sábado, 5 de março de 2016

Guiné 63/74 - P15824: (De) Caras (34): Bla, bla, bla .... e o almoço de 16 de Abril (António Matos)

1. O nosso camarada António Garcia de Matos, ex-Alf Mil Minas e Armadilhas da CCAÇ 2790, Bula, 1970/72, enviou-nos a seguinte mensagem.

Bla, bla, bla... e o almoço de 16 de Abril

Não me é fácil inscrever numa confraternização onde perto de 100% dos confrades me são desconhecidos pese embora o facto de termos partilhado, pessoalmente ou por interposta pessoa, um território que, sendo hostil por missão, se tornou o nosso poiso e onde partilhámos experiências agridoces desde lutas e tiroteios, doenças ou amores, correspondidos uns, nem tanto outros ...

Tendo contribuído há alguns anos atrás com uma participação muito activa neste nosso blogue, a verdade é que optei por o seguir com interesse mas do lado de cá, de fora, e com uma assiduidade, no mínimo, duvidosa.

Todos os anos me apercebo do habitual almoço mas hoje fui possuído por uma certa vontade de estar presente em Abril.

Sem com isto estar a formalizar uma inscrição,vou deixar passar o tempo de amadurecimento da ideia e aguardar o entendimento dos neurónios para depois decidir em conformidade.

Haverá, quiçá, quem alvitre que eu esteja a fazer-me de caro, ao(s) qual(ais) e sem qualquer intuito de justificação ( parafraseando o Tenente Coronel Mexia Leitão que tive o prazer de conhecer nos Arrifes, no BII 18 em 1970 ) direi apenas : evita-te, homem !

Estando a jogar num fifty / fifty, vou aproveitar a ocasião para, admitindo a minha ausência e na pessoa do Luís Graça, desejar a todos um grande almoço e um saudável fim de semana.

Admitindo a presença, um até 16 de Abril !

Abraços,
António Garcia de Matos
___________

Nota de M.R.: 

Vd. Também o último poste desta série em: 4 DE MARÇO DE 2016 > Guiné 63/74 - P15820: (De) Caras (33): Somos a Tabanca Grande, com 711 elementos, dos quais 669 vivos, 602 camaradas, mais 67 amigos/as... Voltamos a juntar-nos no dia 16 de abril em Monte Real, pelo menos uns 200 (que é a lotação máxima)... "Oxalá / Inshallah / Enxalé que Deus e os bons irãs nos protejam"...

Guiné 63/74 - P15823: In Memoriam (246): Evocação de minha mãe. Dois meses depois da sua morte. (Jorge Alves Araújo)



Lisboa (Marvila) - eu e os meus pais em 08.08.1952



1. O nosso Camarada Jorge Alves Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CART 3494, (Xime-Mansambo, 1972/1974), enviou-nos uma mensagem em memória da sua saudosa e querida mãe. 

EVOCAÇÃO DE MINHA MÃE
- DOIS MESES DEPOIS DA SUA MORTE -

– INTRODUÇÃO 

Evocar é lembrar, trazendo à memória o que podemos recordar daquela que, com amor, nos deu a vida – a nossa mãe, sendo este o objectivo supremo da presente narrativa.

O acto da sua morte foi, por mim, vivido com uma sensação estranha difícil de descrever e de aceitar por ser uma experiência única, pessoal e irrepetível, e que certamente, com mais ou menos dificuldade, o tempo me ajudará a superar… teoricamente. 

Passados que estão dois meses após nos ter deixado fisicamente, quero neste momento reforçar o quão grato vos estou, camaradas ex-combatentes e tertulianos deste espaço plural e solidário, por todas as palavras amigas e de conforto que me fizeram chegar das mais diversas formas (contactos pessoais, telefónicos, mensagens, emails, blogue, velório e funeral), as quais foram oxigénio que me ajudaram a respirar durante o período mais febril e problemático. (a foto é de 1946).

Ao desmontar o espaço onde viveu e conviveu durante sessenta anos, pois a sua habitação em Moscavide era arrendada, e onde através dos tempos foi ordenando os seus bens, singulares e colectivos, revivi memórias antigas, desde a infância até à adolescência, e outras mais recentes, nas quais se incluem também memórias da Guiné (umas bem presentes, outras nem tanto), testemunhos que ela guardou religiosamente durante quarenta e cinco anos, e que oportunamente serão utilizados na elaboração de novos textos.


1. – ANTECEDENTES (cronologia)

Depois de ter estado no fim-de-semana de 7-8NOV2015, na Figueira da Foz, onde aproveitei essa estadia para investigar, em parceria com o camarada António Bonito (ex-Furriel da CART 3494), o paradeiro versus situação do Mário Nascimento (ex-soldado da nossa companhia), que fora ferido na Ponta Coli, em 01DEC1972, e cujas notícias anteriores nos davam conta de que se encontrava na qualidade de «sem abrigo», mas que, por via dos nossos contactos, viemos a saber que falecera em 08JUN2014, no Lar de Santo António, naquela cidade. [P-15.390].

De regresso a Almada, o dia seguinte foi dia do meu aniversário [verdadeiro] e o que se seguiu (3.ª feira) o oficial [nasci a 9 e fui registado a 10NOV], tendo almoçado com a minha mãe, aquela que seria a nossa última refeição juntos e o último contacto físico, rumando depois para o Algarve (Portimão) no cumprimento da minha actividade profissional ou académica no ISMAT, onde permaneci até ao final da tarde de 4.ª feira, dia 11NOV.

Na 5.ª feira (12), telefonou-me pela manhã, como era habitual, para saber como tinha decorrido a viagem e se tudo/todos estava(m) bem, ao que lhe respondi afirmativamente. Prometi ligar-lhe mais tarde, após concluir as tarefas académicas a que estava obrigado na sequência das aulas da véspera.

A meio da tarde ligou-me, em desespero, dizendo: “filho… estou a ficar paralisada. A minha cabeça vai rebentar. Vou morrer”, desligando-me o telefone de imediato, sem uma palavra minha. Acabou por ser a última frase que dela gravei.

Por efeito dos seus gritos, as vizinhas do prédio foram alertadas prestando-lhe os primeiros cuidados, incluindo o contacto com o INEM, que a transportou para o Hospital de S. José – Serviço de Urgência, onde deu entrada pelas 17h42, tendo transitado para a Unidade de Neurocirurgia no dia 13, pelas 01h34 (conforme consta no boletim clínico informatizado).

Nesse mesmo dia de manhã (6.ª feira) depois de a ter localizado no referido hospital e na sequência de uma reunião com os médicos que a assistiram, foi-me dito que a minha mãe tivera uma ruptura de aneurisma e que entre as 16/18 horas iria ser intervencionada. Aguarde pelo nosso contacto… disseram-me.

No sábado, pela manhã, voltei ao hospital para saber como ela estava a evoluir. Foi com espanto que recebi a notícia de que, afinal, a minha mãe não tinha sido intervencionada, uma vez que a operação anterior à sua se tinha prolongado até próximo da meia-noite, e já não existiam condições objectivas para uma nova intervenção cirúrgica. Acresce dizer, ainda, que no âmbito desse contacto acabei por ser “enganado”, ao justificarem-me a não intervenção cirúrgica da minha mãe, no sábado 14, devido à equipa médica de serviço estar de prevenção na sequência dos atentados em Paris, na véspera. 

Como se veio a confirmar algumas semanas mais tarde, o acima referido não era verdadeiro, como foi divulgado/denunciado pelos diversos órgãos de Comunicação Social, como prova o exemplo referido no Jornal «Público» (passe a publicidade).

Deste modo, a minha mãe só seria operada na segunda-feira 16, entre as 9h30 e as 18h30, num total de 9 horas, o que diz bem da situação de altíssimo risco de vida em que se encontrava. Entre a sua entrada no hospital e o início da cirurgia decorreram oitenta e sete horas, deixando antever que eram mínimas as esperanças de sobreviver, situação que acabou por se verificar no dia 27 de Dezembro de 2015, domingo, quarenta e cinco dias após aí ter sido hospitalizada.

Lamentavelmente não foi caso único, como comprovam as estatísticas existentes no Ministério da Saúde, o de morrer por falta de apoio hospitalar ao fim-de-semana, sendo mais uma vítima justificada por razões economicistas. 

Espero que esta situação se alter em nome da VIDA, que tantos responsáveis apregoam, mesmo tendo perdido minha MÃE. 

2. – EVOCAÇÃO DE MINHA MÃE

Depois da morte de meu pai [1923.09.29-1995.03.11], com quem casou em 21DEC1947, minha mãe tinha então sessenta e sete anos, passando por esse facto a viver só. No início, ou seja há vinte anos, tinha um suporte social de alguma dimensão por via da relação de proximidade que existia entre a vizinhança, que aos poucos se foi reduzindo por razões de doença.

Em 2002 encontrou uma companhia – a poesia – que não mais a deixou, declamando os seus trabalhos (sempre com novidades) em convívios familiares ou quando surgia uma oportunidade fora deste contexto.

E uma das oportunidades que lhe surgiu tinha como possibilidade a participação no projecto «Encontro de Poesia», iniciado em 1996 pela Câmara Municipal de Loures, este inserido num programa mais vasto de outras actividades a que deram o nome de «Viver Outubro – Mês do Idoso». 

A sua primeira participação ocorreu no ano de 2002, tinha então setenta e quatro anos de idade. Desde essa data, e durante catorze edições [2002-2015], manteve a sua ligação ao projecto enviando os seus trabalhos para publicação e declamando-os em cerimónias públicas organizadas anualmente por esse Município. 

O seu primeiro poema conta o itinerário da sua vida de mais de oito décadas, e por ser verdade aqui o reproduzimos, como reconhecimento e tributo público do quanto estou grato e orgulhoso dela.


2003.10.11 - António Pereira (Vereador) e Georgina Araújo (minha mãe) durante o VIII Encontro de Poesia realizado na Sala Polivalente da Biblioteca José Saramago, em Loures.


Pedaços da Minha Vida

Visitei a minha terra,
E vi que nada mudara,
Estava tudo como dantes,
Até as pedras da calçada.
--
As casas eram as mesmas,
Tudo era triste e vazio,
Ao recordar o passado,
Senti-me cheia de frio.
--
A vida que lá passei,
Deixou muito a desejar,
Sem amparo do pai,
Lutei até me casar.
--
O casamento me trouxe
Um bem-estar aparente,
Vieram dois filhos queridos
E a luta foi bem diferente.
--
Fui pai, fui mãe e mulher,
Com orgulho escrevo aqui,
São recordações que ficaram,
De uma vida que vivi.
--
Trabalhei de sol a sol,
Para o sustento do lar,
Mas o destino teimava,
Em não me querer ajudar.
--
Aos filhos não se deu muito,
Pois não chegava p’ra mais,
Só o pão nosso de cada dia,
Tudo o resto era de mais.
--
Numa altura bem penosa,
O marido quis partir,
Para a vida ser melhor,
E nela poder subir.
--
Imigrante por seis meses,
Jamais consegue vencer,
Volta para a sua terra,
E vê os filhos crescer.
--
Tudo passou com os anos,
Foram bons e maus momentos,
Estava ainda por chegar,
O maior dos meus tormentos.
--
Sem esperar tudo mudou,
Nessa hora derradeira,
Meu marido adoeceu,
Fiquei sempre à sua beira.
--
Foram três anos de luta,
Entre a vida e a morte,
Confesso que esperava,
Que ele tivesse mais sorte.
--
Se foi feliz numa coisa,
Ninguém o pode negar,
Teve sempre uma esposa,
Que nada lhe deixou faltar.
--
Mas o destino cruel,
Antecipou-lhe a partida,
Levando tudo de mim,
Na hora da despedida.
--
Minha vida não foi fácil,
Para encontrar a solução,
Pois tinha que sarar a ferida,
Que ficou no meu coração.
--
Pensei bem e fui p’ra frente
Do combate… combater,
Hoje já estou bem diferente,
Lutando para vencer.
--
Em frente eu quero ir,
E não perder a esperança,
Quando acaba a tempestade,
Vem a seguir a bonança.
--
Sou teimosa e persistente,
Quero chegar à vitória,
Viver melhor o presente,
Dos fracos não reza a história.

Georgina Araújo
2002.04.04


2015.10.18 - Reunião do XIX Encontro de Poesia realizado no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures (que seria a sua última participação, três semanas antes de adoecer). No círculo a amarelo está a minha mãe.

Eis uma singela evocação de minha mãe e o merecido tributo que lhe é devido, dois meses depois da sua morte.

Obrigado pela vossa atenção.

Um forte abraço e muita saúde.
Jorge Araújo.
05DEC2015.
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523
___________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em: 

Guiné 63/74 - P15822: Ser solidário (196): Vamos ajudar a ONGD "Ajuda Amiga", com a consignação de 0,5% do IRS... Notícias: A "Ajuda Amiga" (i) tem novo sítio na Net; (ii) tem novos corpos sociais para o biénio de 2016-17; e (iii) os seus dois cententores deste ano já chegaram a Bissau (Carlos Silva)


1. Mensagem de Carlos Silva, nosso grã-tabanqueiro, um dos "históricos" da ONGD "Ajuda Amiga":

Data: 24 de fevereiro de 2016 às 18:04
Assunto: Newsletter e novo sítio da AJUDA AMIGA

Amigos
Aqui vão novidades da nossa associação Ajuda Amiga
Um abraço
Carlos Silva


2. NOTÍCIAS DA "AJUDA AMIGA"


NOVO "SITE" DA AJUDA AMIGA

A AJUDA AMIGA tem um novo site: http://www.ajudaamiga.com

A Sapo vai deixar de permitir o acesso aos sites que esta possuía a partir do dia 29-02-2016, assim vai deixar de existir o endereço http://ajudaamiga.com.sapo.pt, pelo que foi registado este novo domínio e alugado um espaço para alojamento do "site", tendo o antigo "site" migrado para este novo alojamento

IBAN DA AJUDA AMIGA

Dado que o NIB agora não é suficiente para as operações bancárias informamos que a conta da Ajuda Amiga no Montepio tem o IBAN: PT50 0036 0133 99100025138 26.

CONSIGNAÇÃO 0,5% DO IRS (Vd. destaque, acima)


ASSEMBLEIA GERAL DA AJUDA DA AJUDA AMIGA E ELEIÇÕES

Decorreu no passado dia 30/1/2016 a Assembleia Geral da Ajuda Amiga onde foi:

(i)  aprovado o Relatório e Contas de 2015;

((ii) aprovada a alteração da morada da sede da Associação,

(iii) e,  por proposta da Direção, aprovado como sócio de mérito o sócio n.º 2 Adrião Lourenço Mateus e como sócios honorários José de Almeida Gomes e a Fundação de Sousas;

(iv)  por proposta de um grupo de associados, foram igualmente aprovados como sócios de mérito o sócio n.º 1 Joaquim Carlos Martins Fortunato, e o sócio n.º 3 Carlos José Pereira da Silva.

Foram realizadas as eleições para os órgãos sociais da Ajuda Amiga para o biénio 2016-2017, tendo tomado posse a única lista apresentada, e cujos membros são indicados no "site" da Ajuda Amiga na lista dos "Órgãos Sociais", na página "Quem Somos". [Alguns dos quais são membros da Tabanca Grande: por ex., Carlos Fortunato, Carlos Silva, Manuel Joaquim, Zé Carioca].


CONTENTORES DA AJUDA AMIGA EM BISSAU

Os dois contentores enviados pela Ajuda Amiga chegaram a Bissau no dia 18-02-2016, estando o nosso parceiro, a FED - Fundação Educação e Desenvolvimento,  a tratar do seu desalfandegamento, que deverá estar concluído no dia 15 de Abril, estando planeado a deslocação de um grupo de membros da Ajuda Amiga para iniciar a distribuição dos bens nessa data.

Ajuda Amiga – Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Rua do Alecrim, 8, 1º Dto.
2770 - 007 Paço de Arcos

NIPC 508617910
ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Pessoa Coletiva de Utilidade Pública

Site http://www.ajudaamiga.com
E-mail ajudaamiga2008@yahoo.com
Telemóvel +351 937149143

Vd. também conta no Facebook
___________________

sexta-feira, 4 de março de 2016

Guiné 63/74 - P15821: Notas de leitura (813): “A revolução portuguesa e a sua influência na transição espanhola”, tese de doutoramento de Josep Sánchez Cervelló, Assírio e Alvim, 1993; e Revista Africana, publicada pela Universidade Portucalense, número de Março de 1992 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 5 de Maio de 2015:

Queridos amigos,
Arnaldo Schulz não teve biógrafo. É gritante o caudal de informação da sua presença na Guiné em contraste com Spínola. A documentação correspondente a 1964-1968 não aparece numa obra, tem referências avulsas, por vezes chocando umas com as outras. No entanto, é um período crucial, por definição. Neste tempo se adensou a guerra, proliferaram aquartelamentos, as tropas especiais tiveram desempenho revelante, desde o Cantanhez a Sambuiá; tomaram-se decisões de manter a quadrícula extensa, em Sangonhá, em Gandembel, o que se veio a revelar impraticável. Mas não há uma leitura que permita um pano de fundo, uma leitura que dê linearidade histórica. A quem me está a ler e possua elementos que comprovem que estou errado, eu peço ajuda, indicações bibliográficas esclarecedoras.

Um abraço do
Mário


Os claro-escuros da governação de Arnaldo Schulz

Beja Santos

Depois de manusear um número apreciável de papéis atinentes à guerra da Guiné, em forma de livros, monografias, artigos, relatórios, documentos esparsos, etc, confirmei que há bastante documentação sobre os alvores do nacionalismo guineense, relatos dispersos mas consistentes sobre os primórdios da guerra, até à Operação Tridente os testemunhos encaixam, há linearidade histórica. Depois, tudo aparece aos farrapos, a despeito de testemunhos de indiscutível valor como a história da CART 1525, um registo de indiscutível interesse para aquele tempo e para uma região mais que sensível, à volta do Morés, recomendo a leitura do documento que está no link (http://www.cart1525.com/gouveia/resposta.pdf).

Vejamos agora a documentação esparsa. Em “A revolução portuguesa e a sua influência na transição espanhola”, tese de doutoramento de Josep Sánchez Cervelló, Assírio e Alvim, 1993, o autor aborda este período de uma forma concisa e pouco elucidativa:
“A guerra propriamente dita iniciou-se em 23 de Janeiro de 1963 com o ataque do PAIGC ao quartel de Tite, o que delimitou a primeira zona de combate, estabelecendo-a entre o rio Geba e a fronteira com a República da Guiné. Sete meses mais tarde, abriram uma segunda frente entre o rio Geba e Cacheu. No ano seguinte, os combates alastraram a outras duas zonas: uma em Gabu e outra a Sul do Boé; e em 1965, abriram outra em frente em Cacheu, na fronteira com o Senegal. A partir daí a guerra generalizou-se em todo o território”. Em rigor, não aconteceu assim, como é do conhecimento de todos. Mais adiante, Cervelló alude à resposta das Forças Armadas portuguesas:
“As dificuldades portuguesas nos primeiros 17 meses do conflito ficam suficientemente demonstradas pelo facto de ter sido necessário substituir quatro vezes o máximo representante militar, até à chegada do General Schulz, em Maio de 1964. Os problemas militares em breve convenceram certos setores reformistas do regime de que seria mais cómodo abandonar a Guiné, devido ao elevado custo moral e humano exigido e pela falta de recursos do território. Em contrapartida, os mais ortodoxos entenderam que se abandonassem a Guiné não haveria justificação para continuarem nos outros territórios. Perante a degradação da situação militar, o governo de Lisboa mandou para Bissau Schulz. Quando ali chegou o exército tinha muitas dificuldades porque 'durante muitíssimos anos, o objetivo de uma guerra tinha sido sempre o de conquistar uma área do terreno, destruir o inimigo, ou tirar-lhe a força de combater. Mas na guerra subversiva não há nenhum destes objetivos. O que há a fazer é ganhar simpatias, mas a instituição militar desse tempo ainda era a outra, a dos objetivos, em lugar da de conquistar vontades. De forma que a nossa atuação não se ajustava ao que pretendíamos’. A estratégia que pôs em prática consistiu em ‘manter e controlar áreas determinadas, pelo que era necessário que umas forças conquistassem um terreno e ali ficassem para ocupá-lo e outras forças, na mesma área, se dedicassem a procurar o inimigo’.
Schulz tentou controlar o Sul e o Centro Oeste da colónia, perdidos desde o início da guerra, com ações de envergadura, que foram um fracasso. A situação militar foi-se degradando progressivamente, sendo a situação dramática nos primeiros meses de 1968”.
Mesmo admitindo que estas informações correspondam à verdade dos factos, não é inteligível a ação do Governador e muito pouco a do Comandante-Chefe.

Passando agora para a Revista Africana, publicada pela Universidade Portucalense, número de Março de 1992, vejamos o que escreve o investigador Lomba Martins no seu artigo “Guiné-Bissau, da década de 1960 à atualidade”, no tocante ao período da governação de Schulz.

Diz-nos que as milícias começaram a ser organizadas em Dezembro de 1964. Que os portugueses tiveram sempre controlo sobre a Ilha de Bissau, Mansoa e Teixeira Pinto, sobre Bolama e o arquipélago dos Bijagós, sobre o Gabu e Bafatá, chãos dos Papéis, Manjacos, Bijagós, Mandingas e Fulas. Em nenhuma circunstância fica claro qual o grau de desenvolvimento económico e social imprimido pela governação de Schulz, o que se passou na agricultura e pescas, na geologia e minas, nas prospeções petrolíferas, apesar de termos estatísticas no arroz, amendoim, coconote. Muitos destes estudos provocam confusão no leitor. Não é crível que ao tempo de Spínola o governo tenha elaborado 36 programas preconizando a construção de novas estradas e pontes, o melhoramento de portos, a ampliação das redes telefónicas e ainda a construção de uma ligação ferroviária Buba-Madina do Boé-Beli para a concretização do projeto das bauxites.

O leitor interessado encontrará na história da CART 1525 referências alargadas a uma reportagem propagandística do escritor e jornalista Amândio César intitulada Guiné 1965, estaríamos no melhor dos mundos possíveis, desmascarava-se a propaganda do PAIGC com a ida do jornalista à ilha do Como, mais propriamente a Cachil, percorreu estradas, falou com muita gente, a guerrilha estava mais controlada. O documento não é fiável. Hélio Felgas(*) escreveu em 1965 “Guerra na Guiné”, ensaio publicado pela Secção de Publicações do Estado Maior do Exército (SPEME). É um documento que deve ser lido com atenção. O então Tenente-Coronel fora Comandante de Batalhão em Bula e estava ávido por deixar um registo para o seu currículo e para a história. Refere que se tinha obtido o concurso da quase totalidade da população, que no final de 1964 tinha sido eliminada a infiltração do inimigo no setor dos Manjacos. Descreve a guerrilha do Sul, no início de 1963, como se disseminou no Oio, no quadrilátero Mansoa/Bissorã/Olossato/Mansabá e se manifestou noutros diferentes pontos como Xime/Bambadinca, entre Binar e Bula, como passou a usar engenhos explosivos, etc. É sem dúvida uma obra apologética, a era Arnaldo Schulz passa a ser sinónimo de retração do inimigo, mas não deixa de se contraditar, mais à frente chama à atenção para Madina do Boé e Beli, o inimigo parecia dar mostras de recuo, no entanto Felgas apresentam-no em dinâmica e moral elevado: novos campos de treino na República da Guiné, frequentes visitas de Amílcar Cabral a esses campos, o aparecimento de enfermarias, até um grupo IN tentou afundar a jangada de João Landim. E o que escreve sobre a criação de companhias de milícias é um verdadeiro assombro, assim:
“A manutenção dos soldados nativos nas fileiras e o recrutamento das milícias conduziram a uma situação curiosa e pouco conhecida. É que na Guiné há hoje mais militares nativos que metropolitanos. A imensa maioria dos nativos não nutre qualquer idealismo político que nos seja favorável. O que eles pretendem é um emprego. E foi a falta de emprego, aliada a promessas sedutoras ou ameaças terríveis que obrigou muitos nativos a deixarem-se aliciar”.

Em síntese, a governação de Schulz apresenta-se-nos como um período muito mal referenciado em gritante contraste com o mediatismo a que está associada a governação de Spínola. O que não é nada bom para o conhecimento profundo da evolução deste teatro de operações.
____________

Notas do editor

(*) Vd. postes de:

24 de Outubro de 2010 Guiné 63/74 - P7168: Notas de leitura (161): Guerra na Guiné, por Hélio Felgas (1) (Mário Beja Santos)

27 de Outubro de 2010 Guiné 63/74 - P7183: Notas de leitura (162): Guerra na Guiné, por Hélio Felgas (2) (Mário Beja Santos)
e
30 de outubro de 2010 Guiné 63/74 - P7194: Notas de leitura (163): Guerra na Guiné, por Hélio Felgas (3) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 29 de fevereiro de 2016 Guiné 63/74 - P15808: Notas de leitura (812): “Os Caminhos de Gadamael-Porto”, de Manuel da Silva Fernandes, edição de autor, Ponte de Lima, 2014 (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P15820: (De) Caras (33): Somos a Tabanca Grande, com 711 elementos, dos quais 669 vivos, 602 camaradas, mais 67 amigos/as... Voltamos a juntar-nos no dia 16 de abril em Monte Real, pelo menos uns 200 (que é a lotação máxima)... "Oxalá / Inshallah / Enxalé que Deus e os bons irãs nos protejam"...


Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real > X Encontro Nacional da Tabanca Grande > 18 de abril de 2015 > "Foto de família"... Mais do que um batalhão, menos do que um regimento, a Tabanca Grande é uma comunidade (virtual e real) de ex-combatentes da Guiné e de amigos/as, que preservam, partilham e divulgam as memórias (vivas) de uma geração que fez a guerra e a paz...

O próximo encontro anual é a 16 de abril de 2016, no sítio do costume. A 23 de abril o nosso blogue faz 12 anos de existência. Éramos 111 em 1/6/2006. Chegamos aos 711, no início do ano de 2016. A nossa decana é a nossa amiga Clara Schwarz com 101 anos. O nosso camarada mais velho (em idade e em antiguidade)... Quem será? Quem se quer candidatar?...

Como costumamos dizer, "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande"!... "Tabanca Grande"?... Sim,  "a mãe de todas as tabancas"... E até há uma que se batizou com o o nome de "Tabanca Pequena", fica em Matosinhos, mas a sua área de influência é tão vasta que vai de todo o norte até à Guiné-Bissau... E outra, a mais exótica e distante, é a "Tabanca da Lapónia", a de um homem só... Porque "Luso-lapão só há um, o Zé Belo, e mais nenhum"...  Aristocrática é a "Magnífica Tabanca da Linha", e a mais equidistante, entre os extremos (norte/sul), só pode ser a "Tabanca do Centro"...

Todas têm régulo e filho de régulo... "Filho de régulo será régulo? Logo se verá"... De qualquer modo, o proverbiário da Tabanca Grande diz que este é o único do sítio do mundo "onde todos cabemos com tudo o que nos une e até com aquilo que nos separa"... Tem um poilão ao meio... Três coisas lá não se discutem: "religião, política e  futebol"... Bolas, mas isso é 90% da vida de um tuga, diz um crítico...

Mas também vamos fazendo votos de longevidade: "Até aos cem, ainda se aguenta, depois dos cem, só com água benta".... Aos que morrem (e, infelizmente, já lá vão 4 dezenas), vamos dizendo a última palavra: "Camarada, que a terra da tua Pátria te seja leve!"... Mas estão "Sempre presentes, aqueles que da lei da morte já se foram libertando"...

É um blogue onde se dão lições de vida, e até "lições de artilharia aos infantes"!... Quando se pergunta a um grã-tabanqueiro "como vai isso?", ele responde: "Cá vamos blogando, facebook...ando e andando"...

E o camarada Cabral?..."Cabral só há um, o de Missirá e mais nenhum"... E heróis, quantos, quantos são?... Bravos, são eles todos/as (enfermeiras paraquedistas incluídas), mas gostam de dizer, com modéstia: "Mais vale um camarada vivo do que um herói... morto!"... Porque aqui, "Não é o Panteão Nacional, é melhor, é... a Tabanca Grande"...

E são frontais e leais uns com os outros: "Os camaradas da Guiné dão a cara, não se escondem por detrás do bagabaga"... Gostam de se juntar e trazer mais um camarada "novo": "Periquito salta pró blogue, que a velhice já cá está!"...

Claro, não têm ilusões de eternidade, não escondem que "Somos uma espécie em vias de extinção"... Mesmo assim, "Oxalá / Inshallah / Enxalé que Deus e os bons irãs os protejam"...

PS - Publica-se a lista dos 711 grã-tabanqueiros, religiosa, meticulosa e dedicadamente organizada, revista e atualizada pelo nosso coeditor Carlos Vinhal.

Foto: © Manuel Resende  (2015). Todos os direitos reservados.

TABANCA GRANDE (desde 23/4/2004) 711
NOME COMB AMIG TOTAL
A. Marques Lopes 1
Abel Maria Rodrigues 1
Abel Santos 1
Abílio Delgado 1
Abílio Duarte 1
Abílio Machado 1
Abílio Magro 1
Acácio Correia 1
Adelaide Gramunha Marques 1
Adelino Capinha 1
Adriano Lima 1
Adriano Moreira 1
Adriano Neto 1
Afonso M.F. Sousa 1
Agostinho Gaspar 1
Agostinho Jesus 1
Aires Ferreira 1
Albano Costa 1
Albano Gomes 1
Albano Mendes de Matos 1
Alberto Antunes 1
Alberto Branquinho 1
Alberto Grácio 1
Alberto Nascimento 1
Alberto Sardinha 1
Alberto Sousa Silva 1
Albino Silva 1
Alcides Silva 1
Alcídio Marinho 1
Alexandre Cardoso 1
Alfredo Reis 1
Alice Carneiro 1
Almeida Campos 1
Almiro Gonçalves 1
Altamiro Claro 1
Álvaro Basto 1
Álvaro Carvalho 1
Álvaro Mendonça 1
Álvaro Vasconcelos 1
Amaral Bernardo 1
Amaro Munhoz Samúdio 1
Américo Estanqueiro 1
Américo Marques 1
Amílcar Mendes 1
Amílcar Ramos 1
Ana Duarte 1
Ana Maria Gala 1
Ana Paula Ferreira 1
Ana Romero 1
Anabela Pires 1
Aníbal Magalhães 1
Anselmo Garvoa 1
Antero F.C. Santos 1
Subtotal…
46 7 53
António Agreira 1
António Alberto Alves 1
António Almeida 1
António Azevedo Rodrigues 1
António Baia 1
António Baldé 1
António Barbosa (Gondomar) 1
António Barbosa (Santarém) 1
António Barroso 1
António Bartolomeu 1
António Bastos 1
António Bonito 1
António Borié 1
António Branco 1
António Branquinho 1
António Brum 1
António Camilo 1
António Campos 1
António Carvalho 1
António Clemente 1
António Correia Rodrigues 1
António Cunha (Lassa) 1
António da Costa Maria 1
António da Silva Batista 1
António Dâmaso 1
António Dias 1
António Duarte 1
António Eduardo Carvalho 1
António Eduardo Ferreira 1
António Estácio 1
António Faneco 1
António Garcia Matos 1
António Gomes da Cunha 1
António Graça de Abreu 1
António Inverno 1
António J. Pereira da Costa 1
António J. Serradas Pereira 1
António Levezinho 1
António Manuel C. Santos 1
António Manuel Oliveira 1
António Manuel Salvador 1
António Manuel Sucena Rodrigues 1
António Marques 1
António Marquês 1
António Martins de Matos 1
António Mateus 1
António Medina 1
António Melo 1
António Melo de Carvalho 1
António Moreira 1
António Murta 1
António Nobre 1
António Osório 1
António P. Almeida 1
António Paiva 1
António Pimentel 1
António Pinto 1
António Rocha Costa 1
António Rodrigues 1
António Rodrigues Pereira 1
António Rosinha 1
António Sá Fernandes 1
António Sampaio 1
António Santos 1
António Santos Almeida 1
António Santos Dias 1
António Tavares 1
António Teixeira Mota 1
António Varela 1
Subtotal…
68 1 69
Arlindo Roda 1
Armandino Oliveira 1
Armandino Santos 1
Armando Costa 1
Armando Faria 1
Armando Ferreira 1
Armando Ferreira Gomes 1
Armando Fonseca 1
Armando Pires 1
Armando Teixeira da Silva 1
Arménio Estorninho 1
Arménio Santos 1
Armindo Batata 1
Armor Pires Mota 1
Arnaldo Guerreiro 1
Arnaldo Sousa 1
Arsénio Puim 1
Artur Conceição 1
Artur José Ferreira 1
Artur Ramos 1
Artur Soares 1
Augusto Baptista 1
Augusto Silva Santos 1
Augusto Vilaça 1
Aura Rico Teles 1
Subtotal… 25 0 25
Belarmino Sardinha 1
Belmiro Tavares 1
Belmiro Vaqueiro 1
Benito Neves 1
Benjamim Durães 1
Benvindo Gonçalves 1
Bernardino Cardoso 1
Bernardino Parreira 1
Braima Djaura 1
Cândido Morais 1
Campelo de Sousa 1
Carlos Afeitos 1
Carlos Alberto Cruz 1
Carlos Alberto de Jesus Pinto 1
Carlos Alexandre 1
Carlos Américo Cardoso 1
Carlos Ayala Botto 1
Carlos Azevedo 1
Carlos Baptista 1
Carlos Carvalho 1
Carlos Cordeiro 1
Carlos Domingos Gomes 1
Carlos Farinha 1
Carlos Fernandes 1
Carlos Filipe Coelho 1
Carlos Fortunato 1
Carlos Fraga 1
Carlos Guedes 1
Carlos Jorge Pereira 1
Carlos Marques Santos 1
Carlos Mendes 1
Carlos Milheirão 1
Carlos Nery Gomes Araújo 1
Carlos Órfão 1
Carlos Pedreño Ferreira 1
Carlos Pinheiro 1
Carlos Pinto 1
Carlos Prata 1
Carlos Ricardo 1
Carlos Rios 1
Carlos Silva 1
Carlos Sousa 1
Carlos Valente 1
Carlos Valentim 1
Carlos Vinhal 1
Subtotal...  43 2 45
Carmelindo Cardoso 1
Carvalhido da Ponte 1
Casimiro Vieira da Silva 1
Cátia Félix
 1
César Dias 1
Cherno Baldé 1
Clara Schwarz 1
Cláudio Brito 1
Conceição Brazão 1
Conceição Salgado 1
Constantino Ferreira D'Alva 1
Constantino (ou Tino) Neves 1
Constantino Costa 1
Coutinho e Lima 1
Cristina Allen 1
Cristina Silva 1
Cristóvão de Aguiar 1
Subtotal…
9 8 17
Daniel Vieira 1
David Guimarães 1
David Peixoto 1
Delfim Rodrigues 1
Diamantino Pereira Monteiro 1
Diana Andringa 1
Dina Vinhal 1
Domingos Fonseca 1
Domingos Gonçalves 1
Domingos Maçarico 1
Domingos Santos 1
Duarte Cunha 1
Durval Faria 1
Eduardo Campos 1
Eduardo Costa Dias
 1
Eduardo Estrela 1
Eduardo Jorge Ferreira 1
Eduardo Magalhães Ribeiro 1
Eduardo Moutinho Santos 1
Eduardo Santos 1
Egídio Lopes 1
Ernestino Caniço 1
Ernesto Duarte 1
Ernesto Ribeiro 1
Subtotal… 21 3 24
Felismina Costa 1
Fernandino Leite 1
Fernandino Vigário 1
Fernando Almeida 1
Fernando Araújo 1
Fernando Barata 1
Fernando Calado 1
Fernando Chapouto 1
Fernando Costa 1
Fernando de Jesus Sousa 1
Fernando Franco 1
Fernando Gomes de Carvalho 1
Fernando Gouveia 1
Fernando Hipólito 1
Fernando Inácio 1
Fernando Loureiro 1
Fernando Macedo 1
Fernando Magro 1
Fernando Manuel Belo 1
Fernando Moita 1
Fernando Oliveira 1
Fernando Santos 1
Fernando Sucio 1
Fernando Teixeira 1
Ferreira da Silva 1
Ferreira Neto 1
Filomena Sampaio 1
Florimundo Rocha 1
Fradique Morujão 1
Francisco Baptista 1
Francisco Godinho 1
Francisco Gomes 1
Francisco Henriques da Silva 1
Francisco Monteiro Galveia 1
Francisco Palma 1
Francisco Santiago 1
Francisco Santos 1
Francisco Silva 1
Subtotal… 36 2 38
Gabriel Gonçalves 1
Garcez Costa 1
George Freire 1
Germano Penha 1
Germano Santos 1
Gil Moutinho 1
Gilda Pinho Brandão (Gilda Brás)
Giselda Antunes Pessoa 1
Graciela Santos 1
Gualberto Passos Marques 1
Guilherme Ganança 1
Gumerzindo Silva 1
Gustavo Vasques 1
Hélder Sousa 1
Henrique Cabral 1
Henrique Cerqueira 1
Henrique Martins de Castro 1
Henrique Matos 1
Henrique Pinto 1
Herlânder Simões 1
Hernâni Acácio Figueiredo 1
Hilário Peixeiro 1
Horácio Fernandes 1
Hugo Costa
Hugo Guerra 1
Hugo Moura Ferreira 1
Humberto Nunes 1
Humberto Reis 1
Subtotal… 25 3 28
Idálio Reis 1
Inácio Silva 1
Isabel Levy Ribeiro 1
Ismael Augusto 1
J. Armando F. Almeida 1
J. C. Mussá Biai 1
J. F. Santos Ribeiro 1
J. L. Mendes Gomes 1
J. L. Vacas de Carvalho 1
J. M. Pereira da Costa 1
Jacinto Cristina 1
Jaime Bonifácio Marques da Silva 1
Jaime Machado 1
Jéssica Nascimento
 1
João Alberto Coelho 1
João Bonifácio 1
João Carlos Silva 1
João Carreiro Martins 1
João Crisóstomo 1
João Carvalho 1
João Dias da Silva 1
João Graça 1
João Lourenço 1
João M. Félix Dias 1
João Martel 1
João Martins 1
João Melo 1
João Meneses 1
João Miranda 1
João Nunes 1
João Paulo Diniz 1
João Rebola 1
João Ruivo Fernandes 1
João S. Parreira 1
João Sacôto 1
João Santos 1
João Seabra 1
João Santiago 1
João Varanda 1
João Vaz 1
Subtotal… 33 7 40
Joaquim Ascenção 1
Joaquim Cardoso 1
Joaquim Cruz 1
Joaquim Fernandes 1
Joaquim Fernandes Alves 1
Joaquim Gomes de Almeida 1
Joaquim Guimarães 1
Joaquim Jorge 1
Joaquim Luís Fernandes 1
Joaquim Macau 1
Joaquim Martins 1
Joaquim Mexia Alves 1
Joaquim Nogueira Alves 1
Joaquim Peixoto 1
Joaquim Pinheiro 1
Joaquim Pinto Carvalho 1
Joaquim Rodero 1
Joaquim Ruivo 1
Joaquim Sabido 1
Joaquim Sequeira 1
Joaquim Soares 1
Jochen Arndt 1
Subtotal… 21 1 22
Jorge Araújo 1
Jorge Cabral 1
Jorge Caiano 1
Jorge Canhão 1
Jorge Coutinho 1
Jorge Félix 1
Jorge Lobo 1
Jorge Narciso 1
Jorge Picado 1
Jorge Pinto 1
Jorge Rijo 1
Jorge Rosales 1
Jorge Rosmaninho 1
Jorge Santos 1
Jorge Silva 1
Jorge Simão 1
Jorge Tavares 1
Jorge Teixeira 1
Jorge Teixeira (Portojo) 1
Subtotal… 18 1 19
José Afonso 1
José Albino 1
José Almeida 1
José António Sousa 1
José António Viegas 1
José Augusto Ribeiro 1
José Barbosa 1
José Barreto Pires 1
José Barros 1
José Barros Rocha 1
José Bastos 1
José Belo 1
José Brás 1
José Carlos Ferreira 1
José Carlos Gabriel 1
José Carlos Lopes 1
José Carlos Neves 1
José Carlos Pimentel 1
José Carlos Suleimane Baldé 1
José Carmino Azevedo 1
José Casimiro Carvalho 1
José Colaço 1
José Corceiro 1
José Cortes 1
José Crisóstomo Lucas 1
José da Câmara 1
José Diniz de Souza Faro 1
José Eduardo Alves 1
José Eduardo Oliveira 1
José Fernando de Andrade Rodrigues 1
José Fernando Estima 1
José Ferraz de Carvalho 1
José Ferreira da Silva 1
José Fialho 1
José Figueiral 1
José Firmino 1
José Francisco Robalo Borrego 1
José Gonçalves 1
José Jerónimo 1
José João Braga Domingos 1
José Lima da Silva 1
José Lino Oliveira 1
José Luís Vieira de Sousa 1
José Macedo 1
José Manuel Cancela 1
José Manuel Carvalho 1
José Manuel Dinis 1
José Manuel Lopes (Josema) 1
José Manuel Pechorro 1
José Manuel Rosado Piça 1
José Manuel Samouco 1
José Manuel Sarrico Cunté 1
José Maria Claro 1
José Maria Pinela 1
José Marques Ferreira 1
José Martins 1
José Martins Rodrigues 1
José Matos 1
José Melo 1
José Moreira 1
José Nascimento 1
José Nunes 1
José Paracana 1
José Pardete Ferreira 1
José Pedro Neves 1
José Pedrosa 1
José Pereira 1
José Pinho da Costa 1
José Quintino Romão 1
José Rodrigues 1
José Rosério 1
José Santos 1
José Saúde 1
José Sousa Pinto 1
José Sousa Pinto 1
José Teixeira 1
José Vargues 1
José Vermelho 1
José Zeferino 1
Joviano Teixeira 1
Subtotal… 79 1 80
lia Neto 1
Júlio Abreu 1
Júlio Benavente 1
Júlio César 1
Júlio Faria 1
Júlio Madaleno 1
Júlio Pereira 1
Juvenal Amado 1
Juvenal Candeias 1
Lázaro Ferreira 1
Leão Varela 1
Leopoldo Amado 1
Leopoldo Correia 1
Lia Medina 1
Libério Lopes 1
Lígia Guimarães 1
Luciano Jesus 1
Luciana Saraiva Guerra 1
Lucinda Aranha 1
Luís Camões 1
Luís Camolas 1
Luís Candeias 1
Luís Carvalhido 1
Luís de Sousa 1
Luís Dias 1
Luís Fonseca 1
Luís Gonçalves Vaz 1
Luís Graça 1
Luís Guerreiro 1
Luís Jales 1
Luís Marcelino 1
Luís Miguel da Silva Malú 1
Luís Nascimento 1
Luís Paiva 1
Luís Paulino 1
Luís R. Moreira 1
Luís Rainha 1
Luiz Figueiredo 1
Subtotal… 29 9 38
Mamadu Baio 1
Manuel Abelha Carvalho 1
Manuel Amante da Rosa 1
Manuel Amaro 1
Manuel Bastos 1
Manuel Bento 1
Manuel Carmelita 1
Manuel Carvalhido 1
Manuel Carvalho   1
Manuel Carvalho Passos 1
Manuel Castro 1
Manuel Coelho 1
Manuel Correia Bastos 1
Manuel Cruz 1
Manuel Domingues 1
Manuel Freitas 1
Manuel G. Ferreira 1
Manuel Gomes 1
Manuel Henrique Quintas de Pinho 1
Manuel João Coelho 1
Manuel Joaquim 1
Manuel Lima Santos 1
Manuel Luís de Sousa 1
Manuel Luís Lomba 1
Manuel Maia 1
Manuel Marinho 1
Manuel Mata 1
Manuel Melo 1
Manuel Oliveira Pereira 1
Manuel Peredo 1
Manuel Rebocho 1
Manuel Reis 1
Manuel Resende 1
Manuel Rodrigues 1
Manuel Salada 1
Manuel Santos 1
Manuel Serôdio 1
Manuel Sousa 1
Manuel Tavares Oliveira 1
Manuel Traquina 1
Manuel Vaz 1
Manuela (Nela) Gonçalves 1
Subtotal… 38 4 42
Margarida Peixoto 1
Maria Arminda Santos 1
Maria Clarinda Gonçalves 1
Maria Helena Carvalho 1
Maria Joana Ferreira da Silva 1
Maria Teresa Almeida 1
Mário Armas de Sousa 1
Mário Beja Santos 1
Mário Bravo 1
Mário Cláudio / Rui Barbot 1
Mário Cruz (Shemeiks) 1
Mário de Azevedo 1
Mário de Oliveira (Padre) 1
Mário (Roseira) Dias 1
Mário Fitas 1
Mário Gaspar 1
Mário Lourenço 1
Mário Miguéis 1
Mário Oliveira 1
Mário Pinto 1
Mário Serra de Oliveira 1
Mário Vasconcelos 1
Marisa Tavares 1
Marta Ceitil 1
Martins Julião 1
Maurício Nunes Vieira 1
Maximino Alves 1
Melo Silva 1
Miguel Pessoa 1
Miguel Ribeiro de Almeida 1
Miguel Ritto 1
Miguel Varela 1
Subtotal… 25 7 32
Natalino da Silva Batista 1
Nelson Cerveira 1
Nelson Domingues 1
Nelson Herbert 1
NI (Maria Dulcineia) 1
Norberto Gomes da Costa 1
Norberto Tavares de Carvalho 1
Nunes Ferreira 1
Nuno Almeida 1
Nuno Dempster 1
Nuno Nazareth Fernandes 1
Nuno Rubim 1
Orlando Figueiredo 1
Orlando Pinela 1
Osvaldo Cruz 1
Osvaldo Pimenta 1
Pacífico dos Reis 1
Patrício Ribeiro 1
Paula Salgado 1
Paulo Lage Raposo 1
Paulo Reis 1
Paulo Salgado 1
Paulo Santiago 1
Pedro Cruz 1
Pedro Lauret 1
Subtotal…
20 5 25
Ramiro Jesus 1
Raul Albino 1
Raul Azevedo 1
Raul Brás 1
Regina Gouveia 1
Renato Monteiro 1
Ribeiro Agostinho 1
Ricardo Almeida 1
Ricardo Figueiredo 1
Ricardo Sousa 1
Ricardo Teixeira 1
Rogé Guerreiro 1
Rogério Chambel 1
Rogério Cardoso 1
Rogério Ferreira 1
Rogério Freire 1
Rosa Serra 1
Rui A. Santos 1
Rui Alexandrino Ferreira 1
Rui Baptista 1
Rui Esteves 1
Rui Felício 1
Rui Fernandes 1
Rui G. Santos 1
Rui Gonçalves 1
Rui Pedro Silva 1
Rui Silva 1
Rui Vieira Coelho 1
Subtotal… 27 1 28
Sadibo Dabo 1
Santos Oliveira 1
Sérgio Pereira 1
Sebastião Ramalho Lavado 1
Sérgio Sousa 1
Silvério Dias 1
Silvério Lobo 1
Sílvio Abrantes 1
Sousa de Castro 1
Susana Rocha 1
Tibério Borges 1
Tina Kramer 1
Tomané Camará 1
Tomás Carneiro 1
Tomás Oliveira 1
Tony Grilo 1
Tony Tavares 1
Torcato Mendonça 1
Subtotal… 14 4 18
Valdemar Queiroz 1
Valente Fernandes 1
Valentim Oliveira 1
Vasco da Gama 1
Vasco Ferreira 1
Vasco Joaquim 1
Vasco Pires 1
Vasco Santos 1
Veríssimo Ferreira 1
Victor Alfaiate 1
Victor Alves 1
Victor Barata 1
Victor David 1
Victor Garcia 1
Victor Tavares 1
Virgílio Valente 1
Virgínio Briote 1
Vítor Caseiro 1
Vítor Cordeiro 1
Vítor Junqueira 1
Vítor Oliveira 1
Vitor Raposeiro 1
Vítor Silva 1
Xico Allen 1
Zé Carioca 1
Zélia Neno 1
Subtotal… 25 1 26
TOTAIS GERAIS NO ACTIVO… 602 67 669
ENTRETANTO FALECIDOS
Alfredo Dinis Tapado (1949-2010) 1
Amadu Bailo Jaló (1940-2015) 1
António Dias das Neves (1947-2001) 1
António Domingos Rodrigues (1947-2010) 1
António Manuel M. Branquinho (1947-2013) 1
António Rebelo (1950-2014) 1
António Teixeira (1948-2013) 1
António Vaz (1936-2015) 1
Armandino Alves (1944-2014) 1
Augusto Lenine G. Abreu (1933-2012) 1
Carlos Geraldes (1941-2012) 1
Carlos Rebelo (1948-2009) 1
Carlos Schwarz (Pepito) (1949-2014) 1
Daniel Matos (1949-2011) 1
Fernando Brito (1932-2014) 1
Fernando Henriques (1949-2011) 1
Fernando Rodrigues (1933-2013) 1
França Soares (1949-2009) 1
Francisco Parreira (1948-2012) 1
Humberto Duarte (1951-2010) 1
João Barge (1945-2010) 1
João Caramba (1950-2013) 1
João Henrique Pinho Santos (1941-2014) 1
Joaquim Cardoso Veríssimo (1949-2010) 1
Joaquim Vicente Silva (1951-2011) 1
José Fernando A. Rodrigues (1947-2014) 1
José Marques Alves (1947-2013) 1
José Neto (1929-2007) 1
Luís Borrega (1948-2013) 1
Luís Faria (1948-2013) 1
Luís Fernando Moreira (1948-2013) 1
Luís Henriques (1920-2012) 1
Manuel Castro Sampaio (1949-2006) 1
Manuel Martins (1950-2013) 1
Manuel Moreira (1945-2014) 1
Manuel Moreira de Castro (1946-2015) 1
Manuel Varanda Lucas (1942-2010) 1
Maria da Piedade Gouveia (1939-2011) 1
Maria Manuela Pinheiro (1950-2014) 1
Rogério da Silva Leitão (1935-2010) 1
Teresa Reis (1947-2011) 1
Victor Condeço (1943-2010) 1
Subtotal… 38 4 42
TOTAL GERAL… 640 71 711
____________

Nota do editor

Último poste da série de 3 de março de 2016 Guiné 63/74 - P15818: (De)caras (32): Visita a Fulacunda, em julho de 1974, de Bunca Dabó e do seu bigrupo, "armado até aos dentes"... (Jorge Pinto, ex-alf mil, 3.ª CART/BART 6520/72, 1972/74)