sábado, 14 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2942: O Nosso Livro de Visitas (16): Belarmino Sardinha, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista STM (Guiné 1972/74)

1. No dia 8 de Junho, recebemos esta mensagem de Belarmino Sardinha

Camaradas, Companheiros, Amigos,
Já tinha estabelecido contacto dia 04, mas a precipitação ou não sei o quê, vocês compreendem, levou-me a escrever para o e-mail do Luís Graça.

Só agora tomei conhecimento deste blogue que me parece muito bem elaborado, mas mesmo que o não estivesse, merecia o meu apreço pelo esforço feito por quem se dedica a procurar juntar-nos e a reunir já tanta, mas ainda tão pouca informação.

Irei ao meu baú, ao sótão ao que necessário for para ver se lá encontro alguma coisa, talvez umas fotos.

Darei notícias logo que consiga descobrir o que os anos vão apagando ou vai ficando esquecido com o nascer de novas vidas e as preocupações do dia-a-dia.

Pode ser que ajude a incentivar outros a aparecerem ou a falarem daquilo que conhecem melhor do que eu. Tenho umas fotos que tirei no encontro do BCAÇ 3832, reunido em almoço no dia 31 de Maio de 2008. Será que interessa?

Fui 1.º Cabo Radiotelegrafista STM - 036858/71 - e estive colocado em Mansoa, Bolama, Aldeia Formosa e Bissau nos anos de 1972/74.

Curiosamente estava de serviço no Posto Director de Bissau e em contacto com o operador de Gadamael no dia e hora em que capitulou.

Não tenho história, estivemos em contacto no máximo de uma hora, mas por breves minutos, tais as interrupções constantes pedidas por causa de (AT) até deixar de receber qualquer sinal.
Esse camarada, eu e mais 14, tínhamos ido para a Guiné em 17 de Junho de 1972.

Vi que consta da lista da Tabanca um elemento da 38.ª de Comandos.
Estive com eles em Mansoa. Ele tem por certo conhecimento de factos interessantes, pelo menos de alguns que ajudam a lembrar camaradas que já não estão connosco, como o Barreiros e o "velho" ex-legião estrangeira cujo nome não me ocorre.
Chamados para darem apoio a uma situação, salvo erro em Nova Lamego, ao saltarem das viaturas encaixaram os cintos e despoletaram as granadas.
Não só foram vítimas como fizeram 14 feridos. Mas melhor do que eu poderá ele contar esse e muitos outros casos, se o entender.

Falo deste por ter sido um companheiro que muito estimava, não só por ser alentejano como eu, outros havia como o Pateiro, ou o Silva cujo destino também o devolveu num caixão, mas porque privava em copos e tertúlias com ele.

Para quem estava em rendição individual e não pertencia a nenhum Batalhão ou Companhia, perdi amigos demais.

Independentemente de tudo, um grande abraço para todos, em especial para os autores desta iniciativa.
Belarmino Sardinha

2. No dia 14 foi enviada mensagem ao Belarmino

Caro Belarmino

Fizeste muito bem em comunicar connosco, pois cada camarada que aparece de novo é o renovar deste grupo de ex-militares que querem deixar escrita a história da guerra da Guiné.

Terás concerteza experiências vividas para partilhar com os restantes camaradas.

Se atravessaste na Guiné o pós vinte e cinco de Abril, podes ajudar a escrever essa parte da história nosso blogue, porque não temos muitas narrativas desse período de fim de guerra e transição do poder para o PAIGC.

Se tiveres fotos desses tempos, podes enviar (devidamente legendadas)e ao mesmo tempo contares as estórias subjacentes.

Para seres admitido formalmente na Tabanca Grande, envia uma foto do teu tempo de Guiné e outra actualizada, de preferência tipo passe, e conta algo mais de ti, como por exemplo, datas de ida para a Guiné e regresso. Locais por onde andaste, Unidades que integraste, etc.

Na nossa Página, do lado esquerdo poderás tomar conhecimento das nossas normas de conduta e dos fins a que se destina o nosso Blogue.

Deixo-te um abraço em nome dos editores da Tertúlia e esperamos notícias tuas.
Carlos Vinhal

Sem comentários: