sábado, 26 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23819: Os nossos seres, saberes e lazeres (543): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (78): Do Badoca Safari Park para o Circo Arena (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 11 de Outubro de 2022:

Queridos amigos,
O que é bom sempre acaba, mas desta vez acabou em grande beleza, visitou-se o Badoca Safari Park, calcorreou-se Santiago do Cacém e a noite acabou no Circo Arena, um mundo de entretenimento que merece muito respeito, vê-se à vista desarmada a polivalência de toda a trupe, desde o armar e desarmar aquela grande tenda, o manter em condições a luminotécnica e o som, o apercebermo-nos da rusticidade dos meios, o mesmo é dizer a plasticidade do equilibrista, do mágico, da trapezista e contorcionista, os palhaços, estão todos em constante movimento, anuncia-se intervalo e as acrobatas, vestidas a preceito, vão vender pipocas como mais tarde farão vendas de bonecada para os mais novos. Vi na adolescência o filme O Maior Espetáculo do Mundo, o mundo do circo e os dramas pessoais daqueles artistas, jamais esqueci a mensagem daquele grande profissionalismo que igualmente registei no Coliseu dos Recreios. Nada mau para fim de férias, ir ver o consolo da neta.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (78):
Do Badoca Safari Park para o Circo Arena


Mário Beja Santos

A
manhã é dia de regresso a Lisboa, viveu-se apaziguadamente pouco mais de uma semana no Paiol, região de Sines, boa comida alentejana, sol e sombra, boas braçadas na piscina, passeios até ao mar. Hoje é dia diferente, turismo em Santiago do Cacém, primeiro, satisfazendo os anseios da neta, uma visita ao Badoca Safari Park, tem tudo e mais alguma coisa, papagaios cinzentos, gralhas africanas, aves de rapina e répteis, flamingos, lémures, sitatungas, reproduções da floresta amazónica, tartarugas, cabras anãs, porcos espinhos e cangurus. No ato de pagamento, perguntam ao estimado utente se quer assistir à demonstração de aves de rapina, lémures, répteis ou fazer rafting africano; escolheu-se este último, debaixo de risota viemos bem encharcados. É uma visita que não desilude ninguém, o espaço está bem ordenado, há poeira a mais porque estamos já com sinais evidentes de seca, o jovem que conduz o comboio de brinquedo é elucidativo, apresenta as espécies, fala das suas vidas, os cuidados com as crias, a proveniência desta muito particular arca de Noé, o fundamental é que a nesta está satisfeita, recusou a apresentação de répteis, fez muitas observações quando passeávamos pelos lagos e jardins, quis saber mais sobre a floresta amazónica, ria a bandeiras despregadas.

Imagens do Badoca Safari Park

Do site da autarquia não resisti ao seguinte parágrafo:
“No séc. XIX, no tempo dos morgadios, Santiago do Cacém era uma pequena corte, onde os senhores da terra praticavam o luxo e a ostentação. As opulentas casas dos condes do Bracial, de La Cerda, de Beja, do capitão-mor, dos condes de Avillez, Fonseca Achaiolli e outras dominavam a vila e outras terras alentejanas. Os seguintes factos traduzem não só a riqueza dos Senhores, como o guindar da vida florescente e pitoresca da primeira metade do século XX aos destaques do país:
– Em 1895 chega a Portugal o primeiro automóvel. É propriedade do Conde de Avilez, de Santiago do Cacém;
– O primeiro Rolls Royce que veio para Portugal, veio também para Santiago do Cacém, propriedade de José Sande Champalimaud;
– O registo n.º 1 para automóveis, passado pelo Ministério das Obras Públicas em 1904 á para Santiago do Cacém, em nome de Augusto Teixeira de Aragão.”

Procurámos sinais dessa prosperidade passada, tardou em encontrar alguns desses fumos de grandeza, é evidente que no centro histórico Santiago há belos espécimes arquitetónicos, mas tudo parece um quebra-cabeças para o planeamento urbano, ganha alguma majestade a orografia, aquele castelo velho ao cimo e Santiago a subir ou a descer por ruas de sabor antigo, e dá gosto ver que se faz aproveitamento da estação da CP, fazia parte da linha de Sines, desativada na década de 1990, agora tem comes e bebes e parece que karaoke, felizmente aquela bela azulejaria está intacta.

Imagens de Santiago do Cacém

O passeio turístico fecha com chave de ouro, vamos até ao brilho de luzes do Circo Arena, não quero perder pitada da organização do espetáculo. É um verdadeiro circo de família, ninguém ali esta afastado da condição multiusos: quem está na bilheteira, logo no início do espetáculo passa a ter o papel de arrumador, sabe-se lá se trapezista ou contorcionista; a menina da magia, que trabalha com o faquir, vende pipocas no intervalo, tem a seu cargo o negócio de vender bonecos, uma atração da criançada; o equilibrista e malabarista dá a sua perninha nas deixas musicais e a montar as máquinas do ilusionismo… Não há descanso, toda aquela unidade orgânica está em permanente movimento, há mesmo o cuidado, findo o espetáculo, a companhia familiar despede-se à porta, há qualquer coisa de um filme de Fellini, é tocante, o que a interioridade deve a estes grupos que montam circos em campos de futebol, em saraus e tardes de encantamento para crianças a baixo custo, pena é a estridência que sai dos altifalantes, não se percebe porquê, toda a gente fala aos gritos. Como me convenceu este serão de província e o agrupamento do Circo Arena, pensar que dentro de algumas horas vão desmontar o recinto, partir para uma próxima localidade, onde novamente o encantamento irá prosseguir, sobretudo para regalo das crianças.
Imagens do Circo Arena

E já está, amanhã partimos de mala aviada, a sonhar com a nova viagem, uma estadia no Reguengo Grande da Lourinhã é ponto assente, não há piscinas, há aquela água bem batida das praias do Oeste, mas o mais importante é sorver os ares de tão bela costa onde em dias de limpidez emergem as Berlengas.

(continua)

____________

Notas do editor

Poste anterior de 19 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23797: Os nossos seres, saberes e lazeres (540): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (77): De Sines para Miróbriga, de Miróbriga para o Badoca Safari Park (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 24 DE NOVEMBRO DE 2022 >
Guiné 61/74 - P23812: Os nossos seres, saberes e lazeres (542): Trabalhos de pintura da autoria de Jaime Machado, ex-Alf Mil Cav, CMDT do Pel Rec Daimler 2046 (8)

Guiné 61/74 - P23818: Efemérides (377): Foi há 52 anos, a carnificina da Op Abencerragem Candente, 26/11/1970, subsector do Xime..."Choro para uma morte anuncidada" (poema de Luís Graça)

Caldas da Rainha > RI 5 > 1968 > O futuro furriel miliciano David Guimarães, de minas e armadilhas [CARt 2716, Xitole, 1970/72], está a tocar viola, rodeado de camaradas que estavam a fazer a recruta no CSM - Curso de Sargentos Milicianos. Lá ao fundo, à direita e em último plano, uma carinha pequenina, é o Joaquim Araújo Cunha (assinalado com um círculo a vermelho).... Era de minhoto, de Barcelos. Viria a morrer em combate, no subsector do Xime, no decurso da Op Abencerragem Candente, em 26 de Novembro de 1970; pertencia à CART 2715, unidade de quadrícula do Xime, que integrava o BART 2917, chegado há poucos meses ao Setor L1 (Bambadinca). 

Foto (e legenda): © David Guimarães (2005). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Parece que ainda estou a vê-lo... O Cunha, o Joaquim de Araújo Cunha, o pequeno e valoroso Cunha, ainda com o seu ar de criança tímida, era o único dos seis corpos que não estava desfeito pelos rockets. (*)

Tinha apenas um fiozinho de sangue na testa: o primeiro tiro fora, seguramente, para ele que ia à frente da secção, juntamente com o nosso guia e picador Seco Camarà (que veio connosco de Bambadinca). A imagem que retenho dele, era de alguém que caíra, exausto, em cima do capim, na berma do trilho... Quando cheguei à sua beira, ainda lhe dei uma bofetada, sacudindo-o energicamente: "Acorda, meu sacana!"... Em redor a maior carnicifina que vi na minha vida... Trouxemos os restos mortais dos nossos camaradas em trouxas feitas com os ponchos... O Cunha foi o único veio às costas, do Abibo Jau,  o "bom gigante" da CCAÇ 12 (e depois da CCAÇ 21)  que o PAIGC irá fuzilar em 1975, juntamente com o seu comandante, o ten  'comando' graduado Abdulai Jamanca.

Em tempos fomos contactados por uma sobrinha do Cunha, que nos deixou este comentário no poste P9863, de 8 de maio de 2012 (mas, lamentavelmente,  não temos o seu email ou o seu nº de telemóvel):

"Sou Sobrinha do Fur Mil Joaquim de Araújo Cunha. Apesar da mágoa, a minha mãe gostou muito de ler estas palavras e perceber que era acarinhado pelos colegas. Temos, ainda, guardadas todas a fotografias pelo que teremos todo o gosto em as partilhar. Obrigada. Cumprimentos para todos". .11 de março de 2015 às 22:14. 

Não sei como voltar a evocar esta trágica efeméride (**), a não ser republicando uma  versão (ligeiramente modificada) de um  dos poemas que escrevi há uns anos sonre etsa tragédia (***).

Choro para uma morte anunciada!


por Luís Graça


Em memória  
de todas as vítimas 
da Op Abencerragem Candente,
Xime, 26/11/1970,
 em memória do Cunha (1948-1970),
em memória dos demais camaradas da CART 2716, 
caídos em combate, nesse dia e local,
o Ribeiro, o Soares, o Monteiro, o Oliveira,
em memória do nosso guia e picador Seco Camará,
em memória do Amaro dos Santos (1944-2014),
em memória de todos nós, afinal,
que lá morremos todos um pouco...



Esquecer a Guiné, camarada!,
a salada de atum, cebola e tomate,
que vai ser a tua última ração de combate,
e o copo de vinho verde tinto
que tomas de um trago do teu cantil de fel
e o último cigarro
que partilhas connosco,
nharros de 1ª classe, 
tu,  camarada e amigo, ainda "pira",
que não sabes que vais morrer,
à hora marcada, 
às 8h50…

Um, dois,  três, quatro, cinco, seis homens
vão morrer daqui a três ou quatro horas,
às 8h50,
em vinte e seis de novembro de mil novecentos e setenta,
no cacimbo da madrugada,
na antiga picada do Xime-Ponta do Inglês.
Cinco brancos e um preto,
a lotaria da morte, em L,
numa emboscada que é cubana, 
numa roleta que é russa,
com os RPG, amarelos, "made in China"...
na corrocel da morte que é, afinal, universal!

Qualquer um de nós, 
que está aqui à volta da mesa,
pode vir a morrer, camaradas,
na próxima hora!, 
galhofas tu, com um sorriso amarelo,
para exorcizar os teus medos,
os nossos medos todos juntos, de "piras" e "velhinhos"...

Ou nem isso,
um gajo que se preza,
não fala da morte na guerra, 
às 3 horas da madrugada,
no Xime de todas as batalhas,
a caminho do vespeiro da Ponta do Inglês,
indo exatamente pelo mesmo trilho da véspera,
porque não há outro, di o Seco Camará,
e os olhos e os ouvidos e a boca dos irãs do Xime
não estão do teu lado, pobre tuga,
que vais morrer a cinco mil quilómetros da tua terra,
lá no teu verde Minho, 
tu que nunca mais irás de Barcelos a Viana,
em noite de romaria!

Camaradas, 
qualquer um de nós pode lerpar
na próxima saída para o mato,
ou até com os cornos enfiados no abrigo,
porque há sempre uma hora para morrer.
De um tiro no coração,
de um roquetada, 
de uma canhoada,
de uma mina antipessoal, 
do despiste de um Unimog,
de um ataque de abelhas assassinas,
da picadela mortal da cobra verde, 
da explosão de uma granada de morteiro
ou até de paludismo cerebral
ou de simples morte súbita,
fulminado por um raio dos irãs irados,
debaixo do poilão onde dormes com a tua bajuda... 

Esquecer a Guiné, camarada!,
o teu jovem capitão de artilharia, 
vinte e tal anos,
acabado de sair da Academia Militar,
que se recusa a sair com os seus homens
para a Ponta do Inglês…
E o safado do segundo comandante do batalhão
que lhe manda dizer, alto e som,
pelo altifalante da parada:
"O nosso capitão vai e torna a ir,
nem que seja a reboque de uma GMC!"...

Esquecer a Guiné, camarada,
nem que seja por uma noite,
por esta noite 
em que um de nós,  quatro,  
que estão aqui à volta desta mesa tosca, 
vai morrer!

O sabor a sangue e a merda
que a vida aqui tem,
aos vinte e poucos verdes anos,
a merda da Guiné,
a merda verde rubra do Xime,
a merda que te cobre o corpo e a alma,
é muito mais do que a merda toda,
das bolanhas, das lalas e do tarrafo

do Geba e do Corubal!
Podes lavar-te todos os dias,
mesmo que não morras amanhã, 
à hora aprazada,
às 8h50,
que essa merda nunca mais te sai,
nunca mais te sairá, 
nunca mais te sairá do corpo e da alma!
Podes até trocar de camuflado,
de bandeira,
arrancar a pele,
trocar a G3 pela Kalash,
venderes a alma ao diabo,
essa merda que te vai matar,
está te entranhada, 
no corpo e na alma, 
até ao tutano!
Vais levá-la para a eternidade, 
mesmo que sejas cremado a mil e tal graus centígrados.

Quem foi o idiota que  disse 
que descansarás em paz, camarada,
e que a terra da tua pátria te seria leve ?!

Meu pobre camarada, 
meus bravos camaradas,
meu Deus,
que pedaço de inferno foi este
que nos coube em vida,
nesta terra?!

Última versão: 26/11/2022


2. Op Abencerragem Candente: há 52 anos atrás  terá sido a mais sangrenta das operações realizadasa no subsetor do Xime, durante a guerra colonial,  de que na altura tínhamos  registo e memória, no sector L1 (Bambadinca). Dela resultaram pesadas baixas para as NT: 6 mortos e 9 feridos graves:

(i) Da CCS/BART 2917, ao serviço da CCAÇ 12: guia e picador Seco Camará, assalariado, trabalhando sobretudo com a CCAÇ 12; está sepultado em Nova Lamego:

(ii) Da CART 2715 / BART 2917 (Xime, 1970/72):

- Furriel Mil Mec Auto Joaquim  Araújo Cunha, nº mec 14138068; sepultado em Barcelos;

- 1º Cabo Atirador José  Manuel  Ribeiro, nº mec 18849069; sepultado em Lousada.

- Soldado Atirador Fernando Soares,  nº mec 06638369; sepultado em Fafe;

- Soldado Atirador Manuel Silva Monteiro, nº mec 17554169; sepultado em em Condeixa-a-Nova;

- Soldado Atirador Rufino Correia Oliveira, nº mec  17563169; sepultado em Oliveira de Azeméis...

Dos feridos graves (9), helievacuados em Madina Colhido, não temos infelizmente registo dos seus nomes, tirando o sold Sajuma Jaló (apontador de bazuca do 4º Gr Comb/CCAÇ 12, onde eu ia integrado, como comandante de secção). 

A emboscada, em L, possivelmente enquadrada e/iu comandada por cubanos, apanhou na "zona de morte"  os 3 Gr Comb do Agr C [ CART 2715] e 1 Gr Comb (4º) do Agr B [CCAÇ 12]. Estiveram envolvidos nesta operação 3 agrupamentos, 8 grupos de combate, cerca de 250 homens em armas.

"O ataque durou cerca de 20 minutos, sendo a retirada do IN apoiada com tiros de mort 82 e canhão s/r (!) que incidiram sobre a antiga estrada Xime-Ponta do Inglês, e especialmente sobre os 2 últimos Gr Comb (1° e 2º) da CCAÇ 12, assim como rajadas enervantes de pistola-metralhadora, de posições que ainda não se haviam revelado, nomeadamente de cima das árvores." (Fonte: poste P1318).

_____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 27 de novembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16765: Manuscrito(s) (Luís Graça) (102): Para ti, camarada, que ainda não sabes que vais morrer, às 8h50 da madrugada do dia 26 de novembro de 1970...

(**) Último poste da série de 17 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23792: Efemérides (376): Inauguração de um Monumento aos Combatentes do Ultramar de Vitorino das Donas (Ponte de Lima), realizada no dia 12 de Novembro (António Mário Leitão, ex-Fur Mil)

(***) Vd. poste de 27 de novembro de  2021 > Guiné 61/74 - P22756: O nosso blogue por descritores (5): duas dezenas de referências à "Op Abencerragem Candente" (subsetor do Xime, 25-26 de novembro de 1970: um banho de sangue, com 6 mortos e 9 feridos grave, do lado das NT )

Guiné 61/74 - P23817: In Memoriam (463): Rui Alexandrino Ferreira (1943-2022)... Um excerto do livro "Quebo" (2014): Recordando os tristes acontecimentos que ensombraram Aldeia Formosa, na noite de Consoada de 1971, "se não a pior, uma das mais trágicas da minha vida"


Rui Alexandrino Ferreira (Angola, Sá da Bandeira, 
h0je Lubango, 1943 - Viseu, 2022) (*)





Guiné > Região de Tombali Aldeia Formosa > CCAÇ 18 (jan 197/set 72) > 1971 > Os primeiros foguetões 122 a serem capturados aos guerrilheiros do PAIGC. No foto, ao centro Cap Mil Rui Ferreira, comandante da CCAÇ 18, com dois dos seus homens, guineenses: o furriel mil Aristóteles Tomé Pires Nunes  e o furriel  mil Carlos Solai Só. Foto, com a devida vénia, reproduzida de "Quebo: nos confins da Guiné", Coimbra, Palimage, 2014, pág. 107. 




Capa do livro "Quebo: Nos confins da Guiné" (Coimbra, Palimage, 2014, 364 pp.).
Um exemplar deste segundo livro do Eui Alexandrino Ferreira, foi-me gentilmente ofertado pelo Manuel Gonçalves, ex-alf mil mec auto, CCS/BCAÇ 3852 (Aldeia Formosa, 1971/73), Reproduzo aqui a sua dedicatória: "Tendo estado em Aldeia Formosa com o autor, quero partilhar com o meu ilustríssimo amigo Luís Graça alguma dessa vivência. Manuel Gonçalves, s/d  [2022] ".



1. Em homenagem ao nosso ten cor inf ref Rui Alexandrino Ferreira (1943-2022), deixamos aqui a sua versão sobre os tristes acontecimentos que ensombraram Aldeia Formosa, na noite de Consoada de 1971,  sob a forma de confrontos armados, opondo militares, guineenses, da CCAÇ 18, a camaradas, metropolitanos da CCS e da CCAÇ 3399 / BCAÇ 3852 (Aldeia Formosa, jul 1971 / set 1973).  O Rui Alexandrino Ferreira estava então na sua segunda comissão no CTIG, desta vez a comandar a CCAÇ 18 (de janeiro de 1971 e setembro de 1972).

Trata-se de um excerto do seu livro "Quebo: Nos confins da Guiné" (Coimbra, Palimage, 2014). Com a devida vénia aos herdeiros do autor e à editora, a Palimage. É também uma homenagem à sua esposa, a quem dedica (a ela e às filhas) este livro, com palavras  de enorme ternura e humanidade que merecem ficar aqui registadas no nosso blogue:

"Este livro  (...) é principamente dedicado à minha esposa, que continua a ser dos meus sonhos o mais lindo, pro quem tive a ousadia de pedir a Deus: "Senhor! Cuida bem dela. Dá-lhe uma velhice calma e sem abrolhos, que a compense da imensidão de sacrifícios que por mim temfeito. Quando a tiveres de a chamar a Ti, não o faças sem primeiro o teres feito a mim, pois  sem ela nem o mundo seria o mesmo, nem a  minha vida teria qualquer sentido" (pág. 19).

Chama-se a atenção para o facto de haver outras versões dos acontecimentos a seguir relatados: vd. por exemplo, o testemunho do soldado do pelotão de morteiros que estva a altura em Aldeia Formosa, Joaquim dos Reis Martins ("Quebo: nos confins da Guiné", op cit, 2014,  cap 12º, ponto 10.5. A Revolta dos Militares Nativos, pp. 330-335); ou ainda a versão do nosso camarada Manuel Gonçalves, já aqui citado (**). 



Capítulo décimo primeiro – A noite dos horrores, ou o conflito armado entre metropolitanos e africanos e ainda a morte de Virgolino Ribeiro Spencer (pp. 197 – 202)


Por Rui Alexandrino Ferreira 



(...) Se durante a permanência do [BCAÇ] 2892, a coexistência entre brancos e africanos decorreu de forma natural, (…) dentro do aquartelamento e da povoação [de Aldeia Formosa] (…), com a chegada do [BCAÇ] 3852 tudo se tinha modificado.

(…) Sucedia que entre os fulas, para publicamemte mostrarem a grande amizade que os unia, estes se passeavam de mão dada. Tal facto foi originando alguns piropos da parte dos soldados metropolitanos, que foram agravando com o correr do tempo.

Longe de qualquer prática homossexual, que aliás não foi detetada nenhuma, na CCAÇ 18, durante todo o tempo em que lá estive (…). Os militares do [BCAÇ] 3852 pareciam, a este respeito, estar desinformados, pouco mentalizados, como se fosse coisa de que nunca tivessem ouvido falar.

Foram-se assim agravando as relações. E, se não me custa aceitar que havia alguns militares da [CCAÇ] 18, que estariam mais perto dos ideais do PAIGC, e atentos a uma oportunidade para lançar uma confusão, tal não me parece ter sido esse o presente caso.

Confusão que acabou por acontecer na noite da consoada de 1971. Foi seguramente, se não a pior, uma das mais trágicas da minha vida.

E tudo começou por uma violenta discussão entre africanos e metropolitanos no bar do Cabo Verdiano, envolvendo o campeonato de futebol da primeira divisão. Do Benfica ao Sporting (…), foi subindo de tom e passou para o futebol de Aldeia Formosa, onde tinha recentemente terminado o campeonato inter-unidades.

E assim, normalmente, acabava por vir a lume a minha própria pessoa. Não sendo efetivamente um elemento muito disciplinado, usando e abusando da força que então tinha, era extremamente corajoso, lutador e, sem ser violento, impunha o físico, nunca tirava o pé do sítio onde metia e raramente perdia um confronto a dois.

Tendo sido injustamente expulso durante um desafio por um furriel árbitro que, na busca de protagonismo, não encontrara melhor solução que me pôr fora de campo, ordenei então à equipa da 18 que abandonasse o terreno, pois o futebol para nós tinha acabado naquele momento.

Foi um alvoroço. Chamado às preces
 [ou à pressa ?]    o comandante [ten cor inf António Afonso Fernandes Barata], [este ] ordenou-me que fizesse reentrar o pessoal no campo, ao que lhe respondi que nem pensar.

− Então mando-os eu entrar – retorquiu.

−Essa é que eu gostava de ver, entrar um que fosse, depois de eu ter dito para o não fazerem.

− Então, eu prego-lhe uma porrada.

− E eu preocupado com isso, seguramente viu daqui para melhor, porque não há nada mais perigoso em matéria operacional do que uma companhia africana. E venha quem os ature.

− Mau…, então vamos conversar. O que é o senhor quer ?

− Mande substituir o árbitro.

E assim foi feito (…).

Do futebol se passaram às malévolas insinuações, se julgaram ações, se estabeleceram suposições, numa alusão a eventuais práticas homossexuais, metendo pelo meio o uso dos balandraus, alguns ricamente costurados, que os fulas usavam em ocasiões especiais, mas que efetivamente mais pareciam vestimenta de mulher.

E tudo acabou num confronto físico, quando um soldado africano enfiou pela cabeça abaixo de um soldado africano uma cadeira. Criadas fixaram assim as condições para o pandemónio que se seguiu.

Impotente para reagir fisicamente, dada a diferença de arcaboiço, o soldado africano foi a casa buscar a arma. Os soldados metropolitanos refugiaram-se no quartel e os africanos instalaram-se numa casa fronteiriça a este, de onde desencadearam o ataque.

A notícia chegou como uma bomba à tabanca da [CCAÇ ] 18 [fora do quartel, onde ficavam o comandante e os demais graduados da companhia].

− Nosso capitão, o pessoal está todo aos tiros uns aos outros.

(…) Desatmado, usando, tal como me encontrava, as calças do camuflado e uma t-shirt branca, dirigi-me rapidamente ao local do conflito.

Já então o tiroteio era verdadeiramente infernal. Os soldados metropolitanos tinham começado a responder de dentro para fora do quartel. Tendo feito rapidamente um balanço à situação, só havia um solução: terminar imediatamente com a troca de tiros, antes que a situação ficasse incontrolável.

Identificando-me e ordenando, tão alto quanto consegui, que pusessem fim ao tiroteio, avancei direto à casa onde se encontravam entrincheirados os soldados da 18.

Os tiros passaram por mim zumbindo, dilagramas iam rebentando um pouco por todo o lado. E fosse por intervenção divina, por interferência de Nossa Senhora de Fátima que protege os portugueses quando estes se encontram em más situações, ou pela intervenção que era conferida pelo amuleto que me fora dado pelo Cherno Rachid Jaló, não sofri nem a mais ligeira beliscadura.

Continuando a avançar em direção à casa, consegui que os meus soldados a abandonassem e assim se findou o tiroteio. No rescaldo, e num balanço final, tinha um dos majores um dos lados da cara completamente esfacelado, por se ter mandado abaixo do jipe que estava a ser atacado.

Mais grave, estava o Virgolino Ribeiro Spencer, um dois furriéis da 18, que transitava de boleia na motorizada do Ganga, outro furriel da mesma 18, que era avançado de centro da seleção da Guiné (…)[com família no Pilão]… [E a propósito do Pilão], ainda estava bem presente na mente de todos a morte de quatro elementos da polícia militar, vítimas de uma granada que lhes meteram dentro do jipe.

Virgolino Ribeiro Spencer foi inacreditavelmente atingido por uma bala que, tendo feito ricochete no farolim, o foi apanhar naquele exíguo pedaço do seu corpo, que não estava protegido pelo corpo do Ganga. (…)

Evacuado para Bissau, na madrugado do dia seguinte, morreu um dia depois [na realidade, umas três semanas depois, em 15 de janeiro de 1972]. Para o seu velório e enterro, Spínola mandou-me buscar a Aldeia Formosa.

Foi mais uma noite de profundo desgaste psíquico, físico e mental. Com o calor que se fazia sentir, o corpo já tinha começado a decompor-se. A família, num cantochão, misto de prece e oração, lamentava em conjunto a sua morte. Toda a noite, sem descanso, sem tréguas, sem intervalos. De madrugada, [eu] tinha os nervos arrasados. O enterro constituiu mais uma provação.

Mas voltando a Aldeia Formosa e à noite das facas longas, findo o tiroteio e após ter passado pela enfermaria, dirige-me à sala de operações onde se encontrava reunido o comando do batalhão. O comandante propôs-me então que se esquecesse o que se tinha passado, não informando Bissau do sucedido.

Ao que lhe respondi que não precisava ele de se preocupar em prestar qualquer esclarecimento, pois a essa hora já por toda a cidade de Bissau se sabia o que se tinha passado, com base no agente da PIDE, em Aldeia Formosa.

− E mais, temos de nos preparar para amanhã receber a visita de Spínola.

E assim foi. Formadas as unidades, Spínola determinou que os comandantes das companhias fizessem sair os cabecilhas. E quando viu que os elementos da 18, que tinha mandado sair, estava um cabo com uma cruz de guerra (que ostensivamente colocara), dirigiu-se-me dizendo que não era forma de tratar um herói nacional. Ao que eu respondi:

−Que em matéria de cruzes de guerra, ele ainda ficava a perder comigo.

A verdade é que Spínola estava absolutamente determinado a arranjar alguém que arcasse com as culpas e, se eu não lhe tenho respondido com a mesma arrogância, ele tinha-me passado por cima.

Embarcados os elementos que tinham sido dados como cabecilhas, Spínola regressou a Bissau.

De seguida, mandou quês e apresentasse em Bissau o comandante do [BCAÇ] 3852 e enviou, para Aldeia Formosa, o brigadeiro Ramires, comandante do CTIG, que, tendo como escrivão o major Carlos Azeredo, elaborou o auto respetivo. (Aliás, Carlos Azeredo conhecia muito bem Aldeia Formosa, pois tinha aí comandado um COP).

Ouvidos exaustivamente todos os possíveis intervenientes, foi o comandante punido. Salvo erro, com 12 dias de prisão disciplinar, findos os quais, foi mandado regressar à Metrópole.

No rescaldo, a vida regressou a uma efetiva normalidade, melhoram as relações entre militares, e eu sentia que o grosso que tinha que fazer naquela comissão já estava feito.

[Seleção / Revisão e fixação de texto / Parênteses retos / Negritos , para efeitos de publicação deste poste:  LG]

2. Comentário adicional do editor LG:

Chama-se a atenção para o facto de haver outras versões dos acontecimentos acima relatados, que podem divergir, nalguns aspetos circunstanciais ou até essenciais, da versão do Rui Alexandrino Ferreira. Costuma dizer-se que quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. Neste caso, ver por exemplo:

(i)  o testemunho do soldado do pelotão de morteiros que estava a altura em Aldeia Formosa, fotógrafo amador, e amigo do coamndante da CCAÇ 18, de seu nome Joaquim dos Reis Martins: ele próprio doou sangue para fazer uma transfusão ao furriel Spencer, assistido de imediato pelos quatro médicos do batalhão, por sorte todos reunidos nesse dia festivo em Aldeia Formosa: levado de helicóptero para o HM 241, logo no dia seguinte de manhã,   foi recuperando dos ferimentos de bala; mas terá morrido de uma hepatite no hospital (in "Quebo: nos confins da Guiné", op cit, 2014,  cap 12º, ponto 10.5. A Revolta dos Militares Nativos, pp. 330-335).

(ii) ou ainda a versão do nosso camarada Manuel Gonçalves, já aqui citado (**):. 

(...) Oficialmente, o exército considerou a  (...) morte   [do furriel mil Spencer] como "acidente". Na realidade, ele terá sido assassinado, quando circulava pela tabanca com a sua motorizada. Era um guineense, de origem cabo-verdiana,  sendo natural de Nª Sra. Natividade, Pecixe, Cacheu.

Era o único militar, ao que parece, que possuía uma motorizada  [o alf mil João Marcelino, da CCS, também tinha uma Honda, não sei se nessa altura, se mais tarde... LG] . 

Para o Manuel Gonçalves, terá sido morto mais provavelmnete morto por alguém da sua própria companhia. a CCAÇ 18,  As praças da CCAÇ 18 viviam na tabanca, estando por isso armados.

A haver crime. não se apurou o móbil do crime, nem se identificou o autor do disparo.. Pode-se pôr a hipótese de vingança ou racismo. Esta história acabou por ser um "pretexto" para uma "insubordinação militar", com o pessoal da CCAÇ 18,  a revoltar-se e virar as suas armas contra os "tugas" da CCS/BCAÇ 3852.

Foi preciso mandar avançar uma Panhard para serenar os ânimos... Isto passa-se na véspera de Natal, na noite de Consoada, 24/12/1971. O Spencer, evacuado para o HM 241, em Bissau, acabou por não resistir aos ferimentos, três semanas depois. (...)

Há outras referêcncias a estes acontecimentos da noite de Natal de 1971 em depoimentos prestados no livro do Rui Ferreira por militares que o conheceram e que com ele conviveram em Aldeia Formosa, quer pertencentes à CCAÇ 18 quer ao BCAÇ 3852. Não vamos, por ora, citá-los. Os seus depoimentos são importantes para se melhor conhecer o homem e o militar que foi o Rui Alexandrino Ferreira.

___________

Notas do editor:

(*) Último poste da sérue > 24 de novembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23813: In Memoriam (462): Rui Alexandrino Ferreira (ex-Sá da Bandeira, Lubango, 1943 - Viseu, 2022), ten cor inf ref, ex-alf mil inf, CCAÇ 1420 (Fulacunda, 1965/67); ex- cap mil, CCAÇ 18 (Aldeia Formosa, 1970/72); autor de 3 livros de memórias: Rumo a Fulacunda (2000), Quebo (2014) e A Caminho de Viseu (2017)

(**) Vd. poste de 12 de setembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19006: (De) Caras (120): A morte do fur mil, da CCAÇ 18, Virgolino Ribeiro Spencer, em Aldeia Formosa, em 15 de janeiro de 1972... Acidente ou homicídio na Consoada de Natal de 1971 ? A versão do Manuel Gonçalves, ex-alf mil manutenção, CCS/ BCAÇ 3852 (Aldeia Formosa, 1971/73).

Guiné 61/74 - P23816: Parabéns a você (2119): Jorge Teixeira, ex-Fur Mil Art da CART 2412 (Bigene, Guidaje e Barro, 1968/70) e Manuel Lima Santos, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3476 (Canjambari e Dugal, 1971/73)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 24 de Novembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23810: Parabéns a você (2118): Abel Santos, ex-Soldado At Art da CART 1742 (Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69) e António (Tony) Levezinho, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71)

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23815: Notas de leitura (1522): "O Santuário Perdido: A Força Aérea na Guerra da Guiné, 1961-1974 - Volume I: Eclosão e Escalada (1961-1966)", por Matthew M. Hurley e José Augusto Matos, 2022 (5) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 21 de Novembro de 2022:

Queridos amigos,
Dando continuidade à exposição que os autores fazem quanto ao elenco de aeronaves que participaram nos 3 teatros de operações, aqui se procede a uma súmula de quem foi quem no combate aéreo, no transporte de seres humanos e armamento, na vigilância aérea durante as operações terrestres, entre outras atividades. Aqui se fala nos helicópteros de que guardamos memória, os Alouette II e III, o Dakota e o DO-27, cada um de nós guarda seguramente memórias de viagens benignas ou associadas a operações ou transporte de feridos. Os autores recordam a doutrina da NATO para a defesa euro-atlântica a como esta se revelou dinâmica na preparação de pilotos que foram confrontados, sobretudo pelos franceses e pelos britânicos do que era o combate à contrainsurgência. Aparentemente, tudo levava a crer nessa fase inicial de que a superioridade aérea não merecia discussão, o fornecimento da sofisticada artilharia e mais tarde dos mísseis terra-ar ainda não estava previsto.
Veremos adiante como se processou a escalada da guerra.

Um abraço do
Mário



O Santuário Perdido: A Força Aérea na Guerra da Guiné, 1961-1974
Volume I: Eclosão e Escalada (1961-1966), por Matthew M. Hurley e José Augusto Matos, 2022 (5)


Mário Beja Santos


Este primeiro volume d’O Santuário Perdido, por ora só tem edição inglesa, dá-se a referência a todos os interessados: Helion & Company Limited, email: info@helion.co.uk; website: www.helion.co.uk; blogue: http://blog.helion.co.uk/. Depois de sumariar o prefácio, entrámos no primeiro capítulo intitulado “O Vento da Mudança”, verificaram-se as alterações operadas no início da era de descolonização e as consequências que vieram a ter na colónia da Guiné.

Dando continuidade ao capítulo “Aviões com a Cruz de Cristo”, depois de ter falado do Neptune, Invader, Harvard, Sabre e do Fiat G.91, é a vez de introduzir o Alouette II e o Alouette III. O Alouette II, de 5 lugares, foi o primeiro helicóptero a turbina, veio suplantar os motores de pistão mais pesados. Entrou em funções em junho de 1955 e a sua produção acabou 20 anos depois, foi usado em cerca de 50 países. O Alouette II teve grande desempenho na Argélia, no Congo, na Rodésia, bem como na África colonial portuguesa. Este helicóptero chegou ao Montijo em 1957, em 1960 já estava em Angola. O Alouette III beneficiou de algumas melhorias, tinha um motor mais potente e uma maior capacidade de carga (até 6 passageiros ou 2 toneladas de carga). Um piloto português observou que era uma “aeronave extraordinariamente robusta e fácil de pilotar”. Tinha fatores muito positivos do seu lado: exigia apenas meia hora de manutenção a cada hora de voo, possuía maior robustez, e era conhecido por sobreviver a fogo de armas ligeiras e até mesmo disparos de rockets antitanque. O Alouette III fez história durante décadas, andou nos combates no Zimbabué e nos conflitos fronteiriços da África do Sul, na guerra indo-paquistanesa, nos 3 teatros da guerra que Portugal travou em África. A FAP recebeu 142 Alouettes III entre 1963 e 1975, a sua carreira lendária findou em 2020.

O Auster foi muito utilizado na Segunda Guerra Mundial, era uma aeronave multiusos, possuía uma manutenção rudimental; chegou a Portugal em 1961, foram adquiridas 15 aeronaves no Reino Unido e outras 147 foram montadas nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, dos quais 102 estiveram ao serviço operacional em África. Não era muito apreciado por ter uma descolagem um tanto difícil e os pilotos temiam a sua tendência de fazer um loop no solo. No entanto, teve um papel de destaque na fase crucial da guerra. Transportava os feridos, servia como posto de comando e pousava em pistas rudimentares. Foi retirado do serviço da FAP em 1976.

O Broussard foi concebido para satisfazer exigências do exército francês, entrou em serviço operacional na Argélia em operações e missões de busca e salvamento, tendo seguido mais tarde para o Chade. Portugal encomendou 5 aeronaves para entrega em 1960, estiveram ao serviço até 1976. O DO-27 foi produzido em massa na Alemanha. Foi das aeronaves mais apreciadas nos diferentes teatros de operações, pelo seu desempenho, a sua capacidade operacional e a facilidade de manipulação. Precisava de apenas 70 metros para descolar e apenas de 50 para pousar. Entrou ao serviço em dezembro de 1961 e foi retirado em 1979. O Dakota era o nome por que era conhecido no Reino Unido o Douglas C-47, ganhou estatuo lendário pela sua participação nas mais célebres campanhas de transporte aéreo, logo na operação Overlord, o desembarque da Normandia em 6 de junho de 1944. Serviu para transporte de tropas, avião de carga, bombardeiro, avião de reboque planador, transporte de feridos. Entrou na FAP em 1943, esteve na guerra de África e foi retirado em 1976 do serviço da FAP. O Skymaster nunca atuou na Guiné. Foi da maior importância o seu desempenho quando os soviéticos cercaram Berlim, os Skymaster tiveram desempenho fundamental no abastecimento da cidade cercada. Foi a primeira aeronave a seguir para Luanda, perderam-se 3 em acidentes, esteve operativo até 1973.

O DC-6 era o concorrente direto da Douglas com a Lockheed, atuou na guerra da Coreia. Portugal comprou 10 aviões usados DC-6 à Pan American, foi-lhes destinado o serviço ultramarino, viagens entre Lisboa e Moçambique. Esteve operacional até 1978. O Boeing 707 gozou de uma grande popularidade, era o símbolo de uma nova tecnologia e de um moderno design, a Boeing construiu 1000 aeronaves entre 1958 e 1978; possuía variantes militares para vigilância e reconhecimento, comando e controlo. Os TAP adquiriram três 707 para uso comercial, adquiriram-se outros tantos para o serviço da frota transoceânica.

Importa acrescentar que muitas das aeronaves da FAP foram projetadas e fabricadas para cumprir os papéis do poder aéreo segundo a doutrina da NATO. O F-86F, por exemplo, distinguiu-se em combates aéreos contra caças soviéticos; o F-84G foi utilizado por Portugal em Angola; o Neptune foi otimizado para a guerra submarina e o Fiat G.91 foi explicitamente concebido para satisfazer um requisito da Aliança Atlântica. As aeronaves da FAP envolvidas na política de defesa euro-atlântica da NATO tinham base permanente em Portugal Continental e nos Açores.

A adesão à NATO teve um sério impacto nas Forças Armadas e introduziu mudanças radicais na formação, táticas e doutrina. Com o incentivo de Humberto Delgado (adido militar em Washington) e do Chefe de Estado-Maior, General Botelho Moniz, um número crescente de oficiais da Força Aérea esteve em cursos e exercícios no estrangeiro – é a geração NATO, que induziu os comandos das Forças Armadas a mudar a orientação para um uso adequado do poder aéreo. Os principais aliados nesta operação de formação foram a França e a Grã-Bretanha, eram os dois maiores impérios europeus e estavam confrontados com sublevações nacionalistas, tinham larga experiência em campanhas de contrainsurgência. A FAP não possuía experiência de combate para enfrentar estes conflitos armados, enviou oficiais para formação, vieram inclusivamente palestrantes e até docentes que lecionaram no Instituto de Altos Estudos Militares quanto ao papel da aviação em guerra subversiva.

Entre 1959 e 1963, um punhado de oficiais frequentou cursos de teoria revolucionais e contrainsurgência orientadas pelas Forças Armadas francesas, britânicas, norte-americanas e até belgas. Publicaram-se manuais de apoio aéreo na contraguerrilha. A expetativa para a FAP parecia lisonjeira, os franceses na Indochina e na Argélia, os britânicos na Malásia e no Quénia, entre outros, desfrutavam inequivocamente de uma superioridade sobre inimigos que não podiam adquirir ou operar com meios aéreos nem possuíam artilharia antiaérea. Teve-se inicialmente a ilusão de que a FAP só precisava de meios relativamente modestos e que as aeronaves da FAP poderiam ser usadas numa grande variedade de funções.

A evolução da guerra comprovou que era mesmo ilusão, havia que evoluir para adversários cada vez melhor equipados.
Alouette II
O Alouette III foi o mais importante helicóptero utilizado por Portugal em África
A enfermeira paraquedista Maria Arminda dentro de um DO-27
Um Dakota na Guiné

(continua)

____________

Notas do editor

Poste anterior de 18 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23794: Notas de leitura (1519): "O Santuário Perdido: A Força Aérea na Guerra da Guiné, 1961-1974 - Volume I: Eclosão e Escalada (1961-1966)", por Matthew M. Hurley e José Augusto Matos, 2022 (4) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 24 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23811: Notas de leitura (1521): "Uma longa viagem com Vasco Pulido Valente", de João Céu e Silva (Lisboa, Contraponto, 2021, 2924 pp) - O Estado Novo, a guerra colonial, o Exército e o 25 de Abril (Luís Graça) - Parte III: Salazar, Caetano e as Forças Armadas... (Considerar os capitães milicianos como "voluntários" e "mercenários", raia o insulto, não?!..)

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23814: "Um Olhar Retrospectivo", autobiografia de Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796. Excerto da pág. 407 à 483 - Parte I - "e toma lá com o edital!" e Caldas da Rainha

1. Damos hoje início à publicação de um excerto do livro "Um Olhar Retrospectivo", de Adolfo Cruz (ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796 - Gadamael e Quinhamel, 1970/72), parte que diz respeito à sua vida militar.



(extracto do meu livro ‘um olhar retrospectivo’ 2018 - adolfo cruz da pág 407 à 483)

I - "e toma lá com o edital!"

E Daniel, esta foi forte!...
Sábado, dia 4 de Outubro, perto da hora do jantar, o meu pai resolve massacrar-me com a história do resultado negativo da matemática e com a vida que eu continuava a ‘cultivar’, embora eu defendesse que estava feito e não podia voltar atrás - resposta fácil…
E aproveito para lembrar que poderia vir a ser chamado para o serviço militar, em virtude do chumbo que impedia um eventual pedido de adiamento.
O meu pai logo explode dizendo que tinha muito tempo para pensar em serviço militar, que era muito cedo para isso.
Acaba de dizer isto e tocam à campainha.

Vou abrir e vejo o Zé Luís da Deusa, de Arcos de Valdevez, que me diz:
 - Até que enfim encontro a casa! Procurei, procurei, até conseguir que alguém me dissesse onde morava o Dr. Cruz!
- Gosto em vê-lo, Zé Luís, mas o que faz por aqui?!
- Fui colocado aqui no CICA 2, para fazer a especialidade, e trago uma notícia para si, de um edital que colaram numa das montras lá do nosso café.

Passa-me o papel e lá está o meu nome, para me apresentar no RI 5 (regimento de infantaria), nas Caldas da Rainha, no dia 6 de Outubro!
Mostro o papel ao meu pai e continuo a conversa com o Zé Luís, pois tinha curiosidade em saber notícias sobre malta dos Arcos de Valdevez, em geral, sem esquecer o Atlético, claro, onde ambos tínhamos jogado.
Perguntou-me quando tencionava lá ir, pois tinha pessoas a perguntarem por mim, o que era natural, pois tinha lá vivido, embora pouco tempo, mas o suficiente para criar amizades e com algumas histórias.

Depois disto, preparar as coisinhas para uma nova etapa, esta, sem interesse nenhum!
Tinha o dia seguinte, domingo, para tratar de tudo.
Nesse mesmo dia, após o jantar, a esposa de um croupier do casino, em conversa com a minha mãe, sobre o serviço militar e possibilidades de eu ir parar ao ultramar, o que era um susto para as famílias, sugere que eu aproveite uma oportunidade: ir para Londres.
Lá, tinha um primo bem colocado na General Motors e eu tinha lugar garantido, casa, carro da empresa, pagamento de curso superior, com facilidades, era só um telefonema.

A minha mãe ficou como que num beco sem saída, pois achava boa ideia, apesar da dificuldade e risco do ‘salto’, mas dizia que nunca mais me via, dadas as circunstâncias.
Aliás, situação idêntica já tinha sido equacionada, França ou Suécia, mas ficou no tinteiro, pelas mesmas razões.
O amor misturado com o egoísmo, sempre perspectivando a possibilidade de eu ficar na metrópole, o tempo todo.
E eu também não estava muito para aí virado, talvez mais por comodismo e também pensar que o ultramar acabaria por não me tocar, mas o pior aconteceu, um ano depois…
"Adolfo, nessa altura, como sou uns meses mais velho do que o Adolfo, já eu tinha uns meses de tropa e já estava no Casão Militar.
Eu tinha entrado em Abril de 69 e completei três anos em Abril de 72.
Comecei a trabalhar a seguir ao Verão."


caldas da rainha…

Oito da manhã de segunda feira, dia 6 de Outubro de 1969, data marcante: RI 5, aqui estou, meus senhores!
O que encontrei era o que me diziam, mais ou menos, mas não contava com tamanhas e frequentes filas, para isto e para aquilo, durante três dias, alternando com exercícios diversos.
Mas, confesso, nada que me metesse medo.
Como sempre detestei filas, andei à civil durante os três dias, para fugir às filas, embora tivesse de fazer alguns exercícios, vestido daquela maneira, os que não consegui evitar, e não era nada agradável.
Sempre que confrontado com aquela situação:
"Já não há o meu número e disseram-me para esperar.
Os meus colegas conseguiram, tiveram mais sorte do que eu."
"Colegas?! Aqui não há colegas, há camaradas!"

Aquilo mexeu com algumas células mentais e levou-me para cenários ideológicos, políticos, conotados com a esquerda, nada de acordo com os motivos e objectivos que me tinham sido impostos, levando-me para o serviço militar…
Terminados os três dias, já não tinha de andar em filas e acabei por receber as roupas e tudo o mais.
Nunca esquecerei aquela caserna, com frio das janelas que pareciam facas, com camas de ferro em beliche, colchões com recheio em palha, roupa nojenta, casas de banho, ou coisa parecida, com manchas por todo o lado.
Consegui arranjar um soldado que me tratava da cama, me pregava os botões, me engraxava as botas e limpava as instalações, sempre que me calhava em escala.
Tudo o que tinha de fazer, a contar para classificação, tentava que ficasse com nota média, pois pensava que poderia ficar cá, sem ter de ir ao Ultramar, segundo orientações que me tinham dado.

Uma coisa tinha de conseguir: não ficar no quartel um só fim de semana que fosse, e consegui!
Fácil: pagava a quem fizesse o serviço por mim, pois havia malta de longe, que não tinha interesse em ir de fim de semana e podia ganhar umas massas.
Assim foi acontecendo a recruta, com alguns momentos razoáveis, sempre com fins de semana na Figueira da Foz ou Lisboa, nem outra coisa eu poderia aceitar…
Já nos finais da recruta, Dezembro, um frio de rachar, e chegam as célebres patrulhas pela Serra do Bouro.

Nomeiam-me comandante de uma patrulha e lá vamos, estrada fora, até à Serra do Bouro, onde está escuro como breu, sem se conseguir perceber de que lado é a cidade, de que lado é o mar, pois os barquinhos de pesca nocturna, com as luzinhas, confundem-se com as luzes da cidade.
Cada passo, uma espécie de miragem, pois cada vulto parece uma casa, uma árvore, mas nada é o que se pensa ou imagina.
A certa altura, mesmo no cimo da serra, três militares, sem saberem quem são.
Afinal, eram três comandantes de patrulha que tinham perdido as respectivas patrulhas!
Falámos e conseguimos descer a serra até encontrarmos uma casita antiga, com uma luz muito ténue no interior.

Batemos e atende uma senhora idosa que logo nos oferece, além de um sorriso espontâneo e meigo, uma malguinha de café e um pedaço de pão saloio, uma verdadeira delícia!
Continuámos a descer até chegarmos à cidade, onde dispersámos, cada um seguiria um caminho diferente, até ao quartel, de forma a disfarçar o insucesso das nossas missões.
Eu, em vez de ir direito ao quartel, passei por um restaurante que conhecia, já fechado, mas lá estava alguém ainda a tratar de contas, a filha mais nova, que eu já conhecia, e me abriu a porta, mas logo se desfez em pedidos de desculpa por já não ter nada de comida feita, claro.
Consegui convencê-la a arranjar-me qualquer coisita, uns ovos mexidos, a única coisa possível e que muito agradeci.

Eu estava com a barba grande, de farda número três, a designada farda de trabalho, toda suja, de arreios, bornal, cantil, G3 e cartucheiras.
Ali estava eu, a conversar com a miúda, enquanto fazia os ovos, quando alguém bate no vidro da porta de entrada.
A irmã aparece, abre a porta e entra um indivíduo que logo me pergunta o que faço ali, àquela hora e naquele estado.
Respondo, naturalmente, que tinha estado em exercícios nocturnos e que estava de regresso ao quartel, mas tentando comer alguma coisita.
A outra faz-me um sinal, dando-me a entender qualquer coisa desagradável, logo, fiquei de pé atrás.
O indivíduo mandou-me sair, sem me deixar comer os ovos, e fazendo notar que era melhor assim.
Na dúvida, era melhor zarpar, o que fiz, sem pestanejar.

Voltando à nossa tentativa de disfarçar o insucesso da operação, o disfarce não pegou e fomos castigados, pois tínhamos perdido as nossas patrulhas, grave.
Castigo: banhos e massagens na estância balnear e termal da Foz do Arelho!
Ordem de partida do quartel, rumo à Foz do Arelho, a pé, uns bons quilómetros e, depois, várias vezes a percorrermos a praia de um lado para o outro, junto à água, carregados de material, e voltar ao quartel a pé, sem descanso - muito duro!
Só o percurso quartel - Foz do Arelho - quartel, cerca de vinte quilómetros.
Dois dias depois, passei pelo tal restaurante e perguntei à miúda quem era o namorado da irmã: um tenente do quadro do quartel RI 5!...

Terminada a recruta, desfile pela cidade e formatura na parada, de todas as companhias, perante a tribuna de honra, no edifício do comando.
Estamos formados e achamos alguma familiaridade em três dos oficiais que compunham a tribuna, mas era difícil descobrir porquê.
Discursam, discursam, até que se ouve um deles a enunciar uma lista de instruendos destinados a Lamego:
-………………
-………………
-Adolfo (…) Cruz
-………………
-………………

Eu fiquei de boca aberta e ansioso por poder perguntar o que queria dizer aquilo.
Logo que pude falar, mostrei estranheza e desagrado ao comandante do pelotão, o alferes Macedo, um alferes do quadro, rigoroso e duro, que me mandou calar, que era assim, e mais nada!
No final da sessão, falei com ele e perguntei como era possível ter sido seleccionado, dadas as minhas fragilidades e problemas de saúde.
Só me responde que estava tudo registado e eu tinha todos os exercícios com nota muito bom, embora os tivesse feito nos intervalos, para esconder as minhas capacidades, e que alguém esteve a seguir-nos, desde o início da recruta.

Resumindo: aqueles três oficiais que estavam na tribuna e nos pareciam familiares, andaram o tempo todo vestidos de trabalhadores da construção, em fato de macaco, misturados com os verdadeiros que faziam umas obras no quartel!

Não fiz mais nada e fui agarrar-me a um médico do quartel queixando-me de tudo e mais alguma coisa, nomeadamente, problemas de estômago, lesões na coluna e nas pernas, etc.
Afinal, já ninguém me tirava o ser atirador de infantaria e preferia ir para Tavira, fazer a especialidade, o que me daria uns bons momentos de Algarve, nada que se parecesse com o frio gelado do Norte, principalmente, naquela zona de Lamego, e com tempo de inverno.
"Teve razão em evitar a especialidade em Lamego, pois sempre ouvimos falar da violência dos treinos e preparação para o ultramar, além do frio e neve…"

Pois, mas já verá que não foi assim tão boa opção…


(Continua)
____________

Notas do editor

- Ortografia de acordo com o texto original

Vd. poste de 8 DE ABRIL DE 2017 > Guiné 61/74 - P17222: Tabanca Grande (431): Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796 (Gadamael, Vicente da Mata, Ome (Bijemita), Quinhamel, Biombo e Bissau, 1970/72)... Grã-tabanqueiro n.º 740

Guiné 61/74 - P23813: In Memoriam (462): Rui Alexandrino Ferreira (ex-Sá da Bandeira, Lubango, 1943 - Viseu, 2022), ten cor inf ref, ex-alf mil inf, CCAÇ 1420 (Fulacunda, 1965/67); ex- cap mil, CCAÇ 18 (Aldeia Formosa, 1970/72); autor de 3 livros de memórias: Rumo a Fulacunda (2000), Quebo (2014) e A Caminho de Viseu (2017)




Viseu > Regimento de Infantaria 14 > 4 de novembro de 2017 > Sessão de apresentação do último livro do Rui Alexandrino Ferreira, "A Caminho de Viseu" (Coimbra, Palimage, 2017, 237 pp. ) > Um abraço do João Marcelino (que vive na Lourinhã, esteve presente no VII Encontro Nacional da Tabanca Grande, em 2012, e que é amigo do autor desde a Guiné, tendo estado os dois juntos em Aldeia Formosa: o Rui como comandante da CCAÇ 18, o João Marcelino, "Joneca", como alf mil, CCS/BCAÇ 3852).


Foto (e legenda): © Márcio Veiga / Rui Alexandrino Ferreira (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. O Paulo Santiago deu-nos ontem à noite a triste notícia e o João Marcelino acaba de a confirmar junto da família: morreu o nosso Ruizinho, como era carinhosamente tratado o Rui Alexandrino Ferreira (1943-2022).

Estava reformado como ten cor inf. Foi alf mil inf, CCAÇ 1420, Fulacunda, 1965/67; cap mil da CCAÇ 18, Aldeia Formosa, 1970/72). É autor de três livros de memórias.



Rui A. Ferreira
Nota biográfica:

1943 - Rui Alexandrino Ferreira nasce na antiga Sá da Bandeira (hoje Lubango), Angola.

1964 - Integra o último curso de oficiais milicianos que reuniu em Mafra a juventude do Império.

1965 - Rende, na Guiné-Bissau, o alf mil Vasco Cardoso [CCAÇ 1420, Fulacunda, 1965/67], dado como um desaparecido em combate.

1970 - Frequenta o curso para capitão em Mafra, seguindo em nova comissão para a Guiné-Bissau [CCAÇ 18, Aldeia Formosa/Quebo, 1970/72].

1973 - Regressa a Angola em outra comissão.

1975 - Retorna a Portugal.

1976 - Estabiliza em Viseu, onde continua a residir. é ten cor ref.

2000 - Publica, na Palimage, o seu 1º livro, Rumo a Fulacunda: crónicas de guerra 

2014 - Publica o seu 2º livro. Quebo: nos confins da Guiné, igualmente sob a chancela da Palimage.

2017 - Lança um 3º livro, A Caminho de Viseu, nas instalações do RI 14 de Viseu, e sob a mesma chancela, a Palimage.

2022 - Morre, em Viseu, de doença crónica degenerativa (Parkinson); tinha inúmeros amigos e camaradas que o estimavam, acarinhavam e admiravam; era um dos históricos  da Tabanca Grande, tem cerca de 80 referências no blogue.

Para a família e amigos e camaradas mais íntimos, fica aqui esta nota de pesar pela sua perda mas também a nossa homenagem a um grande militar, um bom homem e um melhor amigo que soube partilhar, connosco, em vida, as suas memórias da Guiné. LG

PS - Não temos informação sobre o local e a data das cerimónias fúnebres.
__________

Guiné 61/74 - P23812: Os nossos seres, saberes e lazeres (542): Trabalhos de pintura da autoria de Jaime Machado, ex-Alf Mil Cav, CMDT do Pel Rec Daimler 2046 (8)



1. Publicamos hoje mais seis trabalhos de pintura de autoria do nosso camarada Jaime Machado, ex-Alf Mil Cav, CMDT do Pel Rec Daimler 2046 (Bambadinca, 1968/70), enviados ao nosso blogue em 19 de Novembro de 2022,  que estamos a mostrar na série "Os nossos seres, saberes e lazeres".

Abstrato: acrílico sobre papel 30x42
Senhoras: acrílico sobre papel 30x42
Nova Yorque: acrílico sobre papel 30x42
Abstrato: acrílico sobre papel 30x42
Eu e a aldeia: óleo sobre tela 50x70 (Marc Chagall)
Abstrato: óleo sobre tela 70x85 (Kandinsky)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 20 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23798: Os nossos seres, saberes e lazeres (541): Trabalhos de pintura da autoria de Jaime Machado, ex-Alf Mil Cav, CMDT do Pel Rec Daimler 2046 (7)