sábado, 25 de julho de 2020

Guiné 61/74 - P21198: Blogoterapia (296): Achado misterioso (António Eduardo Ferreira, ex-1.º Cabo CAR)

1. Mensagem do nosso camarada António Eduardo Ferreira (ex-1.º Cabo Condutor Auto Rodas da CART 3493/BART 3873, Mansambo, Fá Mandinga e Bissau, 1972/74) com data de hoje, 25 de Julho de 2020:

Amigo, Carlos Vinhal
Faço votos para que te encontres de boa saúde junto dos que são queridos.
Carlos, de quando em vez publico na minha página no facebook uns pequenos textos a que dou o nome de pensamentos à deriva, o próximo vai ser este.
Se entenderes que merece a pena, pública no blogue.
Algumas vezes coisas com pouco jeito também tem o seu interesse, se mais não for ajudam-nos a valorizar aqueles que são bons no que fazem, neste caso aquilo que escrevem. Se entenderes que não merece a pena, como já te tenho dito, o caixote do lixo está sempre à mão.

Recebe um abraço.
António Eduardo Ferreira


Achado Misterioso

Acordei exaltado e confuso. Sonhei com alguém que há muito andava perdido e me pediu ajuda. 
Levantei-me, ansioso, e logo fui à sua procura, era ainda cedo quando de casa saí, caminhando sem rumo esperando que a sorte, ou o acaso, me ajudassem a encontrar esse alguém que em sonhos me pediu ajuda, subi montes, desci encostas, atravessei vales e rios até que cheguei ao mar, caminhei pela areia, com o andar incerto e preocupado as gaivotas se assustavam, mas quem eu procurava não encontrei. 

Voltei de novo à montanha, subi ao ponto mais alto de onde olhei em várias direções, mas ninguém perdido eu consegui ver, entrei no deserto e fui mais além onde tive por companhia sombras vagabundas, até que a noite chegou, e eu, já cansado, à ânsia começava a juntar a desilusão de não encontrar quem procurava. 

Teimosamente decidi seguir em frente, entretanto uma forte trovoada se abateu sobre o deserto e um enorme relâmpago durante algum tempo tudo iluminou e a minha mente se transformou em dia, foi então, que graças à trovoada, que se abateu sobre mim, eu entendi que esse alguém que eu procurava e até então não tinha encontrado, afinal era eu próprio…

António Eduardo Ferreira
____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 DE JUNHO DE 2020 > Guiné 61/74 - P21085: Blogoterapia (295): O Covid-19 e os mísseis Strela (António Eduardo Ferreira, ex-1.º Cabo CAR)

Guiné 61/74 - P21197: Os nossos seres, saberes e lazeres (403): Nadir Afonso, as invisíveis cidades geométricas, ao alcance da Matemática (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 13 de Maio de 2020:

Queridos amigos,
Há muito que desejava confrontar-me, olhos na tela, com a trajetória pictórica de Nadir Afonso, uma singularidade das Artes Plásticas portuguesas, um percursor do abstracionismo, após o trabalho pioneiro e o terreno desbravado por Amadeo de Souza Cardoso e Maria Helena Vieira da Silva, as figuras marcantes da rutura.
Nadir percorreu o mundo, era arquiteto, a profissão reflete-se na linha, na geometria, nas teorias estéticas que legou. Recebeu louvores da crítica, está patente em importantes museus, gerou muitas controvérsias, deixou-se ficar à parte de outros movimentos artísticos. E no entanto, quando contemplamos aquelas curvas e contracurvas, as espirais, as formas que se movimentam, aquelas cidades e aglomerados de que desconhecemos o nome, o contraste por vezes brutal entre os fundos brancos e as cores primárias, aqueles negros que parecem esbarrar com as cores luminosas, somos levados a questionar se Nadir Afonso não merece a nossa melhor atenção para todo este trabalho sobre as formas abstratas que alteraram a nossa maneira de olhar a Arte e de ver o mundo.

Um abraço do
Mário


Nadir Afonso, as invisíveis cidades geométricas, ao alcance da Matemática

Mário Beja Santos

Nadir Afonso (1920-2013), arquiteto, ensaísta, artista plástico, autor de teoria estética, ocupou um lugar ímpar na pintura portuguesa, gerou controvérsia por ter defendido que a Arte é puramente objetiva e regida por leis da Matemática, o seu pensamento estético foi posto por muitos em causa, ganhou ao longo da sua longa vida muitos adeptos e a crítica nem sempre foi benevolente com ele.
Esta exposição que visitei em janeiro de 2020 no Museu das Artes de Sintra centrava-se no Nadir Afonso a percorrer uma trajetória figurativa até ter encontrado os seus parâmetros próprios na abordagem abstrata. Como escreveu o crítico Bernardo Pinto Almeida no texto de abertura desta exposição, “A Arte da primeira metade do século XX, construiu-se na pintura tal como na escultura, através da persecução do imperativo: o de se encaminhar com vista a chegar até ao limite formal da abstração. Na verdade, de Kandinsky a Malévich, ou destes a Mondrian e aos da Bauhaus, poucos foram os artistas que não se sentiram desafiados a entrar por esse caminho que se tornou numa forma disciplinar para o programa modernista”. Será assim na Arte Portuguesa do século XX, primeiro pela mão genial de Amadeo, na década de 1930 continuada por Maria Helena Vieira da Silva, por outros caminhos Nadir Afonso e Fernando Lanhas, entrar-se-á depois num jardim labiríntico e metamórfico, o grupo KWY seguirá uma via bem distinta e outros que através do abstracionismo chegarão a outras correntes, como Júlio Pomar, Júlio Resende, Sá Nogueira, Paula Rego ou António Palolo.
Nadir era arquiteto de formação, trabalhou em ateliês de renome, em França e no Brasil, em Paris vai alinhar com outros artistas que apostavam na nova abstração europeia, daí uma certa fixação de Nadir pela arte ótica de um Vasarely, é a partir desse período que nunca mais a sua originalidade se perdeu, mesmo sujeita a diferentes ciclos de intervenção.





Tivemos poucos teóricos em Artes Plásticas. Houve um Joaquim Rodrigo que ficou convencido que deixara para a posteridade uma teoria da cor, Nadir foi incansável a escrever, era descrente de que a Arte fosse um ato de inspiração, antes de mais entravam em cena a observação, a perceção e a manipulação da forma. Um ano antes de partir, foi dado à estampa o livro Nadir Afonso conversa com Agostinho Santos, Âncora Editora, 2012. É categórico na entrevista: a geometria é a essência do absoluto; considerava-se um obcecado pela observação da forma, as formas são uma fonte de harmonia e de exaltação espiritual; a geometria é uma fonte de certeza, dirá o artista, mostra-nos até que ponto nos enganamos, porque, insistindo na contemplação, muitas vezes, reparamos que, de facto, nos enganámos. E dirá sem rebuço que a sua teoria estética tem por base o materialismo dialético. E diz, impávido e sereno, que “em certas obras acho que atingi o absoluto, principalmente na composição”.





Fixa-se em espalhar pelas telas cidades, muitas vezes sobre fundos brancos, são lugares do mundo com que nos confronta, há a sensação de que vamos ser engolidos ou que aquelas cores primárias assumem a forma de uma dança aos nossos olhos, como se aquele abstracionismo geométrico possuísse o dom do magnetismo. Será sempre assim ao longo das intensas décadas do seu trabalho, formas espiraladas, curvilíneas, disparando para uma espécie de infinito, noutros períodos do seu trabalho as espirais comungam com retas e linhas sinuosas, são mares ondulantes. Nos últimos anos do seu trabalho privilegia os fundos brancos, as formas côncavas e convexas, os polígonos, cores vivas que parecem amortecidas por traços negros, substanciais.



O leitor que procure Nadir Afonso no Google verá sempre referências ao seu trabalho nos ateliês de Le Corbusier e Oscar Niemeyer, nomes supremos e revolucionários da arquitetura. E aparecem os tais ciclos denominados, por exemplo, abstracionismo geométrico, período barroco, egípcio, indo por aí fora chega-se ao período fractal, à liberdade total que as linhas assumem, linhas que se justapõem para sugestionar metrópoles e o negro adquire uma nova harmonia, a certificar que estamos perante grandes aglomerados urbanos.




Em jeito de despedida, volta-se ao texto de Bernardo Pinto de Almeida: “Foi a sabedoria da idade e, com ela, o cada vez maior despreendimento para com a ideologia modernista e aquela razão de progresso histórico que ela queria exigir aos artistas, que levou Nadir a autorizar-se na liberdade de registar figurativas as cidades. É assim que elas começam, literalmente, a aparecer, saídas das anteriores composições abstratas realizadas ao longo da década de 60, que foi dominada nesta obra, neste mesmo período, pela invenção, ao mesmo tempo conceptual e formal, de que o próprio artista chamou Espacillimité, simultaneamente uma máquina e um processo”. Talvez assim se possa entender como o artista julgava ter atingido o absoluto. É evidente que um artista que se comenta deste modo, que consagra a geometria, que define a Arte por ser objetiva, acabou por ser exaltado e incompreendido, confessou não ter qualquer relação com o meio artístico, diz ter sentido que entre meio e a Arte existe um abismo, o meio artístico, disse, é o caos de interesses e confusões.
Apreciado ou ignorado, deixou obra vastíssima, não descurou a arte pública, a estação do metropolitano dos Restauradores está cheia das suas cores, da sua geometria, da sua objetividade.


Azulejaria de Nadir Afonso na estação do metropolitano dos Restauradores
____________

Nota do editor

Último poste da série de 18 de julho de 2020 > Guiné 61/74 - P21180: Os nossos seres, saberes e lazeres (402): Tapada da Ajuda: Obrigatório visitar e fruir (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P21196: Os nossos regressos (36): Comando e CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70): foi há 50 anos, no T/T Carvalho Araújo, com algumas pequenas peripécias... (Fernando Calado)


Abrantes > RI 2 > s/d (junho ou julho de 1970) > O Otacílio Luz Henriques, ex-1º cabo bate-chapas, do pelotão de manutenção comandado pelo alf mil Ismael Augusto, CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70).

Foto: © Otacílio Luz Henriques (2013). Todos os direitos reservados. (Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)



O T/T "Carvalho Araújo", propriedade da Empresa Onsulana de Navegação. Tinha lotação para 354 passageiros. Foi abatido em 1973. Imagem extraída do sítio "Navios porugueses", que deixou de estare dispponíevÇ. estava alojada no Sapo.pt.  



Fernando Calado
1. O Fernando Calado, ex-alf mil trms, CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70) telefonou-me, no passado dia 19,  da praia de Monte Gordo, a propósito da data do regresso a casa do pessoal  da CCS/BCAÇ 2852 (*).

Disse-me que não ia a Monte Gordo há maus de 10 anos, e que a praia  estava agora às moscas, sem veraneantes: fora cá a passar uns dias, com a sua querida Rosa (cuja “Casa do Alentejo” está a sofrer com a presente crise…), acompanhados de um casal amigo.

Sem poder consultar outros elementos que têm no seu arquivo, quis-me dar uma explicação sobre a data que, para ele, é "a do regresso a Portugal, 19 de julho de 1970", a bordo  do velho T/T "Carvalho Araújo”, já em fim de vida.  Teria sido também a data em que passou à disponibilidade, conforme documento publicado no poste P21185 (*)


Ainda há dias ele comemorara a efeméride dos 50 anos do regresso a Lisboa, em almoço com mais dois velhos camaradas e amigos desse tempo de Bambadinca: o Ismael Augusto, o ex-alf mil do pelotão de manutenção da CCS (que, em 1970, ficou em Bissau, a chefiar a comissão liquidatária, tendo regressado só em setembro de 1970) e ainda  o José Carlos Lopes, ex-fur mil de reabastecimentos (Os três são membros da nossa Tabanca Grande.)


O Fernando Calado fiz que, "logo nesse dia 19 de julho de 1970, ainda foi a Abrantes ao RI 2, com mais um camarada, no carro do amigo, posto à disposição pelo pai"… Chegaram lá, e trouxeram o papel, da passagem à disponibilidade,  com o carimbo, regressaram a Lisboa de tarde, com o carro "na mecha”, na velha estrada nacional Lisboa-Abrantes. Ainda nesse dia esteva com a namorada, a Rosa.

Segundo eu apurei depois da conversa ao telefone, pela consulta do calendário de 1970.  esse dia, 19 de julho,  era domingo. 


Parece que, nos registos de arquivo, referidos em comentários ao poste P21185 (*)  a partida do "Carvalho Araújo", com o comando e CCS / BCAÇ 2852 e ainda com a CCAÇ 2404, do mesmo Batalhão, foi em junho (16, com a chegada a 25)  e não em julho.  Em 20 de julho de 1970, o "Carvalho Araújo" já estava a desembarcar novas tropas em Bissau,,,


Parece, pois,  haver, da parte do Fernando Calado alguma confusão de datas. Talvez os camaradas da CCS / BCAÇ 2852 e  da CCAÇ 2404 / BCAÇ 2852 (Teixeira PintoBinar e Mansambo, 1968/70), que viajaram juntos, na mesma data, no T/T "Carvalho Araújo", possam acrescentar algo mais sobre o assunto,. 



Fernando Teixeira
Por exemplo, o Fernando Maria Neves Teixeira, ex-1.º Cabo Aux-Enfermeiro da CCAÇ 2404, membro da nossa Tabanca Grande, diz-nos que desembarcou em Lisboa em 25 de junho de 1970 (**). 

Esta CCAÇ 2404 passou por Mansambo e fez connosco, CCAÇ 12, algumas operações do Setor L1.

Temos fotos desse regresso (e inclusive da ida do pessoal  a Abrantes, ao RI 2, mas não temos datas precisas na legendas...), do álbum do Otacílio Luz Henriques, ex-1º cabo bate-chapas, que pertencia ao pelotão de manutenção.  comandado pelo alf mil Ismael Augusto, CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70) (***)


2. Independentemente do "rigor das datas", o Fernando Calado pareceu-me ter o "filme do regresso" no T/T “Carvalho Araújo”  bem  gravado na memória, na conversa que tivemos ao telefone… 

Por uma razão muito simples: ele foi nomeado, pelo capitão de bandeira, como "o comandante das tropas embarcadas", por ser "o oficial mais antigo",,, 

Explicação dada pelo Fernando Calado: não havia oficiais superiores do comando do batalhão nem o capitão da CCS, já que o Spínola tinha "decapitado" o comando e a CCS do BCAC 2852… Havia um tenente, mas não era operacional, era SGE, o nosso conhecido, açoriano, Manuel Antunes Pinheiro, o chefe de secretaria do comando do BCAÇ 2852. 


O que importa agora é relembrar alguns aspetos desse regresso a Lisboa. Enfim, terá havido alguns peripécias, que merecem ser partilhadas.

O Fernando Calado, no dia da partida do T/T "Carvalho Araújo" , esteve muito atarefado com as diligências e as burocracias do embarque, pelo que nem sequer  tivera tempo de almoçar a bordo. O capitão do navio, pronto a partir,  deu-lhe autorização para "em vinte minutos, meia hora, no máximo" ir ao “Pelicano”, ali ao lado, comer qualquer coisa: ainda se lembra do prato que ele escolheu e de que gostava muito, "um bife de gazela com batatas fritas"...


A caminho de Lisboa, fizeram uma paragem no Funchal, e dois camaradas que ficaram em terra a curtir uma “cardina”… Feita a recontagem do pessoal embarcado, faltavam dois militares… Foram encontrados a dormitar numa esplanada…
Outra peripécia: o Fernando Calado lembra-se ainda que teve de “acalmar” vários militares da CCS que vieram com blenorragias (“esquentamentos”),  mal curadas... Alguns eram casados, um inclusive tinha-se casado por procuração… O drama era saber o que é que iriam dizer às esposas que os esperavam...

Alguns, mais desesperados, batiam com os punhos na cabeça: “Porque é que não eu fiquei em Bissau?!”... O Fernando arranjou uma solução diplomática mas salomónica: quando chegassem a casa, os “entrapados” contavam a verdade, e ficavam à espera que a penicilina acabasse por surtir efeito… Em suma, não era caso para se atirarem ao mar…

Enfim, ele prometei, no regresso a Lisboa, passar ao papel estas e outras memórias dessa algo rocambolesca e pícara viagem que teria demorado "cinco dias" (,. ou nivcem segundo o Fernando Teixeira)...


Aqui fica um primeiro resumo. O Fernando Calado, por certo, irá acrescentar umdia destes dias,  o que bem entender. (****)

_____________

Notas do editor:



(**) Vd. poste de 8 de junho de  2018 > Guiné 61/74 - P18724: Tabanca Grande (464): Fernando Maria Neves Teixeira, ex-1.º Cabo Aux-Enfermeiro da CCAÇ 2404/BCAÇ 2852, Teixeira Pinto, Binar e Mansambo, 1968/70

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Guiné 61/74 - P21195: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (12): A funda que arremessa para o fundo da memória

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 1 de Julho de 2020:

Queridos amigos,
Annette Cantinaux está a entusiasmar-se com a figuração que lhe foi proposta por aquele portuga que pretende escrever um romance contando com um amor à distância. O diabo tece-as, a realidade supera a ficção, besuntam-se dos mesmos condimentos, e atrapalham-se numa narrativa que está permanentemente a pôr de sobreaviso o leitor, a intérprete belga pede mais informações sobre o território da guerra, o amoroso português ganha balanço, vai aos escaninhos da memória, socorre-se dos mapas, conta-lhe os primeiros meses, já se adaptou, patrulha, vai buscar comida, leva e traz doentes, conheceu o primeiro foguetório, identifica por onde passa a guerrilha, os pesados tormentos estão prestes a acontecer.
Entretanto, e ele não dá por isso, a malha afetiva estreita-se, os dias são cheios, ainda consegue ler e ouvir música, e tudo quanto vai contando à intérprete belga acende-se aos 50 anos, ganha um outro olhar, ele sente-se encadeado por tudo quanto a amorosa belga lhe pede para contar.
É uma lamechice, mas foi assim que aconteceu, como se vai ver.

Um abraço do
Mário


Esboços para um romance – II (Mário Beja Santos):
Rua do Eclipse (12): A funda que arremessa para o fundo da memória

Mário Beja Santos

Chère Annette, estou em alvoroço, e com justificação, já tenho a viagem marcada e a certeza de que não tem impedimentos profissionais naquele fim de semana de três dias, feriado na Bélgica na sexta-feira, tive em conta o facto, parto quinta-feira à tarde, as minhas reuniões prolongam-se por segunda e terça-feira, regressarei na noite desse dia. O seu entusiasmo contagia-me, percebo perfeitamente que queira saber-se situar na topografia e até na toponímia daquela minha guerra. Tem aí a carta da Guiné, e em tamanho reduzido aquele território que era militarmente designado por Sector L1, gravitando à volta de Bambadinca. O Cuor era o respaldo desta sede do batalhão, para lá do Geba, o principal rio da Guiné, tem o nome de Geba ou Xaianga. Veja com atenção, tem também aí imagem de uma larga linha bem sulcada de laterite, vai desde a rampa do aquartelamento de Bambadinca e desce numa linha perfeita até ao porto. Aí, eu faço a cambança numa canoa e chego a um caminho lamacento, muitas vezes esburacado (é preciso em permanência estar a enchê-lo de pedras e a alisar a superfície, para que o Unimog 411 ou o Unimog 404, as duas únicas viaturas de que eu disponho, não resvalem para o arrozal, quando isso acontece é o cabo dos trabalhos, pôr o guincho a funcionar para voltar a pôr a viatura no trilho), é a “estrada” de e para Finete, mais de dois quilómetros tormentosos, até chegar a um destacamento de milícias e de população civil de etnias Mandinga e Balanta. Daqui se parte para Missirá, sobe-se uma encosta rochosa, depois é uma linha igualmente perfeita até Canturé, muitos anos atrás aqui se plantaram, quase numa geometria perfeita poilões em igual distância, não houvesse guerra e era um completo desfrute ouvir-se ali bem perto o rumorejar das águas do Geba estreito, como vê na carta o Geba adelgaça-se, é uma perfeita tripa, navegar até Bafatá só em embarcações de calado reduzido.

Adoro esta viagem, e gosto muito de Canturé, passo por aqui praticamente todos os dias quando vou ou venho de Mato Cão, local onde tantas vezes chegamos para montar a segurança dos barcos, há atrasos enormes, enganos nas tabelas das marés, podemos chegar às oito da noite e estamos aqui dez horas a fio, já me habituei a levar no bornal umas bolachas e uma bebida achocolatada para acalmar o estômago. Há em Canturé o que eu julgava ser um esplendoroso laranjal, aqui muitas vezes nos dessedentamos, julgava que se tratava de umas laranjas horríveis, com uma invulgar acidez, só muito mais tarde é que soube que eram toranjas que cumpriram o seu dever, mitigavam a nossa sede. Em Canturé vamos por uma picada que na época das chuvas é um perfeito lago, o abastecimento é um inferno, o problema será ligeiramente ultrapassado quando recebermos um Sintex, uma embarcação com um motor, monta-se segurança pela margem até um ponto chamado Gã Gémeos, aí estará um Unimog que rapidamente se encaminhará para Missirá, passando por Sansão. Tenho ao serviço dois condutores, gente exemplar, e de vez tem de vir um 1.º Cabo Desempanador, o último que cá esteve não gostou muito da intensa flagelação, estava encolhido no abrigo, crepitavam os cartuchos quentes que saltavam da metralhadora, queimou-se ligeiramente, para além daquele sobressalto que é ouvir aqueles estrondos e estar sempre à espera do pior. Quando o levei a Bambadinca, avisou-me que da próxima vez vem ao amanhecer e parte depois do almoço, não quer mais sustos.

Tem aí o Cuor intenso, já conheço a três quintos, patrulho até à Ponte de Gambiel, e como lhe disse, é um paraíso aquele palmeiral frondoso, só dói é ver destruída uma bela ponte em madeira que noutros tempos nos podia levar até à povoação de Geba e depois a Bafatá. Um outro pormenor, chère Annette, é o “passeio” de Sancorlã até Salá, é uma floresta hermética, desapareceram vestígios da presença humana, as copas das árvores parecem constituir formidáveis abóbadas por onde entram nesgas de luz, nunca me fora dada a conhecer este tipo de vegetação onde se misturam o piar das aves, o restolhar de animais cujo nome desconheço, alguém diz que é da família do porco, ou mesmo javali, corre à distância, os símios aparecem e desaparecem, talvez intrigados por aquele tipo de incursão em território sem vivalma. Ouvem-se tiros de caçadores, a uma boa distância e alguém me informa que é para lá do Gambiel, já no regulado de Mansomine, ou então para os lados de Quebá Jilã, aí habita gente que apoia o PAIGC. Percorro tudo à volta do rio Gambiel, não se pode atravessar o rio Passa, é profundo, foi-me dado ver, só trazendo botes, e então entrava-se em território onde tudo é inesperado. Mas o Cuor vai muito até cá abaixo ao Geba, e eu aproveito as idas a Mato de Cão para percorrer à volta do rio de Biassa, não há indícios de presença humana. Indícios encontro-os nas margens do Geba estreito em frente àquela enorme bolanha onde Annette vê o nome Nhabijão, com várias designações, ali perto, veja o nome Samba Silate, foi a maior tabanca de todo o Leste da Guiné, as populações fugiram seja para a proteção portuguesa, seja para os confins do rio Corubal, encontro pegadas e já descobrimos duas canoas metidas no tarrafo, foram destruídas, deu-se mensagem a quem vem de Madina e Belel, e atravessa o Geba para trocar produtos e obter informações. Mais acima, no Geba estreito, como se fosse em frente a Canturé, do outro lado há uma povoação chamada Mero, consta que é aí que as populações do PAIGC e que vivem no Cuor se abastecem, o que eu encontro do lado de são bostas de vaca, carregadores de pistolas-metralhadoras e granadas de bazuca. Isto significa que as colunas de abastecimento trazem esquadrões armados, ou coisa parecida.

Não a incomodo mais com estes dados sobre o local onde vivi e me fiz homem. Estou muitíssimo feliz por a ter conhecido e por nutrir por si esta crescente ternura e necessidade da sua presença, telefonar-me constantemente, saber do meu dia-a-dia, falar-lhe dos meus projetos e cimentar uma relação tendo por fio condutor uma guerra de guerrilhas que a Annette há escassos meses nem sabia ter existido. Parto para Bruxelas para contemplar o seu sorriso, vivo o entusiasmo de um cinquentão que parece ter descoberto alguém que também precisa de companhia e de muita ternura. Temos igualmente este ponto em comum que é o prazer de calcorrear Bruxelas, fiquei muito contente quando me disse que no Botanique há agora uma exposição sobre transatlânticos decorados com arte Déco, que temos no domingo de manhã um pequeno concerto na Igreja dos Mínimos, cantatas de Bach, e que vai fazer em sua casa waterzooi, que tanto aprecio.

Disponha do nosso tempo neste fim de semana prolongado. Cumpro a promessa de levar jornais e revistas, o seu vinho do Porto, tudo farei para aí desembarcar com pastéis de nata não a escaldar, mas frescos. Agradeço a Deus tudo quanto me dá, é esse seu sorriso que me faz dardejar a esperança, sinto que encontrei alguém com quem posso contar e a quem posso oferecer o meu tempo, os meus sonhos, o meu futuro. Bien à toi, Paulo.


 © Infogravuras Luís Graça & Camaradas da Guiné

 Eu com Madiu Colubali à minha direita e abraçando o régulo Malam Soncó

Imagem da Bambadinca do meu tempo, a meio, do lado direito, o edifício dos CTT, depois comércio e ao fundo o porto e na linha do horizonte o Cuor.
Uma bela fotografia do meu querido amigo Jaime Machado, já inserida no blogue.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 de julho de 2020 > Guiné 61/74 - P21178: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (11): A funda que arremessa para o fundo da memória

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Guiné 61/74 - P21194: Manuscrito(s) (Luís Graça) (188): Ficarão as moscas quando eu morrer


Selfie. © Luís Graça (2011)


Ficarão as moscas quando eu morrer


Aumento o som do aparelho dos ouvidos
só para captar as vocalizações dos golfinhos.
A vinte mil léguas submarinas dos meus tímpanos doridos.

Pobre de mim se fosse um golfinho bebé
com uma prótese auditiva,
e andasse perdido pelo mar largo e profundo.
Ou fosse apanhado pelos corsários de Salé.

Não creio que a minha mãe, em situação tão aflitiva,
me pudesse valer, encontrar e resgatar neste mundo.
Muito menos a santa casa da misericórdia
a quem cabe remir os cativos.

Imprevidente, devia ter trazido o sonar,
o chapéu de sol, e o gel,
e o livro do código fonético internacional.
Ah!, e o sextante, e 
o útero materno,
que quem vai para o mar 
avia-se em terra.
Mas não faz mal,
na Mauritânia Deus é grande 
e o oceano ainda é maior.

Terei muito que esperar pelos golfinhos,
que andam atrás das traineiras de sardinhas.
Fazem pela vida os golfinhos
e os pescadores de sardinhas,
ah!, e os comedores de sardinhas.

Eu arrisco a pele, ou melhor, o cancro de pele.
Mas já não tenho pernas 
para bater a costa de lés a lés.

Estão sentados à mesa da esplanada,
os comedores de sardinhas,
à espera que chegue o peixeiro.
São, de resto, muito mais peixeiros do que carneiros.

Não sei se os golfinhos comem sardinhas, grelhadas,
dizem que eles preferem o choco frito
com sumo de limão.

Como os corsários, afiam as facas
e os dentes de marfim, já muito gastos,
os comedores de sardinhas.
Aguardam pela iguaria que lhes sabe pela vida.

Há quem troque a vida por um bom prato de sardinhas,
ou por um saque, 
que ainda é bem melhor.

Há naus que levam escravos 
da Guiné para o Novo Mundo.
E regressam, ao Velho, 
com quinquilharia de ouro e prata.
E um pó branco a que chamam açúcar
(ou, em árabe, as-sukkar)

Contam os cêntimos os pescadores, na lota.
E já ninguém grita, de punho erguido,
que a luta continua.
Chui!, ninguém dá mais.
Fecha-se a porta à morte
ao dobrar o cabo Branco atrás do goraz.

O preço justo, camarada da companha ?
É o da lei da sobrevivência,
dizem os caçadores de escravos.

Pagam-lhes, aos "dealers",
com cavalos brancos, puros sangues árabes,
imunizados contra a peste equina africana,
diz a propaganda.
Afinal, a vida tem muito mais de arte & manha
do que de ciência.


Não há epistemologias que nos salvem,
muito menos a exata epidemiologia do nascer e do morrer
em África, com o Atlântico pelo meio,
a estrada da globalização à minha frente,
e os corsários ingleses e holandeses atrás de mim.

Em Mogador fui senhor,
em Essouira fui cativo.
Do nascer ao morrer vai um tiro de obus.
Infeliz, já nasceu, catrapus, já morreu.

Ninguém escolhe pai e mãe.
Nem os saarauís o deserto do Sara,
nunca mais ouvi falar deles, pobres coitados,
foram extintos com a partilha do planeta.
Confesso que simpatizava com eles,
cheguei a dar-lhes batatas da minha terra
em troca dos gorazes do mar deles.

Bolas, também não trouxe comigo a tabela
das equivalências. Nem a máscara.
Dizem que aqui o uso de máscara é obrigatório.

Mas, afinal, quanto pesa uma alma ?

Nem sei se a balança de pesar almas
estará devidamente calibrada.

Até no "hall" de entrada do purgatório
devia haver um aferidor (oficioso) de pesos e medidas.

Quantas toneladas de corpos
serão precisas para salvar uma alma ?,
perguntava o padre jesuita António Vieira,
nos engenhos de açúcar do Maranhão.
E quanto vale um império, em corpos e almas ?
Ou um herói ?

Que penosa essa cena
do Santo António a pregar aos golfinhos,
como se fossem predadores do topo da cadeia alimentar.

Da peste, da fome e da guerra… e do santo da nossa terra,
Libera nos, Domine!
Foi pregar para outros mares,
disputado entre Lisboa e Pádua.
Santos da casa nunca foram milagreiros.

Dos comedores de sardinhas, agora desconfinados,
sigo o rasto olfativo:
estão sentados à mesa da esplanada
num dos bairros populares, ribeirinhos,
salvos do camartelo camarário,
e por fim reordenados.

Mas será que as sardinhas já estão gordinhas ?
Há sempre uma dúvida existencial,
para o "chef", agora em "lay-off":
serão portuguesas ou espanholas, 
frescas ou congeladas ?

Vão-se os anéis, opulentos, do real erário,
ficam os magros dedos da saúde pública
e as luvas descartáveis.

Cega, surda e muda,
segue em procissão a santa senhora da saúde,
colina acima, rua abaixo.
Não vai segura, nas vielas da Mouraria,
por prevenção vai mascarada.
E queixa-se de que não ganha para o desinfetante.

Também não vale a pena gritar "Aqui-d'el-rei!",
que a corte já seguiu, lesta, para Santarém,

a toque de caixa.
Em caso de peste (de que Deus nos livre!),
aplique-se sempre o regimento:
"Meninos e meninas, chichi e cama!".

Em fila, os comedores de sardinhas,
em mesas intercaladas,
uma sim, outra não,
por causa do PPC, o processo da pandemia em curso.

Há um guarda-mor da saúde em cada porta da cidade,
a pôr carimbos: "Clean & Safe".
Por causa dos turistas do Mar do Norte que são fóbicos,
e temem que se acabe o desinfetante.

Não há moral na história, escrita ou por escrever,
de Salé à Guiné,
só os golfinhos há muito que não conhecem fronteiras
nem respeitam a zona económica exclusiva
nem as quarentenas 
nem sequer os cercos sanitários.

Gosto do internacionalismo proletário dos golfinhos,
velozes, roazes, vorazes.

Tenho pena que não sejam mais solidários.

Golfinhos e cachalotes de todos os mares, (re)uni-vos.
Não sei se eles entenderão a velha palavra de ordem,
outrora verdadeira declaração de guerra contra Neptuno:
uniform november india
victor oscar sierra.


São livres mas indefesos, 
temem as redes dos pescadores
como os chimpanzés do Bóe
temem os caçadores furtivos
e os negros os navios negreiros
e as baleias os arpões dos baleeiros
e os tubarões os cortadores de barbatanas.


No fim, perco o rasto aos golfinhos
já ao largo das Berlengas,
no regresso a casa,
e eu próprio me perco no mar da meia via,
a meio da minha história de vida.

Afundo-me com a minha nau de quimeras,
entre os restos de vírus e bactérias, em saldo,
da última pandemia.

Seria reconfortante saber
se os heróis vão para o olimpo,
e os sociopatas para o inferno.
Mas que sei eu do além ?! 
E sobretudo da justiça escatológica ?!

Regressam os pescadores a Peniche, à luta, à lota.
Há um golfinho que dá à costa, exausto, já cadáver.

Na mesa da esplanada ficam as cabeças e as espinhas
das sardinhas.
E as moscas.

Ficarão as moscas quando eu morrer.


Luís Graça

Lourinhã, Praia da Areia Branca, 19 de julho de 2020,

o ano da pandemia de COVID-19
___________

Nota do editor:

Último poste da série > 6 de julho de 2020 > Guiné 617/74 - P21143: Manuscrito(s) (Luís Graça) (187): Tabanca de Candoz, entre o pôr do sol e o nascer da lua cheia...

Guiné 61/74 - P21193: PAIGC: quem foi quem ? (14): Julião Lopes, ex-craque da seleção nacional de futebol, comandante da base central do Morés, comandante da Marinha de Guerra até ao golpe de Estado do 'Nino' Vieira, em 14 de novembro de 1980




1. Mensagem, a partir de Abu Dhabi, enviada pelo nosso coeditor Jorge Araujo, em 3 do corrente:


Caro Luís,
 Bom dia.
Envio a foto de "família" do grupo que estagiou em Praga, em 1961, onde consta o Julião Lopes. (*)

Até breve.

Jorge Araújo.


2. Comentário do editor LG:

Este Julião Lopes, comandante da base central do Morés, será o futuro comandante da Marinha de Guerra da Guiné-Bissau, depois da independência e até ao golpe de Estado de ‘Nino’Vieira, em 14 de novembro de 1980, altura em que foi preso.

Era, no final dos anos 50/princípios de 60, um craque da seleção nacional guineense... Passou à clandestinidade, fugindo para Conacri em finais de 1960, com outros futebolistas conhecidos, populares na época, como o Bobo Keita, o Lino Correia (, da UDIB), o João de Deus, e outros, jovens que viviam no bairro do Pilão (ou Pilum, ou Cupelom) (**).

Recorde-se que o Bobo Keita pertencia, na temporada de 1960/61, à equipa da primeira divisão do Sport Bissau e Benfica, embora ele fosse "sportinguista".

 No seu livro de memórias (, resultante de entrevistas com Norberto Tavares de Carvalho, publicado em 2011), relata este episódio da fuga, de vários grupos de futebolistas, de Bissau até Conacri. Diz ele que "de janeiro a outubro de 1961 , estivemos em Conacri a receber aulas do [Amílcar] Cabral" (p. 67). Foi nessa altura [, ou mais tarde, 215/11/1962] que morreu o Lino Correia, num acidente estúpido: "ao executar um salto mortal, caiu e quebrou o pescoço"... 

Em outubro de 1961, "fomos destacados para a mobilização no Leste"... Bobo Keita não faz referência ao grupo que, entretanto,  partira para Praga (capital da antiga Checoslováquia), onde se incluía o Julião Lopes (foto acima).

Há, no livro do Bobo Keita (ou melhor, do Norberto Tavares de Carvalho) , mais algumas breves referências ao Julião Lopes: 

(i) na base de Kumbagnhor / Kumbamori, no Senegal, numa casamento de um camarada (p. 108); 
(ii) como comandante da base central do Morés (em 7 de novembro de 1967) (p. 120); 
(iii) na discussão sobre a atribuição de patentes de comandante (p. 200); 
(iv) em Sambuiá, em 1968, quando foi planeado atacar o aeroporto de  Bissau (p. 206), operação essa levada a cabo pelo André Gomes e sua equipa de 7 homens (p. 206);
(v) há ainda uma foto de grupo (p. 210).

E é tudo o que sabemos sobre o "homem da bola"...que chegou a comandante da guerrilha, tal como o Bobo Keita. Ambos, apesar de tudo, tiveram sorte de chegar vivos à independência. E ambos chegaram ao topo da hierarquia da guerrilha: foram "comandantes", independentemente de outros aspetos controversos do seu percurso e do seu comportamento. Ao Julião Lopes, nomeadamente, são atribuídos, durante e depois da luta pela independência,. comportamentos típicos do sociopata.



PAIGC > s/l > s/ d> [posterio a 25 de Abril de 1974] > Da esquerda para a direita: Comandantes Abdulai Bari, João da Silva, Julião Lopes, Armando Soares da Gama, André Gomes, um elemento não identificado,  e de perfil  Bobo Keita, em companhia da sra. Maria Augusta Saúde Maria.

Foto: arquivo de Bobo Keita (2011) (cortesia de Norberto Tavares de Carvalho - De campo a campo: conversas com o comandante Bobo Keita. Edição de autor, Porto, 2011, 303 pp. (Impresso na Uniarte Gráfica, SA; depósito legal nº 332552/11). Posfácio de António Marques Lopes.

De qualquer inporta recordar que o futebol foi um viveiro de militantes do PAIGC: Bobo Keita, que nasceu no Cupelom [ ou Pilão] de Baixo, em Bissau, jogava na equipa do bairro, o Estrela Negra... Dela faziam parte futuros militantes nacionalistas como o Umaro Djaló, Julião Lopes, Corona, Ansumane Mané (outro que não o brigadeiro), Lino Correia (que era de Mansoa)...

Keita, miúdo de rua, não tinha botas... As primeiras que teve foram-lhe emprestadas (e depois dadas) pelo Sport Bissau e Benfica. Jogou com elas em Mansoa. Jogará depois nos juniores do Benfica e, dada o seu talento, chega rapidamente à seleção provincial.

Tinha então 17 anos. Como a idade mínima legal eram os 18, à face das normas internacionais do futebol, tiveram que lhe fazer uma "nova" certidão de nascimento (sic)... A partir daí,  conforme as circunstâncias ou convienências, passou "a exibir dois bilhetes de identidade, um com dezassete anos e outro com dezoito anos", confidencia o Bobo Keita (1939-2009) ao seu biógrafo (p. 31), o Norberto Tavares de Carvalho (, vítima, ele próprio,  do 'spinolismo' e do 'ninismo'). (****): estudante de liceu, preso na Ilha das Galinhas, e  libertado com o 25 de Abril de 1974, esteve, depois com a golpe de Estado de 14 de novembro de 1980, nas masmorras de 'Nito' Vieira, até maio de 1983.

3. Nota do Jorge Araújo, em Abu Dhahi (em comentário posterior a este poste):
Reportando-me em particular à "foto de família" acima [Praga, 1961,] , e para contextualização da mesma, acrescento:

(i)  com excepção do Amílcar Cabral, os restantes dez elementos foram os eleitos que seguiram para a Checoslováquia, em Setembro de 1961, para aí cumprirem um estágio de três meses;

(ii) a deslocação a Praga deste grupo é, pois, consequência de um convite (oferta) formulado ao PAIGC de igual número de "bolsas";

(iii)  este assunto é apresentado e analisado na reunião do Secretariado do Partido, realizada em casa de Amílcar Cabral [Conacri], em 20 de Setembro de 1961.

(iv) - Na acta, escrita em francês, consta o seguinte:

Tradução: 

(...) “Estamos num caminho que ninguém na África jamais seguiu: ter estruturas antes da independência. Também tenho o prazer de vos informar que a Checoslováquia nos oferece mais 10 quadros [bolsas de estágio] que devemos enviar o mais rapidamente possível, tais como: Mecânica e Electricidade, Agricultura (máquinas), Estradas, Construções, Administração Interna, Planeamento Económico, Higiene e Acção Social, Distribuição de bens de consumo, Restaurantes e hotéis. Temos que pensar cuidadosamente sobre quem são as pessoas que devem ir para este estágio.” (...)

Citação: (1961), "Acta da Reunião do Secretariado do PAIGC", Fundação Mário Soares / DAC - Documentos Amílcar Cabral, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_34129

___________

Notas do editor:


(...) Diz o relatório (p. 18):

"Por informações colhidas na base Central sobre este camarada [Julião Lopes], soube que num ataque [realizado em Outubro de 1963] do grupo por ele dirigido, em Encheia, contra o Chefe de Posto [José Cerqueira Leiras] e não contra a tropa colonial, que numa rajada da sua metralhadora matou três camaradas, a saber: Luís Mendes "Mambará", João Balimbote e Joãozinho Amona, ficando ele, Julião, ferido com uma bala de um dos camaradas daqueles que morreram, que o atingiu propositadamente com a intenção de o matar, procurando assim vingar-se por si e seus companheiros, tendo nesta altura também ficado ferido, e ainda pelo camarada Julião Lopes, o camarada Paulo Santi

Depois de arrebentada a porta da residência do Chefe de Posto [José Cerqueira Leiras], para ser liquidado, o respectivo chefe, o camarada Julião Lopes, impediu os seus companheiros de o fazerem, alegando bastar já o mesmo ter uma perna quebrada [balas nas pernas].

O Cmdt deste ataque, Julião Lopes, foi depois transportado para o Hospital de Ziguinchor, a fim de ser intervencionado, onde se manteve até ao dia 09 de Janeiro de 1964, 5.ª feira, data em que deu início ao seu regresso à base Central do Morés. (..:)



(**) Vd. poste de 29 de outubro de  2011 > Guiné 63/74 - P8961: Notas de leitura (296): De campo em campo: conversas com o comandante Bobo Keita, de Norberto Tavares de Carvalho (Parte IV): Os 'Portuguis Nara' de Boké e de Conacri (Luís Graça)

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Guiné 61/74 - P21192: In Memoriam (368): José Barreto Pires (1945-2020): "termina uma vida, nasce uma saudade", a de um homem bom, grande camarada e indefetível barrosão, que muito amou a sua aldeia, Gestosa, Couto Dornelas, Boticas... Era membro da primeira hora da nossa Tabanca Grande.


José [Manuel] Barreto Pires (1945 - 2020): "termina uma vida. nasce uma saudade": é com estas singelas palavras, deixadas na sua página do Facebook, que a família, conterrâneos,  colegas, camaradas e amigos se despedem deste homem  bom, grande camarada e indefetível barrosão,  que, profssionalmente. foi economista e quadro superior do Bamco de Portugal (, com trabalho feito, na éra da cooperação, com alguns PALOP).

No TO da Guiné, foi alf mil, da CART 2412 (Bigene, Guidage e Barro - 1968/70)

Tinha casa no concelho de Torres Vedras. Morreu ontem de doença prolongada, do foro oncológico. (*)





José Barreto Pires, "Zé, o morgadinho de Gestosa" (, na expressão do José Ferreira da Silva), nasceu há 75 anos, em Gestosa, Couto Dornelas, Boticas... :Era casado com a professora primária Maria da Luz Pires. O casal não tinha filhos.  O poema "A minha terra", de José Barreto Pires, em coautoria com a sua sobrinha Clara Pires (, doutorada em gestão, professora do ensino superior), musicado por outro filho da terra, António Teixeira (, também ele da colheita de 1945 e antigo combatente da guerra do Ultramar, residente em Cabeceiras de Basto), pode ser aqui visualizado.

Vídeo 5' 43'' > You Tube / António Teixeira (com a devida vénia...)



1. Os "bandalhos" Jorge Teixeira e José Ferreira da Silva, e o nosso coeditor Carlos Vinhal, já ontem prestaram a devida homenagem a um dos bravos da Guiné que acaba de nos deixar (*). Era membro da primeira hora da nossa Tabanca Grande (*) e pertencia igualmente ao grupo "O Bando [do Café Progresso]", de que é "secretário-geral" o Jotex [Jorge Teixeira].

Em jeito de derradeira homenagem. ficam aqui dois excertos de postes do José Barreto Pires, publicados em 2006 no nosso blogue:

(...) Amigos Tertulianos, é com grande satisfação que, doravante, me considero aderente à nossa Congregação e, em sequência, recebo e darei todas as informações possíveis e disponíveis.

Na sequência do almoço-confraternização [do pessoal da CART 2412] de sábado p.p. [20 de Maio de 2006], após ter vadiado algum tempo por terras transmontanas, viajei para Alenquer, onde resido, e a viagem foi agradável, porquanto a boa disposição, decorrente de algum descanso e boas recordações, dificilmente poderia ter outro desfecho.


Obrigado pelas demais informações, que confirmo na sua generalidade. De facto, de Binta para Guidage apenas conheci a picada mencionada. Julgo estar certo que se outra existiu e/ou existia, corresponderia aos designados corredores que os Nativos ( dos quais, alguns... ditos Turras...) utilizavam para o transporte das suas mercadorias, essencialmente no sentido

Norte-Sul.

Quanto à célebre península do Sambuiá, porque as pisei, sempre em circunstâncias especiais, porquanto tratava-se de terreno considerado deles (Nativos), não subsiste dúvida da existência das picadas referenciadas.


Mas, sobre esta problemática, gostaria de questionar: Como será hoje? Circular-se-à, embora com dificuldade, claro, entre as diversas localidades, através das referidas picadas? Como seria interessante ver e saber como se apresentam esses locais e os respectivos meios de circulação, nos dias que correm!!!


Estou certo, por razões óbvias, que o momento certo e adequado já expirou há muito tempo...De qualquer forma, eis-me totalmente disponível para, integrando um grupo fixe, dar umas voltas por essas bandas. (**)

__________________

(...) Tertuliano desde de alguns meses a esta parte, tenho me remetido quase ao silêncio, não obstante de ter apreciado bastante os duelos estabelecidos e as notícias transmitidas.Entre os imensos temas trocados,impressionaram-me sobre maneira os de alguns dias atrás sobre Telegrama e Guidaje, não fosse eu um homem de Guidaje, ou melhor dito, que não tivesse andado efectivamente por essas bandas...

De facto, integrei a CART 2412, que comandei mais de 50% do tempo que permaneceu em terras de Guiné. Fomos alcunhados como Os sempre diferentes e de facto eramos, pelo que indo ao desafio do Telegrama, porque existem imensas coisas para contar, julgando-me, de certa forma, apresentado, passarei a colaborar, semanalmente, com um episódio dos imensos vividos nessa experiência que, de facto, não é minha...nem é tua...mas foi de todos nós...Segue para a semana... (***)


__________________


À  viúva, à sobrinha e demais família, bem como aos amigos e camaradas, deixo aqui a minha solidariedade na dor pela perda do José Barreto Pires.

O editor Luís Graça


__________________

Notas do editor:

Guiné 61/74 - P21191: Historiografia da presença portuguesa em África (223): Viagem à Guiné, para definir as fronteiras, 1888 (3) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 12 de Dezembro de 2019:

Queridos amigos,
Esta viagem à Guiné do Capitão-de-Fragata Cunha Oliveira merecia reedição, é uma narrativa de viagens de muitíssima qualidade, com pormenores raros, vão primeiro à região de Cacine, sobem até ao Corubal e depois ao Casamansa. É uma missão histórica, é a tomada de soberania da península de Cacine e a entrega a França de todo o estuário do Casamansa. Julga-se oportuno, neste contexto, de voltar a documentos extraordinários constituídos pelos boletins da Sociedade de Geografia da época e descrever como se tomou posse do Forreá, graças ao espírito indómito do governador Pedro Inácio de Gouveia, alguém também possuidor de excelentes qualidades literárias, será ele que enviará para o Ministro da Marinha e do Ultramar aquele portentoso relato da viagem do Alferes Marques Geraldes até ao Casamansa, onde foi resgatar, atravessando todos os perigos de florestas e populações desconhecidas, mulheres raptadas em S. Belchior, junto do rio Geba.
Que bem escreviam estes homens e como é doloroso ver esta documentação a empoeirar-se nas bibliotecas!

Um abraço do
Mário


Viagem à Guiné, para definir as fronteiras, 1888 (3)

Beja Santos

O Boletim da Sociedade de Geografia, 8.ª Série, N.º 11 e 12, 1888-1889, traz um importantíssimo trabalho do Capitão-de-Fragata Eduardo João da Costa Oliveira, sócio da Sociedade de Geografia e que fora o comissário português encarregue de estudar a demarcação das fronteiras à luz da Convenção Luso-Francesa. É um documento precioso, na minha modesta opinião, um dos mais valiosos sobre a época em referência. Como se poderá ver neste e textos subsequentes. Costa Oliveira fora nomeado para dar execução ao tratado assinado por Portugal e a França, parte com o adjunto, um antigo Secretário-Geral da Guiné, o Sr. Augusto César de Moura Cabral.

Como a comissão portuguesa e o próprio Capitão-de-Fragata Costa Oliveira irão passar pelo Forreá, talvez seja útil fazer-se aqui uma referência a uma comunicação à Sociedade de Geografia de Lisboa, oriunda de Bolama, e com data de 1 de novembro de 1882 e que tem a ver com a posse do Forreá. Este território fora entregue à Coroa Portuguesa no dia 27 de outubro e os autores da notícia escrevem impantes:
“É de tão grande alcance económico e político para a nação portuguesa este facto, que aos sócios da Sociedade de Geografia não lhes cabe no seu ânimo deixar de transmiti-lo à Sociedade, de que são aqui representantes.
Raiou agora nova época de felicidade para a Guiné Portuguesa com a entrega do território do Forreá, entrega devida ao muito zelo e incansável desvelo que o nosso consórcio e actual Governador, Pedro Inácio de Gouveia, tem manifestado na sua ilustrada administração, sempre cheia de abrolhos, os quais contudo com tenacidade e muita energia tem sabido vencer.
É sabido que os Fulas-Pretos e Fulas-Forros são raças irreconciliáveis, sendo aqueles em tempo escravos destes; a sua emancipação foi meditada e o governo português em tempo, mais por humanidade e menos por política, protegeu os Fulas-Pretos, sendo assunto debatido em território, onde a Coroa Portuguesa não tinha jurisdição efectiva.
Daqui nasceu uma hostilidade mais ou menos constante do lado dos Fulas-Forros contra a bandeira portuguesa, levando um dos chefes a dizer que ainda havia de servir-se do pau da bandeira portuguesa para com ele cozinhar.
Ao pau da bandeira vinham agarrar-se os Fulas-Pretos que esperavam emancipar-se. Daqui nasceu a paralisação do comércio, sendo preciso mais tarde fazer-se um tratado entre o governo português e os chefes Fulas-Pretos, Forros e Futa-Fulas.
Este tratado foi celebrado em Bolama, em Julho de 1881, vindo apenas representantes dos régulos.
O gentio cumpre, quando cumpre; as conveniências aconselhavam-no a tratar efectivo o tratado, porém, o governo português não se lhes tinha manifestado de uma maneira enérgica e temida, para que oferecesse sérias garantias, e de uma vez para sempre.
Passado tempo, o tratado estava esquecido e os Fulas-Forros atacavam as feitorias portuguesas e sem nenhum respeito nem medo de serem castigados.

O actual Governador, vendo que só uma lição severa podia consolidar o nosso poderio e que só pelo receio das nossas armas podia o gentio recear-se e sujeitar-se, enviou uma expedição à tabanca do Mamadu Paté, que em 28 de Setembro a atacou com o melhor êxito, destruindo aquela, classificada invencível, fortaleza gentílica.
Depois de uma tão completa e pronta aniquilação do prestígio do gentio do Forreá, estando tudo a postos para o ataque à tabanca de Ugui, corrido de medo, o seu régulo principal, veio pedir a paz, sujeitando-se a pagar uma indemnização de guerra conducente com as exigências naturais e bem pensadas do governador da província.
O nosso ilustre consórcio, o Governador, foi ainda intransigente quando se lhe pedia que a paz fosse feita ou fora da praça de Buba ou entrando o régulo na praça acompanhado da gente, talvez em número de mil homens armados.
Ao bom nome da bandeira portuguesa, que ele aqui representa, nada disto convinha, e ainda o nosso actual Governador, carácter enérgico e de fina compreensão, não permitiu transigência com aqueles usos, verdadeiros abusos, e o poderoso régulo viu-se obrigado a entrar com apenas vinte homens da guarda de honra, acompanhados dos seus chefes, e não esqueceu a ameaça de que só assim se poderia realizar a paz e inteira sujeição à Coroa Portuguesa.
Um emissário do governo seguiu o Futa acompanhado de um régulo do Forreá, a significar a paz ao chefe Almani, para que as suas caravanas de comércio possam seguir incólumes através deste território, e num curto período veremos chegar à praça de Buba os ricos produtos naturais que outrora tanto enriqueceram aquele mercado”.
E quem assina o documento exalta os incansáveis esforços do Governador Pedro Inácio de Gouveia.

A comissão portuguesa, em março de 1888, bem como a comissão francesa, partiram para Kandiafara, ao alcançar a ribeira Queúel, as abelhas atacaram a caravana, e o autor comenta:
“O burro saltava, corria, deitava-se no chão, espojava-se, parecia doido!”.
Dado ao pormenor, observa:
“As fortificações do gentio na Guiné são extremamente curiosas. As habitações ou cubatas são dispostas circularmente. Em torno delas constroem uma espécie de muralha com altos e grossos troncos de árvores das espécies mais resistentes, pau-carvão, pau-ferro, cibes, etc. E a dois metros pouco mais ou menos de distância, e pela parte de fora, uma segunda estacaria de troncos mais delgados e menos unidos, mas cobertos de ramos de plantas espinhosas. Grossos portões de madeira fecham estas tabancas. Tudo nos leva a supor que estas tabancas, assim construídas e ainda com o fosso interior para abrigo dos defensores, são consideradas inexpugnáveis, e que os gentios só atacam povoações abertas ou mal defendidas”.

É neste contexto que o Capitão-de-Fragata procede a uma minuciosa descrição das guerras no Forreá, mas acrescentando que a extensão das guerras alastrou com o envolvimento dos Beafadas. Em 15 de março, as duas comissões determinaram as posições geográficas do rio Cogon e no dia seguinte rumaram para Kolibá, e o autor esclarece:  
“Corubal, Kolibá, Kokoli e Koli são diferentes nomes do mesmo rio, dados nas diversas zonas onde corre. É sempre um grande rio de duzentos a trezentos metros de largura. Passa por Kadé, e dizem nascer numas altas montanhas do Futa-Djalon; é fundo, navegável muitas milhas pelo sertão dentro e despenha-se de quatro metros de altura próximo de Cussilinta”.

(continua)
____________

Notas do editor

Poste anterior de 15 de julho de 2020 > Guiné 61/74 - P21171: Historiografia da presença portuguesa em África (220): Viagem à Guiné, para definir as fronteiras, 1888 (2) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 20 de julho de 2020 > Guiné 61/74 - P21187: Historiografia da presença portuguesa em África (222): Tratados, convenções e autos firmados entre as autoridades portuguesas e os representantes dos povos da Guiné (1828-1918) - Resposta a comentários de Cherno Baldé, Luís Graça e Valdemar Queiroz (Armando Tavares da Silva, historiador)