sábado, 13 de agosto de 2022

Guiné 61/74 - P23522: O nosso querido mês de agosto, pós-pandémico: o que é ser português, hoje? (3): Nos Camarões não há... camarões (Alberto Branquinho) / E já cá chegaram os meus netos, filho e nora para passar férias vindos dos Países Baixos (Valdemar Queiroz)





Cadaval > Vilar > Vila Nova > Serra de Montejunto > 20 de agosto de 2015 > Moinho de vento, de tipo mediterrânico, usado para moer cereais:  O "Moinho de Aviz", dizem, é o mais alto (e talvez o maior) da península ibérica... E "canta" graças ao seu sistema de cabaças de barra...É do nosso amigo Miguel Luís Evaristo Nobre (Vilar, Cadaval) que, em vez de comprar um apartamento em Lisboa, construiu  um moínho de raíz, com três pisos (ou melhor, restaurou uma ruína)... Além de moleiro, é o único "engenheiro de moinhos" certificado (no ofício de restauro e manutenção de moinhos de vento) em Portugal. Ser português é também ter paixão por moinhos de vento... , "ver o padeiro ou a padeira"... e adorar comer "casqueiro" (LG).

Foto (e legenda): © Luís Graça  (2015). Todos os direitos reservados. [Edição:  Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Países Baixos > Um exemplar dos moínhos de vento holandeses usados, até à década de 1970, na drenagem dos pólderes.

 Imagem (s/d, s/l) inserida no poste de 23 de março de  2019 > Guiné 61/74 - P19615: Os nossos seres, saberes e lazeres (313): Viagem à Holanda acima das águas (17) (Mário Beja Santos).. Como soi dizer-se, "Deus fez o mundo, e os holandeses fizeram a Holanda".


1. Mais comentários ao poste P23512 (*) com respostas à pergunta: "O que é ser português hoje ?" (**)

(i) Alberto Branquinho:

Olá, José Belo: Não consigo fazer contraditório nem "acrescentatório" ao teu texto (*). Venho só dizer (acrescentar, afinal) que, para além da necessidade de sair de Portugal para "respirar liberdade", que tu referes, há que não esquecer que a sua (dele, E. L., Eduardo Lourenço) pequena aldeia do concelho de Almeida ("Alma até Almeida!") confina com Espanha e tem Vilar Formoso - a fronteira legal para ir para a Europa - ali mesmo à mão de semear - o que poderá fazer um adolescente sonhar. Não esquecendo os contrabandistas. Estes ficavam-se por perto, mas não os "passadores" (que, no devido tempo, ninguém me apresentou um).

Mas decidi escrever para contar um episódio a que assisti na Gulbenkian, talvez em 2004, que envolveu E. L..

Presidia ele a uma Mesa de uma sessão sobre literatura francófona (salvo erro). Apresentou o orador - um escritor dos Camarões - e fez um trocadilho com a palavra "camarões" (em francês, "crevettes").

A assistência achou graça. Sorridente (com aquele seu sorriso), deu a palavra ao orador-convidado.
O escritor camaronês fez os agradecimentos da praxe e, depois, virando-se para E.L., em tom seco, disse qualquer coisa como isto:

- Je voulais dire a Mr. le Président q'il n'y a pas de crevettes dans mon país.(Gueria dizer ao senhor presidente que no meu país não há camarões).

Foi nítido o incómodo de E.L. que agarrou (como era seu hábito) os óculos por uma das hastes e os rodava de olhos fixos no palestrante.

Abraço
Alberto Branquinho


(ii) Valdemar Queiroz:
 
O que é ser português ?

Mas, depois de três dias de viagem a atravessar a França e, por não aguentar mais tempo, uma directa de San Sabestian pra chegar a Bragança. Uf!, chegar a Portugal, e começar logo a sentir a diferença do calor, do cheiro, ver o céu azul, tudo diferente mas nunca esquecido, e ouvir 'bócê nem sabe o calor pro aqui'.

Depois, é só passar por Valverde, Vale do Porco, Vilar de Rei e chegar a Mogadouro, estacionar a autocaravana no Parque de Campismo e descansar para viajar em Portugal.

Parece que estes imigrantes dos anos 2000 já não se sentem imigrantes, antes vão trabalhar para outras paragens...mas a razão é sempre a mesma: um país com mais conventos que palácios e fábricas, ter mar à porta de casa.

Assim cá chegaram os meus netos, filho e nora para passar férias vindos dos Países Baixos.

O que é ser português?... Cito Guilherme Duarte > Por falar noutra coisa > 31 de jneiro de 2014 > Ser português é...:

(...) "Ser português é desenrascar. É encontrar caminho sem perguntar. Ser português é pedir indicações e ter logo a ajuda de vários estranhos. Ser português é tentar a borla seja do que for. Ser português é oferecer só porque se simpatizou com alguém. Ser português é ter os melhores lá fora porque é lá fora que se faz o melhor. Ser português é ter o mar no horizonte e nunca olhar para terra, é seguir em frente até o mar acabar, é descobrir, sonhar e inventar. Ser português é conquistar, é dar porrada na mãe, é dizer não e expulsar os mouros e os espanhóis. Ser português é esquecer". (...)


11 de agosto de 2022 às 16:03 

__________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 10 de agosto de 2022 > Guiné 61/74 - P23512: Notas de leitura (1473): Eduardo Lourenço (1923-2020): afinal, quem são os portugueses, e o que significa ser português? (José Belo, Suécia)

Guiné 61/74 - P23521: Os nossos seres, saberes e lazeres (518): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (63): Voltar à minha querida Bruxelas, depois da pandemia - 1 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 21 de Junho de 2022:

Queridos amigos,
Cheguei eufórico a Bruxelas, é a primeira viagem no continente desde aquele março de 2020 em que passei semanas a limpar a casa, a devorar livros, a ver as óperas que tão graciosamente a Metropolitan Opera House de Nova Iorque oferecia, a telefonar a meio mundo, por ora são relíquias do passado, ainda não ganhei consciência de como o mundo mudou. Bruxelas sofreu as mesmas transfigurações que aqui provamos, muitas lojas fechadas, profundas alterações na oferta, mas é talvez, depois de Londres, a cidade mais cosmopolita de toda a Europa, aqui trabalham povos de todo o mundo. A grande deceção são as exposições, já me falta a paciência para ver pedregulhos ou fieiras de metal e os arbustos, a que chamam instalações, ou aquelas telas com seis pinceladas, umas mais berrantes que as outras,todas elas intituladas sem título. Decidi reviver o passado, o primeiro dia a percorrer Marolles, igrejas e o museu Magritte, é sempre uma lavagem para a alma. Amanhã o dia será em Namur, viaja-se barato de comboio, quem me espera vai ficar de olhar arrelampado quando lhe disser que ela é a heroína subliminar do meu romance A Rua do Eclipse. Então sim, iremos passear por Meuse e contemplar a arte fantástica de Félicien Rops.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (63):
Voltar à minha querida Bruxelas, depois da pandemia - 1


Mário Beja Santos

Era o regresso a Bruxelas, depois da pandemia, a última visita fora no ano anterior. Do aeroporto de Zaventem toma-se o comboio para a Gare Central, aqui o metro até Herrmann-Debroux, daqui até Avenue du Geai, em pleno Watermael-Boitsfort, é um salto. Sinto-me praticamente em casa, ocorreu-me uma estranha lembrança, passou-se em meados de março de 1968, regressava de São Miguel para formar batalhão num regimento na Amadora. Cheguei a casa e tive a sensação que saíra na véspera, tudo arrumado como eu deixara, naturalmente que andara por ali o pano da limpeza, não era visível um grão de pó, deu gosto conversar com as minhas coisas. O mesmo ocorrera durante a viagem de comboio, a confirmação dos lugares, as igrejas, as estações ferroviárias, os mesmos sons de apito a mandar seguir a composição. Chego e é uma festa de amizade, proponho um passeio ali bem perto, ao Parc Seny, vamos para a natureza e desfiar recordações sobre estes últimos anos, tão difíceis para quem me recebe, não há nada como a viva voz superar o que se foi dizendo ao telefone ou mandou por mail. E de braço dado reenceta-se a festa da amizade, o doce reencontro de espaços e lugares.
Estás na mesma, meu adorável parc Seny, famílias e crianças estridentes, as brotoejas em flor, o parque confina com a floresta de Soignes, é uma vegetação delicadamente ajardinada, há para ali uns periquitos selvagens a fazer ninho, o lago tem o seu encanto, até as árvores mortas ornamentam este belo lugar de lazer. Conversa-se muito, regressamos, há muitas saudações à mesa, lembramos os que partiram, programamos esta semana de convívio que hoje começa, tão ansiada. Sim, amanhã começamos por onde tu gostas de começar, Marolles, é inevitável a feira da ladra, passeamos pelo bairro, tudo tão ao teu gosto, alguém recorda que gostava que fôssemos todos ao museu Magritte, na parte da tarde, tudo aceite. É um dia seguinte cheio de promessas.
Como aconteceu. Já se fez a praça do Jeu de Balle, quem me diria que me fizera comprador de ações e obrigações de há um século atrás de companhias de transportes ferroviários de Odessa, Moscovo, Xangai, Buenos Aires, papéis lindíssimos, cheios de cupões, fora tudo bem regateado, coisas de colecionador eclético, mas que dão indiscutível prazer. E passo a fazer a vigilância das paredes entre Marolles e o Grand Sablon, as paredes grafitadas são um encanto, não conhecia esta intervenção, importa registá-la, o passeio continua, estamos a ganhar lastro para uma boa almoçarada.
Coloco estas duas imagens neste artigo e importa explicá-las. Passei por aqui inúmeras vezes sem me dar conta do encanto desta montra de uma loja de adelo, e quanto à rua dos Tanoeiros nunca tinha dado pela boa escala deste quarteirão social, é um bairro dominado por população emigrante, é um prazer o vestuário africano berrante e ver passar gente do Magrebe. É nestas circunstâncias que me ocorre sempre o que José Saramago escreve no final do seu livro Viagem a Portugal, 1981: “O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com Sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles.”
Por esta é que eu não esperava, entrar num verdadeiro ferro velho, ali dominava o mobiliário e eis que subitamente se olha para um barco emoldurado e se fala consigo próprio, mas é o Santa Maria, onde o capitão Henrique Galvão andou a fazer as suas tropelias. E era mesmo, era uma fotografia do Santa Maria, o adeleiro pedia um preço exorbitante, 70€, além disso intransportável em voo low cost, mas gostei deste encontro com um dos ícones do que foi a nossa marinha mercante.
A Queda de Ícaro, Bruegel, o Velho

Entrámos todos na Igreja de Nossa Senhora da Capela, não só nos une uma grande amizade como todos nós gostamos seriamente de Pieter Bruegel, o Velho, um génio do renascimento, morreu com cerca de 40 anos, consta que só temos para dele fruir 40 quadros, alguns deles estão aqui bem perto no Museu Real das Belas Artes, felizmente que deixou sucessores, logo Bruegel, o Moço, formou-se uma grande empresa, há uns bons anos vi a exposição sobre a firma Bruegel, tão produtiva que os mais representativos museus do mundo têm obras suas. Pieter era flamengo, irá instalar-se em Bruxelas, trabalhou para a corte dos Habsburgo e para o cardeal arcebispo de Malines. Vezes sem conta subo ao Museu Real das Belas Artes só para ver um dos seus quadros mais espantosos, A Queda de Ícaro.
O púlpito da Igreja de Notre-Dame de la Chapelle
É o último passeio da manhã, sempre conheci esta igreja pelo nome de Notre-Dame du Sablon, afinal o seu verdadeiro nome é Notre-Dame des Victoires au Sablon, iniciada no século XV, gótico flamejante, relativamente poupada pelas guerras de religião e pela Revolução Francesa; foi restaurada no século XIX. Funcionou como igreja de peregrinação, ainda hoje há uma importante cerimónia na Grand Place em que a estátua da Virgem vai em procissão, é uma evocação da receção a Carlos V e Filipe II. Foi chamada a visita de médica, voltou-se à rue Blaes, vamos experimentar comida libanesa, nesta altura ainda não sabíamos que antes de visitar o museu Magritte íamos dar uma saltada ao centro cultural da Coreia, uma verdadeira surpresa.
(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 6 DE AGOSTO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23499: Os nossos seres, saberes e lazeres (516): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (62): De novo em São Miguel, é infindável a romagem de saudade - 6 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P23520: O nosso querido mês de agosto, pós-pandémico: o que é ser português, hoje? (2): Sou transmontano, orgulhoso por necessidade, como todos os homens das montanhas, mas identifico-me mais com Portugal quando, raramente, estou lá fora (Francisco Baptista, Brunhoso, Mogadouro)


Capa do livro do Francisco Baptista, natural de Brunhoso, concelho de Mogadouro, Terra Fria, Nordeste Transmontano, "Brunhoso, Era o Tempo das Segadas - Na Guiné, o Capim Ardia" (Edição de autor,  2019, 388 pp.)




1. Comentário (*) de Francisco Baptista, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616 / BCAÇ 2892 (Buba, 1970/71) e CART 2732 (Mansabá, 1971/72), natural de Brunhoso, Mogadouro:

Do "Labirinto da Saudade",  Camões não pertence a ninguém, mas na medida em que emprestou forma à existência e ao ser ideal da "pequena casa lusitana" e assim a subtraiu à informe existência histórica empírica, a ele pertencemos.

Pela poesia lírica e pelos "Lusíadas", o grande poema heroico português que, ao cantar a história de um passado glorioso nos quer projectar para um futuro venturoso, eu na minha pequenez e humildade, considero-me um filho espiritual da Pátria que ele nos legou. 

Fernando Pessoa é uma águia que voou muito alto e que por vezes se torna difícil de interpretar, quando o conheci um pouco melhor, já tinha assimilado a lição de Luís de Camões.

Sou transmontano, orgulhoso por necessidade, como todos os homens das montanhas, onde há mais urze, silvas e torga, com raízes fundas nessa terra pobre, que me identifico mais com Portugal quando, raramente, estou lá fora.

Obrigado, José Belo, obrigado, Luís Graça. Gosto destes temas, aquecem-me o cérebro. (**)
Abraço.

10 de agosto de 2022 às 17:15


2. Comentários a este comentário do Francisco Baptista (*):

(i)  José Belo:

“Que me identifico mais com Portugal quando estou lá fora”...

Meu Caro Amigo e Camarada Francisco Baptista: Quando o “lá fora” é um aqui, ali e acolá, as identificações tornam-se… esquizofrénicas!

E surge a pergunta de um tal Fernando Pessoa: “Será que alguma vez vou poder compreender o nada que sou?”

10 de agosto de 2022 às 21:30
 
(ii) Antº Rosinha

O português lá fora é mais português e menos bairrista, se for transmontano pode ir às festas da casa do Minho ou das Beiras, se for algarvio pode ir ao clube transmontano e assim por diante.

Lá fora o "lagarto" pode torcer pelo "Porto", cá é tudo contra o "Norte"... até os comemos!

10 de agosto de 2022 às 22:24
__________

Notas do editor:


(**) Último poste da série > 12 de agosto de 2022 > Guiné 61/74 - P23518: O nosso querido mês de agosto, pós-pandémico: o que é ser português, hoje ? (1) : É estar no mundo como em casa (Telma Pinguelo, Toronto, Canadá, citando o etnólogo Jorge Dias)

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Guiné 61/74 - P23519: (In)citações (214): Reflexão escrita “à moderna”, a fim de que todos entendam - Vinte e cinco por cento de ilusão (Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887, Canquelifá e Bigene, 1966/68)

© ADÃO CRUZ


VINTE E CINCO POR CENTO DE ILUSÃO

(Reflexão escrita “à moderna”, a fim de que todos entendam)

adão cruz

Não te zangues, porque ninguém se enamora de alguém com público carimbo na cara.
Quem de nós sente a liberdade ou a prisão de um devaneio, com alguma elegância de formas tece as malhas de uma afeição.
Vinte e cinco por cento de ilusão neutraliza a depressão, faz dormir que nem um justo e as coisas são o que são, nem surpresa nem desdobramentos de personalidade nem pensamentos duplos nem amargos de lágrimas.
Como é bom conversar contigo ó ilusão, assim calado e mudo, vazio da minha posse e do meu abrigo.
Sempre nos perdemos naquele instante que começa a dominar, mas é uma fraca ideia pensar ir longe e, sem ir, ter a sorte de voltar.
Deste mundo à real intimidade vai um passo cerimonioso, sonhador, penetrante, mas sem cor, sem brilho, sem sentido, de fonologia perfeitamente evitável se a desconjuntada linguística não lhe chamasse poesia.
Surpreende apenas o delírio, escondendo o vivo interesse da inconsequência que é ensejo de todos nós.
Surpreendem as razões inquietas das pessoas equivocadas que gemem angústias no conspurcar dos seus intentos.
Vinte e cinco por cento de ilusão impede de adormecer às três e acordar às cinco, não desonra amigos nem inimigos e não dá ares de inocência falsa.
Vinte e cinco por cento de ilusão é sentimento que garante provas positivas e faz acreditar na ideia de que se pode entender o que não tem entendimento.
Vinte e cinco por cento de ilusão leva-nos a crer que o regime simbólico com que pensamos e habitamos a experiência do mundo é sempre propriedade dos nossos sistemas cognitivos, bem como a garantia da circularidade simbólico-cognitiva que pode resultar numa unidade espontaneamente congruente.
Com vinte e cinco por cento de ilusão, não acreditando em nada, acredito agora, com nobre intenção, voz clara e firme, sem mostras de arrependimento nem buscas de coerência nem condições de entender, que o idiota é crer no poder do entendimento de toda a merda que se escreve e não dá para entender.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 DE AGOSTO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23508: (In)citações (213): Testamento, de Ana Luisa Amaral (1956-2022)... E homenagem a uma grande voz feminina da língua portuguesa (Luís Graça / Laura Fonseca)

Guiné 61/74 - P23518: O nosso querido mês de agosto, pós-pandémico: o que é ser português, hoje ? (1) : É estar no mundo como em casa (Telma Pinguelo, Toronto, Canadá, citando o etnólogo Jorge Dias)

1. O José (Joseph, para os suecos, os lapões ou "suomi", os americanos, etc.) Belo, talvez o mais "estrangeirado" dos membros da "diáspora  lusófona" da Tabanca Grande (que vai de Toronto a Sidney, passando por Macau), lembrou-se, a alguns dias ou semanas de voltar a Key West, Florida, EUA, de nos lançar um saudável, criativo, senão mesmo provocador mas divertido desafio, muito ao seu jeito, feitio e gosto;

 "Afinal, quem somos, hoje, nós,  os portugueses e os descendentes de portugueses?"... 

Inevitavelmente o nome do grande vulto da cultura portuguesa do séc. XX,  Eduardo Lourenço (Almeida, 1923- Lisboa, 2020) veio  à baila (*):


(...) "No 'Labirinto da Saudade', Eduardo Lourenço  afirma que a literatura histórica portuguesa se pode ler como uma busca de resposta às perguntas: Quem são os portugueses? O que significa ser-se português?

Com início em Camões, Eduardo Lourenço identifica todo um irrealismo que engloba o espírito português. Uma mistura de grandiosidades,  lado a lado com profundo complexo de inferioridade.

Segundo ele, a imagem histórica de Portugal não é resultante de observações baseadas em realidades. Resulta antes de sonhos político-ideológicos criados por uma minoria urbana, como referido pelo realismo de Eça de Queiroz. Uma aristocracia (e burguesia) endinheirada sempre com o pé no estribo do 'Sud-Express', arrastando-se para uma Europa onde se produz a verdadeira cultura e o conhecimento.

A existência de um mítico 'povo simples' torna o diálogo literário entre estes polos opostos num… monólogo literário limitativo. É neste espaço (ou contradição) entre a 'falta' e o 'regresso' que, segundo ele, surge a palavra 'saudade'."(,,,)

2. O "nosso querido mês de agosto, pós-pandémico" não é o mais apetecível para "blogar"... Pelo contrário, é mais indicado para "folgar" (praia, campo, festivais, festas, viagens, petisqueira, convívio, amigos, família...).  Mas, por tradição ou pirraça, o raio do blogue recusa-se a fazer "férias"... Há dezoito anos que não faz "férias". 

Até quando ? Não sabemos, quando o blogue fizer "férias" é mau sinal... É como a história do frango e do pobre (hospitalizado): "Quando o pobre come frango, um dos dois está doente"... Caro leitor, quando o blogue começar a fazer gazeta, é caso para desconfiar... e chamar o 112...

Mas, voltemos à "provocação" do Joseph Belo, o nosso "luso-lapão" que agora também já é meio "amaricano": 

(...)   "A fins deste mês volto para Key West e, por lá, os meus tempos dedicados à “com-puta-gem” perdem prioridade frente ao Sloppy Joe’s Bar." (que é o "Sempre em Festa" lá do sítio)...

 A brincar, a brincar, meio a blogar e meio a folgar, a rapaziada (e porque não também a raparugada ?!) lá foi debitando matéria sobre o tema, "o que é ser português, hoje, em 2022"...

O que é ser português ? Boa pergunto, responde o nosso editor, LG... Pergunta que os portugueses "cá de dentro" não fazem (a não quando "provocados" ) nem sequer sabem responder (a menos que "obrigadps")... 

Parece que é preciso a gente ir para lá fora, para o "estrangeiro", para ganhar a suficiente distância e sentir a tal "saudade" e perder-se no seu "labirinto"... Como eu, que uma noite de verão e de tempestade cheguei a um parque de campismo perto de Guernica / Gernika, e quando estava a montar a tenda, começo a ouvir, no altifalante, a voz da Amália em a "Estranha Forma de Vida"... E, depois a seguir, o "Grândola, vila morena"... Hà emoções sentidas fora da nossa terra, que são indescritíveis e que nos marcam para sempre... Eu que gostava da Amália q.b., passei a ouvi-la com emoção, quando ela morreu... 

2. Leia-se então esta reflexão de Telma Pinguelo, jornalista, natural de Aveiro, apaixoanda pelo Canadá. A primeira intervenção, publicada na caixa de comentários ao poste P23512 (*), é nada menos desta jovem  "portuga", radicada no Canadá...e que faz questão de dizer que o que mais ama naquele país que a acolhei é justamente a sua "diversidade cultural"...

Esperamos que ela, a Telma Pinguelo,  não nos leve a mal a ousadia de reproduzir aqui a sua estimulante crónica na Revista Amar, que secionámos para dar o pontapé de saída à discussão sobre a nossa identidade, ou melhor, sobre o significado de ser-se português, hoje, aqui e em toda a parte... (Com a devida vénia... Adaptação / revisão / fixação de texto / negritos: LG)




 

O que é ser português? É a pergunta que volta e meia paira no ar e tema que ouvi ser inúmeras vezes debatido durante os anos em que tenho convivido com a comunidade lusa em Toronto.

Os nossos clubes e associaçōes têm de momento em mãos a difícil tarefa de passar as suas casas, tão arduamente construídas, para as mãos das novas geraçōes. É difícil porque os modelos de organização e também muitas tradiçōes que alegravam os nossos pais e avós estão a cair em desuso e já não cativam os jovens. 

Independentemente do que agrada a uns e a outros, o certo é que, seja qual for a idade ou situação, todos partilhamos do mesmo sentimento: amamos ser portugueses. Se há tantas diferenças de como celebramos, do que gostamos e do futuro que envisionamos… o que é, afinal, esta coisa de ser português?

Se pergunto ao condutor do Uber que me leva a casa, ele diz “Portuguese chicken”, os meus colegas dizem “Cristiano Ronaldo”, num encontro de amigos falam-me das “férias com paisagens lindas, deliciosa comida e ainda melhores bebidas”, nos eventos fala-se de “fado” e nos jantares vem sempre à conversa o famoso pastel de nata, aqui batizado “Portuguese custard tart”.

Mas então é isto? Será que ser português se resume a frango de churrasco, futebol, turismo, música, vinhos e bolos? Tenho a certeza de que existe muito além das belezas, sabores e conquistas deste nosso país plantado à beira-mar. O que mais faz de nós portugueses ? A língua, o território, o passaporte?

O povo português nunca teve, nem tem, problemas de identidade. Ainda que a resposta não esteja na ponta da língua, não é por isso que ela deixa de existir. Antes pelo contrário. Esta é uma daquelas situaçōes em que andamos à procura das chaves pela casa toda e depois damos conta que afinal estiveram sempre no bolso do casaco que temos vestido. É o que eu vejo acontecer com esta pergunta. Esquecemo-nos de olhar para dentro.

Eu digo que ser português está naquilo que não se saboreia, não se vê nem se toca. A portugalidade está no nosso caráter. 

O etnólogo português Jorge Dias publicou na década de 50 um livro chamado “Os Elementos Fundamentais da Cultura Portuguesa”, no qual faz um resumo daquilo que seria a nossa personalidade geral. Jorge Dias diz que:

  • o português é “ao mesmo tempo sonhador e homem de ação”, ou seja, “um sonhador ativo que mantém sempre um olhar realista sobre os seus objetivos”;
  • é "humano e sensível, amoroso e bondoso, contudo, sem ser fraco";
  • "não gosta de fazer sofrer e evita conflitos";
  • "mas quando ferido no seu orgulho pode ser violento e cruel";
  • "tem um grande sentido de fé";
  • "tem uma ligação muito forte com a sua natureza e herança";
  • "é  individualista, mas tem uma forte solidariedade humana";
  • "tem espírito crítico e trocista e uma ironia pungente”.

Pegando nas palavras de Jorge Dias, eu acrescento: 

o português: (i)  traz na alma a inspiração de Luís Vaz de Camōes, (ii) a ousadia de Bocage, (iii) a inquietude de Saramago, (iv) leva no peito a libertação da Revolução dos Cravos, (v) a coragem dos navegadores dos Descobrimentos e (vi) pratica diariamente o verso de Fernando Pessoa “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Mesmo com a globalização e os crescentes fluxos migratórios, os portugueses espalhados pelo mundo continuam a manter a essência da sua identidade. A verdadeira portugalidade acontece nos empregos em que somos conhecidos como um povo trabalhador, nos nossos círculos sociais em que somos calorosos e acolhedores, acontece em cada uma das nossas mesas em que há sempre espaço para mais uma pessoa.

Ser português é falar de uma História que não é perfeita, mas que nos tornou no que somos hoje. Somos lutadores, resilientes, somos um povo guerreiro, endurecido pelas batalhas travadas ao longo dos tempos e sofrido com a tão nossa saudade. O encanto é que embrulhamos tudo isso com a também muito nossa bondade, hospitalidade e fé.

Sim, há algo em ser português que é especial. É a nossa vocação de “estar no mundo como em casa”, assim o diz muito bem o autor Jorge Dias. Feliz Dia de Portugal!

Telma Pinguelo 

Guiné 61/74 - P23517: Notas de leitura (1474): "Histórias da C. CAÇ. 2533" - Os belos testemunhos da gentes da CCAÇ 2533 (2) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Agosto de 2022:

Queridos amigos,
Mais vale tarde do que nunca, mesmo em edição de reprografia. Combateram e construíram bem-estar para a população, marcaram presença em Canjambari e noutras paragens. O Capitão Sidónio (hoje coronel) teve um papel fulcral na coesão, no sentido de ver que soube imprimir à sua unidade militar. Recebeu-se um quartel em estado de lástima, legou-se obra asseada, não se virou a cara aos corredores de infiltração, aceitou-se o trabalho dos reordenamentos. Transferidos para Farim, não desapareceu a aspereza operacional, há testemunhos a recordar o que era ir até à ponte de Lamel. Não esquecer a série de corredores de pontos de passagem regularmente utilizados pelo PAIGC entre o Senegal e o interior da Guiné. Agora, décadas depois, exulta-se com bom convívio as penas do passado. E o documentário fotográfico aqui fica, em substituição das palavras.

Um abraço do
Mário



Os belos testemunhos das gentes da CCAÇ 2533 (2)

Mário Beja Santos

A curiosidade desta obra é que não é uma história de uma unidade militar, trata-se de um punhado de testemunhos com uma boa articulação de imagens, é claramente trabalho de reprografia e o seu destinatário também não deixa ilusões, é todo aquele que andou a combater em Canjambari e na região de Farim entre 1969 e 1971, a malta da CCAÇ 2533. Testemunhos pessoais, umas vezes intensos, outras vezes eivados de humor ou de boas ou más recordações nas situações vividas. É o caso de José Tomás Costa que escapou por pouco a uma mina antipessoal:
“Em 17 de novembro de 1969, eu ia na frente do pelotão e pareceu-me ver uma tábua velha no chão da picada. Pensei dar-lhe um pontapé, mas fez-se luz no meu espírito e mandei parar o grupo. O Furriel Sousa, depois de analisar a situação, disse-me que se tivesse dado aquele pontapé teria dado no mínimo sem um pé. Tratava-se de uma mina antipessoal. Fiquei aliviado e agradeci a Deus. No dia seguinte, ao chegar ao quartel, recebi um telegrama com a notícia de que era pai de mais um rapaz”. O mesmo José Tomás Costa confessa que gostava de voltar a Canjambari, para percorrer alguns daqueles carreiros e bolanhas com paisagens de sonho, e desabafa: “Hoje, doente com problemas psicológicos cujas consequências sofrem a mulher e filhos, reconheço que tirei algum proveito da minha ida à tropa. Fui incorporado como analfabeto, fiz a instrução primária na tropa e isso foi muito bom para mim, pois como veem tenho muito gosto e orgulho em colaborar nesta escrita”.

Há quem recorde que alguém a seu lado puxou o gatilho e disparou a arma, podia ter sido grave, tudo operação de rotina a puxar a culatra da G3, há recordações de festas de aniversário, há quem nunca esqueceu o embarque para a Guiné naquele dia 24 de maio de 1969, e depois a viagem de Bissau para Farim e depois Canjambari, no meio do mato a cerca de 16 quilómetros a Sul de Jumbembem. Há também quem não esqueça que deu o corpo ao manifesto para construir ou reconstruir abrigos, trincheiras e vales. Havia quem tivesse sofrido de problemas do foro mental. E há também quem venha debitar que em Farim nem tudo era fácil, montar proteção às operações de campinagem na zona da ponte de Lamel tinha muitos riscos.

O Capitão Sidónio não transigia na disciplina mas embarcava numa boa brincadeira, como alguém conta a história da distribuição de isqueiros oferecidos pelo Movimento Nacional Feminino em 1970, alta madrugada por ali andava o corneteiro a acordar muita gente e o capitão, prestimoso, a entregar as ofertas contendo o riso.

Há igualmente quem não esqueça que andou perdido, não faltam histórias de abelhas e o Corredor de Lamel é motivo de várias histórias. O Furriel Tavares recorda a picagem da estrada numa coluna de reabastecimento, as viaturas vinham de Cuntima, Jumbembem e Canjambari até Farim. Minucioso trabalho a picar mas já com a ponte de Lamel à vista, acionou-se um fornilho com muito fogo do inimigo. E fala de atos de heroísmo. Há as memórias de um cabo-cantineiro e de um cabo-quarteleiro.

E chega-se à história do grupo que organizou este punhado de testemunhos. Quem depõe é o Furriel Nuno da Conceição. Alguém tinha que pôr em letra de forma o que se passara com a CCAÇ 2533 que andara por Farim, Nema, Jumbembem, Cuntima e Canjambari, entre maio de 1969 e março de 1971. Ele recorda que Canjambari tinha uma área mais ou menos equivalente a dois campos de futebol, ali viviam cento e sessenta e tal militares. Havia embaraço da escolha, recordações brejeiras, outras de caráter íntimo, não se encontrava com facilidade o fio condutor. Juntou-se um grupo com a missão de dar uma estrutura a todo o material que se pretendia coligir. E após jornada chegou-se ao almoço com o plano da obra: testemunhos, imagens alusivas, relação de todos aqueles que incorporaram a CCAÇ 2533 e o documentário fotográfico. E para que a História não esqueça, abre-se com o louvor dado pelo comandante-chefe em abril de 1971:
“Colocado inicialmente em Canjambari, realizou, a par da missão de contrapenetração num dos habituais corredores de infiltração do IN, uma intensa atividade operacional, alicerçada num elevado espírito de missão e numa firme vontade de bem servir”. Recordam-se várias operações onde inclusivamente houve captura de armamento e material. E adianta o louvor:
“A par da atividade operacional, remodelou totalmente as instalações militares de Canjambari e realizou ainda tarefa de muito mérito no âmbito da promoção social das populações, na construção de reordenamentos e organizações de terreno, tendentes à defesa dos mesmos”. Louvor pelo espírito de disciplina e de corpo, pelo elevado sentido de dever. Seguramente que o capitão Sidónio estava por detrás de tão elevado feito.

____________

Notas do editor:

Poste anterior de 8 DE AGOSTO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23506: Notas de leitura (1472): "Histórias da C. CAÇ. 2533" - Os belos testemunhos da gentes da CCAÇ 2533 (1) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 10 DE AGOSTO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23512: Notas de leitura (1473): Eduardo Lourenço (1923-2020): afinal, quem são os portugueses, e o que significa ser português? (José Belo, Suécia)

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Guiné 61/74 - P23516: Humor de caserna (56): O anedotário da Spinolândia: a outra alcunha do nosso general, Aponta,Bruno! (referência ao seu ajudante de campo, o então cap cav João Almeida Bruno, falecido ontem, aos 87 anos)


Guiné > Região de Cacheu > Bula > Pecuré > Op Ostra Amarga > 18 de outubro de 1969  > Depois da embocada, o general Spínola, ao centro, ladeado à esquerda pelo major João Marcelino (2.º comandante do BCAV 2868, então em Bissau e que apanhou boleia no heli) e o ten cor Alves Morgado, comandante do BCAV 2868 que acompanhou o desenrolar da acção. À direita de Spínola, o seu ajudante de campo, o cap cav Almeida Bruno (que faleceu ontem, 10/8/2022, aos 87 anos) (*), empunhando uma G3, e de costas  o cap cav José Maria Sentieiro, comandante da CCAV 2485 que, por impedimento do comandante da CCAV 2487, foi encarregado de dirigir a Op Ostra Amarga. 

Vd. também o vídeo "Guerre en Guinée" (1969) (13' 50''), imagens da chegada do  Spinola e do Almeida Bruno, 11' 30'' ... Cortesia de INA - Institut National de l' Audividuel.

A foto acima reproduzida (e editada pelo blogue) é do Paris-Match nº 1071, de 15 de novembro de 1969 (Com a devida vénia...). Vd. também o vídeo "Guerre en Guinée" (1969) (13' 50''), imagens da chegada do  Spinola e do Almeida Bruno, ao 11' 30'' ... Cortesia de INA - Institut National de l' Audividuel.


1. Recordando Spínola e o seu mais conhecido ajudante de campo, o então cap cav João Almeida Bruno  (*)... Excertos de um poste, velhinho. de 16 de março de 2006, da autoria do Zé Teixeira (*)

Luís, a propósito do Caco Baldé, toma outra alcunha do gen Spínola (*):

− O Aponta, Bruno... Aí vem o Aponta, Bruno !  dizia logo o pessoal quando se avistava o Héli que o transportava.

Porquê? Toda a zona de Buba, Nhala, Mampatá, Chamarra e Aldeia Formosa esteve uns tempos a comer, ao almoço e ao jantar, arroz com arroz e de vez em quando uma amostra de chispe. A barcaça que levava os mantimentos foi afundada pelos nossos amigos, e ficamos a ver... barcaças !

Isto gerou um mal estar que mais se agravou com o ataque às 5 da matina, como já contei no meu Diário. Devo dizer que a minha companhia estava reduzida a 36 homens operacionais, dado esforço que se estava a fazer com a protecção à nova estrada de Buba para Aldeia Formosa, em que saíamos com o que seriam três pelotões às seis da matina. Regressávamos à tarde, no dia seguinte estávamos de serviço à segurança do quartel e logo de seguida abalávamos de novo para a estrada.

Então o homem chega e começa o discurso:

 Pátria está a exigir de vós um grande esforço e vós sois ... blá, blá, blá. Sei que a comida não tem sido a melhor, mas a Pátria exige sacrifícios... blá, blá,blá. Quando estiverdes a comer feijão ou arroz, sem mais nada, fechai os olhos e imaginai-vos a comer um belo peru recheado ou um grãozinho com bacalhau, lá em Lisboa... blá, blá, blá.

Acompanhava-o um capitão, seu ajudante de campo, que toda a gente conhece e perante as reclamações do Major e do médico, ele só dizia:

− Aponta, Bruno!

Felizmente tínhamos um excelente médico, a quem presto a minha homenagem no Blogue, o Dr. João Carlos de Azevedo Franco, que à mais pequena mazela, muitas vezes resultante do estado psicológico em que vivíamos, dava uma baixa. Recordo que nesse célebre dia do Aponta, Bruno,  o Spínola disse ao médico:

− Estes rapazes o que precisam é de umas picas, vou-lhe mandar uma boa dose de medicamentos... Aponta, Bruno!

 Ao que o médico lhe respondeu:

 O que eles precisam é de uns bons bifes e descanso.

Claro está que o Capitão Bruno não apontou o que o médico disse. Não é que oito dias depois chega a barcaça com mantimentos e duas enormes caixas de medicamentos não solicitados?! Escusado será dizer que foram devolvidas ao remetente, com a informação "medicação não solicitada" e a vida continuou. (...) (***) 
___________

Notas do editor:

Guiné 61/74 - P23515: In Memoriam (446): Gen João Almeida Bruno (1935-2022), que esteve connosco no CTIG, foi comandante da mítica Op Ametista Real, à frente dos seus bravos Comandos da Guiné, e participou depois no 25 de Abril


Lisboa >  2009 >  Da esquerda para a direita, o cor inf 'comando' ref Raul Folques e o ten general 'comando' ref Almeida Bruno (os dois primeiros comandantes do Batalhão de Comandos Africanos da Guiné, e ambos Torre e Espada) e o saudoso grã-tabanqueiro Amadu Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015).

Foto (e legenda): © Virgínio Briote (2015). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




João Almeida Bruno (19935-2022)


1. Mensagem do nosso amigo e camarada Mário Vitorino Gaspar:

Data - 11 ago 2022 9h18

Assunto - Morreu o general Almeida Bruno, capitão de Abril 

Caras Amigas e Caros Amigos

Estive mais uma vez hospitalizado no Hospital das Forças Armadas (HFAR), e tive a companhia, na mesma Enfermaria, do General Almeida Bruno.

Tive Alta a 8 de agosto e o Capitão de abril faleceu a 10.

Paz à sua alma (*)…

Mário Vitorino Gaspar
 

2. Presidente da República evoca General Almeida Bruno

10 de agosto de 2022

O Presidente da República evoca, com respeito, admiração e amizade, o General João de Almeida Bruno, apresentando as suas condolências à Família e ao Exército Português, que serviu com independência, sentido de missão e devoção integral.



3.  Recorte do Diário de Notícia, de  10 ago 2022, às 18h42 (com a devida vénia):

Morreu o general Almeida Bruno, que a PIDE tentou matar a um mês do 25 de abril

(...) Morreu esta quarta-feira o general João de Almeida Bruno, aos 87 anos, no Hospital das Forças Armadas.

Um dos mais condecorados oficiais da Guerra Colonial, participou no Golpe das Caldas, em que se tentou acabar com a Ditadura que vigorava em Portugal, um mês antes da revolução do 25 de abril de 1974. Nessa altura, foi alvo de uma tentativa de homicídio por parte da PIDE.

Almeida Bruno incorporou o Exército em 1952 e serviu as Forças Armadas ao longo de mais de quatro décadas, tendo estado na Guiné-Bissau e em Angola durante a Guerra Colonial e integrado o curso de oficiais da Academia Militar em 1953, ao lado de Loureiro dos Santos, Gabriel Espírito Santo, Ernesto Melo Antunes e Ramalho Eanes.

Após o 25 de abril, o general assumiu o cargo de diretor da Academia Militar. Entre 1994 e 1998, antes de passar à reforma, foi presidente Supremo Tribunal Militar.

Ao longo da carreira foi distinguido com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, com as medalhas de Valor Militar e da Cruz de Guerra, e com a Ordem Militar de Avis, entre outras condecorações. (...)



O comandante da mítica Op Amestista Real 


4. Na sua página do Facebook, escreveu hoje, às 8h53,  o Carlos Matos Gomes (ambos participaram na mítica Op Amestista Real, de que o major Bruno Almeida era o comandante, à frente dos seus bravos Comandos da Guiné):

No falecimento do general Almeida Bruno.

Acima de tudo a tristeza de ver partir um amigo, mas depois a de ver partir um ser excecional de generosidade, de coragem e de afetos, Ficarei com a memória de momentos muito difíceis partilhados e da sua atenção para com os amigos.
 
As Forças Armadas perdem um dos seus melhores. A democracia e a nova posição de Portugal no mundo após o 25 de Abril devem-lhe muito (mais do que é comum ser dito).  Um dia será reconhecido.

Eu perco uma voz e uma presença com quem cada momento era de cumplicidade e de respeito.

Até sempre, comandante. Encontramo-nos em Cumbamory, em Madina, no Estoril, na Amadora, em Caxias, em Brá, no Jóquei, na Colina. Uma bela coincidência, esta, a do nome do último restaurante onde nos encontrávamos.


5. Comentário do editor LG:

Não convivi com o gen (capitão no meu tempo, 1969/71) Almeida Bruno. Era então ajudante de campo do gen Spínola (que, entre as várias alcunhas que tinha, também era conhecido como o "Aponta, Bruno").

Para além das anedotas e dos "faits-divers" (e dos pequenos "desaguisados", das "frases menos felizes", etc.) ficam os homens, os portugueses que honraram Portugal, seja nas armas seja nas artes, nas letras, na ciência, no desporto, na política, etc... O Almeida Bruno já lá estará no "céu dos guerreiros" e no "cantinho dos portugueses"...

Que a família, os amigos do peito e os camaradas mais próximos saibam suportar a dor da sua perda.  
A Tabanca Grande, que representa o blogue dos amigos e camaradas da Guiné, apresenta condolências à família e aos camaradas que com ele combateram ou privaram de mais perto. 

Guiné 61/74 - P23514: Tabanca Grande (536): Francisco Pinho da Costa (1937-2022), ex-alf mil médico, CCS/BCAÇ 1888 (Fá Mandinga e Bambadinca, 1966/68), grã-tabanqueiro nº 864, a título póstumo, por proposta dos camaradas da CCAÇ 1439 (1965/67) (João Crisóstomo)



Guiné > Região do Oio > Porto Gole > CCAÇ 1439 (1965/67) > Fevereiro de 1966 > Cecília Supico Pinto, presidente do Movimento Nacional Feminino, na sua 1ª visita à Guiné, então já com 44 anos (ia fazer 45 em 30 de maio de 1966). De pé à esquerda, na última fila, de óculos, o alf mil médico Francisco Pinho da Costa (assinalado or cercadura a amarelo), que residia em São João da Madeira, antes de morrer há dias (*).  Era oftalmologista reformado. O João Crisóstomo é o primeiro da esquerda, na 1ª fila.

Foto (e legenda): © João Crisóstomo (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



São João da Madeira > 23 de outubro de 2021 > Dois velhos camaradas do tempo de Porto Gole: o alf mil at inf João Crisóstomo, da CCAÇ 1439 (1965/67) e o alf mil médico Francisco Pinho da Costa, da CCS/ BCAÇ 1888 (Fá Mandinga e Bambadinca, 1966/68). (**)

Foto (e legenda): © João Crisóstomo (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de João Crisóstomo (ex-alf mil at inf, CCAÇ 1439, 1965/67, a residir em Nova Iorque):

Data - sexta, 5/08/2022, 23:33 
Assunto - A CCaç 1439 associa-se à homenagem ao Dr. Francisco Pinto da Costa

Hello, Luís Graça,
 
Cheguei há pouco a casa e como sempre a primeira coisa que fiz foi ver o "correio do dia” no computador. 

 Quando no ano passado, em outubro, fui encontrar o Dr. Francisco da Costa,  ele parecia de boa saúde e,  porque não recebi notícias em contrário desde então, esta foi agora uma surpresa triste para mim.

Falas em integrar a título póstumo o nosso camarada Dr. Francisco Pinho da Costa na Tabanca Grande. Acho uma boa idéia. Como dizes,  não eram muitos os médicos que se atreviam a deixar a segurança, embora relativa,   da caserna, e acompanhar os militares nas saídas. Especialmente depois de terem sido avisados por indivíduos da tabanca que a coluna ia ser atacada…

Tentei o telefone da sua esposa, agora viúva,  Maria Augusta, com quem no passado falei ao telefone mais do que uma vez, para lhe pedir o seu consentimento. Acredito que ela até se sentiria muito contente que tal sucedesse. Não consegui resposta mas acho que podemos assumir o seu consentimento.

Como o Adão Cruz era colega e amigo dele de muitos anos e por diferentes facetas com ele associado, acho que, com mais razões do que eu, devia ser ele a fazer essa apresentação. Por mim não tenho mais informações e fotos do que aquelas que já enviei e apareceram já no blogue. Mas se houver mais alguma coisa que eu possa contribuir, falo-ei imediatamente.

Pensei em te telefonar, mas quis primeiro dar a notícia aos camaradas da CCaç 1439, que doutra maneira dificilmente chegariam a saber. Apesar das tuas e minhas várias tentativas nesse sentido, e apesar de sempre manifestarem interesse nele,   poucos têm o cuidado de o seguir. Uma pena! Não sei como explicar nem muito menos remediar.

Mas na falta de melhor, permite-me juntar o que segue como uma homenagem dos camaradas da CCaç 1439 que ainda estão connosco, cujos contactos pessoais actualizados ainda possuo e que com ele conviveram na Guiné.

Ao dar a conhecer o fim da chamada telefónica, duma maneira ou outra todos manifestaram o seu pesar. Embora diferentes na sua maneira de se expressarem, a resposta de todos eles foi mais ou menos expressada nas palavras do primeiro que contactei, o Sousa (Francisco Viemonte de Sousa) :

"Eh, pá! Mas que pena . Era um tipo porreiro . Gostava muito dele".

Além das condolências pelo desaparecimento do nosso Dr. Francisco da Costa, os contactados, sabendo que eu ia falar com outros colegas, aproveitaram para que eu fosse o portador dum abraço de cada um deles.

Assim me recomendou o Freitas, da Madeira, ao mesmo tempo em que lembrava o carinho e desvelo que o agora falecido mostrou na enfermaria de Enxalé no primeiro dia em que este foi atacado:

"Ele era médico mas via-se que era primeiro que tudo um amigo, ajudando os outros, esquecendo-se de si próprio" . A

liás essa era sempre a impressão que dele tínhamos. Assim o lembro e assim escrevi na "História da CCaç 1439", publicada neste blogue no  poste P22478 (***),  sobre o dia em que ele foi evacuado para o HM 241, em Bissau:
 
(...) "Sabíamos que o médico, alferes Francisco Pinho da Costa,  também apresentava dificuldades; não sabíamos porém a sua gravidade, pois ele não deixava de prestar socorros a toda a gente. Só nos disse da sua gravidade quando o helicóptero já estava a chegar e ele disse que também tinha de ser evacuado: depois de violentamente projectado pelo sopro da mina,  ao cair no chão tinha partido as pernas". (...)

Falei com bastantes outros camaradas da CCaç 1439, e todos sem excepcão, depois dos pêsames pelo nosso falecido, se queixaram da enfermidade que mais cedo ou mais tarde prova não ter cura : a idade. Alguns como o Verdasca, o Pimentel, o Figueiredo e o Mafra mostram a sua não diminuída valentia,  continuando a trabalhar nos seus quintais… 

O Teixeira, o Neiva, o Henrique Matos e o Viegas também não esmorecem, como provam as diversas actividades sociais e similares que os conservam ocupados, que nem tempo têm para pensarem em queixumes. Já o Lopes, o Arantes e o Júlio dão a mão à palmatória reconhecendo que a coisa é mais ou menos complicada e a vida seria muito difícil sem a ajuda dos seus queridos.
 
O Geraldes e o Carvalho juntaram os seus nomes a uma longa lista de inacessíveis. Oxalá reapareçam no próximo “roll call”.

Este já vai longo. Telefono-te amanha, OK?
Abraço.
João (e Vilma)

2. Comentário do editor LG:

No passado dia 6 do corrente, tinha enviado ao João Crisóstomo a seguinte mensagem:

(...) "Obrigado, João. Vou publicar a tua homenagem póstuma ao Francisco Costa, tua e dos teus camaradas da CCAÇ 1439. Vou aguardar o parecer do dr. Adão Cruz, mas penso que há consenso, entre nós, sobre a minha proposta para o nosso Francisco Costa passar a figurar na lista, na Tabanca Grande, dos que 'da lei da morte já se libertaram'... Há referências dele no blogue, fotos e textos, mais do que suficientes. É também a nossa forma de honrar a sua memória, evitando que fique inumado na 'vala comum do esquecimento'...Talvez o Adão, seu amigo do peito, tenha informação adicional sobre a sua biografia: ano e local de nascimento, contactos com a família, etc." (...)

João: vejo que o Adão Cruz também se associa, implicitamente, à tua e à minha proposta. Escreveu o Adão Cruz, em 6/8/2022, as 11h13:

(...) "Caro Luis Graça. Neste momento não sei em pormenor os dados que vocês pretendem. No entanto, vou deixar passar alguns dias e tentarei obtê-los através da família. Grande abraço do Adão". (...)

O Francisco Pinho da Costa "não vai esperar" mais, agora que o seu corpo desceu à terra e ficamos privados do seu convívio terreno. Passa, pois, a integrar a nossa Tabanca Grande, embora infelizmente a título póstumo (****). Não temos outra maneira de o homenagear,

Pela conversa que ele manteve em 21 de outubro de 2021 com o João Crisóstomo (**), vê-se que se sentiria honrado em juntar-se, em vida, aos seus antigos camaradas da Guiné, se o nosso convite lhe tivesse chegado a tempo. Por certo que a família não porá quaisquer objeções a este nosso gesto de amizade e camaradagem. E é isso que vamos pedir ao Adão Cruz: que explique à viúva, quando se proporcionar a ocasião, o sentido do nosso gesto. O nome do Francisco Pinho da Costa passara então a figurar na lista dos amigos e camaradas da Guiné, membros da Tabanca Grande, já falecidos desde 2007, e que são já 123, conforme consta da coluna estática do blogue, do lado esquerdo.
_________

Notas do editor:

(**) Vd. poste de 24 de outubro de 2021 > Guiné 61/74 - P22657: (De) Caras (180): 55 anos depois, o reencontro ao vivo, em São da João da Madeira, com o ex-alf mil médico Francisco Pinho da Costa (BCAÇ 1888, Fá Mandinga e Bambadinca, 1966/68) (João Crisóstomo, Nova Iorque, de visita a Portugal) 


(****) Último poste da série > 23 de junho de 2022 > Guiné 61/74 - P23379: Tabanca Grande (535): Ramiro Alves de Carvalho Figueira, ex-Alf Mil Op Esp da 2.ª CART/BART 6520/72 (Nova Sintra, 1972/74). Senta-se à sombra do nosso poilão no lugar n.º 863

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Guiné 61/74 - P23513: Historiografia da presença portuguesa em África (329): Impressões da Guiné de um missionário franciscano, início da década de 1940 (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 1 de Novembro de 2021:

Queridos amigos,
Graças ao indefetível apoio da bibliotecária da Sociedade de Geografia de Lisboa lá vou mergulhando por mares nunca por mim navegados, cheguei a porto ignoto, o Boletim Mensal das Missões Franciscanas, sempre à busca de uma nova pérola, sei muito bem que não posso encontrar nada de mais completo daquilo que escreveu o Padre Henrique Pinto Rema sobre as missões católicas da Guiné. Mas logo me chamou a atenção este Padre António Joaquim Dias, andou em missionação mais de oito anos pela Guiné, guarda recordações inolvidáveis de Bolama e as suas impressões são dignas de ser postas em público, três quartos de século depois.

Um abraço do
Mário



Impressões da Guiné de um missionário franciscano, início da década de 1940 (1)

Mário Beja Santos

A leitura do Boletim Mensal das Missões Franciscanas e Ordem Terceira, um conjunto de cartapácios que ando a folhear na Biblioteca da Sociedade de Geografia de Lisboa, reserva surpresas quanto à Guiné. No boletim referente a janeiro de 1943 começam a ser publicadas as impressões do Padre António Joaquim Dias. Começa por alertar quem para lá viaja, e deste modo: “Como na Guiné é verão todo o ano, o sol é fogo e o suor hábito inveterado, muna-se de roupas leves, claras e sem forros. Os casacos brancos e batinas da mesma cor, coadjuvados pelos capacetes ou chapéus coloniais, igualmente brancos, são os únicos para-raios a defender-nos das picadas terríveis do sol tropical”.

E começa a sua descrição da Guiné, não se pode dizer que não seja bom observador:
“Para quem leva os olhos feridos e a alma picada pelas penedias basálticas das ilhas de Cabo Verde, a entrada na Guiné sabe bem, enternece até ao fundo da alma. Da água do oceano, ergue-se a planície imensa, aveludada. É um alfobre, risonho e ondulado, de um quente verde-amarelo, a espreguiçar-se, convidativo, acariciador. O mangal mergulha as raízes na própria água salgada e lança outras, aéreas e robustas, a segurar melhor a Guiné, a vincá-la mais ao chão, que o mar lhe disputa. Não se sabe onde o oceano termina e a terra começa.
Aquele, atrevido, infiltra-se por todos os lados, em baías e canais, no continente fronteiro; e estende também os seus braços, numa luta titânica, a procurar arranjar mais espaço, maior domínio, mais um pedaço para o seu leito. Investe contra os próprios rios, a quem desrespeita, às vezes, por léguas e léguas, com lhes sujar e salgar a água cristalina, ósculo amoroso de terra amiga. É por isso que, na Guiné, viaja-se navegando; e, navegando, se vai a toda a parte, como dizia o outro”
.

Dá-nos a saber que andava a pesquisar sobre as antigas missões da Guiné, mas preferiu começar por crónica ligeira, continua a dar muita importância aos roteiros e viagens, acha proveitoso lermos arquivos de Geografia, de Etnografia e até de História. Promete não escrever nenhum roteiro, dizendo que foi apenas à Guiné e regressou, começou no porto de Bolama e terminou no de Bissau, por onde voltou. Ficamos a saber que embarcou para a Guiné em fevereiro de 1934, foi para África por livre vontade, ia acompanhado por outro confrade missionário, “levávamos umas roupas, uns livros, muito entusiasmo para o trabalho, muita confiança no Senhor e a saúde precisa”. Fora-lhes abonada a viagem, encontraram benfeitores em Bissau, eram missionários sem côngrua. Terá feito o seu apostolado até 1942, e confessa o seu pesar pela partida: “Não é debalde que, durante oito anos, nos afazemos a chamar nossa terra mesmo à África. Ao dobrar Caió – a porta da Guiné –, duas lágrimas, grossas e quentes, desceram rapidamente as faces”.

Confessa que está a escrever no Hospital de Jesus, com data de outubro de 1942, veio com pouca saúde, e dedica os seus textos aos obreiros evangélicos, presentes e futuros, da saudosa Guiné. Disserta sobre o trabalho de missionário, não é só o apostolado, há a instrução literária, o saber acompanhar as técnicas agropecuárias e observa que é da máxima conveniência haver missionários que saibam traçar, em escala, projetos simples de edifícios a levantar nas missões, e explica porquê: “As missões sofrem, não raro, pelo prejuízo que lhes advém da falta dos edifícios, das demoras dos traços, sujeitando-se a perder os auxílios financeiros terminado o ano económico. Os técnicos, por via de regra, gostam de delinear bonecos bonitos, alçados vistosos que, amanhã, possam despertar a curiosidade pública… Nem sempre, porém, essas belezas e devaneios artísticos se coadunam com a exiguidade de recursos das missões”. E deriva para uma outra observação: “Não são contrários à tradição missionária portuguesa os estudos e coleções de História Natural e de Etnografia, recomendados, insistentemente, e favorecidos, desde 1926, pela legislação missionária o Comandante João Belo”.

Dá-nos uma impressão de Bissau, capital da Guiné desde dezembro de 1941, parece estar a conversar connosco:
“Para além, para nascente, a parte antiga, a começar na Amura ou pequeno recinto muralhado, onde ainda se conversam em minúscula igreja paroquial e os edifícios do quartel e repartição militar; ali o centro, a este lado do poente e lá para o alto, a parte nova. Repare numa coisa: a cidade parece reclinar-se numa encosta que não existe; espreguiça-se molemente. E para dar-se tom, para roncar, como aqui dizem, ela rasgou avenidas, abriu ruas; mas esqueceu-se de levantar casas. Anda agora empenhada nisso. Entre os edifícios, novos e menos novos, sem serem velhos, avultam: a imensa Casa Gouveia, da CUF, a maior empresa comercial da Guiné; depois, o Banco Nacional Ultramarino, única entidade bancária da colónia; ainda o edifício dito das Repartições; a imponente Catedral, em românico estilizado, mas não rematada; a Companhia da África Ocidental Francesa; um dos improvisados hotéis, que são três ao todo; mais algumas casas comerciais; um ou outro chalé modesto, particular ou do Estado; os bairros dos funcionários, que há para todos os gostos; talvez também o hospital, com seus múltiplos pavilhões de um só piso, e não vejo mais nada que mereça citar-lhe, a não ser a nova Alfândega. Ao centro da Praça do Império, no alto da povoação, atira-se para os ares uma espécie de obelisco granítico de uns quinze metros de altura; um monumento ao Esforço da Raça. A vasta praça, incontestavelmente uma das mais amplas do Império Português, aguarda que adotem de edifícios condignos, entre os quais há de sobressair o Palácio do Governador, em construção. Acrescentemos a isto umas dezenas de casinhotos térreos, em paredes de barro, meia dúzia de edifícios de primeiro andar, rodeados das indispensáveis varandas, ainda algumas ruas e vielas, - e aí tem o meu amigo a ínclita cidade de Bissau”.

Deplora a desolação de Bolama: “Chorarei eternamente com quem me hospedou durante sete anos e me livrou dos mosquitos enfadonhos e venenosos de Bissau, das temíveis biliosas, perniciosas e quejando as esferas africanas". Começara a desventura de Bolama, tal como ele a descreve: “Dia e noite, as ruas mais desertas, ainda mais tristes. Muitas casas apagadas, diminuídas as luzes nas ruas, desolados os comerciantes. Bolama assemelhava-se a cemitério imenso. E, noite fora, manguços aos punhados – espécie de gatarrões, feios e fedorentos, monopolizavam os passeios do jardim público, para seu folgar ameno”.

Recorda aquele jardim, o quintal da sua casa, o adro da igreja, e pergunta-se: “Como viverá agora, esse malfadado jardim de Bolama e o burgo inteiro? A acarinhada povoação de outros tempos terá sucumbido, enfim? Os coqueiros do lado fronteiro ao hidroporto poderão continuar a distrair-se com as evoluções, os soberbos Clipper que por ali vão zumbir, despejar forasteiros, levar movimento e vida”. Suspira uma Bolama nova, pede benevolência ao leitor por exaltar a sua querida Bolama. As impressões vão continuar, as que escreveu agora datam de Lisboa, 1 de janeiro de 1943.

(continua)


R.P. António Joaquim Dias
Dançarino Mancanha da nossa Guiné
Bolama, interior da Igreja
Bolama, Câmara Municipal e Administração do Concelho
____________

Nota do editor

Último poste da série de 3 DE AGOSTO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23486: Historiografia da presença portuguesa em África (328): Bissau, 1753: Escaramuças na construção da Fortaleza de S. José (Mário Beja Santos)