Pesquisar neste blogue

domingo, 11 de janeiro de 2026

Guiné 61/74 - P26726: E as nossas palmas vão para... (28): A Magnífica Tabanca da Linha que comemora 4ª feira, dia 14, 16 anos de existência... (De "menino da Linha" a "Magnífico" vai uma grande distância...Saibam como: podem ainda inscrever-se, até ao final de 2ª feira, no próximo 63º almoço-convívio)

 

47º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha > Algés > Restaurante Caravela de Ouro > 16 de janeiro de 2020 >  Da esquerda para a direita Zé Carioca e Mário Fitas, dois "homens grandes" da Tabanca da Linha, com o nosso editor Luís Graça. Como o tempo passa, camaradas!...O 48º convívio já ficou para as calendas gregas, porque dali dois meses. os donos-disto-tudo mandaram.nos para casa,. chichi e cama, vinha aí (como veio) a pandemoa do século...A Tabanca da Linha só reabriria dois anos e talk depois! (*)

Foto (e legenda): © Luís Graça  (2020). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




A negrito, "periquitos", candidatos a "magníficos"

Total= 67


1. É já na 4ª feira (e não na 5ª, como é habitual), dia 14 do corrente, às 12h30, que o corneteiro da Magnífica Tabanca da Linha vai dar o toque de início das cerimónias solenes da Comemoração do 16º Aniversário desta famosa tertúlia de antigos combatentes da guerra da Guiné (**).

Guerra ? Qual delas ? Houve e tem havido tantas que os "meninos da Linha" até ficam com os "chips" avariados... Pois seja, guerra colonial, guerra do ultramar, guerra de África, guerra subversiva,  luta de libertação ... Etiquetas ? É pró lado que a gente dorme melhor, diria o saudoso Jorge Rosales, o histórico 1º régulo...

As datas também não são consensuais... "Aponta, truno: "de 1961 a 1974!"... Eu bem queria esticá-la na linha do tempo, mas tiraram-me o chão, o ar e o mar", dizia o Caco Baldé...

Os magníficos (no total, e ao fim de anos 16 anos,  são  equivalente a um companhia), que estão inscritos para as festividade de 4 feira somam já 67 (cerca de 40% do total dos membros registados e elegíveis da Magnífica Tabanca da Linha) (***).

Não se esqueçam: o prazo de inscrição é até amanhã, 2ª feira, ao fim do dia. 

O melhor é telefonar para o régulo, Manuel Resende: Ou mandar-lhe um email: 

Tel - 919458210

Mail - magnificatabancadalinha2@gmail.com 

O o ingresso (com direito a comer na messe de oficiais e ainda lever para a "mornaça" um bom naco do bolo de aniversário e o restod a garrafa de espumante) são 28 morteiradas e meia

Para saber mais, ver aqui o nosso poste P27610 (**):
















Dois "meninos da Limnha", e ainda por cima"salesianos", que chgaram a régulos da "Magnífica Tabanca da Linha (inaugrada a 14 de janeiro de 2010): Jorge Rosales (1939-2019) e José Manuel Matos Dinis (1948- 2021)... Sempre presentes!


2. Como é que um "menino da Linha" pode tornar-.se "magnífico" ? Ler e   seguir as instruções do régulo (mas o melhor é mesmo inscrever-se já, para 4 feira: almoça, e bem, come o bolo de aniversário, bebe uma taça de espumante e sai de lá... "magnífico"!!)


(...) MAGNÍFICA TABANCA DA LINHA

Este grupo foi criado com a intenção de partilhar informação rápida entre todos os convivas que frequentam os nossos Convívios. Para isso todos os convivas são convidados a serem membros deste grupo, tornando-se "MAGNÍFICOS", e assim continuaremos.

MEMBROS

Só serão aceites como "MAGNÍFICOS" os convivas que satisfaçam estes três pontos:

1º - Terem sido combatentes na Guiné.

2º - Terem participado nos nossos convívios,

 que fazemos de dois em dois meses;

Após a primeira participação passam a "MAGNÌFICOS".

Ao pedirem para aderir terão de enviar 

o vosso E-mail e telefone para serem convidados. 

Após o primeiro convívio serão aceites.

3º - Que vivam na zona da Grande Lisboa,

principalmente na Linha de Cascais. (****)


PUBLICAÇÕES

Todos os almoços-convívios serão anunciados aqui, na página do Facxebook,  na secção "Eventos", para facilitar as inscrições.

Os convites serão enviados simultaneamente, por e-mail e telefone para todos, pois alguns Magníficos não têm facebook, e outros nem sequer e-mail. Mas todos serão avisados.

Só são aceites publicações referentes aos nossos Convívios, ex-combatentes e suas situações, assuntos relacionados com a nossa passagem pela Guiné.

Não são aceites outras publicações.


Manuel Resende

FOTOS E DESCARGAS

Na secção "Ficheiros" estão disponíveis todas as fotos dos diversos almoços-convívios para visualização e descarga. Como sabem as fotos dos álbuns Google são comprimidas, mas ao descarregar ficam na versão original.

Um abraço a todos

Manuel Resende (...)

A Magnífica Tabanca da Linha

Grupo Privado | 162 membros

https://www.facebook.com/groups/1541868166066935?locale=pt_PT


____________________

Notas do editor LG

(*) Vd. poste de 19 de maio de 2022 > Guiné 61/74 - P23276: Convívios (927): A Magnífica Tabanca da Linha reabre hoje, em Algés, no Restaurante Caravela de Ouro, ao fim de mais de dois anos de pandemia... Uma luzidia representação do Porto, de "O Bando" (incluindo 3 escritores), vem animar este 48º convívio, já histórico...

(**) Último poste da série 6 de janeiro de 2026 > Guiné 61/74 - P27610: Convívios (1045): 63º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, quarta feira, dia 14 de janeiro de 2026, 16º aniversário do Grupo... Bom ano e força nas canetas para os Magníficos (Manuel Resende)

(****) Último poste da série > 18 de julho de 2025 > Guiné 61/74 - P27029: E as nossas palmas vão para... (27): Rosa Serra, ex-tenente graduada enfermeira paraquedista (Guiné, Angola e Moçambique, 1969/73), homenageada na sua terra natal, Famalicão, no passado dia 9 de julho de 2025

(***) Eh, pá, não passem cavaco a estes gajos com manias... elitistas e sulistas: a Tabanca jã é tão elástica que acolhe também os "meninos da Foz (do Douro"). E com muito agrado de todos, ao que parece.  É pena é que ainda não tenha sido inaugurado o raio do TGV!... Estão à espera de quê ? Nem o nosso pai morre, nem a gente almoça!

Guiné 61/74 - P27625: Documentos (50): Brochura "Missão na Guiné", da autoria do Estado Maior do Exército. 3ª ed. (Lisboa, SPEME, 1971, 78 pp.) - Parte VI: Informações úteis ("patacão", pensão de família, SPM, vale de correio, diferenças horárias, Emissora Nacional, TAP) (pp. 68-77)



Guiné > Bissau > Bissalanca > Aeroporto > 14 de abril de 1969  >  Dia da chegada do Professor Marcelo Caetano, chefe do Governo, marcando o  início de uma visita presidencial ao Ultramar... E o Virgílio Teixeira a pensar que o melhor de Bissau ainda era Bissalanca onde se apanhava o avião para casa (infelizmente ainda não havia ligação direta para o Porto)...

Foto (e legenda): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Capa do livro: Portugal. Estado Maior do Exército - "Missão na Guiné". 

Lisboa: SPEME, 1971, 77, [5] p., fotos.


1. Recorde-se que esta brochura era-nos distribuída já a bordo do navio que nos transportava para a Guiné (ou do avião dos TAM, a partir de finais de 1972). 

Estamos a reproduzir um exemplar da 3ª edição,  de 1971 (a 1ª é de 1967).

Tem 77 páginas (mais 5 inumeradas) e é ilustrada com  9 fotos.  Tudo a preto e branco. Nada de luxos.. A edição é do SPEME (Serviço do Publicações do Estado Maior do Exército).  Em 1967 (de 1958 a 1969) era Chefe do Estado Maior  (CEME) o gen Luís Câmara Pina (1904-1980). 

É constituída por três partes:  (i) Missão no Ultramar;  (ii) Monografia da Guiné: aspeto físico, humano e económico;  (iii) Informações úteis. 

Vamos reproduzir a parte final (pp. 68-77) com informações que na época eram úteis para o militar que acabava de chegar a Bissau: 

  • vencimento e gratifcações (das praças metropolitanas) ("patacão", uam das primeiras palavras,. em crioulo, que se aprendia);
  • pensão de família;
  • correspondência postal / SPM;
  •  transferência de "patacão" para a metrópole (e vice-versa) (por "vale de correio")
  • diferença horária
  • enissões radiofónicas (Emissora Nacional)
  • ligações aéreas (TAP)

 "Missão na Guiné" não era um texto apenas técnico e informativo. Tinha uma componente político-ideológica, como acontece em todas as guerras. Hoje, tem um valor acrescido, quer documental quer sentimental, para nós, antigos combatentes.

Esperamos que os nossos leitores possam fazer a sua apreciação (crítica) do documento. Tal como o PAIGC tinha os seus documentos de doutrinação e propaganda, também as NT tinham os seus.


2. Coisas de que ainda (ou já não) me lembrava:
  • Vencimento base + complemnentar ("patacão", uma das primeiras palavras de crioulo que a malta aprendia,essa e o "parte peso");
  • Sintonizar a Emissora Nacional (era raro ouvir rádio, nem sequer o PIFAS ou a "Maria Turra");
  • Entidade pagadora da "pemsão de família" (náo se aplicava no meu caso);
  • Aerogramas e encomendas (escrevia pouco);
  • Selos de correio (sempre preferi a carta selada ao aerograma do MNF, que era de borla);
  • Vale do correio (às vezes lá pedia algum "patacão"...);
  • Normas do SPM (Serviço Postal Militar);
  • Duas horas de diferença (em relação à santa terrinha) (já não me lembrava de todo!);
  • Duas viagens na TAP, de Boeing 727 (licença de férias, em meados de 1970), com paragem técnica no aeródromo internacional  da ilha do Sal, Cabo Verde (hoje Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, que começou a ser projetado pela Itália de Mussolini e foi construído em tempo recoirde, sendo inaugurado em 1939 com  o primeiro comercial ligando a Europa e a América do Sul).


- 68 -

- 69 - 

- 70 - 

- 71 - 
- 72 - 

- 73 - 

- 74 - 

- 75 - 

- 76 - 

- 77 - 

Fim

Fonte: excertos de Portugal. Estado Maior do Exército: "Missão na Guiné". 
 Lisboa: SPEME, 1971, pp. 68-77.


(Seleção, edição de fotos e páginas, fixação de texto: LG)

__________________________

Nota do editor LG:

Vd postes anteriores da série:

12 de dezembro de 2025 > Guiné 61/74 - P27521: Documentos (43): Brochura "Missão na Guiné", da autoria do Estado Maior do Exército. 3ª ed. (Lisboa, SPEME, 1971, 78 pp.) - Parte I: "Missão no Ultramar" (pp. 7-10)

13 de dezembro de 2025 > Guiné 61/74 - P27525: Documentos (44): Brochura "Missão na Guiné", da autoria do Estado Maior do Exército. 3ª ed., Lisboa, SPEME, 1971, 78 pp.) - Parte II: "Monografia da Guiné: Aspeto físico (pp. 11-23)

16 de dezembro de 2025 > Guiné 61/74 - P27535: Documentos (46): Brochura "Missão na Guiné", da autoria do Estado Maior do Exército. 3ª ed. (Lisboa, SPEME, 1971, 78 pp.) - Parte IV: "aspecto humano" (pp. 25-38)

24 de dezembro de 2025 > Guiné 61/74 - P27572: Documentos (48): Brochura "Missão na Guiné", da autoria do Estado Maior do Exército. 3ª ed. (Lisboa, SPEME, 1971, 78 pp.) - Parte V: aspecto humano (continuação): Governo e administração; resumo histórico (pp. 40-50)

31 de dezembro de 2025 > Guiné 61/74 - P27587: Documentos (49): Brochura "Missão na Guiné", da autoria do Estado Maior do Exército. 3ª ed. (Lisboa, SPEME, 1971, 78 pp.) - Parte VI: Aspeto humano (cont): saúde e instrução pública; religiões: imprensa e rádio... Aspeto económico: agricultura e florestas; pecuária e pescas; recursos de origem mineral: energia: vias de comunicação... Mais de 300 km de estradas alfaltadas ( pp. 51-65)