sábado, 28 de junho de 2014

Guiné 63/74 - P13343: Convívios (609): XXIX Encontro do pessoal da CART 3494 (Xime e Mansambo, 1971/74), realizado no passado dia 7 de Junho de 2014 em S. Pedro de Moel (Sousa de Castro)



40.º Aniversário da chegada da CART 3494 da Guiné, comemorou-se em São Pedro de Moel, com um grande encontro/convívio, foi o XXIX.

No Hotel “Mar&Sol” em São Pedro de Moel, que é um lugar pertencente à cidade, freguesia e concelho da Marinha Grande, do distrito de Leiria, realizou-se no passado dia 07 de Junho de 2014, o XXIX encontro/convívio da CART 3494 do BART 3873, que serviu o estado Português na Guiné, na zona leste, no Xime e mais tarde em Mansambo, nos anos de Dezembro de 1971 até Abril de 1974, num total de 27 meses de comissão, o que nos dias de hoje seria impensável, tanto tempo de serviço, tendo em conta o clima bastante quente e com elevada percentagem de humidade.
Curiosamente coincidiu este ano com o quadragésimo aniversário da nossa chegada. Foram 44 ex-militares presentes, muitos deles acompanhados pelas suas esposas, companheiras e alguns familiares, num total de 78 presenças.

De enaltecer a presença pela primeira vez de dois camaradas, o David Fernandes [foto à esquerda] que veio da Bendada – Sabugal, que segundo ele, pertencia ao pelotão do Fur Milº Carda e também o ex-Fur Milº Manuel Filipe Lourenço Lino [foto à direita], que veio de Lisboa, do 20.º pelotão de Artilharia (Obuses).

Como não podia deixar de ser, conforme iam chegando, eram abraços para aqui e para ali, tentar perceber a situação de cada um, constatando-se que uma boa parte já se encontram aposentados ou reformados.

Pelas 13 horas toque para o refeitório, onde o ex-Alf Milº Serradas Pereira, responsável pelo evento, proferiu algumas palavras de circunstância, nomeadamente agradecendo a presença de todos, sem esquecer os camaradas mortos e desaparecidos em combate, como também os outros que por uma ou outra razão deixaram a vida terrena.
Depois de prestado um minuto de silêncio, foi serviço o repasto que constou de Bacalhau Com Broa e “Beijinho” de Vitela, para além de variados doces, frutas e o bolo com o logotipo da CART 3494, sem faltar as respectivas bebidas normais e espirituosas.

De salientar o momento em que a companheira de um camarada nos presenteou com alguns fadinhos cantados sem acompanhamento musical, nos deixou deliciados e ainda mais bem-dispostos.
De seguida a despedida… o regresso de cada um às suas origens, na certeza de que o mesmo espírito de camaradagem que dura há quarenta e três anos se irá manter.

Por fim dizer que o próximo encontro será em data a anunciar, na zona da cidade do Porto, sendo responsável o ex-Fur Milº TRMS, Luís Coutinho Domingues.

Sousa de Castro



CMDT da CART 3494: António José Pereira da Costa

Também não faltou o fado

O ex-Fur Mil Godinho, Sousa de Castro e ao lado direito o Machado

O ex-Fur Mil Ruivo Fernandes

Lícinio Pereira com o David Fernandes, este foi a primeira vez que compareceu

O organizador de copo na mão, ex-Alf Mil Pereira com outros camaradas

O Antunes à conversa com o casal Godinho
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Nota do editor

Último poste da série de 24 DE JUNHO DE 2014 > Guiné 63/74 - P13324: Convívios (608): Tabanca de Bedanda: 4º Encontro de bedandenses, 4ª CCaç / CCaç 6: Mealhada, 28 de junho (Hugo Moura Ferreira / Vasco Santos)

Guiné 63/74 - P13342: Agenda cultural (329): Lançamento do livro "Capitão de Abril", de Fernando Salgueiro Maia, apresentado pelo Cor Vasco Lourenço, dia 1 de Julho de 2014, pelas 18h30, na Associação 25 de Abril, Lisboa

C O N V I T E

1. Mensagem de Inês Figueiras com data de 27 de Junho de 2014

Assunto: Livro de Salgueiro Maia lançado nos 70 anos de nascimento

Livro de Salgueiro Maia lançado nos 70 anos de nascimento

Salgueiro Maia é homenageado esta terça-feira, 1 de Julho, dia em que faria 70 anos, com o lançamento da obra Capitão de Abril, na Associação 25 de Abril, em Lisboa, pelas 18:30 horas.

A apresentação ficará a cargo do coronel Vasco Lourenço. Natércia Salgueiro Maia e o biógrafo António de Sousa Duarte também participam na sessão.

O livro, escrito por Salgueiro Maia, com histórias da Guerra Colonial e do 25 de Abril, regressa às livrarias numa edição aumentada. Aos depoimentos que complementam a 1.ª edição, de Carlos de Matos Gomes, Francisco Sousa Tavares, Maria Manuela Cruzeiro e Vasco Lourenço, juntam-se os de António Sousa Duarte, Armando Fernandes e João de Melo.

Capitão de Abril contém ainda duas entrevistas – a primeira, cedida em 1974 a Adelino Gomes, e outra de 1988, a Fernando Assis Pacheco – e a reprodução fac-similada do relatório da “Operação Fim do Regime”.


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Fernando José Salgueiro Maia nasceu a 1 de Julho de 1944, em Castelo de Vide.
Frequentou a Escola Primária em São Torcato, Coruche, e o Ensino Secundário em Tomar e Leiria.
Viveu em Pombal, que considerou o local do seu “segundo nascimento”.
Aos 20 anos, ingressou na Academia Militar, em Lisboa e, acabado o curso, apresentou-se na Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém.
Participou na Guerra Colonial, em Moçambique e na Guiné, tendo ascendido ao posto de capitão em 1971.
Delegado de Cavalaria, integrou a Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA).
Em 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que, partindo da EPC, ocupou o Terreiro do Paço e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, culminando na rendição de Marcello Caetano e na queda do Estado Novo.
Salgueiro Maia retomou o rumo da carreira militar, ascendendo ao posto de major em 1981.
Passou pelos serviços administrativos da Direcção da Arma de Cavalaria, em Lisboa, o Quartel-General da Zona Militar dos Açores, o Presídio Militar de Santarém e o Regimento de Cavalaria de Santa Margarida.
Licenciou-se em Ciências Políticas e Sociais, e em Ciências Antropológicas e Etnológicas, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa.
Em 1983, recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
De regresso à EPC, organizou o Museu de Cavalaria.
Em 1988, foi promovido a tenente-coronel.
Faleceu em 1992, após uma dura luta contra o cancro, tendo sido agraciado nesse ano, a título póstumo, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Torre e Espada.
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O convite e a capa do livro seguem em anexo.

Para mais informações, por favor contactar:

Inês Figueiras
Âncora Editora
Av. Infante Santo, 52 – 3.º Esq.
1350-179 Lisboa
Tel. 213 951 221 | Tlm: 963 054 215 Fax 213 951 222
www.ancora-editora.pt
www.facebook.com/ancoraeditora

Obrigada.
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Nota do editor

Último poste da série de 28 de Junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13340: Agenda cultural (328): Apresentação do livro "Militares e Política - O 25 de Abril" por Jacinto Godinhoa, debate com a participação de Luísa Tiago de OLiveira e projecção de um documentário, dia 2 de Julho pelas 18h30 na Livraria Almedina-Estádio "Cidade de Coimbra", em Coimbra

Guiné 63/74 - P13341: Bom ou mau tempo na bolanha (60): Parecido com uma coluna militatr (Tony Borié)

Sexagésimo episódio da série Bom ou mau tempo na bolanha, do nosso camarada Tony Borié, ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGRU 16, Mansoa, 1964/66.




Não, não e não.

Não tem qualquer comparação, isso foi há muitos anos, lá na “Mansoa City”, de onde, quase todas as semanas partiam aquelas colunas militares para Mansabá, Bissorã, Olossato ou Farim, para as zonas de combate, onde não havia lá muita preparação, era ir, aguentar, ter alguma boa sorte, que era esperar que os guerrilheiros tivessem alguma contemplação pelo pessoal civil, que normalmente faziam parte dessas célebres colunas.

Hoje, passados cinquenta anos, tentando em circunstâncias muito, mas mesmo muito diferentes, projectar uma coluna, não militar, não de acção, mas sim de paz e alguma aventura, pois é só isso que nos resta, nesta linda idade dos “entas”, que muitos chamam a idade de ouro, que eu concordo perfeitamente e, o tal espírito de aventura, que todos nós guardamos dentro de nós, que por lá andámos, felizmente ainda continua vivo e, foi nesse contexto que projectamos esta viagem de ida e volta, oxalá que sim, do estado da Flórida ao estado do Alaska, lá no norte, onde dizem que ainda existem “glaciares”, vida quase selvagem, a luz do sol ilumina o dia por um grande espaço de tempo no verão e, no inverno é quase sempre de noite.


Este projecto é um pouco complicado, quase de um “louco”, como se dizia na minha aldeia, quando era jovem, pois naquela zona do globo, e até se lá chegar, onde dizem que se encontra o “Artic Circle, e a latitude é de 66º 33’, viajar no Alaska Highway, Dalton Highway ou no Denali Highway, estradas quase desertas, onde em algumas zonas, a civilização ainda não é como quase todos nós estamos habituados, as estradas e algumas pontes, ficam danificadas com a neve e o rigor do inverno, não existem hotéis, estações de abastecimento de gasolina muito frequentes, os hospitais, vilas ou aldeias, que podem dar algum apoio, normalmente estão distantes umas das outras, o “GPS”, não funciona em algumas áreas, há zonas em que se tem que esperar por outras pessoas nas mesmas circunstâncias, para em conjunto avançar, tal como acontecia lá na Guiné.


Pensando em tudo isto, havia que nos preparar, fizemos exames médicos, autorizações especiais da companhia de seguros do veículos, uma pequena caravana, onde vai uma cozinha ambulante com fogão a gás, quarto para dormir, caixa frigorífica, ar condicionado ou aquecimento, alguns géneros de primeira necessidade, muitas latas de conservas, algumas portuguesas, alguma ferramenta, pás, cordas, tanques extras de gasolina, latas de óleo, bateria extra, caixa médica de primeiros socorros, enfim, pequenas coisas que são muito grandes, nos momentos em que delas precisamos.

Também levamos medicina de manutenção diária, (onde inclui vinho de Portugal e da Califórnia), boa disposição, equipamento apropriado e, as canas de pesca.

Portanto, durante umas semanas, não vou dar notícias tão frequentes como vem acontecendo, mas quando regressar, se vocês entenderem vou contar-vos tudo, vão fazer a viagem comigo.

Até lá, um abraço, companheiros, “believe it or not, we're going to Alaska”.

Tony Borie,
Junho de 2014
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Nota do editor

Último poste da série de 7 de Junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13254: Bom ou mau tempo na bolanha (59): O Alferes Miliciano Bobone (Tony Borié)

Guiné 63/74 - P13340: Agenda cultural (328): Apresentação do livro "Militares e Política - O 25 de Abril" por Jacinto Godinhoa, debate com a participação de Luísa Tiago de OLiveira e projecção de um documentário, dia 2 de Julho pelas 18h30 na Livraria Almedina-Estádio "Cidade de Coimbra", em Coimbra

C O N V I T E

1. Mensagem de Luisa Tiago de Oliveira com data de 27 de Junho de 2014

Assunto: Lançamento do livro "Militares e política: o 25 de Abril": Coimbra, 2 de Julho, 18h30, livraria Almedina-Estádio "Cidade de Coimbra"

Caros possíveis interessados e interessadas:
Venho convidar-vos para o lançamento, em Coimbra, de um livro que organizei e cujo índice é o seguinte:

Militares e política: o 25 de Abril
Introdução - Luísa Tiago de Oliveira
Abertura: Grândola Vila Morena.

Cinco instantes para uma canção - Carlos de Almada Contreiras
Parte I - Ramos Militares e 25 de Abril
Capítulo 1: Caracterização sociológica do Movimento dos Capitães (Exército) - Aniceto Afonso
Capítulo 2: A Marinha e o dia 25 de Abril de 1974 - Pedro Lauret
Capítulo 3: Força Aérea Portuguesa: uma realidade militar e sociológica - Luís Alves de Fraga
Parte II - Rupturas iniciais com o Estado Novo
Capítulo 4: O fim da PIDE/DGS e a libertação dos presos políticos - Luísa Tiago de Oliveira
Capítulo 5: A descolonização: libertação dos presos políticos e fim da PIDE/DGS nas colónias de África - Ana Mouta Faria

Biografias dos autores
Índice onomástico"

Esperando que seja do vosso interesse,
Luísa Tiago de Oliveira




Lançamento do livro “Militares e Política: o 25 de Abril”

O livro, organizado por Luísa Tiago de Oliveira, professora do Departamento de História do ISCTE-IUL, assinala o 40.º aniversário da Revolução portuguesa, que, segundo Samuel Huntington, abriu uma nova vaga revolucionária mundial.

O livro abre com um texto de Almada Contreiras, em que este militar, na altura membro do MFA e do Conselho de Revolução, explica porque é que escolheu a canção “Grândola, Vila Morena” para senha da revolução.

Seguem-se duas partes.
A primeira debruça-se sobre os três ramos militares e a mudança política, tendo capítulos dos ex-membros do MFA Aniceto Afonso (Exército) e Pedro Lauret (Marinha), e do professor universitário Luís Alves de Fraga (Força Aérea).
A segunda parte analisa o fim da PIDE/DGS e a libertação dos presos políticos em Portugal e nas ex-colónias, sendo composta por capítulos de Luísa Tiago de Oliveira e Ana Mouta Faria, ambas docentes do ISCTE-IUL.

Com esta obra, os autores pretendem contribuir para uma visão plural dos problemas, fazendo dialogar investigações provenientes de perspetivas diversas e permitindo o avanço do conhecimento e o reforço da cidadania.

Em Coimbra, o lançamento do livro decorrerá no dia 2 de Julho, às 18h30, na livraria Almedina-Estádio Cidade de Coimbra.

A apresentação será feita pelo jornalista da RTP e professor universitário da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Jacinto Godinho.

Nesta sessão de lançamento do livro “Militares e Política: o 25 de Abril”, da editora Estuário, será projectado ainda um documentário sobre o assalto à sede da PIDE-DGS. ​

Luisa Tiago de Oliveira
Departamento de Historia
ISCTE, Instituto Universitario de Lisboa | Lisbon University Institute
Av. Forcas Armadas
1649-026 Lisboa
+351217903915
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Nota do editor

Último poste da série de 28 de Junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13339: Agenda cultural (327): Revista do IDN - Instituto de Defesa Nacional, "Nação e Defesa", nº 139: "Portugal na Grande Guerra - A posição de Portugal no Mundo": convite para a submissão de artigos até 7 de julho próximo

Guiné 63/74 - P13339: Agenda cultural (327): Revista do IDN - Instituto de Defesa Nacional, "Nação e Defesa", nº 139: "Portugal na Grande Guerra - A posição de Portugal no Mundo": convite para a submissão de artigos até 7 de julho próximo


Lisboa > Outubro de 1914 > Envio de uma força expedicionária da 1600 homens, sob o comando de Alves Roçadas, em Outubro de 1914. 

Na fronteira sul de Angola, após um ataque alemão ao posto fronteiriço de Cuangar, as NT  tentaram, em vão, expulsar os alemães do território. São derrotadas em Dezembro de 1914, em Naulila (Desastre de Naulila). Retiram para Humbe, ao mesmo tempo que as populações locais se revoltam contra a soberania portuguesa. O governo republicano é obrigado, devido a esta revolta local, a reforçar a guarnição de Angola, enviando  da Metrópole uma força constituída por cerca de 400 oficiais e 12 mil praças. De Moçambique chegam mais 2 companhias landins.

Lisboa > c. 1914 > Tropa expedicionário a caminho de Angola

Também em Moçambique as tropas alemãs começaram a ameaçar a soberania portuguesa. Houve um primeiro ataque alemão ao posto fronteiriço de Maziua, no Rovuma, obrigando o governo da República a mandar um força de mais de 1500 homens para aquela colónia do Índico. Essa força chegou a Moçambique em Outubro de 1914. Mal organizadas e equipadas, as NT, passaram meses sem contacto com o inimigo e perderam um quinto dos seus efetivos por motivo de doença.
Um ano depois, e Novembro de 1915 uma nova força expedicionária, de mais 1500 homens, chega a Moçambique sob o comando de Moura Mendes. Essa 2ª força tinha como finalidade recuperar a ilha de Quionga, mas também devido a desorganização idêntica à da primeira força, só em 4 meses perdeu, por doença, metade dos efectivos. Em abril de 1916, a pequena ilha de Quionga é recuperada mas Moura Mendes já tinha perdido metade dos seus efetivos por doença....

Novo reforço em homens (mas de 4600, sob o comando de Ferreira Gil) chega à colónia em finais de Junho de 1916. A sua missão é passar o Rovuma e atacar as tropas alemãs ao mesmo tempo que estas eram atacadas no Tanganica pelos ingleses e outros aliados O exército de Ferreira Gil consegue passar o Rovuma, conquistar Nevala mas acaba por ser derrotada, sendo obrigada a retirar novamente para Moçambique.
Em 1917 é envia a 4ª força para Moçambique, esta constituída por  cerca de 9800 homens, comandados por Sousa Rosa.

(...) "A Alemanha tinha na África Oriental, uma pequena força de 4000 askaris e 305 oficiais europeus, comandados pelo general Lettow Worbeck. Este general alemão conseguiu sempre resistir aos ataques das forças inglesas, apesar de estas serem em número muito superior. Isto só foi possível devido a este general ter utilizado uma nova forma de guerra (guerrilha), não lhe interessando manter ou conquistar posições, mas sim manter o inimigo sempre ocupado, de modo que este não pudesse libertar soldados para enviar de volta à Europa.

"Em Novembro de 1917, Lettow Worbeck passa o Rovuma e derrota as tropas portuguesas em Negomano, e percorre Moçambique sempre fugindo e derrotando as tropas (inglesas e portuguesas) que encontrava pelo caminho e provocando a revolta das populações locais contra os portugueses. Este general alemão acabou por voltar ao Tanganica.

"Com o final da guerra na Europa, o exército alemão que se encontrava nessa altura na Rodésia, acabou por se render apesar de nunca ter sido derrotado.

"Para Portugal ficaram, além das grandes derrotas militares, as revoltas das populações locais, que demoraram a ser reprimidas." (...) (Fonte: Wikipedia > Portugal na Primeira Grande Guerra)



França > Brest > O desembraque das tropas portuguesas


 Frente ocidental > Prisioneiros de guerra portugueses [Bundesarchiv Bild 183-S30568, Westfront, portugiesische Kriegsgefangene CC-BY-SA-3.0-de] Autor desconhecido. Iimagem foi doada à Wikimedia Commons pelos Arquivos Federais da Alemanha (Deutsches Bundesarchiv) dentro de um projecto comum.

A batalha decisiva travada  pelo  corpo expedicionário português na I Grande Guerra  (calculado em 55 mil homens) foi em La Lys, na Flandres, em 9 de abril de 1918. Segundo o historiador militar Nuno Severiano Teixeira, as nossas baixas estimam-se em 1312 mortos, 4616 feridos, 1932 desaparecidos e 7740 prisioneiros. (Fonte: Nova História Militar de Portugal, ed. l. Manuel Themudo Barata e Nuno Severiano Teixeira: Vol 4, Lisboa: Círculo de Leitores, 2004, p. 30).

Imagens do domínio público (com mais de 70 anos). Cortesia de Wikipedia.



Página de rosto do sítio do IDN - Instituto de Defesa Nacional, que edita a revista "Nação e Defesa"


1. Do nosso leitor (e camarada) José João da Costa Pereira,  ten cor ref, do núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes, reencaminhando-nos um mail das Relações Públicas do Instituto de Defesa Nacional (IDN), que edita a revista "Nação e Defesa"

De: IDN Relações Públicas [mailto:idn.relacoespublicas@defesa.pt]
Enviada: segunda-feira, 23 de Junho de 2014 14:12
Para: Instituto Ação Social FFAA - TGEN Fialho da Rosa

Assunto: Call for papers: Nação e Defesa nº 139 "Portugal na Grande Guerra - A posição de Portugal no Mundo"

(...) A Grande Guerra ou Primeira Guerra Mundial (1914-1918) é consequência de rivalidades cruzadas entre as principais potências, quer na Europa, quer no resto do mundo, de carácter variado (ideológico, político, económico, imperial).

Estas rivalidades culminaram nos dois conflitos de maior intensidade da história, entre 1914 e 1945, e conjugaram-se com o que historiografia designou por crise do sistema liberal, mas também com a legitimidade internacional crescente do princípio da autodeterminação. Esta norma emergente condicionava a ação das grandes potências e potenciava a emergências de novas pequenas e médias potências, que, no entanto, enfrentaram nesses conflitos desafios particularmente agudos.

A Grande Guerra (e seus antecedentes) remete também – numa situação com alguns paralelos com a atual – para o debate em torno das chamadas guerras de transição de poder entre grandes potências emergentes revisionistas e as grandes potências conservadoras. Assim como para o debate relativo ao efeito de arrastamento que conflitos inicialmente localizados podem transportar, através de sistemas de alianças, para um conjunto alargado de Estados do sistema internacional.

Portugal não escapou à crise do sistema liberal oitocentista, agravada por tensões externas como o Ultimatum de 1890, e pela crise do sistema económico da Regeneração, resultando em ruturas que levaram consequentemente ao surgimento da I República, da Ditadura Militar e do Estado Novo. Também não escapou, ou não quis deixar escapar, a Primeira Guerra Mundial.

Importa pensar com que dilemas internos e externos se confrontava Portugal nesse período, e como estes condicionaram a sua resposta, em termos político-estratégicos, à crise externa cada vez mais intensa e grave, nomeadamente o problema fundamental de como uma pequena potência europeia poderia manter um grande império colonial.

Interessa compreender e analisar, de forma crítica e inovadora, a situação política e estratégica de Portugal, no dealbar do século XX e como esta influenciou a decisão de intervir na contenda mundial em curso entre 1914 e 1918: quais os objetivos de guerra no quadro da inserção geopolítica de Portugal no início do século XX e os efeitos desta intervenção na posição internacional do país após o seu desfecho.
Neste contexto, convidamos todos os interessados a submeterem um artigo que se enquadre no tema genérico "Portugal na Grande Guerra – a Posição de Portugal no Mundo".

Os artigos deverão ser enviados até 7 de Julho de 2014 para idn.publicacoes@defesa.pt sendo as normas de submissão destes consultáveis em www.idn.gov.pt

Serão selecionados um máximo de 6 artigos, tendo em consideração um conjunto de critérios: a qualidade do texto, assegurar alguma diversidade temática, a fundamentação em fontes relevantes, a abordagem original de questões relevantes, sendo a atenção à dimensão comparativa também valorizada. (...)

Guiné 63/74 - P13338: IX Encontro Nacional da Tabanca Grande (42): Todos bons camigos e melhores camaradas, muitas caras conhecidas de outros encontros, alguns totalistas ou quase totalistas


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 > Jorge Canhão & Maria de Lurdes (Oeiras)... O Jorge é um dos nossos fotógrafos oficiais...


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 > António José Pereira da Costa (Tó Zé para os amigos...) e Isabel (Mem Martins / Sintra)... Duas presenças habituais nos encontros nacionais da Tabanca Grande... 


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 > António Fernando Marques e Gina (Cascais)... Um casal amoroso que não falha um encontro de camaradas, sejam os da Tabanca Grande, sejam os de outras tabancas, ou os encontros (anuais) da malta de Bambadinca (1968/1972)


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 > José Barros Rocha (Penafiel) e Jorge Rosales (Cascais), o homem que gosta sempre apresentar-se como um camarada do "caqui amarelo" (leia-se: dos "velhinhos" da Guiné)... O Rocha por sua vez é um bom amigo e camarada de longa data, que continua a trabalhar "a bem da Nação" como despachante alfandegário (ou coisa parecida, lá na sua bela terra que é Penafiel).


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 > Jorge Cabral (Lisboa), Rui Gouveia (Leiria)  e Luís Moreira (Mem Martins / Sintra). O Jorge e o Luís não precisam de apresentações, são caras conhecidíssimas... O Rui, creio que é a primeira vez que vem ao nosso encontro anual... Foi fur mil do Pel Caç Nat 63, em Missirá, já depois do Jorge Cabral ter regressado a Lisboa... Não é membro (registado) da Tabanca Grande mas fica convidado para "apresentar-se à porta de armas"...


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014  > Xico Allen (V. N. Gaia)  (quantas vezes, Xico,  já foste à Guiné, camarada?) e o Vítor Caseiro (Leiria) que, muita gente não sabe, é autarca e que ontem fez anos...


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 > Vasco Ferreira (Vila Nova de Gaia) e António Sousa Bonito (Carapinheira / Montemor-o-Velho)... Duas presenças também habituais e sempre muito festejadas nos nossos encontros...


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 > Idálio Reis (Sete-Fontes / Cantanhede) (um dos "heróis de Gandembel") e Arménio Santos (Lisboa) que, muita gente não sabe, é deputado da Nação... (Veio com o Jorge Cabral, e é já a 2ª  ou a 3ª vez que vem ao nosso encontro).


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 >  Da esquerda para a direita: C. Martins (Penamacor), Manuel Luís Lomba (Faria / Barcelos) e Eduardo Jorge Ferreira (Vimeiro / Lourinhã)... Gente de cinco estrelas que vem de 3 províncias distintas deste  reino milenar: Beiras, Minho, Estremadura...


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 > António Martins de Matos (Lisboa) e Vasco da Gama (Buarcos)... São dois "residentes" também da Tabanca do Centro.


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 > Joaquim Mexia Alves (Monte Real / Leiria) e António Santos (que veio com Graciela & mais 7 do clã) (Caneças / Odivelas)


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 > Jorge Loureiro Pinto (Agualva / Sintra) e Joaquim Luís Fernandes (Maceira / Leiria)


IX Encontro Nacional da Tabanca Grande > Palace Hotel Monte Real > 14 de junho de 2014 > Três camaradas do norte: Joaquim Almeida (Maia), David Guimarães (Espinho) (é "totalista" com a Lígia) e José Manuel Lopes (Régua) ( desta vez, veio sem a Luísa)

Fotos (e legendas): © Luís Graça  (2014). Todos os direitos reservados

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Guiné 63/74 - P13337: Fotos à procura... de uma legenda (29): O menino... soldado de Madina do Boé, a G3 e a Kalash... (Manuel Coelho, ex-fur mil trms, CCAÇ 1589 / BCAÇ 1894, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68)


Foto nº 1


Foto nº 2

Guiné > Região do Boé > Madina do Boé >  CCAÇ 1589/BCAÇ 1894 (Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68). > Foto nº 1 > O menino a fingir de soldado, empunhando a custo  uma G3; foto nº 2 > Uma Kalash, capturada ao PAIGC...  Duas fotos do álbum Fotográfico do nosso camarada Manuel Caldeira Coelho,  ex-fur mil trms,  CCAÇ 1589 (Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68).(*)... Duas fotos à procura de um boa legenda (**)...e da generosa  e espontânea colaboração dos nossos leitores que continuam a ser fiéis ao nosso blogue (a avaliar pelas 6 a 7 mil visualizações de página por dia).

Fotos: © Manuel Coelho (2011). Todos os direitos reservados [Edição: LG]
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Notas do editor:

Guiné 63/74 - P13336: Memórias da CCAÇ 1546 (Domingos Gonçalves) (3) - Reportagens da Época (1966): Viagem a Madina do Boé

1. Mensagem do nosso camarada Domingos Gonçalves, (ex-Alf Mil da CCAÇ 1546/BCAÇ 1887, Nova Lamego, Fá Mandinga e Binta, 1966/68) com data de 19 de Junho de 2014:

Prezado Graça:
Saúde para ti, e para todos os navegantes do Blogue.
Caso não exista inconveniência, poderás inserir no blog a descrição de uma ida a Madina do Boé, à distância de 48 anos.

Um abraço amigo.
Domingos Gonçalves


MEMÓRIAS DA CCAÇ 1546 (1966) 
- REPORTAGENS DA ÉPOCA

3 - VIAGEM A MADINA

Dia 20

Começaram os preparativos para o transporte de abastecimentos a Madina do Boé.
Os géneros começaram a ser transportados para o destacamento do Ché-Che, onde ficam armazenados.
Não devem faltar muitos dias para que a companhia de caçadores n.º 1546 atravesse de novo o rio para escoltar as viaturas que transportarão os géneros e as munições para o abastecimento, durante a época das chuvas, da companhia n.º 1416, aprisionada dentro de um rectângulo de arame farpado, numa terra a que ainda se dá o nome de Madina do Boé. Um nome que apenas faz lembrar, a quem o escuta, o sofrimento de um grupo de homens valorosos que, estoicamente, ali vão permanecendo.
Eles, sim, merecem ser chamados de heróis.
Pelas onze horas e meia o pelotão do Alferes Y, partiu para o Ché-Che, escoltando as primeiras viaturas carregadas de géneros.
Não almoçaram porque à hora em que saíram ainda não havia almoço.
Não jantaram porque, quando chegaram, era tarde e já não havia jantar...
Não receberam ração de combate, porque a companhia precisa de economizar algumas dezenas de rações... Passaram fome!
Triste comando este, e desumano, que nós temos!
É terrível esta insensibilidade!... Esta falta de humanismo e de sentido de responsabilidade.
É chocante este abuso do poder, esta sede economicista, que se alimenta, exclusivamente, do sofrimento dos outros.


Dia 21

Pela manhã parti para o Ché-Che, com o meu grupo de combate, a escoltar as viaturas que transportam os géneros que estão a ser armazenados nessa localidade.
Passei lá o dia e pernoitei na casa de um nativo.
Foi uma noite de tempestade.
A época das chuvas chegou mesmo a sério.
No destacamento não há condições de armazenamento para os géneros que transportamos.
Fica tudo ao ar livre, ao sol e à chuva. Grande parte do abastecimento não vai chegar ao destino.
A culpa é toda de quem programou o transporte para esta época... Mas aqui, por incrível que pareça, não se pedem responsabilidade a ninguém.
É a tropa... Quem se lixa, depois, são aqueles que acabam por sofrer a fome e a necessidade... Quem faz as asneiras acaba sempre por não sofrer nada... Há pessoas afortunadas que nasceram já com o privilégio de poder fazer todo o tipo de asneiras, sem que ninguém, depois, as incomode...
A tropa é o mundo dessa gente... É uma corporação de medíocres...
E quanto mais alto é o grau na hierarquia, maior é, também, a mediocridade.

Guiné > Região do Boé > Rio Corubal >  Cheche > A jangada que fazia a travessia do rio. Belíssima foto do Manuel Caldeira Coelho (ex-fur mil, CCAÇ 1589/BCAÇ 1894, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68).

Foto: © Manuel Coelho (2011). Todos os direitos reservados [Edição: LG]


Dia 22

Pelas onze horas chegou, sob o comando do capitão, o restante pessoal da companhia.
O Tenente Coronel X, comandante do meu Batalhão, veio, também, na coluna.
Parte do pessoal atravessou, ainda cedo, para a margem Sul do Corubal e ocupou a zona ribeirinha. Entretanto, durante toda a tarde, a jangada foi transportando para a margem Sul as viaturas e os géneros.
Toda a companhia passou a noite na margem Sul.
Durante a noite choveu muito.
Como não havia local onde nos abrigássemos apanhou-se com a chuva toda. Foi o suficiente para ninguém dormir nada.
Perto da margem do rio rebentou uma armadilha anti-pessoal sob a roda de uma viatura. Fez apenas estragos ligeiros e não feriu ninguém.
A mina anti-pessoal rebentou, perto do tronco de uma árvore, onde, normalmente, todos temos tendência para nos encostar.
Foi uma sorte a viatura ter passado primeiro...


Dia 23

Continuou a travessia de géneros para a margem Sul, onde nos encontramos.
É uma operação lenta e muito perigosa.
A jangada está arruinada e não oferece nenhumas condições de segurança.
Hoje, caiu outra viatura ao rio e por lá ficou mergulhada, a tomar banho.
Desta vez também não tivemos, ainda, desastres pessoais. Temos andado com muita sorte.
Se um dia o raio deste calhambeque perde a estabilidade quando transportar soldados, será uma catástrofe..
De noite, as formigas e os mosquitos não deixaram dormir ninguém
O local onde se pernoitou, devido às chuvas, transformou-se num enorme lamaçal.


Dia 24

Ainda cedo iniciou-se o transporte dos géneros para Madina do Boé.
Fiquei todo o dia, com o meu grupo de combate, emboscado na zona da tabanca do Vilongo, uma povoação abandonada, cujo espaço o capim depressa se encarregou de conquistar.
Pelas duas horas da tarde, já perto do cruzamento Béli/Madina, explodiu uma mina anti-carro sob a roda de uma viatura.
Uma das secções do meu pelotão, que seguia do Vilongo [Bilonco] para o Ché-Che, a prestar segurança às viaturas, foi toda projectada para o chão.
Todos os soldados dessa secção ficaram feridos. Todos menos o Eusébio que, por simples acaso, não seguia naquele meio de transporte.
Reparei que o rapaz trazia um terço pendurado ao pescoço.
Nenhum dos feridos corre perigo, mas foram todos transportados para Bissau de helicóptero
Ao cair da noite fomos para Madina do Boé, onde se pernoitou.
O nosso comandante de batalhão acompanhou-nos sempre durante esta aventura.
É dos poucos, (ou talvez o único) comandantes de batalhão que se metem nestas andanças.
Regra geral os comandantes de batalhão preferem andar longe dos locais onde os tiros se façam ouvir, escolhem andar de avião, a algumas centenas de metros de altura, mesmo para comandar as forças de que são responsáveis.
De avião, e a uma altura considerável, longe do alcance das metralhadoras antiaéreas, é muito mais seguro viajar, ou proceder ao comando, através das comunicações rádio.
Mas, o comandante do batalhão de caçadores n.º 1887 é um homem diferente.

Em Madina, um alferes da guarnição local, ao vê-lo em tronco nu, a pele queimada, confundido entre os soldados, veio perguntar-me:
- Eh pas!.. Quem raio é aquele sargento?
- Caluda... - Respondi-lhe! Olha que se trata do comandante do meu batalhão.

O alferes ficou admirado. E tinha razão para isso.
Efectivamente, as altas patentes não se dão ao trabalho de experimentar no terreno um pouco do sofrimento que, no dia, a dia, aflige os seus homens.
Esta guerra está a ser feita pelas baixas patentes, principalmente por milicianos, sejam eles furriéis e alferes, ou em menor número, capitães. Os altos comandos preferem a tranquilidade dos gabinetes, mesmo que pouco confortáveis, a burocracia e a vida fácil dos quartéis..
Quando é necessário exercer o comando das operações nunca se deslocam com os seus homens. Através do rádio, e do avião, eles indicam os objectivos.

Convictos, eles ordenam:
-Siga pela direita. Avance mais para a frente. Atravesse a bolanha...
- Faça fogo para ali. Utilize o morteiro.

E a tropa macaca, como as elites nos chamam, lá vamos cumprindo tantas parvoíces que às vezes nos mandam fazer. Autênticas loucuras donde, às vezes, só o acaso nos deixa sair com vida...
Depois, quando chegar o fim das comissões, eles, cheios de orgulho, ficam com o peito cheio de medalhas e condecorações. São uns heróis. Desfilam garbosamente em grandes paradas, perante os ministros embriagados de júbilo.
E ouvem-se discursos! Decidem-se louvores! E escreve-se a história com uns heróis feitos de barro!
E os soldados, esses, se tiverem a sorte de não regressar numa urna funerária, dificilmente conseguirão regressar livres das enfermidades tropicais, das mutilações, dos traumas e da miséria.
É este o panorama de um exército lançado numa guerra em que já ninguém acredita. Numa guerra que apenas terá ligeiro interesse para meia dúzia de iluminados que andam por aí quase só a exibir os galões. No fim, eles levam pelo menos algum dinheiro. Quem sabe. Vão mesmo levar algumas condecorações.
Recebi carta de Lisboa, de uma rapariga que deseja ser minha madrinha de guerra...


Dia 25

De manhã, partindo de Madina, a companhia foi ao monte (uma pequena elevação) junto ao cruzamento de Béli/Madina, fazer uma pequena operação. Depois, um dos pelotões foi ao Ché-Che buscar mais géneros.
De tarde voltou toda a gente para Madina.
O comandante de Nova Lamego veio a Madina.
Como não podia deixar de ser, veio de avião.
No regresso ofereceu boleia ao meu comandante de batalhão, mas ele não aceitou. Prefere regressar, acompanhando-nos, conhecendo o nosso dia a dia, e as dificuldades que em cada encruzilhada estão à nossa espera.
A proceder assim não vai receber condecorações. É que as medalhas, regra geral, destinam-se a condecorar outro tipo de heróis. Os que tiverem mais horas de voo, em Dornier 27, ou em helicóptero, os meios de transporte mais utilizados pelos altos comandos.
- Caro comandante... Se assim continuas não fazes carreira. Ninguém se vai lembrar de ti. Mesmo que não sejas muito ambicioso, terás sempre na mente, como qualquer bom militar, atingir, no mínimo, o posto de general. É um desejo mais do que justo... Mesmo razoável...
- Mas, se não fores como os outros, insensível e desumano, oportunista e alheio ao sofrimento dos teus homens, nunca atingirás o topo da carreira que abraçastes.
Quem me dera não ser profeta...


Dia 26

Às sete horas da manhã iniciou-se a viagem de regresso a Nova Lamego.
Caminhou-se quase sempre sob uma chuva intensa.
Recuperou-se a viatura que accionou a mina anti-carro.
Ao anoitecer as viaturas já estavam todas na margem Norte do rio Corubal. Desta vez a jangada portou-se bem. Não nos pregou nenhuma das partidas do costume. Já merecíamos ter alguma sorte na travessia deste rio.
Cansados e famintos, atingimos Nova Lamego quase à meia noite.
Foi quase uma semana de fome, sede, fadiga e trabalho sem fim. Acima de tudo foi uma semana de tensão nervosa contínua, onde a miragem do perigo foi constante, tocando, às vezes, os limites da resistência psíquica de cada um de nós.
Mas, estoicamente, todos vão aguentando...
Todos vão passando além dos limites da capacidade de aguentar...
Regra geral, a nossa capacidade de resistir é sempre maior do que aquilo que nós próprios pensamos.
Somos sempre capazes de chegar um pouco mais longe...
Impressionou-me, nesta viagem, a personalidade do capitão da companhia de Madina do Boé. É um homem especial.
É mesmo um homem invulgar. Dele pode dizer-se que é um guerreiro nato.

Domingos Gonçalves
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Guiné > Mapa da província (1961) (Escala: 1/500 mil) > Detalhe: região do Boé > A única "estrada"  que ligava Nova Lamego (carta de Nova Lamego) ao sul (até Cacine), passando por Canjadude (carta de Cabuca), atravessando o Rio Corubal em Cheche (margerm direita)  (carta de Jabiá) e segundo depois para Madina do Boé (carta de Madina do Boé)...

Entre o Cheche e Madina do Boé havia o cruzamento para Beli (carta de Beli). Entre o Cheche e Madina do Boé a única povoação (abandonada) que havia em 1966 era Bilongo.

Um dos mitos da propaganda do PAIGC foi o da declaração da independência em 24 de setembro de 1973 em Madina do Boé, o que nunca aconteceu... Madina do Boé foi retirada pelas NT, por ordem de Spínola, em 6 de fevereiro de 1969 (Op Mabecos Bravios). No regresso desta operação houve o trágico desastre no Cheche, com 47 mortos por afogamento.

Guiné > Região do Boé > Carta de Jabiá (1961) (Escala 1/50 mil) > Posição relativa de Che-Che, por onde passava a "estrada" para Madina do Boé com cruzmento à direita para Beli.  Estas 3 posições (Beli, Madina do Boé e Cheche foram abandonadas pelas NT, por ordem de Spínola). O aquartelamento mais a sul de Nova Lamego passou a ser Canjadude, guarnecida pelos "Gatos Pretos" (CCAÇ 5). Eram precisos 4 cartas militares para se ir de Nova Lamego a Madina do Boé (cinco, no caso de Beli).

Infografia: Blogue Luis Graça & Camaradas da Guiné (2014).
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Nota do editor

Último poste da série de 9 DE SETEMBRO DE 2011 > Guiné 63/74 - P8759: Memórias da CCAÇ 1546 (1966) - Reportagens da Época (Domingos Gonçalves) (2): A Viagem, O Desembarque e o Passeio pelo Geba

Guiné 63/74 - P13335: Notas de leitura (605): "O Retorno dos “Gans”, de Fernando Perdigão (2): Uma viagem ao ocultismo ligado ao culto do morto na Guiné (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 27 de Dezembro de 2013:

Queridos amigos,
Tudo leva a crer que a base histórica forjada por Fernando Perdigão para o ressurgimento dos Gans não passe de uma trama bem magicada. Dá uma oportunidade única para conhecer as práticas rituais da comunicação com os mortos, seus oficiantes, desempenho de curandeiros, sacerdotes e sacerdotisas e a invocação dos irãs. E também abre espaço para pressentir as aspirações de uma classe burguesa que procura afanosamente uma saída para o desenvolvimento, empreender com algum respeito pela tradição.
Uma leitura que traz ganhos culturais, indubitavelmente.

Um abraço do
Mário


O Retorno dos “Gans” (2): Uma viagem ao ocultismo ligado ao culto do morto na Guiné

Beja Santos

A morte e as exéquias de Procópio Fidalgo são o pretexto para uma viagem aos mistérios e aos tabus associados ao culto dos mortos na Guiné-Bissau no romance de estreia de Fernando Perdigão «O Retorno dos ‘Gans’», Edições Colibri, 2013, ao que sabemos é a primeira obra da literatura luso-guineense que se debruça com tal profundidade sobre os santuários das cerimónias tradicionais, sacerdotes, curandeiros, peregrinações aos locais de culto, irãs, cerimónias de toca-choro, esteiras de choro, amuletos, comunicação com o espírito dos falecidos. O outro pretexto, porventura uma aventura ficcional, são os Gans, em que, segundo o autor, os familiares dos antigos escravos passaram a viver independentes e fora das cercas das feitorias e das empresas dos antigos colonos, isto nos arrabaldes de Cacheu, Bolama, Farim, Geba, bem como Bissau, instituindo uma nova ordem social e económica. Pesquisei sobre os Gans e nada se encontrou, nenhuma literatura de referência consultada aborda tal problemática. O autor estabelece o enredo em torno de famílias de estatuto pequeno-burguês, dando-lhe uma permanente tensão entre a modernidade e a tradição, a família Fidalgo vai delapidando o seu património em todos os cerimoniais de choro e nas sucessivas receções dos muitos convidados, sabemos como a Guiné tem famílias extensíssimas. Nascem amores, confirmam-se casamentos, um psicólogo interpreta sonhos e um sociólogo disserta sobre os Gans.

O autor recorre ao expediente de jornadas universitárias para discorrer sobre o passado. Aqui e acolá, dá a sua alfinetada sobre a situação política: a lenta evolução do país à mercê das profecias; um funcionalismo público que tem emprego mas não tem trabalho, uma classe política arranjista… O sociólogo, de nome Fundungo, disserta sobre os Gans que teriam aparecido no período pós-descobrimentos, mais concretamente no período de instalação das feitorias. Os Gans teriam sido desmantelados até meados do século XX, eram um edifício educativo tradicional do país, os seus patriarcas constituíam uma espécie de assembleia restrita. Saúde-se o autor por esta nota de exótico que irá apimentar o livro até ao fim. Porque toda a obra está embrenhada de imaginário religioso à revelia do que prevêem os códigos cristão e islâmico. Por exemplo, a cerimónia do “cabaz”, o casamento tradicional guineense, materializado num objeto envolto de uma toalha branca e que é posto no meio da sala, simboliza o termo de compromisso entre duas pessoas e descreve-se com detalhe o longo cerimonial da chegada dos noivos na presença dos parentes, abre-se o cabaz de onde se retira um envelope branco e outros objetos, foi assim que “casaram” Ernesto e Kilda. Ficamos a saber que neste cerimonial há em sequência o pedido da mão da noiva, a abertura do cabaz e o casamento oficial. Este Ernesto era irmão do defunto Procópio, será ele que irá revitalizar Gan Fidalgo. E entretanto prosseguem cerimónias em memória do falecido Procópio, copos de água, missas, elogios…

Esperança, a filha de Procópio que casara com Gilberto, um angolano, e viveu em Lisboa, decidem refazer a sua vida em Bissau, ela trabalhar nas Linhas Aéreas Lusófonas, Gilberto tem outros planos, quer fazer uma agência funerária moderna. Depois das cerimónias religiosas do Dia de Todos os Santos, chegou o momento para o cerimonial do irã e dá-se a seguinte explicação: “Naqueles tempos, quando os brancos cá chegaram, isto era tudo mato cerrado, cheio de poilões e calabaceiras habitados pelos irãs. Mas havia caminhos muito antigos que os filhos da terra, habitantes das tabancas, percorriam, como itinerários sagrados, em direção aos santuários. Os portugueses em conluio com certos irãs, apoderaram-se do território e derrubaram muitas dessas árvores sagradas e até ficaram com alguns irãs para eles. Os nossos antepassados transferiram outros irãs para outros sítios…”. E presenciamos um cerimonial de irã, no quintal do “Caminho do Irã”.

Fernando Perdição não perde oportunidade para ventilar algumas das questões ditas fraturantes da sociedade guineense como a mutilação genital feminina. O toca-choro é também alvo de minúcia descritiva, é convocado para proteger a nova casa-grande de eventuais entradas dos espíritos maus. Faz-se o chamamento dos defuntos, instrumentos repicam, como o bombolom, segue a ladainha das mensagens, invocam-se os nomes dos entes queridos dignos de lembrança e choro, explica-se a indumentária com que todos se apresentam na cerimónia, segue-se a matança dos animais, uma boa parte de cada animal havia de ficar na casa de acolhimento da cerimónia. No contexto da tensão entre a tradição e o moderno, estes reagem e tecem críticas: as crianças não devem compadecer a cerimónias destas, pois a violência da carnificina do abate de animais pode provocar traumatismos graves, devia-se arranjar uma maneira simbólica de derrabar um bocadinho de sangue, não se devia consentir neste atentado à moral e à saúde pública já que o sangue e as fezes que se extraem das tripas acabam por apodrecer ao relento e favorecer doenças.

Começaram as obras de preservação de Gan Fidalgo, entretanto o seu herdeiro direto, Ernesto, vai remexer nos papéis do falecido Procópio que deixara imensos escritos, descobre que este era completamente hostil a este culto desordenado dos mortos e deixara, entre outras, a seguinte observação: “Faz-se o culto da personalidade aos vivos em troca do dinheiro, e o culto aos mortos, só pode ser, entre outras velhacarias, para que as almas nos ajudem a garantir um lugar no outro mundo, lugar esse que, se calhar, nem o merecemos”.

A saga encaminha-se para o fim, aparece a árvore genealógica dos Fidalgos, tudo começara em finais do século XVIII com Adelaida Fidaldo, filha de pai português e mãe Pepel, esta escrava guineense. Gan Fidalgo, vem a descobrir-se já tem cerca de 170 anos. Gilberto já pôs de pé a Agência Funerária Pés-Juntos, de colaboração com o Ernesto, que deixou o seu lugar no Ministério da Agricultura. Alguém critica-o: “Onde é que foram buscar essa ideia estapafúrdia de criar uma empresa para tratar de mortos, a ponto de te levar a abandonar o Ministério para ficares sem trabalho?”. Ao que Ernesto responde: “Aqui na Guiné as pessoas pensam que trabalho a sério é só quando se trabalha para o Estado. A nossa agência privada é também trabalho sério, tão sério que eu vou ter que tirar um curso para poder ser administrador da agência”. Ernesto pôs uma nova cobertura de zinco na Casa-Grande, do Gan Fidalgo, uma nova escadaria de acesso à varanda frontal, uma nova pintura, mandou colocar um letreiro em madeira esculpida “Gan Fidalgo”. E disse para si próprio: “Os Gans são os pilares da cultura guineense”. No dia da inauguração profere um vibrante discurso sobre a história dos Gans.

Fica-se com a ideia de que Fernando Perdigão pretende abrir uma via para que os guineenses alcancem um novo paradigma, inovando e assimilando a tradição livre de adulterações e obscurantismos. Depois da luta de libertação chegou o momento de tomar consciência de uma nova mudança. Há que restituir importância aos Gans, fazer deles a base de uma sociedade mais organizada e sem violência. Os Gans contribuirão para que cada guineense possa criar riqueza na sua própria terra, os Gans serão também renovação cultural, prepararão a sociedade para criar riqueza e equidade.

Utopia ou não, há uma mensagem de espírito de renovação, mesmo supondo que os Gans são ficção pura. E para o leitor não iniciado esta cosmogonia da dimensão cultural dos mortos é uma perfeita revelação.
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Nota do editor

Último poste da série de 23 DE JUNHO DE 2014 > Guiné 63/74 - P13322: Notas de leitura (604): "O Retorno dos “Gans”, de Fernando Perdigão (1): Uma viagem ao ocultismo ligado ao culto do morto na Guiné (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P13334: Parabéns a você (754): Vítor Caseiro, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 4641 (Guiné, 1973/74)

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Nota do editor

Último poste da série de 24 DE JUNHO DE 2014 > Guiné 63/74 - P13323: Parabéns a você (753): Vasco Joaquim, ex-1.º Cabo Escriturário do BCAÇ 2912 (Guiné, 1970/72)

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Guiné 63/74 - P13333: (Ex)citações (234): Comentários ao poste do António Medina sobre os acontecimentos de 1964 em Jolmete: Vasco Pires, António Graça de Abreu, Manuel Carvalho, Joaquim Luís Fernandes, Júlio Abreu, Manuel Luís Lomba, António Rosinha e António Medina



Guiné > Região do Oio > Jolmete > CCAÇ 2366/BCAÇ 2845, Jolmete, 1968/70 > As NT e a população.

Foto: © Manuel Carvalho (2012). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem;:LG]

Publicamos, seguindo uma ordem cronológica, os comentários suscitados até à data pelo poste P13326 (*). Sobre os acontecimentos de há 50 anos em  Jolmente (ou Djolmete), evocados pelo nosso camarada da diáspora António Medina (que vive nos EUA), não encontrei até agora nenhuma referência no Arquivo Amílcar Cabral, disponível para consulta pública no portal Casa Comum. O que não quer dizer absolutamente nada.. Em muitos casos o arquivo tem muitas lacunas e é decionante...(LG)


1. Vasco Pires  [ex-alf mil art, cmdt do 23.º Pel Art, Gadamael, 1970/72; membro da Tabanca Grande, a viver na diáspora, Brasil]

"War is hell,"

"You cannot qualify war in harsher terms than I will. War is cruelty, and you cannot refine it; and those who brought war into our country deserve all the curses and maledictions a people can pour out. I know I had no hand in making this war, and I know I will make more sacrifices to-day than any of you to secure peace."

General William Tecumseh Sherman

Parabéns Camarada, por conseguires exorcizar os teus "fantasmas".

PS - Esclarecimento:  Fiz a citação Major - General Sherman, por se tratar de um militar da terra de adoção do Camarada Medina.

Citei-o também, por ser o autor da célebre frase "War is hell", repetida até hoje à exaustão.

Transcrevi a frase seguinte, por ter sido feita, por um militar considerado intransigente, num momento de decisão particularmente difícil - a evacuação e incêndio de Atlanta.

Quanto a juízos de valor,nada tenho contra quem os faz, contudo, eu, tento não os fazer. (...)


2. Manuel Carvalho [ex-Fur Mil Armas Pesadas Inf, CCAÇ 2366/BCAÇ 2845, Jolmete, 1968/70]

Caros camaradas: Cerca de quatro anos depois, em  junho de 68 a minha companhia, a CCAÇ  2366, chegou a Jolmete e aí permanecemos cerca de um ano. O Blog tem fotos minhas desse mesmo barracão que era o edifício com mais qualidade que existia em Jolmete.(**)

A pouca população que havia tinha sido recuperada no mato.O Régulo atual de Jolmete julgo que é o Cajan Seidi. Por acaso não te lembras do nome desse Régulo?



Diz o António Medina: "Não se trata de nenhuma minha criatividade ou ficção, mas sim a descrição verdadeira de factos sucedidos, contados a mim na altura por quem foi testemunha e participante de uma acção bastante degradante e vergonhosa."

Portanto o António Medina não assistiu aos "fuzilamentos", ouviu contar.

Não digo que não possam ter acontecido, todas as guerras são sujas, tudo é possível, até o assassínio de três majores e um alferes, mais dois guias, gente do meu CAOP 1, em 1970, militares desarmados que iam em negociações de paz, exactamente na estrada do Pelundo para o Jolmete.

Estive sete meses em Teixeira Pinto, em 1972/73, estive no Jolmete em 1972, jamais ouvi esta história. Eu sei que já haviam passado oito anos, mas "fuzilamentos" deste tipo costumam deixar lastro na memória das gentes.

Gostava que estes "fuzilamentos" fossem confirmados por mais pessoas que se possam pronunciar com verdade, com factos, não de ouvir contar. (...)

4. Joaquim Luís Fernandes [ex-alf mil, CCAÇ 3461/BCAÇ 3863, Teixeira Pinto, 1973 e Depósito de Adidos, Brá, 1974]

Caros Camaradas e Amigos: Eu sou um sentimentalão! E se calhar muito ingénuo.

Ao ler esta narrativa sentia uns arrepios e um desgosto profundo e interrogava-me: Como terá sido possível tão medonho ato por parte de um corpo do exército português, formado e enquadrado por valores éticos, que condenariam em absoluto tal procedimento? Ou havia nesse tempo outra doutrina que eu desconheço?

E porque duvidar da verosimilhança da descrição do camarada António Medina?...

Tudo isto mexe comigo. Porque vivi aí os meus primeiros medos e pisei esse chão incerto e instável, sou remetido para as questões que tantas vezes coloquei a mim próprio: Porquê a antipatia que via espelhada nos rostos dos manjacos e a sua desconfiança e má vontade?

Teria a ver com a memória desses factos, ou eram memórias bem mais antigas, do tempo de Teixeira Pinto ou ainda mais antigas do tempo dos escravos do Cacheu?

Em 1973, em Teixeira Pinto, coabitávamos em paz aparente com a população local, (velhos, mulheres alguns jovens adolescentes e crianças) mas sentia que éramos "personas non gratas". Toleravam-nos enquanto os servíamos. Diziam-me os meu soldados: "Eles fazem de nós seus criados".

Também ainda não consegui encaixar bem, toda a tramóia dos assassinatos dos três majores, do alferes e dos acompanhantes, em 1970. Apesar de tudo o que li, ficaram-me vários hiatos sem explicação. Agora fico com mais esta dúvida: Será que um acontecimento não tem nada a ver com o outro? A minha intuição diz-me que sim. Pelo menos o local escolhido foi o mesmo. Porquê?... Esta história tem muito por contar! (...)

5. Júlio da Costa Abreu [ex-1º cabo radiomontador do BCAÇ 506 (Bafatá) e ex-1º cabo comando, chefe da 2.ª equipa do grupo de comandos "Centuriões" (Brá, 1964/66); a viver na Holanda }


Ser ou não ser, eis a  questão...  Ter ou não ter razão... E de quem foi a culpa de terem fuzilado em Bambadinca depois do 25 de Abril tantos soldados Comandos, como por exemplo o Jamanca e muitos outros? Ou será que depois de eles terem confiado nos novos donos da Guiné, foi a paga que lhes deram? Isso também é  motivo para serem assassinados? E a guerra realmente nunca foi limpa mas isso é normal. (...)

 6.  Manuel Luís Lomba [ ex-Fur Mil da CCAV 703/BCAV 705, Bissau, Cufar e Buruntuma, 1964/66]

'Terei sido contemporâneo destas circunstâncias.Chegámos a Bissau (BCav 705) em 26/7/64 e a minha subunidade (CCav 703) foi de intervenção para Bula em Agosto, fez o seu baptismo de fogo em Naga e durante 20 dias reforçou a atividade operacional o BCaç 507, comandado pelo então t-coronel Hélio Felgas - que alinhava no mato.

Sem pretender sindicar a memória do camarada António Medina, acho algo de estranho. Aquele comandante exortava-nos à implacabilidade em relação à gente que nos recebesse à bala ou granada, mas incitava-nos ao cuidado de poupar populações. Enfatizava o dilema das mesmas - colocados entre a tropa e os "terroristas". Havia bastantes presos, junto à casa da guarda que recebiam o rancho geral e não me apercebi de maus tratos. Isto dois meses após esses eventuais factos. Cercar tabancas e fazer capturas foi o nosso dia a dia de cada dia operacional. Aconteceram atos lamentáveis? Com certeza. Mas o fuzilamento dos capturados diferido dois meses suscita melhores provas. Luís Cabral não refere esse evento no seu livro Crónica da Libertação. E aquele foi o tempo da prisão de importantes paigcistas, como Rafael Barbosa, Fernando Fortes, sem esquecer os que vieram a conspirar e assassinar Amílcar Cabral que não foram eliminados. (...)

7. Antº Rosinha [ex-fur mil em Angola, 1961/62, topógrafo da TECNIL, Guiné-Bissau, em 1979/93]

Todos os crimes e fuzilamentos e atrocidades cometidos pelos tugas estão adaptados ao discurso anticolonial conveniente às autoridades revolucionárias que tomaram conta do poder em toda a África.

Isto desde o início da guerra em 1961, sempre se acreditou em tudo o que vinha de Argel, Moscovo e Brazaville e Conacry.

Desde os números arredondados tipo os 50 mártires do Pidjiquiti até aos milhares de turras da UPA lançados ao mar, pelos luxuosos PV2 da FAP, tudo está "provado" e "comprovado".

Só falta descobrir o segredo das valas comuns e da contagem dos respectivos cadáveres.(...)

8. António Medina [ex-fur mil inf, CART 527, Teixeira Pinto, Bachile, Calequisse, Cacheu, Pelundo, Jolmete e Caió, 1963/65; vive nos EUA]

Acabo de tomar conhecimento de comentários feitos por alguns camaradas, mostrando certa relutância em aceitar a narrativa dos factos acontecidos na área de Jolmete. Cada um tem o direito de aceitar ou discordar e até pedir provas mais concretas desde que estejam disponíveis.

Segundo a teoria aplicada pelo Comandante do Batalhão de Bula , ver comentário do camarada Manuel Lomba porque assim reza o seu segundo parágrafo:

” AQUELE COMANDANTE EXORTAVA À IMPLACABILIDADE EM RELAÇÃO ÀS GENTES QUE NOS RECEBESSEM À BALA OU GRANADA MAS INCITAVA-NOS AO CUIDADO DE POUPAR POPULAÇÕES “.

Ora, o que foi feito em Jolmete ?

Pouparam, sim, a vida das mulheres e crianças. Mas sem condescendência, como vingança exterminaram os homens da tabanca, considerando o facto que talvez fossem coniventes com os autores da tal emboscada ou assim evitar o perigo de virem a pegar em armas. Foi uma acção bastante secreta como é óbvio. 

SE ENQUADRA OU NÃO NA TEORIA OPERACIONAL DAQUELE COMANDANTE?

Sabemos que casos semelhantes aconteceram não só na Guiné mas também em Angola e Moçambique, em grupos ou a nível individual.

O camarada Manuel Carvalho se refere ter estado em Jolmete em 1968, quatro anos depois, assim como que a pouca população que havia em Jolmete tinha sido recuperada no mato. isto vai ou não ao encontro do que escrevi, da fuga da população que restou e se refugiou no mato?

Estava eu em Bissau como empregado do BNU quando em 1970 se deu o caso dos três majores, um alferes e outros na estrada de Jolmete. Não obstante fossem militares e em guerra, o caso consternou os civis da cidade de Bissau. Teria sido vingança do PAIGC sobre a tropa colonial? (...) (***)
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Notas do editor

(*) Vd. poste de 24 de junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13326: De Lisboa a Bissau, passando por Lamego: CART 527 (1963/65) (António Medina) - Parte II: Foi há 50 anos, a 24 de junho de 1964, sofremos uma emboscada no regresso ao quartel, que teria depois trágicas consequências para a população de Jolmete: como represália, cerca de 20 homens, incluindo o régulo e o neto, serão condenados à morte e executados pelas NT, dois meses depois

(**) Vd, poste de 24 de julho de 2012 > Guiné 63/74 - P10191: Memória dos lugares (189): Jolmete, quotidiano da tabanca e aquartelamento (Manuel Carvalho)

(***) Último poste da série > 20 de maio de  2014 > Guiné 63/74 - P13167: (Ex)citações (233): Venho manifestar o meu apoio ao camarada Veríssimo Ferreira pelo repto que faz ao camarada Manuel Vitorino (Manuel Luís Lomba)