C O N V I T E
1. Mensagem de Luisa Tiago de Oliveira com data de 27 de Junho de 2014
Assunto: Lançamento do livro "Militares e política: o 25 de Abril": Coimbra, 2 de Julho, 18h30, livraria Almedina-Estádio "Cidade de Coimbra"
Caros possíveis interessados e interessadas:
Venho convidar-vos para o lançamento, em Coimbra, de um livro que organizei e cujo índice é o seguinte:
Militares e política: o 25 de Abril
Introdução - Luísa Tiago de Oliveira
Abertura: Grândola Vila Morena.
Cinco instantes para uma canção - Carlos de Almada Contreiras
Parte I - Ramos Militares e 25 de Abril
Capítulo 1: Caracterização sociológica do Movimento dos Capitães (Exército) - Aniceto Afonso
Capítulo 2: A Marinha e o dia 25 de Abril de 1974 - Pedro Lauret
Capítulo 3: Força Aérea Portuguesa: uma realidade militar e sociológica - Luís Alves de Fraga
Parte II - Rupturas iniciais com o Estado Novo
Capítulo 4: O fim da PIDE/DGS e a libertação dos presos políticos - Luísa Tiago de Oliveira
Capítulo 5: A descolonização: libertação dos presos políticos e fim da PIDE/DGS nas colónias de África - Ana Mouta Faria
Biografias dos autores
Índice onomástico"
Esperando que seja do vosso interesse,
Luísa Tiago de Oliveira
Lançamento do livro “Militares e Política: o 25 de Abril”
O livro, organizado por Luísa Tiago de Oliveira, professora do Departamento de História do ISCTE-IUL, assinala o 40.º aniversário da Revolução portuguesa, que, segundo Samuel Huntington, abriu uma nova vaga revolucionária mundial.
O livro abre com um texto de Almada Contreiras, em que este militar, na altura membro do MFA e do Conselho de Revolução, explica porque é que escolheu a canção “Grândola, Vila Morena” para senha da revolução.
Seguem-se duas partes.
A primeira debruça-se sobre os três ramos militares e a mudança política, tendo capítulos dos ex-membros do MFA Aniceto Afonso (Exército) e Pedro Lauret (Marinha), e do professor universitário Luís Alves de Fraga (Força Aérea).
A segunda parte analisa o fim da PIDE/DGS e a libertação dos presos políticos em Portugal e nas ex-colónias, sendo composta por capítulos de Luísa Tiago de Oliveira e Ana Mouta Faria, ambas docentes do ISCTE-IUL.
Com esta obra, os autores pretendem contribuir para uma visão plural dos problemas, fazendo dialogar investigações provenientes de perspetivas diversas e permitindo o avanço do conhecimento e o reforço da cidadania.
Em Coimbra, o lançamento do livro decorrerá no dia 2 de Julho, às 18h30, na livraria Almedina-Estádio Cidade de Coimbra.
A apresentação será feita pelo jornalista da RTP e professor universitário da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Jacinto Godinho.
Nesta sessão de lançamento do livro “Militares e Política: o 25 de Abril”, da editora Estuário, será projectado ainda um documentário sobre o assalto à sede da PIDE-DGS.
Luisa Tiago de Oliveira
Departamento de Historia
ISCTE, Instituto Universitario de Lisboa | Lisbon University Institute
Av. Forcas Armadas
1649-026 Lisboa
+351217903915
____________
Nota do editor
Último poste da série de 28 de Junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13339: Agenda cultural (327): Revista do IDN - Instituto de Defesa Nacional, "Nação e Defesa", nº 139: "Portugal na Grande Guerra - A posição de Portugal no Mundo": convite para a submissão de artigos até 7 de julho próximo
Sem comentários:
Enviar um comentário