sábado, 2 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24610: (Ex)citações (423): Curiosidades lapónicas: As visitas continuam e qualquer dia entram em casa! (José Belo, Suécia)

Foto nº 1 > Suécia > Lapónia > Agosto de 2023 > As visitas continuam e qualquer dia entram em casa


Foto nº 2> Suécia > Lapónia > Agosto de 2023 >  A altura a que chegou  a neve no último inverno.


Foto nº 3> Suécia > Lapónia > Agosto de 2023 > As rochas polidas como mármore devido aos 320 dias por ano sob o gelo, durante milénios.


Foto nº 4 > Suécia > Lapónia > Agosto de 2023 > As matas locais… para saudosos da Guiné.

Fotos (e legendas): © José Belo  (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



O luso-sueco José Belo (com mais de  250 referências no nosso blogue, membro da Tabanca Grande desde 8 de março de 2009): foi alf mil inf da CCAÇ 2381, "Os Maiorais", Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70, é capitão do exército português reformado (poderia ser hoje coronel, se tivesse lutado pelo seu direito à reconstituição da carreira militar); hoje jurista, com família sueca, vive na Suécia há mais de 4 décadas; autor, entre outras, da série "Da Suécia com saudade".


1. Mensagens de 25/08/2023, às 20:29, 31 de agosto,. âs 11;17, do José Belo:

Asssunto - Curiosidades lapónicas

1) As visitas continuam e qualquer dia entram em casa!

2) A altura da neve no último inverno.

3) As rochas polidas como mármore devido aos 320 dias por ano sobe o gelo, durante milénios.

4) As matas locais….para saudosos da Guiné.

Vd. fotos acima.
___________

Nota do editor:

Último poste da série > 31 de agosto de 2023 > Guiné 61/74 - P24605: (Ex)citações (422): Os Furriéis – De Explorados da República a Ícones da Guerra da Guiné (Manuel Luís Lomba)

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

Caro José Belo, curiosidade.

A marca que assinala "Altura da neve no último inverno" quer dizer que a neve chegou até aí, então as pessoas e animais andavam enterrados até que altura?

Estamos a ver a marca das cheias(Zêzere-Tejo) em Constança e só de barco ou nado se podia passar, como é que se movimentavam na neve com a neve aquela altura?

O máximo que andei com neve foi de cerca de 30cm e enterrava os pés até aos tornozelos, quer dizer que a partir de determinada altura solidificava e andavam sobre gelo?

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

JB disse...

Caro Valdemar Queiroz

São inúmeros os factores que levam à acumulação da neve.
Intensidade dos nevões,ritmo na sucessão dos mesmos,variações nas temperaturas dos ventos dominantes,características e altitude do solo,densidade das camadas de gelo subjacente,florestação das áreas.
Tendo em conta todas estas (e mais algumas) características existem vastíssimas zonas intransitáveis no Inverno.

Não se deve esquecer,em termos comparativos,que a zona referida se encontra localizada a mais de 270 quilómetros dentro do círculo polar ártico.

E quanto à neve ,os locais têm mais de duzentos termos de referência à mesma.
(Termos que indicam se a mesma é recente,se o nevão foi matinal, a meio do dia ou nocturno,densidade e humidade,variantes nas profundidades,etc,etc,etc.

Hélder Valério disse...

Muito boas fotografias.

Gostei de ver. E aprender.

Abraços
Hélder Sousa