quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Guiné 61/74 - P24602: Por onde andam os nossos fotógrafos ? (7): ex-alf mil cav Jaime Machado, cmdt Pel Rec Daimler 2046 (Bambadinca, 1968/70) - Parte III: as pequenas inundações de setembro de 1969, na baixa ribeirinha de Bambadinca

 


Foto nº 1A


Foto  nº 1


Foto nº 2A



Foto nº 2



Foto nº 2B



Fito nº 3A



Foto nº 3B



Foto nº 3


Foto nº 4A


Foto nº 4B


Foto nº 4C





Foto nº 4
 

Fotos (e legendas): © Jaime Machado (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Jaime Machado
1. Continuação da publicação de uma seleção (*) das melhoras fotos do álbum do nosso camarada e amigo Jaime Machado, ex-alf mil cav, cmdt Pel Rec Daimler 2046 (Bambadinca, 1968/70), que vive em Senhora da Hora, Matosinhos (*):

Recorde-se que esta subunidade de cavalaria esteve ao serviço do comando do BART 1904 (Bambadinca, maio /setembro 68) e depois do BCAÇ 2852 (Bambadinca, outubro 68/fevereiro 70).

 Os "14 furões" váo  terminar a sua comissão em fevereiro de 1970,  três meses antes do BCAÇ 2852, tendo sido rendidos pelo Pel Rec Daimler 2206, comandado pelo nosso camarada e velho amigo J. L. Vacas de Carvalho. O BCAÇ 2852 por sua vez será rendido pelo BART 2917 (1970/72).

Publicaram-se 17 postes com o álbum fotográfico do Jaime Machafo (que tem 150 "slides" do tempo da Guiné (**).

2, A ordem de publicação das fotos não é a da sequência cronológica, mas sim a dos conteúdo temático, São imagens (de "slides" digitalizados) que nos chegaram, sem legenda... Estas imagens que (re) publicamos hoje, com legendas reformuladas,  são da época das chuvas, tendo  sido todas tiradas em setembro de 1969, segundo esclarecimento adicional do autor (em 2/10/2015). 

Recorde-se que a época das chuvas, na Guiné, vai meados de maio a meados de novembro, sendo os meses de maior precipitação julho, agosto e setembro. (Na época seca, os meses mais frescos são o dezembro e o janeiro.)

Vemos uma coluna auto a chegar a Bambadinca, vinda de Bafatá (foto nº 1). Na escolta vem uma autometrelhadora Daimler, de matrícula ME-01~37 (Fotos nºs 1, 1A, 2 e 2A).  Nas fotos nºs  1 e 1A está meia enconberta por uma viatura civil, O Jaime Machado está  de costas nas fotos nºs 2 e 2A com boina castanha e sentado na Daimler.

A coluna estava atravessar a baixa ribeirinha de Bambadinca (que, em mandinga, quer dizer "a cova do lagarto") (fotos nºs 1, 2, 3 e 4) , A viatura civil encostu à esquerda (no sentido ascendente(Fotos nº 4 e 4A). Era de um comerciante local, que não conseguimos identificar. Os dois mais conhecidos, na época,  era: (i)  o  Zé Maria cuja loja e bar ficavam à esquerda na direcção do quartel mais ou menos a meio da reta; e  (ii) o Rodrigo Rendeiro que ficava à direita entre a fonte e a rampa de acesso ao quartel,.

Nalgumas fotos é visível um dos ícones de Bambadinca, a fonte, cuja contrução era de 1948. (Foto nº 4B e 4C)

 No tempo das chuvas, recordo-me que era habitual haver pequenas inundações na zona fluvial de Bambadinca. O rio Geba Estreito transbordava. 

Por outro lado, as instalaçóes militares (o quartel) e civis (o posto administrativo, incluindo a escola, a capela, etc,) (cujo acesso se fazia pela tal rampa bastante íngreme, visível na fotos nº 2 e 2b) ficavam num pequeno morro ou planalto, rodeado de bolanhas... 

Na época das chuvas, era mais fácil a acumulação de água nas zonas baixas, e nomeadamente na margem esquerda do rio (porto fluvial e destacamento da intendència). Havia sempre pequenas inundações na zona ribeirinha, afetando algumas moranças e casas de comércio. No entanto, não impedia o trânsito de viaturas.

A chegada das chuvas (dantes, talvez fosse um pouco mais cedo do que hoje,  por volta de meados de maio) era sempre uma festa para pequenos e graúdos. Ia até meados de novembro.  Aumentava também, nesta época, o risco de paludismo, devido à água estagnada.
 

Sem comentários: