira metade do século XVIII.

O leitor interessado por estas matérias encontrará análises de primeira água. Logo a investigação de Arlindo Caldeira sobre as condições de transporte negreiro do Atlântico Sul durante o século XVII. Escreve, em dado passo: 

“O desembarque de multidões de africanos esqueléticos, que faz parte da iconografia da escravatura, não se afasta, em muitos casos, da realidade, mas resulta de múltiplos factores e não apenas da escassez de comida a bordo. A razão principal tem a ver com as condições de saúde. Muitos dos escravos chegavam ao local de embarque bastante debilitados pelas enfermidades e pelo esforço do longo percurso que os trouxera até aí. Mas, mesmo quando não eram atingidos por doenças graves, os escravos embarcados, quase todos criados longe do Litoral e tendo de enfrentar agora mares agitados (e não raros, tempestades) a bordo de pequenas embarcações, eram afectados por violentas crises de enjoo, com náuseas e vómitos. E, nestes casos, o tipo de alimentação disponível não era seguramente a mais atractiva nem a mais indicada. 

Além do enjoo, o pânico e o desespero levavam também muitos a recusarem deliberadamente a comida, como forma de anteciparem uma morte que lhes parecia próxima e ainda mais terrível (…) Um índice significativo das condições de vida a bordo é o das taxas de mortalidade. A mortalidade a bordo revela-se, de uma forma geral, chocantemente alta. Uma doença contagiosa galopante ou um percalço que alargue excessivamente a duração da viagem podiam revelar-se catastróficos. Mas, em contrapartida, as condições de navegação favoráveis, diminuindo o tempo da ligação transoceânica eram, quase sempre, bastante auspiciosas”.

No trabalho de Maciel Santos sobre a compra dos “contratados” para São Tomé avultam aspetos muito interessantes. Logo a conjuntura: 

“Durante a década de 1890, a colónia portuguesa de São Tomé e Príncipe tornou-se um dos maiores produtores mundiais de cacau. Entre 1894 e 1903, a sua produção cacaueira teve uma taxa de crescimento anual de 15,5% (contra 1,9% do Equador e 8,8% do Brasil). Este crescimento – o maior de todos os produtores com quotas de mercado entre os 10% e os 20% – levou a que a ponderação de São Tomé no mercado mundial tivesse passado, entre esses anos, de cerca de 9% a 18%. 

A intensificação da produção do arquipélago esteve associada a uma fase de prosperidade pregando parte dos capitais aí investidos. Entre 1875 e 1903, a cotação do cacau nos grandes centros de consumo não teve uma tendência continuada de alta. No entanto, para capitais agrícolas produzindo para o mercado mundial, o lucro consiste numa diferença entre preços: o que regula o mercado e o preço individual de produção. Este último era tendencialmente mais baixo no arquipélago. 

Devido à desflorestação recente, os cacaueiros das ilhas deram durante anos produções por hectare superiores às da maioria dos centros produtores mais antigos, da América Central e do Sul”

A investigação aprofunda a natureza do recrutamento, o porquê da escolha dos “angola”, o processo do “resgate”, a produção de escravos pelas mercadorias, tudo para concluir a existência de uma correlação entre a expetativa de rendas e a procura de escravos, processou-se uma oferta de escravos fora da ordem colonial (daí a ficção jurídica do “resgate”), a única solução jurídica para São Tomé.

Recorde-se que a editora Campo das Letras já publicara com a coordenação do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto dois outros importantes trabalhos correlativos: Trabalho forçado africano, Experiências coloniais comparadas e Trabalho forçado africano, Articulações com o poder político.

Aproveita-se a oportunidade para se publicitar o importante site do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto que dá informação sobre os conteúdos da primorosa revista Africana Studia, disponível a preços muito acessíveis.
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Nota do editor

Último poste da série de 22 de março de 2021 > Guiné 61/74 - P22025: Notas de leitura (1348): "A Batalha do Quitafine", por José Francisco Nico; edição de autor, 2020 (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P22048: Tabanca Grande (517): Jean Soares, ex-1º cabo de radiolocalização, Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (Trafaria, e Maquela do Zombo, 1972/75): enfermeiro psiquiátrico reformado, a viver em França, em Caen, Normandia, e que está a tentar a recuperar a nacionalidade portuguesa que perdeu... Nasceu em Pirada... Senta-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 839.



Foto nº 1 > Guiné > Região de Gabu > Pirada > s/d  [c. meados 1950]  > O João Pinheiro Soares, talvez com 4 anos, brincando com um jipe da MP [Polícia Militar] dos EUA


Foto nº 2 > Guiné > Região de Gabu > Pirada > s/d  [c. 1960] > O jovem João Pinheiro Soares, na fronteira do Senegal, nas férias grandes, com um chefe de posto administrativo à sua direita e um alferes miliciano do Exército Português à sua èsquerda


Foto nº 2A >  Região de Gabu > Pirada > s/d  [c. 1960] > O nosso  jovem  , na fronteira do Senegal, nas férias grandes, com um chefe de posto administrativo   


Foto nº 2B Região de Gabu > Pirada > s/d  [c. 1960] > Possivelmente m alferes miliciano  do Exército Português, das primeiras subunidades que passaram por aquelas bandas. Esta foto deve ser anterior ao Carlos Geraldes (1941-2012),  ex-Alf Mil da CART 676, Pirada, Bajocunda e Paúnca, 1964/66.



Foto nº 3 >  Região de Gabu > Pirada > s/d  [c. meados de 1960 ] > O jovem João Pinheiro Soares, já com 13 ou 14 anos (o primeiro à direita), num jantar de família, tendo à sua direita a mãe,o pai, duas irmãs e outros familiares. Os dois  adultos, no lado esquerdo, devem ser militares.

 Sabemos, pelo nosso saudoso Carlos Geraldes, que foi amigo  e "hóspede" do comerciante de Pirada, que em 1964/65, era casado, tinha duas filhas e um filho e era natural de Lisboa. É possível o Carlos que  tenha intencionalmente  trocada os nomes dos familiares para proteger as suas verdadeiras identidades..., mas Luísa seria o nome da esposa, Rosa, o da  filha mais velha, e o filho do meio era José  (e estudava em Lisboa) (, na realidade era o nosso João, ou Jean Soares). A mais nova, Eva Lúcia, tinha nascido em 11/9/1957. O Carlos Geraldes chamava M. Santos ao Mário Soares. 

Por email de hoje, o Jean Soares acrescentou o seguinte a respeito desta foto:

(...) "O senhor Carlos Geraldes nâo tenho lembranças em o ter visto, infelizmente. Na fotografia da família está um alferes e o médico da companhia que gostava muito de fado. O nome da minha mãe era Irene ( morreu o ano passado com 102 anos) e as minhas irmãs sâo a Nini (Maria Irene) e a Ana Maria. O outro médico que esteve em Pirada foi o Dr. Luís Goes já falecido." (...)




Foto nº 4 > Guiné Região de Gabu > Pirada > s/d [c. meados de 1960 ] > O jovem João Pinheiro Soares, com um dos empregados da família. (Seria o Demba, de que nos fala o nosso saudoso camarada Carlos Geraldes, em 1964 ?)



Foto nº 5  > Bilhete de Identidade Militar do soldado recruta João Pinheiro L.P. Soares, emitido pelo R I 7 [, Leiria,] em 10/7/1972


Foto nº 5A > Assinatura do João Pinheiro L.P.Soares, nº mecanográfico 101687/72


Fotos (e legendas): © Jean Soares (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


I. Mensagem de Jean Soares, filho do c0merciante de Pirada, Mário [Rodrigues] Soares,vivendo desde 1975 em França, atualmente em Caen, Normandia.



Jean Soares, 70 anos, 
nascido em Pirada, Gabu, Guiné-Bissau.
Vive em França. Foto atual.



Sold reruta nº
mecanográfico  101687/72
 
Data - quarta, 24/03, 15:11 
Assunto - Mário Rodrigues Soares


Senhor Luís Graça,

Muito obrigado em ter publicado no seu blogue a minha história e tentar ajudar -me (*).

 Vou tentar responder às suas perguntas:


1. A minha história de vida:

Chamo-me Joâo Pinheiro Loio Pequito Soares, tenho 70 anos e nasçi em Pirada [, hoje Guiné-Bissau], aí vivi até aos 6 anos.


Nesse ano fui para Lisboa viver com a minha avó paterna, na calçada de Sant’ana [, freguesia da Pena], tendo feito os meus estudos até o serviço militar. 

Todos os anos ia a Pirada durante as férias grandes (4 meses).

Após o serviço militar ,  em 1975 fui para a França fazer os meus estudos , casei, e obtive a naçionalidade francesa. Fui enfermeiro em psiquiatria e estou reformado desde 2011. Tenho 2 filhos e 3 netos. Hoje moro na Normandia, na cidade de Caen.  [Hoje uma belíssima cidade, que foi quase totalmente destruída durante a II Guerra Mundial, justamente na sangrenta batalha da Normandia, iniciada em 6 de junho de 1944. (LG)]

2. Regresso de meu Pai a Lisboa, em  1975:

Quando chegou, foi para a prisâo de Caxias, por ordem do  pela Copcon,  tendo saído livre mais tarde.

Tentou uma nova vida em Aljezur,  criando uma fábrica de mármore e um restaurante mas sem sucesso e com muitos problemas pessoais (, incluindo o divórcio em 1983).

Das poucas relações que guardou em Portugal foi com o senhor Comandante Alpoim Calvão,
faleçido em 2014, em Cascais.

3. Relações com o meu Pai :

Tenho a recordação de um pai "distante, ausente",  durante a minha infância. 

Na adolescência não partilhava as paixões dele,  como a política, a vida social, mas sempre o admirava.

De 1984 a 1995 (ano da sua morte), ficávamos muito juntos com a presença dos seus netos todos os anos durante as férias, na Quarteira,  com a sua segunda esposa.

Os meus respeitosos cumprimentos
Jean Soares

P.S. - Junto envio fotos de documentos militares meus [. Fotos nºs 5, 6 e 7], fotografias de oficiais em nossa casa em Pirada [, Foto nº 3]  e na fronteira com o Senegal [,Foto nº 2], uma  foto quando tinha 4 anos  [Foto nº 1] e que se parece com aquela em que me enganei (*),  assim como o livro que fala do meu pai, de António Ramalho de Almeida  (páginas 125 a 140) [Vd, capa, Foto nº 8]

Espero que compreenda, depois de ter lido a minha história e a do meu pai,  que vou passar o resto da minha vida a bater-me para recuperar a minha nacionalidade portuguesa e a minha caderneta militar.

Obrigado pela atenção.
 



Foto nº 6 > Passaporte militar: licença, com data de 6 de maio de 1975, assinada pelo comandante do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões, autorizando o 1º cabo de radiolocalização nº 101687/72 João Pinheiro Loio [, no original Loiro, erro dactilográfico,] Pequito Soares, na situação de disponibilidade, a ausentar-se do país "a título eventual, por espaço de tempo não superior a noventa dias"...


Foto nº 7 > Documento passado pelo Consulado Português do Havre, com data de 10 de maio de 1978.


Foto nº 8 > Capa do livro de António Ramalho de Almeia (**), que conheceu em Pirada o comerciante Mário Soares. 


Luís Graça, editor

II.  Mensagem do editor LG, enviada no passado domingo, 28,às 11h23:


Jean, obrigado pela partilha. Vamos tratar-nos por tu, como mandam as nossas regras da Tabanca Grande. Facilita a comunicação. E de resto somos/fomos camaradas (de armas) e amigos da Guiné. O enfoque deste blogue (com 17 anos!) é a partilha de memórias (e de afetos). 

Vejo que estiveste ligado à saúde toda a vida. Este blogue deve ser salutogénico. Eu próprio sou da área da saúde: socíólogo, doutorado em saúde pública, docente da Escola Nacional de Saúde Pública. Estou com 74 anos, já aposentado. Tenho uma mana mais nova que é enfermeira e dois filhos "psis", ele psiquiatra (em oncologia) e ela psicóloga...

Diz-me se posso partilhar no blogue a tua história,incluindo as fotos... E se aceitas integrar a Tabanca Grande (tertúlia): já tenho as 2 fotos da praxe, uma atual e outra mais antiga. Se sim, passas a ser o membro nº 839. Temos um "livro de estilo" com 10 regras de "convívio" que todos procuramos respeitar.
 
Jean, tu dando a cara no blogue, facilitas também a resolução do teu problema. Haverá mais gente a interessar-se pelo teu caso. Tens o meu/nosso apoio. E vais reaver a tua nacionalidade portuguesa. O teu processo militar deve estar no Arquivo Histórico-Militar (de momento fechado, por causa da situação pandémica).

O autor do livro cuja capa nos manda,foi visita do teu pai, e é amigo de dos nossos coeditores, o Virgínio Briote

Fico à espera da tua resposta. Luís

4. Resposta pronta do novo membro da Tabanca Grande, nº 839. Jean Soares (***):

(...) "É com honra que aceito integrar a vossa Tabanca Grande com o número 839; li as 10 regras de »convívio" e aceito partihar no vosso blogue a minha história mais  as fotografias." (...)

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(...) António Ramalho de Almeida, estudante de medicina em 1963, foi mandado apresentar-se em Mafra para efectuar a recruta, após a qual foi destacado para a EPC em Santarém, onde tirou a especialidade de autometralhadoras Panhard. Logo a seguir, que o tempo urgia, foi mobilizado para a Guiné como alferes miliciano, recebendo como missão dar instrução a naturais da então Província, organizando-os em companhias de milícias.

Neste livro, António Ramalho de Almeida aproveita para nos descrever os contrastes a que assistiu. A guerra, ainda no princípio mas já na brutalidade em mortos e estropiados pelas minas, armadilhas, emboscadas e flagelações, os olhos a perderem-se nas maravilhosas paisagens, a presença de Portugal de mais de 400 anos praticamente ausente no interior da Província, de tal forma que, em certos locais, se julgava o primeiro branco a pisá-los e a vê-los.
 
(...) Fui contemporâneo do António Ramalho, conhecido, entre nós, por Toni Ramalho. Éramos companheiros assíduos, sempre que coincidia estarmos presentes em Bissau, na esplanada do Bento e nos jantares à mesma mesa do hotel. Muito do que aqui conta, regressou-me, vi, ouvi e vivi naqueles anos. Quanto mais não fosse estou-lhe grato por isso.
 
(...) António Ramalho prometera à Mãe, antes de a ver morrer, que havia de ser médico. Fiel à promessa e ao desejo pessoal preparou-se para o ser e convenceu-se de que iria beneficiar do estatuto de adiamento de incorporação que o Exército então facultava, dada a escassez de médicos.

Houve, porém, um acontecimento, que lhe alterou a vida. Em Maio de 1963, comemorou-se em Lisboa o Dia do Estudante e esse dia trouxe-lhe consequências. Quando deu por si estava em Mafra a fazer o COM. Depois seguiu-se Santarém, o RC6 (Porto), o RC8 em Sta. Margarida e o embarque, em 12 de Outubro de 1964, no Niassa, rumo à Guiné. (...)
 
Vd. também postes de:

16 de setembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12048: Notas de leitura (520): "Guiné Mal Amada - O Inferno da Guerra", por António Ramalho de Almeida (Mário Beja Santos)

(...) alferes instrutor de milícias,  chega a Pirada, descreve o ambiente fronteiriço, a atmosfera de espionagem e o papel de levar e trazer atribuído ao comerciante Mário Soares. Tanto quanto parece, já não estamos na ficção, o que se descreve é real, os incidentes fronteiriços, com retaliações de premeio. (...)

1 de julho de  2014 > Guiné 63/74 - P13352: Notas de leitura (607): Livro de memórias de guerra, de António Ramalho de Almeida, médico pneumologista, do Porto, ex-alf mil, GG, Bissau, 1964/66

(***) Último poste da série > 19 de março de 2021 > Guiné 61/74 - P22019: Tabanca Grande (516): Joaquim da Silva Correia (Penalva do Castelo, 1946 - Oliveira de Azemeis, 2021), ex-1.º Cabo, Pel Mort 1242 (Buba, 1967/69): em sua memória, no dia do Pai (e em apreço ao gesto do seu filho, António Correia), reservamos o talhão n.º 838, sob o nosso simbólico poilão

domingo, 28 de março de 2021

Guiné 61/74 - P22047: Manuscrito(s) (Luís Graça) (201): O pôr-do-sol no Atlântico, no tempo do não-tempo do confinamento (Luís Graça)




Lourinhã >Praia do Areal, Chakall > 27 de março de 2021 > 19h15 > Pôr-do-sol


Vídeo (0' 47'') > Alojado em You Tube > Luís Graça (2021).


1. Uma nuvem negra tapa metade do sol, na despedida do dia... enquanto a lua espreita, tímida, no seu posto de vigia, no campo oposto. São dois cultos, antagónicos, tão velhos como o homem, o culto solar e o culto lunar.

No tempo do não-tempo do confinamento, um outro dia há de chegar, com a noite de permeio. E esperas sempre uma manhã clara,  da cor da esperança. Mas amanhã muda a hora e sempre ganhas mais 60 minutos de vida, isto é, de luz. Ah!, a doce ilusão circadiana!

Na unidade 3 da radioterapia do IPO, o teu "céu" (iluminado) é a foto de um ramo de macieira [Malus domestica], com 17 flores (3 ainda em botão)... Cada uma das 14 flores tem cinco pétalas. brancas,  e 20 estames... Be patient!.... Afinal  é apenas meia hora por dia  em que tens de estar de barriga para o ar, absolutamente imóvel, as mãos pousadas no peito... O único escape a que te podes dar ao luxo é  (re)contar as flores, as pétalas e os estames das flores da macieira... projetadas no tecto.

É boa terapia para a ansiedade inicial e a claustrofobia: ajuda-te a  passar o tempo do não-tempo enquanto o robô anda à volta do teu corpo, "bombardeando-te" com radições ionisantes... Protésico e agora radioactivo... Não, emenda a radiologista. É um tratamento não invasivo,avançado, seguro... Confia nos teus anjos da guarda.

A flor, branca,  da macieira tem sobre os frágeis seres humanos (mesmo os mais durões que andaram na guerra)  um efeito mágico, ranquilizante, securizante e promissor. A esperança é uma crença poderosa. Talvez o "truque" não passe de um placebo, mas tem uma eficácia terapêutica simbólica, não menos poderosa que as radiações.  A flor da macieira não está lá por acaso, no meio daquele "bunker" das tecnologias da saúde de ponta... E ficas frustrado quando, por lapso, não acendem a luz do teto... (Dizem-me que nas outras unidades os motivos que enfeitam o céu do paciente, são diferentes: ondas do mar, palmeiras, outras árvores de fruto...)

A macieira simboliza a vida, a saúde, o amor, a sabedoria, a felicidade no  futuro mais que perfeito,.. Quiça a inortalidade. Na mitologia grega, a Mãe-Terra, Gaia,  deu uma macieira a Hera, como prenda de casamento com Zeus, o deus dos deuses... Na nossa cultura judaico-cristã, a macieira é a árvore do conhecimento e a maçã um fruto proibido...

Contas e recontas as 14 flores de macieira na tua nesga de céu, artificial, mais as 70 pétalas, brancas, e os 280 estames. Um pequeno suplício de Sísifo, aceitável, de segunda a sexta-feira. Só tens que aprender  a controlar os esfíncteres. Vais de bexiga cheia (e o reto limpo...) com 0,666 litros de água da EPAL (que sempre é mais barata). "Dia de purga, dia de amargura",  diz o aforismo hipocrático... Mas já lá  vai o tempo do nosso senhor dom João V em que se escrevia nos muros do Hospital Real de Todos os Santos: "Em Lisboa nem sangria má, nem purga boa"... Espantoso, não grafitos nos muros do IPO de Lisboa... Os grafiteiros têm medo do cancro que se pelam!

Um dia destes talvez saia um poema... à flor da macieira, e às meninas, delicadas e dedicadas,  da equipa multidisciplinar da  unidade 3 da radioterapia do IPO.  Mal comunicamos, porque está tudo cronometrado ao minuto. Há 7 unidades destas,  é um verdadeira linha de montagem. Segunda-feira, quando voltares ao tratamento,  no fim podes riscar mais um pauzinho no teu "vademecum": das 28 sessões prescritas faltar-te-ão só 22... E na terça, 21, e na quarta, 20, na quinta, 19...

E no próximo fim de semana podes gozar, como o prisioneiro bem comportado, três dias  de liberdade condicional,  e ir "limpar a vista", como dizia o teu pai, teu velho, teu camarada, junto ao mar do Cerro, no oceano Atlântico, na ponta mais acidental da Europa... (Não digas a mais ocidental, porque essa é o ilhéu de Monchique, na ilha das Flores, e os florentinos ficariam ofendidos contigo.)

Como no tempo do não-tempo da Guiné, em que não havia calendário, e o tempo do não-tempo  da guerra era contado por riscos nas paredes sujas dos "bunkers"... ou das casernas. Não havia  céu nem imagens de flores de macieira, apenas rachas de cibes, chapas de bidão e terra batida.

Há quem se queixe de tudo e de nada. Podias queixar-te da Pátria que te roubou 36 meses de vida... Mas para quê ?  Afinal, entraste no segundo ano da "comissão de serviço" imposta por esta maldita pandemia de Covid-19. E ainda ninguém não te viu apresentar queixa na competente repartição do Olimpo. Disseram-te que não valia a pena: afinal, há casos muito mais graves que ocupam o tempo do não-tempo do  teu Criador...  
 
Espera, ao menos, que Zeus e Hera continuem a estimar, e a cultivar, nos jardins do Olimpo, as macieiras... E que Higia, a deusa da saúde, te proteja...E lembrando-te sempre que a palavra terapeuta vem do grego "therapeuthes", aquele que faz a ligação com  o deus que cura... Cuidar e curar não é a mesma coisa. Cuida-te. Ámen. 

Lourinhã, 27 de março de 2021.

Guiné 61/74 - P22046: Blogues da nossa blogosfera (156): Jardim das Delícias, blogue do nosso camarada Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 (65): Palavras e poesia


Do Blogue Jardim das Delícias, do Dr. Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547/BCAÇ 1887, (Canquelifá e Bigene, 1966/68), com a devida vénia, reproduzimos esta publicação da sua autoria.


COMO VEJO A TRANSCENDÊNCIA

ADÃO CRUZ
© Max Ernst

Sou suficiente humilde para não me considerar sábio em nada. Tudo aquilo que escrevo corresponde à minha maneira de ver as coisas, à minha opinião, àquilo a que eu chamo as minhas verdades. Há quem as aceite e há quem as rejeite.

Não vejo qualquer razão, sendo nós senhores da nossa Liberdade interior, para complicar as coisas. Quanto a mim, Transcendência é igual a desconhecimento. Transcende-nos sempre aquilo que não conhecemos. O Homem primitivo não se questionava, penso eu, sobre a origem do Universo, mas era para ele transcendente o facto de uma pedra cair e o fumo subir. A nós, transcende-nos a origem da vida, por exemplo, embora a Ciência tenha já avançado muito no caminho da sua explicação. Transcende-nos a origem do Universo, porque, embora haja teorias para a explicar, ainda não há nada que permita aceitá-la como Facto Científico. A Gravidade, a esfericidade e a Rotação da Terra, por exemplo, são Factos Científicos, isto é, fenómenos praticamente impossíveis de desmentir. Através dos séculos, especialmente nos últimos tempos, a Ciência, quanto a mim o único caminho da Verdade, sempre com muita humildade e prudência, conseguiu explicar e aceitar como Factos Científicos milhares de fenómenos que nos eram transcendentes, e de cuja origem quase ninguém duvida. Na minha maneira de ver, a complicação está em darmos à palavra Transcendental uma conotação sobrenatural, pondo de lado o pensamento e a razão. Como diz o povo, o mal está em pormos o carro à frente dos bois.

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Nota do editor

Último poste da série de 21 de março de 2021 > Guiné 61/74 - P22023: Blogues da nossa blogosfera (155): Jardim das Delícias, blogue do nosso camarada Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 (64): Palavras e poesia

Guiné 61/74 - P22045: Blogpoesia (726): "Desânimo"; Perdoar e desculpar"; "Lembrar e esquecer" e "Permanência e realidade", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

1. Publicação semanal de poesia da autoria do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66):


Desânimo

Está negra a noite e cada dia.
Nuvens negras cobrem o céu e toldam nosso viver.
Vivemos acicatados.
Boca seca e olhos secos.
Amordaçou todos.
Sem discriminação.
Forte e fraco.
Rico e pobre.
Parecemos passarinhos de bico aberto
Esperando os pais.
Só que não estamos inocentes.
Temos o que semeamos.
É hora de arrepiar caminho...


Berlim, 21 de Março de 2021
15h e 2m
Jlmg


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Perdoar e desculpar

Sabe-se lá o que vai na alma de alguém.
"Quem vê caras não vê corações".
A vida não é pera doce para ninguém.
Mesmo os que parecem mais afortunados.
Tantas contrariedades leva o rio da vida.
Para todos.
Fortes e fracos.
Ricos e pobres.
A alegria é um estado excepcional.
Tudo tem de sr conquistado com a força do suor.
É nossa condição
A dita a Natureza.
O remanso da tranquilidade só acontece no intervalo das tempestades.


Berlim, 25 de Março de 2021
8h59m
Jlmg


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Lembrar e esquecer

A vida é um rio de noites e dias.
De claros e escuros.
Duas faces da mesma moeda.
Lembrar e esquecer faz parte de nós.
Nos tapa e destapa.
Se esquece e se lembra
O bem e o mal da mesma maneira.
É nossa defesa.
O bem deixa saudade.
O mal gera o negrume.
De tudo se compõe nossa vida.
É assim que está escrito.
Lembrar e esquecer,
Duas portas que abrem e fecham.


Berlim, 25 de Março de 2021
15h13m
Jlmg


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Permanência e realidade

Todo o real é permanente.
Mesmo quando ele muda.
Permanece igual em cada parte.
Fica aparente se não mudar.
É sonho ou ilusão.
O ser é combustão.
Se apaga se não vive.
Se mantém a vida
Mesmo que morra, fica a saudade.
É esse o reino da verdade.


Berlim, 27 de Março de 2021
17h16m
Jlmg

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Nota do editor

Último poste da série de 21 de março de 2021 > Guiné 61/74 - P22022: Blogpoesia (725): "Cacho de uvas"; Quando não há pão..."; "Chove nas vielas" e "Suavemente", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728