sábado, 14 de dezembro de 2019

Guiné 61/74 - P20453: Feliz Natal de 2019 e Bom Ano Novo de 2020 (4): Mário Gaspar (ex-fur mil art, MA, Cart 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68)



Votos de Mário Vitorino Gaspar



(ex-fur mil art, minas e armadilhas,   
CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68; 
tem mais de 110 referências no blogue)

_________


Nota do editor:

Último poste da série >  13 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20447: Feliz Natal de 2019 e Bom Ano Novo de 2020 (3): "Festas Felizes. Até ao meu regresso!"... Era assim há 50 anos... (José Martins, ex-fur mil trms, CCAÇ 5, "Gatos Pretos", Canjadude, 1968/70)

Vd. postes anteriores:

11 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20439: Feliz Natal de 2019 e Bom Ano Novo de 2020 (2): José Belo, o nosso camarada que tem o privilégio de ser vizinho do Pai Natal...

9 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20431: Feliz Natal de 2019 e Bom Ano Novo de 2020 (1): João Crisóstomo e Vilma Kracun (Nova Iorque)

Guiné 61/74 - P20452: Os nossos seres, saberes e lazeres (368): Elogio do Penedo do Granada, do Zêzere e do Cabril (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 3 de Junho de 2019:

Queridos amigos,
Sim, por aqui há incêndios, de Ansião a Vila Velha de Ródão está o maior coberto florestal europeu, é uma fonte de riqueza para pequenos e médios proprietários que aqui vêm buscar receita em eucaliptos e pinheiros, sobretudo. Há muito absentismo, muita aldeia abandonada, matos em estado deplorável, são combustão em expetativa nos tempos da canícula. Mas beleza não falta, em penedias, praias fluviais, meandros do Zêzere, não muito longe de Piódão, as aldeias de xisto, e das especialidades gastronómicas nem é bom falar.
E do alto da barragem do Cabril vos saúdo e vos convido a dar uma saltada para apreciar esta dimensão da interioridade, aparentemente sem nenhuma saída à vista.

Um abraço do
Mário


Elogio do Penedo do Granada, do Zêzere e do Cabril (1)

Beja Santos

Quando acabou a II Guerra Mundial, Salazar confirmou que o país pobre tinha um Estado rico, havia o imperativo de gerar outras formas de bem-estar para as classes apoiantes, fomentar a industrialização, ter uma política energética nacional. É por isso que se diz que a década de 1950 foi a década de ouro da hidroeletricidade, deu-se um aproveitamento espantoso do Cávado e do Zêzere. Quanto a este último rio, que nasce lá para os lados da Serra da Estrela e desagua em Constância, fizeram-se três barragens, Bouçã, Cabril e Castelo de Bode. Para além dos grandes benefícios advindos da hidroeletricidade, nasceram bairros singulares na Bouçã, em Cabril e Castelo de Bode, todas as obras que investigam a arquitetura deste tempo consideram que estes empreendimentos de bairros quase com autossuficiência, com moradias para os engenheiros, moradias para os trabalhadores, posto médico, casa de convívio, corte de ténis, piscina, cooperativa, uma extrema articulação interna, com escadas para todos os sítios. Um dia, no princípio do século, o viandante aqui arribou, neste Cabril instalado em Pedrógão Pequeno, enamorou-se dos espaços desafogados, havia ali uma moradia com bom granito, criminosamente abandonada, com o miolo todo arruinado, comprou-se à EDP, refez-se a preceito, aqui está uma das vistas possíveis da casinha, e o que se avista mais próximo é Pedrógão Grande. Neste preciso instante faz-se silêncio, os sinos de cinco igrejas dão horas, desde a Matriz e a Igreja da Misericórdia em Pedrógão Grande, a Senhora dos Milagres, e desta banda a Igreja de Pedrógão Pequeno e a Senhora da Confiança.



Quem diz casa diz jardim e o que aqui se apresenta é uma pequena apoteose primaveril, o viandante está convicto que na altura em que se pôs este empreendimento de pé vieram umas toneladas de boa terra preta a cobrir estas mega toneladas de pedra, não havia condições mínimas para a jardinagem. Dentro da lógica da autossubsistência, havia galinheiro quando se adquiriu a casa em ruínas, removeu-se o ferro velho, deixou-se o chão cimentado, com ajuda de um profissional trataram-se árvores de fruto, uma tangerineira e três laranjeiras, tenta-se, com pouquíssimo êxito, pôr as vinhas a engavinharem-se em novas latadas, é uma lástima, e tentam-se as plantas que não sejam muito comilonas de água. Há surpresas gratificantes, vejam-se estes chorões, de cíclame, a lavanda dá-se bem, o osteospermo prolifera, também as margaridas. Às vezes perde-se a cabeça e plantam-se dálias, é um autêntico totobola, o verão é fornalha e o inverno acompanha-se de geada, coisa curiosa, a japónica dá-se bem e os catos admiravelmente.










Temos aqui outra vista, quando o viandante recebe visitas leva-as à berma da propriedade, impressiona-as com este tabuleiro sobre o Zêzere, ao fundo há a foz de uma ribeira e eleva-se o Penedo do Granada, segundo a lenda aqui meditou e preparou as suas obras Frei Luís de Granada, por ali calcorreou Luís Vaz de Camões antes de ir a Constância curtir amores. Do outro lado avista-se Pedrógão Pequeno, aldeia de xisto, com panoramas dramáticos que cativaram artistas de mérito, como Alfredo Keil e Luigi Magnini, este tirou daqui ideias para cenários de óperas exibidas no Teatro Nacional de São Carlos. Vamos de seguida até esse passeio com escarpas dramáticas, com o Zêzere ao fundo, a serpentear para a foz.


(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 7 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20424: Os nossos seres, saberes e lazeres (367): A quintessência do ultrarromantismo: Monserrate (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 – P20451: Agenda cultural (718): “Um Ranger na Guerra Colonial Guiné-Bissau 1973/74 Memórias de Gabu” (José Saúde)

1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem.

Camaradas, 
Para vosso conhecimento envio o seguinte texto e uma foto da capa do meu próximo livro, o nono. 


Foi apresentada a obra em Beja a 10 de Dezembro e seguir-se-á Lisboa, Casa do Alentejo, de entre outras iniciativas que já tenho programadas.

Uma ida ao Porto não está fora dos meus planos, estando a programar-se esta eventual possibilidade.


“UM RANGER NA GUERRA COLONIAL GUINÉ-BISSAU 1973/74
MEMÓRIAS DE GABU”

“UM RANGER NA GUERRA COLONIAL GUINÉ-BISSAU 1973/74 – MEMÓRIAS DE GABU” é o nono livro do meu pecúlio como jornalista/escritor e o segundo como ex-combatente em solo guineense.

A temática, agora sustentada com novos textos, sendo certo que alguns deles foram recuperados e trabalhados face ao tema tratado da  primeira edição – “GUINÉ-BISSAU AS MINHAS MEMÓRIAS DE GABU” -, é mais um desafio à nossa existência como antigos militares lançados à força para as frentes de combate.

Procurei, embora sinteticamente, ser o mais abrangente possível, diligenciando trazer à estampa temáticas que mexem irreversivelmente com a nossa comum presença num espaço que nos fora substancialmente cruel.

As memórias da guerra não se apagam e cada um de nós ainda hoje revive situações horripilantes pelas quais passou. Reconheço que existem camaradas que recusam abordar vivências passadas que lhe vão na alma. Respeito escrupulosamente essa forma de sentir.  

Há camaradas que procuram olvidar realidades que na generalidade todos ou quase todos conhecemos. Recusam o confronto com cenas atrozes onde foram incontestáveis guerrilheiros numa luta por vezes desigual. Fica, pois, a nossa plena aceitação.

Mas esta obra contempla, também, a presunção deste vosso velho camarada que não se esconde num templo onde as lamentações jamais deverão esbarrar num muro em que as lamúrias tendem em cair no esquecimento.

A guerra Colonial não está assim tão distante no tempo. É recente. Porém, raros têm sido os órgãos de decisão governamental, e não só, a abordar o tema que mexeu com gerações e abalou futuros que se perspetivavam risonhos.

Neste contexto, o livro aborda temáticas exuberantes no que concerne a vicissitudes de que fomos alvos por terras da Guiné e simultaneamente ao agitar gritos de revolta quando em causa se coloca o nosso próprio estatuto como antigos combatentes.

Hoje, a guerra Colonial perdeu visibilidade. Poucos são aqueles que dela falam em público, sobretudo em meios de comunicação social nacional e que por ordem analógica das coisas se deixam levar por tédios e brandos costumes. Poucos são, também, aqueles que se debruçam sobre a inequívoca veracidade onde a morte, estropiados, ou os stressados de guerra, de entre outras doutrinas que recaem sobre os climas dos pós traumáticos, designadamente, são meras personagens de um país que simplesmente os esqueceu.

O livro aborda também o tema dos abandonados. Sim, os abandonados, aqueles que ingloriamente lutaram pela Pátria, uma Pátria que não sendo aquele sumptuoso manto doutrinal que nos fora “vendido” nos bancos da escola, foi também aquela na qual todos nós nos envolvemos.

A guerra, essa desumana realidade, foi propícia a inegáveis circunstâncias que desabaram para incertezas futuras. Da guerra colonial sobram infalibilidades que há restos mortais de camaradas que por lá ficaram literalmente abandonados.

Camaradas, vale a pena através da leitura deste livro revermo-nos no tempo em que nós jovens fomos atiradas para as frentes de combate como uma mera mercadoria chamada “carne para canhão”.

O livro tem o preço de capa 16 euros, sendo o primeiro lançamento no dia 10 de dezembro de 2019, 21h30, na Biblioteca José Saramago, em Beja.

Depois seguir-se-ão outros lançamentos. Lisboa será, em princípio, o destino seguinte. Por mim estarei disponível em deslocar-me por o País fora, levando na minha “mala de cartão” um rol de experiências que são tão-só as tuas próprias experiências.

Camaradas, bebemos água da mesma fonte e comemos do pão que o diabo amassou. Digamos, em uníssono, que somos gentes e proclamamos simplesmente justiça, não obstante o universo de dificuldades até agora deparadas.   

Deixo aqui expresso que a obra “UM RANGER NA GUERRA COLONIAL GUINÉ-BISSAU 1973/74 - MEMÓRIAS DE GABU” só foi possível vir a público graças aos textos que amiudadamente transcrevo no nosso blogue – Luís Graça & Camaradas da Guiné -. Este foi, para mim, uma rampa de lançamento para investir no cosmos da escrita sobre outras temáticas entretanto não abordadas, neste caso o da guerra.

Por fim, fica o meu profundo agradecimento ao Luís Graça, o fazedor do prefácio, ao meu camarada ranger Magalhães Ribeiro pela sua amável disponibilidade em me colocar os textos no blogue e a todos vocês camaradas que fazem o favor em me aturarem nas minhas eloquentes dissertações guerrilheiras, que também são as vossas, neste terreno de jogo onde fomos meros figurantes no conflito na Guiné. 

Um abraço, camaradas 
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523

Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados.
___________

Nota de M.R.:

Vd. também os postes: 


 

14 DE NOVEMBRO DE 2019 > Guiné 61/74 – P20345: Agenda cultural (712): “Um Ranger na Guerra Colonial Guiné-Bissau 1973/74 Memórias de Gabu” (José Saúde)

Guiné 61/74 - P20450: (De)Caras (145): Maria Barba (1900-1975), a primeira embaixadora da morna, muito antes de Bana e de Cesária (Manuel Amante da Rosa / Onda Kryolu / Otília Leitão)


Nha Maria Barba, com um dos netos ao colo, em Bissau, c. anos 50, na sua casa em Bissau, na Rua Eng Sá Carneiro (hoje, Rua Eduardo Mondlane)... Nos anos 60/70, em frente da casa ficava a messe de sargentos da FAP.

Foto (e legenda): © Nelson Herbert (2019). Todos os direitos reservados. [Edição elegendagem complementar. Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Manuel Amante da Rosa,  embaixador da República de Cabo Verde, que terminou há um ano a sua missão em Itália (e Malta),  mandou-nos a seguinte mensagem em resposta a um email dirigido a Carlos Felipe Gonçalves (*), com conhecimento a vários amigos e camaradas, nomeadamente de Cabo Verde que pertencem também, doravante , à Tabanca da Diáspora Lusófona, cujo régulo, designado, assumido e empossado, é o nosso querido amigo e camarada luso-americano João Crisóstomo.


Date: quinta, 12/12/2019 à(s) 14:32
Subject: A morna imortal "Maria Barba"

Luís:

Muito feliz por vos ver juntos. O meu Amigo Kalú, meu antigo Camarada na Chefia dos Serviços de Intendência no QG [, em Bissau,], é uma figura ímpar na Rádio de Cabo Verde. 

[Em resposta ao teu pedido,] retirei este trecho sobre a Maria Barba num posto do Facebook [Onda kryolu,  12/12/2019]


2. Muito antes do Bana e da Cesária, Maria  Barba foi a primeira embaixadora da morna  

por Onda Kryolu

Foi ela que, pela primeira vez, terá cantado a morna fora das ilhas, em 1934, no Palácio de Cristal da cidade do Porto, representando Cabo Verde com um grupo de músicos e cantadeiras na Primeira Exposição Colonial Portuguesa. (**)

Seis anos mais tarde, em 1940, terá cantado e encantado na Exposição do Mundo Português em Lisboa, tendo o sucesso sido tal que foi parabenizada  pelo próprio Presidente de Portugal, Marechal Carmona.


Seu nome? Maria da Purificação Pinheiro. Ou simplesmente Maria Barba [ foto de 1934 em Portugal, (à direita)].

Maria Barba fica na história como co-autora da letra de uma das mais simples e das mais belas mornas jamais ouvidas, uma morna que leva o seu nome e até hoje cantada por muitas  das mais nobres vozes do arquipélago.

Mas quem é essa mulher que não se conhecia o rosto mas cujo nome merece figurar no Livro de Ouro da história da morna?

Neste dia em que comemoramos a elevação da morna à categoria de Património Imaterial do Mundo vale a pena recordar sua vida, prestando homenagem a essa "pioneira" da internacionalização da morna e que foi, também, uma das maiores "cantadeiras de frente de todos os tempos" e uma das maiores intérpretes do seu tempo daquela que tornaria a "musica rainha de nos terra " e hoje uma das relíquias da humanidade.

Maria Barba nasceu, provavelmente, em 1900, na Povoação Velha, Boavista, ali mesmo no berço da morna... Criancinha começou a cantar, rezando a  a história que ela tinha que ser colocada de pé sobre uma cadeira. Cresceu, e sua fama de grande cantadeira também cresceu por toda a ilha e não só, sendo   sua presença requisitada em tudo quanto era festa e  cerimónia  oficial das entidades coloniais da ilha da Boavista dos anos 30.

Foi justamente numa festa oficial de despedida, na Povoação Velha, que o Tenente Serra, na hora da partida,  a terá pedido para cantar mais uma morna a que  Maria Barba simplesmente improvisou : "Senhor Tenente um ca podê canta más ".

Vida sofrida

Maria Barba casou cedo, com um rapaz de Santa Catarina, ilha de Santiago, que nunca foi aceite pela sua família. O casamento não deu certo e o marido voltou para a ilha de Santiago, ficando ela  com duas  filhas para criar (Clarise e Aldonsa ).

É talvez para estar junto das filhas e da mãe que era "fraca"  (o pai  era morto e não "malondre",  como Bana foi o primeiro a cantar)  talvez seja para estar junto da família que Maria Barba recusou  o convite de empresários musicais para ficar em Portugal, preferindo voltar, em 1940, para a sua Boavista natal onde  aliás só encontrou fome e desolação (era  mais uma das terríveis estiagens).  

No mesmo ano (1940)  pegou nas suas filhas e  embarcou  para  Bissau a bordo do navio Manito Bento (o mesmo que levava contratados para S.Tomé ).  Em Bissau Maria Barba "luta ku vida " durante 34 anos, sempre a cantar a morna e outras melodias da sua ilha,   sempre  divulgando a música da sua terra natal em serenatas e cerimónias oficiais, quase sempre acompanhado por Zezinho Caxote, um outro cabo-verdiano radicado em Bissau. Foi em Bissau que morreu aos 70 anos no dia 02 de Julho de 1975 ( nas vésperas da independência de Cabo Verde).


3. A filha de Maria Barba,  Clarisse Pinheiro, a viver em Portugal (, fazemos votos para que ainda seja viva!), é citada por Otília Leitão num "Postal de Lisboa", publicado no jornal "A Semana", de 20 de março de 2008, cujo URL já não está disponível na Net. Aqui vão alguns excertos que publicamos em 2014 (***)

A Semana > Opinião > Otília Leitão > Postal de Lisboa, 20 Março 2008:

(...) Clarisse [Pinheiro, a viver em Portugal] fala com emoção de sua “mãe Bárbara” ou da “Maria Barba”, a autora da morna com o seu nome, que a voz do grande Bana imortalizou. É uma das mais belas e mágicas músicas que eu, como muitas outras pessoas que conheço, interiorizei como uma grande paixão do oficial de cavalaria e engenheiro civil, Serra, obrigado a partir para Lisboa. Afinal, era uma desgarrada de despedida e saudade porque o amor era pela Victória, sua amiga, de quem o Tenente que habitava numa rocha, teve duas filhas que vivem actualmente na América. (...)

Os protagonistas que deram alma a esta morna cantada também por outras vozes da modernidade, já morreram. Ele em Lisboa. Ela, no dizer de Clarisse, uma “moça bonita” da Boa Vista que tinha a particularidade de ser “tão expressiva na alegria como na tristeza”, morreu, na Guiné-Bissau, ao fim de 34 anos, em 1974, no raiar da Independência. (...)

(...) Desde criança, Maria Bárbara cantava tão bem que era habitual vê-la em cima de uma cadeira, de vestido domingueiro, animando festas e convívios, conta Clarisse. “Eu era ainda bébé, nem tinha dentes, quando a minha mãe veio cantar ao Palácio de Cristal no Porto [, em 1934], e foi recebida e cumprimentada por Craveiro Lopes”,  diz a filha,  reportando-se a 1940 quando Maria Barba, em representação da colónia de Cabo Verde, participou na grande Exposição do Mundo Português. 

Pese embora a insistência de alguns empresários para que a sua mãe ficasse em Portugal, ela escolheu regressar à Boa Vista. Pouco depois parte para a Guiné.

Por causa da letra de “Maria Barba” - a morna mais antiga que faz uma referência a Lisboa e a primeira que foi gravada na sua versão integral e a duas vozes (Luís de Matos e Maria Alice) no CD “Lisboa nos Cantares Cabo-verdianos” - não resisti a uma provocação: “Oh Clarisse! Quantas paixões silenciosas, por diversos motivos, não existiram?!”. Mas Clarisse foi convicta: “Não! Ele [, o tenente Serra,]  era casado com a Victória! Essa era a sua paixão!” e sorriu. 

É seguramente uma Morna de despedida e saudade de alguém muito estimado, mas que tem uma postura típica do período colonial em que Lisboa, a cidade que Hans Christian Andersen já em 1866 considerava “luminosa e bela”. Era o "Eldorado", de onde se esperava que viesse a salvação de todos os males do arquipélago.

Clarisse Pinheiro desmistifica a minha ilusão doce e diz-me que Maria Barba quer satisfazer o pedido do Tenente Serra em cantar mais nessa festa de despedida. Contudo tem uma tarefa a cumprir: ”Tinha que ir fazer uma matança de gafanhotos”, uma praga que afectava as culturas e que obrigava a que cada família cedesse uma pessoa para o fazer. Como o pai já tinha falecido e a mãe era “fraca”,  ela era a representante da família.

Testemunhos de vários artistas boavistenses, como António “Sancha” Neves e Noel Fortes, referem a existência de várias versões desta Morna do final do século passado, da qual a Maria Barba aproveitou a melodia para improvisar. A versão do grupo Djalunca da Boa Vista parece ser a mais fiel à letra original (...).

Clarisse Pinheiro que ouviu muitas vezes sua mãe cantar, disse que Bana se encontrou com Maria Barba na Guiné, onde ouviu pela primeira vez na rádio a sua morna. “Não há registo, não há direitos de autor, nunca foi reposta essa verdade”, observa a filha mais nova de Maria Barba que apenas conheceu Bana em Portugal, num espectáculo na FIL, movida por esse "animus" que lhe fora transmitido pela mãe. No entanto, explicou, "foi um cumprimento fugaz e banal, esfumando-se a expectativa de qualquer eventual reconhecimento", disse.

Clarisse nasceu em Santa Catarina, Santiago, em 1932, de um parto solitário,  executado pela sua própria “mãe Barba” e testemunhado pela sua irmã Aldônça, então com dois anos. Divergências entre o casal, ligadas ao facto da sua mãe, ainda menor, ter sido raptada pelo marido, e de um casamento mal visto pela família, fizeram Maria Bárbara regressar à Boa Vista, dias depois, de barco. Ainda em 1940, e porque a crise da segunda guerra mundial se fazia sentir no aumento do custo de vida, as três, aconselhadas por um tio escrivão, rumaram à Guiné num barco de Manito Bento que, antes de chegar ao destino, se perdeu pela Gâmbia. (..)
Tinha 16 anos quando sua irmã, que vivia em Bafatá, casou com um bisneto do governador Honório Barreto, e viveu na Guiné-Bissau até 1980. Geria uma farmácia do seu companheiro que conheceu na pele as perseguições da PIDE (polícia política do regime colonial). Actualmente, Fernando Lima, com 80 anos, é apenas seu amigo. Ali conheceu Amilcar Cabral, entre outras destacadas personalidades que recorriam aos seus serviços. 

“O pai de Aristides Pereira (primeiro presidente de Cabo Verde independente) era padre e baptizou os meus filhos”, recorda. Clarisse não conhece Cabo Verde. Apenas aqui voltou em 1957, aos 25 anos para descobrir no Tarrafal, seu pai, que entretanto já tinha onze filhos... Nunca mais voltou e as suas referências reportam-se essencialmente à Guiné-Bissau. 

Não resistindo à continuada degradação da sua vida, num período pós-revolucionário, fixou-se em Portugal onde estão também dois filhos e quatro netos, sem que alguma vez se tenha desligado desta triologia feminina: a mãe e as duas irmãs. (..,)

[Excertos reproduzidos com a devida vénia]
_________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 9 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20328: Meu pai, meu velho, meu camarada (59): "Maria Bárbara, canta mais uma morna... / S’nhôr Tenente, ‘m câ pôdê cantá más... Uma morna imortal, numa homenagem à Morna, em vias de ser oficialmente consagrada como "património cultural imaterial da humanidade"

Vd. também 5 de dezembro de 019 > Guiné 61/74 - P20416: O que é feito de ti, camarada (8): Carlos Filipe Gonçalves, ex-fur mil amanuense, QG/CTIG, Bissau, 1973/74, membro da Tabanca Grande, com o nº 790; jornalista aposentado, vive na Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde... Está a escrever dois livros, um sobre a história da morna; outro sobre as suas memórias dos anos de 1973/75... E precisa de duas fotos: uma do QG em Santa Luzia, e outra da messe de sargentos no QG...

(**) Vd. último poste da série "De)Caras"  > 14 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20343: (De)Caras )115): "Nha Maria Barba" ou Maria da Purificação Pinheiro (Boavista, 1900 - Bissau, 1975): expoente máximo da morna e da morabeza da Boavista, esteve no Porto, no Palácio de Cristal, em 1934, na 1ª Exposição Colonial Portuguesa: notas de leitura de um trabalho de pesquisa biográfica, feita por Antonio Germano Lima, da Universidade de Cabo Verde

Vd. também:

12 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20443: E as nossas palmas vão para... (20): A morna, património imaterial da humanidade

11 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20332: Historiografia da Presença Portuguesa em África (184): O modelo (Maria Barba) e o fotógrafo (José Bacelar Bebiano)... A propósito de uma morna "imortal"...Resta saber quem era o "senhor tenente Serra"...evocado na letra "Mária Bárbara, canta mais uma morna... / S’nhôr Tenente, ‘m câ pôdê cantá más...

(***) Vd. poste de 9 de outubro de 2014 > Guiné 63/74 - P13713: Caderno de Poesias "Poilão" (Grupo Desportivo e Cultural dos Empregados do Banco Nacional Ultramarino, Bissau, Dezembro de 1973) (Albano de Matos) (6): Homenagem a Mário Lima e Aguinaldo de Almeida, já falecidos, meus colegas do BNU, em Bissau (António Medina, ex-fur mil inf, CART 527, Teixeira Pinto, Bachile, Calequisse, Cacheu, Pelundo, Jolmete e Caió, 1963/65; natural de Santo Antão, Cabo Verde, vive hoje nos EUA)

Guiné 61/74 - P20449: Parabéns a você (1722): José Vargues, ex-1.º Cabo Escriturário do BART 733 (Guiné, 1964/66)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 de Dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20442: Parabéns a você (1721): Francisco Palma, ex-Soldado CAR da CCAV 2748 (Guiné, 1970/72) e Luís Dias, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 3491 (Guiné, 1971/74)

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Guiné 61/74 - P20448: Notas de leitura (1245): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (36) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Julho de 2019:

Queridos amigos,
Impunha-se um confronto de opiniões, entre as expressas por Leopoldo Amado e as de Hélio Felgas, para o mesmo período, não para saber quem tem razão e manipula com mais rigor os dados. Sabe-se que Hélio Felgas tinha claramente objetivos promocionais, mas há momentos em que o seu trabalho atinge o nível do paradoxo: o inimigo recua mas entretanto cresce, está cansado mas recebe melhor equipamento, há etnias desavindas com a guerrilha mas o apoio internacional é cada vez maior, etc.
Arnaldo Schulz, de toda a documentação publicada, como anteriormente Louro de Sousa, responderam ao desafio com a contingência dos meios oferecidos. Há um dado no livro de Hélio Felgas que forçosamente tem que impressionar o leitor de hoje, quando ele fala do Plano Intercalar de Fomento da Guiné que, ao contrário de províncias como Cabo Verde e Timor, não conhecia quaisquer benefícios, escândalo clamoroso num território a viver a ferro e fogo, e a situação alterar-se-á radicalmente com Spínola. Mas disso os estudiosos hoje não falam. Lendo as instruções e diretivas de Schulz, forçoso é constatar a veracidade da sua informação, ela ficará bem patente quando aqui se referir, com maior extensão, o que ele vai escrever e dar a conhecer ao Governo de Lisboa em 1 de Dezembro de 1966.
Fiquemos hoje por aqui.

Um abraço do
Mário


Missão cumprida… e a que vamos cumprindo (36)

Beja Santos

“Muito armamento se capturou
na primeira Companhia.
A 5 de Janeiro no Cacheu
grande desastre surgia.

Rapazes distinguiram
ao fim de uma caminhada.
E dentro da mata cerrada
um acampamento se destruiu.
Muitos objetos lá se viram
quando nossa tropa avançou.
Para Farim se levou
um rádio e munições
e com três pelotões
muito armamento se capturou.

Foi um dia recordado
ao fazerem 16 meses.
Com os Alferes Azevedo e Menezes
este tormento passado
foi Fausto e Abogão evacuado
com Naciolindo no mesmo dia.
O Natálio também se feria,
a 19 deste mês.
E fez bom serviço o Garcês
na primeira Companhia.

Tivemos grande azar
com o Pelotão de Morteiros.
Morrem oito companheiros
por não se poderem salvar.
14 deles a nadar
a sorte lhes apareceu
21 G3 se perdeu
no fundo da água salgada.
Foi esta coisa amargurada
a 5 de Janeiro no Cacheu.

Iam para uma operação
dentro da barca pequena
deu-se então a triste cena
morrendo dois cabos na aflição.
Morreu o Alberto e o João
Batista e António Maria.
Junto ao Gonçalves também morria
o Patornilho Ferreira.
E naquela maldita traineira
grande desastre surgia.”

********************

Já aqui se fez referência à tragédia vivida por estes homens do Pelotão de Morteiros. No compulsar da documentação, sempre que possível, importa tentar a procura do contraditório. O historiador Leopoldo Amado dá-nos uma versão do ano de 1964 que não é coincidente com o que escreve Hélio Felgas, fora comandante do Batalhão de Caçadores 507 e escreveu o livro “Guerra na Guiné”, editado por um serviço de publicações do Ministério do Exército em 1967. A seu tempo se referiu que foi propósito do autor fazer um enquadramento do território, da sua etnografia e etnologia, dando igualmente dados sumários sobre transportes e comunicações, situação económica, história dos movimentos de libertação e elementos afins. Há na sua exposição a propósito das perspetivas económicas da Guiné um dado muito curioso. Fala ele do Plano Intercalar de Fomento da Guiné e observa que não conhece este Plano qualquer benefício, dizendo que o de Timor foi concedido a título de subsídio gratuito, o de Cabo Verde não vence juros mas a Guiné terá de pagar o seu plano como se nada de anormal se estivesse a passar naquele território. Subtilmente conclui que “não é difícil compreender-se que com receitas orçamentais tão reduzidas, a Guiné não tem qualquer possibilidade de acompanhar o progresso das outras províncias”. Estamos na era Arnaldo Schulz, que recebeu armamento, mais unidades militares, mais meios aéreos e navais. Mas teve que fazer um desenvolvimento com a prata da casa, situação que se alterará radicalmente em 1968, António Spínola entrará na Guiné com meios farfalhudos. Mas desta discrepância de recursos os estudiosos não falam. Havia inegáveis intuitos promocionais no trabalho de Hélio Felgas, não se iludia no seu escrito que estava a apresentar serviço, respondendo euforicamente no balaço efetuado e atribuindo à governação Schulz a travagem do alastramento da guerra.
Faz logo um comentário que pode ter uma leitura contrária, vejamos:
“1964 foi um ano decisivo na guerra da Guiné. Em todo o primeiro semestre o PAIGC despendeu esforços enormes para obter qualquer resultado palpável. Graças à actuação dos nossos soldados, nada conseguiu, porém. Enfraquecido, dispersou-se, tentando abrir novas frentes e provocar a diluição das forças portuguesas. Esta diluição foi-lhe fatal pois com a ocupação militar da província estabeleceu-se uma rede que coartou por completo a sua liberdade de acção”.

Se aceitarmos os princípios da teoria da guerrilha, esta diluição funciona a favor dos guerrilheiros, a dispersão faz crescer exponencialmente os problemas logísticos, a gestão dos recursos humanos, avoluma as dificuldades operacionais, guerrilha é sinónimo de bate e foge, de casa de mato ou de santuário que pode ter algumas dimensões de inexpugnabilidade, exige meios de destruição fortíssimos, depois regressa-se ao destacamento, e o guerrilheiro regressa ao seu ponto de partida. Ora o primeiro semestre, e agora vamos fazer fé no que escreve Hélio Felgas, denotou uma atividade guerrilheira intensa, foi-se alastrando, e há logo um ponto no que ele diz ao norte do Geba que tem a ver com a vida do BCAV 490.
Escreve ele:
“No final de Janeiro, Farim, centro populacional já importante, encontrava-se quase isolada, pois os bandoleiros, destruindo pontes, montando emboscadas, colocando abatises e minas, procuravam cortar as estradas que ligavam a vila às povoações de Bigene, a oeste, Bissorã, a sudoeste, Mansabá, a sul, e Cuntima, a nordeste. A situação agravou-se durante os meses de Fevereiro e Março, tendo Farim e Binta sido flageladas pelos terroristas que destruíram novas pontes e pontões e começaram a fustigar as populações nativas da área de Jumbembem-Canjambari-Cuntima. Esta actuação levou Fulas e Mandingas a fugirem para o Senegal e originou a paralisação quase completa das serrações locais e da actividade madeireira de que Farim é um dos principais centros da Guiné”.
E também escreve que o PAIGC alastrara a sua atuação na direção de Binar e Bula, e a tornar-se intransitável a estrada Mansabá-Bafatá, a sua posição dentro do Oio tornara-se uma realidade. Em abril a atividade em torno de Farim incrementou-se, como ele escreve:
“Conjugada com a obstrução das estradas que, na margem sul do Cacheu, dão acesso à região, aquela actividade abrangeu o ataque às serrações madeireiras que restavam e a destruição das tabancas Fulas da zona fronteiriça de Cuntima”.
E, escreve mais adiante:
“Também entre os rios Cacheu e Mansoa aumentara a actividade guerrilheira. A leste de Binar, ocorreu a primeira emboscada na estrada de Nhamate. Os chefes das tabancas de Ponta Fortuna e Ponta Penhasse, ambas a norte de Bula e habitadas por Balantas e Mancanhas, foram assassinados por acolherem bem as tropas portuguesas. As populações da importante península de Naga, a nordeste de Bula e a oeste de Bissorã, começaram a fugir das nossas patrulhas de reconhecimento. O aquartelamento do Olossato foi atacado no dia 21 de Abril, aqui se empregou pela primeira vez uma metralhadora pesada de calibre 12,7 milímetros. Mansabá foi flagelada novamente e as estradas que lhe dão acesso tinham cada vez mais abatises”.

Também no chamado Centro-Leste, a situação estava longe de ser boa (a região pode incluir o Cuor, o Enxalé e todo o regulado do Xime). Flagelações em Enxalé e Xime, atos terroristas junto das populações de Missirá e Finete. E na margem direita do Corubal passou a haver flagelação às embarcações. Iniciava-se um problema sério, como garantir a navegabilidade do Geba, numa importância nada comparável com a do Corubal. E pouco há a dizer que não se saiba sobre o crescimento da influência do PAIGC na região Sul: Cabedu, Fulacunda, Cacine, Bedanda, Cumbijã, Cachil, Enxudé, Empada, Catió, flageladas com regularidade. Fez-se a reabertura da estrada Guilege-Campeane. Procedendo ao balanço deste primeiro semestre, Hélio Felgas não mostra nenhum otimismo. E quanto ao campo externo, Amílcar Cabral averbara sucessos político-diplomáticos, na organização da unidade africana, na NATO, colhia simpatias até junto de certas democracias ocidentais. E Hélio Felgas passa a analisar o segundo semestre, logo dizendo que as forças portuguesas começaram a assenhorear-se da situação na Guiné. O autor considerava que os grupos do PAIGC tinham perdido a iniciativa mostrada em 1963 e na primeira metade de 1964. Diminuíra a sua atividade nas áreas habituais. No entanto, e de um modo paradoxal, refere o crescimento organizativo do PAIGC, a sua iniciativa a partir de setembro, tanto ao norte do Geba como nas regiões de Farim e do Oio. Aumentara o apoio internacional em armamento e equipamento. Nas regiões fronteiriças das Repúblicas da Guiné e do Senegal, os centros do PAIGC ganhavam importância. Se por um lado havia uma aparente frenagem da atividade do PAIGC, próximo do fim do ano relata o autor um crescendo de ações, sobretudo no Sul, mas também no Norte e no Leste. Fala de sucessos à sombra da bandeira portuguesa: a colaboração prestada pelas populações nativas, o início da africanização da guerra, a ação psicossocial, a melhoria dos serviços de saúde, o desenvolvimento do ensino primário por todos os lugares.

Em novo capítulo, diz que a situação militar melhorara a olhos vistos em 1965, isto ao mesmo tempo em que vai falando das atividades operacionais do PAIGC em número alargado.
E já não se sabe muito bem o que melhorou quando ele escreve coisas como esta:
“Quanto ao Sul da Província, o aumento da actividade terrorista, verificado já em Dezembro de 1964, manteve-se nos primeiros meses de 1965, tendo sido especialmente visados os aquartelamentos das forças portuguesas. Em Janeiro, alvejaram os quartéis fronteiriços de Cameconde, Cacoca, Sangonhá e Ganturé, além de Buba, Bedanda, Fulacunda, Cachil e Cufar. Também o quartel de Tite sofreu diversas flagelações, tal como as tabancas vizinhas”.
E introduz uma novidade, a presença da guerrilha no nordeste da Província, em especial no triângulo Piche-Buruntuma-Canquelifá.

Em jeito de conclusão, faz previsões de grandes dissidências dentro do PAIGC, cansaço dos seus guerrilheiros, fala nas grandes qualidades do militar português e termina de forma sibilina: “Seja qual for a sua evolução, podemos estar certos de que o Exército, a Marinha e a Aviação saberão manter na Guiné as melhores tradições militares portuguesas".

(continua)

Depois da explosão de uma mina anticarro
Imagem retirada do livro de Hélio Felgas

Jangada a atravessar as margens do Corubal em Cheche
Fotografia de Hélio Felgas, datada de 1969
____________

Notas do editor

Poste anterior de 6 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20420: Notas de leitura (1243): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (35) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 9 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20432: Notas de leitura (1244): “Missão na Guiné, Cabedu, 1963-1965”, por António José Ritto e Norberto Gomes da Costa, com a colaboração de José Colaço; DG Edições, 2018 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P20447: Feliz Natal de 2019 e Bom Ano Novo de 2020 (3): "Festas Felizes. Até ao meu regresso!"... Era assim há 50 anos... (José Martins, ex-fur mil trms, CCAÇ 5, "Gatos Pretos", Canjadude, 1968/70)


O famoso aerograma natalício, criado pelo Movimento Nacional Feminino


Foto (e legenda): © José Martins (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. J
osé Martins, ex-fur mil trms, CCAÇ 5, "Gatos Pretos", Canjadude, região de Gabu, 1968/70, nosso colaborador permanente,  autor da série "Consultório Militar", faz a sua "prova de vida" e deseja a todos os membros da Tabanca  Grande festas felizes.

_______________

Nota do editor

Postes anteriores da série:

Guiné 61/74 - P20446: Álbum fotográfico de Domingos Robalo, ex-fur mil art, BAC 1 / GAC 7 (Bissau e Fulacunda, 1969/71) - Parte V: Em Cutia, entre Mansoa e Mansabá, barragem de artilharia sobre a mata do Morés, de 17 a 27 de julho de 1970... A 25, no regresso da visita a Teixeira Pinto, morrem quatro deputados da Assembleia Nacional, em acidente aéreo, no rio Mansoa.


Foto nº 1 > Guiné > Região do Biombo > Estuário do Rio Mansoa >  Recuperação dos restos do Heli AL III, caído por acidente na foz do rio Baboquem, afluente do rio Mansoa, em 25 de julho de 1970, e que transportava quatro deputados da Assembleia Nacional, em visita à província (além da tripulação) (**)


 Foto nº 2 >  Guiné > Região do  Óio > Mansoa > Cutia > O Domingos Robalo, em primeiro plano.

  
Foto nº 3 >  Guiné > Região do Óio  > Mansoa > Cutia > Obus 14




 Foto nº 4 >  Guiné > Região do Óio > Mansoa > Cutia > Acomodações: o "Matador", veículo pesada que rebocava o obus 14: eram precisos uns caixotes de munições para se poder ao 1º andar...



 Foto nº 5 >  Guiné > Região do Óio > Mansoa > Cutia > Rancho


 Foto nº 6>  Guiné > Região do Óio > Mansoa > Churrasco


 Foto nº 7 >  Guiné > Região do Óio  > Mansoa > Cutia >  Relaxando


 Foto nº 8 >  Guiné > Região do Óio > Mansoa > Cutia > Confraternização


Foto nº 9 >  Guiné > Região do Óio > Mansoa > Cutia > O alferes de óculos é o sobrinho do Sá Viana Rebelo, que esteve, também, comigo na operação Mabecos em fevereiro de 1971

Ação sobre a mata do Morés, levada a efeito a partir de Cutia/Mansoa entre os dias 17 e 27 de julho de 1970. Nessa altura visitava a Guiné um grupo de deputados da  Assembleia Nacional, da chamada Ala Liberal, entre eles o seu chefe de fila, Pinto Leite.

Fotos (e legenda): © Domingos Robalo (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuação da publicação do álbum fotográfico (*) de Domingos Robalo, ex-fur mil art, BAC 1 / GAC 7 / GA 7,  Bissau, 1969/71; foi comandante do 22º Pel Art, em Fulacunda (1969/70); vive em Almada; tem mais de 20 referências no nosso blogue. [, Foto atual, à esquerda, Tabanca da Linha, Algés, 2019].

(...) No fim do  mês de maio de 1970, sou destacado para uma operação em Cutia, sector de Mansoa, para flagelar a mata do Morés (?). 

De 17 a 27 de julho, a artilharia flagelava de noite e a FA [Força Aérea] de dia.

Nesse período, vêm a falecer os deputados à Assembleia Nacional que nos visitaram em Cutia [, José Pedro Pinto Leite, Leonardo Coimbra, Vicente de Abreu e Pinto Bull].(**)

Os deputados à Assembleia Nacional visitaram-nos, ou melhor, passaram em Cutia, no dia 23 ou 24 de julho, vindo a falecer em consequência da queda de um dos helis que os transportava de [Teixeira Pinto]  para Bissau no dia 25 ou 26 de julho. (como curiosidade, o Salazar faleceu no dia 27 de julho.)

Um dos deputados era pai de um camarada meu da artilharia que estava colocado em Catió, razão pela qual o deputado trocou com um outro para poder visitar o filho. Deslocação inglória, porque não se encontraram. (...)



Guiné > Mapa geral da província (1961) > Escala 1/500 mil > Região do Oio > Detalhe: posição relativa de Cutia no triângulo Bissorã- Mansabá- Mansoa. Ficava  a meio, na estrada Mansoa-Mansabá.

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2014)
____________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 4 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20413: Álbum fotográfico de Domingos Robalo, ex-fur mil art, BAC 1 / GAC 7 (Bissau e Fulacunda, 1969/71) - Parte IV: Acção Mabecos (subsetor de Piche, 22-24 de fevereiro de 1971)

(**) Vd. postes de:

Guiné 61/74 - P20445: E as nossas palmas vão para... (21): Caretos de Podence, classificados pela UNESCO como "património imaterial da humanidade"


 Macedo de Cavaleiros > Podence > 3 de março de 2019 > Entrudo Chocalheiro > Pintura mural:  os caretos chocalando as "novas"...


Macedo de Cavaleiros > Podence > 3 de março de 2019 > Entrudo Chocalheiro >  Pintura mural


Macedo de Cavaleiros > Podence > 3 de março de 2019 > Entrudo Chocalheiro > O careto e as "velhas"...


Macedo de Cavaleiros > Podence > 3 de março de 2019 > Entrudo Chocalheiro > A Alice Carneiro, posando com um careto que enverga uma típica máscara de latão.



Macedo de Cavaleiros > Podence > 3 de março de 2019 > Entrudo Chocalheiro > Os famosos chocalhos com que os caretos chocalham as mulheres, novas e velhas.


Macedo de Cavaleiros > Podence > 3 de março de 2019 > Entrudo Chocalheiro > O Francisco Baptista e a espoa. Também lá apareceram, atraídos pela notícia do blogue. Apresentei-o ao João Rebelo e ao Joaquim Pinto de Carvalho, também, camaradas da Guiné, que me acompanhavam nesta visita  (*)

Fotos (e legendas): © João Sacôto (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. A notícia é do DN - Diário de Notícias / Agência Lusa, edição "on line", de ontem, às 16h51:

(...) "os Caretos de Podence foram, esta quinta-feira, declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A decisão foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre até sábado, em Bogotá, na Colômbia.

Os tradicionais mascarados do Entrudo Chocalheiro da aldeia do concelho transmontano de Macedo de Cavaleiros passam a estar integrados numa lista mundial onde Portugal já tem o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os chamados "Bonecos de Estremoz".

As "Festas de Inverno Carnaval de Podence" foram a única candidatura selecionada pelo Governo português para representar Portugal nesta que é a XIV reunião do Comité Internacional da UNESCO, o organismo das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação.

Os Caretos de Podence marcam a folia de Carnaval no Nordeste Transmontano com coloridos e farfalhudos fatos, máscaras de ferro ou lata, chocalhos à cintura e um pau para amparar as tropelias.

Em toda a região de Trás-os-Montes há Caretos, protagonistas das chamadas Festas de Inverno, que acontecem entre o Natal e o Carnaval. Os de Podence distinguem-se dos restantes pelo chocalho, daí o nome da festa ser "Entrudo Chocalheiro". É apontado como "o mais genuíno carnaval português", sem samba, ao ritmo da tradição.

As ruidosas manifestações dos Caretos atraem, durante quatro dias, à aldeia de Podence com cerca de 180 habitantes, milhares de curiosos portugueses e estrangeiros." (...)


2. Este ano fui conhecer Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros. E lá estavam, para animar  o "entrudo chocalheiro" (*), os famosos caretos que já conhecia de Lisboa, do Festival Internacional da Máscara Ibérica (**).

E até lá fui encontrar o meu amigo e camarada Francisco Baptista, mais a esposa, que é vizinho, natural de Brunhoso, Mogadouro, autor do livro "Brunhoso, era o tempo das segadas; na Guiné, o capim, ardia" (2019).

Ele, por certo, e eu, e tantos transmontanos e amigos de Trás-Os-Montes, juntamo-nos aqui, no blogue, para bater palmas ao sucesso desta candidatura portuguesa.  Os  Caretos de Podence vêm enriquecer a lista do nosso Património Imaterial da Humanidade onde já estão, entre  outras manifestações culturais como  o Fado, a Dieta Mediterrânica,  o Cante, a Falcoaria, os Bonecos de Estremoz, a Manufatura de Chocalhos,  a Olaria Negra de Bisalhães.

E associo-me à alegria das  gentes de Podence / Macedo de Cavaleiros (***), com este excerto de um poema meu, "A Vida é Um Entrudo Chocalheiro" (*).

(...) A máscara também está associada
à festa,  à terra, aos tambores,
à gaita de foles,  aos chocalhos,
ao pão, ao queijo de ovelha e de cabra,
aos enchidos, ao vinho...
Porque não há festa sem o pão
e o vinho, a música, a folia,
a transgressão,  a subversão dos papéis,
o entrudo, o carnaval,
o terreiro,
esse fantástico chão português
que foi e ainda é o teu chão,
de Trás-os-Montes ao Algarve,
e os caretos de Podence,  Grijó e Lazarim...
Sim, a vida é um entrudo chocalheiro,
a vida são dois dias,
e o carnaval são três.
... E eu quero lá estar!

Para saber mais sobre os Caretos de Podence, vd. aqui:



PS - Os filhos de Macedo de Cavaleiros  que morreram na guerra do ultramar / guerra colonial, foram 37, incluindo o José Luís Alves Rancão (1947-1970), natural de Podence: furriel mil paraquedista, CCP 122 / BCP 12, morreu  em combate, na Guiné, em 26/6/1970. Seguramente que também terá participado, no seu tempo, na "festa dos rapazes", e vestido o traje de "careto".
_____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de1 de março de  2019 > Guiné 61/74 - P19541: Agenda cultural (673): Entrudo Chocalheiro, Podence, Macedo de Cavaleiros, 2-5 de março de 2019... Porque A Vida São Dois Dias, e o Carnaval São Três... E Portugal Não é Só Lisboa ... E Eu Vou Lá Estar!... (Luís Graça)

(**) Vd. postes de: