sábado, 10 de agosto de 2024

Guiné 61/74 - P25829: Coisas & loisas do nosso tempo de meninos e moços (29): Inspeção militar: "Ir às sortes", em Brunhoso, Mogadouro, 1967 (Francisco Baptista, ex-alf mil inf, CCAÇ 2616 / BCAÇ 2892, Buba, 1970/71, e CART 2732, Mansabá, 1971/72)

Capa do livro do Francisco Baptista,  "Brunhoso, Era o Tempo das Segadas - Na Guiné, o Capim Ardia" (Edição de autor,  2019, 388 pp.)


Francisco Baptista 

(i) ex-Alf Mil Inf, CCAÇ 2616 / BCAÇ 2892 (Buba, 1970/71) e CART 2732 (Mansabá, 1971/72); 

(ii) natural de Brunhoso, concelho de Mogadouro, Nordeste Transmontano;

(iii)  é autor do livro "Brunhoso, Era o Tempo das Segadas - Na Guiné, o Capim Ardia" (Edição de autor, 2019, 388 pp.);

(iv) integra a nossa Tabanca Grande desde 19/8/2013;

(v) tem cerca de 160 referências no nosso blogue;

(v) autor das séries: 

  • Memórias da CCAÇ 2616 (Buba, 1970/71); 
  • Brunhoso há 50 anos.

1.  Diversos camaradas já abordaram aqui, ao longo dos vinte anos do blogue, o tema da ida às sortes (ou, seja, a inspeção militar) (*)... Todos passámos por essa "experiência", no ano em que perfazíamos os 20 anos. Alguns ainda guardam memórias vivas  desse "rito de passagem" que, naquele tempo, para a nossa geração, representava verdadeiramente a entrada na vida adulta... 

Deixavam de nos chamar mancebos, rapazolas, gaiatos, canalha, meninos e moços, adolescentes, imberbes, etc., e  passávamos a ser adultos, homens de barba rija (... mesmo que a maioridade, legalmente, fosse aos 21 anos... até 1977!).

E tinha outras consequências, não apenas simbólicas, mas mais práticas,  para a grande maioria de todos nós o ser considerado "apto para todo o serviço militar", num tempo em que estava em vigor o SMO (Serviço Militar Obrigatório) e o país estava em guerra a milhares de quilómetros de casa, em Angola, Guiné e Moçambique... Dali a um ano, no máximo, éramos chamados para fazer a recruta, jurar bandeira, tirar uma especialidade, ser "mobilizado para o ultramar", formar uma unidade (batalhão) ou subunidade (companhia), fazer IAO, embarcar, desembarcar, pegar na G3 e ir para o mato, matar, morrer...

Há muita gente com muito talento para  a escrita no nosso blogue. Há textos que tèm direito a ser relidos como este, do Francisco Baptista, perdido na série "Estórias avulsas" (**). Esperemos que seja mais um incentivo para outros mandaram também, por escrito, para a publicação, agora no píncaro do verão, na série "Coisas & loisas do nosso tempo de meninos e moços"... as suas lembrança desse dia da  "ida às sortes"! 



Ir às sortes", em Brunhoso, Mogadouro, 1967 

por Franscisco Baptista


Éramos homens, tínhamos força, confiança, tínhamos sonhos, queríamos conquistar as mulheres, queríamos conquistar o mundo, queríamos ser nós a governar a nossa vida.Éramos capazes de transportar sacos de trigo de 80 quilos ou mais, de ceifar três sucos de trigo como os mais velhos, de varejar as oliveiras e cavar tanto as oliveiras como as vinhas.

Sabíamos lavrar com vacas como com bestas, sabíamos semear o trigo e o centeio, plantar as batatas, as abóboras e as hortaliças.

Estávamos confiantes e preparados para entrar na sociedade dos adultos, era o nosso dia e toda a aldeia de Brunhoso iria ter orgulho nos seus filhos que tinham atingido a maioridade.

Tínhamos 20 anos e tinha chegado o dia das sortes.

Pela manhã fomos todos, a pé, até à vila, eram só cinco quilómetros e nós estávamos habituados a calcorrear os carreiros e caminhos do termo da aldeia. No dia anterior tínhamos ido todos, como a tradição mandava, tomar banho ao ribeiro da Lagariça.

Vestimos as nossas melhores roupas porque o dia era solene e de festa. Éramos quatro nascidos em 1947, o Amílcar, o José Luís, o Ernesto e o Chico (sou eu, pronuncia-se quase tchico por lá).

Outros quatro já tinham emigrado, eram eles, o António Borges e o Adelino para o Brasil, o José Maria e o Manuel da Glória para Angola.

Os meninos mortos de 1947, pois morriam tantos nesse tempo, não eram nomeados, nem chorados, pois eram anjos que tinham ido diretamente para o céu. Importa falar dos vivos e de todos, presentes ou ausentes, porque a tradição estabelecia uma irmandade entre todos os nascidos no mesmo ano.

Os da mesma idade eram os praças.
A razão deste tratamento teria a ver com o facto de todos assentarem praça no mesmo ano. O dia das sortes significava naquelas terras o dia da passagem à idade adulta, o dia da emancipação.

A inspeção não foi muito demorada. Numas instalações que a Câmara Municipal punha à disposição das Forças Armadas, despíamo-nos e íamos passando pelos médicos militares que avaliavam a nossa masculinidade e a nossa saúde.

Ficamos os quatro aptos para o serviço militar o que era sempre motivo de contentamento para o grupo, pois ninguém gostava de ser excluído. Era sinal de saúde e de que passávamos a ser cidadãos capazes de defender a nossa terra.

Ficar excluído era um anátema terrível que marcava um homem pela vida fora.

Ainda recordo tal como ele contava, a história da inspeção do "tio João Passarinho" que ouvi várias vezes, pois ele trabalhou muitos anos à jeira na casa do meu pai e já tinha trabalhado antes na casa dos meus avós paternos.

O tio João Passarinho era um homem valente e trabalhador, que sabia fazer todos os trabalhos do campo melhor do que ninguém. Desde cortar a erva nos lameiros à gadanha para feno, a tirar a cortiça dos sobreiros, ele sabia fazer tudo com destreza. Era todavia um homem franzino e baixo, com um metro e cinquenta de altura ou pouco mais. Viveu até aos oitenta ou mais anos e trabalhou sempre enquanto pôde.

Nunca teve férias nem reforma, como a maioria dos trabalhadores do campo desse tempo. Hoje se fosse vivo já teria mais do que 110 anos pois conheço um filho dele, o Joaquim, muito parecido com ele que apesar da idade avançada continua a trabalhar, já com 85 anos.

O tio João talvez nunca conformado por ter ficado isento do serviço militar, nos anos 20 ou 30 do século passado e porque gostava de efabular, contava que quando foi visto pelo médico militar no dia da inspeção ele lhe disse:

- Aqui está um homem bem constituído, alto, forte, espadaúdo. Temos um marinheiro!

Nunca eu o contrariei quando ele fazia estas afirmações e ouvi-as várias vezes. Tinha muito respeito por ele, desde menino fui criado na companhia assídua dele, era um homem respeitável, bondoso e trabalhador.

Sempre soube que dizia uma grande mentira, bastava olhar para ele, mas ele tinha direito a ter os seus defeitos e essa mentira, como outras em que era pródigo, não prejudicava ninguém.

Comprámos quatro foguetes e muitos rebuçados e regressámos à aldeia. Quando estávamos a um quilómetro, numa colina sobranceira, lançámos o primeiro foguete, os outros foram lançados já na aldeia. 

Demos a volta a todas as ruas a distribuir os rebuçados pelas raparigas, sendo naturalmente mais saudados pelas da nossa idade. Éramos amigos, tínhamos crescido perto uns dos outros, tínhamos entrado na escola ao mesmo tempo, tínhamos sobrevivido aos desejos próprios da adolescência com estoicismo e às restrições que uma moral rígida imposta, através da mãe, do pai, do padre, da professora e do falar do povo nos era imposta.

Por elas, vá lá e pelas outras, tínhamo-nos batido, em dias de festa ou de baile, com os rapazes duma terra vizinha. Muitas vezes os escorraçámos à pedrada, porque elas eram nossas e eles não se podiam atrever a conquistá-las ou a dançar com elas se algum dos nossos não gostasse. Toda a aldeia nos saudava com agrado, éramos os heróis do ano.

Fomos todos almoçar a casa dos meus pais, pois a minha santa mãe quis convidar-nos e fez-nos um almoço melhorado, um almoço de dias de festa.

Há dois anos o José Luís falou-me nesse almoço que eu já não recordava. Dos quatro que fomos à inspeção, o Amílcar e o Ernesto foram mobilizados para Angola, eu pra Guiné, o José Luís como foi sempre um bocado despistado, deve ter perdido o barco que o levaria para algum lado e fez a tropa por cá.

Quando acabou a tropa eu emigrei para o Porto os outros três para França. Dos outros, o António Borges, que nunca mais vi desde a adolescência continua no Brasil, o Adelino continua por lá também tendo-o visto nas duas vezes que ele visitou a aldeia. O José Maria e o Manuel da Glória regressaram de Angola com a descolonização, tendo o primeiro infelizmente morrido o ano passado de doença em Lisboa onde se tinha estabelecido com um negócio de padaria-confeitaria.

Ao Manuel da Glória nunca mais o voltei a ver, disseram-me que morará na Beira Alta ou Beira Baixa.

As "raparigas" da nossa idade, que eram dez, somente uma mora na aldeia depois de ter vivido cerca de 30 anos em França.

Só uma delas foi além da quarta classe tal como eu. Pertencia a uma família numerosa, com poucos recursos, mas era uma pessoa muito inteligente e, sendo sobrinha bastarda da professora, que pertencia a uma das três casas grandes da terra, terá sido provavelmente ela que a encaminhou para um convento de freiras. Na maioridade deixou o convento, constituiu família e passou a dar aulas no ensino secundário.

Desloco-me com alguma frequência à aldeia para relaxar no contacto com a natureza e sentir o ar mais puro, quente ou frio, conforme a estação, mas sempre agradável. No inverno chego a sentir saudades do ar frio e seco da minha terra. Da varanda da casa, agora quase sempre vazia, avista-se grande parte do casario da aldeia bem como pinheiros, sobreiros e alguns freixos que fazem parte da área agrícola e florestal da terra, e ao longe a paisagem típica dos montes e vales de Trás-Os-Montes que se estende por muitos quilómetros.

Ouço o silêncio duma terra que foi morrendo, que eu por vezes procuro preencher com memórias de há quarenta ou cinquenta anos, e então ouço o barulho próprio de uma casa onde viviam nove pessoas, o palrar das vizinhas, os gritos das brincadeiras dos garotos, o chiar dos carros de bois, os sons dos diferentes animais domésticos e o pregão da minha vizinha, a tia Clementina, a anunciar a sardinha.

Um caudal de memórias como o do Rio Sabor na primavera, que corre num dos limites da área agrícola da freguesia. Recordo estes rapazes e raparigas, conterrâneos da minha idade, e as vidas duras e difíceis que tiveram na aldeia e depois nos caminhos da diáspora.

Dizer que seriam pobres seria uma ofensa para eles, pois por lá os pobres eram os miseráveis que tal como os ciganos andavam a pedir de porta em porta. Os pais deles teriam uma pequena horta, algum campo para semear trigo e talvez algumas oliveiras. O sustento para a família vinha sobretudo das jeiras diárias, em tempo de colheitas para os lavradores. Sei que muitas vezes só comiam pão, batatas e caldo, mas nunca os ouvi queixar-se a mim que pertencia a uma família que sem ser rica era mais abastada.

Mas falar sobre esse mundo antigo e quase feudal é um assunto que dá pano para mangas. (...)

(Seleção, revisão / fixação de texto, negritos: LG)

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Notas do editor LG:


(*) Excerto de 4 de dezembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12388: Estórias avulsas (73): O Dia das Sortes na aldeia de Brunhoso (Francisco Baptista)


Guiné 61/74 - P25828: Coisas & loisas do nosso tempo de meninos e moços (28): Inspeção militar: "Ir às sortes", Sardoal, julho de 1972 (Luís Manuel Gonçalves, 1952-2019) (Excerto)


Sardoal é uma terra ribatejana que merece a nossa visita. 

Tinha c. 7,1 milhar de habitantes em 1950, hoje tem metade (3,5 mil). 

Perdeu seis filhos na guerra do ultramar / guerra colonial  (2 em cada um dos 3 teatros de operações).





"Ir às sortes", Sardoal, julho de 1972 

por Luís Manuel Gonçalves (1952-2019) 
(Excerto)



(...) A Inspecção Militar foi, durante muitos anos, um acontecimento de grande impacto social no concelho de Sardoal, e todos os anos mobilizava largas dezenas de mancebos para um ritual que marcava os mancebos para o futuro, porque cumprir o serviço militar não era uma rotina, especialmente em tempo de guerra, do que a Guerra Colonial é o exemplo mais recente.

Na forma como se descreve para 1839 ou com formas diferentes,  as “sortes” ou inspecções militares realizavam-se, anualmente, na Vila de Sardoal, nos Paços do Concelho (...)

A última inspecção militar que teve lugar no concelho de Sardoal e nos seus Paços do Concelho ocorreu em julho de 1972 e nela participaram os mancebos nascidos em 1952 (nos quais o autor destas linhas se incluía). 

Estava-se no auge da Guerra Colonial que se arrastava desde 1961 e que exigia contingentes militares cada vez mais numerosos. Só os jovens com graves deficiências físicas ou psíquicas ficavam “livres”, o que significava dizer dispensados de cumprir o serviço militar (em 1972, tanto quanto me lembro, foram apenas dois), podendo ficar “esperados”, voltando à inspecção no ano seguinte. 

Nos “apurados”, a maior parte era para todo o serviço, havendo, no entanto, os apurados para o serviço auxiliar, se portadores de uma deficiência física ligeira, de que a mais frequente eram os “pés chatos”. 

No final da inspecção, os inspeccionados iam à “Loja do Tramela”, também conhecida por “Casa do Pombo” comprar fitas, verdes e vermelhas para os “Apurados”, que prendiam à lapela com um alfinete, havendo de outras cores para as situações de “Livre” ou de “Esperado”, mas já não me recordo quais eram essas cores. 

Recordo-me de ninguém querer ficar “livre” porque, segundo se dizia, era um sinal de menor hombridade e virilidade.

Como já referi, o dia da Inspecção Militar era um dia importante na vida dos jovens rapazes e, de certa forma, marcava a passagem da adolescência para a idade adulta. Nas décadas de 40 e 50 do século XX era o dia em que muitos rapazes estreavam o primeiro fato completo, o “fato da inspecção”, só voltando a estrear outro no dia do casamento. (...)
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Observ.:

(*) "Luís Manuel Gonçalves (Entrevinhas, 1952 — Sardoal, 2019) interessou-se pela história do Sardoal enquanto professor do Externato Rainha Santa Isabel de Sardoal (1975-1980), tendo dedicado ao seu estudo uma parte significativa da sua vida.

Foi também associativista, com destaque para a direção do GETAS – Centro Cultural de Sardoal, entre 1986 e 1992. Foi ainda Vereador a Tempo Inteiro da Câmara Municipal de Sardoal entre janeiro de 1994 e outubro de 1999, seguindo como Vice-Presidente até 2009.#

Autor da página Sardoal com Memória.

Email de contacto do editor da página Memórias Sardoalenses: goncalves.m.tiago@gmail.com"


(Seleção, revisão / fixação de texto, título, negritos: LG)
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Nota do editor:

Último poste da série > 10 de agosto de 2024 > Guiné 61/74 - P25826: Coisas & loisas do nosso tempo de meninos e moços (27): A inspeção militar: "Ir à sortes", Sabugal, 1968 (José Corceiro, ex-1º cabo trms, CCAÇ 5, "Gatos Pretos", Canjadude, 1969/71)

Guiné 61/74 - P25827: Os nossos seres, saberes e lazeres (640): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (165): Uma romagem de saudades pelo Pinhal Interior - 4 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 14 de Maio de 2024:

Queridos amigos,
Não deixa de ser intrigante que um significativo acervo de um artista que a historiografia de arte põe permanentemente em rodapé, só pode ser visitável se o turista souber antecipadamente que esse museu existe. Pedro Cruz estudou em Paris e parecia fadado para altos voos, o que verdadeiramente não aconteceu, teve mesmo que meter as mãos em trabalhos que não eram de ateliê, certamente para garantir sustento. Confesso que admiro o seu traço no desenho, e há qualquer coisa na observação do artista que nos permite quase falar com o retratado, é como se aquele traço dominante chegasse à essência de quem para ele posava. O acervo permite ver uma sucessão de nus, certamente parte fase obrigatória da iniciação em Belas Artes, há imensas paisagens e ramalhetes de flores mas tudo de um academismo mofo, e há aquele desenho que da contemplação nos faz passar ao diálogo com o invisível, a essência do retratado. E gosto a valer do edifício da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, quase tanto como da pintura ao gosto popular do altar-mor da igreja.

Um abraço do
Mário


Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (165):
Uma romagem de saudades pelo Pinhal Interior – 4


Mário Beja Santos

A vila de Pedrógão Grande tem um acervo digno de visita: a igreja matriz, já referida, o Centro de Interpretação Turística que aproveitou o que terá sido uma bela casa senhorial, a ponte filipina, classificada como monumento nacional e que foi, até 1964, a única ligação entre Pedrógão Grande e Pedrógão Pequeno com o distrito de Castelo Branco; há uma casa-museu do Comendador Nunes Corrêa, legou à terra dos seus ancestrais várias coleções de objetos com destaque para um belo quadro de João dos Reis; o folheto turístico não refere o Museu Pedro Cruz que é digno de visita, como também não há uma palavra para as valiosas coleções que podem sem contempladas em Vila Isaura, constituída por vários núcleos, como o do Povo Ratinho, o Maçónico e o inteiramente dedicado à I República; iremos agora falar deste Museu Pedro Cruz e da Misericórdia de Pedrógão Grande, fundada em 1470, possui um apreciável museu de arte sacra.

Para quem estuda as artes plásticas do século XX, Pedro Cruz (1888-1980) é um ilustre desconhecido. Foi aluno de Malhoa, partiu para Paris em 1906, aparece a sua imagem na fotobiografia de Amadeo Souza-Cardoso, foram seguramente conviventes em refeições e estúrdias; ainda foi a Londres, voltou para Portugal, visitou a Suíça e passou um ano em Angola e Moçambique; o Marechal Carmona condecorou-o como Oficial da Ordem de Santiago da Espada; nos anos 1960 e 1970 pinta muitas paisagens e naturezas mortas e uma grande parte dos seus trabalhos estão hoje em coleções privadas nos EUA, está representado em museus de Lisboa, Porto, Sevilha, Rio de Janeiro e Brighton. O seu museu em Pedrógão Grande foi inaugurado em 1982, acolhe 62 dos seus quadros e 63 desenhos, foi uma doação do seu filho, o Almirante Souto Cruz.

Talvez por não ser um nome considerado cimeiro das artes plásticas portuguesas, teve que se dedicar a outros trabalhos para ganhar a vida, a exposição mostra alguns desses labores, como os desenhos que ele fazia em lenços de cachiné. Confesso que me impressiona muito o seu traço em desenho, carvão e sanguínea, linhas bem delineadas, Pedro Cruz seria um excelente observador, os seus retratos deixam transparecer a personalidade do retratado; não poderei dizer o mesmo das suas paisagens e desenhos florais, demasiado formais, mantidos dentro de uma linha puramente académica; e os seus nus, homens e mulheres, permitem perceber a têmpera e o dom artístico que ele possuía. É o que aqui se procura mostrar numa seleção de imagens dos seus trabalhos que mais me impressionaram.
Busto de Pedro Cruz
Pedro Cruz – também fez parte da Fábrica Carpe, de tecidos e estampagens de Cachiné – lenços de cabeça – 1935

Este Museu Pedro Cruz, como já se referiu faz parte de um conjunto de três museus que estão à responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande. A menina que nos acompanha sugeriu a visita da igreja e do museu da Santa Casa, o tempo está péssimo, parece uma boa sugestão, pomo-nos a caminho. Numa das ruas do centro histórico encontro Nuno Soares, funcionário da biblioteca municipal, onde doei um acervo em memória de uma filha. Falamos disto e daquilo, é nisto que ele me recorda que a população do concelho se tem vindo a transfigurar, 44% dos recenseados são estrangeiros, uma boa parte dos serviços públicos teria colapsado sem gente oriunda do Brasil e das antigas colónias africanas. E vou pelo caminho a meditar como temos a desfaçatez de andar a injuriar os imigrantes que se prestam a pôr em funcionamento o que os aborígenes não querem fazer. E assim chegamos à Misericórdia.
Aprecio imenso esta fase transacional entre o maneirismo e o barroco ao gosto popular, veja-se este quadro do retábulo à direita, S. José a apreciar a situação, os louvores que vêm dos anjinhos do céu, como foi possível termos enquistado a ideia de que aquela noite em Belém permitia apresentar o menino nu já com o corpinho desenvolvido. As colunas são de capitel coríntio, estão aqui três cenas fundamentais da mensagem cristã: o anúncio da vinda do Messias, o nascimento e a morte que prepara a ressurreição.
Gostei tanto da imagem que agora lhe dou destaque, o pintor deve ter tido um esforço enorme em martelo a ovelhinha, pôs o burro e a vaca a diferentes níveis, e gosto muito daquele olhar cândido da mãe a olhar o seu Filho.
Banco do século XV para uso dos irmãos da Misericórdia
A antiguidade desta confraria fala mais alto, fizeram bem, em intervenções posteriores, não alterar a forma do edifício primitivo, ele embebe-se no corpo da igreja, guarda uma severidade rústica impressionante
Fachada da igreja da Misericórdia de Pedrógão Grande

Até agora, houvera uma chuva mansinha, desta vez o céu descarregou em força, toca de ir a penates, ler no aconchego até amesendar, e ter esperança de que a informação do IPMA para amanhã se confirme, haja bom tempo para ir ao Moinho das Freiras e muito mais, deu-me uma vontade enorme de voltar às Fragas de S. Simão, são só quatro dias de festejo, não vale a pena meter-me em cavalarias altas e sonhar com idas à Sertã e a Oleiros, há mais marés que marinheiros.

(continua)

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Nota do editor

Último post da série de 3 de agosto de 2024 > Guiné 61/74 - P25805: Os nossos seres, saberes e lazeres (639): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (164): Uma romagem de saudades pelo Pinhal Interior - 3 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P25826: Coisas & loisas do nosso tempo de meninos e moços (27): A inspeção militar: "Ir à sortes", Sabugal, 1968 (José Corceiro, ex-1º cabo trms, CCAÇ 5, "Gatos Pretos", Canjadude, 1969/71)



Foto nº 1 > Sabugal > 1968 > Briosos mancebos acabados de ser specionados e apurados  para  todo o serviço militar... Aqui a cavlo, com saudosismo do passado. Foto tirada no dia da inspeção, no Sabugal, junto ao antigo edifício camarário onde teve lugar a inspeção. É também visível, àq esquerda,  o edifício da antiga prisão.


Foto nº 2 > Sabugal > s/d (c. 2013) > Largo das Eiras, no centro da aldeia de Vale de Espinho. Nas redondezas não havia outra povoação que tivesse um largo tão grande, embora já tenha sido roubado pelas construções da estrada, escola, lar de idosos, junta de freguesia, etc.








Fotos nº 3, 3A e 3B > Sabugal > 1968 > Tirada em 1968, no Freixial, junto ao rio Côa, durante o assado, onde estão a meia dezena de mancebos que foram nesse dia à inspeção, juntamente com juventude convidada e onde não podia faltar o meu professor da 4.ª classe, Zé André, que está de pé no canto direito da foto, com camisa preta.






Fotos nº 4. 4A e 4B > Castelo Branco > BC 6 > Dezembro de 1968 > O início da Guerra Colonial praticamente acabou com a tradição festiva do dia da inspeção. Provocou uma reviravolta de 180 graus no valor do conceito de apto e inapto para o serviço militar. É surpreendente, que no espaço de dois ou três anos o conceito de opinião que se tinha da seleção de apto, que era considerado o boníssimo, se tenha invertido o valor, e o apto passou a ser o maligno, pois a partir do início da guerra o que se valoriza, no querer dos familiares e mancebos, é que fiquem inaptos para o serviço militar, a condição de inapto passou a ser o ótimo! São os dinamismos sociais da adaptação dos interesses!

Fotos (e legendas): © José Corceiro (2013(). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



José Corceiro (ex-1.º cabo trms, CCaç 5, "Gatos Pretos" , Canjadude, 1969/71): 

(i) natural de Sabugal

(ii) mora em Lisboa; 

(iii) era de rendição individual (maio de 19969/julho de 1971); 

(iv) integra a nossa Tabanca Gradne desde 25/12/2009; 

(v) tem 62 referências no nosso blogue;

(vi) são 36 os nossos camaradas do Sabugal que morreram na guerra do ultramar / guerra colonial (segundo a preciosa informação do Portal UTW -  Dos Veteranos da Guerra do Ultramar);

(vii) o concelho raiano do Sabugal perdeu 3/4 da população em 70 anos (era de 43,5 mil em 1950, é de cerca de 11,3 em 2021)


1. Excerto do poste P7737 (*), sobre o dia de "ir às sortes",no Sabugal, terra do forcão, terra da capeia arraiana, mas também terra de Ribacoa, terra do demo, terra do lince, e  terra dos cinco castelos (incluindo Sortelha).... E diz a quadra popular: “Castelo de cinco quinas /, só há um em Portugal,/ Fica à beira do rio Côa,/ na vila do Sabugal”.

A inspeção militar: "Ir à sortes", Sabugal, 1968

por José Corceiro


(...) Tanto quanto me lembro desde a minha meninice, que na minha aldeia, Vale de Espinho, concelho de  Sabugal, distrito da Guarda, o dia da inspecção militar ou sortes era um dia festivo para toda a povoação, mas com proeminente destaque para os mancebos naturais da aldeia, que completassem nesse ano o 20.º aniversário, pois a festa era deles.

Nos anos 1950 e princípios de 1960, na minha aldeia, o grupo de rapazes que iam anualmente a dar o nome para a tropa ultrapassavam sempre as duas dezenas, ou bem mais, e era raríssimo que quando chegasse o dia das sortes algum deles faltasse.

O dia da inspecção revestia-se dum certo ritual, tradicional. típico, que continha valor e particularidades para um estudo etnográfico.

Os preparativos para o esperado dia iniciavam-se com algum tempo de antecedência, pois era determinante que no dia da festa tudo corresse de feição. Sempre foram perceptíveis ao longo dos anos, explícitos laivos de ciúme, meio encapotado é certo, mas que levava alguns dos ex-inspeccionados a vangloriar-se ao dizer que a festa deles tinha sido a melhor. Ora, este espírito de geração competitiva impulsionava a rapaziada a um apego de brio viril, que os empenhava em melhorar a sua festa em comparação com as dos anos anteriores.

Para muitos dos jovens, o dia da inspeção seria também a primeira vez que iriam estrear um fato novo, composto por calças, casaco e colete (terno), pois até ao presente não tinham tido a possibilidades de comprar o tecido e mandá-lo confeccionar no alfaiate da terra, visto ser escasso o suporte económico da família.

Era também provável que a partir dessa data, o jovem pudesse começar a amealhar um pezinho de meia, fruto de algum trabalho que executasse com direito a remuneração, jornal ou a passar contrabando, pois até esta altura tudo o que tinha ganho reverteu a favor do agregado familiar.

Quando o esperado dia chegava, nada podia falhar. O fato estava à espera de ser vestido…

Os foguetes já tinham sido comprados e entregues ao mestre-de-cerimónias, que os utilizava conforme a mensagem que queria anunciar, lançando-os para estoirar no ar. A primeira mensagem é logo cedinho, às 05h00, a lembrar que é preciso deixar a cama e levantar, para aqueles que nela se deitaram, nessa noite,a porque alguns fizeram direta. Pois têm que se apressar, ainda há um percurso longo de 16 quilómetros que é preciso trilhar, sempre a cavalgar, até chegar ao Sabugal, concelho da freguesia, onde tem lugar a inspeção.

O cavalo, adereçado com os seus melhores arreios estava pronto e à espera. Ricamente aparelhado. A sela, a cinta, o cabresto, as rédeas e o freio foram diligentemente limpos e engraxados, as fivelas e os estribos foram polidos até ficarem a brilhar, sem esquecer as patas do equídeo que foram aparadas, limadas e convenientemente ferradas, pois há mais de 30 quilómetros para calcorrear, ida e regresso, com o mancebo sempre montado e a espicaçar, e quiçá poderá surgir algum amigo mais íntimo que o queira apadrinhar e arrisque a boleia no lugar da garupa, e o ritmo tem que ser constantemente a trotear.

O acordeonista foi atempadamente contratado, personagem aglutinadora e imprescindível, que nunca pode faltar esperando-se sempre dele alguma novidade musical, para excitar o bailarico e a festa abrilhantar.

Os vitelos ou cabritos, cuja quantidade depende do número de mancebos e seus convidados, foram antecipadamente encomendados ao açougueiro, e já estão prontos e preparados com algum tempero à espera para se dar início ao apetecido assado, realizado sempre em local aprazível, junto à margem do rio Côa e por tradição no sítio do Freixial.

Por volta do meio-dia o povo aguardava impacientemente, no Largo das Eiras, a chegada do mensageiro, que se antecipava ao regresso dos mancebos. O arauto, açoitando o seu cavalo, incutia-lhe celeridade, para se adiantar e mais rápido chegar para a notícia poder dar, metia-se por atalhos e veredas para o caminho encurtar, e lá chegava ele ofegante à freguesia onde revelava, com voz de pregão, os nomes dos mancebos que ficaram livres e os que foram apurados para o serviço militar.

Quando se ouvia o nome dum mancebo que ficou apurado era sempre um momento de regozijo, algazarra geral, com aplausos, acompanhados de vivas e parabenização à família, contrastando com o comportamento da multidão que, ao ouvir o nome do mancebo que ficou livre, reagia com tristeza e constrangimento, sobretudo os seus parentes.

Mais uma largada de foguetes, anunciavam que a comitiva dos heróis estava prestes a chegar. A multidão eufórica, que não tinha arredado pé do Largo das Eiras, estava curiosa e queria ver ao vivo a chegada dos briosos mancebos. 

Uns ostentavam com orgulho e altivez na lapela do casaco a insígnia, fita verde, que os declarava aptos para o serviço militar. Esta distinção podia ser um trampolim para uma vida melhor, com mais possibilidades para um emprego, quiçá Polícia, Guarda-Fiscal ou Republicana, ou Exército, ou alguma Repartição Estatal.

A fita vermelha era colocada nos inaptos, e notava-se neles um ar de acanhamento, quase vergonha, por suportar na lapela o estigma que os remetia para a exclusão de prestar serviço militar, era como que o apontarem-lhes que eram débeis, ou tinham uma deficiência física, e isso não era tranquilizante para o seu ego.

Depois de dadas as boas-vindas, procedia-se a mais uma largada de foguetes, a convidar toda a povoação para que houvesse união e acompanhassem festivamente os mancebos, que iriam desfilar montados nos seus cavalos, ao som da concertina, pelas ruas da procissão. Findo esse percurso, duma maneira geral, toda a juventude se dirigia para o local onde os esperava o assado, já devidamente confeccionado.

Manjar ansiosamente esperado, a desejada carne grelhada era um pitéu divinal. A carne é seleccionada, excelentemente grelhada com apuro na brasa, bastante condimentada com um molho assaz apimentado, comida acompanhada de batata bem apaladada acabada de tirar da terra e assada na borralheira, tudo regado convenientemente com molho, iguaria que provoca no mais prudente dos mortais anseios que o incitam a deixar-se seduzir, e a exagerar no beber a boa pinga, que inebria qualquer convidado fazendo-o esquecer as amarguras do dia-a-dia, até surgir um comensal mais inspirado, que se encoraja e ousa desafiar a qualquer um para uma salutar desgarrada… e a partir daqui tudo incita a que a folia seja inflamada!

E toda a tarde era passada em farra agitada, sempre regada de boa pinga em ambiente de animado bailarico, onde não era permitido a nenhuma moça recusar dançar com qualquer que fosse o mancebo dos inspeccionados, uma recusa dessas, era interpretada como ofensa familiar.

Com o surgir da guerra nos anos 1961/1962, a juventude da minha terra abandona a aldeia, em massa, e vai a salto para o estrangeiro. O número dos mancebos que anualmente iam a dar o nome para a tropa caiu das duas ou três dezenas que eram habituais, para menos de meia dúzia.

Continuaram-se a comprar vitelos, cabritos e até porcos inteiros, para satisfazer a gula dos falsos profetas que só anunciavam desgraça e tinham bem estudada a arte da mentira, pois aos crédulos muito prometiam, mas nada faziam. Convenciam os inocentes que lhes livravam os filhos da guerra, e alguns caíram na ratoeira, mas cedo se convenceram que nada lhes tinha sido feito. E lá vinham a terreiro os profetas com argumentações abonatórias, utilizando desculpas esfarrapadas… (**)

José Corceiro

PS1: - Significado do termo “sortes” aqui utilizado, que creio estar certo, pela ideia que me ficou segundo aquilo que ouvi noutros tempos:

Antigamente, devido ao grande número de jovens que se apresentavam à inspecção, eram muitos os que ficavam aptos, e para os aptos não havia lugar para todos no serviço militar. Para solucionar o excesso dos já seleccionados, procedia-se a um sorteio aleatório entre os que tinham ficado aptos, para assim se apurar aos que cabia a sorte de cumprir o serviço militar.


PS2 -  Por terem já passado tantos anos, creio que me terei enganado no significado simbólico, que era atribuído às cores das fitas que eram colocadas na lapela do casaco, no dia da inspecção, para distinguir os mancebos que ficaram esperados, livres, ou apurados para o serviço militar.

Falei com um conterrâneo da minha geração, que me lembrou: A fita vermelha que simbolizava apuramento para o serviço militar, fita verde que ficava esperado, ou seja que no ano seguinte tinha que ir novamente à inspecção, e fita branca que ficava livre do serviço militar. Penso que assim estará correcto.

 José Corceiro | 7 de fevereiro de 2011 às 17:57

(Seleçáo, revisão / fixação de texto, negritpos: LG)
 
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(**) Último poste da série > 9 de agosto de 2024 > Guiné 61/74 - P25823: Coisas & loisas do nosso tempo de meninos e moços (26): A inspeção militar: "ir às sortes", em Alcanena, em 1 de junho de 1965 (Carlos Pinheiro, ex-1.º cabo trms op msg, Centro de Mensagens do STM/QG/CTIG, Bissau, 1968/70)

Guiné 61/74 - P25825: Parabéns a você (2298): Alberto Nascimento, ex-Soldado CAR da CCAÇ 84 (Bissau, CTIG)

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Nota do editor

Último post da série de 9 de Agosto de 2024 > Guiné 61/74 - P25822: Parabéns a você (2297): Anselmo Gravoa, ex-Fur Mil Op Esp da CCAÇ 2515 / BCAÇ 2855 (Mansoa, 1968)

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Guiné 61/74 - P25824: Notas de leitura (1716): Factos passados na Costa da Guiné em meados do século XIX (e referidos no Boletim Official do Governo Geral de Cabo Verde, ano de 1870) (15) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 11 de Maio de 2024:

Queridos amigos,
Não se pode dizer que 1870 não tenha sido um ano prolífico em acontecimentos guineenses, e dir-se-á mesmo que a colónia recebeu impactos da legislação geral atinente a organização ou reorganização de serviços; o caráter noticioso incide sobre a problemática da saúde; as forças militares na colónia e um conjunto de serviços como o das obras públicas, pelo menos no plano formal, conheceu alterações; deu-se destaque a uma crónica da semana, alguém teve o sonho ilusório de criar purgueira e a fazer da Guiné uma terra prometida; e, igualmente, deu-se destaque à sentença arbitral do presidente norte-americano Ulysses Grant, publicado em abril desse ano; e dir-se-á que o relatório de saúde que se publica é um dos documentos mais interessantes até hoje publicados no Boletim Official, no que tange a saúde, nestes anos tão profundamente abalada pela cólera, na Guiné.

Um abraço do
Mário



Factos passados na Costa da Guiné em meados do século XIX
(e referidos no Boletim Oficial do Governo Geral de Cabo Verde, ano de 1870) (15)


Mário Beja Santos

1870 é o ano da Questão de Bolama, a sentença arbitral de Ulysses Grant foi aceite pela parte em litígio, a Grã-Bretanha desistira das suas pretensões não só de Bolama como da região do Rio Grande de Bolola. No Boletim Official n.º 4, de 22 de janeiro, no extrato das notícias da Guiné Portuguesa dão-se as seguintes informações:
“Na vila de Bissau haviam falecido os súbditos franceses Adolphe Demay e Pierre Adolphe Beaudoin, o primeiro no dia 21 e o segundo no dia 29 de dezembro findo. A bandeira nacional tinha sido de novo arvorada em Jafunco, facto que o governador do distrito atribui aos esforços e influência do súbdito português José Gomes Pereira, proprietário estabelecido naquela localidade.
O rendimento de Alfândega de Bissau, nos meses de outubro e novembro, haviam sido de 3.083$202 réis, e o de Cacheu, no mês de outubro, de 621$802 réis. A segurança pública continuava inalterável em todo o distrito.”


No Boletim n.º 5, de 29 de janeiro, insere-se o Plano de Organização nas forças militares das províncias ultramarinas, declarando-se expressamente no artigo 2.º que as tropas do Exército da África Ocidental são destinadas para o serviço militar das províncias de Cabo Verde e Guiné, S. Tomé e Príncipe e Angola. Ia-se gradualmente modelando a presença portuguesa através da inserção de serviços pela malha do território, isto graças a legislação que contemplava todas as províncias ultramarinas. No Boletim n.º 8, de 19 de fevereiro, publica-se a Organização do Serviço de Saúde nas Províncias Ultramarinas, no n.º 11, de 12 de março, temos a Organização Geral do Serviço de Obras Públicas nas Províncias Ultramarinas, no n.º 12, de 19 de março, a moldura das colónias penais no Ultramar.

Aparece no n.º 24, de 11 de junho, um texto intitulado Crónica da Semana, merece ser altamente referido:
“Receberam-se notícias da Guiné. Anunciara-se ali a estação das chuvas com uma estrepitosa trovoada, como é de uso. Haviam-se concluído alguns tratados de paz com os chefes mais famosos das tribos vizinhas dos nossos domínios. O estado sanitário do distrito era satisfatório. Acha-se concluída a plantação da purgueira em toda a Várzea da Companhia. Semearam-se para cima de 80 mil pés de purga, e oito dias de trabalho ativo e incessante bastaram para se levar a bom termo essa tarefa. Diz-se que, por todas aquelas colinas que bordam a Várzea que plantará semente do mesmo arbusto, que se entremeará a sementeira com pés de espinheiro e acácia.
Consta que o chefe da colónia espera ver como funcionam no tempo próprio as valas que cortam aquele campo, com o findo de lhes aplicar o remédio que carecem para se tornarem úteis e explicáveis. É na propagação desta sementeira que consiste, em grande parte, o problema económico-agrícola da província. Produzindo café, algodão, sal e purga em abundância, e dada as atuais condições económicas da Europa, fica assegurado um futuro de prosperidade e riqueza para a colónia.”


No Boletim n.º 25, de 18 de junho, transcreve-se a sentença arbitral proferida pelo Presidente dos Estados Unidos da América sobre a Questão de Bolama, vejamos os últimos parágrafos da sentença:
“E parecendo que a dita ilha de Bolama, e território fronteiro na terra firme, foi descoberto por um navegador português em 1446; que muito antes do ano de 1792 se estabeleceu uma Feitoria Portuguesa em Bissau, no rio Geba, a qual Feitoria desde então se conservou sob a soberania portuguesa; que no ano de 1669, pouco mais ou menos, se fundou um estabelecimento em 1669 no Rio Grande, o qual no ano de 1778 era uma grande vila, habitada somente por portugueses, que ali tinham residido dos pais a filhos por um longo período; que a linha de Bissau a Guinala, atravessando pelo rio Geba, inclui toda a costa na terra firme defronte da ilha de Bolama; que a ilha de Bolama ficasse adjacente à terra firme, e tão perto dela que os animais passam de uma para outra quando as águas estão baixas; que em 1752 Portugal tomou posse formal da ilha de Bolama, a qual posse sempre sustentou; que a ilha não habitada antes de 1792, e ficou desocupada, à exceção de alguns acres de terreno na extremidade ocidental, de que se serviam uma tribo indígena para a cultura de vegetais; que os títulos aduzidos pela Grã-Bretanha se derivam de uma alegada cessão feita pelos régulos indígenas em 1792, tempo em que a soberania de Portugal se tinha estabelecido na terra firme e na ilha de Bolama; que o Governo português nunca abandonou o seu direito, e ocupa presentemente a ilha com um estabelecimento de perto de 700 pessoas; que a Grã-Bretanha de 1792 tem feito tentativas para fortalecer a sua pretensão por meio de outras cessões análogas da parte dos régulos indígenas: E que nenhum dos atos praticados para fortalecer as pretensões da Grã-Bretanha foi jamais reconhecido por parte de Portugal; e não sendo exigida nenhuma outra elucidação acerca de qualquer dos pontos contínuos na exposição apresentada árbitro: Por todas as razões expostas, eu, Ulysses J. Grant, presidente dos Estados Unidos, dou a presente sentença, e decido que se acham provados e reconhecidos os direitos do Governo de Sua Majestade Fidelíssima El-Rei de Portugal sobre a ilha de Bolama, na costa ocidental de África, e sobre uma porção de território fronteiro à dita ilha, na terra firme.”

No Boletim n.º 39, de 24 de setembro, extrai-se um curioso parágrafo do relatório da repartição de saúde quanto à Guiné:
"Durante o mês de junho, com exclusão de um ou outro dia, em todos os demais majestosas trovoadas formadas a E. e E.S.E., precedida de fortíssimo vento, acompanhadas e seguidas de muita chuva que passaram por esta vila; a temperatura durante as noites foi de 28 graus e das 10h00 até às 16h00 o termómetro centígrado à sombra oscilou entre os 30 a 31ºC, nos intervalos da trovoada houve calma podre e a atmosfera esteve em geral toldada por nuvens grossas, soltas e esbranquiças.
Em muitos pontos das proximidades desta vila já se acham águas estagnadas; brevemente começaram a absorver as suas emanações ou eflúvios. Febres paludosas de todos os tipos, avultando mais as do quotidiano, acidentes sifilíticos e reumatismos foram as doenças mais reinantes.
Entre as febres paludosas do tipo diário apresentou-se um caso com sintomas congestivos cerebrais, que terminou pela morte na invasão do segundo acesso. Pelas últimas participações recebidas, consta ter sido normal o estado sanitário de Cacheu e o das margens do rio Geba e do Rio Grande.”


E, mais adiante:
“Chuvas torrenciais, atmosfera sobrecarregada de humidade, temperatura de 28 a 30ºC, ventos variáveis, mais fixos os dos quadrantes de SE e SO, estes começando por pesados aguaceiros de pouca duração, tornando-se gradualmente bonançosos e calmos; algumas trovoadas leves, e desfazendo-se logo foram os fenómenos meteóricos observados diariamente, com exclusão das trovoadas, em Bissau no mês de julho findo.
A vila de Bissau está rodeada por pântanos, além destes formou-se um dentro da vila no fosso que circula a fortaleza, este fosso, por meio de trabalhos de esgoto, que eu mesmo tenho dirigido, já se acha extinto. As febres intermitentes foram as pirexias que mais avultaram na clínica nosocomial; na da vila, além destes, apareceram já dois casos de febres biliosas dos climas quentes, e muitos de reumatismo. No Rio Grande, em Geba, em Cacheu, continua a ser normal o estado sanitário.”


Assina o chefe do serviço de saúde,
José Fernandes da Silva Leão.

A parte não oficial do Boletim Official do Governo Geral insere, por vezes, as mais imprevistas notícias, desde casais desavindos a amarguras necrológicas. No Boletim Official n.º 14, de 2 de abril, temos uma consternação pela partida de um jovem oficial numa redação que não ilude o tempo do romantismo. Diz o seguinte:
“No dia 12 do corrente mês de março faleceu na ilha de S. Vicente o facultativo de 1.ª classe do quadro de saúde desta província, Alfredo Duarte Lobo. A morte deste jovem médico apenas entrado na carreira pública ou largar os anfiteatros das aulas de medicina, foi profundamente sentida por quantos o conheciam. Moço simpático, dotado de insinuantes dotes físicos e de atrativas prendas, era afável e comunicativo, lhano em alto grau, corajoso e cheio de abnegação. A sua inteligência culta e a nobre profissão que ele honrava pelas suas luzes e desinteresse, o distinguiam entre os seus confrades, que a par de profunda dor pela perda de um colega estimado conservam gratas recordações de sua excelente camaradagem. Sofreu o quadro sanitário da província uma grave perda pelo falecimento de um dos seus mais distintos membros. Tendo sido nomeado para ir a Bissau assistir aos doentes atacados de cólera mórbus epidémico que assolava aquela mortífera paragem, Alfredo Duarte Lobo pôs-se logo a caminho com tal hombridade e bizarria, que se dissera que ia para função festival! Ninguém o viu pálido. Contava ir salvar centenares de doentes e o conseguiu, mas há custa da própria vida. Debelada a epidemia, retirou-se glorioso mas ferido mortalmente o general que dirigira a campanha o inimigo formidável. O cólera respeitou o médico mas o envenenamento palustre penetrara todas as fibras daquela organização fina. De Bissau se recolhera o nosso colega em estado de profunda anemia, que os acessos febris biliosos iam tornando cada vez mais grave. Exaustas as forças do corpo, o espírito volveu à morada eterna.”

Assina na cidade da Praia de Santiago, em 23 de março de 1870,
J. S. Vera-Cruz

Rua da Alfândega, Bissau
Ponte-cais de Bissau, construída pelo governador Carlos Pereira na década de 1910
Ponte-cais Correia e Leça, Bissau, cerca de 1890
Ilustração de Augusto Trigo representando um aldeamento em manual colonial português

(continua)

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Notas do editor:

Post anterior de 2 de agosto de 2024 > Guiné 61/74 - P25803: Notas de leitura (1714): Factos passados na Costa da Guiné em meados do século XIX (e referidos no Boletim Official do Governo Geral de Cabo Verde, ano de 1869) (14) (Mário Beja Santos)

Último post da série de 5 de agosto de 2024 > Guiné 61/74 - P25810: Notas de leitura (1715): Aqueles anos horríveis do ajustamento estrutural, fim do sonho coletivista: Dois ensaios de cientistas sociais suecos, um documento importante de Lars Rudebeck, amigo da Guiné (3) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P25823: Coisas & loisas do nosso tempo de meninos e moços (26): A inspeção militar: "ir às sortes, em Alcanena, em 1 de junho de 1965 (Carlos Pinheiro, ex-1.º cabo trms op msg, Centro de Mensagens do STM/QG/CTIG, Bissau, 1968/70)



Alcanena  > 1 de junho de 1965  > Reprodução do Cartaz do Baile da Inspecção de 1965, devidamente selado e assinado por um companheiro que já nos deixou, o Arlindo Abrantes.




Alcanena  > 1 de junho de 1965  > Mancebos de 1945 - Fotografia do jantar da véspera da Inspecção no Restaurante do “Primo” Necas que nessa noite esteve por nossa conta.



Alcanena  > 1 de junho de 1965  >Fotografia do palco do baile da Inspecção de 1965, com dois Conjuntos, no Pátio do lagar de azeite da Viúva de José Bento, junto à Igreja, 

Fotos ( e legendas): © Carlos Pinheiro (2024. Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem de Carlos Pinheiro (ex-1.º cabo trms op msg, Centro de Mensagens do STM/QG/CTIG, Bissau, 1968/70: 

(i) de seu nome completo, Carlos Manuel Rodrigues Pinheiro

(ii) é natural de Alcanena e reside em Torres Novas; 

(iii) assentou praça na EPC em Santarém em 10 de outubro de 1967: 

(iv) chumbou  no CSM, como tantos outros; 

....  (v) tirou a especialidade no RTM no Porto; (vi) veio para o  BT em Lisboa; (viii)  foi colocado no QG da 2.ª RM em Tomar;  (ix) foi mobilizado pelo RI 15 de Tomar; (x) embarcou  em rendição individual destinado ao BCAÇ 1911; (xi) passou a sua comissão no Centro de Mensagens do STM no Quartel General de Bissau; (xi) integra a nossa Tabanca Grande desde 25/10/2010; (xii) tem 83 referências no nosso blogue.


Data - 03/08/2024, 19:28
Assunto -  Inspecção Militar 


A Inspecção Militar era um acontecimento local, regional e nacional pois era aí que eram lidas “as sortes” dos rapazes que nesse ano faziam vinte anos, os “mancebos”, já em linguagem militar. 

A mesma era feita nos primeiros dias de Junho no ano em que os “mancebos” completavam 20 anos. Não era preciso fazer-se inscrição. Eles não se esqueciam de convocar a malta através de edital e ninguém faltava porque era perigoso.

De qualquer forma, sempre havia um ou outro que antecipadamente, à socapa, dava à sola e ia até França. Era a época da emigração clandestina, a “salto” como se dizia, porque não nos esqueçamos, o país estava em guerra em três frentes – Angola, Guiné e Moçambique.

Mas o acto da Inspecção em si merece ser recordado. Em Alcanena, a malta comparecia no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho. Depois de identificados, passado pouco tempo era distribuído um papel para ser apresentado aos médicos militares que estavam no Gabinete ao lado, o Gabinete do Presidente da Câmara, mandavam despir o pessoal e ali estavam, todos nus com um papel na mão, até à chamada ao Gabinete.

Os mancebos eram medidos, pesados, auscultados e lá vinham todos contentes, “apurados” para todo o serviço militar. Logo ali, havia sempre um soldado ou um cabo que vendia uma fita verde e vermelha a significar o apuramento e que a malta, para ser bem referenciada, colocava logo na lapela do casaco do fato que era estreado nesse dia.

Os raros, raríssimos, que ficavam “livres” também tinham direito a uma fita, mas neste caso branca, que também era paga e nesse ano, em Alcanena, falando da freguesia, houve dois que ficaram “livres”,  sabe-se lá porquê.

Havia ainda os “esperados”, que passavam para o ano seguinte, porque não tinham peso, porque tinham peso a mais, ou por outro motivo qualquer. 

Depois o dia era de festa por um lado, mas por outro também de alguma preocupação acerca do futuro que já estava marcado, primeiro com a Índia e depois com a Guiné, Angola e Moçambique. Nesse dia havia almoço em casa com a família, mas o jantar era de convívio entre todos e o baile até às tantas estava garantido e era sempre muito concorrido.

Carlos Pinheiro

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Sobre a inspeção militar, vd. também:

4 de dezembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12388: Estórias avulsas (73): O Dia das Sortes na aldeia de Brunhoso (Francisco Baptista)


24 de março de 2009 > Guiné 63/74 - P4075: O trauma da notícia da mobilização (2): No dia da minha inspecção, ali estava eu, em pelota... (Joaquim Mexia Alves)

Guiné 61/74 - P25822: Parabéns a você (2297): Anselmo Gravoa, ex-Fur Mil Op Esp da CCAÇ 2515 / BCAÇ 2855 (Mansoa, 1968)

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Nota do editor

Último post da série de 31 de julho de 2024 > Guiné 61/74 - P25794: Parabéns a você (2296): Manuel Augusto Reis, ex-Alf Mil Cav da CCAV 8350/72 (Guileje, Gadamael, Quinhamel, Cumbijã e Colibuia, 1972/74)

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Guiné 61/74 - P25821: Contributo para o estudo da participação dos militares de Fafe na Guerra do Ultramar : uma visão pessoal (Excertos) (Jaime Silva) - Parte IV: mortos na Guiné



Quadra de António São Romão (pseudóni9mo do poeta Almeida Mattos, reproduzida npo "Notícias de Fafe", 13 de maio de 1967. In: "O Concelho de Fafe e a guerra colonial, 1961--1974". pág. 164. (Almeida Mattos, Fafe, 1944 - Porto, 2020, era programador cultural, e poeta, muito querido na sua terra, e com projeção nacional;  fez o serviço militar na Guiné, em 1967/69)




Concelho de Fafe - Lista dos mortos durante a guerra colonial, no TO da Guiné, no período de 1967 a 1973 

Capa do livro
Fonte: SILVA, Jaime Bonifácio da - Contributo para o estudo da participação dos militares de Fafe na Guerra do Ultramar : uma visão pessoal- In:  Artur Ferreira Coimbra... [et al.]; "O concelho de Fafe e a Guerra Colonial : 1961-1974 : contributos para a sua história". [Fafe] : Núcleo de Artes e Letras de Fafe, 2014, pp. 58-59.


1. Estamos a reproduzir, por cortesia do autor (e com algumas correções de pormenor),   excertos do  extenso estudo do nosso camarada e amigo Jaime Silva,  sobre os 41 mortos do concelho de Fafe,  na guerra do ultramar / guerra colonial. Nesta parte são os respeitantes ao TO da Guiné  (pp. 58-61).




Contributo para o estudo da participação dos militares de Fafe na Guerra do Ultramar – Uma visão pessoal   Excertos ]  - Parte IV: mortos na Guiné  (pp. 58-61)


2.1 (...) B. GUINÉ > QUADRO 2 – Lista dos mortos de Fafe na Guiné [vd. acima ]

(...) O quadro referência com a identificação dos nomes dos militares de Fafe mortos indica-nos que na Guiné morreram onze militares de Fafe.

As causas da morte foram: 

  • Combate, 7 (Combate, um; ferimentos em combate, seis) (63,6%);
  • Acidente, 2 (Afogamento, 1; Arma de fogo, 1) (18,2%);
  • Doença, 2 (18,2%)

Quanto ao posto e especialidade: três são 1.ºs cabos e oito são soldados. Quanto aos 1.ºs Cabos, um era apontador da metralhadora Daimler (José Félix, de Fafe), outro Sapador (Armando Nogueira) e um terceiro Atirador (António Costa, de Estorãos).

Podemos verificar que há um militar fafense sepultado na Guiné no cemitério de Bissau. Trata-se do João David Oliveira, natural de Fornelos e falecido a 15 de junho de 1967, por ferimentos em combate. Pertencia à CCÇ 1588 / BCAÇ 1894.

  • José Félix Lopes, 1º cabo 1639/65

    José Félix Lopes. Fonte;
    "O concelho de Fafe
    e a guerra colonial
    (1961-1974)",
     pág. 128


O primeiro militar de Fafe a tombar na Guiné foi o José Félix Lopes, 1.º cabo 1639/65, o único militar casado antes de ser incorporado nas Forças Armadas. 

De acordo com o Arquivo Geral do Exército, é natural da freguesia de Fafe, tinha o posto de 1.º cabo apontador da Metralhadora Daimler e estava destacado no quartel em Tite, vindo a falecer a 1 de março de 1967, três anos após o início da guerra na Guiné, por ferimentos em combate. Está sepultado no cemitério de Fafe. Tinha casado com Maria Alice Bastos Lopes em 10 de janeiro de 1965 e tinham um filho nascido em 21 outubro de 1965.

Consultei o seu processo no Arquivo Geral do Exército em Lisboa, no dia 14 de janeiro de 2014, por deferência da esposa, que agradeço. No seu processo encontrei um documento, na altura confidencial, que nos dá a conhecer as causas da sua morte.

Trata-se do “Relatório do ataque ao Aquartelamento de Tite na noite de 1 mar 67” pelos guerrilheiros do PAIGC e assinado pelo comandante do BCAÇ 1860, ten cor Francisco Manuel da Costa Almeida:

(...) "Em consequência dos rebentamentos de granadas as NT  sofreram as seguintes baixas:

Morto - 1.º Cabo n.º 1639/65, José Félix Lopes, do Pel Aut Metr Daimler 1131.

Feridos – dois soldados do mesmo pelotão do José Félix; do Pelotão de Morteiros 1039, um alf mil  de armas pesadas e um soldadoda CCAÇ 1549, quatro soldados; do Batalhão de Engenharia 447 (adido à CCS),  um soldado; da Companhia de Comandados e Serviços (CCS) um alf mil art.

Total das nossas baixas no ataque ao quartel: 10 feridos e um morto.# (.,,)


Na ficha individual do José Félix, consta que em julho de 1966, mês do embarque para a Guiné, gozou dos dez dias de licença de 4 a 14.  

(...) "Tomou parte nos exercícios do campo do IAO nos dias 15,16 e 17. Marchou em 29 pelas 23H50, para Lisboa, nos termos da alínea a) do N.º 3 da O.T. N.º 41 da DSP/RSP/ME de 23.7.66, a fim de se apresentar no Cais da Rocha Conde de Óbidos, para embarcar para o Ultramar no dia 30.7.66." (...)

 Chega à Guiné a 5/8/66.  É promovido a 1.º cabo em 30 de julho de 1966. Recebe medalha de Segunda Classe de Comportamento (Art.º 188.º do RDM) a 2 de novembro de 1965.

  • Fernando Martins Castro, sold at inf, CCS/QG

 O último fafense a tombar na Guiné foi o soldado atirador Fernando Martins Castro, filho de Albino de Castro Pereira e Maria Rosa Martins Guimarães, natural da freguesia de Paços, solteiro e pertencente à CCS / Quartel-General (Messe de Oficiais). 

Morreu a 12 de setembro de 1973, e na relação dos militares de Fafe mortos no Ultramar, fornecida pelo Arquivo Geral do Exército, consta que faleceu no Hospital Militar de Bissau na sequência de afogamento por acidente. Está sepultado no cemitério de Paços.


2. Comentário do editor LG:

De quase todas as subunidades a que pertenciam os fafenses falecidos no TO da Guiné, te,os referências no nosso blogue. Sensibiliza-me particularmente o nonme do Fernando Soares, morto em combate na Op Abencerragem Candente, em 26/11/1970, no subsetor do Xime (setor L1, Bambadinca), em que eu também participei, e ajudei a resgartar e a transportar os corpos das vítimas (seis mortos, com o Fernando Soares, e mais nove feridos graves ). Pertencia à CART 2917 / BART 2917 (Xime, 1970/72).

Lidando com extensas listas alfanuméricas de militares que tiveram a infelicidade de morrer na guerra (em combate ou por acidente ou doença), não nos apercebemos muitas vezes que esses nossos camaradas tinham pai e mãe, irmãos, mulher ou namorada (e alguns,l filhos), além de  amigos e vizinhos, e tinham nascido, tal como nós, numa qualquer aldeia, vila ou cidade do nosso querido Portugal.  Têm ou tiveram uma história de vida. Importa não os esquecer. Paz às suas almas.

Jaime Bonifácio Marques da Silva (n. 1946): (i)  foi alf mil paraquedista, BCP 21 (Angola, 1970/72); (ii)  tem uma cruz de guerra por feitos em combate; (iii)  viveu em Angola até 1974; (iv)  licenciatura em Ciências do Desporto (UTL/ISEF) e pós-graduação em Envelhecimento, Atividade Física e Autonomia Funcional (UL/FMH); (v)  professor de educação física reformado, no ensino secundário e no ensino superior ; (vi) autarca em Fafe, em dois mandatos (1987/97), com o pelouro de cultura e desporto; (vii) vive atualmente entre a Lourinhã, donde é natural, e o Norte;  (viii) é membro da nossa Tabanca Grande desde 31/1/2014; (ix) tem cerca de 90 referências no nosso blogue.


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