sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Guiné 61/74 - P21408: Pequenas histórias dos Mais de Nova Sintra (Carlos Barros, ex-fur mil at art, 2ª C/BART 6520/72, 1972/74) (9): Doidas, doidas, doidas... andavam as galinhas!



Guiné > Região de Quínara > Tite > Bissássema > Jovens balantas en traje de festa

Foto do álbum do Rui Esteves, ex-furriel miliciano enfermeiro (CCAÇ 3327, Teixeira Pinto e Bissássema, 1971/73), e que vive em Vila Nova de Gaia; é um dos primeiros membros da nossa Tabanca Grande.  (*)

Foto (e legenda): © Rui Esteves (2005). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mais uma pequena história do Carlos Barros, enviada por mensagem de 26 de junho passado:


Doidas, doidas, doidas... andavam as galinhas!



por Carlos Barros (**)



Eu, ex-furriel miliciano, 2ª CART / BART 6520/72, fui escalado para manter a segurança, na estrada Tite-Bissássema e levei o meu grupo (3º) para colocar os soldados, nos diversos postos, estrategicamente situados ao longo dessa estrada. 

Por volta das 11h40,  andavam umas galinhas, bem gordinhas, a “pastar”. Os nativos Balantas e Biafadas, tinham as galinhas contadas e matar uma era um risco porque o Comandante teria de atuar disciplinarmente, pois nessa altura vigorava a política de Spínola, por uma “Guiné melhor",  e não se podia molestar ou maltratar um africano guineense, o que se compreendia, no contexto dessa política “ultramarina”…

Disse ao soldado Lurdes, natural do Vitorino de Peães, concelho de Ponte de Lima: 

− Ó Lurdes, atire aquele pau para enxotar aquelas galinhas!

Ele pegou num tronco seco e atirou às galinhas, mas à sorte!... O milagre aconteceu…  Não é que o pau, às cambalhotas, caiu na cabeça da galinha e matou-a fulminantemente! Nem queria acreditar!...

 −  Lurdes, vá a correr, pegue na galinha e ponha-a no bolso grande do camuflado e vamos mas é já embora− disse-lhe eu, perante o ar estupefacto dos outros soldados que estavam perto de mim, coçando-se do exército de formigas que os atormentavam…

Metemo-nos na Berliet Tramagal e só paramos no quartel de Tite. Pedi aos soldados para isto ficar em segredo.

Tenho uma foto (que ainda  não consegui enviar), em que estão o Araújo, o Guimarães e outros dois soldados  a depenar o galináceo e, como uma galinha era pouco, arranjámos mais uma, mas esta teve de ser comprada por 10 ou 20 pesos (moeda da Guiné).

Quando o Capitão, soube do nosso manjar, disse-nos:

− Vocês...estão a viver bem!

Comemos um bom arroz de cabidela, com a ajuda dos cozinheiros que participaram no repasto…

Foi das melhores refeições que tomei na Guiné… Obrigado, galinhas!...

A Guiné,  que poucas alegrias me deu, assim como aos demais militares, sempre tinha destas histórias que atenuavam o sofrimento das situações trágicas e dramáticas que vivemos.

Hoje, estou numa de escrever, e envio esta história real, passada na Guiné em 1973,  apenas como mera curiosidade no seio de um ambiente hostil em que a guerra, com todos os seus impactos trágico-dramáticos, infelizmente, “ditava lei “!

Como homem de paz vivi quase 27 meses,  num desses ambientes. 

Um abraço grande de profunda amizade mas, com confinamento…

Esposende 9 de Junho de 2020,

Carlos Manuel de Lima Barros
__________

Notasdo editor:

(*) Vd. poste de 30 de novembro de 2005 > Guiné 63/74 - P305: A escola de Bissássema (CCAÇ 3327, 1971/73) (Rui Esteves)

(...) Em Novembro de 1971 fomos transferidos da região de Teixeira Pinto para a região de Tite, ficando a quase totalidade da CCAÇ 3327 instalada em Bissássema. Ficámos aqui até ao fim da nossa comissão de serviço.
 
(...) Instalados em Bissássema, começámos vida nova: em Teixeira Pinto, terra do povo manjaco, tínhamos servido de seguranças ao pessoal que abria a nova estrada; aqui, na terra dos balantas, íamos continuar a construção do novo aldeamento.

Passado poucos dias, chama-me o Capitão Alves (Rogério Rebocho Alves, Capitão Miliciano, comandante da CCaç. 3327, tão periquito quanto nós todos!) e comunica-me que vou ser professor dos soldados que pretendessem completar o Ensino Primário. (...)

(...) Um dia, pela manhã, descobrimos que o caminho entre Bissássema e Tite estava minado: o PAIGC tinha colocado algumas minas anti-carro no caminho e também anti-pessoal num local onde escreveram “VIVA O PAIGC”. A mina anti-pessoal foi detonada da pior maneira: um guia ficou sem a perna.

Estava descoberto tema para essa noite: os meus alunos iam escrever sobre as minas. Nunca me esquecerei da redacção do Cabral, o nosso cozinheiro, e o meu melhor aluno: escreveu ele, “Há minas boas e minas más. As minas boas são as que nós pomos aos turras. As minas más são as que eles põem a nós.” (...)


1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Carlos, como a tua história vinha sem título, e metia galinhas, eu lembrei-me da canção do Avô Cantigas que todos os avós da nossa santa terrinha têm que saber de cor e salteado, por causa dos netinhos... Tenho uma netinha com 10 meses, e já tive que aprender a canção...

Lembrar a letra é, pois, "serviço público" do nosso blogue, em tempo de pandemia da Covid-19, em que andamos todos doidos, e não só as galinhas:

Doidas, doidas, doidas, andam as galinhas
Para pôr o ovo lá no buraquinho
Raspam, raspam, raspam pra alisar a terra
Bicam, bicam, bicam pra fazer o ninho
Raspam, raspam, raspam pra alisar a terra
Bicam, bicam, bicam pra fazer o ninho

Arrebita a crista o galo vaidoso
Có-có-ró-có-có
Canta refilão
E todo emproado com ar majestoso
É o comandante deste batalhão
E todo emproado com ar majestoso
É o comandante deste batalhão

Doidas, doidas, doidas, andam as galinhas
Para pôr o ovo lá no buraquinho
Raspam, raspam, raspam pra alisar a terra
Bicam, bicam, bicam pra fazer o ninho
Raspam, raspam, raspam pra alisar a terra
Bicam, bicam, bicam pra fazer o ninho

Arrebita a crista o galo vaidoso
Có-có-ró-có-có
Canta refilão
E todo emproado com ar majestoso
É o comandante deste batalhão
E todo emproado com ar majestoso
É o comandante deste batalhão
E todo emproado com ar majestoso
É o comandante deste batalhão


Artista: Avô Cantigas
Álbum: É Bom Sonhar
Data de lançamento: 2012

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=K2txDZowfks