sábado, 18 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19800: Agenda cultural (683): Rescaldo do lançamento do Volume III de "Memórias Boas da Minha Guerra", de José Ferreira da Silva, levado a efeito no passado dia 11 de Maio, na Quinta Choupal dos Melros, Tabanca dos Melros, Fânzeres, Gondomar (Parte 1)



Reportagem do lançamento do Volume III de "Memórias Boas da Minha Guerra", de José Ferreira da Silva, levado a efeito no passado dia 11 de Maio na Quinta do Choupal dos Melros, Fânzeres - Gondomar, enviada ao Blogue pelo José Ferreira

"Memórias Boas da Minha Guerra"

Lançamento do vol. III

O lançamento do III volume das “Memórias boas da minha guerra”, de José Ferreira da Silva [na foto à direita] teve lugar, no passado dia 11, em Fânzeres, Gondomar, na Quinta do Choupal dos Melros, onde, em Bando, a “passarada grisalha” poisa todos os meses em excelentes convívios, cheios de camaradagem e amizade. O que une esses “Melros” é um forte denominador comum: o facto de terem sido Combatentes da Guerra do Ultramar.
Já pouco falam da guerra. E se o fazem, já não se assemelha aos tempos imediatamente a seguir ao “feliz regresso”. Parece que já fizeram a catarse e, agora, aproveitam para acentuar um convívio mais saudável que o dos tempos de forçado guerreiro regressado.
Nesta fase, talvez despertados pelas modernas redes sociais, se reaproximam e se identificam como menos guerreiros, mais pacíficos, mais tolerantes e, afinal… mais camaradas.
Por coincidência, ou não, é o período em que surge um outro tipo, inédito, de histórias, através de “memórias boas da minha guerra”.

Virada para a enorme eira de uma grande casa de lavoura, via-se uma grande mesa de granito, sob a ramada de videiras “americanas”. Estava ornamentada com toalha de linho bordada e um pedaço de rede de camuflagem militar. A um canto, junto do “Presidente Bandalho”, em posição activa, estava disponível um bruto aparelho militar de Rádio-Transmissões – o ANGRC9. Na frente salientavam-se a Bandeira Nacional e a Bandeira da CART 1689 (“Os ciganos”). Por cima estavam espalhadas rosas caseiras, lindíssimas, oferecidas pelo anfitrião e proprietário Gil Neves, ex-Piloto da FAP, na Guerra da Guiné.

Mesa da Presidência com: o autor, José Ferreira; Carlos Silva, Régulo da Tabanca dos Melros; Ricardo Figueiredo; Francisco Baptista e Jorge Teixeira (Jotex), Presidente dos Bandalhos

O Régulo da Tabanca dos Melros, Carlos Silva, a abrir a Sessão

Abriu a sessão, o Gondomarense Carlos Silva, chefe da Tabanca dos Melros, que tem ali, também, o seu pequeno Museu sobre a Guerra do Ultramar. Apresentou as saudações da praxe, alguns agradecimentos e endereçou a palavra para o Ricardo Figueiredo, já preparado para coordenar os trabalhos e, também, apresentar a obra.

O Ricardo Figueiredo no uso da palavra

O Ricardo, talvez beneficiando do seu estatuto de “Tarimbeiro dos Tribunais”, versou facilmente os seus pontos de vista sobre a escrita do Zé Ferreira, prendendo a atenção dos camaradas presentes. Falou também sobre as origens (geográficas) que influenciaram o autor, com a respectiva cronologia desde os tempos do Estado Novo, bem como o seu retrato social e político. Afirmou ser evidente que o autor escreve “fugindo” da guerra cada vez mais, salientando a evolução temática dos 3 volumes publicados.

Francisco Baptista, já que fazia parte da Mesa de Honra, teve que deitar faladura. Se bem escreve, bem fala

De seguida, falou o Francisco Baptista que referiu o autor do prefácio, Alberto Branquinho, e do posfácio, Luís Graça.
Prosseguiu lendo um texto escrito e nele ficou bem demonstrada a sua qualidade literária, já bastante conhecida e que muito brevemente ficará eternizada num livro de sucesso.

O Presidente Bandalho, sem pulga atrás da orelha, prepara-se para, como de costume, dizer mal do livro do José Ferreira.

Foi, então, o momento de Jotex, o apelidado “Presidente do Bando”, botar faladura. E, como vem sendo seu hábito, despejou a habitual ironia cáustica sobre as qualidades do livro. Para ele, o livro não vale nada e não é mais do que um “bónus” dado a quem comprar a garrafa de Porto Reserva, alusiva ao acontecimento, que é entregue com o livro. E, referindo-se ao autor, disse que ele é bastante conhecido somente porque usa um chapéu vistoso.
Entretanto, ouviu-se algum sururu orientado na direcção de José Manuel Cancela, conhecido por Zé Manel dos cabritos, acusando-o de roubo dos cabritos e da sua quase extinção na zona de Mampatá. Ele defendeu-se acusando de Peteiros o Poeta Régua, o Carvalho e o próprio autor do livro. Salvou-o, em parte, o Antero Santos que informou que estivera, depois, em Mampatá e que ainda lá havia um ou outro cabrito de estimação. Quanto à acusação de ter criado a primeira mula transexual de Trás-os-Montes, confessou a pouca “habilidade” para tratar de assuntos de sexo, mas que o nome de “Lola” não fora sua autoria.



O Ricardo Figueiredo lembrou que também em Penafiel havia a Festa do Cordeirinho e que está referida uma confissão do querido e saudoso Joaquim Carlos Peixoto, a quem o pai do seu pior aluno oferecera o melhor cordeiro da festa. Houve um momento de grande emoção e foi guardado um minuto de silêncio em sua memória, ao qual se juntou a saudade sentida pelo Jorge “Portojo” e por outros falecidos.

Inconfundível, com o seu inseparável boné, o Zé Manel da Régua faz a sua entrada triunfal no Choupal dos Melros

O Poeta da Régua acabara de chegar. E, entrando de mansinho, trazia uma caixa de cerejas da sua Quinta Sra. da Graça, apresentando-a como o verdadeiro motivo porque chegava atrasado. Teve o cuidado de pedir às pessoas que guardassem os caroços para serem entregues ao Cancela, que os levaria para os cabritos. Falou um pouco da sua/nossa guerra e agradeceu a homenagem que lhe é prestada neste livro.

Falando aos presentes, a Margarida Peixoto, viúva do nosso malogrado camarada Joaquim Carlos Peixoto

Antes de terminar, Margarida Peixoto quis usar da palavra. Agradeceu o carinho e a amizade que lhe temos demonstrado e aproveitou para enaltecer a boa camaradagem reinante entre os ex-Combatentes e, ainda, tecer alguns elogios ao autor.
Como é costume, o autor encerrou o convívio, referindo logo de entrada:
- É com enorme alegria e satisfação que vos vejo aqui a comungar desta minha felicidade. Por favor, não me chamem de escritor. Sou apenas um pobre diabo que quis registar para a posteridade as “Memórias boas da minha guerra” que, na verdade, são as memórias de todos nós.
Aproveitou para os agradecimentos habituais, onde destaca Alberto Branquinho, Luís Graça, Carlos Vinhal, responsáveis por este produto e ainda a todos os amigos que lhe alimentam o sorriso de cada dia.

Visita ao Museu da Tabanca dos Melros

Seguiu-se a visita ao Museu, que está cada vez mais recheado, enquanto já decorria no alpendre a degustação das entradas.

(Continua)

********************

Texto lido na apresentação do livro “Memórias Boas da Minha Guerra, (da Guiné) Volume III” do meu camarada e amigo José Ferreira.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=649470568826873&id=100012918072029

Por Francisco Baptista

Minhas Senhoras e meus Senhores, Amigos e Camaradas

Depois do prefácio e do posfácio, escritos pelo Alberto Branquinho e pelo Luís Graça, dois bons críticos literários e das palavras sábias do Ricardo Figueiredo, um grande tribuno, amigo José Ferreira, podias-me ter dispensado deste sacrifício. Sei que em compensação já me deste o livro, mas não te esqueças de me dar também o vinho do Porto, que deste aos outros.

Sobre o livro direi, como os outros, que tem belas histórias, está muito bem escrito como é timbre do autor. Pessoalmente acho que tem um aspecto mais cuidado do que os dois anteriores e tem algumas fotografias a cores que lhe dão outra beleza.
Gosto particularmente da fotografia da Joan Collins, nas formas perfeitas da sua juventude, das pernas arqueadas com as coxas num conjunto harmónico, dos peitos rosados, brancos e salientes, do rosto onde sobressai um olhar intenso que nos toca, dos lábios vermelhos e carnudos, tão bela, tão sensual que parece fazer-nos aquele convite que nós homens esperamos, embora geralmente não passe de uma ilusão.

Os soldados americanos no Vietname visitados por esta estrela, pela Raquel Welch. e por muitas outras tinham sonhos quentes e cor-de-rosa, nós em África éramos por vezes visitados pela D. Cecília Supico Pinto, um Salazar de saias, e outras tias do Movimento Nacional Feminino que em vez de sonhos nos levavam tabaco e pouco mais.
Quando havia azar no mato ou no quartel, vindas do céu, como se fossem anjos, apareciam as enfermeiras paraquedistas, raparigas do nosso tempo, para socorrer os feridos, mas que nos faziam sonhar com elas ou com outras brancas que viviam longe, a milhares de quilómetros.

O José Ferreira, como já vem sendo hábito, apimentou este livro com histórias pícaras. reais e fictícias, sobre amigos ou conhecidos e histórias picantes sobre sexo, que nos dão muito gozo ao lê-las e que já lhe deram a ele ao escrevê-las. Falando de sexo usa um português vernáculo de calão que era o falado entre os camaradas de guerra.
Hoje já mais libertos das leis severas da Santa Madre Igreja sobre o uso desses termos e sobre a vida sexual, já todos ou pelo menos a maioria admitem isso com naturalidade. Como natural é o sexo como fonte de prazer e de vida.
Deus, depois de criar o Mundo, criou o homem e a mulher, deu-lhes o sexo e disse-lhes:
Usai-o e multiplicai-vos.
Isabel Allende, uma grande escritora chilena disse um dia: "Escrever é como fazer amor. Não te preocupes com o orgasmo, preocupa-te com o processo".
José Ferreira continua a escrever.
Muito obrigado. Sejam felizes, façam amor ou escrevam.
____________

Notas do editor

Vd. poste de 3 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19741: Agenda cultural (680): "Memórias Boas da Minha Guerra", vol III, de José Ferreira. Lançamento do livro, dia 11 de maio, às 11 h, seguido de almoço, na Tabanca dos Melros, Fânzeres, Gondomar

Último poste da série de 12 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19779: Agenda cultural (682): Grande Prémio de Longa Metragem Cidade de Lisboa, IndieLisboa 2019: "De los nombres de las cabras", de Silvia Navarro e Miguel H. Morales, Espanha, 2019, 62': um documentário sobre a extinção dos Gaunches, o povo nativo das Canárias... Pode ser visto no cinema Ideal, Lisboa, quarta-feira, dia 15, às 22h00

Guiné 61/74 - P19799: Os nossos seres, saberes e lazeres (326): No condado de Oxford, a pretexto de um casamento em Fairford (5) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 3 de Janeiro de 2019:

Queridos amigos,
A peça de substância do condado de Oxford é a vetusta e prestigiada cidade universitária, detentora de um belíssimo património, a vida cultural é intensa, do teatro ao cinema, das exposições às conferências, passando pela vida musical, excecionalmente rica.
Era obrigatório por ali deambular e dar a conhecer o interior do mais velho museu do mundo, na lógica com que hoje entendemos um espaço onde se guardam objetos de arte, se conservam e se utilizam no processo educativo.
No regresso, havia resmungos, soubera a pouco, o que era inteiramente verdade, ainda por cima um dos passantes fora aluno do criador do célebre inspetor Morse, Colin Dexter, que visitou com regularidade até ao seu falecimento, intensificou a mágica da visita, a cidade dos doutores também guarda discretamente a lembrança de um inspetor que desvendou habilmente crimes, imagine-se, num dos espaços universitários mais requintados do mundo.

Um abraço do
Mário


No condado de Oxford, a pretexto de um casamento em Fairford (5)

Beja Santos

Continua o passeio pela cidade de Oxford, não haverá tempo para farejar os interiores dos colégios mais icónicos, nem as preciosas livrarias, nem o jardim botânico, impõe-se uma rígida disciplina, há a igreja da universidade denominada Santa Maria a Virgem, estamos agora na Bodleian Library, aberta ao público em 1602, ver ao menos por fora a Radcliffe Camera (que agora faz parte da Bodleian), construída na primeira metade do século XVIII, é aqui o coração dos grandes edifícios onde se pode incluir o Sheldonian Theatre. Ainda houve vozes recalcitrantes, queriam ir a Blenheim Palace, a residência ancestral dos Duques de Malborough, pelo caminho queriam ver Woodstock, passear pelas velhas aldeias como Stow-on-the-Wold, fica para o próximo passeio, amanhã é o dia para o Parque e Jardins do Zoológico de Cotswold, Cotswold Wildlife, uma exigência para crianças, uma grata surpresa para adultos. Saboreie o leitor estas abóbadas em leque, nervuras harmoniosas, todos os medalhões a merecerem contemplação, houvesse tempo e o viandante com a sua companha andavam horas e horas com o nariz no ar, mais gracioso tardo-gótico, não se conhece, fica-se com a ilusão que há para ali uma escalada até às nuvens, só falta aparecerem anjos celestiais, ao som de charamelas.




Sai-se da Bodleian Library, ali perto, aparentada uma igreja circular é a rotunda que dá pelo nome Radcliffe Camera, uma joia arquitetónica do século XVII, é um passeio entre ruas circulares ou bem enviesadas até se chegar a uma avenida que nos vai conduzir a um dos objetivos da visita, o Ashmolean Museum, museu de Arte e Arqueologia da Universidade de Oxford, o mais antigo museu do mundo, com uma riqueza incrível, possuidor de coleções que vão desde a Antiguidade e chegam aos pré-rafaelistas de Arte Moderna.



Paragem obrigatória na Igreja da Universidade, alvo de muitas intervenções, mantém-se como o coração espiritual da velha universidade: o pórtico foi construído no século XVII, ainda há vitrais medievais, mas sofreram alterações profundas no século XIX, ali está o túmulo de Adam de Brome, o fundador do Oriel College, século XIV, muitos visitantes param diante da coluna em memória de Thomas Cranmer, arcebispo de Cantuária designado por Henrique VIII, manteve-se leal ao Papa, foi condenado. É obrigatório visitar a capela-mor e contemplar a Madona e o Menino, obra do barroco francês, saiu da paleta de Simon Vouet.



Uma pausa no mercado furta-cor, é irresistível não parar para sentir a palpitação do consumo. É de todos sabido que quando dois ingleses se encontram falam primeiro do tempo, não escondem a sua satisfação se for dia de sol, depois a conversa pode deslizar para a jardinagem, acima de tudo flores, mas há quem tenha hortas, daí a extraordinária variedade que podemos encontrar em qualquer mercado de plantas aos hortofrutícolas, aqui tudo se vende para semear.


O viandante ainda se lembra do Ashmolean antes destas obras de beneficiação, trouxeram conforto e luminosidade. Como todos os museus públicos, as coleções permanentes são de visita gratuita, as exposições fazem-se pagar. Ao tempo da visita, exibia-se uma coleção modernista norte-americana de O’Keefe a Hopper, 12 libras, uma outra de gravura de várias épocas, o programa indica visitas guiadas, conferências da mais diferente índole, cursos, workshops e outras atividades relacionadas com a coleção do museu.



Esta indumentária pertenceu a um ilustre aluno de Oxford, o Coronel Thomas Edward Lawrence, Lawrence da Arábia, aqui estamos em frente da vestimenta que David Lean reproduziu no célebre filme épico, “Lawrence of Arabia”, o protagonista era Peter O’Toole.




Três imagens que pareceram obviamente sugestivas da grande riqueza que o Museu Ashmolean oferece, desde o mundo antigo, à Ásia, as coleções europeias. No piso inferior, montou-se uma fascinante área pedagógica para explorar o passado, aproveita-se para contar a história do museu, essencialmente feito de doações de grandes colecionadores, explica-se aos alunos que o visitam a arte da conservação de têxteis, coros, a história da escrita e da impressão, o dinheiro, uma belíssima associação entre o objeto e os comentários. Foi o que se pôde ver em Oxford, regressa-se a Faringdon, amanhã está previsto a alegria dos mais pequenos, a ida ao parque da vida selvagem de Cotswold.

(continua)
____________

Notas do editor:

Poste anterior de 11 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19773: Os nossos seres, saberes e lazeres (324): No condado de Oxford, a pretexto de um casamento em Fairford (4) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 16 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19792: Os nossos seres, saberes e lazeres (325): 25 de maio de 1980, Hangzhou, "um paraíso debaixo do céu", segundo um provérbio tradicional

Guiné 61/74 - P19798: Parabéns a você (1620): Joaquim Fernandes Alves, ex-Fur Mil Art da CART 1659 (Guiné, 1967/68)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19795: Parabéns a você (1619): António Pinto, ex-Alf Mil Inf do BCAÇ 506 (Guiné, 1963/65)

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19797: Notas de leitura (1178): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (6) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 11 de Fevereiro de 2019:

Queridos amigos,
O BCAV 490 arribou à Guiné, descobriram o calor de estufa, o desconforto de viver aquartelado, vão agora partir, cada Companhia para seu lado, percebe-se que o vate alinha na CCAV 488, vai dizer cobras e lagartos da comida, conviria que nos esclarecessem por onde se repartiram, onde ficou inicialmente a sede do batalhão, quando começaram a levar pancadaria, mais adiante irá falar da primeira emboscada.
Hoje associamos o escritor Álvaro Guerra, contemporâneo de Santos Andrade, no desembarque em Bissau, com os bizarros primeiros tiros, logo a seguir daremos a palavra a alguém que nos faz companhia na blogue, o Zé Brás e o seu incontornável romance "Vindimas no Capim".

Até à próxima, com um abraço,
Mário


Missão cumprida… e a que vamos cumprindo (6)

Beja Santos

“Até que cheguei à Guiné,
a viagem foi regular.
Na fábrica abandonada
vim eu aqui aquartelar.

Houve rapazes a enjoar
dos balanços que o barco dava.
Eu era um dos que estranhava,
mas não cheguei a vomitar.
Só me vinha o mal-estar.
Depois de beber o café,
passeava até à ré,
fazia apetite à comida.
E foram 5 dias nesta vida
até que cheguei à Guiné.

Aos 4 dias de jornada,
vínhamos bem viajando,
uma cabeçada íamos levando
no meio da água salgada.
Do barco não se aproveitava nada
se tivéssemos tido esse azar.
Isso dava que falar:
a morte de tanto indivíduo!
Como isso não foi sucedido,
a viagem foi regular.

O barco esteve ancorado
até que nós desembarcámos
e em seguida nós chegámos
a este quartel mal arranjado,
com carros velhos por todo o lado.
Que coisa disparatada!
Só na parte da madrugada
nós conseguimos dormir
com tanto mosquito a zumbir,
na fábrica abandonada.

O calor não se aguentava
aqui dentro do quartel
o nosso Tenente-Coronel
disso não se importava,
e serviços nos destinava,
não nos podíamos desenfiar
fartávamo-nos de trabalhar,
a carregar camionetas de entulho
e a 27 do mês de julho
vim eu aqui aquartelar.”

********************

A viagem e o desembarque em Bissau são dois momentos clássicos na literatura memorial da guerra. Irá fazer-nos companhia agora o escritor Álvaro Guerra que combateu e foi ferido na Guiné e que legou no conjunto das obras iniciais uma série de referências à sua comissão. Em “Memória” tem um parágrafo de rara beleza:  
“Nasci na pátria do ódio gentil, na pátria da paz e do sono, do idílio de uma seringa cheia de medo com uma veia cheia de velho sangue, uma veia sossegada e antiga, sem dores de me parir. Cresci entre as histórias mentirosas e as mezinhas mitológicas de adiar mortes serenas, milhões de tranquilíssimas mortes conformadas, ao som do fado-hino e da saudade de destino”.
Nesta fase da sua vida literária, Álvaro Guerra revelou-se um aficionado, direi incondicional, do novo romance, corrente em que a França esteve na vanguarda com nomes de coturno mundial como Marguerite Duras, Alain Robbe-Grillet, Nathalie Sarraute e Claude Simon. Escrita de fragmentos, parágrafos velozes, com tiquetaques, regressos permanentes, remissões a beirar o surreal. Vejamos como arranca este romance Memória:
“no calor morria e nesse medo matava rasgando capim folhas lianas a tiros de raiva e metal escaldante metralha a abrir o caminho para hoje percorrido comigo desde o meu corpo espalmado na terra a beber o suor e o sangue e os olhos fechados invocavam imagens e logo se abriam para a dor real naquele longe de casa que eu era rastejando entre os silvos e explosões zumbidos aos ouvidos meus sentidos todos na fusão com o nada e desesperado disso que eu sabia ser tarde para a escolha que não fiz…”.

A comissão de Álvaro Guerra foi contemporânea da comissão de Santos Andrade, daí a sintonia que é um acaso de felicidade entre este texto com desembarque e instalação e os versos do nosso poeta da BCAV 490:
“A Companhia recém-desembarcada dos três velhos aviões a hélice foi provisoriamente instalada no Liceu da Cidade que, para o efeito, se encontrava equipado com aquilo que habitualmente equipa um liceu: carteiras, mesas de professores, quadros pretos, ponteiros, giz, globos terrestres, animais empalhados, provetas, tubos de ensaio, bicos de Bunsen, estalactites e estalagmites, poliedros, frascos, boiões, um esqueleto muito pouco convincente e, ainda, como extra ali colocado para maior comodidade da tropa, alguns fartos de palha. Quando a soldadesca saltou dos camiões, o capitão ordenou a formatura e disse para terem muita atenção em não escangalhar nada do que estava lá dentro, pois aquilo era Património do Estado e ‘quem escachaporrar alguma coisa tem que s’haver comigo’, após o que se fez a distribuição dos militares pelas várias salas de aula, tendo o gabinete dos professores sido reservado aos oficiais e o laboratório aos sargentos. Montou-se imediatamente um dispositivo de segurança composto por quatro sentinelas, assim colocadas: posto 1 – extremo norte do claustro, junto à retrete das meninas; ponto 2 – porta dos contínuos e pessoal menor; posto 3 – porta da Secretaria; posto 4 – extremo sul do claustro, junto à retrete dos rapazes. Revelando o exemplar poder de adaptação, começaram os militares a disputar a palha que lhes havia de servir de colchão. Então, chegaram as cozinhas rolantes com uma refeição quente, vindas dos superlotados quartéis da cidade e, marmitas na mão, logo todos compareceram a formar uma longa bicha que chegava às imediações do bairro da lata, aliás, próximo.

Acomodados sobre a palha, entre carteiras, dispuseram-se a passar confortavelmente a sua primeira noite no liceu o que teriam conseguido se não fossem os permanentes e ferozes ataques dos mosquitos o que determinou colectiva manhã mal-humorada, com judiciosas quão oportunas observações do tenente-médico.

Cada vez melhor adaptados às circunstâncias, isto é, às carteiras e restante material ex-escolar, mosquitos e camas de palha, foi-se o mau humor adoçando de tal modo que, a meio da tarde do segundo dia, se podia ver o Cabo Serapião, ao som da guitarra do 73 e da gaita-de-beiços do 91, dançando com o esqueleto a quem tinham pintado bigodes à capitão e posto no crânio um capacete, enquanto no laboratório os sargentos assavam chouriço no bico de Bunsen e, na sala dos professores, os oficiais jogavam póquer usando como fichas as rochas e cristais do gabinete de mineralogia. Estava o Alferes Jeremias a arriscar um belo pedaço de quartzo num full de damas e valetes, quando soaram dois tiros, do lado da retrete das raparigas. Alarme geral, abrupta interrupção das actividades lúdicas e outras, apressada procura de armas, improvisada compostura de uniformes e acessórios, corrida para o exterior.

‘Além, atrás daquela cabana! Estavam dois escondidos! Disse: Alto! Quem vem lá? Abalaram a fugir. Disparei’. E acertou, pelo menos num deles, a verdade é que havia na terra castanha uma poça de sangue e pingos que se perdiam para as bandas do bairro da lata, para todos eles o primeiro sangue, para muitos o cheiro do primeiro festim a sério, a inconsciente descoberta da íntima ferocidade, uma vingança qualquer daquele apartamento forçado. No chão, junto do quadro preto, em posição de falsos ossos só possível, o esqueleto abandonado, capacete no crânio, bigodes à capitão e maxilas escancaradas, esperava um par que continuasse a dança que mal começara”

(continua)
____________

Notas do editor

Poste anterior de 10 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19771: Notas de leitura (1176): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (5) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 13 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19781: Notas de leitura (1177): "Portugal in Africa", por James Duffy, Penguin 1962 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P19796: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (22): os 101 inscritos, por regiões de proveniência: Sul / Área Metropolitana de Lisboa=43; Norte / Área Metropolitana do Porto=29; Região Centro=27; Diáspora Lusitana (EUA)=2



OS 101 INSCRITOS NO ENCONTRO NACIONAL DA TABANCA GRANDE, LEIRIA, MONTE REAL, PALACE HOTEL MONTE REAL, SÁBADO, 25 DE MAIO DE 2019: POR REGIÕES DA ÁREA DE RESIDÊNCIA




REGIÃO NORTE/ ÁREA METROPOLITANA DO PORTO (N=29)



Manuel Luís Lomba e Maria Arminda - Barcelos

José Manuel Santos - Braga

Alfredo da Silva e esposa - Cabeceiras de Basto

Carlos Camacho Lobo - Maia

Abel Santos - Leça da Palmeira / MatosinhosAntónio Acílio Azevedo e Irene - Leça da Palmeira / Matosinhos
António João Sampaio e Maria Clara - Leça da Palmeira / Matosinhos
Carlos Vinhal e Dina - Leça da Palmeira / Matosinhos
Manuel José Ribeiro Agostinho e Elisabete - Leça da Palmeira / Matosinhos
Rodrigo Teixeira - Matosinhos

José Barros Rocha - Penafiel
José Manuel Cancela e Carminda - Penafiel

Eduardo Moutinho Santos e Maria José - Bonfim / Porto
Fernando Gouveia - Porto
Francisco Baptista - Porto



Manuel António Areal da Costa - Santo Tirso

António Matos Peliteiro - Vila Nova de Famalicão
José Domingos Marinho Arnoso - Vila Nova de Famalicão

António Joaquim Oliveira - Vila Nova de Gaia

Vasco Ferreira - Vila Nova de Gaia
Xico Allen - Vila Nova de Gaia



REGIÃO CENTRO (N=27)



José Eduardo Reis Oliveira (JERO) - Alcobaça

Manuel Augusto Reis - Aveiro 

Paulo Santiago - Aguada de Cima / Águeda



António Pimentel - Figueira da Foz

Jorge Picado - Costa Nova / Ílhavo

Agostinho Gaspar - Leiria
Joaquim Mexia Alves - Monte Real / Leiria
Silvino José Correia d'Oliveira - Leiria



Eduardo Jorge Ferreira e Maria da Conceição - Vimeiro / Lourinhã
Carlos Silvério - Ribamar / Lourinhã
Luís Graça e Maria Alice Carneiro - Lourinhã

Almiro Gonçalves e Amélia - Vieira de Leiria / Marinha Grande
Vítor Vieira e esposa - Marinha Grande



Carlos Cabral e Judite - Pampilhosa / Mealhada

Ernestino Caniço - Tomar


Carlos Pinheiro - Torres Novas
Lúcio Vieira - Torres Novas


José António Fontes - A dos Cunhados / Torres Vedras
Lucinda Aranha e José António - Torres Vedras

Manuel Lima Santos e Fátima - Viseu




REGIÃO SUL E ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA (N=43)

António Joaquim Alves e Maria Celeste - Carregado / Alenquer

Jorge Araújo e Maria João - Almada

Manuel dos Santos Gonçalves e Maria de Fátima - Carcavelos / Cascais
Manuel Resende - S. Domingos de Rana / Cascais

António Martins de Matos - Lisboa
Arménio Santos - Lisboa
Fernando Jesus Sousa e Emília Sérgio - Lisboa
João Afonso Bento Soares - Lisboa
Jorge Cabral - Lisboa
José Ramos - Lisboa
Juvenal Amado - Lisboa
Luís Paulino e Maria da Cruz - Lisboa
Manuel Joaquim, José Manuel e Alexandra - Lisboa
Miguel e Giselda Pessoa - Lisboa
Rui Guerra Ribeiro - Lisboa
Vítor Ferreira e Maria Luísa - Lisboa

Armando Pires - Algés / Oeiras

Jorge Canhão e Lurdes - Oeiras

António Estácio - Mem Martins / Sintra

António José Pereira da Costa e Maria Isabel - Mem Martins / Sintra
António Maria Silva e Maria de Lurdes - Sintra
Armando Nunes Carvalho e Maria Deolinda - Sintra
Jorge Pinto e Ana - SintraJosé Pedroso e Helena - Sintra
Mário Magalhães e Fernanda - Sintra


Helder Valério de Sousa - Setúbal
Maria Arminda Santos - Setúbal


RESTO DO MUNDO (N=2)

João Crisóstomo e Vilma - Nova Iorque (EUA)


__________


Nota do editor:


Último poste da série > 16 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19793: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (21): Falta 1 para as 100 inscrições!... Terminou o prazo ontem, às 24h... Mas ainda há lugar, à mesa para o nº 100 da 23ª hora...

Guiné 61/74 - P19795: Parabéns a você (1619): António Pinto, ex-Alf Mil Inf do BCAÇ 506 (Guiné, 1963/65)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 de Maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19791: Parabéns a você (1618): Vasco da Gama, ex-Cap Mil, CMDT da CCAV 8351 (Guiné, 1972/74)

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19794: (In)citações (131): A dureza da nossa infância e a guerra (Juvenal Amado, ex-1.º Cabo Condutor Auto do BCAÇ 3872)

1. Mensagem do nosso camarada Juvenal Amado (ex-1.º Cabo Condutor Auto Rodas da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74), autor do livro "A Tropa Vai Fazer de ti um Homem", com data de 15 de Maio de 2019:


A dureza da nossa infância e a guerra

No passado dia 17 fui à Associação 25 de Abril assistir ao lançamento de "A Minha Guerra a Petróleo" da autoria do José António Pereira da Costa. O apresentador da obra foi o Coronel Carlos Matos Gomes, ex-Comando e escritor de créditos mais que provados.

Excelente orador, deu ali uma lição histórica de literatura portuguesa, com especial incidência no que se refere ao colonial e pós colonial. Mas ao vê-lo lembrei-me de antigos camaradas de escola, que foram comandos também e com principal relevo para dois que estiveram na Guiné mais ao menos no período que eu também lá estive.

O Aníbal Gavião (Laredo de alcunha) foi meu colega na escola em Alcobaça na 1.ª classe e mais tarde na 4.ª quando regressei à vila. O Augusto foi meu colega na escola da Vestiaria entre o final da minha 1.ª classe e a 3.ª e o que aqui escrevo, acaba por se focar na história das crianças daquele tempo, com especial ênfase para as fracas condições económicas, que a grande maioria tinha que ultrapassar com escolas a quilómetros, descalços e com almoço que não passava de um pedaço de pão duro, para render, e um cubo de toucinho assado frio, que lhes servia de pequeno almoço, almoço e lanche, especialmente dos que moravam nas aldeias.

Em 1957 entrei para a escola primária de Alcobaça.
Era uma sala cheia de crianças de bata branca em frente da professora. A secretária ligeiramente para o lado direito, deixava livre a visão para o quadro preto, a cruz e as fotografias emolduradas de António Salazar e Craveiro Lopes que era presidente da República por essa altura. Reza a História, que este não era dos predilectos do regime e assim, ao contrário dos que se eternizavam no lugar, foi despachado tão depressa quanto possível.


A professora era e foi, senhora temida até ao fim da sua carreira. Conhecida por mais que uma geração e que estava castigada a dar só a primeira classe por via de algumas “carícias” feitas com mais afinco na malta pequena.

Naquele tempo a sala de aula era um sítio austero pouco convidativo, onde imperava a máxima da reguada e a cana da índia, para quem não sabia ou se esquecia de trazer os trabalhos de casa feitos, quem sujasse a bata, quem não tivesse algum material, etc.

Éramos obrigados a sair e regressar a casa com a bata vestida impecavelmente limpa, facto que me custou alguns safanões dados pela a minha mãe, pois por vezes tinha que ma lavar quando eu chegava a casa e enxugá-la sabe Deus como, para que eu me apresentasse sem mácula às nove horas do dia seguinte na escola.
A falta dela era imperdoável.

Na verdade, frequentaram comigo a escola crianças de todos os estratos sociais e a bata tornava-nos à primeira vista iguais. As diferenças eram assim mais subtis para quem não soubesse, que haveria crianças com várias batas e umas, a maioria como eu, que só tínhamos uma.
Mas juntando o feitio da professora, com o terror que a minha mãe tinha de vivermos numas águas furtadas na travessa da Cadeia, bem por cima do hoje afamado António Padeiro, que já existia naquele tempo sem tanto “pedigree” mas com a qualidade que o tempo não esmoreceu, por essas razões acabamos por ir viver para a aldeia da Vestiaria, situada a pouco mais de 3 quilómetros, mais precisamente na rua que ia para lavadouro e mais tarde, para a Rua do Loureiro. Dali até ao cruzamento entre os Casais e quem ia para o Pinhal Fanheiro ficava a escola. Palmilhávamos mais ao menos uns 1500 a 2000 metros para cada lado quer chovesse quer fizesse Sol.

A lei era taxativa e vigorava uma sobre a proibição de se andar descalço, mas quando cheguei à nova escola eu parecia um extraterrestre, pois batas e sapatos era coisa que não se via por aquelas bandas. Os garotos descalços traziam umas sacolas com uma ardósia e livro de leitura, mais uma sebenta para os trabalhos casa e assim, é fácil adivinhar o espanto que a minha mala reluzente, com caixa de lápis cadernos e livros encadernados, tudo arrumadinho, causou.
A disciplina na escola também coisa de assombrar, pois conviviam todas as classes da primeira à quarta e não eram poucos os alunos que eram maiores que a professora. A D. Emília, jovem professora de Aveiro para ali desterrada, a viver num quarto alugado, quando ia para lhes bater, eles simplesmente seguravam-lhe os braços “o quê que você quer mulher ?”, quando não saltavam simplesmente pela janela e estava o assunto arrumado.

Não raramente eram as mães que os levavam de volta à escola por medo de represálias, uma vez que a escola era obrigatória e se não fosse isso, teriam muito que lhes dar a fazer no campo ou à volta do gado, na vez de andarem a alimentar a boa vida do rapaz a passear os livros.
As mães de alguns alunos quando chamadas à escola por algo que o filho tivesse feito, usavam da sua autoridade aplicando-a à pancada. Condenação e castigo, que eles levavam logo ali com um sarrafo seco de videira, agarrados por um braço e saltando ao ritmo das bordoadas.
- “Sra professora, você arreie-lhe com força, arreie-lhe” - e iam-se embora a maldizer a sorte, o rapaz, mais a escola, que assim ele nunca mais ia trabalhar.
No fundo era a grande chatice pois sem a 4.ª classe ninguém lhe podia dar emprego, se não ficava assim mesmo, pois para a enxada não era preciso saber o abecedário nem geometria.

Comigo andaram o Zé Loureço e o Coelho, que assentaram praça no CICA4 no mesmo dia que eu. O Mário Farelo, o “Escalracho”, os irmãos Manel e Augusto, o Mendes que me ia furando um olho com uma cana acabada de arrancar da vinha ao lado da escola, quando fez dela uma lança. O Manel e o Augusto, estes dois irmãos mais o “Escalracho”, eram por assim dizer responsáveis por todas as malandrices que se faziam e mesmo quando não eram eles, que roubavam a fruta ou roubavam os ovos da capoeira, era certo e sabido que eram os suspeitos e culpados costume.

A vida da escola era assim colorida e assim fui passado de classe à medida que me iam confundindo no aspecto geral, perdi o brilho e o brio, deixando a bata em casa, com a mala toda esfolada ao estilo de quem te viu e quem te vê.

Voltei para Alcobaça a tempo de fazer a quarta classe. Os meus colegas mais velhos foram trabalhar para os fornos da Crisal ou em oficinas na vila, outros por lá ficaram no amanho das terras. Perdi o contacto com a esmagadora maioria deles e se não fora a tropa nunca mais veria outros tantos. O Manuel trabalhou numa marcenaria lá para os lados da Fonte Nova e o irmão mais novo Augusto, encontrei-me com ele no avião que nos trouxe de férias à Metrópole. Era dos Comandos o que não me admirou dado o espírito voluntarioso e belicoso que lhe conheci. Ostentava orgulhosamente os símbolos da 35.ª ou 38.ª, possivelmente esteve envolvido nas operações em Copá e Canquelifá ou mesmo Guidage.

Voltei a viajar com ele no regresso das férias e bebemos uns whiskies para nos prepararmos para o impacto do arame farpado do aeroporto de Bissau e aí chegados, abrasados pelo o impacto do calor ele foi para os Comandos e eu para os Adidos de má memória.
Não tenho ideia de o ter voltado a ver mas duma coisa não tenho dúvida, é que foi naquela vida dura que se forjaram os nossos jovens, o que lhes permitiu aguentar a dureza daquela guerra durante tantos anos.

Mesa de Honra com: Coronel Carlos Matos Gomes, Coronel Vasco Lourenço e o autor de "A Minha Guerra a Petróleo", Coronel António José Pereira da Costa

Na mesa de honra, no lançamento do livro do Coronel António José Pereira da Costa, estavam três soldados que participaram no 25 de Abril, data que como sabemos, embora sujeita aos detratores de todas as latitudes, continua a ser o primeiro dia de liberdade do resto das nossas vidas.
Um muito obrigado por isso.

Juvenal Amado
____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19767: (In)citações (130): As Comemorações de Abril, A Memória e a História (José Manuel Matos Dinis, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2679)

Guiné 61/74 - P19793: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (21): Falta 1 para as 100 inscrições!... Terminou o prazo ontem, às 24h... Mas ainda há lugar, à mesa para o nº 100 da 23ª hora...



OS 99 INSCRITOS NO ENCONTRO NACIONAL DA TABANCA GRANDE, LEIRIA, MONTE REAL, PALACE HOTEL MONTE REAL, SÁBADO, 25 DE MAIO DE 2019




Abel Santos - Leça da Palmeira / Matosinhos
Agostinho Gaspar - Leiria
Alfredo da Silva e esposa - Cabeceiras de Basto
Almiro Gonçalves e Amélia - Vieira de Leiria / Marinha Grande
António Acílio Azevedo e Irene - Leça da Palmeira / Matosinhos
António Estácio - Mem Martins / Sintra
António João Sampaio e Maria Clara - Leça da Palmeira / Matosinhos
António Joaquim Alves e Maria Celeste - Carregado / Alenquer
António Joaquim Oliveira - Vila Nova de Gaia
António José Pereira da Costa e Maria Isabel - Mem Martins / Sintra
António Maria Silva e Maria de Lurdes - Sintra
António Martins de Matos - Lisboa
António Matos Peliteiro - Vila Nova de Famalicão
António Pimentel - Figueira da Foz
Armando Nunes Carvalho e Maria Deolinda - Sintra
Armando Pires - Algés / Oeiras
Arménio Santos - Lisboa
Carlos Cabral e Judite - Pampilhosa / Mealhada
Carlos Camacho Lobo - Maia
Carlos Pinheiro - Torres Novas
Carlos Silvério - Ribamar / Lourinhã
Carlos Vinhal e Dina - Leça da Palmeira / Matosinhos
Eduardo Jorge Ferreira e Maria da Conceição - Vimeiro / Lourinhã
Eduardo Moutinho Santos e Maria José - Bonfim / Porto
Ernestino Caniço - Tomar
Fernando Gouveia - Porto
Fernando Jesus Sousa e Emília Sérgio - Lisboa
Francisco Baptista - Porto
Helder Valério de Sousa - Setúbal
João Afonso Bento Soares - Lisboa
João Crisóstomo e Vilma - Nova Iorque (EUA)
Joaquim Mexia Alves - Monte Real / Leiria
Jorge Araújo e Maria João - Almada
Jorge Cabral - Lisboa
Jorge Canhão e Lurdes - Oeiras
Jorge Picado - Costa Nova / Ílhavo
Jorge Pinto e Ana - Sintra
José António Fontes - A dos Cunhados / Torres Vedras
José Barros Rocha - Penafiel
José Domingos Marinho Arnoso - Vila Nova de Famalicão
José Eduardo Reis Oliveira (JERO) - Alcobaça
José Manuel Cancela e Carminda - Penafiel
José Manuel Santos - Braga
José Pedroso e Helena - Sintra
José Ramos - Lisboa
Juvenal Amado - Lisboa
Lucinda Aranha e José António - Torres Vedras
Lúcio Vieira - Torres Novas
Luís Graça e Maria Alice Carneiro - Lourinhã
Luís Paulino e Maria da Cruz - Lisboa
Manuel António Areal da Costa - Santo Tirso
Manuel Augusto Reis - Aveiro
Manuel dos Santos Gonçalves e Maria de Fátima - Carcavelos / Lisboa
Manuel Joaquim, José Manuel e Alexandra - Lisboa
Manuel José Ribeiro Agostinho e Elisabete - Leça da Palmeira / Matosinhos
Manuel Lima Santos e Fátima - Viseu
Manuel Resende - S. Domingos de Rana / Cascais
Maria Arminda Santos - Setúbal
Mário Magalhães e Fernanda - Sintra
Miguel e Giselda Pessoa - Lisboa
Paulo Santiago - Aguada de Cima / Águeda
Rodrigo Teixeira - Matosinhos
Rui Guerra Ribeiro - Lisboa
Silvino José Correia d'Oliveira - Leiria
Vasco Ferreira - Vila Nova de Gaia
Vítor Ferreira e Maria Luísa - Lisboa
Vítor Vieira e esposa - Marinha Grande
Xico Allen - Vila Nova de Gaia


_______________

Nota do editor:

Último poste da série  > 14 de maio de 2019 >  Guiné 61/74 - P19786: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (20): só no dia 25, sábado, identificámos 10 (dez) encontros, em diferentes pontos do país, de pessoal que esteve no CTIG, e que concorrem, saudavelmente, com o nosso, em Monte Real... Eis algumas das unidades: BART 1913, CCAÇ 1792, BCAV 490, 1ª C/BCAÇ 4616/73, BCAÇ 2928. Pel Art 27, Pel Mort 2297, ERec 2641, CCS/BCAV 2922, 1ª C/BCAÇ 4610/72, CCAÇ 3547, CCAÇ 3548, CCAÇ 1585, e pessoal de Bambadinca, 1968/72: CCS/BCAÇ 2852, CCAÇ 12 ,CCS/BART 2917, Pel Caç Nat 52, Pel Caç Nat 53, Pel Caç Nat 63, etc.... Prazo de inscrições para Monte Real: até amanhã, 15, às 24h00.

Guiné 61/74 - P19792: Os nossos seres, saberes e lazeres (325): Excertos do "meu diário secreto, ainda inédito, escrito na China, entre 1977 e 1983" (António Graça de Abreu) - Parte VI: 25 de maio de 1980, Hangzhou, "um paraíso debaixo do céu", segundo um provérbio tradicional

Mais um excerto do "diário chinês, secreto", ainda inédito, do nosso camarada António [José] Graça de Abreu. Recorde-se que ele viveu na China, em Pequim e en Xangai, entre 1977 e 1983; foi professor de Português em Pequim (Beijing) e tradutor nas Edições de Pequim em Línguas Estrangeiras. 

Ex-alf mil SGE, CAOP 1 (Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74), é membro sénior da nossa Tabanca Grande, e ativo colaborador do nosso blogue com mais de 230 referências. Vive em Cascais. É um cidadão do mundo, poeta, escritor e reputado sinólogo. Nasceu no Porto em 1947.] (*)



 Hangzhou, 25 de Maio de 1980

Estou há uma dúzia de horas em Hangzhou e já escrevo, a necessidade de fixar as primeiras sensações e incipientes entendimentos desta cidade, "um paraíso debaixo do céu", como diz o provérbio chinês.

Cheguei de comboio e depositaram-me numa fabulosa residência para quadros superiores do Partido. Viajo com o beneplácito e a protecção dos meus patrões, as Edições de Pequim ligadas ao Comité Central, e assim se explica o direito a tanta mordomia. 

Destinaram-me uma suite que é uma afronta para as centenas de milhões de gente humilde deste país que vive, famílias inteiras, em dez ou quinze metros quadrados. Só a minha cama terá aí dois por três metros, um vasto colchão de qualidade, mais um sofá, salinha, mesinha e varanda, um aposento meio espartano, mas amplo, cómodo e funcional. Na China Comunista, como em todo o mundo, a vida das pessoas não é igual.

Há dois mil e quatrocentos anos mestre Confúcio (551a.C. - 479 a.C.) terá dito mais ou menos o seguinte "Quem trabalha com a cabeça, manda, quem trabalha com as mãos obedece." Os quadros do Partido Comunista trabalham muito com a cabeça e quem obedece constrói-lhes estas magníficas residências onde tenho o privilégio de estar hoje alojado. Eu não mando nada mas, no meu trabalho nas Edições de Pequim, é verdade que o meu labor também é feito sobretudo com a cabeça. Daí, estas mãos mimosas e estas mordomias.

Vou, entretanto, comprovando que, quadros do Partido ou a gente simples do povo, todos são semelhantes no amor.

Esta noite, acabei de calcorrear uns pedaços da margem deste esplendoroso lago Xihu西湖, ou do Oeste. No céu havia uma lua meia escondida entre nuvens, aqui em frente as luzes dos poucos candeeiros reflectiam-se nas águas. Varandins, pavilhões, balaustradas pareciam dançar na penumbra da noite. O lago cintilava vestido de nobre roupagem escura. Avancei pelos caminhos em volta do cristal das águas. Duas bicicletas pousadas no chão, logo depois mais duas. Adiante, conforme ia caminhando, dezenas e dezenas de pares de bicicletas espalhadas pelos relvados, encostadas às árvores. Arbustos, vegetação por todo o lado e não se via ninguém, adivinhavam-se, no entanto, os namorados, um rapaz e uma rapariga abraçados, deitados na erva, escondidos na obscuridade, ocultos por sebes e por canteiros altos de flores. Contentamento e paz. Não têm espaço nas suas casas para se exercitarem na "arte do quarto de dormir", como lhe chamam os chineses, e procuram por isso estes jardins em volta do lago, uma espécie de imensa mansão natural que os acolhe para o carinho da noite.

Sei como é dura a vida deste povo. Percorre-me uma alegria branda quando vejo estes jovens vivendo todo o amor que têm para dar, as horas da dupla ternura quando os sonhos ainda não pararam de rodopiar nas cabeças imaturas, puras e os corpos se acariciam na exaltação dos prazeres concedidos pelos deuses.

Um dia poderá haver alguma baixeza e vilania, e do amor de agora restarão apenas destroços e um rio enlameado. Mas não para todos. Pode acabar o "mimoso riso" e "os fogosos beijos na floresta" (ai, Camões!), mas continuará a confiança mútua, a força-crença que unirá estes jovens até onde for possível, por entre as borrascas da vida.

Senti vontade de estar também ali, enlaçando a minha chinesinha, que nunca conheci, ou simplesmente a mulher capaz de me amar, mulher que não tenho, sei que existe e eu merecia.

António Graça de Abreu (**)

_____________

Notas do editor:
(*) Vd. poste de 10 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19770: Os nossos seres, saberes e lazeres (323): Excertos do "meu diário secreto, ainda inédito, escrito na China, entre 1977 e 1983" (António Graça de Abreu) - Parte V: Ppequim, 1 de setembro de 1980: visita de uma delegação militar portuguesa


(**) Último poste da série > 11 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19773: Os nossos seres, saberes e lazeres (324): No condado de Oxford, a pretexto de um casamento em Fairford (4) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P19791: Parabéns a você (1618): Vasco da Gama, ex-Cap Mil, CMDT da CCAV 8351 (Guiné, 1972/74)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 15 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19787: Parabéns a você (1617): António Eduardo Ferreira, ex-1.º Cabo Condutor Auto da CART 3493 (Guiné, 1972/74)

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19790: Convívios (894): CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole, Missirá, 1965/67) , Pel Mort 1028, Pel Caç Nat 52 e Pel Caç Nat 54: próximo dia 18, sábado, na Ericeira. Organizador: Manuel Calhandra Leitão, o "Ruço", Achada, Mafra, ex-1º cabo apontador do morteiro 81 (telem 938 028 152)


Torres Vedras > A-dos-Cunhados > Paradas > 16 de setembro de 2018 > Dois camaradas da Guiné: no lado esquerdo, o régulo da Tabanca de Porto Dinheiro, Eduardo Jorge Ferreira; no lado direito, um camarada de Achada, Mafra que esteve com o João Crisóstomo, ex-al mil da CCAÇ 1439, no Enxalé, em 1965/67, o Manuel Calhandra Leitão; mais conhecido como o "Ruço" (, pertencia ao Pelotão de Morteiros, era 1º cabo apontador do morteiro 81, que julgamos ter sido o Pel Mort 1028, set-65 Fá Mandinga / nov-66 Bambadinca mai-67); um grande contador de histórias, a quem já convidei para integrar a Tabanca Grande; não se lembrava do nº do Pel Mort, que estava sediado em Bambadinca; falou-me de homens "lendários" como o Luís Zagallo e Abna Na Onça e de operações dramáticas a norte do Emxalé).

O Manuel Callhandra Leirãol, o "Ruço",  o organizador do encontro deste ano, na Eticeira, Mafra, da malta que esteve no Enxalé, entre 1965/67, incluindo o seu Pel Mort e a CCAÇ 1439...

Foto: © Luís Graça (2018). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].




Manuel Calhandra Leitão, o "Ruço" 
1. É já no sábado, dia 18, que se realiza o encontro da rapaziada da CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole, Missirá, 1965/67), de maioria madeirense, e subunidades adidas (Pel Mort 1028, Pel Caç Nat 52 e 54, que passaram sobretudo pelo Enxalé e Missirá).

O encontro, a realizar numa marisqueira da Ericeira, está a ser organizado pelo Manuel Calhandra Leitão ("Ruço"), que vive na Achada, Mafra (Telem. 938 028 152). O preço do almço é de 25 "aéreos".

O "Ruço" foi 1º cabo, apontador de morteiro 81 do Pel Mort 1028 (, ele não se lembrava...). É mais um herói desconhecido da guerra da Guiné. Já lá fui a casa dele, há uns meses atrás. É um grande camarada que está a precisar do nosso carinho e apoio, numa fase de doença que ele felizmente está a superar com grande dignidade, determinação, lucidez e coragem. Tem uma exploração agrícola de 3 heactares, onde faz sobretudo limões, os famosos limões da zona de Sobreiro-Achada, Mafra.


O luso-americano João Crisóstomo e a eslovena Vilma [Nova Iorque, EUA, à direita] vêm de propósito de Nova Iorque para estarem no encontro (*).

A Lena do Enxalé (, Helena Carvalho,) e o seu marido, Álvaro Carvalho, das Caldas da Rainha, também estarão presentes. A "Lena do Enxalé" organizou,com o Henrique Matos,o encontro de 2015


O nosso editor, Luís Graça, também irá estar Presente este ano, no encontro da Ericeira, Mafra.

Ainda se aceitam, à ultima hora, inscrições. O Manuel  "Ruço" não prevê mais do que três dezenas de presenças. Infelizmente, diz-me ele, os "bravos" da CCAÇ 1439 estão a ficar pelo caminho (**). A maioria, madeirense, não pode deslocar-se ao continente. (***)

_________

Notas do editor:



(***) Último poste da série > 13 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19782: Convívios (893): Almoço/Convívio do pessoal da CCAÇ 2796 (Gaviões de Gadamael) levado a efeito no passado dia 11 de Maio em Pedroso, Vila Nova de Gaia (Adolfo Cruz)

Guiné 61/74 - P19789: Antropologia (31): "Regressos quase perfeitos, memórias da guerra em Angola", por Maria José Lobo Antunes, Tinta-da-china, 2015 (1) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Agosto de 2018:

Queridos amigos,
É uma investigação antropológica de alto gabarito, a investigadora, filha de António Lobo Antunes, sentiu-se motivada pelas cartas de guerra que o pai escrevera à mulher e por sinais da sua obra literária que percorriam a guerra angolana.
Trata-se de um inédito ensaio sobre a memória da guerra que articula documentos oficiais, episódios pessoais e recordações partilhadas nos almoços de confraternização, é uma busca de sentido, haverá momentos dolorosos, vêm à tona episódios cruéis, choques culturais avassaladores, aquele fim do mundo podia-se medir por milhares de quilómetros, por populações deslocadas à força, era então o Leste de Angola antes de se ter quebrado o ânimo ao MPLA.
Uma investigação exemplar que devia ter paralelos na Guiné e em Moçambique. A autora dá uma razão de tomo: "No caso da memória de guerra, a dimensão pública da recordação ocupa um lugar central. É em nome das nações que as guerras são habitualmente combatidas. É a lealdade nacional que convoca todos aqueles que a ela são chamados. É aqui que se joga a possibilidade da recordação ou do esquecimento, da celebração ou do silenciamento públicos".

Um abraço do
Mário


Regressos quase perfeitos, uma obra excecional de antropologia (1)

Beja Santos

"Regressos quase perfeitos, memórias da guerra em Angola", por Maria José Lobo Antunes, Tinta-da-china, 2015, é um documento avassalador, original, ao permitir conhecer o itinerário de antigos militares de uma companhia de Exército, desde as memórias mais remotas das suas vidas, a comissão, o regresso, os encontros anuais. É a tese de doutoramento de Maria José Lobo Antunes, durante cinco anos entrevistou dezenas de antigos militares da CART 3313, assistiu aos seus almoços anuais, pesquisou os arquivos oficiais e cruzou estas memórias com o retrato que António Lobo Antunes, médico do batalhão, deixou nas cartas de guerra que escreveu à mulher na sua obra literária.

O fulcro da questão é o trabalho da memória, a antropóloga ciranda, num sábado de junho de 2011, num restaurante de Almeirim, convive com a CART 3313 do BART 3835, pela décima primeira vez estes homens juntam-se e reveem-se durante uma tarde à volta da mesa. A estudiosa anota nomes, descreve o cerimonial do encontro onde estão mulheres e filhos, numa mesa já se fala em Mussuma, um destacamento do Leste de Angola junto à fronteira com a Zâmbia. Dois furriéis lembram episódios, muitos outros não se lembram de coisa nenhuma. Temos depois o almoço, corta-se o bolo no final, e depois começa a festa, segue-se o lanche, há um grande cartaz onde está escrito: “Somos quem fomos”. Já não há guerra colonial, Angola já não é nossa, os anos transformaram aqueles rapazolas em homens que caminham para a velhice. Como observa a investigadora, a memória do que foram sobrevive ainda, na partilha de recordações que pertencem a todos.

Maria José é filha desse alferes médico que escreveu “Os Cus de Judas”, um romance que lhe deu rapidamente notoriedade. Era uma criança quando foi com a mãe para a sede da Companhia, em Marimba, faz pois parte da geração da pós-memória e justifica-se:  
“Foi a memória emprestada da guerra (esse passado que de alguma forma também é o meu, mas do qual não me lembro) que criou vontade de ir para além daquilo que conhecia (as histórias, as fotografias, pedaços soltos de um tempo perdido no tempo). O primeiro passo do diálogo possível com a memória alheia foi dado em 2005, no momento em que a minha irmã e eu começámos a trabalhar na edição das cartas enviadas de Angola à nossa mãe. Cinco anos depois da sua morte, tinha chegado o tempo de cumprir a vontade, tantas vezes repetida, de as publicar. Em novembro de 2005, o livro foi lançado. Os antigos militares da Companhia foram convidados e houve uma camioneta que transportou os que viviam no Norte do país. Mais de três décadas após o embarque para a Angola, uma multidão de camaradas reencontrou-se no sítio de onde tinha partido para a guerra. Depois desse dia, comecei a ir aos almoços da companhia”.
Assim se abriram as portas para a sua investigação que culminou na tese de doutoramento que defendeu em 2015. E de novo justifica os seus propósitos:  
“O meu objectivo era construir uma etnografia da memória da guerra colonial que articulasse as diversas escalas em que a memória vive: as memórias pessoais, as narrativas que circulam na esfera pública e a representação oficial do conflito. Em vez de estudar esta guerra na sua imensa complexidade, a etnografia que construí propunha outro olhar, um olhar que reduzia a observação e a análise a uma pequena parte do todo: a CART 3313”.
E escreve mais adiante:  
“Subjacente a esta investigação está a constatação de que o desaparecimento do passado condena o seu conhecimento à construção de suposições impossíveis de provar. O que me interessa não é o que aconteceu, mas sim de que forma se recorda e se esquece aquilo que aconteceu. Aquilo que se recorda e se esquece não é estanque e imutável. A memória resulta de um processo complexo de negociação das condições da sua possibilidade. O tempo é, aqui, um factor fundamental. Tivesse esta investigação sido feita no ano seguinte à desmobilização da CART 3313 ou dez anos depois do 25 de Abril, os resultados seriam certamente outros. A etnografia da memória de guerra que aqui se apresenta parte, precisamente, deste contexto de evocação narrativa generalizada do passado colonial português e da guerra que o defendeu”.

E discreteia sobre o trabalho da memória nas Ciências Sociais, sobre a reconstrução do passado, a memória de guerra. E assim se inicia a viagem do BART 3835, mobilizado em julho de 1970, e daquela Companhia cuja sede de Batalhão vai ser Gago Coutinho.

O pano de fundo da educação daqueles jovens era a retórica imperial, retórica essa já bem fermentada no constitucionalismo monárquico, aquele império africano sucedia aos tempos em que o Brasil era sinónimo de múltiplas riquezas. A investigadora conversa com os militares, como eles se aperceberam da guerra, o que aprendiam na escola, que noções colhiam da pátria, dos heróis, dos valores. Os depoimentos são claros: havia o respeito, a disciplina, a ideia da grandeza do país.
Mas há que dar o seu a seu dono:  
“Nos anos 1960, a educação era um luxo a que nem todos podiam aceder. Seis dos 31 entrevistados não chegaram a cumprir o ensino obrigatório e saíram no final da 3.ª classe. As razões foram as mesmas: residentes em freguesias rurais do Norte do país, provenientes de famílias com poucos recursos económicos, foram forçados a contribuir com o seu trabalho para a frágil economia familiar. Veja-se o caso de José Gomes, nascido numa aldeia no concelho de Sátão, em Viseu. A mãe, filha de pai incógnito, engravidou do patrão da casa onde servia. José Gomes cresceu longe da mãe, também ele filho de pai incógnito, entregue aos cuidados da avó e dos tios-avós. Quando tinha quatro anos, a mãe engravidou de novo patrão. O caixão branco do irmão que morreu pouco depois de nascer é uma das suas recordações mais antigas. Ainda criança, começou a guardar o gado da família. A entrada na escola foi mais um peso na sua vida, a acrescentar ao trabalho que já fazia na agricultura”.

Um contexto de pobreza em grande angular, nas memórias de todos os que concluíram a escola primária e começaram a trabalhar ainda crianças, o trabalho na agricultura ou aprendizagem no ofício fazia parte da ordem natural da vida. A autora faz um esboço histórico da vida do Estado Novo e das decisões de Salazar, nomeadamente a partir de 1961, como aqueles rapazes começam a presenciar partidas e regressos, mobilizações, ofertas em dinheiro e alimentos para quem partia, atiçou-se o fervor nacionalista a partir dos primeiros embarques de tropas para Angola. Mas a guerra era um mundo distante a que só acediam homens feitos. Aqueles rapazolas não podiam prever que o conflito se prolongasse por longos anos. Abriram-se novas frentes, a guerra instalou-se na rotina nacional das partidas e chegadas de contingentes militares. São tempos também de emigração, irá crescendo a falta de comparência às juntas de recrutamento. E um dia aqueles jovens partem para a tropa, abriram-se oportunidades, caso daquele pastor que se tornou condutor militar. Estamos em 1970, um momento crítico para as Forças Armadas, é tempo de um envio médio de 105 mil homens para Angola, Guiné e Moçambique, reduz-se o número de candidatos à Academia Militar, recrutas e especialidades tornam-se numa fábrica gigantesca. Onde, no passado, para ser aspirante a oficial miliciano era imperativo a frequência de um curso universitário passa somente a ser exigido o 7.º ano completo ou até dar provas de competência no curso para sargentos milicianos.
Vai começar a vida da CART 3313.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 8 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19763: Antropologia (30): Valentim Fernandes e o seu monumento literário “Descrição da Costa Ocidental de África, 1506-1510” (2) (Mário Beja Santos)