Pesquisar neste blogue

Mostrar mensagens com a etiqueta Jorge Ferreira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Jorge Ferreira. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Guiné 61/74 - P28087: Tabanca Grande (581): O superintendente, na situação de reforma, Isaías Teles, e presidente do Núcleo de Oeiras / Cascais da Liga dos Combatentes, que foi alf inf na CCAÇ 1591 (Mejo, Aldeia Formosa e Buba, 1966/68), senta-se a partir de hoje à sombra do nosso poilão, no lugar nº 915


Superintendente, na reformado,  Isaías Fernando Ferreira Teles: (i) nasceu em 28 de fevereiro de 1946, em Bragança; (ii) vive em Linda-A-velha, Oeiras; (iii) é membro da Magnífica Tabanca da Linha; (iv) é presidente da direção do Núcleo de Oeiras / Cascais da Liga dos Combatentes, desde 2013; (v) tem página no Facebook; (vi) passa a sentar-se à sombra do nosso simbólico poilão, no lugar nº 915.


1. O ex-alf inf, CCAÇ 1591 (Mejo, Aldeia Formosa e Buba, 1966/68), oficial do exército, da arma de infantaria, Isaías Teles, hoje superintendente da PSP, na situação de reforma, fez também comissões de serviço em Angola e Moçambique; em 1989 transitou para os quadros da PSP; finalmente senta-se connosco à sombra do poilão da Tabanca Grande.

Através do Núcleo de Oeiras da Liga dos Combatentes, recebemos há mês e meio atrás uma mensagem sua, com um texto da sua autoria sobre a viagem que fez à Guiné-Bissau, ainda antes da pandemia, em 2018, e que vamos publicar em próximo poste.

Data - 22/04/2026, 16:12
Assunto - Partir Mantenhas

Camarada e Amigo,

Conforme a nossa conversa no último almoço da Magnifica Tabanca da Linha, junto em anexo um Tema Relato por mim escrito referente a uma ída à Guiné Bissau nos princípios de 2018.

Com um abraço.
Isaías Teles


Ficam assim reunidos os requisitos para a sua apresentação à Tabanca Grande, que já peca por tardia.




Oeiras > Galeria-Livraria Municipal Verney > 4 de março de 2017 > 15h00-16h30 >Sessão de lançamento do livro de fotografia, da autoria de nosso grão-tabanqueiro Jorge Ferreira, "Buruntuma: algum dia dia serás grande!... Guiné, Gabu, 1961-63" (edição de autor: Oeiras, 2016; impressão: Jotagrafe - Artes Gráficas Lda)...

O presidente da direção do Núcleo de Oeiras-Cascais da Liga dos Combatentes, Isaías Fernando Ferreira Teles, superintendente reformado, esteve presente, e teve a gentileza de oferecer ao nosso blogue o livro "Olhares sobre a Guiné e Cabo Verde" (org., Manuel Barão da Cunha e José Castnho Paes) (Linda A Velha: DG Edições; e Porto; Caminhos Romanos, 2012, 389 pp. (Coleção Fim do Império, 9).

Foto (e legenda): © Luís Graça (2017). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


2. Nada com o como esta data, simbólica, 0 10 de junho de 2026, para apresentar à Tabanca Grande mais um antigo combatente da Guiné, .e com ele "partir mantenhas".

É uma figura de destaque com uma longa e prestigiada carreira militar e policial em Portugal. Atualmente, desempenha funções como Presidente da Direcção do Núcleo de Oeiras/Cascais da Liga dos Combatentes, eleito para o triénio de 2025/28 .

Sob a sua liderança, o núcleo tem mantido uma atividade notável no apoio social aos antigos combatentes e na preservação da sua memória coletiva,   promovendo conferências, homenagens locais e encontros de confraternização. É 
uma função que reflete o seu empenho contínuo em honrar e apoiar aqueles que, como ele, serviram Portugal em tempos de guerra e paz.




Guiné > R3gião de Tombali > Mejo > CCAÇ 1591 > c. 1067 > O alf inf Isaías Teles



Guiné > R3gião de Tombali > Mejo > CCAÇ 1591 > c. 1067 > Vista exterior da porta de armas.   A CCAÇ 1591 foi colocada em Mejo em 23 de outubro de 1966, "para intensificação da actividade bo corredor de Guileje". Era comandada pelo cap inf Luís Carlos Loureiro Cadete (que foi instrutor de alguns de nós, no CISMI, Tavira)

Em meados de 1967, a  CCaç 1591 (-) estava sediada  em Aldeia Formosa, Em 17Jun67, por rotação com a CCaç 1622, assumiu a responsabilidade do subsector de Aldeia Formosa, com os seus pelotões distribuídos por Cumbijã, Colibuia e temporariamente em Chamarra e Contabane. 

Mejo seria "desmilitarizado" em 1969, no início do "consulado" de governador e comandante-chefe António Spínola, a par de Beli, Madina do Boé, Ché Che, Contabane, Colibuia, Cumbijã, Ponte Baiana, Gandembel, Sangonhá, Cacoca, Cachil e Ganjola (Região de Tombali, Zona Sul), Gubia (Região de Quínara, Zona Sul) e ainda Banjara (Região de Bafatá, Zona Leste).


Fotos (e legendas): © Isías Teles (2026). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Mais alguns marcos da sua história de vida:
  • Isaías Teles nasceu em Bragança, em 1946, tendo efectuado os estudos secundários nos Liceus de Vila Real e Bragança;
  • em 1966 concluiu o curso da Academia Militar (Infantaria); em 1984 o Curso Geral de Comando e Estado-Maior; em 1994 o Curso de Auditor de Defesa Nacional;
  • cumpriu três comissões no Ultramar: na Guiné (1967); em Moçambique (1970-1972); em Angola (1973-1975),
  • na Guiné foi alferes de infantaria na CCAÇ 1591, em Fulacunda, Mejo, Aldeia Formosa e Buba, onde forjou laços de camaradagem que perduram até hoje;
  • das variadas funções que desempenhou salientam-se ainda as de Comandante do Batalhão Operacional do Regimento de Infantaria de Queluz (1983-1985);
  • foi para a PSP (Polícia de Segurança Pública)em 1985, onde estive até 1989, em comissão de serviço;
  • nesse ano passou a integrar os quadros da PSP no posto de intendente,
     sendo promovido a superintendente em 1994;
  • em 1998 passou à situação de reforma;
  • missões Internacionais: comandou o Contingente da Polícia Portuguesa nas forças da ONU (CIVPOL) em Moçambique, em 1994;
  • exerceu ainda  o cargo de Diretor de Segurança do Primeiro-Ministro (1990–1991), Comandante do Corpo de Segurança Pessoal da PSP (1995–1998) e assessor do Secretário de Estado da Defesa Nacional (2002–2004);
  • é condecorado com as Medalhas de Mérito Militar de 2.ª e 3.ª Clases, Defesa Nacional de 2.ª Classe, Comemoratíva das Campanhas de África, Ouro de Comportamento Exemplar, das Nações Unidas e é Comendador da Ordem do Rio Branco, do Brasil;
  • é autor do livro de memórias, "De Bragança a Macau" (Lisboa: Âncora Editora, 2025, 200 pp.) (Coleção "Fim do Império").

´


3. Comentário do editor LG:

Meu caro Isaías Teles, ficamos honrados com a tua presença entre nós. Que seja também um lembrete do que fomos, do que somos e do que continuamos a ser: uma Tabanca Grande onde muito simplesmente partilhamos memórias (e afetos). 

Um alfabravo de boas- vindas, do Luís Graça em nome de todos os amigos e camaradas da Guiné (vd. aqui a lista alfabética).

PS - As regras por que nos regemos são conhecidas, e podem aqui ser lembradas.

Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné: Política editorial


As opiniões aqui expressas, sob a forma de postes ou de comentários, assinados, são da única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não podendo vincular o proprietário e editor do blogue, bem como os seus co-editores e demais colaboradores permanentes.

O nosso blogue é também uma Tabanca Grande. Originalmente, chamámos-lhe Tertúlia. Tabanca é um termo mais apropriado: nela cabem todos os amigos e camaradas da Guiné. Cabemos todos com tudo o que nos une, e até com aquilo que nos pode separar (religião, política, futebol; nacionalidade, naturalidade, idade, etnia, cor da pele; antigo posto, arma, especialidade; habilitações literárias, profissão, etc.)

Neste espaço, de informação e de conhecimento, mas também de partilha e de convívio, decidimos pautar o nosso comportamento (bloguístico) de acordo com algumas regras ou valores, sobretudo de natureza ética:

(i) respeito uns pelos outros, pelas vivências, valores, sentimentos, memórias e opiniões uns dos outros (hoje e ontem);

(ii) manifestação serena mas franca dos nossos pontos de vista, mesmo quando discordamos, saudavelmente, uns dos outros (o mesmo é dizer: que evitaremos as picardias, as polémicas acaloradas, os insultos, a insinuação, a maledicência, a violência verbal, a difamação, os juízos de intenção, etc.);

(iii) socialização/partilha da informação e do conhecimento sobre a história da guerra do Ultramar, guerra colonial ou luta de libertação (como cada um preferir);

(iv) carinho e amizade pelo nossos dois povos, o povo guineense e o povo português (sem esquecer o povo cabo-verdiano!);

(v) respeito pelo inimigo de ontem, o PAIGC, por um lado, e as Forças Armadas Portuguesas, por outro;

(vi) recusa da responsabilidade colectiva (dos portugueses, dos guineenses, dos fulas, dos balantas, etc.), mas também recusa da tentação de julgar (e muito menos de criminalizar) os comportamentos dos combatentes, de um lado e de outro;

(vii) não-intromissão, por parte dos portugueses, na vida política interna da actual República da Guiné-Bissau (um jovem país em construção), salvaguardando sempre o direito de opinião de cada um de nós, como seres livres e cidadãos (portugueses, europeus e do mundo);

(viii) respeito acima de tudo pela verdade dos factos;

(ix) liberdade de expressão (entre nós não há dogmas nem tabus); mas também direito ao bom nome;

(x) respeito pela propriedade intelectual, pelos direitos de autor... mas também pela língua (portuguesa) que nos serve de traço de união, a todos nós, lusófonos.

PS - Defendemos e garantimos a propriedade intelectual dos conteúdos inseridos (texto, imagem, vídeo, áudio...).

Em contrapartida, uma vez editados, não poderão ser eliminados, tanto por decisão do autor como do editor do blogue, mesmo que o autor decida deixar de fazer parte da Tabanca Grande.

Qualquer outra utilização desses conteúdos, fora do propósito do blogue (ou da nossa página no Facebook), necessita de autorização prévia dos autores (por ex., publicação em livro).

Luís Graça & Camaradas da Guiné
31 de Maio de 2006, revisto em 7 de Abril de 2025
______________

Nota do editor LG:

sexta-feira, 24 de abril de 2026

Guiné 61/74 - P27948: As nossas geografias emocionais (65): O Jorge Ferreira, no CIM de Bolama, em junho/julho de 1961




Foto nº 1 > Guiné > Arquipélago dos Bijagós > Bolama >  Centro de Instrução Militar > c. junho /julho de 1961 > O alf mil Jorge Ferreira, o segundo a contar a esquerda. 


Foto nº 2 >  Guiné > Arquipélago dos Bijagós > Bolama >  Centro de Instrução Militar > c. junho /julho de 1961 > O alf mil Jorge Ferreira, o primeiro a contar da direita


Foto nº 3 > Guiné > Arquipélago dos Bijagós > Bolama >  Centro de Instrução Militar > c. junho /julho de 1961 > À porta de armas...


Foto nº 4 > Guiné > Arquipélago dos Bijagós > Bolama >  Centro de Instrução Militar > c. junho /julho de 1961 > O alf mil Jorge Ferreira, na entrada do CIM de Bolama: é o segundo a conta da direita


Foto nº 5 >Guiné > Arquipélago dos Bijagós > Bolama >  Centro de Instrução Militar (CIM)  > c. junho /julho de 1961 > Entrada do CIM 


Foto nº 6 > Guiné > Arquipélago dos Bijagós > Bolama >  Centro de Instrução Militar > c. junho /julho de 1961 > Recrutas guineenses em formatura (1)


Foto nº 7 > Guiné > Arquipélago dos Bijagós > Bolama >  Centro de Instrução Militar > c. junho /julho de 1961 > Recrutas guineenses em formatura (2)


Foto nº  8 > Guiné > Arquipélago dos Bijagós > Bolama >  Centro de Instrução Militar > c. junho /julho de 1961 >   Paisagem



Foto nº 9 > Guiné > Arquipélago dos Bijagós > Bolama >  Centro de Instrução Militar > c. junho /julho de 1961 > O Jorge Ferreira à civil


Fotos (e legendas): © Jorge Ferreira (2026). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Jorge Ferreira em Buruntuma
(nov 61 / jul 62)

1. O Jorge Ferreira tem 40 referências no nsso blogue. É um dos nossos VCC ("velhinhos como o caraças...). Não em idade (é um jovem, vai fazer 88 anos no próximo dia 4 de julho), mas em antiguidade na tropa.

Entrou para a Tabanca Grande em 19/9/2016 (nº 728) (*)

Em meados de 1960, tinha concluído o 3º ano da licencitura em Ciências Sociais e Políticas (ISCSPU / UTL), quando foi chamado para a tropa. (Os últimos dois anos do curso serão completados depois de regressar à metrópole em julho  de 1963.)

Em maio de 1961 é  mobilizado para a Guiné. Ficou no CIM de Bolama a dar recruta a tropas do recrutamento local  (2 turnos). É colocado em Nova Lamego na 3ª Companhia de Caçadores Indígenas (a partir de 1/4/1967, sesignada por CCAÇ 5, "Gatos Pretos", Canjadude, até à sua extinção, em 1974).

Entre  novembro de 1961 e julho de 1962, esteve em Buruntuma, na fronteira com a Guiné-Conacri, quando ainda a guerra não tinha começado oficialmente... Esteve a comandar um pelotão  de 40 homens (metade do Esquadrão de Cavalaria nº 252, e metade do recrutamento local, da 3ª CCI).

A sua comissão de serviço no CTIG foi de 25 meses.  As fotos que apresentamos são do início da sua comissão quando foi colocado como instrutor no CIM de Bolama (**).

2. Informação adicional sobre a 3ª CCAÇ  I (José Martins, nosso colaborador permanente, ex-fur mil trms, CCAÇ 5, Canjadude, 1968/70):



 (i) esta unidade foi constituída em 1 de fevereiro de 1961, como unidade da guarnição normal do CTIG;

(ii) era formada por quadros metropolitanos e praças indígenas do recrutamento local;

(iii) iniciou a sua formação adstrita à 1ª CCAÇ I (que passou a designar-se, a partir de 1/4/1967, CCAÇ 3);

(iv) em 1 de agosto de 1961, com a constituição de dois pelotões, substitui a 1ª CCAÇ I na guarnição de Nova Lamego;

(v) desloca elementos para guarnição de várias localidades do Setor Leste, por períodos e constituição variáveis, sendo de destacar as localidades de Che-Che, Béli e Madina do Boé;

(vi) passou a guarnecer, em permanência,  as localidades de Béli e Madina do Boé instalando, em 6 de maio de 1963, um pelotão em cada localidade;

(vii) em 1 de abril de 1967 passa a designar-se por Companhia de Caçadores nº 5, com sede em Canjadude.

________________

Notas do editor LG:

quinta-feira, 16 de abril de 2026

Guiné 61/74 - P27924: Convívios (1059): Magnífica Tabanca da Linha, Algés: 64º almoço-convívio, 5ª feira, 16 de abril de 2026: vamos ser 83 e fazer uma pequena homenagem ao nosso régulo Manuel Resende, o mais magnífico dos Magníficos (Jorge Ferreira / Mário Fitas / Luís Graça)


Ilustração e legenda: Conteúdo e imagem gerados por Inteligência Artificial (Google Gemini, modelo Gemini 3 Flash), em 16 de abril de 2026, com base no prompt do Luís Graça, editor do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

" É uma honra poder ajudar a preservar estas memórias de forma criativa. e poder contribuir para a vossa tertúlia,  ajudando a celebrar o Manuel Resende, especialmente num dia tão marcante como este 65º almoço-convívio. É o vosso 3º régulo, depois dos saudosos Jorge Rosales e José Manuel Matos. 

A imagem tentou mesmo captar essa energia do 'homem dos sete ofícios',  com a câmara sempre pronta, a prancheta da organização e, claro, a merecida salva de prata no Caravela de Ouro.

Um grande abraço para toda a Magnífica Tabanca da Linha! Que o almoço seja memorável, com boas histórias, muitos brindes e a camaradagem de sempre. Viva o vosso Régulo!"



Há ainda um inscrito de última hora, o José Ramos, ex-fir mil trms, que trabalhou com cap trms João Afonso Bento Soares, hoje maj gen ref.. Será o nº 83.

Por iniciativa do Jorge Ferreira, que é o nosso VCC ("Velhinho Com' Ó Caraças") (foi mobilizado para o CTIG, em 1961, antes da guerra...), e com o apoio do Mário Fitas (cofundador da Tabanca da Linha, em 2010) e ainda o Luís Graça (editor do nosso blogue), vamios prestar uma pequena homenagem ao Manuel Resende, que de facto tem sido um magnífico régulo, nestes últimos anos. Náo deixou morrer a Tabanca da Linha, com a pandemia.

__________________

Nota do editor LG:

Último poste da série > 13 de abril de 2026 > Guiné 61/74 - P27916: Convívios (1058): Magnífica Tabanca da Linha, Algés: 64º almoço-convívio, 5ª feira, 16 de abril de 2026: já somos 72, venham mais 8, para o melhor cozido à portuguesa... da Guiné; prazo para as últimas inscrições: até amanhã, 3ª feira, âs 11h00 (Manuel Resende, régulo)

quinta-feira, 2 de abril de 2026

Guiné 61/74 - P27880: In Memoriam (577): Mário Magalhães (1937-2026), membro da Tabanca da Linha e da Tabanca Grande, ex-srgt mil, CCAV 252 (Bafatá, Nova Lamego, Buruntuma, Bula, Caió, Mansabá e S. Domingos, 1961/63)



O nosso "veteraníssimo" Mário Magalhães (1937-2026), membro da Tabanca da Linha e Tabanca Grande (nº 742), ex-srgt mil da CCAV 252 (Bafatá, Bula, Mansabá e S. Domingos, 1961/63).




Tabanca da Linha > 34º almoço-convívio > Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 16 de novembro de 2017 > Da esquerda para a direita, o Jorge Ferreira e o Mário Magalhães,  na altura já membros, recentes, da Tabanca Grande. O Jorge Ferreira, que passou a frequentar a Tabanca da Linha, no almoço-onvívio nº  32 ( Riviera Hotel, Carcavelos, 20/6/2017) deve ter trazido o  Mário Ferreira (que se estreou no almoço-convívio nº 34, aqui no Caravela d'Ouro, Algés).

Foto (e legenda): © Manuel Resende (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Oeiras > Algés > Restaurante "Caravela de Ouro >36º Convívio da Magnífica Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 > Da esquerda para a direita, Jorge Rosales (1939-2019) e Mário Magalhães (1937-2026), dois meninos da Linha, dois veteraníssimos da guerra da Guiné, 


Foto (e legenda): © Manuel Resende (2018). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].




Leiria > Monte Real > 25 de maio de 2019 > XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande >  Mário Magalhães, o veteranos dos veteranos da Guiné, mais a esposa, Fernanda (Sintra)«

Foto: © Manuel Resende  (2019). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1.  Soubemos, pelo Manuel Resende, régulo da Magnífica Tabanca da Linha (que se vai reunir no próximo dia 16, para o seu 64º almoço-convívio), da morte recente (*), em finais de janeiro, do nosso veteraníssimo Mário Magalhães, membro da Tabanca Grande (nº 742, desde  12/4/2017) e Tabanca das Linha (desde 16/11/2017) (**), ex-srgt mil da CCAV 252 (Bafatá, Bula, Mansabá e S. Domingos, 1961/63). Tinha 88 anos.

Eis algumas notas biográficas do nosso camarada:

(i) data de nascimento: 13 de setembro de 1937;

(ii) estado civil: casado:

(iii) habilitações literárias 7º ano do liceu;

(iv) teve dois períodos de serviço militar: 
um 1º período, de 7 de abril de 1959 a 7 de março de 1961 (Escola Prática de Cavalaria, Curso de Sargentos Milicianos; BA 4, Açores, Polícia Aérea); e um 2º período, em que foi reintegrado,  em 6 de junho de 1961, no CIOE, Lamego, sendo entratanto mobilizado para a Guiné em agosto de 1961,  como furriel miliciano da CCAV 252;

(vi) até novembro de 1963, passou por Bafatá, Nova Lamaego, Buruntuma, Bula, Caió e S. Domingos; e ainda por Bula, Binar,Caió, Mansoa, Farim, Olossato, Oio/Morés, Susana, Varela, S. Domingos, Ingoré, etc.;

(vii) foi promovido a 2º srgt mil em 28/2/1963;

(viii) a sua subunidade, a CCAV 252 teve um louvor coletivo do comandante-chefe, o brigadeiro Fernando Louro de Sousa (**).

(ix) esta subunidade foi a primeira, da arma de cavalaria, a chegar à Guiné; mobilizada pelo RC 3, Estremoz, partiu em 10/8/1961 e regressou a 6/11/1963; esteve sediada em Bissau, Bula, São Domingos e Bula; o seu 1º comandante, o  cap cav António Lopo Machado Carmo   morreu em combate em 14/3/1963, nas proximidades de São Domingos; foi condecorado com a Cruz de Guerra de 2ª Classe; foi substituído pelo cap cav Luís Alberto do Paço Moura dos Santos.

2.  Para a família e amigos mais próximos, vão as condolênicias da Tabanca Grande. 

Ontem dei a triste notícia ao Jorge Ferreira, nosso grão-tabanqueiro nº 728,  contemporâneo do Mário no CTIG: o Jorge foi alf mil, 3ª CCAÇ (futura CCAÇ 5, "Gatos Pretos", a partir de meados de 1967), tendo passado por  Bolama, Nova Lamego e Buruntuma, 1961/63); o fur mil cav Mário Magalhães comandava o destacamento de Buruntuma, ainda antes da chegada do Jorge Ferreira (em outubro de 1961).
_________________

Notas do editor LG:

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Guiné 61/74 - P27731: E as nossas palmas vão para... (35): O régulo Manuel Resende que conseguiu juntar 73 convivas na festa do 16.º aniversário da Magnífica Tabanca da Linha, em Algés, no passado dia 14 - Fotogaleria - Parte VII

Foto nº 53 > Esta a mesa do Jorge Ferreira, o "calmeirão", à direita de telenóvel em punho... A seu lado, o António Graça de Abreu, com o microfone, anunciando que se vai cantar os parabéns a você, à menina Tabanca da Linha que fazia 16 anos, nesse dia, 14 de janeiro de 2026.


Foto nº 54 > à esquerda, em segundo plano o Manuel Joaquim (e esposa), em animada discussão com os seus companheiros de mesa... Reconheço o Paraíso Pinto (Lisboa) e o Jorge Ferreira à direita


Foto nº 55 >  O  Manuel Joaquim (e esposa)

 Foi uma grande alegria para todos nós (e para mim e a Alice, em especial) poder abraçar o Manuel Joaquim e a esposa... Problemas de saúde (do foro oftalmológico) tem-no impedido, há muito, de comparecer aos nossos convívios. Tem 110 referências no nosso blogue.

É autor, como se lembram, de uma das mais belas histórias, com fim feliz, contadas no nosso blogue. Foi fur mil armas pesadas inf da CCAÇ 1419 (Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67), hoje professor do ensino básico reformado: trouxe para a sua casa e educou, como padrinho, o "nosso minino Adilan", o Zé Manel, o José Manuel Sarrico Cunté...


Foto nº 56 > Paraíso Pinto, Jorge FerreirCe António Oliveira Pena (Caxias), mais um 'pira".


Foto nº  57 > Um "periquito",a partir de agora Um"Magnífico"Não me parece, já o tenho visto noutros convívios... Há sempre uns mais assíduos do que outros... Peço desculpa se não reconheço de imediato as caras... Até porque às vezes vêm com um novo visual...


Foto nº 58 >  Alguns dos pais-fundadores" da Tabanca da Linha, em 14 de janeiro de 2010, há 16 anos: ao fundo, o Zé Carioca, o Mário Fitas e o António F. Marques. Na mesa estão sentados dois camaradas da mesa do Manuel Joaquim... O do meio é o José Iná Ribeiro (Linda-a-Velha). À sua direita, o Victor Jesus Carvalho (Linda a Velha)


Foto nº 59> Da esquerda para a direita,  um outro camarada cuja identidade me escapa e o Paraíso Pinto 

Magnífica Tabanca da Linha > Restaurante Caravela d'Ouro > Algés > 14 de janeiro de 2026 > 63.º almoço-convívio > 16.º aniversário

Fotos (e legendas) © Manuel Resende (2026). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.


1. Continuação da fotorreportagem do último almoço-convívio da Tabanca da Linha, Algés, 16 de janeiro de 2026, em que participaram 73 "magníficos" dos 76 inscritos. Fotos do Manuel Resende, régulo da Tabanca da Linha. 

Já chegámos à foto n.º 59...  E já falámos de 7 mesas. Cada mesa em geral leva 9/10 convivas. Deve faltar mais uma mesa, que fica para o próxim o poste  (*). O melhor é pedir a ajuda do Manuel Resende, que tem a preocupção de fotografar esta gente toda, logo no início do almoço. E não falha nenhum.

Bom, começámos no dia 17 de janeiro. E comprometemo-nos a pôr  a fotografia e o nome de toda malta que foi à festa dos 16 anos da Magnífica Tabanca da Linha. Missão quase cumprida. E, mais uma vez, palmas para o nosso régulo.
_______________

Nota do editor LG:

Último poste da série > 5 de fevereiro de 2026 > Guiné 61/74 - P27705: E as nossas palmas vão para... (35): O régulo Manuel Resende que conseguiu juntar 73 convivas na festa do 16º aniversário da Magnífica Tabanca da Linha, em Algés, no passado dia 14 - Fotogaleria - Parte VI

Postes anteriores:

30 de janeiro de 2026 > Guiné 61/74 - P27686: E as nossas palmas vão para... (34): O régulo Manuel Resende que conseguiu juntar 73 convivas na festa do 16º aniversário da Magnífica Tabanca da Linha, em Algés, no passado dia 14 - Fotogaleria - Parte V

24 de janeiro de 2026 > Guiné 61/74 - P27668: E as nossas palmas vão para... (33): O régulo Manuel Resende que conseguiu juntar 73 convivas na festa do 16º aniversário da Magnífica Tabanca da Linha, em Algés, no passado dia 14 - Fotogaleria - Parte IV 

21 de janeiro de 2026 > Guiné 61/74 - P27657: E as nossas palmas vão para... (32): O régulo Manuel Resende que conseguiu juntar 73 convivas na festa do 16º aniversário da Magnífica Tabanca da Linha, em Algès, no passado dia 14 - Fotogaleria - Parte III

19 de janeiro de 2026 > Guiné 61/74 - P27648: E as nossas palmas vão para... (31): O régulo Manuel Resende que conseguiu juntar 73 convivas na festa do 16º aniversário da Magnífica Tabanca da Linha, em Algès, no passado dia 14 - Fotogaleria - Parte II

18 de janeiro de 2026 > Guiné 61/74 - P27647: E as nossas palmas vão para... (30): António Brito Ribeiro: loriguense a viver a em São João do Estoril, Cascais, benemérito da Magnífica Tabanca da Linha, fornecedor não-oficial de... "old bottles" para as ocasiões especiais

Vd, poste de 17 de janeiro de 2026 > Guiné 61/74 - P26744: E as nossas palmas vão para... (29): O régulo Manuel Resende que conseguiu juntar 73 convívivas na festa do 16º aniversário da Magnífica Tabanca da Linha, em Algès, no passado dia 14 - Fotogaleria - Parte I

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Guiné 61/74 - P26982: (in)citações (275): Jorge Ferreira, "um dos nossos mais velhos"... "Jorge, até aos 100 é sempre em frente!... É só preciso ter cuidado com as minas e armadilhas!... E um dia Buruntuma ainda será grande!" (Luís Graça)


1. O Jorge Ferreira faz hoje 87 aninhos! É da colheita de 1938... É capaz de ser "um dos nossos mais velhos", a par do António Rosinha, do George Freire, do Mário Arada  Pinheiro , do Alberto Nascimento (cito de cor), do Mário Magalhães ...   
Falo dos nossos grão-tabanqueiros que ainda continuam ativos, saudáveis, produtivos e proativos!...  Enfim, o Jorge é uma figura sempre presente na Magnífica Tabanca da Linha e, de vez em quando, telefonamo-nos. E na Tabanca Grande a idade é um posto. 

Tenho por ele uma grande estima e carinho. É um vê-cè-cê, um veteraníssimo, ainda do tempo da farda amarela, que honra a nossa Tabanca Grande. E merece, hoje, um destaque especial.

Tive o privilégio de o apresentar à Tabanca Grande em 19/9/2016 nestes termos (**):

(...) o Jorge, veteraníssimo camarada que esteve um ano em Buruntuma, entre novembro de 1961 e julho de 1962, quando ainda a guerra não tinha começado oficialmente, tem um livro lindíssimo sobre aquela terra e as suas gentes que ficaram no nosso coração (...)

Conhecemo-nos há dias, pessoalmente, embora já desde meados de junho que temos vindo a falar ao telefone. (...)

Eu e o Jorge Ferreira, que mora no concelho de Oeiras, para além da Guiné, temos várias coisas em comum: 

(i) a frequência do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, onde ele se licenciou depois de ter vindo da Guiné, (e onde eu frequentei o 1º ano da licenciatura em ciências sociais, em 1975/76, na mesma altura em que lá esteve o cap cav Salgueiro Maia); 

(ii) vários amigos do Instituto de Informática do Ministério das Finanças e da DGOA - Direção Geral de Organização Administrativa);

(iii) a paixão pela fotografia, etc...

 Trabalhou, depois do regresso, em maio de 1963, da Guiné , nos serviços mecanográficos do exército até 1972 onde teve, entre outros, como colega o Manuel Barão da Cunha, conhecido escritor da guerra de África, bem como o seu irmão Francisco.

O Jorge [da Silva] Ferreira, que passa a ser o nº grã-tabanqueiro nº 728 , tem um blogue de fotografia que merece ser divulgado e conhecido. 

 É um homem culto e viajado. e que cultiva a memória. No seu blogue, diz com modéstia que não é "um fotógrafo profissional nem mesmo um amador". Descreve-se apenas como um" caçador de imagens" (...) "que desde muito jovem se sentiu atraído pela fotografia, passando a fazer parte do [seu] quotidiano". 

Retomou a fotografia depois de enviuvar há 5 anos, fazendo do seu blogue também uma tocante homenagem à sua companheira de uma vida, Gabriela, e mãe do seu filho  (...)

2. Em plena pandemia, há 5 anos atrás, quando estávamos a olhar o mundo através do vidro embaciado da janela, trancados em casa, à espera que o pesadelo da pandemia de covid-19 passasse, escrevi ao Jorge as seguintes quadras (estava "desenfiado" na Quinta de Candoz, a quase 400 km do meu poiso habitual). É uma forma de lembrar quão resistentes, afinal, temos sabido ser,  e graças também ao nosso humor, às nossas tabancas, às nossas tertúlias (físicas e virtuais)...

Reitero os votos que sempre lhe faço, desde que nos encontrámos, em 2016: Jorge, até aos 100 é sempre em frente!... Cuidado com as minas e armadilhas!... E um dia Buruntuma ainda será grande!" (***)


Ao Jorge Ferreira (e aos demais aniversariantes da nossa Tabanca Grande que foram obrigados a cantar "os parabéns a você", sozinhos em casa):


Amigo Jorge Ferreira,
És dos nossos veteranos,
Mas não caias na asneira,
De dizer que fazes anos.

Não há copos p’ra celebrar,
Nem na Tabanca da Linha,
Mas logo que a crise passar,
Abre o Resende a cozinha.

Em Buruntuma, as bajudas
Foram todas retratadas,
Fossem belas ou feiudas,
Solteirinhas ou casadas.

Desse tempo tens saudade,
Até marcos tu puseste,
Não te pesava a idade,
Grande alfero lá do Leste.

Retificaste a fronteira
C’o a Guiné-Conacri,
E juraste p’la bandeira:
 “Sou eu quem manda aqui”.

Saia um  peixinho da bolanha,
Feito à maneira, no forno,
Quem não tinha arte e manha,
Apanhava com um corno.

Paludismo, hepatite,
E até bilharziose,
Não faltava o apetite,
Cada um c’o sua dose.

De Paunca até Pirada,
Do Gabu até Bolama,
Não me queixo, camarada,
Dormi no mato e na cama.

Tive farda de caqui,
E chapéu colonial,
Mas só de amores morri
Pl' aquela terra, afinal.

Convivi com  o Sané,
Senhor de Canquelifá,
Percorri meia Guiné,
Fiz amigos como os de cá.

Em resorts de muitas estrelas,
Deixei pedaços de mim,
Não me lembro das caravelas,
Mas a história foi assim.

Buruntuma, hás de ser grande,
Não importa em que ano ou dia,
Seja o povo quem mais mande,
Em passando a pandemia.

Hoje o Jorge é menininho,
Vai ter ronco na tabanca,
Toda a gente, preta ou branca,
Lhe vai dar um miminho.

Luís Graça, 
Tabanca de Candoz, 4 de julho de 2020 (****)
___________

Notas do editor LG:

(****) Vd. poste de 4 de julho de 2020 > Guiné 61/74- P21140: E as nossas palmas vão para... (20): o veteraníssimo Jorge Ferreira, que hoje faz anos, e foi o etnofotógrafo da Buruntuma de 1961/63 que não existe mais...

Guiné 61/74 - P26980: Parabéns a você (2392): Jorge Ferreira, ex-Alf Mil Inf da 3.ª CCAÇ (Nova Lamego, Buruntuma e Bolama, 1961/63)

_____________

Nota do editor

Último post da série de 29 de junho de 2025 > Guiné 61/74 - P26967: Parabéns a você (2391): José Firmino, ex-Soldado At Inf da CCAÇ 2585/BCAÇ 2884 (Jolmete, 1969/71) e Santos Oliveira, ex-2.º Sarg Mil API do Pel Mort Ind 912 (Como, Cufar e Tite, 1964/66)

domingo, 1 de junho de 2025

Guiné 61/74 - P26872: Convívios (1037): Fotorreportagem do 61º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, Algés, 29 de maio de 2025 (Manuel Resende / Luís Graça ) - Parte III

 



Foto nº 19A e 19> Magnífica Tabanca da Linha > 61º almoço-convívio > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 29 de maio de 2025 > Ao centro (foto nº19), o cor cmd ref Raul Folques, o nosso "Torre e Espada", com o ten gen pilav ref José Nico... Do lado esquerdo, é o José Augusto Oliveira.

Foto nº 19A (a primeira de cima): o cor Raul Folques tem já c. 30 referências no nosso blogue, mas ainda não se senta à sombra do nosso poilão; o mesmo se passa com o ten gen pilav José Nico, com 32 referências; o Raul Folques é um assíduo frequentador da Tabanca da Linha; sem um nem outro, a história da nossa guerra ficará incompleta...



Foto nº 20> Magnífica Tabanca da Linha > 61º almoço-convívio > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 29 de maio de 2025 >  António Brito Ribeiro (São João Estoril, Cascais)


Foto nº 21> Magnífica Tabanca da Linha > 61º almoço-convívio > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 29 de maio de 2025 > Orlando Pinela (Caxias / Oeiras) e, a seu lado, o Jorge Lopes Passos (Carnaxide) (este camarada ficou triste por não ter visto o Briote, já não o vê desde 1966).



Foto nº 22> Magnífica Tabanca da Linha > 61º almoço-convívio > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 29 de maio de 2025 >  
João Pereira da Costa (Lisboa) e António Alves (Lisboa).


Foto nº 23> Magnífica Tabanca da Linha > 61º almoço-convívio > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 29 de maio de 2025 > O António Graça de Abreu (à direita), um dos veteranos do nosso blogue (para o qual entrou em 05/02/07); foi também cofundador, em 2010, da Tabanca da Linha)... A seru lado, um convidado, GNR, que veio com o José Augusto Batista (furriel da minha Companhia, a CCAÇ 2585, que se vê em outra foto).


Foto nº 24> Magnífica Tabanca da Linha > 61º almoço-convívio > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 29 de maio de 2025 > O Júlio Campos (que foi da CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72), de rendição individual: mora no Serixal, e é "pira" aqui na "Magnífica". AS seu lado, o Vitor Simões (Carnaxide) (não foi à Guiné, esteve sempre no Quartel do Lumiar e foi como convidado pelo José Augusto Oliveira).



Foto nº 25> Magnífica Tabanca da Linha > 61º almoço-convívio > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 29 de maio de 2025 > Domingos Pardal (Beloura / Sintra) e Jorge Ferreira (Caxias / Oeiras)....

Estes dois camaradas que nunca se tinham encontrado na vida, conheceram-se no Hotel Riviera ( Junqueiro. Carcavelos, Cascais), por ocasião do 32º almoço-convívio do Magnífica Tabanca da Linha, em 20 de julho de 2017: tinham um ponto em comum, chamado Buruntuma, lá no cu de Judas" da Guiné... e ficaram todo o almoço a conversar animadamente à volta de um álbum de fotografias... Domingos Pardal, conhecido empresário de mármores em Pero Pinheiro, e o então "periquito" Jorge Ferreira, o fotógrafo de Buruntuma... que ficou encantado com a partilha de informação e conhecimento e com o ambiente da Tabanca da Linha (de tal maneira ficou fã, que raramente falha ao nossos almoços- convívios...).

O Pardal esteve em Cufar (que foi estrear) e depois em Buruntuma (aqui esteve 11 meses)... Em Cufar foi contemporâneo do meu primo José António Canoa Nogueira (1942-1965) (sold do Pel Mort 942, adido ao BCAÇ 619, morto em combate).

Na altura o Domingos Pardal aceitou o meu convite para integrar a Tabanca Grande; foi sold cond auto da CCAV 703 / BCAV 705, Bissau, Cufar e Buruntuma, 1964/66). A esta subunidade pertenceu também o nosso grão-tabanqueiro Manuel Luís Lomba. Por qualquer razão, nunca chegou a mandar a foto da praxe (a do "antigamente")...Em suma, estás em falta, Domingos Pardal!)


 
Foto nº 26> Magnífica Tabanca da Linha > 61º almoço-convívio > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 29 de maio de 2025 > Carlos Silvério (Ribamar. Lourinhã), ao centro; Joaquim Grilo  Almeida (Lisboa), à direita, e  o António Andrade (Oeiras) à esquerda (Estes dois últimos ainda não são membros da Tabanca Grande, distração deles ou minha).



Foto nº 27> Magnífica Tabanca da Linha > 61º almoço-convívio > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 29 de maio de 2025 > 
 O Manuel Gonçalves, a esposa, Maria de Fátima, "Tucha" (Carcavelos, Cascais), e a Alice Carneiro, esposa do nosso editor LG (Lourinhã).


Foto nº 28> Magnífica Tabanca da Linha > 61º almoço-convívio > Algés > Restaurante Caravela De Ouro > 29 de maio de 2025 >  Hélder Sousa  (Setúbal) e Rogé Guerreiro (Cascais)  (O Rogé Henriques Guerreiro foi 1.º Cabo Op Cripto, CCAÇ 4743, Gadamael e Tite, 1972/74; é m,membro da nossa Tabanca Grande desde 6 de maio de 2012).

Fotos: © Manuel Resende (2025). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Continuação da fotorreportagem do último almoço-convívio da Tabanca da Linha,  Algés, 29 de maio de 2025, em que participaram 83 "magníficos" dos 87 inscritos. Fotos do Manuel Resende;  legendagem: LG.

PS - Alguns camaradas só consegui identificá-los com a preciosa ajuda do "régulo" Manuel Resende (e da sua "base da dados").

__________________

Nota do editor:

Último poste da série > 31 de maio de 2025 > Guiné 61/74 - P26868: Convívios (1035): Fotorreportagem do 61º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, Algés, 29 de maio de 2025 (Manuel Resende / Luís Graça ) - Parte II