sábado, 16 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24663: Recortes de Imprensa (131): Jornal "Voz da Guiné" (1): Reprodução da capa do número 353, de 7 de Setembro de 1974 (Abílio Magro)

1. Mensagem do nosso camarada Abílio Magro (ex-Fur Mil Amanuense (CSJD/QG/CTIG, 1973/74), com data de 13 de Setembro de 2023, trazendo em anexo a transcrição em word da primeira página (capa) de 4 do jornal Voz da Guiné de 7 de Setembro de 1974:

Bom dia camarada Carlos Vinhal
Conforme previsto no meu último mail, envio em anexo as primeiras 4 folhas do Voz da Guiné, devidamente transcritas para Word. Sobre este trabalho tenho a referir o seguinte:
1 – Corrigi várias gralhas/palavras, mas respeitei a pontuação dos autores embora me pareça existirem várias vírgulas “fora dos eixos”;
2 – Existem vários textos que nada têm a ver com a Guiné pelo que entendo ser lógico que, a partir da página 5 se transcreva apenas aqueles textos que, directamente ou indirectamente, digam respeito à Guiné-Bissau (se achares que, para o blogue, interessam todos, diz p.f., que agirei em conformidade);
3 – As folhas em Word já têm encimado o título do jornal, em jpeg (fácil de transpor para o blogger).
[...]
Saúde da boa.
Abraço
Abílio Magro


(continua)
____________

Nota do editor

Vd. poste anterior de Abílio Magro de 12 DE SETEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24644: Documentos (43): Panfleto dos "Soldados da Guiné", datado de 16 de Maio de 1974, com um apelo às suas famílias para que não os abandonem (Abílio Magro)

Último poste da série de 6 DE AGOSTO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24536: Recortes de Imprensa (130): "Nós tínhamos um padre, Antonio Grillo, que foi preso acusado de defender os rebeldes e os guerrilheiros que lutavam pela independência (...). Quando Paulo VI se tornou papa, o governo português perguntou o que ele queria de presente: 'Quero a libertação do padre Antonio Grillo'. Dito e feito. Paulo VI era maravilhoso" (...). (Dom Pedro Carlos Zilli, missionário brasileiro do PIME, bispo de Bafatá, em entrevista à Gazeta do Povo, 1/10/2019)

Guiné 61/74 - P24662: (Ex)citações (424): Nas nossas já bíblicas idades os planeamentos a longo prazo são sempre eivados de 'relativismo'. Daí que nada melhor do que as bolas de cristal (José Belo, Suécia)


Foto nº 1


Foto nº 2


Foto nº 3


Foto nº 4


Foto nº 5


Foto nº 6


Foto nº 7


Foto nº 8

Suécia > Lapónia > Breve verão de 2023

Fotos (e legendas): © José Belo  (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




O luso-sueco José Belo (com mais de  250 referências no nosso blogue, membro da Tabanca Grande desde 8 de março de 2009): foi alf mil inf da CCAÇ 2381, "Os Maiorais", Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70, é capitão do exército português reformado (poderia ser hoje coronel, se tivesse lutado pelo seu direito à reconstituição da carreira militar); hoje jurista, com família sueca, vive na Suécia há mais de 4 décadas; autor, entre outras, da série "Da Suécia com saudade".

Síntese de mensagens diversas do José Belo, enviadas nesta 1ª quinzena de setembro,em que ele está de partida para a sua casa de Key West, Florida, USA, findo o curto verão lapónico.

(i) "Não é um 'pôr do sol' mas sim a altura máxima do sol no horizonte antes de desaparecer completamente durante os longos meses do inverno Árctico.

Da 'luminosidade' da foto passa-se então à total escuridão... aparentemente infindável apesar da habituação de muitas décadas" (Foto nº 1)

(ii) "A água da foto começou a gelar e ,com o vento, a ténue superfície de gelo parte-se em milhares de partículas que chocando umas com as outras provocam um agradável ,e indiscritível, som de cristais de candelabro de salão." (Foto nº 1)

(iii) Ainda para os saudosos da Guiné:

O heliporto nas traseiras da minha casa; o moderno hospital de Kiruna fica a 55 minutos de voo (Foto nº 2);
As florestas da Lapónia. (Foto nº 6);
Não será bem a praia do Estoril-Tamariz da minha juventude mas é….minha! A água nos inícios de Setembro está a uns convidativos 4 graus positivos (Fotos nº 2, 3 e 5)

(iv) Sobre o mitológico Mampatá ?

 "Don’t let it be forgot,that once there was a spot, for one brief shining moment, that was known as Camelot” (Foto nº 7);

(v) Chamada do recolher:

Herr Professor Luís Graça,

As aves migratórias já partiram em infindáveis bandos rumo ao Sul. É altura deste Lusitano-Lapão (único!) “abalar”, também, rumo ao Sol e à minha casa da Key West (sempre em festa!)

Durante o curtíssimo verão do círculo polar procurei enviar aos Camaradas e Amigos umas 'naïves' fotos locais procurando desmistificar o ideário lusitano quanto a algumas das realidades locais.

Nas nossas já bíblicas idades os planeamentos a longo prazo são sempre eivados de 'relativismo'. Daí que... nada melhor do que as bolas de cristal (Foto nº 8)
___________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 2 de setembro de 2023> Guiné 61/74 - P24610: (Ex)citações (423): Curiosidades lapónicas: As visitas continuam e qualquer dia entram em casa! (José Belo, Suécia)

Guiné 61/74 - P24661: Os nossos seres, saberes e lazeres (590): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (120): Oh Bruxelles, tu ne me quittes pas! (11) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 23 de Junho de 2023:

Queridos amigos,
É dia de festa, uma terna e fraterna amizade de quatro décadas acenou-me com um programa que meteu quatro museus, o calcorrear por Namur, sair da cidade aí uns 20 km e fazer uns 8 a 10 a desfrutar a beleza do rio Meuse e o belo património edificado nas suas margens. Segue-se um ágape, um festim de coisas muito boas, até ao remate final de variedades de chocolate belga com uma tisana de frutos do bosque, a gozar da paisagem da floresta em S. Marc, a 4 km de Namur, depois metido no carro e despejado na gare ferroviária até Bruxelas. Dia muito feliz, amanhã é o infortúnio da partida, mas ainda tenho umas coisas para vos contar, Namur tem muito que se lhe diga.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (120):
Oh Bruxelles, tu ne me quittes pas! (11)


Mário Beja Santos

Não foi impunemente que recebi instruções para tomar o comboio das 9h na gare central de Bruxelas, havia um extenso programa à minha espera. Chegada festiva, com beijinhos e abraços e prontamente parte-se para o primeiro objetivo operacional, les Bateliers, no centro da velha cidade, bem perto da catedral. Les Bateliers acolhem duas instituições museológicas de Namur, um Museu Arqueológico e um Museu de Artes Decorativas, bem como dois jardins dos quais um ao gosto francês. O Museu Arqueológico de Namur está implantado numa antiga escola dos barqueiros (bateliers). O belo edifício do Museu de Artes Decorativas é a antiga residência particular dos condes de Groesbeeck e marqueses de Croix, é um edifício do século XVIII classificado como património excecional da Valónia. Esta “ilha cultural” aparece associada a outras instituições como o Museu Félicien Rops e os jardins públicos e a casa da poesia.

O Museu de Artes Decorativas, que continua num processo de remodelação, reveste-se de grande interesse, tanto pela sua arquitetura interior como exterior como pela diversidade das coleções que alberga, testemunho dos estilos e gostos desde o século XVII ao século XIX. O processo de conservação e valorização não fica atrás, há um esforço bem visível para criar a atmosfera própria de um palácio nobre do Século das Luzes, graças à sinergia entre o património e o edifício.

O palácio fpi construído para residência do conde Alexandre-François de Groesbeeck, obedece a três regras fundamentais da arquitetura do século XVIII (respeito pela intimidade, procura de uma nova funcionalidade para os espaços de receção pública e vida social e interesse pelo mundo exterior), regras que se podem resumir na expressão: o prazer da vida e a procura do prazer.

Destaca-se o admirável uso da luz, graças a um sistema de pátios interiores e também a sua difusão a partir da cúpula para corredores através das galerias envidraçadas. A disposição das janelas na fachada das traseiras e a sequência de jardins é a marca de abertura ao exterior, cria-se uma comunicação entre a vida da rua e o universo fechado dos jardins.

Duas notas. A primeira tem a ver com a decoração interior, que é magnífica; a superfície mural está decorada com painéis de madeira com molduras simples e geometrias, usa os elementos da tapeçaria, painéis de couro, umbrais das portas decoradas com elementos de cenas grandes, motivos florais e mitológicos. A segunda, prende-se com o facto de o Museu Arqueológico ter dado lugar a uma exposição, para mim de total aprendizagem sobre os Merovíngios que deixaram marca neste local. Achei por bem registar alguns desses elementos de uma civilização sobre a qual pendia o preconceito de ter sido insignificante e até bárbara, estamos hoje na posse de elementos que levam a admitir o contrário, a sempre exaltada civilização Carolíngia teve o seu berço na obra Merovíngia, como aqui se revela dos achados arqueológicos que deixaram nesta região. Também se mostram dois mapas para dar a localização dos merovíngios e a partilha que houve dos diferentes reinos. Espero que apreciem esta primeira visita, quem me conduz olha permanentemente para o relógio, diz que ainda há mais três exposições a visitar, partiremos de Les Batiliers para o Museu de Arte Antiga para visitar a exposição Esculturas de Vanguarda… no século XVI. Prometo pôr a pratos limpos o que vi e as exposições que se seguiram, amigos, amigos, negócios à parte, primeiro temos que nos fartar neste caldeirão cultural, se tiveres fome comes uma banana e um pequeno chocolate, depois de pedalares por estes quatro museus percorrerás um bom troço de Meuse, depois é que terás pitéu, e pela noitinha serás metido no comboio com destino a Bruxelas. Foi um dia e peras.


Entrada de les Bateliers, Museu de Artes Decorativas e Arte Merovingia, Namur
Fachada das traseiras do palácio e jardim de gosto à francesa
Reconstituição da mesa de jantar da família do conde
Trenó dos condes de Groesbeeck-de Croix, madeira, ferro e veludo, século XVIII. Ao fundo, um par de bota de postilhão, condutor de correio em besta montada.
Lareira do palácio
Mesa de jogos de diversão
Salamandra de sala
Pormenor de parede com motivo de jogos populares em cima de andas
Pormenores de vestuário de dama do século XIX
Pormenores de um escritório do século XIX
A mancha castanha permite visualizar o território da civilização Merovingia, que precedeu a civilização Carolingia, séculos VI e VII
A partilha do Reino dos Francos
Informação sobre a ourivesaria Merovingia
Peças de vidro merovíngias
Moedas do tempo merovíngio
Reconstituição da cozinha do palácio
Pormenor da cozinha

(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 DE SETEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24637: Os nossos seres, saberes e lazeres (589): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (119): Oh Bruxelles, tu ne me quittes pas! (10) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P24660: Por onde andam os nossos fotógrafos ? (12): ex-alf mil cav Jaime Machado, cmdt do Pel Rec Daimler 2046 (Bambadinca, 1968/70) - Parte IX: Bissau, c. fevereiro/abril de 1970


Foto nº 1


Foto n º 2


Foto n º 3


Foto nº 4


Foto nº 5


Foto nº 6


Foto nº 7


Foto nº 8


Foto nº 9


Foto nº 10


Foto nº 11

Guiné > Bissau > c, fevereiro / abril  de 1970

Fotos (e legenda): © Jaime Machado (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuação da publicação de uma seleção de fotos do belíssimo álbum do Jaime Machado, ex-alf mil cav, cmdt do Pel Rec Daimler 2046 (Bambadinca, maio de 1968 / fevereiro de 1970, ao tempo dos BART 1904 e BCAÇ 2852) (*).

[Foto atual, à direita, do Jaime Machado, que reside em Senhora da Hora, Matosinhos; sua avó paterna era moçambicana; mantém com a Guiné-Bissau uma forte relação afetiva e de solidariedade, através do Lions Clube; voltou à Guine-Bissau em 2010]


2. Comentário do editor:

Não temos legenda para as fotos, esperamos que os nossos leitores contribuam com algumnas dicas... As fotos de Bissau devem ter sido tiradas entre fevereiro e abril de 1970.

Aqui ficam, da nossa lavra, as legendas destas preciosas fotos:

  • fotos nº 1,  2 e 3: zona portuária de Bissau (foto nº 1: porto-cais; foto nº 2: cais do Pijiguiti) e avenida marginal (foto nº 3);
  • foto nº 4: fortaleza  da Amura, entrada principal virada para sul (zona portuária);:
  • foto nº 5: jardim no exterior da  fortaleza da Amura, ao fundo, o edifício da Alfãndega;
  • foto nº 6: avenida principal, av da República (hoje, Av Amílcar Cabral), que ia da Praça do Império até à zona portuária (repare-se no pormenor do polício de trânsito no oexercício das suas funções de sinaleiro):
  • fotos nº 7 e 8: praça do Império, monumento ao "esforço da raça" e palácio do governador (autoria: Gabinete de Urbanização Colonial / Arquitetos João António Aguiar e José Manuel Galardo Zilhão, 1945);
  • fotos nºs 9 e 10: piscina da messe de oficiais do QG - Quartel General, em Santa Luzia;
  • foto nº 11:  Messe de oficiais de Bissau, em Santa Luzia, também conhecido  como "Clube Militar", o  famoso "Biafra" (se não nos enganamos.,..);
  • foto nº 12: "djubi" de Bissau, pequeno comerciante ambulante,
___________

Guiné 51/74 - P24659: As nossas geografias emocionais (6): o mergulho do astro-rei na praia de Faro (Eduardo Estrela, ex-fur mil at inf, CCAÇ 2592/CCAÇ 14, Cuntima e Farim, 1969/71)



Praia de Faro > 14 de serembro de 2023 > Pòr do sol

Fotos (e legendas): © Humbero Rosa / Eduardo Estrela (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.]



1. Mensagem do nosso amigo e camarada Eduardo Estrela (ex-fur mil at inf, CCAÇ 14, Cuntima e Farim, 1969/71; vive em Cacela Velha, a jóia da Ria Formosa (foto à esquerda):

Data . quinta, 14/09, 22:03
Assunto - O mergulho do astro-rei

Caro amigo e camarada!

Acabei há meia hora de ser presenteado com estas belas fotografias feitas por um companheiro, nosso contemporâneo. nas agruras da Guiné,  mais exactamente o Humberto Rosa,  ex-fur mil atirador de infantaria.

Como sabe que tenho estado por Cacela, não quis deixar de me proporcionar o pôr do sol de hoje na praia de Faro.

Tal como o mar da tua terra , cujas belezas tens mostrado no blogue, o mar do Algarve e o mergulho do astro rei nas suas águas também é muito bonito.

Calculava que tinhas que fazer trabalho de casa relativamente as fotos da piscina Farim. Pelo facto, o meu obrigado.

Continuação das tuas melhoras, boa vindima e abraço fraterno.

Eduardo Estrela

2. Comentário do editor LG: 

Obrigado, a ti e ao Humberto Rosa, pela partilha. Para ser nosso contemporàneo, deve tratar-se do ex-fur mil at inf da CCAÇ 2587 que foi connosco  no T/T Niassa, em 24 de maio de 1969. Eu era da CCAÇ 2590 (futura CCAÇ 12) , e tu  da CCAÇ 2592 /futura CCAÇ 14). Bate certo ? 

Não temos ninguém dessa companhia, que esteve em Mansoa, Jugudul e Porto Gole (1969/71). Convida-o, em meu nome,  a integrar a nossa Tabanca Grande. Sei que tem fotos da Guiné. Abraço para ambos. LG

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24658: In Memoriam (485): Fernando da Silva Costa (1951-2018), ex-fur mil trms da CCS/BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa 1973/74)... Faleceu em 2018

 

Fonte; Página do Facebook do BCAÇ 4513, postagem de 4 de setembro de 2021


Guiáo do BCAÇ 4513/72 (Aldeia Formosa, 1973/74)


1. Por um mero acaso soubemos que Fernando Costa (ou Fernando da Silva da Costa), ex-fur mil trms da CCS/BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa 1973/74) faleceu já em 2018m ainda antes da pandemia de Covid-19. A informação é da página do Facebook, do batalhão.

É triste sabê-lo só agora, cinco anos depois...Ele havia entrado para o nosso blogue em 25/10/2009 (*). Tem 18 referências. Morava em Lisboa.

Foi ele que nos deu a notícia do 1º encontro do pessoal do batalhão, nma Mealhada, em 8 de dezembro de 2009. Já não se viam desde setembro de 1974. E foi  um èxito o encontro, juntqando mais de uma centena de participanmtes, entre camaradas e familiares (**)

O Fernando deixou no blogue algumas memórias do seu batalhão e de Aldeia Formosa, incluindo a transferència das instalações do quartel para o PAIGc, que iremos refrescar dentro em breve.

Já há tínhamos prometido publicar este singelo In Memoriam (***). O Fernando náo ficará sepultado na vala comum do esquecimentpo. Passará a figuar na lista daqueles que "da lei da morte já se foram libertando"... C0om ee, são já 139 (15,8% do totaldos membros registados da Tabanca Grande).

 Era, de resto, um camarada muito estimado entre  os seus camarasa das da CCS/BCAÇ 4513/72. Saibamos honrar a sua memória.(Presumimos que ele tenha nascido por volta de 1951.)

 _____________

Notas do editor:



(**) Último post3e da série > 9 de setembro de 2023 > Guiné 61/74 - P24635: In Memoriam (484): Carlos Alberto Rodrigues Cruz (26/05/1941 - 07/09/2023), ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 617 / BCAÇ 619 (Catió e Cachil, 1964/66)