sábado, 3 de outubro de 2020

Guiné 61/74 - P21412: Os nossos seres, saberes e lazeres (413): No Alto Minho, lancei âncora na Ribeira Lima (9) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 22 de Abril de 2020:

Queridos amigos,
Em Viana do Castelo, lamento profundamente só lhe ter dedicado um dia nesta itinerância em homenagem ao meu saudoso amigo Carlos Miguel de Abreu de Lima de Araújo que aqui estudou e viveu por um bom período. Acompanhei anos a fio a vida da cidade, lia-lhe impreterivelmente o Aurora do Lima, até mesmo a necrologia. Viana é um deslumbramento. Algumas destas imagens abonam a fruição que a cidade oferece, o património é riquíssimo, e duvido que haja alguma panorâmica que rivalize com o que se avista no Alto de Santa Luzia. A fama das gentes de Viana vem de longe e não se circunscreve nem aos seus festejos, ao seu gosto pelo oiro, ao seu valioso casario. São as suas gentes.
Atenda-se ao que Frei Luís de Sousa escreveu na vida de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, uma das figuras icónicas da terra, a propósito das mulheres: "Não vivem em ociosidade, mas são daquele humor que a Escritura gaba na que chama forte, aplicadas ao governo da sua casa e a granjear com o trabalho e indústria, das portas adentro, como os homens fora de casa. Assim, há matronas de muito preço e bom exemplo e tão inclinadas a encaminhar as filhas a serem mulheres de casa e governo que, assim como em outras terras é ordinário, na tenra idade, mandá-las a casa das mestras com almofadas e agulhas, assim nesta as vemos ir às escolas com papel e tinta, e aprender a ler e a escrever e a contar".
E fiquemos por aqui, ainda há muito que ver em Viana.

Um abraço do
Mário


No Alto Minho, lancei âncora na Ribeira Lima (8)

Mário Beja Santos

Impensável que a peregrinação em homenagem ao meu saudoso amigo Carlos Miguel de Abreu de Lima de Araújo não passasse pela cidade princesa do Lima, a Viana do Castelo onde ele estudou e fez amizades, como a que manteve com o poeta António Manuel Couto Viana, amizade que sobrou para mim, e daí a oferta que fiz de um conjunto de desenhos dele, com o especial pedido à autarquia, a quem entreguei este património, que ele ficasse numa sala da Biblioteca Municipal de Viana de Castelo que tem o seu nome. Lamento só ter gizado um programa para um dia, Viana e os seus arrabaldes precisam de muito mais tempo. E o paradoxo é que eu lia com absoluta regularidade a imprensa local, durante muitos anos deve ter havido poucos leitores que leram de alto a baixo o Aurora do Lima, como eu. Adiante. Muni-me do que Carlos Ferreira de Almeida sobre Viana escreveu no livro Alto Minho, atenção que a obra é de 1987, há uma expansão urbana e uma requalificação do casco histórico que não consta deste relato exultativo às belezas de uma cidade cheia de História. Logo nos alvores da nacionalidade, a Viana da Foz do Lima era fundamental para a segurança da orla costeira nortenha, a população ia crescendo à volta de uma enseada depois desaparecida. A antiga vila rural de Átrio passou a partir de D. Afonso III a chamar Viana da Foz do Lima, na época moderna acrescentou-se-lhe o epíteto de “notável”. E escreve Ferreira de Almeida que a sua fidelidade à política de D. Maria II e a resistência do seu castelo à revolta da Patuleia levaram a rainha a conceder-lhe a categoria de cidade, com o nome Viana do Castelo. Ferreira de Almeida desenha um itinerário que não será aquele que preparei para o dia de hoje. Mas é importante o que ele escreve sobre o crescimento de Viana, a desenvolver-se na direção do cais, a Sul, e na banda da Ribeira, a Oeste. Refere as quatro portas, creio que só restam vestígios, propícios a expedições arqueológicas, a do Campo do Forno, depois chamada de Santiago, a Norte, a das Atafonas, ou de S. Pedro, para Nascente, a do Postigo, para Sul, e a da Ribeira, no lado Oeste. Detenho-me aqui, a cidade portuária, que muito cedo recebeu o caminho-de-ferro, daqui se partiu para o Brasil e para a pesca do bacalhau, e ofereceu a Portugal nomes sonantes, como D. Frei Bartolomeu dos Mártires.
Desse tempo da pesca do bacalhau, na zona portuária, espera-nos, de cara lavada, o Gil Eanes, o símbolo de uma epopeia que felizmente não está esquecida.
Agora sim, vou embrenhar-me em ruas velhas, não procuro restos da cerca amuralhada, houvesse tempo e até iria à Torre da Roqueta, isolada e à semelhança da Torre de Belém, a defensora do rio, mas não, meto-me ao caminho até à Praça da República, viajo por vários tempos, são aqui frontarias que nos falam do passado. Uma coisa fixei, para jamais esquecer, o nome de certas ruas e certas casas, a Rua de Mateus Barbosa, onde está a casa dos Pimenta da Gama, a Casa dos Barbosa e Silva, esta ligada à vida de Camilo Castelo Branco, e a Casa dos Pedra Palácio, de bonitas varandas, com sóbrios ferros. Como não se pode esquecer a Casa da Praça, pertença dos Malheiro Reimão, aqui já vemos a influência do dinheiro do Brasil. Numa das divagações, já de cabeça perdida porque não atinava com certas ruas, irei encontrar na Rua da Carreira o Paço dos Melo e Alvim, e ainda não consegui apurar se aquele governador da Guiné dos anos 1950, homem da Armada, de nome Diogo António José Leite Pereira de Melo e Alvim, reza a lenda e consta da hagiografia de Amílcar Cabral que tiveram uma desavença, que teria sido a razão do regresso do pai fundador da Guiné-Bissau a Lisboa, não passa de atoarda, Amílcar Cabral e a mulher regressaram a Lisboa devido a doença, carregados de paludismo. Mas ainda assim é a hagiografia que permanece…
Aqui foi delegação do Banco de Portugal, hoje é o Museu do Traje, estamos já em plena Praça da República, foi visita de médico, um outro amigo nosso ofereceu a este museu uma extraordinária coleção de leques que pertencia à sua mãe, o lugar é ajustado, o museu alberga um relevante espólio de trajes e de ourivesaria tradicional. Tem um conjunto de núcleos museológicos, tudo visto a correr. Ficou-me um ressaibo na boca, de amargura, devia ter ido ao Museu de Artes Decorativas, instalado numa mansão do século XVIII, imperdoável porque estão aqui valiosas coleções de faiança antiga, importantes peças da famosa Fábrica de Loiça de Viana, isto para além de pintura, arte-sacra e mobiliário indo-português do século XVIII. Outro motivo para regressar.
Esta Praça da República é, para mais de quinhentos anos, o centro cívico de Viana do Castelo, estão aqui alguns dos seus edifícios mais emblemáticos, como os antigos Paços do Concelho, cuja construção teve lugar na primeira metade do século XVI, um elegantíssimo chafariz e o edifício da Misericórdia onde se incrusta uma joia do Barroco que é a sua igreja, monumento nacional, mais adiante se falará dela, em visita a preceito.
Chegou a hora de amesendar e definir exatamente o que é possível ver durante a tarde. Haverá Santa Luzia e o funicular, a Praça da Liberdade e aquela preciosa peça de arquitetura de Siza Vieira que é a biblioteca e o Centro Cultural traçado por Souto Moura, confesso que fiquei por ali de boca à banda com aquele desmedido arrojo arquitetónico. Enquanto mordisco leio que o navio Gil Eanes foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955, tinha por missão apoiar a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Hoje tem lá instalado o Centro de Mar e outros serviços. Pois bem, olhando esta fachada de edifício que pertenceu aos Távoras, preparo os itinerários da tarde, folheei publicações e apercebo-me que há muitíssimo mais a ver, teimarei em voltar.
(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 de setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21393: Os nossos seres, saberes e lazeres (412): No Alto Minho, lancei âncora na Ribeira Lima (8) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P21411: Da Suécia com saudade (81): Pragmatismos escandinavos: ligar os crematórios às redes centrais de aquecimento das cidades (José Belo)



Buba, Aldeia Formosa, Mampaté e Empada,
1968/70); cap inf ref, jurista, criador de renas,
autor da série "Da Suécia com Saudadr"; 
vive na Suécia há mais de 4 décadas; régulo da 
Tabanca da Lapónia; tem  170 referências 
no nosso blogue

 
1. Mensagem de José Belo:

Date: sexta, 2/10/2020 à(s) 15:12
Subject: Pragmatismos Escandinavos
 

Caro Luís 

Já decorreu mais de uma década e, curioso, procurei saber como teria decorrido o projeto.

Ingenuamente considerei que o mesmo tivesse sido abandonado devido a "explosão" de abaixo assinados opondo-se ao mesmo. A economia, a técnica, os pragmatismos políticos demonstram mais uma vez serem mais fortes que outros valores... secundários.

Solução económica utilizada por algumas Comunas (nome dado aqui  às Câmaras Municipais) na sua busca de diminuir os elevados custos do aquecimento central, gratuito para o cidadão mas, tendo em conta os prolongados invernos com temperaturas bem negativas, extremamente onerosos para o Estado.

A Comuna da cidade de Halmstad, entre outras, apresentou como solução económica o aproveitamento das elevadas temperaturas produzidas aquando do uso dos crematórios.

Esta energia é enviada diretamente para as redes centrais do aquecimento das cidades que, deste modo, economizam avultadas somas,  tendo em conta ser a cremação a forma de funeral mais utilizado na Escandinávia.

O cidadão, confortavelmente instalado no seu sofá frente a uma TV, com temperatura caseira (gratuita) de 22 graus centígrados, deveria ser levado a meditar que tal bem-estar mais não é que o resultante da cremação da avó, pai, irmão, filho ou neto, amigo ou conhecido.

Mais do que macabro na sua simplicidade económico-funcional será o facto de seres humanos serem mais ou menos usados como "lenha" complementar.

Como seria de esperar, tanto os especialistas técnicos das redes de aquecimento como os responsáveis pela cremação, garantem que a energia reenviada desde os crematórios para a rede central mais não é que o calor resultante das altas temperaturas necessárias sendo a "comparticipação" dos corpos queimados não porcentualmente representativa.

E, muito modernamente, acabam os esclarecimentos com a indispensável referência a quanto de positivo é para o meio ambiente o aproveitamento total deste tipo de energia, diminuindo a necessidade de utilização de complementares poluentes .

Economicamente recomendável!
Tecnicamente recomendável!
Ambientalmente recomendável!

Será exagero sentir um certo "desconforto moral" quanto ao tipo de lenha secundária usada?

Um abraço do J. Belo
__________

Nota do editor:

Guiné 61/74 - P21410: Parabéns a você (1874): Cor Ref Carlos Alberto Prata, ex-Capitão, CMDT da CCAÇ 4544/73 e CCAÇ 13 (Guiné, 1973/74) e Hélder V. Sousa, ex-Fur Mil TRMS TSF (Guiné, 1970/72)

____________

Nota do editor:

Último poste da série de 29 de setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21402: Parabéns a você (1873): António Bastos, ex-1.º Cabo At Inf do Pel Caç Ind 953 (Guiné, 1964/66)

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Guiné 61/74 - P21409: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (21): A funda que arremessa para o fundo da memória

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 18 de Setembro de 2020:

Queridos amigos,
Annette é de uma curiosidade insaciável. Pergunta-se como é que uma intérprete profissional, mulher de vasta cultura, vincadamente europeia, tendo sido atraída para colaborar numa obra de ficção, ainda por cima sobre um tema para ela inimaginável, uma guerra que ocorreu algures num ponto da África Ocidental, mesmo sabendo-se que toda aquela luta ganhou fama mundial nas décadas de 1960 para 1970, que todos aqueles sonhos caíram no charco, parece um país pária, entregue à caridade internacional, isso ela bem sabe, porque já foi intérprete em reuniões de doadores e ficou consternada com a miséria da população e a gravidade dos créditos, em princípio impagáveis, agora vive entusiasmada a ler as histórias do seu amante, recebe relatos uns atrás dos outros, felizmente vêm por ordem cronológica, há para ali histórias completamente absurdas, quando ela leu os tais relatórios com os abates à carga, riu desalmadamente. Já se passaram cinco meses, está tudo explicado até agora e a propósito do dia de Ano Novo Paulo Guilherme avisa Annette Cantinaux que se prepare, no dia seguinte vai participar numa tempestade de fogo.

Um abraço do
Mário


Esboços para um romance – II (Mário Beja Santos):
Rua do Eclipse (21): A funda que arremessa para o fundo da memória


Mário Beja Santos

Mon amoureuse, o homem põe e Deus dispõe. Chegou finalmente a convocatória para a reunião do Grupo de Trabalho da Televisão Sem Fronteiras, é quarta-feira todo o dia, diz-me se estás em Bruxelas, não quero transtornar os teus planos, irei telefonar rapidamente para saber da tua disponibilidade, se estiveres em Bruxelas iria terça-feira no primeiro voo da manhã, mas tenho forçosamente que regressar quarta-feira à noite, no último voo, afazeres inadiáveis quinta e sexta, mas em breve passaremos as férias juntos.

Fiquei surpreendido por teres gargalhado com aquele episódio que te contei demoradamente dos abates que aceitei fazer quando fazia os relatórios das flagelações a Missirá e Finete. Tudo começou logo com a flagelação de 6 de setembro, três armas muito danificadas e três camas carbonizadas, incluindo a roupa. Andávamos a fazer esta visita, eu e os três furriéis, quando o cabo-quarteleiro me disse algo que até agora me tinha escapado completamente: “Olhe meu alferes, mais um mês e passo à peluda, é bom que não se esqueçam que faltam dezenas de mantas, capacetes, lençóis, panos de tenda, quando eu cá cheguei disseram-me que havia binóculos, interessa é que há roupa completamente destruída, eu quero saber como é que vão fazer a transferência quando chegar aqui outra unidade e trouxer à frente um desses sujeitos que não deixa escapar nada, nem na contabilidade nem na carga”. Conversei com o Saiegh, sim, era público, desaparecera muito material à carga com as viagens de Porto Gole para Enxalé, de Enxalé para Missirá; houvera um grande ataque em 1967, nem tudo fora referenciado nos danos. Aproveitei a coluna seguinte a Bambadinca para esclarecer o que se impunha fazer com urgência. Um daqueles sargentos de olhar manhoso e vitríolo na voz lembrou-me que havia livros com a classificação de todo o material e que era uma grande dor de cabeça e podia mesmo custar muito dinheiro faltarem coisas fora dos autos de abate, superiormente sancionados. Estava eu nesta conversa e apareceu-me o Alferes Valentim que ouviu a peroração do sargento, não se fez rogado: “Bem me podes safar de uma boa encrenca, mete lá mais 10 camas, 40 lençóis e 20 mantas, não há flagelações a Bambadinca, foram coisas que apodreceram ou enferrujaram, não tenho condições para justificar este material podre”. Como houve nos meses seguintes três curtas flagelações, fui cedendo a diferentes pedidos para ir abatendo capacetes, material dos sapadores, da manutenção automóvel, dizendo sempre que tudo tinha ficado calcinado, os de Bambadinca agradeciam e eu não previam que estava a preparar um sarilho na vida.

Guardo na memória a situação, parece que foi ontem. Estou a regressar de Mato de Cão, passámos a noite toda ao relento, vimos todos esfomeados e sedentos, quase junto à Porta de Armas aparece a zumbir um helicóptero, dele sai um senhor em farda n.º 2 sobraçando uma pasta, é formalmente cortês e diz ao que vem: “Foram lidos com atenção os seus relatórios, o que descreve é inacreditável, após as flagelações que sofreu, pouquíssimas, já arderam camas, material de transmissão e de manutenção de viaturas bem acima de um qualquer batalhão dos mais sacrificados. É uma situação intrigante, venho interrogá-lo sobre os fundamentos de tais perdas”.

Vem sujinho, pedindo licença para ir mordiscando um pão com marmelada, e depois de ter bebericado uma embalagem de leite com chocolate holandês, sopesando as palavras, fui direto ao assunto: “Meu coronel, justifica-se a incredulidade com a quantidade de material que eu digo que foi abatido nas minhas flagelações. Demorei mais de um mês a saber que havia faltas enormes, de tudo, desapareceram carregadores de G3, tripés de metralhadoras, correias, capacetes. Deram uma explicação de que entre Porto Gole para o Enxalé e de Enxalé para Missirá desapareceram coisas. Para tentar perceber o que se passava e como colmatar a brecha, ia a Bambadinca, arranjei lenha para me queimar, o batalhão estava de saída, pediu-me ajuda para preencher as faltas, quem era eu para dizer não? E assim tem sido nos meses seguintes. Não vi mal nenhum ao mundo. Não estou a ver ninguém a levar estas mantas bafientas para a metrópole. E já leva alguns meses para perceber que este clima destrói tudo, corrói o metal, apodrece os tecidos, rebenta as correias, enferruja e inutiliza tudo. Dito isto, meu coronel, assumo inteiramente o que escrevi nos meus relatórios, respondo pela falta dos outros, aceito as consequências”.

O coronel escutara-me com atenção, sorriu depois da minha perlengada, olhou para o teto e depois para as suas unhas bem cuidadas, fechou o caderno, onde me parece que escreveu umas notas magras, levantou-se com um suspiro, alegou que tinha pressa de chegar a Nova Lamego e prometeu que me ia tentar safar da alhada. Agradeci-lhe muito. Mais tarde, viemos a saber que houvera arquivamento do processo. E foi assim.

Mon amoureuse, creio que neste momento tens o essencial dos cinco meses de 1968: já arribei ao Cuor e me deslumbrei, tenho-me esforçado por suprir carências, por cumprir as responsabilidades militares, por arranjar professor para os soldados e para as crianças; tens em teu poder dados da correspondência incrível que me enviam, batem à porta da minha morança, entregam-me a cartinha, eu que leia os pedidos; fiz três ocupações fora do Cuor, senti uma profunda deceção pela falta de respeito, ninguém me explicou o que é que eu andaria a fazer naqueles pontos do Xime onde se previa estarem localizadas bases do PAIGC, foi canseira sem qualquer proveito; tenho um furriel, o Pires, que foi funcionário bancário, que me ajuda muito no expediente, nos mapas dos pagamentos, na conferência das despesas com alimentação, até na organização das escalas de serviço; um outro furriel, o Casanova, é muito habilidoso, aproveita restos de habitações abandonadas pela guerra, sobretudo entre Finete e Mato de Cão, reutiliza materiais que nos faltam; há uma ida semanal ao médico, tanto para ver os militares como as populações civis de Finete e Missirá; Finete, tenho que te confessar, é uma dor de cabeça, o comandante de milícias nominal não tem liderança, vive do espavento, passeia-se em farda n.º 2, fiquei atónito quando descobri que nunca vai fazer patrulhamentos, tenho felizmente dois bons sargentos, Bacari Soncó e Fodé Dahaba, sempre que posso estaciono lá uns dias para acompanhar os arranjos das valas, a segurança das fieiras de arame farpado, pego em duas secções e patrulhamos junto do Geba estreito, até Aldeia do Cuor, faço sempre todo o possível para que as populações do outro lado da bolanha nos vejam; procuro tratar de mim, tenho recidivas das micoses, os pés incham, os mosquitos deixam muitas marcas, fez-se um esforço apreciável para melhorar a cozinha, autorizaram que por turnos os nossos cozinheiros estagiassem nas cozinhas de Bambadinca, em todas, de oficiais, sargentos e praças, a confeção melhorou mas o lote de géneros é tão estreito que vivemos esta sensaboria do esparguete com chouriço e as batatas com atum; leio, escrevo e oiço música, sabe Deus como é possível encontrar tempos livres, são eles que me fortalecem; o novo comandante de Bambadinca já cá esteve, simpatiza comigo mas já me disse abertamente que está farto dos meus pedidos que ele não pode suprir.

Começa hoje um novo ano, Annette, não me passa pela cabeça que amanhã vou participar numa tempestade de fogo. São estes os apontamentos que te vou mandar, e vou pedir a todos os santinhos para que tu não andes pelos luxemburgos e holandas quando eu aí chegar na terça-feira. Muito obrigado pelas tuas cartas, são o verdadeiro lenitivo que tenho na tua ausência, acaricio estas folhas de papel como acaricio o teu cabelo, sabendo que o nosso amor supera e superará a imposição das distâncias.

Os meninos de Missirá. Acocorado, Tumlo Soncó, filho do Régulo Quebá, impressionava-me muito este jovem, ia na coluna sempre com a sua Mauser, a bandoleira no ombro, vive hoje no bairro de Missirá, Bissau, nunca se recompôs de um tremendo AVC. O meu querido amigo Abudu é o menino mais espigado, de cabeçorra, a sorrir, teve já dois enfartes de miocárdio, trabalha moderadamente, vive na Pontinha, quando lhe dei esta fotografia esteve bem meia-hora especado a ver o mundo da sua infância, praticamente todos já faleceram.

A primeira vitória da reconstrução de Missirá, refez-se o abrigo à esquerda, por cima está o posto-sentinela, vai começar uma discussão acesa com o régulo, todos aqueles cajueiros em frente têm que desaparecer. Após imaginar umas contrapartidas, ele resignou-se e ganhámos em segurança.

Ladeado por dois milícias, de etnia fula: à esquerda, o Albino Amadu Baldé, natural do regulado do Corubal, comandante do Pelotão de Milícias 101, de Missirá; à direita, Indrissa Baldé, soldado do Pel Mil 101. Finete era guarnecida pelo Pel Mil 102.

Fala-se muito no feitiço africano, no esplendor da natureza. Quando atravessava a bolanha de Finete, e nela pernoitava, dava tudo para contemplar aquela bola de fogo que contrasta com o verde-antracite e se precipita num fundo inimaginável.

Não conheço leitura tão sublime, e da Guiné falo, como os cadernos elaborados durante a sua visita à Guiné em 1947, por Orlando Ribeiro, aquele que foi o maior geógrafo português do século XX. São observações de um grande humanista, ele refere as conversas que ia tendo com o seu guia e nunca escondeu o orgulho de se fotografar ao lado daquele homem que tanto lhe ensinou. Os gigantes da cultura são assim.

Orlando Ribeiro e o seu guia

Guiné 61/74 - P21408: Pequenas histórias dos Mais de Nova Sintra (Carlos Barros, ex-fur mil at art, 2ª C/BART 6520/72, 1972/74) (9): Doidas, doidas, doidas... andavam as galinhas!



Guiné > Região de Quínara > Tite > Bissássema > Jovens balantas en traje de festa

Foto do álbum do Rui Esteves, ex-furriel miliciano enfermeiro (CCAÇ 3327, Teixeira Pinto e Bissássema, 1971/73), e que vive em Vila Nova de Gaia; é um dos primeiros membros da nossa Tabanca Grande.  (*)

Foto (e legenda): © Rui Esteves (2005). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mais uma pequena história do Carlos Barros, enviada por mensagem de 26 de junho passado:


Doidas, doidas, doidas... andavam as galinhas!



por Carlos Barros (**)



Eu, ex-furriel miliciano, 2ª CART / BART 6520/72, fui escalado para manter a segurança, na estrada Tite-Bissássema e levei o meu grupo (3º) para colocar os soldados, nos diversos postos, estrategicamente situados ao longo dessa estrada. 

Por volta das 11h40,  andavam umas galinhas, bem gordinhas, a “pastar”. Os nativos Balantas e Biafadas, tinham as galinhas contadas e matar uma era um risco porque o Comandante teria de atuar disciplinarmente, pois nessa altura vigorava a política de Spínola, por uma “Guiné melhor",  e não se podia molestar ou maltratar um africano guineense, o que se compreendia, no contexto dessa política “ultramarina”…

Disse ao soldado Lurdes, natural do Vitorino de Peães, concelho de Ponte de Lima: 

− Ó Lurdes, atire aquele pau para enxotar aquelas galinhas!

Ele pegou num tronco seco e atirou às galinhas, mas à sorte!... O milagre aconteceu…  Não é que o pau, às cambalhotas, caiu na cabeça da galinha e matou-a fulminantemente! Nem queria acreditar!...

 −  Lurdes, vá a correr, pegue na galinha e ponha-a no bolso grande do camuflado e vamos mas é já embora− disse-lhe eu, perante o ar estupefacto dos outros soldados que estavam perto de mim, coçando-se do exército de formigas que os atormentavam…

Metemo-nos na Berliet Tramagal e só paramos no quartel de Tite. Pedi aos soldados para isto ficar em segredo.

Tenho uma foto (que ainda  não consegui enviar), em que estão o Araújo, o Guimarães e outros dois soldados  a depenar o galináceo e, como uma galinha era pouco, arranjámos mais uma, mas esta teve de ser comprada por 10 ou 20 pesos (moeda da Guiné).

Quando o Capitão, soube do nosso manjar, disse-nos:

− Vocês...estão a viver bem!

Comemos um bom arroz de cabidela, com a ajuda dos cozinheiros que participaram no repasto…

Foi das melhores refeições que tomei na Guiné… Obrigado, galinhas!...

A Guiné,  que poucas alegrias me deu, assim como aos demais militares, sempre tinha destas histórias que atenuavam o sofrimento das situações trágicas e dramáticas que vivemos.

Hoje, estou numa de escrever, e envio esta história real, passada na Guiné em 1973,  apenas como mera curiosidade no seio de um ambiente hostil em que a guerra, com todos os seus impactos trágico-dramáticos, infelizmente, “ditava lei “!

Como homem de paz vivi quase 27 meses,  num desses ambientes. 

Um abraço grande de profunda amizade mas, com confinamento…

Esposende 9 de Junho de 2020,

Carlos Manuel de Lima Barros
__________

Notasdo editor:

(*) Vd. poste de 30 de novembro de 2005 > Guiné 63/74 - P305: A escola de Bissássema (CCAÇ 3327, 1971/73) (Rui Esteves)

(...) Em Novembro de 1971 fomos transferidos da região de Teixeira Pinto para a região de Tite, ficando a quase totalidade da CCAÇ 3327 instalada em Bissássema. Ficámos aqui até ao fim da nossa comissão de serviço.
 
(...) Instalados em Bissássema, começámos vida nova: em Teixeira Pinto, terra do povo manjaco, tínhamos servido de seguranças ao pessoal que abria a nova estrada; aqui, na terra dos balantas, íamos continuar a construção do novo aldeamento.

Passado poucos dias, chama-me o Capitão Alves (Rogério Rebocho Alves, Capitão Miliciano, comandante da CCaç. 3327, tão periquito quanto nós todos!) e comunica-me que vou ser professor dos soldados que pretendessem completar o Ensino Primário. (...)

(...) Um dia, pela manhã, descobrimos que o caminho entre Bissássema e Tite estava minado: o PAIGC tinha colocado algumas minas anti-carro no caminho e também anti-pessoal num local onde escreveram “VIVA O PAIGC”. A mina anti-pessoal foi detonada da pior maneira: um guia ficou sem a perna.

Estava descoberto tema para essa noite: os meus alunos iam escrever sobre as minas. Nunca me esquecerei da redacção do Cabral, o nosso cozinheiro, e o meu melhor aluno: escreveu ele, “Há minas boas e minas más. As minas boas são as que nós pomos aos turras. As minas más são as que eles põem a nós.” (...)


quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Guiné 61/74 - P21407: Histórias... com abracelos do Carlos Arnaut (ex-alf mil, 16º Pel Art, Binar, Cabuca, Dara, 1970/72) (1): Rissóis de marisco com arroz de tomate, na messe de oficiais do GACA2, Torres Novas


Guiné > Região de Binar > Bibar > Pel Art >  Obus 14 > O Carlos Arnaut a introduzir os elementos de pontaria, comn alguns serventes, do recrutamento local, a apreciar.

Foto (e legenda): © Carlos Arnaut (2020). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Carlos Arnaut, Lisboa


1. Mensagem,  com data de 23/09/2020 à(s) 21:50, de Carlos Arnaut, o novo membro da Tabanca Grande, nº 817, ex-alf mil art, cmdt do 16º Pel Art (Binar, Cabuca, Dara, 1970/72) (*):


Caro Luís,

Quero em primeiro lugar agradecer a gentileza dos votos pelo meu aniversário. (*ª)

No tocante à tua pergunta sobre o pelotão de artilharia de Binar, parece incrível mas não me recordo do número já que fiquei por ali pouco tempo.

Consegui descobrir uma foto (que junto em anexo) onde estou a introduzir os elementos de pontaria num Obus 14 com alguns serventes a apreciar.

Esta amnésia é provável que faça parte de um mecanismo de auto-protecção mental, bloqueando nomes, datas e outros detalhes, pois em Binar protagonizei uma acção que poderia ter tido um desfecho trágico, fruto sobretudo da minha "periquitice".

É provável que venha a dar conta do que se passou numa próxima ocasião.

Como tenho vindo a constatar, as histórias relatadas pela rapaziada cobrem os acontecimentos mais diversos, desde experiências traumáticas a farras de todo o género.

Assim sendo, vou começar por vos contar um episódio que se passou comigo, ainda Aspirante em Torres Novas, pouco antes de ser mobilizado.


Boa noite, Luís, outras histórias se seguirão se para tanto não me faltar inspiração e a vocês paciência para as lerem.

Abraçelo (Abraço com cotovelo)


2. Histórias... com abracelos > Rissóis de Marisco 

por Carlos Arnault

Finda a especialidade (PCT) e após o tirocínio em Vendas Novas, já Aspirante, fui colocado em Torres Novas no GACA 2.

Após a apresentação da praxe ao Comandante, foi-me atribuída a missão de zelar pelo parque das baterias de 4 cm, o que desde logo me levou a concluir que o meu destino estava traçado.

Aquele material para mim eram fisgas quando comparadas com os obuses de Vendas Novas, pelo que fiz um acordo com a secção ali destacada:

 − Cabo, equipamentos e instalações sempre limpas, eu nunca estou ausente, ando por aí, e podem ir levantar todas as tardes à cantina uma garrafa de Lagosta (...lembram-se ?!) para o lanche.

Assim foi, fazia as contas semanalmente na cantina, era a felicidade suprema, com namorada já arregimentada nos convívios dos cafés chiques de Vendas Novas, até que, não há bem que sempre dure, tocou-me a gerência da messe de oficiais.

Após um período inicial, de estudo aturado da gestão hoteleira castrense, entendi ser criativo e fugir aos carapaus fritos, à massa guisada e às diversas iguarias com base no frango.

Convoquei o cozinheiro e seus ajudantes, começando por lhe perguntar se sabia fazer croquetes. O alarve respondeu-me que não percebia nada de estrangeiro, ainda hoje estou para saber se o sacana estava a gozar, e decidi-me então avançar para rissóis de marisco, sendo que o marisco se limitava ao berbigão.

Foram comprados de manhã na praça, antes do almoço, tendo eu tido o cuidado de estudar no livro de culinária que existia na cozinha quais os ingredientes necessários, e em que quantidades. As receitas eram para 10 pessoas, uma simples conta de multiplicar por 4 definiu quantidades, pelo que passei o receituário ao cozinheiro com as devidas instruções:

 − Isto, mais isto, mais aquilo, bem misturado, dá uma massa. Isto,  mais isto,  mais aquilo, dá um creme, a que juntas o berbigão. Estendes a massa com o rolo...

 − Não temos rolo,  meu Aspirante.
 
−  Usa uma garrafa, porra !, deitas uma colher cheia do recheio, dobras e cortas em meia lua.

 − Então,  corto como ? 

 − Usa um copo,  minha aventesma. Depois passas o pastel por ovo batido, a seguir pelo pão ralado e toca a fritar. Entendeste ???

 − Sim,  meu Aspirante, vá descansado que não há problema.

Montei a operação com todo o cuidado, até porque a Unidade entrou de prevenção e toda a oficialagem estaria presente, Comandante incluído, pelo que esperava brilhar com aquela ementa diferente de tudo o que era habitual.

A pressão era grande, a criatividade por vezes tem custos, pelo que a meio da tarde fui à cozinha para me certificar do andamento da receita. A massa já estava pronta, com bom aspecto, o recheio na fase terminal, tudo parecia rolar sobre esferas.

 − Vejam  lá,  não me lixem, está cá toda a gente, isto tem que correr às mil maravilhas.

Voltei costas, mesmo assim não completamente descansado, sem garantias que o meu atrevimento culinário fosse bem interpretado por malta que nem sabia (?) o que era um croquete.

Cerca das 19h30 voltei à cozinha para fiscalizar a última fase da operação "rissóis com arroz de tomate", a frigideira XXL fervilhava e eu ia tendo um colapso.

 − Então,  mas o que é isto,  seus sacanas ? Como diabo é que,  em vez dos pastéis que eu vos ensinei a fazer, passo a passo, vocês conseguiram parir estas bolas de ténis ?

De facto, ao olhar para o produto final, o que tínhamos era uma bola onde aqui e ali despontava uma ponta de berbigão, sabor não testado.

A explicação que se seguiu foi de que não tinham arranjado uma garrafa, como se tal fosse possível num quartel, e vai daí misturaram tudo, massa, recheio, ovos batidos, pão ralado, e toca a fritar.

Saí porta fora brindando-os com ameaças num vernáculo que não me atrevo a reproduzir, garantindo-lhes que aquilo que me viesse a acontecer reverteria para eles multiplicado por 10.

Fui jantar fora, fugi, incapaz de enfrentar a turba decerto esfomeada que estaria a pedir a minha cabeça.

Como dormia fora, em casa de umas velhotas que me tratavam com todo o carinho, só na manhã seguinte voltei ao quartel, qual Egas Moniz de baraço ao pescoço, quando,  para minha grande surpresa,  percebi que nem sequer se tinha levantado qualquer celeuma.

A ordem de prevenção tinha sido levantada, toda a gente se tinha pirado para o fim de semana, tendo ficado na unidade apenas aqueles que com famílias muito distantes se viam obrigados a ficar confinados ao quartel, pelo que o jantar só foi servido a meia dúzia de gatos, um dos quais ainda por cima elogiou a ementa, dizendo nunca ter visto tal petisco mas que era bem bom.

A sorte protege os audazes.

Carlos Arnaut
_________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 12 de setembro de  2020 > Guiné 61/74 - P21351: Tabanca Grande (502): Carlos Arnaut, ex-alf mil art, 16º Pel Art (Binar, Cabuca, Dara, 1970/72): senta-se, no lugar nº 817, à sombra do nosso poilão 

Guiné 61/74 - P21406: Casos: a verdade sobre... (12): O mistério das ruínas de Ponta Varela e Mato Cão... Afinal, tratava-se de estações liminigráficas instaladas pela Brigada dos Estudos Hidráulicos da Guiné (1956-1965)


Foto nº 1 > Guiné > Região de Bafatá > Sector de Bambadinca > Mato Cão > S/d > Estação liminigráfica no rio Geba, instalada pela Brigada dos Estudos Hidráulicos da Guiné, criada em 1956 e extinta em 1965.

"Não é a primeira vez que se põe esta imagem, faz parte da minha relação muitíssimo íntima com o rio Geba, em Mato de Cão, é aqui que a estação se posiciona, as colunas de cimento e o que resta da estação, mesmo com as marcações para a água existiam há 50 anos atrás, a passadeira em madeira já estava num escombro, tinham caído as guardas, mas eu podia ir até junto do marco da estação e pedir boleia aos barcos civis e militares que seguiam para Bambadinca. Na margem esquerda, segue-se em direção a Ponta Varela, local temível no tráfego fluvial, corria-se o risco de roquetadas". (*)

Imagem extraída do livro "As comunicações e os aproveitamentos hidráulicos da Guiné, Angola e Moçambique” (Lisboa,  Agência-Geral do Ultramar, 1961, 101 pp.).

Foto (e legenda):: © Mário Beja Santos (2019). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Foto nº 2 > Guiné > Zona Leste >Região de Bafatá > Setor L1 > Bambadinca > CCS/BCAÇ 2852 (1968/70) > Subsetor do Xime > 

"A temível Ponta Varela: restos do que parece ser um antigo cais acostável. Em 1963/65, ao tempo da CCAÇ 508 existia aqui uma tabanca e um destacamento onde morreram, em 3 de junho de 1965, quatro dos seus homens, a começar pelo seu comandante, o Capitão Francisco Meirelles, em consequência do rebentamento de uma mina." (*)

Foto (e legenda): © José Carlos Lopes (2013). Todos os direitos reservados. (Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné).



Foto nº 3 > Giné-Bissau > Região de Bafatá > Xime > Ponta Varela > 2010 > 

"Exactamente no local onde as forças do PAIGC atacavam as embarcações civis e os navios da Marinha. É pena não se ficar com a ideia de como, também neste local, nascia o Geba Estreito, o leito do rio afunilava, à esquerda, não muito longe daqui, passava o rio Corubal. Com o assoreamemnto do rio Geba, já as embarcações não chegam aqui, muito menos a Bambadinca." (**)

Foto (e legenda): © Mário Beja Santos (2010). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Foto nº 4 > Guiné > Região de Bafatá > Sonaco > S/d > 

"Estação medidora de caudais no rio Geba, nos rápidos de Sonaco, instalada pela Brigada dos Estudos Hidráulicos da Guine."

Imagem extraída do livro "As comunicações e os aproveitamentos hidráulicos da Guiné, Angola e Moçambique” (Lisboa, Agência-Geral do Ultramar, 1961, 101 pp.) (*)

Foto (e legenda): © Mário Beja Santos (2019). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


 

(...)



(excertos, com a devida vénia)


1. Está explicado o "mistério" das ruinas da Ponta Varela, no subsetor do Xime, ao tempo da guerra colonial (Foto nº 2):

Na realidade, não se tratava de um "antigo cais acostável", como se pressupunha, servindo até meados de 1965 a tabanca e o destacamento de Ponta Varela, mas sim de uma "estação liminigráfica", instalada pela Brigada dos Estudos Hidráulicos da Guiné, criada em 1956,  com o fim de proceder "ao estudo dos trabalhos necessários ao melhoramento das atuais condições hidráulicas do Rio Geba, nomeadamente no que diz respeito à navegação, defesa contra cheias e drenagem e, eventualmente, rega dos campos marginais" (nº 1 da Portaria nº 15696, de 7 de janeiro de 1956).

A Brigada foi extinta pela Portaria n.º 21032, de 5 de janeiro de 1965, do Ministro do Ultramar, António Augusto Peixoto Correia.

"A brigada de estudos hidráulicos da Guiné, criada pela Portaria n.º 15696, de 7 de Janeiro de 1956, para proceder à recolha dos necessários elementos de campo e ao estudo dos trabalhos a realizar com vista ao melhoramento das condições hidráulicas do rio Geba, completou a primeira parte da sua missão, não se reconhecendo, presentemente, necessidade de prosseguir com estes estudos e trabalhos."

Presume-se que a razão  imediata para o fim da missão  tenha sido a falta de segurança, provocada  pelo alastramento da guerra, Mas, nestes nove anos (1956-1965), a engenharia hidráulica portuguesa deixou obra no território (Fotos nºs 1 e 4): o rio Geba era de facto navegável, de Bissau a Bafatá, passando pelo Xime e Bambadinca, na maré cheia... Hoje este troço está, de há muito, completamente assoreado e, portanto, instransitável. (****)

2. Já em comentário de 23 de setembro de 2020 às 21:54, no poste P21386 (*****), o nosso camarada António J. Pereira da Costa tinha levantado o véu, em relação às "ruínas" da Ponta Varela (Fotos nºs  2 e 3):

(...) "Estive na Ponta Varela em Jul / Ago 72 [, como comandante da CART 3494 / BART 3873].  Nessa altura, já só havia, no marégrafo, uma régua de cimento vagamente graduada em centímetros destinada a determinar a altura da maré do Geba (ainda não Corubal). Cheguei a pensar em regular a artilharia sobre o marégrafo de modo a aumentar a precisão de tiro." (...).

Era neste troço, entre a Ponta Varela (Xime) e o Mato Cão (Bambadinca), ou seja, no Geba Estreito, que alguns de nós tivemos o privilégio de ver o relativamente raro fenómeno, no mundo, do "macaréu" (e, francês, "mascaret") (******), capaz de provocar o naufrágio de pequenas embarcações. 


 


Guiné-Bissau > Região de Bafatá  > Xime > 2001 >  Rio Geba: o  famoso macaréu (, fotografado a partir do velho cais fluvial do Xime, em completa ruína).

No Rio Amazonas é conhecido por pororoca. Em termos simples, o macaréu é uma onda de arrebentação que, nas proximidades da foz pouco profunda de certos rios e por ocasião da maré cheia, irrompe de súbito em sentido oposto ao do fluxo da água. Seguida de ondas menores, a onda de rebentação sobe rio acima, com forte ruído e devastação das margens. Pode atingir vários metros de altura, mas tende a diminuir a sua força e envergadura à medida que avança.

Neste rio, ou nesta parte do rio que ainda é de água salgada, dois soldados da CART 3494, aquartelada no Xime, desapareceram, apanhados pelo macaréu numa operação ao Mato-Cão em 1972. Um terceiro camarada, doutra companhia, também desapareceu (Informação do nosso camarada, o grã-tabanqueiro nº 2,  Sousa de Castro).

Fonte (e legenda): © David J. Guimarães (2005). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

______________

Notas do editor:

(***) Sobre a Brigada de Estudos Hidráulicos da Guiné, vd. ainda postes de:


22 de fevereiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19516: Notas de leitura (1152): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (74) (Mário Beja Santos)

(****) Último poste da série > 7 de agosto de 2020 > Guiné 61/74 - P21230: Casos: a verdade sobre... (11): Álcool & drogas na guerra colonial: de consumidores a traficantes de canábis... Seleção de comentários ao artigo do Público, de 2/8/2020 - Parte III


quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21405: Historiografia da presença portuguesa em África (233): “Guiné, Alguns aspetos inéditos da atual situação da colónia”, por A. Loureiro da Fonseca; Sociedade de Geografia de Lisboa, 1915 (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 5 de Julho de 2017:

Queridos amigos,
Com a passagem dos anos, e no manuseio de papelada tão díspar sobre o que diferentes autores proclamam sobre a Guiné (e neste caso um pouco antes da I Guerra Mundial), vou-me convencendo que a comparação é um imperativo para se procurar alcançar a luminosidade certa para o palco histórico, naquela hora. O que ressalta na essência desta comunicação é que o oficial Loureiro da Fonseca fala de selvagens sem nenhum entrave na voz, nas boas contas da Guiné, nos números da exportação, e começou a sua comunicação dizendo que o povo tem todo o direito à verdade. Meditava nas convicções seguras de Loureiro da Fonseca enquanto lia os primeiros relatórios que a filial de Bolama do BNU enviava para Lisboa, são discursos distintos, são duas perspetivas da realidade. É preciso juntar todas estas vozes para saber na verdade o que era a Guiné daquele tempo, sem mistificações nem laudatórias. Recorde-se que exatamente naquele momento havia uma campanha de pacificação, e não há um só referência a toda a longa história de revoltas e insubmissões...

Um abraço do
Mário


A Guiné em números, um pouco antes da I Guerra Mundial

Beja Santos

Em 9 de Março de 1914, Alfredo Loureiro da Fonseca, antigo aluno da Escola Colonial, Primeiro-Tenente da Administração Naval e Vogal do Conselho Colonial, e que desempenhara funções na Administração da Guiné, profere na Sociedade de Geografia de Lisboa uma conferência intitulada “Guiné, alguns aspetos inéditos da atual situação da colónia”. Justifica-se perante o auditório de que tivera pouco tempo para preparar a sua comunicação, ainda por cima o Ministro das Colónias, Lisboa de Lima, tinha alistado recentemente a falar de Moçambique, mostrara à assistência estar bem preparado e conhecedor do que falava.

Optou, dada a escassez de tempo, pela análise de vários números. Considerava que o discurso colonial devia ser sem qualquer ambiguidade verdadeiro: “Se há assunto em que é necessário dizer-se ao público a verdade é em tudo o que se refere às nossas colónias, não acalentando ilusões nem lisonjeando vaidades, pois nada há mais perigoso de que vaidades e ilusões coletivas”. Apresenta a Guiné como a terceira colónia em dimensão, cerca de 40,5% da superfície de Portugal Continental. O policiamento é débil: “A Guiné habitada por tribos selvagens, onde o policiamento é feito por uma exígua guarnição militar – 15,5 homens por cada mil habitantes”. E lembra que na Metrópole cabe a cada administrador a média de 20 mil administrados civilizados e que na Guiné corresponde à média de 71 mil selvagens… Tomando como referência as receitas e despesas efetuadas em cada colónia desde 1900-1901 a 1910-1911, diz o orador que a Guiné bate recordes de progressos financeiros no período considerado. Mas há outros aspetos que o orador exalta como positivos. A Guiné, comparando os períodos de 1890 a cerca de 1910 no cômputo de todas as parcelas do império, batia o recorde no acréscimo anual médio de importações e exportações. O movimento comercial só mostrava depressões bruscas em períodos de guerra: 1891, desastre de Bissau, em 1895-1896, desastre da coluna Graça Falcão no Oio; e em 1908, com a guerra de Geba.

O orador moraliza quando fala de receitas e despesas. As receitas prendem-se sobretudo com o imposto de palhota, o imposto sobre o álcool e os direitos aduaneiros. Comenta acerca do álcool de Hamburgo que este é empregado como artigo de permuta com o gentio: “Não se me afigura muito para regozijar esta constatação, pois que assim se verifica ser a exploração de um vício dos indígenas a principal fonte de receita da colónia”. E debruçou-se seguidamente sobre as exportações, referindo que a mancarra estava a substituir desde 1909 a borracha como o principal produto de exportação, a mancarra revelava números prodigiosos, a exportação quadruplicara de 1903 a 1913. Mas não deixou de referir os impactos na agricultura de uma mancarra que dava sinais de uma quase monocultura, dizendo que a cada tonelada de mancarra corresponde um hectare de cultura, o aumento de superfície de produção estava a roubar interesse pelas culturas agrícolas que garantiam uma alimentação suficiente para os indígenas.

Concluiu com o apelo de que era necessário aumentar os investimentos e escolher funcionários com melhor qualidade. A seu tempo aqui se irá comparar a leitura destes números com outros olhares da realidade, será o caso dos relatórios anuais que a filial de Bolama envia para Lisboa, com apreciações por vezes cruas e pouco abonatórias tanto da classe política local como dos métodos da administração. Garanto-vos que haverá surpresas.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 de Setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21385: Historiografia da presença portuguesa em África (232): "Madeira, Cabo Verde e Guiné", de João Augusto Martins; edição da Livraria de António Maria Pereira, 1891 (4) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P21404: Memórias cruzadas: relembrando os 24 enfermeiros do exército condecorados com Cruz de Guerra no CTIG (Jorge Araújo) - Parte I

Foto nº 5 – Guiné > Região de Bafatá >Sector L1 (Bambadinca) > CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71) > Finete > Elementos da 1.ª secção do 2.º Gr Comb da CCAÇ 12 , num patrulhamento ofensivo ao Mato Cão, para montagem de segurança à navegação do rio Geba Estreito > 

"Eu à esquerda, na primeira fila, com a mala de primeiros socorros, e a minha G-3 (nunca usei pistola), com malta de da 1ª secção do 2º Gr Comb, da CCAÇ 12. Além do Arménio Monteiro da Fonseca [, que vive no Porto, em Campanhã], a secção era composta por: (i) soldado arvorado Alfa Baldé (Ap LGFog 3,7); e ainda os sold Samba Camará, Iéro Jaló, Cheval Baldé (Ap LGFog 8,9) [, à direita do Arménio), Aruna Baldé (Mun LGFog 8,9) [, à minha esquerda], Mamadú Bari, Sidi Jaló (Ap Dilagrama) (FF) [, dado como tendo sido fuzilado depois da independência], Mussa Seide, e Amadú Camará, todos fulas ou futa-fulas. Desta vez, também, a secção, o fur mil arm pesa inf Henriques [, o nosso editor, Luís Graça], de óculos escuros, ao lado do Arménio". (*)

Foto (e legenda): © Fernando Andrade Sousa (2016). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné] 
 .

Foto nº 1 > Lisboa > s/d [ c. 1880-1890] > Formatura de pessoal e material sanitário militar.

[In; Revista Militar n.º 2544, Janeiro de 2014, p12 (pdf) do Artigo do TCor Med Rui Pires de Carvalho "Factos relevantes da Saúde Militar nos últimos 200 anos"], com a devida vénia.



 

Foto nº 2 – Guiné > Bissau > Hospital Militar 241 > s/d > Entrou em funcionamento em 16 de Agosto de 1961 (4.ª feira).

Fonte: CECA, 7.º Vol, pp 679/680 e foto: Carlos Cardoso; P1578, com a devida vénia.

 

Foto nº 3 – Guiné-Bissau > Bissau > Novembro de 2000  > Ruínas do Hospital Militar 241, em Bissau. Foi entregue ao PAIGC em 12 de Outubro de 1974 (sábado). 

Fonte: CECA, 7.º Vol, pp 679/680 e foto: Alberto Costa (Nov2000), com a devida vénia.


Foto nº 4 > Guiné-Bissau > Bissau > s/d > Ruínas do Hospital Militar 241 (de 1961 a 1974). Depois passou a chamar-se "Hospital 3 de Agosto". 

Fonte: https://triplov.com/guinea_bissau/guine-bissau/index.htm com a devida vénia.



O nosso coeditor Jorge Alves Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/Ranger,CART 3494 (Xime e Mansambo, 1972/1974), professor do ensino superior; vive em, Almada: acaba de regressar de Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos, onde foi "apanhado" durante vários meses pela pandemia de Covid-19; tem mais de 260 registos no nosso blogue... e já está a preparar o próximo ano letivo, que não vai ser fácil paar ninguém: professores, e demais pessoal da conunidade escolar: pessoal não docente,alunos, pais e encarregados de educação, etc. Espera que este ano lectivo (2020/21) seja o último, antes de se reformar.


MEMÓRIAS CRUZADAS

NAS "MATAS" DA GUINÉ (1963-1974):

RELEMBRANDO OS QUE, POR MISSÃO, TINHAM DE CUIDAR DAS FERIDAS CORPOREAS PROVOCADAS PELA METRALHA DA GUERRA COLONIAL: «OS ENFERMEIROS» 

OS CONTEXTOS DOS "FACTOS E FEITOS" EM CAMPANHA DOS VINTE E QUATRO CONDECORADOS DO EXÉRCITO COM "CRUZ DE GUERRA", DA ESPECIALIDADE "ENFERMAGEM"

PARTE I 



1. - INTRODUÇÃO


Não sendo possível comparar o que é incomparável – a Guerra Colonial / Guerra do Ultramar / Guerra de África  (1961-1974) e a Expressão Pandémica do Covid-19 (2020) – encontrei no âmbito da segunda situação, nomeadamente em quase todas as manifestações espontaneamente organizadas por grupos de cidadãos e divulgadas nos media, uma forma de homenagear os profissionais que trabalham na áreas da saúde, homens e mulheres, por estes se terem colocado na "linha da frente" do combate à actual ameaça, de natureza viral, com que a saúde pública mundial se viu/vê confrontada, desde o início do presente ano.


Por ser verdade, inspirei-me nestas últimas manifestações de carinho e gratidão que acima relevo, para recordar, também, a importância e o importante papel (insubstituível) desempenhado pelos nossos camaradas da "saúde militar" (e igualmente dos civis/população local) – médicos e enfermeiros – na missão de socorrer todos os que deles necessitassem, quer em situação de combate, quer noutras ocasiões de menor risco de vida (medicina geral), mas sempre a merecerem atenção e cuidados especiais. [Vd. foto nº 5, acima]


Neste novo trabalho de investigação (**), dividido por fragmentos, procuramos descrever cada um dos contextos em campanha, que na fita do tempo tem mais de meio século, analisando "factos" e "feitos" (os encontrados na literatura) dos seus actores directos "especialistas de enfermagem", onde cada caso acabaria por influenciar a Chefia Militar na argumentação para um "louvor" e que se transformaria, depois, em "condecoração" com «Cruz de Guerra», maioritariamente de 3.ª e 4.ª Classe.


Na construção das narrativas, a principal fonte de consulta foi a documentação oficial do Estado-Maior do Exército, elaborada pela Comissão para o Estudo das Campanhas de África (1961-1974), abaixo designada pelo acrónimo  "CECA".


Divisa: "Entre os braços dos serviços de saúde "



2. - SUBSÍDIO HISTÓRICO DO HOSPITAL MILITAR 241 (BISSAU)


Tendo por Divisa "Inter Arma Medicina", o Hospital Militar 241, em Bissau, iniciou a sua actividade em 16 de Agosto de 1961 (4.ª feira), sob a direcção clínica do Major Médico José Libertador Ferraz Pereira Monteiro. A missão era de dois anos.


Com início em 16 de Dezembro de 1968, entrou em vigor a figura de Subdirector do Hospital Militar, sendo este lugar ocupado, então, pelo Capitão Médico Ernesto Mendes Ferrão.


Como elemento estatístico, entre 1961 e 1974, período considerado na historiografia militar como o da Guerra Colonial, só pelo Exército foram mobilizados, para os três TO, cerca de 1.100 [mil e cem] Médicos Milicianos, permitindo uma experiência técnica adicional e ímpar. 


O HMP, em particular, teve grande incremento e desenvolveu capacidades e prestígio: Cirurgia Plástica, Fisiatria e Neurocirurgia, entre outras. 


[Fonte: https://www.revistamilitar.pt/artigo/113


2.1 - SÍNTESE DA ACTIVIDADE OPERACIONAL


O Hospital Militar 241 [HM 241] foi criado a partir do Destacamento Sanitário/Equipa Cirúrgica, anteriormente mobilizada pelo 1.º GCS [Grupo de Companhias de Saúde, em Lisboa]. O seu desembarque em Bissau ocorreu por fracções, entre 08 de Junho de 1961 e 05 de Julho de 1961.


Em 14 de Junho de 1972, a sua designação foi alterada para Hospital Militar de Bissau, por despacho ministerial de 19Mai72, com aprovação concomitante de novos quadros orgânicos.


Desenvolveu as acções de hospitalização de todas as categorias de indisponíveis, realizando o seu tratamento definitivo ou preparando para ulterior evacuação os que dela necessitassem. 


Atingiu a capacidade de 250 camas e dispôs de serviços especializados de cirurgia geral, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, análises clínicas, radiologia, estomatologia, dermato-venerologia, reanimação e sangue, fisioterapia, psiquiatria, medicina geral e cardiologia.


Dispôs ainda de equipas itinerantes de cobertura estomatológica, orientou a profilaxia antipalúdica e ministrou instrução de formação de maqueiros e auxiliares de enfermagem, tendo colaborado também com os serviços de saúde civis na assistência à população.


Após chegada dos primeiros elementos do PAIGC, a partir de 04Set74, para recepção dos serviços, o Hospital Militar de Bissau [HMB] foi entregue em 12Out74, sendo portanto extinto. (Ceca; 7.º Vol., pp 679-680), [Vd.  fotos, acima, nºs 1, 2, 3 e 4]


 

3.   - OS CONTEXTOS DOS "FEITOS" EM CAMPANHA DOS MILITARES DO EXÉRCITO CONDECORADOS COM "CRUZ DE GUERRA", NO CTIG (1963-1974), DA ESPECIALIDADE DE "ENFERMAGEM" - (n=24)

 





Nota: A descrição de cada caso seguirá a ordem estruturada no quadro supra.

 

3.1        - FRANCISCO GONÇALVES MOREIRA, 1.º CABO MAQUEIRO DA CCAÇ 152, CONDECORADO A TÍTULO PÓSTUMO COM A MEDALHA DE PRATA DE VALOR MILITAR, COM PALMA


A primeira ocorrência a merecer a atribuição de uma condecoração (a título póstumo) a um elemento dos «Serviços de Saúde» do Exército aconteceu quatro dias após o início do conflito armado, tendo por origem uma emboscada sofrida por um Gr Comb da CCAÇ 152, entre Bichalá e Budom (ver mapa abaixo).


► Histórico



 

◙ Fundamentos relevantes para atribuição da Condecoração


"Pelo seu acto valoroso de abnegação, camaradagem e desprezo pela vida, que me apraz registar e enaltecer, aponto-o como exemplo vivo de todo o soldado português" – Joaquim da Luz Cunha [Faro, 1914-?], Ministro do Exército [de 4 de Dezembro de 1962 a 7 de Agosto de 1968].





▬ Portaria de 26 de Novembro de 1963:


"Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Exército, condecorar a título póstumo, com a Medalha de Prata de Valor Militar, com palma, nos termos do parágrafo 1.º do art.º 51.º, com referência ao art.º 7.º, do Regulamento da Medalha Militar, de 28 de Maio de 1946, o 1.º Cabo Maqueiro, n.º 264/60, Francisco Gonçalves Moreira, da Companhia de Caçadores 152 [CCAÇ 152], Regimento de Infantaria n.º 8, porque, na Guiné Portuguesa, numa emboscada sofrida [a 27Jan63, em Bichalá] por um Pelotão na região de Budom, em que tombou ferido pelo inimigo o seu comandante de Secção [Abílio Monteiro de Brito, Fur Mil Inf], num acto valoroso de abnegação, extraordinária coragem e com risco da própria vida, progrediu debaixo de fogo intenso para o socorrer e, quando já o segurava em seus braços, veio também a morrer." (CECA; Vol. 5, Tomo I, p 210). (Os seus corpos não foram recuperados).

 

CONTEXTUALIZAÇÃO DA OCORRÊNCIA


Em 27 de Janeiro de 1963 (domingo), quatro dias após o ataque ao Aquartelamento de Tite, um Gr Comb da CCAÇ 152 efectuou uma das primeiras acções militares realizadas no território da Guiné, executando um golpe de mão sobre um acampamento temporário instalado na região de Budom (Bichalá), a norte de Chugué. 


Durante a missão, o mesmo Gr Comb, do qual fazia parte o 1.º Cabo Maqueiro, Francisco Gonçalves Moreira, sofreu uma emboscada vindo a tombar quando socorria o seu comandante de Grupo, o Furriel Miliciano de Infantaria, Abílio Monteiro de Brito. Os seus corpos não foram recuperados. (CECA; 7.º Vol. Tomo II, p 308).




3.1.1    - SUBSÍDIO HISTÓRICO DA COMPANHIA DE CAÇADORES 152

= BUBA - CACINE - ALDEIA FORMOSA - GADAMAEL - SALTINHO - BISSAU (1961-1963)


Mobilizada pelo Regimento de Infantaria 8 [RI8], de Braga, a Companhia de Caçadores 152 [CCAÇ 152], embarcou em Lisboa, em 28 de Julho de 1961, 6.ª feira, por via aérea, sob o comando do Capitão de Infantaria Carlos Alberto Blasco Gonçalves, rumo à Guiné (Bissau), onde chegou no mesmo dia.


3.1.2    - SÍNTESES DA ACTIVIDADE OPERACIONAL DA CCAÇ 152


Após a sua chegada a Bissau, a CCAÇ 152 foi colocada em Buba, a fim de substituir a 4.ª CCAÇ, com dois Grs Comb destacados em Cacine e Aldeia Formosa e secções em Gadamael e Saltinho, sendo integrada no dispositivo e manobra do BCAÇ 237 [25Jul61-19Out63; do Maj Inf António Tavares de Pina e TCor Inf Carlos Barroso Hipólito], e orientando a sua actividade para acções de soberania, segurança e controlo das populações, procurando impedir a instalação do inimigo na área.

Em 30Abr63, foi substituída em Buba pela CCAÇ 411 [09Abr63-29Abr65; do Cap Inf João Gomes do Amaral], sendo colocada em Bissau a fim de integrar o dispositivo do BCAÇ 236 [25Jul61-19Out63; do TCor Inf José Alves Moreira], com vista a garantir a segurança e protecção das instalações e das populações da área, colmatando a saída anterior da CCAÇ 84 [09Abr61-12Abr63, do Cap Inf Manuel da Cunha Sardinha e Cap Mil Inf Jorge Saraiva Parracho]. 


Em 18Out63, foi rendida em Bissau pela CART 565 [18Out63-27Out65; do Cap Art Luís Manuel Soares dos Reis Gonçalves], a fim de efectuar o embarque de regresso, ocorrido em 19 de Outubro de 1963, a bordo do N/M «Ana Mafalda» (CECA; op. cit., p. 308).




3.2   - ADOZINDO CARVALHO DE BRITO, 1.º CABO AUXILIAR DE ENFERMEIRO DA CCAV 489, CONDECORADO A TÍTULO PÓSTUMO COM A CRUZ DE GUERRA DE 1.ª CLASSE  


A segunda ocorrência a merecer a atribuição de uma condecoração (a segunda a título póstumo) a um elemento dos «Serviços de Saúde» do Exército aconteceu durante a «Operação Adónis B-3», realizada na região do Morés (ver mapa abaixo).


► Histórico


 

◙ Fundamentos relevantes para a atribuição da Condecoração


▬ Portaria de 05 de Maio de 1964:


"Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Exército, condecorar com a Cruz de Guerra de 1.ª Classe, ao abrigo dos artigos 9.º e 10.º do Regulamento da Medalha Militar, de 28 de Maio de 1946, por serviços prestados em acções de combate na Província da Guiné Portuguesa: A título póstumo, Primeiro-Cabo auxiliar de enfermeiro, Adozindo Carvalho de Brito, n.º 1826/62, da Companhia de Cavalaria 489 [CCAV 489] – Batalhão de Cavalaria 490, Regimento de Cavalaria n.º 3."


● Transcrição do louvor que originou a condecoração:


"Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Exército, adoptar para todos os efeitos legais, o seguinte louvor, conferido a título póstumo, em Ordem de Serviço n.º 24, de 29 de Dezembro de 1963, do Comando-Chefe das Forças Armadas da Guiné Portuguesa, ao Primeiro-Cabo, auxiliar de enfermeiro, Adozindo Carvalho de Brito, n.º 1826/62, da Companhia de Cavalaria 489 [CCAV 489] – Batalhão de Cavalaria 490, Regimento de Cavalaria n.º 3:


Porque numa acção de fogo na região de Morés [«Operação Adónis B-3», em 02/03Nov63], na qual tomou parte o Grupo de Combate a que pertencia, abnegadamente se dirigiu à frente, debaixo de intenso fogo inimigo, a fim de fazer curativos a um seu camarada ferido, o que executou com prontidão, desprezo pelo perigo e risco da sua própria vida, após o que foi por sua vez gravemente atingido por ferimentos que lhe vieram a causar a morte.


A par da sua grande coragem, manteve até ao fim elevado moral e espírito de sacrifício, tendo desta forma honrado da melhor maneira a Companhia de Cavalaria a que pertenceu [CCAV 489], cujo pessoal, oficiais, sargentos e praças, jamais poderão esquecer o dignificante exemplo dado por este Primeiro-Cabo auxiliar de enfermeiro, em circunstâncias tão difíceis." (CECA; Vol. 5. Tomo II, p 331).





CONTEXTUALIZAÇÃO DA OCORRÊNCIA


Após o desembarque em Bissau, verificado em 22Jul63, o comando do BCAV 490 e as suas três unidades de quadrícula (CCAV's 487, 488 e 489), ficaram inicialmente instaladas na Capital, como forças de intervenção. A partir de 02Ago63, duas dessas subunidades passaram a actuar intensivamente na região de Óio-Morés e Mansoa, como reforço do BCAÇ 512 [22Jul63-12Ago65, do TCor Inf António Emílio Pereira de Figueiredo Cardoso].


É neste âmbito que tem lugar a «Operação Adónis B-3», cuja missão seria a entrada no acampamento IN (base) de Morés.


Assim, em 02 de Novembro de 1963, sábado, a CCAV 489 iniciou esta acção militar sob o comando do Cap Cav António Ferreira Cabral Pais do Amaral, que contou ainda com a participação do Cmdt do BCAÇ 490, TCor Cav Fernando José Pereira Marques Cavaleiro (1917-2012).


Eram 23h00, de 02Nov63, quando se deu início à «Operação Adónis B-3», com a saída de Mansabá. Durante a progressão, as forças mobilizadas foram sendo repartidas, enquanto umas emboscavam, as outras marchavam em busca do acampamento (base) de Morés. Até Cai, as NT não encontraram obstáculos. Ultrapassada esta tabanca, e quando eram cerca de 04h30, os dois elementos da frente da força abriram fogo de G-3. Progredindo encontraram um elemento IN, gravemente ferido na anca, armado com uma PM [pistola-metralhadora], que se prontificou a colaborar para o cumprimento da missão de chegar ao Morés. O outro guerrilheiro ferido em fuga foi avistado, mas a uma distância que não foi possível tentar a sua perseguição.


Na progressão foram encontradas várias munições e carregadores. Debaixo de fogo intermitente, eram 08h30 quando as tropas penetraram na "Tabanca de Morés". Aí foi encontrado um casal idoso, ele acamado e a mulher ao lado. As informações obtidas naquele momento confirmaram as anteriormente recolhidas. O acampamento situava-se junto ao caminho que de Morés conduzia a Talicó [ver infografia acima], a meio de duas bolanhas. Eram 10h00 quando um "heli" recolheu o guerrilheiro ferido. Uma hora depois chegou, também de "heli", o Comandante-Chefe, Brigadeiro Fernando Louro de Sousa. Na presença do Cmdt-Chefe, e pelas mãos de elementos da CCAV 489, foi hasteada a Bandeira Portuguesa no Morés (Imagem - CECA; 6.º Vol., Tomo II, p 122).


Depois, com a prisioneira (Mala Seidi) como guia, as tropas continuaram a progredir em direcção à "casa de mato" que se pensava ser o "Quartel-General" dos grupos que, desde Julho'63, vinham desencadeando acções contra a tropa e a população. Os guerrilheiros aguardavam-nas pacientemente. Atacadas pelos flancos, as NT reagiram com tiros de bazuca trazendo acalmia momentânea. A cada passo reacendia-se a refrega. Momentos houve, que o relatório da operação minuciosamente descreve, em que quase se combateu tiro a tiro, individualmente.


As nossas tropas tinham feridos e corpos de guerrilheiros espalhavam-se pela mata. O 1.º Cabo enfermeiro, Adozindo Carvalho de Brito, foi atingido quando estava a socorrer um soldado ferido. Os alf mil Rui Noronha Ferreira e fur mil António Covas transportaram para a rectaguarda um dos feridos mais graves. Foram 45 minutos de "inferno de fogo e sangue", até que chegaram os «T-6», de acordo com o pedido feito de intervenção sobre as zonas das casas de mato, que metralharam.


Às 16h00, o Morés é atingido, ao mesmo tempo que começaram a chegar os "hélis" para procederem à evacuação dos feridos mais graves, um dos quais o 1.º Cabo enfermeiro, Carvalho de Brito, e que, lamentavelmente, foi o único que não resistiu aos ferimentos recebidos.


O TCor Fernando Cavaleiro decidiu que se devia permanecer em Morés até ao dia seguinte. Escolheram-se os locais para as sentinelas, limparam-se alguns arbustos e improvisaram-se abrigos. Às 19h00 recomeçou o tiroteio, interrompido pela reacção das NT e recomeçando às 22h00. Elementos IN, ao abrigo da escuridão, aproximaram-se do improvisado aquartelamento e arremessaram granadas de mão. Às 01h, 02h e 03h00 os ataques foram feitos com mais força e as flagelações vinham de vários lados… numa longa noite de muitas "memórias". (…)





● Fonte: P3329 (adap.): "Breve resumo da História do BCAV 490" (Virgínio Briote).

Ø  Outras consultas sugeridas: P19993 e P20013.


 

3.2.1    - SUBSÍDIO HISTÓRICO DA COMPANHIA DE CAVALARIA 489


= MANSABÁ - ILHA DO COMO - CUNTIMA - BULA - BISSAU (1963-1965)


Mobilizada pelo Regimento de Cavalaria 3 [RC3], de Estremoz, a Companhia de Cavalaria 489 [CCAV 489] embarcou em Lisboa, a 17 de Julho de 1963, 4.ª feira, a bordo do N/M «Niassa», sob o comando do Capitão de Cavalaria António Ferreira Cabral Pais do Amaral, rumo à Guiné (Bissau), onde chegou a 22 de Julho.


3.2.2    - SÍNTESES DA ACTIVIDADE OPERACIONAL DA CCAV 489


Após a sua chegada a Bissau, a CCAV 489 e o restante contingente do seu BCAV 490, ficaram provisoriamente instaladas na capital como forças de intervenção. Durante cinco meses, de 02Ago63 a 27Dez63, esteve instalada em Mansabá, onde na função de força de intervenção reforçou o BCAÇ 512, tendo participado em diversas operações na região do Óio, nomeadamente nas zonas de Mansabá, Bissorã e Morés. Neste intervalo de tempo, ainda cumpriu outra missão, tendo sido atribuída temporariamente ao BCAÇ 236 [23Jul61-19Out63, do TCor Inf José Alves Moreira], e depois ao BCAÇ 600 [18Out63-20Ago65, do TCor Inf Manuel Maria Castel Branco Vieira], para colaborar na segurança e protecção das instalações da área de Bissau, de 03Set63 a 21Out63, a fim de colmatar a saída da CCAÇ 154 [21Jun61-03Set63, do Cap Inf Fernando Barroso de Moura].


Integrada nas forças do seu Batalhão envolvidas na «Operação Tridente», que decorreu nas Ilhas de Como, Caiar e Catungo, durante o primeiro trimestre de 1964, contabilizou um novo deslocamento até Sitató, desta vez em conjunto com a "irmã" CCAV 488 [do Cap Cav Fernando Manuel Lopes Ferreira (1.º); Cap Cav Manuel Correia Arrabaça (2.º) e Ten Cav Lourenço de Carvalho Fernandes Tomás (3.º)], instalando-se em Cuntima em 31Mai64, onde substituiu forças da CCAÇ 461 [20Jul63-07Ago65; do Cap Mil Inf Joaquim Lourenço da Rocha e Santos (1.º) e Cap Inf Joaquim de Jesus das Neves (2.º)] e da 1.ª CCAÇ, assumindo a responsabilidade do respectivo subsector, então criado e ficando integrada no dispositivo e manobra do seu Batalhão.


Em 06Jun65, foi rendida pela CART 732 [14Out64-07Ago66; do Cap Art Guy Stélio Pereira de Magalhães], tendo recolhido seguidamente a Bissau com o seu Batalhão e onde se manteve até ao seu embarque de regresso, verificado em 12 de Agosto de 1965. Entretanto, a partir de 13Jun65, dois dos seus Grs Comb estiveram temporariamente deslocados em Bula, em reforço do BCAV 790 [28Abr65-08Fev67; do TCor Cav Henrique Alves Calado], por períodos de 10 a 15 dias, com vista à realização de patrulhamentos e contactos com as populações da região de S. Vicente.


 

Foto nº 6 – Elementos da CCAÇ 489 (1963-1965), na curva da picada para Jumbembem - P14827, com a devida vénia. 

(Continua)

_____________


► Fontes consultadas:

Ø  Estado-Maior do Exército; Comissão para o Estudo das Campanhas de África (1961-1974). Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África; 5.º Volume; Condecorações Militares Atribuídas; Tomo II; Cruz de Guerra, 1962-1965; Lisboa (1991).


Ø  Estado-Maior do Exército; Comissão para o Estudo das Campanhas de África (1961-1974). Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África; 7.º Volume; Fichas das Unidades; Tomo II; Guiné; 1.ª edição, Lisboa (2002).


Ø  Estado-Maior do Exército; Comissão para o Estudo das Campanhas de África (1961-1974). Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África; 8.º Volume; Mortos em Campanha; Tomo II; Guiné; Livro 1; 1.ª edição, Lisboa (2001).

Ø  Outras: as referidas em cada caso.

Termino, agradecendo a atenção dispensada.

Com um forte abraço de amizade e votos de muita saúde.

Jorge Araújo.

28Set2020


__________________


Nota do editor:


(*) Vd. poste de 25 de abril de 2016 > Guiné 63/74 - P16011: Álbum fotográfico do Fernando Andrade Sousa, ex-1º cabo aux enf, CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, 1969/71) - Parte I: Uma ida ao Mato Cão