sábado, 25 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7502: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (19): José Barros Rocha, de Penafiel, ex- Alf Mil, CART 2419 (Mansoa, 1979/70)

Região de Tombali > Guileje > 1969 CART 2410, Os Dráculas (Junho de 1969; Março de 1970) > Alf Mil José Barros Rocha, reformado da actividade bancário, natural de Penafiel, se não erro... [,foto à esquerda].

1. Notícias de um camarada José Barros Rocha (não confundir com o com popular José Rocha, ex-Alf  Mil da CCS/ BBCAÇ 2852, Bambadinca, 1968/70, amigo do António Pimentel, nosso amigo também, membro da Tabanca de Matosinhos, mas que ainda não se inscreveu na Tabanca Grande: estranha contradição, quem pertence à Tabanca Pequena deveria passar automaticamente a pertencer à Tabanca Grande, mas não: as regras são diferentes, a filosofia organizativa também é um bocado diferente...).  

Estamos a falar de um camarigo do Norte, um homem que na Guiné esteve no sul, e eu eu conheci por ocasião do Simpósio Internacional de Guiledje... membro da nossa Tabanca Grande desde Fevereiro de 2007. Foi ele quem nos alertou para batalha de Sangonhá. (LH)


De: José Rocha

Data: 24 de Dezembro de 2010 14:12

«Então, Luís:
Que raio de de maleita essa - ciática - te havia de apoquentar e numa altura destas!!!....
Só quero desejar-te as mais rápidas melhoras e que consigas uma noite de Consoada o mais tranquila possível na companhia dos que de ti estão e são mais próximos.

As tuas melhoras!
Feliz NATAL!

Aquele abraço "camarigo"!
José Rocha


P.S. - Os votos de melhoras são extensivos a todos os "camarigos" que neste momento se encontrem menos bem.

___________________

Nota de L.G.:


ÚItimo poste da série > 25 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7499: Agostinho Gaspar, de Leiria ( 3ª CCAÇ / BCCAÇ 4162, Mansoa, 1972/74)

Guiné 63/74 - P7501: Notas de leitura (180): Poemas, de Vasco Cabral (Mário Beja Santos)

1. Mensagem de Mário Beja Santos* (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 20 de Dezembro de 2010:

Malta,

A Guiné-Bissau possui um conjunto de poetas que merecem a nossa atenção. É o caso de Amílcar Cabral, Vasco Cabral, Hélder Proença, Agnelo Regalla, José Carlos Schwarz (**), entre outros.

Existe, aliás, uma antologia “Antologia Poética da Guiné-Bissau” (Editorial Inquérito, 1990) que a seu tempo se fará referência e que tem um convidativo prefácio do escritor Manuel Ferreira.
Hoje faz-se exclusivamente menção ao trabalho poético de Vasco Cabral, um poeta declaradamente marcado pela cultura portuguesa.

Um abraço do
Mário


A luta é a minha primavera

Beja Santos

Vasco Cabral (Farim/1926, Bissau/2005) fez a sua formação profissional e ideológica em Portugal. Em 1944, aderiu às organizações africanas que em Portugal militavam em prol da afirmação do homem africano, nos balbucios dos movimentos de libertação; em 1948, passou a trabalhar em estreita colaboração com Amílcar Cabral, Agostinho Neto, Marcelino dos Santos e Mário de Andrade; conhece os cárceres entre 1951 e 1959; a partir de 1962, passou a ocupar cargos importantes no PAIGC (foi membro do Comité Central, do Secretariado-Geral e do Conselho Superior de Luta e entre 1981 e 1993 foi secretário permanente do Partido) tendo ocupado várias vezes cargos ministeriais.

Em 1981, publicou em Portugal a sua obra poética com o título “A Luta é a minha Primavera”. Foi presidente da UNAE – União Nacional dos Artistas e Escritores da Guiné-Bissau. A edição que aqui se refere é de 1999, edição trilingue (português, francês e romeno) da responsabilidade da União Latina (organização que congrega os povos de língua românica e que se destina à promoção da ideia de uma comunidade cultural latina). As ilustrações são de Sá Nogueira, indiscutivelmente um dos maiores artistas plásticos portugueses do último quartel do século XX.

Vasco Cabral foi um poeta que cultivou, na linha da sua formação cultural, o militantismo neo-realista, mesmo numa linha de liberdade estrófica e melódica. À semelhança de um Carlos Oliveira, de um Manuel da Fonseca ou de um José Gomes Ferreira, vemo-lo a poetar sobre as crianças abandonadas, os pedintes, os artistas de circo, os temas da saudade e da fraternidade são recorrentes, bem como as trovas afectivas. O seu leque de preocupações líricas abarca as histórias de encantar, as recordações de infância, os encontros de namorados, a determinação do combatente, a luta pela melhoria das condições dos oprimidos, a resistência na prisão, o hino à esperança e, com uma importância determinante, a exaltação pela independência e a determinação contra o colonialismo. Vejamos alguns desses poemas:

A luta é a minha primavera

a luta
é a minha
primavera

sinfonia de vida
o grito estridente dos rios
a gargalhada das fontes

o cantar das pedras
e das rochas
o suor das estrelas!

a linha harmoniosa dum cisne!


O último adeus de um combatente

Naquela tarde em que eu parti e tu ficaste
sentimos, fundo, os dois a mágoa da saudade.
Por ver-te as lágrimas sangraram de verdade
sofri na alma um amargor quando choraste.

Ao despedir-me eu trouxe a dor que tu levaste!
Nem só teu amor me traz a felicidade.
Quando parti foi por amar a Humanidade.
Sim! Foi por isso que eu parti e tu ficaste!

Mas se pensares que eu não parti e a mim te deste
será a dor e a tristeza de perder-me
unicamente um pesadelo que tiveste.

Mas se jamais do teu amor posso esquecer-me
e se fui eu aquele a quem tu mais quiseste
que eu conserve em ti a esperança de rever-me!


A Luta

A luta é a minha Primavera
Sinfonia de vida:
o grito estridente dos rios
a gargalhada das fontes
o cantar das pedras e das rochas
o suor das estrelas!
a linha harmoniosa de um cisne!


O passado e o presente

Qua foi o teu destino, meu povo!
Ó terra dolorosa da miséria!
Senti na minha carne a tua carne retalhada.
Correu da minha boca o teu sangue derramado. Vivi a tua morte.
lenta e trágica e os teus heróis de gritos silenciosos
perdidos nos passos do medo.
Sofri nas entranhas os punhais da traição
e o chicote
e o imposto
e a palmatoada.

Mas eu sabia que isso ia acabar
eu sabia que um destino novo é o que a vontade quer
e cavalguei o meu sonho na espada de esperança
e como D. Quixote bati-me com moinhos e loucuras.
Mas não foi em vão.
Hoje, qual é o teu destino, meu povo?
Das raízes das dores nasceu a madrugada
e a chuva da certeza já floriu o capim novo.
Agora, meu povo, o teu destino é este:
criar Humanidade!


PS - Este livro passa a pertencer à biblioteca do blogue, tal como os outros aqui recenseados, estando disponíveis para consulta e leitura no gabinete de trabalho do nosso editor Luís Graça, em Lisboa, à falta da futura sede da nossa Tabanca Grande... Contacto: + 315 21 721 21 93.
__________

Notas do Editor

(*) Vd. poste de 20 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7479: Operação Tangomau (Álbum fotográfico de Mário Beja Santos) (5): Dia 23 de Novembro de 2010

Vd. último poste da série de 19 de Dezembro de 2010 Guiné 63/74 - P7470: Notas de leitura (179): A Luta Pelo Poder na Guiné-Bissau, de Álvaro Nóbrega (Mário Beja Santos)

(**) José Carlos Schwarz (1949-1977), além de poeta, grande músico, compositor e intérprete, não tem qualquer relação de parentesco, apesar do seu apelido,  como o nosso Carlos Schwarz, mais conhecido por Pepito. Morto em acidente de automóvel, em Cuba, aos 27 anos, é hoje um mito da história da cultura guineense.

Podem ouvir-se aqui algumas das músicas deste artista maior da Guiné musical,  na interpretaçao do grupo Cobiana DJazz, que de ele foi um dos fundadores, juntamente com outro grande artista, ainda vivo Aliu Barri, hoje agricultor em Buba. (Obrigatório ler esta entrevista, de 2007, com Aliu Barri, para de se perceber o doloroso parto da verdadeira e autêntica música da Guiné-Bissau, e das enormes dificuldades de se ser música naquela terra).

Ver também um poste sobre as origens (alemães) do "jovem rebelde" Zé Carlos Schwarz e o nascimento de um dos  primeiros grandes de música crioula, na Guiné-Bissua, o Cobiana Djazz.: Lamparam III > 11 de  Dezembro de 2006 > José Carlos Schwarz, elementos escolhidos (da autoria presumível de Norberto Tavares de Carvalho, "O Cote", com uma nota notável do editor, o nosso amigo Leopoldo Amado).

Guiné 63/74 - P7500: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (18): Agostinho Gaspar, de Leiria ( 3ª CCAÇ / BCCAÇ 4162, Mansoa, 1972/74)





1. Mensagem de, ontem, do nosso camarigo Agostinho Gaspar (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4612/72, Mansoa, 1972/74), residente em Leiria, e membro da Tabanca Grande e da Tabanca do Centro; na foto em cima, é o primeiro à esquerda, em Mansoa,Natal de 1973... (Presumo que os restantes camaradas sejam todos rapaziada da ferrugem, (termo do nosso calão de caserna aqui usado sem qualquer desprimor para os nossos especialistas mecânicos auto-rodas que fizeram milagres com as notas latas velhas como, por exemplo, as GMC; tenho muito respeito por eles...). (LG)


Foto: © Agostinho Gaspar (2010). Todos os direitos reservados.

Data: 24 de Dezembro de 2010 15:24

Assunto: Boas Festas

Caramigos e tertulianos,

Desejo-vos um Feliz Natal e Boas Festas.

Agostinho Gaspar
______________

Nota de L.G.:

Último poste da série > 25 de Dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7499: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (17): Um gesto de grande nobreza: O António Paiva visitou, ontem, no Hospital de Santa Maria, o Rui Ferreira

1. Bonita e singela mensagem do  António Paiva que muito me sensibilizou:


Data: 24 de Dezembro de 2010 21:36
Assunto: Doença

 Caro Luís Graça;


Desejo-te um Feliz Natal, assim como para toda a família.


Já estive com o Rui [, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa]... Quero mandar mensagem para saír no blogue, se possível amanhã.



Ele está bem, estavam lá a mulher e as duas filhas.


Diz-me se posso mandar para ti, ainda não jantei, conforme tu resposta farei depois de jantar.Tirei fotografia, mas estou mesmo na sucata, muito tremida.

Um abraço
António Paiva
ex-Soldado Condutor no HM 241  [, foto à esquerda]
Bissau, 1968/70


2. Comentário de L.G.:


Foi um gesto de grande nobreza, da  tua parte, o passares pelo hospital para visitares um camarada que nos pregou um valente susto, mas que nem sequer é, tanto quanto sei, uma pessoa das tuas relações íntimas... Manda a foto, quando puderes. Força para ti, que bem precisas, neste dia em que mais sentimos a solidão... Daqui da Madalena, V.N. Gaia, vai um xicoração para ti. Almoçaremos na minha escola um dia destes. Que o ano de 2011 traga mais serenidade e esperança à tua vida. L.G.


___________________


Nota de L.G.:


Último poste da série > 25 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7498: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (16): Um receita energética para os entrevados, by-passados, disrítmicos ou algo incapacitados tabanqueiros... (Vitor Junqueiro)

Guiné 63/74 - P7498: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (16): Um receita energética para os entrevados, by-passados, disrítmicos ou algo incapacitados tabanqueiros... (Vítor Junqueira)

1. Do nosso querido camarigo Vitor Junqueira (*), médico, com data de ontem, comentando os infortúnios que têm atingido as nossas tropas, ou melhor, alguns de nós, e exortando-nos a encher o peito de ar e (a)levantar o moral

Olá,  rapaziada do meu tempo;

Hoje não é dia para cultivar pessimismos. Todos de pé, já. Os coxos estão dispensados! Tenham presente que a mente comanda o corpo e,  como tal,  não deis confiança à doença e ... tende cuidado com os médicos que, na nossa idade, parecem obcecados em livrar-nos dos últimos pecaditos. 


A todos, em particular aos entrevados, by-passados, disrítmicos ou algo incapacitados desejo rápida recuperação.



Bom Natal e excelente Ano Novo.
Abraço forte e carregado de amizade do,
Vitor Junqueira

E tu, Vitinho Tavares? Desde que foste à recauchutagem mais ninguém te agarra! Então agora que tens os ossos todos numerados até estavas capaz de te alistares novamente no teu saudoso BCP 12. Estou certo? Tenho a certeza que sim, pois eu ainda lá voltava!

Paulinho Santiago: tem juízo,  rapaz! Nesta quadra, cuidado com os doces e as carnes, jovens (querias!). Boas caminhadas para o próximo ano e caso metas o papel, cá te espero para uma de longo curso. Ab

Carlitos (Vinhal), então como é que é, meu? Andas meio foxtrot por causa de porras do Blog? Nada o justifica, meu querido amigo. Deixa-os pousar qu' a gente vai-se a eles. Por acaso até ando com vontade de fazer uma prosa em que os editores são parte interessada, só estou à espera de vontade.



Arriba, camarada e se eu puder dar uma mãozinha nalguma coisa, é só dizer. Ab e bom Natal
VJ

 ___________


Nota de L.G.:

Último poste desta série > 25 de Dezembro de 2010 > 2010 Guiné 63/74 - P7497: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (15): Que o Natal seja sempre que um camarigo quiser ! (Editores)


(*) Vitor Junqueira, ex-alferes miliciano da CCAÇ 2753 - Os Barões (Madina Fula, Bironque, Saliquinhedim/K3, Mansabá , 1970/72), médico, residente em Pombal, membro da nossa Tabanca Grande, organizador do nosso II Encontro Nacional (Pombal, 2007).


Autor do blogue  "Kurt" - Amizade, Viagens, Aventura e muito mais!... ("O Blog onde se ligam amigos e companheiros de viagem para 'curtir' o que a vida tem de melhor. Porque só temos uma, há que aproveitá-la!"). Um blogue andarilho...onde também colabora o nosso Paulo Santiago, de Águeda.

Guiné 63/74 - P7497: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (15): Que o Natal seja sempre que um camarigo quiser ! (Editores)


© Miguel Pessoa (2010)




1. Camaradas, amigos, camarigos: Eu, que não gosto de me armar em valente, embora seja uma alma sensível, mas também não tenho a lágrima fácil, fiquei comovido até às lágrimas, com as muitas dezenas e dezenas de mensagens que tenho recebido a desejar as nossas melhoras,  colectivas e individuais... Verdadeiras mensagens da melhor camarigagem de que nós, às vezes, somos capazes.


Na quadra a que eu chamo de grande stresse natalício, em que praticamente é proibido abrir o computador, houve gente que conseguiu arranjar um bocadinho de tempo, roubado à família e aos amigos mais íntimos, para emprestar o seu ombro amigo àqueles de nós que, na Tabanca Grande, estavam a precisar de uma palavrinha de atenção, consolo, esperança, ânimo... Enfim, aquilo a que nós chamamos a nossa blogoterapia...

Na ausência, em "estúdio",  do Vinhal (que "vive e sofre" com o que o aqui se passa, 24 horas por dia!!!), o Mural do Pai Natal da Tabanca Grande está uma m..., uma confusão dos diabos... Eu nunca poderei pôr isto tudo em ordem,  arrumadinho como só ele pode e sabe fazer... e tem feitio todos os anos... Mesmo assim, não quero deixar de postar, por estes dias,  no nosso mural, algumas das palavras bonitas e sobretudo sentidas que nos têm escrito, tanto velhinhos como piriquitos... 

Não tenho mais notícias do Rui Ferreira cujo estado de saúde espero esteja a evoluir favoravelmente, e que era o tabanqueiro que mais nos preocupava este Natal... Mas o Paulo Santiago e o Carlos Santos, os nossos dois bons gigantes (mais o Victor Barata, também seu amigo e vizinho), estão atentos... O António Paiva, espero bem,  deve ter encontrado um porto de abrigo neste Natal. O Carlos, por sua vez,  já lhe senti um pouco mais de ânimo num mail particular que me mandou a chamar-me madraceiro, ontem às 10h da manhã, e que eu tomo a liberdade de reproduzir aqui...

Luís: Estás então em Gaia a passar o Natal? Na cama? Não tens vergonha? As melhoras, rápidas e definitivas.... Acerca dos teus sábios provérbios, mando esta máxima, à troca, que recebi hoje do Carlos Cordeiro: "As coisas são como são em virtude de serem assim mesmo"... É muito profunda, não achas?

Vou fechar o estabelecimento e vou ver a minha velhota. Até logo. Deixa-te de malandrar e levanta-te para comeres as batatas. Um abraço para ti e um beijinho à Alice. Dá cumprimentos nossos à tua família de Gaia. Boas Festas. Carlos






© Miguel Pessoa (2010)




2. Eu, próprio, consegui ontem ao fim da tarde escrever as quadras natalícias de que estou incumbido todos os os anos... É o meu pequeno, modestíssimo, contributo para que a noite da Consoada da Madalena seja, todos os anos, um momento bonito de amor e amizade entre sete famílias que, putos incluídos, este ano juntou duas mesas com vinte e tal pessoas, incluindo dois "tabanqueiros" da nossa Tabanca Grande, eu e o João Graça mais o seu violino... 


Tirando a ciática, espero que o vosso Natal tenha sido tão ou mais lindo que o meu... Agora vou-me levantar por que é preciso comer a "roupa velha"...  Em meu nome, e do resto da equipa que faz este blogue o melhor que pode e sabe  (Carlos Vinhal, Eduardo Magalhães Ribeiro, Virgínio Briote e... Miguel Pessoa!), a continuação das boas festas de Natal... o tal Natal que é sempre quando um camarigo quiser. 


As quadras, de sete sílbas, foram o que que se pôde arranjar este ano... São dedicadas aos morcões dos meus cunhados Gusto e Nitas, que eu considero há muito como meus irmãos de verdade (são, além disso, os donos da "clínica da Madalena", onde eu estou em convalescença por estes dias...):

No Natal da Madalena,
Foi-se a musa de sabática,
Tenham pena, muita pena,
Está o poeta c’o a ciática

Está o poeta c’o a ciática,
Mas temos o cavaquinho,
Revolve-se a problemática,
E chama-se o Joãozinho.

E chama-se o Joãozinho,
Tiago, Pedro, Tia Nita,
E logo num instantinho,
Forma-se um grupo catita.

Forma-se um grupo catita,
Do jazz à gente fadista,
E até a Joana imita
A bela Júlia florista.

A bela Júlia florista
Via caras, mas não c’roas,
Pois é, ó economista,
Lá sem  guita não há… broas,

Lá sem guita não há… broas,
Mas ó da casa, ó patrão,
Tantas coisas e tão boas,
Vão p’ró rol da gratidão.

Vão p’ró rol da gratidão,
Vão p’ró deve e p’ró haver,
Calam fundo no coração,
Dão sentido ao viver.

Dão sentido ao viver
Destas nossas sete famílias,
Uma história p’ra escrever,
Tão bonita, sem quezílias.

Tão bonita, sem quezílias,
Palavras não são despesa,
Marias e até Emílias
Ficam bem à nossa mesa.

Ficam bem à nossa mesa,
Os nossos anfitriões,
Amizade e gentileza,
Disso são os campeões.

Disso são uns campeões
Um exemplo de beleza,
Muito pouco comilões,
Ficam bem em qualquer mesa.

Ficam bem em qualquer mesa,
Com linho, seda ou papel,
É sempre a mesma nobreza,
Jingle bell, jingle bell.

Jingle bell, jingle bell,
Que o jantar nem estava mau,
Muitos doces com papel,
Nem faltou o bacalhau.
 
Nem faltou o bacalhau,
Que já foi mais fiel amigo,
Anda com cara de pau,
Estando agora em perigo.

Estando agora em perigo,
Nas mãos dos noruegueses,
Quiçá até inimigo,
À mesa dos portugueses,

À mesa dos portugueses,
Pai Natal da Madalena,
Tens crianças, teus fregueses,
Trazes prendas e uma rena.

Trazes prendas e uma rena
Meu querido Pai Natal,
Cá na nossa Madalena,
Não faltou o essencial.


Luís Graça, 24/12/2010


_____________________

Nota de L.G.:

Último poste da série > 24 de Dezembro de 2010 > 

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7496: O Mural do Pai Natal da Nossa Tabanca Grande (14): Ruizinho, os heróis não morrem; Paulo, quem quer ser lobo, veste-lhe a pele; Carlos, portugueses e camarigos, muitos, alguns loucos; Miguel, 'tá lindo o nosso Poilão; camaradas, amigos, camarigos, saúde e paz na terra e... na blogosfera (Luís Graça)



O poilão da Tabanca Grande devidamente enfeitado e iluminado pelo nosso strelado artista gráfico, o camarigo © Miguel Pessoa (2010) (cada vez mais cobiçado pela concorrência...)




1. Temos sabido do Rui Ferreiro (mais conhecido no círculo de amigos como o Ruizinho), através do Paulo Santiago, em correspondência com o Carlos Vinhal (que neste momento e até ao fim do ano está de "baixa bloguistica", por sua vontade e meu consentimento):


(i) 14 de Dezembro de 2010:


(...) Há momentos, para me esclarecer num comentário, tive de telefonar ao Carlos Santos, ex-Fur Mil da CCAÇ 2701. Deu-me uma má notícia.

O Rui Alexandrino Ferreira( Ruizinho) está desde esta manhã internado na UCI do Hospital de Viseu com problemas cardíacos. Inspira cuidados.Terá de ser transferido para os HUC,onde forçosamente terá de ser operado. Já andava mal há uns dias. (...)



(ii) 14 de Dezembro de 2010: 


(...) Cheguei há pouco de Coimbra onde fui à apresentação do livro do Cor Calheiros. Acabei de falar com o Carlos Santos que esteve hoje à tarde na UCI do Hospital de Viseu. O Rui está muito debilitado, [ à doença crónica degenerativa que já tinha ] agora junta-se a angina de peito, precisa de ser intervencionado nos HUC. O problema é, com a debilidade que apresenta, essa intervenção cirúrgica poderá ser feita? Penso, o Carlos Santos também, que o Rui gostará de saber que os camaradas fazem força pela sua recuperação. Fica ao vosso critério a divulgação ou não do estado de saúde do Rui. (...)

(iii) 23 de Dezembro de 2010:

(...) O Rui foi transferido na 2ª feira do Hospital de Viseu para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa (com Coimbra ali tão perto...) para ser operado na 3ª feira. O seu estado devia ser grave, os médicos não esperaram e operaram-no durante a madrugada de 2ª para 3ª. O pós-operatório parece estar a correr bem...hoje telefonou ao Carlos Santos.

Aproveito para te desejar um Bom Natal, extensivo à tua família. Não deixes que as "guerras" do blogue te enviem para a psiquiatria. Dá descanso aos neurónios... Grande
abraço.



(v)  No dia 23 de Dezembro de 2010 20:01, Carlos Esteves Vinhal escreveu ao Paulo:

Caro Paulo. Obrigado pelas notícias que vou canalizar para o Luís. Acho que seria oportuno a publicação de um poste agora que temos mais certezas. Muito obrigado pelas tuas palavras em relação a mim.



Recebe um abraço e a retribuição dos teus votos. Tudo de bom para ti e para os teus. Carlos


(v) Eu, Luís Graça, senti-me na obrigação de escrever a ambos (com conhecimento a toda a Tabanca Grande), o seguinte... É um texto de humor e de amor bloguísticos (por favor não o levam a sério, os seus destinatórios são apenas o Paulo e o Carlos):


Paulo (com conhecimento ao Carlos Vinhal): 

Que raio de Natal, o deste ano! O nosso Ruizinho, 67 anos,  no hospital, a inspirar-nos cuidados e um aperto de angústia no coração; o meu querido Carlos Vinhal abatido por causa das "e-merdas" do blogue; eu, deitado, de cama, desde sábado, com uma ciática, a deixar-me operacional só a 20%; o Virgínio, há muito de sabática por causas das arritmias do coração; o Eduardo a tapar os buracos das albufeiras; o Zé Martins a pôr velas aos santinhos nossos padroeiros e a desejar as nossas melhorar; o strelado do Miguel a enfeitar de luzinhas o poilão da nossa Tabanca Grande para tentar a alegrar o ambiente; as nossas queridas caras metades na freima de ter tudo pronto, logo á noite, na ceia da Consoada: as prendinhas, o azevinho, a toalha de linho, as pencas, as batatas, o bacalhau, o azeite, o vinho...

Espero ao menos  que tu, Paulo, meu  bravo comandante do Pel Caç Nat 53 e camarada de armas de Bambadinca ao Saltinho,   nos anime e nos dê, de Águeda,  uma  ajudinha a vigiar este batalhão de náufragos do império... incluindo todos aqueles camaradas, amigos e camarigos que, sem um queixume, uns com "by-pass", outros sem "ombro amigo", vão passar esta Noite também tristes, doentes, combalidos, cacimbados, lixados, f..., ou até sós... (E se calhar são muitos mais do que aqueles que a gente imagina...Para eles vai o meu, o nosso,  pensamento solidário)... 

Paulo, faz chegar ao Rui, aos seus amigos (em especial ao Carlos Santos) e família, à equipa de saúde de Santa Maria que o está a tratar (e seguramente salvar), o desejo das suas rápidas e possíveis melhoras, e faz-lhe(s) sentir o melhor que há em nós, a malta desta Tabanca Grande, que é já uma peqena grande família, o melhor justamente de nós, que é a camarigagem, a compaixão, a força na adversidade... 

Vou tentar fazer uma notícia a desejar as melhoras do Rui... 

Na cama (estou na Madalena, V.N. Gaia, onde cheguei ontem à noite de Lisboa, com mulher e filhos) sou capaz de trabalhar com o portátil, nos intervalos da "pedrada" da medicação... Vou estar de férias no Porto (ou de atestado médico, se a coisa piorar... até ao fim do ano). 

Um santo Natal para ti, família, amigos... Dá um abração ao grandalhão do Victor Tavares, teu vizinho e herói de tantas batalhas do BCP 12, que também há tempos passou as passas do Algarve por causa da coluna...

Paulo, tu que és um coração de ternura barrada com mel, por baixo desse tronco de touro ou de lobo do reiguebi, mereces um especial xicoração, da minha parte, por tudo o que tens feito por todos nós, e em especial pelo Rui... Sei que és sempre o primeiro quando alguém está doente ou em baixo, aqui ou na Guiné-Bissau.... Eu tenho um especial carinho e admiração por ti, tu sabes... 


Um Alfa Bravo também para o "tabanqueiro" do teu João... Desculpa-me se hoje estou mais lamechas... mas  um gajo também é uma merda neuroquímica,  70% de sangue, suor e lágrimas: não é preciso um tiro de Kalash para nos matar, basta uma injecção letal, ou às vezes até a simples altercação do povo ...Luís...

PS1 - E já que a ocasião é propícia, mete na tua árvore de Natal estes sábios provérbios populares sobre doentes, doentinhos e pobrezinhos... E se não tiveres insónias nesta noite de Consoada, pensa em nós, Paulo, pensa no Rui,  e distribui alguns destes aforismos  aos teus amigos (que eu sei que são muitos) e aos teus inimigos (que eu sei que sei poucos, "pero locos").

"Quando pobre come frango, um dos dois está doente".
"Mais vale uma perna sã do que duas muletas"
"Médico novo e puta velha, todos gostam de experimentar" 
"Até aos 40 bem eu passo, dos 40 em diante 'ai a minha perna, ai o meu braço' ";
"Não adianta fugir com o cu à seringa"
"Em Lisboa nem sangria nem má nem purga boa"
"O hóspede e o peixe aos três dias fedem"
"De São Martinho ao Natal, o médico e o boticário enchem o bornal";
"Uma facada tem cura, mas a má palavra sempre dura"
"Quem de puta faz cabedal vai acabar na cadeia ou no hospital"
"É preciso cuidar dos pobres, antes que eles cuidem de nós"

PS2 - Para  o meu querido amigo Carlos, editor, que está sofrer, que eu sei (por que tenho um dedo que adivinha), com  "burn-out", esgotado (e eu sinto-me também culpado por isso)... mando-lhe estes "regalitos" para a sua árvore de Natal (a dele e da pobre Dina, que já há muito devia ser promovida a tabanqueira de honra, já que nunca falhou nenhum dos nossos cinco encontros e atura-nos, por tabela, muitos dos nossos pesadelos não climatizados)... 

Carlos, que o teu coração se alegre (ou que pelo menos consigas sorrir) ao ler estes conselhos que uso debaixo do travesseiro da minha cama, quando sofro de insónias ou dos males da alma:

"Portugueses pocos, pero locos" (considerar-me-ei sempre português, mesmo que seja o último, e mesmo que louco...)
"Cristo curou cegos e aleijados mas não malucos" (cuidado com o conceito...)
"Foge do louco e do alvoroço do povo" (há loucos e malucos...)
"Deus manda ser bom, mas não manda ser parvo" (acho que sou bom e quase sempre parvo, o que em latim quer dizer pequeno)
"Mais se ganha no paço às barretadas do que no campo às lançadas" (, que irónico, é a gente vê todos os dias na santa terra...)
"Quem a um castiga, a cem fustiga" (à vezes funciona)
"O dente morde na língua mas mesmo assim vivem juntos" (uma grande verdade)...
"Quem em caça, política, guerra e amores se meter,  "
não sairá quando quiser" (foi nosso caso, ainda não saímos, a maldita da guerra)
"O hóspede e o peixe aos três dias fedem" (... ponham-nos no frigorífico!)
"Os homens conhecem-se pelas palavras e os bois pelos cornos" (...por usamos palavras como camarigo e camarigagem...)
"Se um burro te zurrar, não lhe zurres" (... devíamos ir mais vezes ao jardim zoológico para percemos que afinal o Homo Sapiens Sapiens não passa de uma espécie animal, classificada pelos zoólogos na Ordem dos Primatas, com mais outras 200 espécies que elem, Homo Sapiens Sapiens, já conseguiu destruir...).


Madalena, Vila Nova de Gaia, 24 de Dezembro de 2010, 16h
________

Guiné 63/74 - P7495: Patronos e Padroeiros (José Martins) (20): Padroeira da Sagres (Navio Escola da Marinha Portuguesa)



1. O nosso Camarada José Marcelino Martins, (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos,
Canjadude, 1968/70), enviou-nos mais uma mensagem, em 22 de Dezembro de 2010, para a série “Patronos e Padroeiros do Exército”, agora sobre a Padroeira da Sagres (Navio Escola da Marinha Portuguesa), que termina amanhã, dia 23, a 3ª viagem circum-navegação, que durou 338 dias á volta do mundo, naquela que foi a maior missão de sempre efectuada pelo Navio Escola Sagres. Assim, esta nossa embaixadora aportou em 27 portos de três continentes, navegou 39 112 milhas (72 435 km), que demoraram 5405 horas a navegar (27% à vela).
Padroeira da Sagres
(Navio Escola da Marinha Portuguesa)


Foto: Página da Sagres, com a devida vénia
Nossa Senhora dos Navegantes
Na devoção popular Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, e nossa Mãe, vai adquirindo o nome, quer de lugares ou, até, relacionada com profissões.
A devoção a Nossa Senhora já era antiga em Portugal mas, com o inicio dos descobrimentos, no século XV, os navegadores passaram a pedir a intercessão da Virgem, para que os acompanhasse nas viagens e os trouxesse de novo a casa, mais ainda quando enfrentavam o mar revolto e as tempestades, quando viajavam pelo mar.
Em Portugal, Nossa Senhora dos Navegantes, também é associada às comunidades de pescadores, já que elas vivem do e para o mar, colocando nas Suas mãos a sua vida e a sua esperança.
A sua festa é celebrada a 15 de Agosto, fazendo, em muitas localidades, um percurso por terra e por mar ou rio, transportada nos barcos da faina marítima.
Oração à Nossa Senhora dos Navegantes
Ó Nossa Senhora dos Navegantes,
Mãe de Deus,Criador do céu, da terra, dos rios, dos lagos e dos mares.

Protegei-me em todas as minhas viagens,
Dos ventos, tempestades, borrascas,
Raios e ressacas para que não perturbem minha viagem,
E que nenhum incidente ou imprevisto cause alteração,
Ou atrase a minha viagem,
Nem me desvie da rota traçada.

Virgem Maria,
Senhora dos Navegantes,
Minha vida é uma travessia de um mar turbulento.
As tentações, os fracassos e as desilusões
São ondas impetuosas,
Que ameaçam afundar minha frágil embarcação
No abismo do desânimo e do desespero.
Nossa Senhora dos Navegantes,
Nas horas de perigo penso em vós.
O medo desaparece,
O ânimo, a disposição de lutar
E de vencer fortalecem-me.

Com a vossa protecção e a bênção de seu filho.
A embarcação da minha vida há de ancorar segura
E tranquila no porto da eternidade.

Nossa Senhora dos Navegantes,
Rogai por mim,
Amém.
José Marcelino Martins
Fur Mil Trms da CCAÇ 5
Pesquisa e fixação do texto
21 de Junho de 2010
__________
Nota de M.R.:

Guiné 63/74 - P7494: Em busca de... (152): Resposta a um pedido de Procura (Nelson Herbert)


1. O nosso Amigo e Jornalista da Voz da América (VOA), Nelson Herbert, sempre atento ao evoluir do nosso blogue, enviou-nos mais uma mensagem em 20 de Dezembro p.p., demonstrando mais uma vez que podemos contar com a colaboração dele, em tudo o que estiver ao seu alcance, que se relacione com o passado e o presente da Guiné-Bissau.

Assim, em complemento de um pedido de procura num anterior poste lançado aqui no blogue, presta-nos agora informação, a quem interessar, dos resultados obtidos pelas suas voluntarias e úteis pesquisas.

Resposta a um pedido de Procura

Amigos,

Há bem poucos dias um bloguista, recorrendo aos frequentadores desta TABANCA, procurava ajuda para a localização de uma criança guineense, dos tempos da comissão militar em Bissorá... e por quem se afeiçoou.
Chamou-me atenção o apelo quanto mais não seja pelo facto da pessoa procurada… o nome ter-me soado familiar na altura... ser um jovem da minha geração do Liceu de Bissau...
Os anos e o destino da vida pela qual optamos, mais tarde nos apartaram… e consequentemente perdeu-se o paradeiro de um e outro...
Mas nem por isso, sosseguei, sabendo ter em mãos, mecanismos, contactos e canais que poderiam servir esse nosso amigo bloguista, no seu intento...
E após algumas diligências chegou-me ontem este e-mail "attached"... lamentavelmente com a resposta que todos, nos menos desejaríamos... particularmente nesta quadra festiva que a todos deveria encher o coração de alegrias... e paz...
Mas enfim... cumprida a minha missão de bloguista, outra saída não me resta senão ter que partilhar a triste notícia...
Mantenhas
Nelson Herbert

PS... Com as minhas desculpas ao bloguista em questão, cujo nome me escapa de momento!

Caro Herbert!
Certamente não me conhece, mas o eu, pelo contrario, conheço-lhe ao menos pelas conversa que tenho mantido com o meu primo e seu amigo e irmão, [A.N.].
Com efeito, foi através dele que obtive o seu e-mail de um lado e por outro, a informação que solicitava e que relaciona-se com um familiar meu.
Na verdade a pessoa que procura, neste caso o malogrado Augusto Pereira, como pode notar digo malogrado, porque ele já não pertence ao mundo dos vivos.
Na verdade, Augusto e meu primo, crescemos juntos e o local que refere o seu amigo que to recomendou era ao lado da nossa casa, onde morávamos durante a guerra colonial.
O Augusto Pereira, nos últimos tempos da sua vida, ocupou os lugares quase de topo na Função Pública guineense, pois tal como diz na sua correspondência, foi professor, mas com a sua persistência, conseguiu estudar por correspondência com uma Universidade Dinamarquesa, onde conseguiu sair com o grau de doutoramento na área da Ciência do Ensino, com esse título conseguiu tal como atrás lhe disse atingir quase o topo da hierarquia da Função Pública, pois foi Secretario de Estado de Ensino, nos últimos dias da sua vida, pois faleceu salvo erro a oito ou nove meses.
Agora, quem sou eu?
Chamo-me [S.A.], sou jornalista (...) e actualmente Director-Geral de um jornal, portanto, sou mais um amigo com quem contar e desde já a seu dispor para tudo o que quiser.
Portanto, quanto ao meu primo e irmão, e tudo que tenho a informá-lo.
Um abraço.
Atentamente
[S.A.]

___________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:

16 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7450: Em busca de... (151): Augusto Pereira, hoje professor, natural de Bissorã, djubi no tempo da CART 1746, 1967/69 (Manuel Moreira)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7493: (Ex)citações (122): Palavras e Balas (José Brás)

1. Mensagem de José Brás* (ex-Fur Mil, CCAÇ 1622, Aldeia Formosa e Mejo, 1966/68), com data de 23 de Dezembro de 2010:

PALAVRAS E BALAS

As palavras são balas!
Nem sempre pode dizer-se que o são.
Nem sempre se pode dizer que o são.
Nem se pode dizer sempre que o são.
Nem se pode dizer que o são sempre.
Que o são, nem sempre se pode dizer.


Vejam lá vocês as milhentas (milhentas?) formas de, querendo dizer coisa, juntar as palavras, ainda que esmiuçando muito em jeito de investigador da língua, se possa concluir que não é exactamente a mesma coisa que se diz em todas as formas.
Mas também não tem mal, porque lendo à pressa, todos entendemos o que queria dizer quem o disse, mesmo que cada um o entenda de sua maneira própria, desencabada (desencabada?) no humor do momento de quem o que leu ou ouviu, diferente de crente para crente, como sabemos.

Por outro lado, nem as balas são sempre a mesma coisa, ou feitas da mesma coisa, ou sempre com os mesmos propósitos e consequências.

Quando dizemos bala, sobretudo nós que tantas gastámos em matas longínquas, nós que tantas vimos nas noites estrondosas tracejando o ar de lume, logo nos aparece a imagem daquela coisa em forma de supositório, como na anedota do Solnado, feita de aço, de uma liga qualquer que fure, que estraçalhe corpos de gente, de supostos inimigos e, vice-versa, paralelamente, nos busquem do outro lado e no mesmo tipo de comunicação azeda por demais.

Mas bala pode ser feita de borracha, dessas que usam as polícias anti-motim, algumas vezes desejando certamente que o não fossem, mas mais densas e esburacantes (esburacantes?).

E se forem, de borracha, muitas regressarão de ricochete à origem, aleijando os próprios que as dispararam, de verdade ou de imagem. Bala é, também, se for em voz de criança brasileira, coisa doce de chupar, rebuçado como dizemos nós que construímos a palavra em caminhos que não vou agora investigar só para vos parecer culto e instruído.

Mudando de assunto, no mesmo propósito de me explicar, digo "pêgo contra o muro do frescali, descarecendo de gravata". Digo isto e vocês lêem o quê?

Entendem o quê? A grande maioria fica assim, sem entender que coisas são estas de "pêgo", de "frescali", de gravata. E não ponho aspas na gravata porque gravata não precisa de aspas se todos imaginarem que sabem o que é. Podem é imaginar em erro, porque não é dessa coisinha de dependurar ao pescoço de um mânfio para que ao balcão do banco se disfarce de senhor sério, que falo agora.

Gravata é, aqui, outra coisa. Gancho em ferro, arredondado, aí de cinco centímetros de diâmetro na volta, implantado em longo cabo de pau e usado para prender perna de borrego fujão, assim, se lhe pôr mão em cima, coisa difícil em campo aberto.

Frescali não vos digo o que é porque acho que também vocês devem participar, fazer um esforço, descobrir, indagando por aí, tendo já percebido que falo dos sons de palavras ditas por alentejano em sua labuta campina (campina?).

E há ainda uma palavra na construção da fala que qualquer um, mesmo não alentejão, entenderá que não deveria ser usada nela por não ser de uso corriqueiro na comunicação entre abegões, ceifeiras, valadores e outra gente que já não há de verdade, mas que habitam ainda na nossa memória. Refiro a palavra "descarecendo" que, em rigor, não devia colocar aqui querendo trazer à liça fala de transtagano.

Descarecendo é apenas uma imodesta escorregadela de pretenso literato querendo dizer "não precisando" e pondo tudo numa palavra só, e mais cara, tirando efeito da coisa.

Aqui chegados, e querendo acabar isto mais depressa, direi que tudo vem a propósito de palavras que usamos por aí, esquecendo a possibilidade de distorções violentas entre o emissor e o receptor, por serem diferentes os humores de quem diz e de quem ouve, diferentes os momentos e os lugares.

E eu, ainda recentemente disse a palavra "crença", pensando não estar a dizer nada demais, antes ao contrário, a falar de coisa humana, que seja tomada no seu significado maior, fé, religião, ideologia, ou no menor, opinião apenas, tendência simples construída a partir de pequenas diferenças, e tendo com certo que, uma ou outra, são propriedades a que todo o ser humano tem direito logo que sai da barriga da mãe e se põe por aí a gatinhar, desde que nessa sua crença pessoal, não queira proibir as crenças de outros.

Mas se o disse com esse propósito positivo, quem ouviu entendeu o que eu disso pelo seu lado negativo, como sugestão de coisa má ou mesmo de acusação.

E ficou armado um trinta e um danado, excessivo, estranho ao nosso combíbio (combíbio?) amistoso e mesmo impróprio da quadra que atravessamos e da ciática do Luís.

E vocês sabem desta minha tendência para o discurso coloquial, como alguém que não conheço disse, provavelmente sem intenção negativa mas entendido por mim como tal, ainda que de "mestre" nessa forma de comunicação, saiba que nada tenho, sobretudo em comparação com gente como, Mário de Andrade (Macunaima), Guimarães Rosa (Grande Sertão - Veredas), Mia Couto, e mesmo Jorge Amado ou Aquilino.

E por essa qualidade traiçoeira da palavra dita ou escrita; pela possibilidade de males feitos sem intenção, aqui me redimo, reafirmando o que de positivo disse de quem conheço, não muito bem de lidança (lidança?) quotidiana, mas de ouvir a outros aqui na Tabanca, enviando o abraço que queria que fosse o que mandei antes.
José Brás
__________

Notas do Editor:

(*) Vd. poste de 22 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7490: Agenda Cultural (96): Apresentação do livro Lugares de Passagem, de José Brás, dia 6 de Janeiro de 2010, pelas 18 horas na Biblioteca José Saramago, em Loures

Vd. último poste da série de 18 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7465: (Ex)citações (121): A política dos povos é algo demasiadamente importante para ser entregue a militares (José Belo)