Foto nº 1 > Tomar > s/d (c. 1966/69) > Grupo de forcados do Colégio Nun’Álvares em Tomar. "Não fui interno no colégio, mas integrei o grupo entre 1966/69. Foto enviada para o jornal digital Tomar na Rede, pela tomarense Maria do Carmo Tamagnini. Sou o terceiro da direita para a esquerda."
Foto nº 3 > Guiné > Zona Oeste > Região do Oio > Mansoa > CCS/ BCAÇ 2885 (Mansoa, 1969/71) > Almoço na casa de um comerciante português ( onde o Ernestino Caniço viveu durante uns meses): de costas, o padre Zé Neves, e á sua esquerda o pároco local, o padre Júlio Patrocínio.
Ernestino Caniço: (i) médico de família, inscrito da OM, desde 1977, nº 17053; (ii) vive em Tomar, estando reformado do SNS; (iii) tem mais de 100 referências no nosso blogue, integrando a Tabanca Grande desde 21/5/2011; (iv) ex-Alf Mil Cav, Comandante do Pel Rec Daimler 2208, Mansabá e Mansoa; Rep ACAP - Repartição de Assuntos Civis e Acção Psicológica, QG/CCFAG, Bissau, jan 1970/ dez 1971, era chefe da Rep ACAP o major inf Mário Lemos Pires, que será entretanto promovido a tenente-coronel; trabalhou com o então cap Otelo Saraiva de Carvalho):
1. Mensagem do Ernestino Caniço:
Data - Segunda, 4/05/2026, 21:11
Assunto - Rep ACAP
Caros amigos
Votos de ótima saúde
A fim de dar continuidade ao “material” sobre a Rep ACAP remeto mais algumas fotos sobre esta temática [parcialmente já publicadas no poste anterior desta série (*)]
De relevar, a população que, após informação, visualizava obras e estruturas do governo da Guiné.
Aproveito o ensejo para referir que, ao visualizar os postes sobre o PIFAS, concluí que eu e o camarada Garcês Costa fomos contemporâneos na Rep ACAP e ao qual deixo um abraço.
Por curiosidade, teremos também sido contemporâneos no colégio Nun’Álvares em Tomar. Não fui interno no colégio, mas integrei o grupo de forcados entre 1966 e 1969, que deixei para cumprir o serviço militar.
Anexo uma foto do grupo, enviada para o jornal digital "Tomar na Rede", pela tomarense Maria do Carmo Tamagnini. Sou o terceiro da direita para a esquerda. Recordo nomes como Barradas, Hilário, Parente, Vidal e o cabo Manuel Faia (Foto nº 1).
Junto ainda duas fotos minhas, num almoço em Mansoa, quando ainda era cmdt do Pel Rec Daimler 2208 (Fotos nºs 2 e 3).
Aproveito ainda para dizer que na 2ª foto, do Pe Zé Neves, do post P27985 não me parece ser ele a “apalpar a fruta” nem o Padre Patrocínio em segundo plano.
(Revisão / fixação de texto: LG)
_________________
Aproveito ainda para dizer que na 2ª foto, do Pe Zé Neves, do post P27985 não me parece ser ele a “apalpar a fruta” nem o Padre Patrocínio em segundo plano.
(Revisão / fixação de texto: LG)
_________________
Nota do editor LG:
(*) Último poste da série > 25 de maio de 2026 > Guiné 61/74 - P28051: Álbum fotográfico de Ernestino Caniço, ex-alf mil cav, Pel Rec Daimler 2208, Mansabá e Mansoa, e Rep ACAP/QG/CCFAG, Amura, Bissau, 1970/72 - Parte III: dissociar o binómio População / IN
(*) Último poste da série > 25 de maio de 2026 > Guiné 61/74 - P28051: Álbum fotográfico de Ernestino Caniço, ex-alf mil cav, Pel Rec Daimler 2208, Mansabá e Mansoa, e Rep ACAP/QG/CCFAG, Amura, Bissau, 1970/72 - Parte III: dissociar o binómio População / IN



















































