sábado, 20 de abril de 2019

Guiné 61/74 - P19702: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (5): De Nova Iorque com amor, em dia de aniversário de casamento: o João Crisóstomo é o 47º camarada a responder à chamada da mãe de todas as Tabancas... E aproveita para ir, no dia 18 de maio, ao almoço convívio da sua companhia, a CCAÇ 1439 (Enxalé, Portogole e Missirá, 1965/67)... Com ele, são já 47 os inscritos para a Operação Monte Real 2019...


João Crisóstomo, nosso camarada da diáspora (EUA, Nova Iorque), ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), casado com a Vilma (, aqui o casal, em 2013, "just married"), e destacado ativista social luso-americano (de causas célebres como As Gravuras de Foz Coa, Memória de Aristides Sousa Mendes, e Timor Leste)


1. Acaba de me telefonar o João Crisóstomo, de Nova Iorque. A dar um abraço festivo, e a pedir duas coisas ao Carlos Vinhal,  coeditor do blogue e membro da comissão organizadora do nosso Encontro Nacional:

(i) para o inscrever no XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, Monte Real, 25 de maio próximo (*);

e (ii) e para lhe postar um "cartanito" de parabéns no dia do seu aniversário, a 22 de junho.


Hoje ele faz anos de casado (6º aniversário) e continua feliz com a sua Vilma, em Queens, Nova Iorque. E mandou mais um email a mais de 200 dos seus amigos. Aos mais próximos, fez (faz sempre) questão de telefonar.

Contrariando os seus planos de viagem para este ano, vai fazer um esforço por vir cá, a Portugal, para estar no convívio da sua companhia, a CCAÇ 1439, a 18 de maio, e aproveitar para ir a Monte Real, a 25... Nunca foi, até à data, ao Encontro Nacional da Tabanca Grande. Esta é a boa notícia. A menos boa, é que vem sozinho.

Estou muito feliz, como seu amigo e camarada, e como editor do blogue, por voltar a estar com ele, e para mais no encontro anual da nossa Tabanca, que é a mãe de todas as tabancas. Daí a razão de ser desta notícia...


Já o inclui na lista dos inscritos no nosso Encontro Nacional. São já 47 os inscritos. Disse-lhe que também tencionava ir, a 18 de maio, ao encontro da rapaziada da CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole, Missirá, 1965/67), encontro que está a ser organizado pelo Manuel Calhandra Leitão ("Ruço"), que vive na Achada, Mafra. (Telem. 938 028 152). Foi 1º cabo, apontador de morteiro 81. Mais um herói desconhecido da guerra da Guiné. Já lá fui a casa dele, há uns meses atrás. É um grande camarada que está a precisar do nosso carinho e apoio, numa fase de doença que ele felizmente está a superar com grande dignidade, lucidez e coragem.  Tinha acabado de falar com ele ontem ou anteontem e ambos lamentávamos a anunciada ausência do nosso João Crisóstomo. 


Hoje tenho esta feliz notícia, que me chega à Tabanca de Candoz onde passo a Páscoa todos os anos.

Só espero que, atrás do João Crisóstomo,que vem de longe, do outro lado do Atlântico (!),  venha aí mais uma enxurrada de inscrições no nosso XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande, a realizar-se no próximo dia 25 de maio, em Monte Real, Leiria.

Camaradas e amigos, estamos a pouco mais de um mês da Operação Monte Real 2019. Está na altura de fazer os preparativos e dar ordens ao Carlos Vinhal para vos pôr na lista. E cada inscrito deve trazer mais um (, ou mais dois, três, quatro ou cinco, amigos, camaradas e/ou familiares). Precisamos de, pelo menos, uma centena de participantes. Email para inscrições:

Carlos Vinhal (Leça da Palmeira / Matosinhos):

carlos.vinhal@gmail.com



Entretanto, aqui ficam os nossos parabéns, de toda a Tabanca Grande, para o casal João e Vilma. Muita saúde, amor e longa vida, que eles merecem tudo.

2. Aqui fica a mensagem que ele mandou, por email, a alguns de nós, amigos e camaradas da Guiné:

Caríssimos…

“camaradas", “tabanqueiros , “amigos” e... não sei que mais “bons vocativos " poderei usar … : todos eles são apelidos saídos de um coração com saudades e com pena de não poder falar vos directamente ao telefone…

Acabei de falar com o Luís Graça e verifico que ele pôs logo a boca no mundo…. Fiquei contente , mas um pouco "sem jeito": como vou agora explicar o não ter pegado ao telefone a cada um de vocês também?... Não é “discriminação” ( palavra agora muito em uso, pelo menos aqui nos "States”…); simplesmente…não dá...

É que os contactos por telefone estão a ficar cada vez mais difíceis e, como não uso o Facebook,, sinto-me perdido para poder contactar a todos a quem gostaria. Como sabem "não dá” para falar a todos ao telefone, mesmo que todos tivessem a coragem de “apanhar " o telefone ; pois com tantas chamadas de desconhecidos a tentar "vender a banha da cobra”, não é de admirar que o ignorem por vezes. Eu faço o mesmo.

E se é verdade que alguns destes, aqui endereçados pelo Luis Graca, eu apenas conheço e convivi apenas por pouco tempo… isso não é desculpa: diz o ditado que "os amigos dos meus amigos são meus amigos também”. Um ditado que geralmente se prova válido. Enfim…

Felizmente que existe o e-mail. E aqui estou: Com saudades e muita amizade, este é credor da certeza de que não esqueço os que me são queridos. De coração os meus melhores votos nesta quadra festiva. E até 18 ou 25 de Maio, se Deus quiser.

Eu e a Vilma estamos bem, celebrando hoje o 6º aniversário do nosso casamento... Como o tempo voa Meu Deus!

João & Vilma
 



3. AS 47 INSCRIÇÕES NO XIV ENCONTRO NACIONAL DA TABANCA GRANDE (até à tarde de hoje)


Alfredo da Silva e esposa - Cabeceiras de Basto
António Acílio Azevedo e Irene - Leça da Palmeira / Matosinhos
António Estácio - Mem Martins / Sintra
António João Sampaio e Maria Clara - Leça da Palmeira / Matosinhos
António Joaquim Alves e Maria Celeste - Carregado / Alenquer
António José Pereira da Costa e Maria Isabel - Mem Martins / Sintra
António Martins de Matos - Lisboa
Armando Pires - Algés / Oeiras

Carlos Cabral e Judite - Pampilhosa
Carlos Pinheiro - Torres Novas
Carlos Vinhal e Dina - Leça da Palmeira / Matosinhos

Ernestino Caniço - Tomar

João Afonso Bento Soares - Lisboa
João Crisóstomo - Nova Iorque (EUA)
Joaquim Mexia Alves - Monte Real / Leiria
Jorge Canhão e Lurdes - Oeiras
José Barros Rocha - Penafiel
José Manuel Cancela e Carminda - Penafiel
José Pedroso e Helena - Sintra
José Ramos - Lisboa

Lucinda Aranha e José António - Torres Vedras
Lúcio Vieira - Torres Novas
Luís Graça e Maria Alice Carneiro - Lourinhã
Luís Paulino e Maria da Cruz - Lisboa


Manuel Augusto Reis - Aveiro
Manuel José Ribeiro Agostinho e Elisabete - Leça da Palmeira / Matosinhos
Manuel Lima Santos e Fátima - Viseu
Miguel e Giselda Pessoa - Lisboa

Rui Guerra Ribeiro - Lisboa

Vítor Ferreira e Maria Luísa - Lisboa

5 comentários:

Anónimo disse...

De Vila do Conde (Porto-Norte - Portugal), Para Nova Iorque que não conheço:
João Crisóstomo, que também não conheço pessoalmente, espero que venhas a ler esta mensagem.
Li hoje no Blogue que ontem foi o teu 6º aniversário de casamento em segundas núpcias com a tua encantadora mulher Vilma, da Eslovénia, que também não conheço, um país com mulheres muito bonitas como a tua, por isso e por muito mais, os meus sinceros parabéns pelo vosso 6º aniversário. Grande obra, pelas minhas contas somos da mesma idade, colheita de 43, por isso deves ter casado com 70 anos, em segundas núpcias. Muitas felicidades para ambos, bem merecem.
Já nos cruzamos aqui no Blogue a propósito de Timor, acho que não fui muito simpático nos meus comentários, mas agora já passou, e admiro as causas que defendes, embora não tenha eu que as defender também são opções de vida.
Não vamos encontrar-nos no dia 25 de Maio, em Monte Real, pois tenho outros compromissos prioritários, é o dia do meu aniversário de casamento em primeiras e únicas núpcias, com a minha companheira de sempre, a Manuela, e não é altura de compartilhar estes nosso caso pessoal e particular, com os nossos camaradas da Guiné, e para o ano, se ainda for vivo, completo os 50 anos, e então nesse período não estarei também disponível.
Ainda não comuniquei ao Luís nem ao Carlos a minha não presença, ainda não ganhei coragem, mas eles vão ler esta mensagem e já ficam a saber, mas devo-lhes esta explicação.
E agora a razão da minha mensagem é outra, pois tive agora a oportunidade de ver os vossos encontros e fotos desde 2013, o ano do vosso casamento.
O que me chamou a atenção, em particular a minha, é que temos uma coisa em comum, somos ambos dos poucos adeptos dos 'suspensórios' que já uso há mais de 20 anos, desde aque não conseguia já segurar as calças devido à avantajada barriga, e descobri neste acessório a melhor imagem e conforto até hoje conseguido.
Mas vi os vários modelos de suspensórios, e não encontro em parte nenhuma um modelo desses que usas, é tudo à grande, à Americano, aqui vende-se uns pindéricos modelos que não têm graça nenhuma. Comecei com uns que comprei em Frankfurt na Alemanha, depois outros em Paris, Bruxelas, mas aqui não há nada, é só modelos de velhos, e eu gostava de modelos de novos, para velho já basto eu. Depois os nossos fabricantes pensam mais num acessório, e não num artigo essencial para segurar as calças com carinho e personalidade. Tenho dito.

Os meus renovados parabéns e um dia de Pascoa feliz, aí para ti e outros da nossa Diáspora.
Um abraço para ti, e um beijinho para a tua Vilma.
Virgilio Teixeira
ex-alf mil do SAM
Bat Caç 1933 - Nova Lamego e São Domingos (Set 67 a Agosto de 69)

O resto podes consultar no meu Álbum Fotográfico, com umas dezenas de fotos, de um milhar para ainda Postar, se lá chegar.

Vila do Conde, em 21 Abril de 2019

Anónimo disse...

Rui Chamusco
21 de abril de 2019 03:12

Obrigado Luís Graça pelo convite. Se estiver em Portugal (penso que não) participarei com muito gosto no encontro que, como tu dizes "já és da família" considero também meu.

O João ligou-me há minutos, via whatsApp, e deu-me as notícias que acabo de ler no teu e-mail.
Vai fazer-lhe bem esta estadia em Portugal.

Desejo-te, assim como à tua família, Boas Festas de Páscoa.

Abraço

Anónimo disse...

Joao Crisostomo
21 de abril de 2019 21:57


Meus caros,

Em conversa com a minha cara metade, (a melhor das duas sem dúvida!…,) falávamos da probabilidade de este vir a ser o ultimo encontro tipo "grande orquestra” da CCAÇ 1439! Os “concertos” sem dúvida não vão acabar e vamo-nos continuar a encontrar com certeza, mas dificilmente conseguiremos encontros de "formatura completa”.

Perante tal "razão de força maior’ decidimos fazer esticar mais os elásticos … juntem portanto mais uma cadeira à mesa para a minha Vilma também. E evidentemente que estaremos depois (,finalmente!...), no dia 25 em Monte Real.

Oxalá apareçam muitos: um encontro de "formatura completa” também…. desta vez com mais um atrasado maçarico. Aguardo com antecipação encontrar muita malta ( espero que os meus colegas de armas, como bons “camaradas" me permitam esta familiariedade) de quem muito tenho ouvido falar, mas quem por razões alheias à minha vontade nunca tive ainda ocasião de conhecer pessoalmente.

Do “desterrado filho pródigo” de volta ao rebanho, um abraço com amizade
João Crisóstomo

JOAO CRISOSTOMO… disse...

Caro camarada Virgílio Teixeira,
( Oxalá leias este!...)
Porque sou pouco versado em coisas digitais ( o facebook é um labirinto para mim; e tudo o que vai alem de um simples E mail é difícil para mim...) sei que estou em muita desvantagem em relaçao a outros mais versados em comunicações digitais. E só agora li o teu comentário/mensagem no dia 21 de Abril passado --- no mesmo dia em que eu enviei também um comentário, cerca de duas antes do teu).
Obrigado pelas tuas simpáticas menções ao 6o aniversário do nosso casamento. Tens razão quando disseste <<< a encantadora mulher Vilma, da Eslovénia, que também não conheço, um país com mulheres muito bonitas como a tua, >>>. Toda a Eslovénia é um encanto de beleza ( e por isso é chamada da "Suiça pequenina". Se um dia quiseres ter umas férias maravilhosas visita-a. Especialmente se gostares de montanhas,água e riachos por toda a parte...grutas == mais de duas mil grutas ( eu costumo dizer que parece um queijo suíço...) uma delas tão "pequena" que na boca da entrada construiram um castelo)...
Sim somos mais ou menos da mesma idade, com uns meses de diferença pelo que dizes. Eu "apareci" em 44, vou fazer os meus 75 dentro de três semanas( 22 de Junho).
Vejo que compartilhas do meu pragmatismo de suspensórios... mas olha que é mais fácil encontrar bons suspensórios na Europa do que aqui; eu tenho uma meia dúzia e parece-me que todos esses bons que falas foram adquiridos na Alemanha e em Portugal. Aqui os únicos bons que encontrei eram pretos ( que usava por necessidade quando como "mordomo"tinha de usar "Tuxedo" em ocasiões que o exigiam). Creio que os encontras aí, mas tens de perguntar por eles, pois geralmente não aparecem expostos e estão em gavetas.
Quanto às nossas "divergências de opiniões"... ainda bem que ambos temos a coragem de expressarmos o que pensamos mesmo que quando as nossas opiniões diferem. Umas vezes estamos certos, outras vezes estamos errados. E como bem sabes por vezes os que parecem errados hoje vêm a ser os certos passados tempos e vice-versa... Tudo é muito relativo neste mundo.
O importante é ser honesto ( conosco mesmos e com os outros) e saber manter amizades, mesmo quando as opiniões diferem.

E é confiante de que possamos continuar nesta "estrada de bons amigos" que te envio um grande abraço de amizade sincera e desinteressada,== sentimentos a que a "minha Vilma", grata e lisongeada pelos teus simpáticos comentários se associa.

Se me quiseres contactar por E mail... é mais fácil para mim... só quase por acaso vim a ler este teu "post"/comentário no blogue "Luis Graça"...
O meu E mail é :<<<< crisostomo.joao2@gmail.com>>>>
e se quiseres dá-me o teu telefone também. O meu é:1 718 899 7776; e o móvel <<< 1 1917 257 1501>>>

João Crisóstomo
Nova Iorque

Hélder Valério disse...

Olá caros amigos

Pode não servir para nada, não ter qualquer relevância, mas acabei de ler este comentário do João Crisóstomo, dirigido particularmente ao Virgílio Teixeira mas com conteúdo "universal" e por isso deixo apenas por aqui a minha vontade de o subscrever. É isso mesmo, a postura que nos deve nortear e que, também em abono da verdade se diga, que é seguida em geral.
Abraço a ambos.
Hélder Sousa