sábado, 7 de setembro de 2019

Guiné 61/74 - P20130: Controvérsias (133): Os trágicos acontecimentos de Morocunda, Farim, de 1 de novembro de 1965, um brutal ato de terrorismo, cuja responsabilidade material e moral nunca foi apurada por entidade independente: causou sobretudo vítímas civis, que estavam num batuque: 27 mortos e 70 feridos graves


Guiné > Região do Oio > Mapa de Farim (1954)  > Escala de 1/50 mil > Posição de Morocunda, bairro de Farim.



Guiné- Bissau > Região de Oio > Farim > Março de 2008 > Cádi ou Cati, uma sobrevivente dos trágicos acontecimentos de 1 de novembro de 1965. O António Paulo Bastos conheceu-a, ma Missão Católica, na altura da sua 3ª viagem à Guiné-Bissau.

Fotos (e legenda): © António Paulo Bastos (2009). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]





Excerto de relatório sobre o período de 1 a 30 de novembro de 1965,  inserido na história do BART 733, Bissau e Farim, 1964/66). Cortesia do nosso camarada e grã-tabanquerio António Paulo Bastos,
ex-1º Cabo do Pelotão de Caçadores 953 (Cacheu, Bissau, Farim, Canjambari e Jumbembem, 1964/66) (*).

1.  Ainda está envolta em controvérsia a responsabilidade material e moral dos trágicos acontecimentos de 1 de novembro de 1965, em Morocunda [e não Morucunda...], nas imediações de Farim (**), aqui relatados em primeira mão pelo António Bastos, em 2009, em 3 postes (*) mas já referidos antes pelo Virgínio Briote (***)... 

Só conhecemos a versão da PIDE e do BART 733,  atribuindo a responsabilidade do atentado a "elementos subversivos"... Tanto quanto sabemos, o PAIGC nunca reivindicou a autoria deste horrendo atentado, que teve um balanço trágico, segundo o documento acima reproduzido: 27 mortos e 70 feridos graves, além de feridos ligeiros, entre a população civil; um ferido grave, entre as NT. 


(i) Poste P5203, de 3 de novembro de 2009:

CARNIFICINA EM FARIM

1 de Novembro de 1965

Camaradas,

No passado dia 1 [de novembro de 2009]  completaram-se 44 anos, sobre um ataque que me marcou profundamente. Tenho duas fotos de uma das sobreviventes e lembrei-me de enviar para serem publicadas no blogue.

Tudo aconteceu em Farim, resultante do rebentamento de um engenho explosivo, em pleno batuque na tabanca do Bairro da Morocunda.

Eram 21h30, quando um elemento da milícia lançou um fornilho (uma granada embebida em pregos, lâminas e bocados de ferros), para o meio do pessoal presente.

27 mortos e 70 feridos graves, uma deles era uma senhora que podem ver nas fotos e que, nessa altura, era ainda uma criança de 10 anos. Chama-se Cáti, mora atualmente em Farim e, em março de 2008, fui encontrá-la numa festa na Missão Católica em homenagem a um grupo de turistas “tugas”, que por ali passaram 2 dias.

Como tudo aconteceu: eu pertencia ao Pelotão Caçadores 953 e estava nesse dia de passagem por Farim, a caminho de Canjambari. No momento da explosão,  eu estava junto à porta da caserna do pelotão de morteiros. Logo de seguida, começaram a passar viaturas com corpos em cima, a caminho das enfermarias civil e militar.


A maioria das vítimas eram crianças e, entre elas,  estava a Cáti. Foi chamado um Dakota e recorreu-se à iluminação da pista de aterragem, com os faróis das viaturas, para se evacuar aquela gente toda.

Agora, passados estes anos, fui encontrar uma das sobreviventes e, como não podia deixar de ser, estivemos a falar do assunto, tendo ela permitido que eu obtivesse as 2 fotos do seu cicatrizado corpo. (...)

(ii) Poste P7205, de 1 de novembro de 2010:

 (...) Neste fatídico Dia 1 de novembro de 1965, pelas 21:30, horas estava eu de passagem por Farim esperando transporte para Canjambari, quando se dá um rebentamento no Bairro da Morocunda em Farim que causou a morte a 27 pessoas, 70 feridos graves e vários ligeiros, todos civis. As NT sofreram 1 ferido grave e um ligeiro.

O engenho, duas granadas reforçadas com explosivos, pregos e lâminas, foi lançado para o meio do batuque onde era suposto estar muita tropa, o que não aconteceu, porque se tinha feito uma operação e o pessoal estava ainda a descansar.

Pela primeira vez na Guiné um Dakota levantou de noite para proceder à evacuação dos feridos.

No dia seguinte já se encontravam presos na 1.ª Companhia de Caçadores em Nema (Farim), 60 indivíduos entre eles: Pedro Mendes Fernandes, Bernardo da Cunha, Raul Teixeira Barbosa, José Maria Jonet, Dionísio Dias Monteiro, Pedro Tertuliano, Dionísio da Silva Pires (este empregado dos CTT)  e muitos mais, todos empregados das repartições públicas e casas comerciais.

As prisões foram feitas pelo agente da Pide, de nome Prodízio e militares da CCS do BART 733. (...)



(...) No relatório falam de um agente da PIDE. O seu nome era Prodísio (nunca mais me esqueci) e, em conversa com a Cáti (ou Cádi,  não me lembro exactamente), ela confirmou-me que, depois de recuperada dos graves ferimentos que sofreu, regressou a Farim, tendo sido empregada na casa dele.
No mês de narço de 2008, ao passear com a Cáti em Farim, ela disse-me onde tinha morado o tal PIDE e onde trabalhava.

Sobre relatórios, tenho em meu poder, ainda, os do BART 733 e do BCAV 490, pois foram os batalhões onde estive adido. (...)


Em 2007, o Virgínio Briote já se te tinha referido a este ato de terrorismo,  citando o testemunho de um preso político entrevistado pela historiógrafa Dalila Cabrita Mateus (**): Pedro Pinto Pereira, nascido em Bissau, em 1926, preso e desterrado para São Nicolau, Angola (1966-1969), libertado no tempo do Spínola. Será mais tarde preso depois da independência da Guiné-Bissau, acusado de colaboracionismo.

O Virgínio Briote também estava lá nessa altura, em Farim (***)
______________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:


4 de novembro de  2009 > Guiné 63/74 - P5211: Efemérides (32): 1 de Novembro de 1965 – Relatório Oficial da Carnificina em Farim (António Paulo Bastos)

(...) Que assistira ao fabrico de uma bomba. Quando eles (PIDE) é que tinham deitado uma bomba em Farim, onde mataram muita gente,

(...) (quem lançou a bomba?) Foi a PIDE que mandou, tenho a certeza disso. Lançou a bomba para depois dizer que nós até matávamos africanos. Ali não havia quartéis, só havia casas comerciais, onde era fácil lançar bombas e fugir. Porque é que não lançavam as bombas nos quiosques, frequentados pelos militares portugueses? E iam deitar onde só estava a população? Queriam arranjar pretexto para fazer prisões. Havia, então, uma festa numa tabanca e morreram mais de cem pessoas. Isto passou-se no dia 1 de Novembro de 1965. (...)

(...) Nota da historiadora: Confirmado o incidente, a PIDE, em mensagem por rádio existente nos arquivos de Salazar, afirma que, no dia 1 de Novembro de 1965, cerca das 20 horas, fora lançado um engenho explosivo para o meio dos africanos que se encontravam num batuque em Farim. A explosão teria provocado 63 mortos e feridos, na sua maioria mulheres e crianças.

Foi detida meia centena de pessoas. Confissões obtidas levaram à detenção de um tal Issufo Mané, que declarou pretender atingir militares (?). Para o fazer, teria recebido 14 contos de Júlio Lopes Pereira, o qual, por seu lado, actuara por indicação do chefe da Alfândega de Farim, Nelson Lima Miranda. E este teria vindo a declarar que a bomba fora lançada a mando da direcção do PAIGC.

(AOS/CO/UL- 50-A, Informações da PIDE, 1965-1966, 86 subdivisões, pasta 2, fls. 636, 637, 638, 641 e 642).

Guiné 61/74 - P20129: O nosso livro de visitas (202): O nosso amigo e grã-tabanqueiro, Nelson Herbert Lopes, dos EUA, a "partir mantenhas" e a pedir informações sobre postes relativos aos trágicos acontecimentos de Morocunda, Farim, de 1 de novembro de 1965 (Carlos Vinhal)

1. Mensagem do nosso amigo e grã-tabanqueiro Nelson Herbert Lopes [, jornalista, nascido em Bissau, filho da antiga glória do futebol cabo-verdiano e guineense, Armando Duarte Lopes, o "Búfalo Bill; vive nos EUA, onde trabalha ou trabalhou na VOA - Voice of America; tem mais de meia centena de referências no nosso blogue]: 

Data - segunda, 19/08, 20:28

Assunto - Só pra falar Mantenha!

 Luís e Carlos:

Antes de mais para saber de notícias dos meus amigos... pelo que faço votos, desde já, que estejam ambos desfrutando de uma boa saúde.

Mas, é também propósito deste email recorrer a um préstimo vosso... o aceder aos postes do blogue referentes às mortes/ataques/acontecimentos registados em 1965 na Tabanca de Morkunda [, Morocunda,] em Farim.

 Li no blog, e já faz tempo, alguns postes alusivos ao acontecido. E como voltar a aceder a esses “postados” ?

 Um abraço aos dois.

Nelson Herbert Lopes

 PS - Luís, a esta hora quem sabe os nossos “Mais Velhos” já tenham se encontrado lá no Céu e a “rememorar” as peripécias e experiência de ambos na ida década 40 do século passado como integrantes da força expedicionária portuguesa em São Vicente, Cabo Verde. E que meu pai faleceu em Dezembro último (2018) em Cabo Verde, tendo sido sepultado no seu Mindelo Natal. Mantenhas e um rijo abraço aos “Tabanqueiros”... da nossa, porque minha também, Tabanca Grande.


2. Resposta do nosso coeditor Carlos Vinhal:

Caro Nelson Herbert:

Não sei se o Luís já lhe deu resposta. Em todo o caso aqui está a minha ajuda. Pode aceder à informação que pretende através do descritor Morocunda [, um bairro de Farim, na altura, em 1965].

 Quem fala dessa tragédia é o António Bastos (**).

Lembro que ao navegar na página, encontrará no rodapé ao lado direito, uma ligação para os posts (mensagens) mais antigos. Fará sempre isso até receber a informação de voltar à página inicial.
Com respeito à saúde, tudo bem, tirando um ou outro sobressalto próprio da "septuagenidade". Obrigado pelo cuidado.
Esperando que esteja tudo bem consigo, deixo-lhe um abraço em meu nome pessoal e do resto da malta que ainda sobrevive por aqui. (***)

(**) Vd. postes de:


Guiné 61/74 - P20128: Os nossos seres, saberes e lazeres (353): Casa da Cerca: a mais bela vista de Lisboa, na outra margem do Tejo (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 13 de Março de 2019:

Queridos amigos,
À frente deste espantoso projeto esteve uma figura cimeira das Artes Plásticas, Rogério Ribeiro, tive o privilégio de o entrevistar para a colaboração que mantive durante 28 anos no Jornal de Notícias, vi nascer o esplêndido acervo com centenas de obras de arte e alguns dos nomes mais importantes da Arte Contemporânea Portuguesa, aqui tiveram lugar exposições de altíssima qualidade, vi nascer o Jardim Botânico, o Chão das Artes, que tem como missão a exploração da ligação entre a arte e a ciência, possui uma coleção de plantas cujos componentes vegetais são matéria-prima para o fabrico de materiais utilizados na prática artística. E o serviço educativo anda sempre numa dobadoura. O que aqui não fica dito nem mostrado é que a Casa da Cerca tem uma vista esplendorosa, como iremos depois mostrar.

Um abraço do
Mário


Casa da Cerca: a mais bela vista de Lisboa, na outra margem do Tejo (1)

Beja Santos

Regressar à Casa da Cerca, no Almada Velho, é um renovado prazer. O edifício está construído com arenito da arriba fóssil da zona, o corpo mais antigo é frontal ao Tejo e a Lisboa, tem séculos com remodelações à mistura. Conheceu diferentes proprietários, esteve muito ligada à família Teotónio Pereira, Pedro Teotónio Pereira, figura grada do Estado Novo, imprimiu-lhe várias remodelações, mas nunca chegou a habitá-la. Em 1974, o Hospital de Almada ocupou a casa e em 1983 iniciaram-se obras de transformação para um empreendimento turístico, a autarquia não aceitou e comprou em 1988 a propriedade. Iniciava-se a vida do Centro de Arte Contemporânea, artes plásticas centradas no desenho, era esse o projeto do seu primeiro diretor, o pintor Rogério Ribeiro, o projeto inicial previa que aqui se exibisse o acervo artístico municipal bem como doações. A Casa da Cerca abriu em 1993 com a exposição dedicada ao desenho de Amadeo de Souza-Cardoso. Para comemorar o primeiro quarto de século, à Casa da Cerca regressou Amadeo, acompanhado de alguns contemporâneos, como vamos ver.




Como se escreve no desdobrável oferecido ao visitante: “Para trazer Amadeo de volta à Casa da Cerca, escolhemos um livro ilustrado intitulado ‘Gustave Flaubert – La Légende de Saint Julien L’Hospitalier’, o qual parte de um conto homónimo do escritor francês. Flaubert, que foi um dos percursores do modernismo, inspira Amadeo, um pioneiro das vanguardas do início do século XX. Um século depois desafiámos dois artistas e um poeta a responder ao livro de Amadeo. Ana Jotta, Jorge Queiroz e Matilde Campilho iniciaram um diálogo criativo e estimulante com o passado. Sobem-se as escadas e começa a nossa conversa com Amadeo.


Em 1912, na Bretanha, Amadeo cria um livro de artista no qual copia integralmente e ilustra o conto “A Lenda de São Julião Hospitaleiro” de Flaubert. Transformando a escrita num poema visual, este livro-objeto exemplifica as linhas fundamentais da estética deste artista e é paradigmático de uma afinada modernidade vanguardista que vai desde o cubismo, passando pelo futurismo, até à abstração, ao mesmo tempo que evoca os copistas medievais. Na impossibilidade de permitir a cada visitante folhear este livro, quis-se transformar o exercício individual e privado de leitura numa experiência coletiva física de habitar um livro, propondo que cada um navegue por entre as suas páginas.




Jorge Silva, curador da exposição A Luta Continua! – 140 anos de Ilustração Portuguesa, afirma que “esta mostra sintética passeia por 140 anos de artes visuais portuguesas, acompanhando o afiado realismo oitocentista à volta dos deserdados da fortuna, e surpreende o reverso do brilho corrupto dos anos vinte”. É uma mostra preciosa de grandes mestres da ilustração. Se o leitor visitar em breve a Casa da Cerca será sempre surpreendido pela variedade de exposições que se espalham pela Galeria Principal, pela Capela, pela Galeria do Pátio, pelo Átrio de Receção, podendo ir até ao Parque de Escultura e mesmo àquilo que se chama o Chão das Artes, um mundo floral que intervém na elaboração dos materiais com que se faz a arte. Não nos esqueçamos que o acervo da Casa da Cerca é bem rico, quem quer estudar tem um centro de documentação e investigação, a Casa da Cerca dispõe de serviço educativo e todos os anos faz gala em organizar a Festa da Casa da Cerca, várias horas de atividades inteiramente gratuitas e destinadas aos mais diversos públicos. Aliás, a entrada na Casa da Cerca é gratuita.





(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20048: Os nossos seres, saberes e lazeres (347): Na Bélgica, para rever e para descobrir o nunca visto (9) (Mário Beja Santos)

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Guiné 61/74 - P20127: Notas de leitura (1215): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (22) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 29 de Abril de 2019:

Queridos amigos,
O bardo continua na ilha do Como, chora amargamente os camaradas que partiram e que ficarão no cemitério de Bissau. É o momento propício para dar um pano de fundo da Frente Norte, já se falou de Mansabá e Bissorã, a seguir à batalha do Como o destino será Farim, importa esclarecer o que na região aconteceu ao longo de 1963, aí se passarão muitas coisas que o bardo a seguir irá contar.
Feitas as contas, a batalha do Como assegurou uma retirada estratégica dos elementos do PAIGC, não podiam resistir ao potencial de fogo e à capacidade ofensiva das forças portuguesas. Só que o Como acabou por deixar de ter interesse estratégico, o PAIGC ganhou posições no Sul muito mais influentes. O mesmo PAIGC que usou o Como como arma de arremesso propagandístico, mentiu até dizer basta.

Um abraço do
Mário


Missão cumprida… e a que vamos cumprindo (22)

Beja Santos

“Ao virem para o Ultramar
seus paizinhos abraçaram.
Grande azar os perseguia,
ao Continente não voltaram.

O 820 falou
pouco antes de morrer
dizendo: - “é má de vencer
a força que nos enfrentou”.
Com coragem rastejou,
para conseguir escapar.
Ele e o 311 com azar
levaram muita rajada,
tinham a vida determinada
ao virem para o Ultramar.

Acabaram sua lida.
Aqui a lutar na guerra
ficaram debaixo da terra
tão longe da família querida.
Já não gozam mais na vida,
a mocidade deixaram,
pela nossa Pátria lutaram
com prazer e com orgulho.
Em 63, no mês de Julho
seus paizinhos abraçaram.

Ao abraçarem seus pais
foi uma coisa amargurada.
Na hora da abalada
deram suspiros e ais.
Já não tornam a ver mais
quem os trouxe à luz do dia.
Foi tão grande a agonia
quando este caso se deu.
Pinto e o condutor: morreu
grande azar os perseguia.

Na Província da Guiné
foi este acidente passado,
o condutor era Soldado
e o 1.º Cabo Henrique José.
Foi na mata de Uncomené,
que as amarguras passaram.
Para Bissau se evacuaram
onde foram enterrados.
E assim, estes malfadados,
ao continente não voltaram.”

********************

Enquanto o bardo exprime a sua dor pela morte dos camaradas, penso que chegou o momento azado de introduzir duas obras como pano de fundo para este PAIGC que desencadeara uma luta armada consequente logo no início de 1963 e ouvir um ponto de vista sobre a utilidade desta batalha do Como, do lado de investigadores portugueses, deixando para mais adiante a opinião de Basil Davidson, num trabalho panegírico sobre a libertação da Guiné.

Em “Os Anos da Guerra Colonial”, Carlos Matos Gomes e Aniceto Afonso, a propósito da expansão da guerra, lembram que em junho de 1963 o PAIGC instalava-se na região que liga o Morés à fronteira norte, e escrevem:
“O comando militar português não esperava que essa actuação fosse desencadeada com tanta agressividade, nem que os grupos guerrilheiros do PAIGC dispusessem de armamento tão aperfeiçoado e em tal quantidade. A seguir a esta acção sucedem-se várias outras, reveladoras do potencial de combate e das capacidades militares do PAIGC”.
E vem um rol de datas com eventos: viaturas alvejadas entre Binta e Farim; grupos guerrilheiros a tentar destruir com explosivos diversas pontes e pontões nas estradas Olossato-Farim, Olossato-Mansabá e Mansoa-Nhacra; ataques a Binar e Olossato, aqui saquearam-se casas comerciais; emboscada a uma força militar de Mansabá; ataque a Encheia.
E os autores comentam:
“Era evidente que a atuação do PAIGC obedecia a um plano bem definido. A PIDE de Bissau tinha informações de um plano para o desencadeamento de acções armadas na zona norte da Guiné e de que as acções seriam desencadeadas por guineenses residentes no Senegal. O PAIGC contava nessa altura, na região de Zinguinchor, com perto de 300 elementos em Samine, e a PIDE estimava existirem no interior do território cerca de 6500 elementos treinados para a luta. Era ainda conhecida a existência de um depósito de armamento em Biambe, concelho de Bissau, e que estavam a aguardar mais material para distribuir nas áreas de Bula e Canchungo, onde, em princípio, pensavam desencadear as ações militares. O plano do PAIGC que a PIDE descobriu incluía ainda sabotagem de aviões e barcos".

Voltemos ao Morés, onde o PAIGC estimava poder manter no centro do Oio um quartel-general. Em poucas semanas, todas as pontes da região circundante do Morés foram destruídas e as estradas cortadas com abatises, em especial a de Bissorã-Mansabá. O PAIGC pretendeu inutilizar eixos rodoviários de interesse económico, o principal dos quais era a estrada Mansoa-Mansabá-Bafatá, por onde se escoava boa parte da mancarra produzida no leste da Guiné.
E adiantam os autores:
No final de agosto de 1963, a situação na região-chave que abrangia Bissorã, Binar, Encheia, Mansoa, Mansabá e Olossato era idêntica à de grande parte do sul da Província: populações fugidas, tabancas abandonadas ou destruídas, estradas obstruídas, a vida administrativa e a atividade comercial profundamente afectadas.
Amílcar Cabral emitiu um comunicado difundido em Agosto pelas emissoras de Dacar e de Conacri sobre este alastramento da actividade militar, confirmou que a luta estava a ser intensificada para tornar mais sólidas as suas posições no sul da Guiné ao mesmo tempo que se estendia a acção armada ao centro e ao norte.
A intensificação da luta, anunciada por Amílcar Cabral, correspondeu à realidade. No sul, o PAIGC, além de continuar a obstruir as estradas com abatises ou vales, aumentou o número de acções contra aquartelamentos militares, tendo sido especialmente visados os de Fulacunda, Catió, Buba, Cacine, Chugué, Empada e Bedanda. Estas acções foram quase sempre realizadas de noite e com maior ou menor violência. Para responder a esta situação de grande violência, as Forças Armadas deslocaram para a Guiné cerca de 5 mil homens durante o ano de 1963.”

O bardo e camaradas a caminho da Ilha do Como.

E chegamos agora à batalha do Como, evento militar maior, quase coincidente com o congresso do PAIGC em Cassacá. O PAIGC ocupava desde fevereiro de 1963 as ilhas de Como, Catunco e Caiar, ilhas estrategicamente importantes, a sua posse pela guerrilha dificultava a navegação pelo sul e facilitava-lhe ataques ao lado continental da colónia. Os autores de “Os Anos da Guerra Colonial” descrevem a Operação Tridente, a retirada de todo o contingente do PAIGC em que as suas bases foram destruídas após 71 dias de operação. Foi posteriormente construído um aquartelamento em Cachil onde ficou instalada uma companhia, com o objetivo de assegurar o controlo da ilha. Como seria de esperar, o PAIGC regressou à ilha e não deu vida fácil a quem estava em Cachil. Só que o Como acabou por perder a importância estratégica na justa medida em que a guerrilha se consolidou em vários locais do continente. Feitas as contas à batalha do Como, do lado português pôde dizer-se que os guerrilheiros resistiram e depois fugiram e a propaganda do PAIGC usou a batalha como uma grande vitória, falando sem pudor de centenas de mortes do lado português e de uma retirada das forças portuguesas perseguidas pelo PAIGC.

Se demos um pano de fundo sobre os acontecimentos da abertura da Frente Norte é para enquadrar o que, depois da batalha do Como, se irá passar com a atividade operacional do BCAV 490. E referir o livro “A libertação da Guiné”, por Basil Davidson, que teve a sua edição original em 1969 e edição portuguesa em 1975 é para ter uma imagem da profunda admiração sentida pelo jornalista e escritor britânico pelo pensamento e ação de Amílcar Cabral e como ele fez eco da batalha do Como. Prefaciou o livro Amílcar Cabral, fica demonstrada a conivência, a afinidade ideológica entre ambos, começara em 1960, quando Cabral se deslocou a Londres para pedir apoios políticos, deixando ali um importante documento.

Basil Davidson caminha no interior da Guiné ao lado de Cabral, fala-se da história da colónia, das bombas de napalm, colhe testemunhos de guerrilheiros, regista as tiradas tribunícias proferidas por Cabral junto das populações afetas, visita a região do Boé, descreve os princípios políticos do PAIGC: “É um movimento revolucionário que se baseia numa análise marxista da realidade social”. Dá como adquirido que organização política é uma democracia participativa, o PAIGC aceita apoio militar, formação profissional, nomeadamente na área da saúde e cita Cabral, a propósito do apoio internacional: “Não queremos voluntários. Conselheiros militares ou comandantes ou qualquer outro pessoal estrangeiro seria a última coisa que aceitaremos. Roubariam ao meu povo a sua única oportunidade de conquistar significado histórico pelos seus próprios meios, de reafirmar a sua própria história, de recapturar a sua identidade própria”. Mais adiante descreve a evolução dos meios militares sem antes, porém, enunciar as diligências perpetradas por Cabral para tentar negociar um processo de independência com o Governo Português. E assim chegamos à batalha do Como.

(continua)
____________

Notas do editor

Poste anterior de 30 de agosto de 2019 > Guiné 61/74 - P20109: Notas de leitura (1213): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (21) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 2 de setembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20116: Notas de leitura (1214): Descrição da Serra Leoa e dos Rios da Guiné de Cabo Verde (1627), por André Donelha, Junta de Investigações Científicas do Ultramar, 1977, prefácio de Avelino Teixeira da Mota (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P20126: Jorge Araújo: ensaio sobre as mortes de militares do Exército no CTIG (1963/74), Condutores Auto-Rodas, devidas a combate, acidente ou doença - Parte I


Foto 1 – Nuvem de fumo provocada pela explosão de mina anticarro, provavelmente accionada por viatura militar no decurso de uma coluna auto. Como sabemos, estas minas (A/C), bem como as anti-pessoais (A/P), constituíam, de facto, um enorme obstáculo ao desenvolvimento das acções militares e um permanente perigo para a vida de cada um dos combatentes das forças terrestres, como provam as imagens e os relatos que seleccionámos para a elaboração deste trabalho.

Fonte: Centro de Documentação da Universidade de Coimbra (arquivo electrónico), com a devida vénia.





O nosso coeditor Jorge Alves Araújo

ex-Fur Mil Op Esp/Ranger, CART 3494 

(Xime e Mansambo, 1972/1974), professor do ensino superior,

indigitado régulo da Tabanca de Almada; tem c. 225 registos no nosso blogue.



ENSAIO SOBRE AS MORTES DE MILITARES DO EXÉRCITO, NO CTIG (1963-1974), DA ESPECIALIDADE DE "CONDUTOR AUTO RODAS": COMBATE, ACIDENTE, DOENÇA (PARTE I)


1. INTRODUÇÃO


Continuando mobilizado para as acções incluídas nos trilhos da investigação, nomeadamente no estudo da temática das "baixas em campanha", por permitir não só a sua organização quantitativa e qualitativa como a consequente análise demográfica, levo hoje ao conhecimento do fórum a abertura de mais um dossier "Ensaio", este abordando os casos de mortes de militares do Exército durante a guerra no CTIG (1963-1974), da especialidade de "condutor auto rodas", identificados na literatura "oficial" publicada pelo Estado-Maior do Exército.

Para além do processo de colecta e organização dos dados, foi possível cruzá-los com algumas narrativas históricas específicas, produzidas por cada um dos sujeitos nelas envolvidas, com recurso às memórias que constam do importante espólio da «Tabanca Grande» e a outras que, por via do seu aprofundamento, encontrámos em diferentes lugares. Estes casos serão apresentados ao longo dos diferentes fragmentos.

Importa referir, neste contexto, que a opção por esta "especialidade" da organização militar foi influenciada pelo facto da primeira morte em combate, ocorrida no dia 23 de Janeiro de 1963, em Tite, ter sido  a de um "condutor auto rodas", o camarada Veríssimo Godinho Ramos, natural de Vale de Cavalos, Chamusca.

Porque se trata, como referido, de um "ensaio", este apuramento pode vir a ser alterado em função de outras colaborações e/ou informações complementares que, por estarem dispersas, possam surgir após a avaliação realizada por cada um de vós. A esta situação acresce o facto de existirem registados, nos dados oficiais, óbitos onde consta somente o posto do militar falecido.

Por razões metodológicas e estruturais do presente trabalho, nesta primeira parte não se referem os nomes dos sujeitos em cada uma das diferentes ocorrências, opção que será alterada a partir da segunda narrativa.

2. ANÁLISE DEMOGRÁFICA DAS MORTES DE MILITARES DO EXÉRCITO, NO CTIG (1963-19
74), DA ESPECIALIDADE DE "CONDUTOR AUTO RODAS": COMBATE, ACIDENTE, DOENÇA (n=191)

A análise demográfica que comporta esta investigação, e as variáveis com ela relacionada, incidiu, como referido na introdução, sobre os casos de mortes de militares do Exército durante a guerra no CTIG (1963-1974), da especialidade de "condutor auto rodas", identificados nos "dados oficiais" publicados pelo Estado-Maior do Exército, elaborados pela Comissão para o Estudo das Campanhas de África (1961-1974), 8.º Volume; Mortos em Campanha; Tomo II, Guiné; Livros 1 e 2; 1.ª Edição, Lisboa (2001).

O tratamento estatístico que seguidamente se dá conta está representado por gráficos e quadros de distribuição de frequências, simples e acumuladas, conforme se indica em cada um dos títulos. Cada gráfico e respectivo quadro relata os valores quantitativos de cada um dos elementos das variáveis categóricas ou quantitativas relacionadas, tendo em consideração os objectivos que cada contexto encerra.


Gráfico 1 – Distribuição de frequências segundo a variável número de mortes de condutores auto rodas do Exército, por posto (1963-1974) – (n=191)

O estudo mostra que dos indivíduos que constituíram a população deste estudo (n=191), 93.2% (n=178) dos casos de mortes de condutores auto rodas do Exército eram soldados, enquanto 13 (6.8%) casos eram 1ºs. Cabos.



Gráfico 2 – Distribuição de frequências segundo a variável número de mortes de condutores auto rodas do Exército, por ano (1963-1974) (n=191)

O estudo mostra que durante o período em análise (1963-1974) em todos os anos ocorreram mortes de condutores auto rodas. Os valores mais baixos foram verificados em 1963 (n=7) e 1970 (n=10). Durante os doze anos em que decorreu o conflito, por três vezes o número de mortes ultrapassou as duas dezenas de casos: em 1966 (n=21), em 1967 e 1968 (n=24) cada.



Quadro 1 – Quadro das mortes de condutores auto rodas do Exército por ano e território de recrutamento (1963-1974)(n=191)



Da análise ao quadro supra (Quadro 1), verifica-se que o número total de condutores auto rodas do Exército que morreram no CTIG (1963-1974), e que constituíram a população deste estudo, é de 191. Verifica-se, também, que desse total, 171 (89.5%) eram militares do continente, enquanto 20 (10.5%) eram do recrutamento local. 

Quanto ao número de continentais, 162 (94.7%) casos eram soldados e 9 (5.3%) casos eram 1.ºs cabos. No âmbito do recrutamento local, 16 (80%) casos eram soldados, enquanto 4 (20%) casos eram 1.ºs cabos.



Gráfico 3 – Distribuição de frequências segundo as causas de morte de condutores auto rodas do Exército, por ano e por categorias (combate, acidente, doença) (1963-1974)(n=191)


O estudo mostra que durante o período em análise (1963-1974) em todos os anos ocorreram mortes de condutores auto rodas do Exército em todas as categorias em que foram divididas as suas causas, com excepção do ano de 1963, em que não se observaram mortes "por doença" (Gráfico 3).


Os valores mais altos foram verificados em 1966 e 1967 (n=15 casos cada) e em 1968 (n=14 casos),  na variável "em combate". 




Quadro 2 – Quadro das causas de morte de condutores auto rodas do Exército por ano e por categorias (1963-1974) (n=191)


Da análise ao quadro supra (Quadro 2), verifica-se que as causas de morte de condutores auto rodas do Exército, no CTIG (1963-1974), ocorreram, em primeiro lugar na variável "combate", com 112 (58.6%) casos, seguida pela variável "acidente", com 57 (29.9%) casos e, finalmente, a variável "doença", com 22 (11.5%) casos.




Gráfico 4 – Distribuição de frequências segundo as causas de morte "em combate" de condutores auto rodas do Exército, por ano e por categorias (1963-1974)(n=112)


O estudo mostra que durante o período em análise (1963-1974) o número total de condutores auto rodas do Exército que morreram em "combate" é de 112. Na categoria de "contacto", o valor mais alto foi verificado em 1964 (n=12) casos, seguido dos anos de 1966 e 1967 (n=10) casos cada (Gráfico 4). 


Na categoria de "minas", o ano que registou maior score foi o de 1968 (n=7) casos. Na categoria de "ataque ao quartel", os anos de 1965, 1969, 1970 e 1972, tiveram dois casos cada.



Quadro 3 – Quadro das causas de morte em "combate" de condutores auto rodas do Exército por ano e por categorias (1963-1974) (n=112)


Da análise ao quadro supra (Quadro 3), verifica-se que as causas de morte "em combate" de condutores auto rodas do Exército, no CTIG (1963-1974), ocorreram, em primeiro lugar na variável "contacto", com 70 (62.5%) casos, seguida pela variável "minas", com 30 (26.8%) casos e, finalmente, a variável "ataque ao aquartelamento", com 12 (10.7%) casos.




Quadro 4 – Quadro das causas de morte "por acidente" de condutores auto rodas do Exército por ano e por categorias (1963-1974)(n=57)

Da análise ao quadro supra (Quadro 4).  verifica-se que as causas de morte "por acidente" de condutores auto rodas do Exército, no CTIG (1963-1974), ocorreram, em primeiro lugar na variável "acidente de viação", com 24 (42.1%) casos, seguida pela variável "acidente com arma de fogo", com 16 (28.1%) casos, em terceiro "por outros motivos" com 10 (17.5%) casos, e, finalmente, "por afogamento", com 7 (12.3%) casos.



Quadro 5 – Quadro das causas de morte "por doença" de condutores auto rodas do Exército por ano e por categorias (1963-1974)(n=22)

Da análise ao quadro supra (Quadro 5), verifica-se que as causas de morte "por doença" de condutores auto rodas do Exército, no CTIG (1963-1974), ocorreram, em primeiro lugar na variável "Hospital Militar 241 - Bissau", com 10 (45.5%) casos, seguida pela variável "Metrópole", com 7 (31.8%) casos, e, por último, "Unidade Militar", com 5 (22.7%) casos



3.QUARTEL DE TITE - 23 DE JANEIRO DE 1963: A PRIMEIRA BAIXA - O CASO DO SOLDADO 'CAR' VERÍSSIMO GODINHO RAMOS



Foto 2 (Quartel de Tite em 1964) – Do álbum do camarada Santos Oliveira (2.º Sarg Mil PMort 912; Como, Cufar e Tite (1964/1966) – P16812 «O início da guerra colonial no CTIG, contada pelo outro lado: entrevista, de 2001, como o homem que liderou o ataque a Tite, Arafam 'N'Djamba' Mané (1945-2004) - Parte II (José Teixeira)». Ou, do mesmo autor da foto, «A Guiné no meu tempo… Da mobilização ao regresso», p38, com a devida vénia.

Foi pelo acesso assinalado acima (foto 2) (porta de armas do quartel de Tite) que em 23 de Janeiro de 1963, 4.ª feira, um numeroso grupo de autóctones levou à prática o primeiro ataque a uma unidade militar do Exército Português presente no território, ficando este na historiografia da Guerra do Ultramar como sendo o prenúncio do conflito armado, no CTIG, e que serviu de ponto de partida para a perenização das acções da guerrilha.

Nas diferentes narrativas sobre este episódio, que ao longo dos anos foram sendo publicadas, encontramos pormenores divergentes que o transformam em objecto histórico onde será difícil encontrar uma unanimidade factual.

Aceita-se que assim continue a ser, na medida em que um pequeno detalhe pode alterar a percepção sobre a "verdade dos factos", particularmente porque ocorreram durante a noite e onde o desenrolar das acções teve por base o recurso ao efeito surpresa. Por outro lado, esse efeito surpresa acabou por influenciar todas as narrativas (escritas e orais), uma vez que os protagonistas, de um lado e do outro, agiram certamente por impulso, ainda que cada qual soubesse do seu papel.


Foto 3
Porém, existem detalhes de grande unanimidade como sejam a hora do início do ataque (01h45) e a morte de um soldado [condutor auto rodas, Veríssimo Godinho Ramos, foto 3 ao lado].

Recuperamos, agora, alguns detalhes divergentes entre si retirados das fontes consultadas.

O primeiro dá conta das informações remetidas para Lisboa pelo gerente do BNU, em Bissau, citadas no P19291 «Notas de leitura: Os cronistas Desconhecidos do Canal do Geba» pelo camarada Mário Beja Santos, do seguinte teor:

"Em complemento à nossa carta-extra de 21 do corrente, cumpre-me informar V. Exas. que, segundo nos acaba de ser revelado [não são citadas as fontes], à 01h45 horas de hoje [23.Jan.1963], um grupo de terroristas munidos de pistolas-metralhadoras, atacaram o Quartel de Tite, sede do Batalhão [BCAÇ 237] que faz a cobertura da área de Fulacunda. Uma bomba de regular potência [?] foi lançada, causando a morte de um soldado [condutor auto rodas], e ferindo outros sem gravidade. A tropa prontamente respondeu ao ataque, fazendo numerosas baixas entre os terroristas."

Neste contexto, aproveitamos agora para citar algumas das memórias escritas na brochura de 2002 - «Tite: 1961/1962/1963, Paz e Guerra» - de que é autor o camarada Gabriel Moura, do Pel Mort 19, na medida em que era um dos três militares de serviço, acordados, naquela ocasião e, por isso, considerado como testemunha privilegiada.

Conta que o seu serviço de vigia ao aquartelamento de Tite, naquele início do dia 23 de Janeiro de 1963 era da meia-noite até às duas horas. Tinha por missão percorrer o caminho, pelo lado de fora do arame farpado, com as luzes de iluminação colocadas dentro do aquartelamento e projectando o seu foco para o caminho que teria de percorrer, desde a messe de sargentos (parte de baixo, fora do aquartelamento) até à messe dos oficiais (parte de cima e fora do aquartelamento) na estrada que passava por Tite e seguia para Nova Sintra, Fulacunda e Buba (foto 2).

Desde o primeiro minuto da sua vigia, sentiu, como é comum dizer-se "um arrepio pelas costas abaixo" que lhe causou uma desagradável sensação e um pressentimento deveras esquisito, face ao aparentemente, e de acordo com o zero de informação de que os responsáveis davam às tropas, nada que havia a recear!

Como de costume, naquela noite, eram três os militares em vigia. Ele na frente do aquartelamento, percorrendo para baixo e para cima com as luzes a "bater-lhe nas costas" e o lado do mato negro como carvão. Outro camarada fazia a vigia na porta da prisão (dentro do aquartelamento), onde estavam mais de cem presos. O terceiro fazia a vigia do lado do "Calino" mas pela parte de dentro do arame farpado.

Quando chegou, na sua primeira passagem, 

junto do "Cavalo de Frisa", que dava entrada aos veículos pesados e ligeiros no aquartelamento, pela parte da frente, pensou que aquela noite iria ser como tantas outras: um combate sem tréguas aos milhões de "sanguinários inimigos" que em sua volta tentavam sugar-lhe o sangue e os pensamentos (os mosquitos). (…) Todos dormiam, apenas os três militares de serviço estavam acordados (pelo menos não estavam deitados). [op.cit. pp79-80 – P17640]

Passado algum tempo viu os dois primeiros pretos a surgir, ao fundo, vindos do mato, correndo em direcção ao cavalo de frisa, logo seguidos de muitos mais, tendo apenas tempo para gritar em crioulo: "Jube onde bó vai"? (Tu, onde vais?). No mesmo instante, atirou-se para o chão, quando do mato foram disparadas rajadas de metralhadora, em sua direcção, fazendo ricochete em vários pontos do caminho, levantando poeira, sem que nenhuma das balas das rajadas das metralhadoras o acertasse, talvez porque o ângulo do seu corpo, no chão, não fosse fácil para os atiradores e fizesse que os seus disparos errassem o alvo.

Apertou o gatilho da metralhadora G3 e começou a disparar em direcção a uma pequena multidão de pretos que começou a rastejar no caminho para entrar no aquartelamento. Outros, os da frente, os que mais se aproximaram do cavalo de frisa, ainda conseguiram movê-lo e entrar no aquartelamento, indo pela parada numa grande confusão, pelo medo que as rajadas da sua metralhadora estavam a causar juntamente com as dos outros para si. (…)

Nos minutos iniciais, todas as reacções do interior do aquartelamento, perante os atacantes que conseguiram entrar no aquartelamento, foram lentas e há medida que cada um dos militares ia acordando e saltava da "tarimba" (cama), em cuecas, para ver o que se passava.

A cada minuto que se passava, a confusão era maior. Os camaradas, naquela grande confusão, de uns a sair pelos estreitos corredores entre as camas, umas por cima das outras, onde só cabia uma pessoa, se o de cima descia sem reparar no de baixo, caía em cima dele, ainda mais com as luzes apagadas, lá conseguiram ir buscar as suas armas às casernas, descarregadas, por vezes, por ordem "superior", sem algumas peças para evitar o roubo ou apropriação do "inimigo" e a sua utilização. Deu, como era de esperar uma grande "barraca", pondo os militares uns contra outros, com as casernas às escuras, uns com armas junto das camas ou nos armeiros. O nervosismo 'aos montes', o medo, a falta de experiência e alguns camaradas a berrar feridos com estilhaços de granadas e furos de balas, eis o cenário que se instalou na madrugada daquele dia 23 de Janeiro de 1963 [op cit. pp-88-89 – P17649], que teve como consequência a morte do camarada soldado condutor auto rodas Veríssimo Godinho Ramos, natural de Vale de Cavalos, Chamusca, conforme se prova na ficha de óbito abaixo.




Ficou na historiografia da guerra como sendo o primeiro militar morto em "combate", o primeiro "condutor auto rodas" a tombar no CTIG, o primeiro soldado a morrer em "ataque ao quartel", e, por tudo isto, o primeiro a constar na relação do livro do Estado-Maior do Exército; Comissão para o Estudo das Campanhas de África (1961-1974). Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África; 8.º Volume; Mortos em Campanha; Tomo II; Guiné; Livro 1; 1.ª edição, Lisboa (2001); p23.


Foto 4 (Tite, em 2015) - Ruínas do antigo quartel. Foto de Alfredo Cunha, in «Expresso» de 16.09.2015, com a devida vénia. 

Cinquenta e dois anos depois do "Ataque a Tite", o jornal «Expresso», na sequência do trabalho realizado pelos seus colaboradores – Luís Pedro Nunes e Alfredo Cunha – publica, na sua edição de 16.09.2
015, uma reportagem sobre este acontecimento.
Sobre a pergunta do jornalista: "E o tal primeiro tiro, como Foi?" A resposta foi que "o homem que o deu morreu há poucos meses."

Porém, entre os antigos combatentes do PAIGC, que constam na imagem abaixo, encontra-se Pape Dabo, de 89 anos (o quinto da esquerda). Esteve presente no ataque de 23 de Janeiro de 1963 e participou nas reuniões que decidiram a operação ao Quartel de Tite.


Foto 5 (Tite, em 2015). Antigos combatentes do PAIGC à sombra do poilão. Foto de Alfredo Cunha, in «Expresso» de 16.09.2015, com a devida vénia.

Quanto ao Tiro? Diz que não foi tiro, explicando: "Só́ tínhamos dez armas e a sentinela [de serviço] estava a dormir e, quando avançamos pela porta do quartel [cavalo de frisa], matámos o homem com um "Canhaco", que é uma lança que se põe num arco. Mas foi com a mão. Perfurou-lhe o pescoço.

Voltando um pouco atrás, Pape Dabo [que na data deste episódio tinha trinta e sete anos] conta a história [a sua versão] do ataque. Este começa com ele e o irmão no quartel, a trabalharem como padeiros dos portugueses, e termina depois do ataque com ele a voltar a ser reconhecido pelos militares portugueses como um "dos bons" e, assim, a poder espiar. Pelo meio, o ataque: [os atacantes] estavam divididos em quatro grupos, só́ o primeiro entra no quartel; os portugueses acordam; os tiros; as mortes do lado dos 'tugas' [só foi um!]. Depois, teve que voltar no outro dia, foi obrigado a ver os cadáveres dos companheiros mortos e ter de fingir que não os conhecia. E recorda ainda quando o comandante [do BCAÇ 237; Major Inf António Tavares de Pina] alinhou a população na praça em frente ao quartel e disse: "A guerra começou."

[Continua]

Fontes Consultadas:

Estado-Maior do Exército; Comissão para o Estudo das Campanhas de África (1961-1974). Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África; 8.º Volume; Mortos em Campanha; Tomo II; Guiné; Livro 1; 1.ª edição, Lisboa (2001); pp 23-569.

Estado-Maior do Exército; Comissão para o Estudo das Campanhas de África (1961-1974). Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África; 8.º Volume; Mortos em Campanha; Tomo II; Guiné; Livro 2; 1.ª edição, Lisboa (2001); pp 23-304.

Outras: as referidas em cada caso.

Termino, agradecendo a atenção dispensada.

Com um forte abraço de amizade e votos de muita saúde.

Jorge Araújo.

16Ago2019

____________

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Guiné 61/74 - P20125: Agenda cultural (699): Convite para a sessão de autógrafos do livro Memórias Boas da Minha Guerra - Volume III, da autoria de José Ferreira, dia 11 de Setembro de 2019, pelas 18h00, na Feira do Livro do Porto patente nos Jardins do Palácio de Cristal (José Ferreira da Silva)

C O N V I T E




1. Mensagem do nosso camarada José Ferreira da Silva (ex-Fur Mil Op Esp da CART 1689/BART 1913, , Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69), datada de 4 de Setembro de 2019 dando notícia da sessão de autógrafos do Volume III de Memórias Boas da Minha Guerra, a ter lugar no próximo dia 11 de Setembro, pelas 18h00, na Feira do Livro patente nos Jardins do Palácio de Cristal:

Conforme cartaz divulgado pela Editora Chiado, haverá uma Sessão de Autógrafos, que terá lugar no Palácio de Cristal no próximo dia 11, durante a Feira do Livro.

Está prevista a presença de vários Camaradas da Guerra do Ultramar, pelo que haverá uma primeira concentração, pelas 13h00, na Marisqueira do Porto, onde se realizará o ataque TF-À moda do Porto, conforme programa divulgado no Facebook pelo Bando do Café Progresso.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 3 de setembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20118: Agenda cultural (698): Rescaldo da Sessão Solene de apresentação do livro "Brunhoso, era o tempo das segadas, na Guiné, o capim ardia", de Francisco Baptista, levada a efeito no passado dia 24 de Agosto, em Mogadouro (José Ferreira da Silva)

Guiné 61/74 - P20124: Os nossos seres, saberes e lazeres (352): A festa da Atalaia, Lourinhã: oito dias pantagruélicos porque aqui o marisco é rei... Na festa da Atalaia, alarga-se o cinto e aperta-se a saia... (Luís Graça)


















Fotos: cortesia da página do Facebook da Associação de Festas da Atalaia


1. É uma pena, mas  acaba já amanhã, sexta feira dia 6 de setembro... A Festa da Atalaia, Lourinhã, 2019, em honra de N. Sra. da Guia. A mais popular e concorrida festa anual do concelho de Lourinhã, a 70 km a norte de Lisboa.

Há muitos anos, dezenas de anos, que tem fama e proveito. Ainda me recordo, no regresso da Guiné, em 1971, lá ir comer os famosos mexilhões das Berlengas assados na brasa!... Agora, já não são das Berlengas, são  cozidos à espanhola... Dizia-se que os pescadores e mariscadores da terra tinham um privilégio real, do tempo da Dona Maria II, o de poder ir apanhar mexilhões às Berlengas por ocasião da festa anual...

Nessa altura, a Lourinhã era seguramente o concelho onde mais se pescava e comercializava a lagosta. Tinha portos pesqueiros: porto das Barcas, porto Dinheiro e Paimogo, onde ainda se podem hoje observar o que resta dos numerosos viveiros de rocha...Mas a tradição dos viveiros mantem-se, a Lourinhºa continua a ser um dos grandes fornecedores das marisqueiras de Lisboa...

A festa de N. Sra. da Guia coincide sempre com o primeiro domingo de setembro: este ano começou a 30 de agosto e prolonga-se até 6 de setembro... São oito dias pantagruélicos, porque aqui o marisco é rei!... E, como diz o povo, na festa da Atalaia alarga-se o cinto e aperta-se a saia...

Não tenho estatísticas, mas em anos anteriores, ouvi falar em 10 toneladas de mexilhão... E seguramente centenas e centenas  de quilos de lagosta, sapateira,  camarão, gambas, polvo, amêijoas, búzios, etc. Para não falar das bebidas, da cerveja, da sangria, do vinho leve,  ao litro, ao metro... Do pão com chouriço, das bifanas, etc.

Durante 8 dias, a ribeirinha vila da Atalaia (, que tem como praia e porto de pesca, o antiquíssimo Porto das Barcas), a escassos 2 ou 3 quilómetros da sede do concelho, Lourinhã, é um ventre gigante!... Milhares e milhares de pessoas, do concelho e de toda a região Oeste, passam por aqui todos os anos, sobretudo por causa da "manjedoura de mariscos"....

A relação qualidade/preço é imbatível: a travessa maia cara (38 euros) é a "mariscada" que leva diversas iguarias, incluindo uma lagosta inteira... Apanha-se uma barrigada de mexilhões por 5 ou 6 euros... A sapateira recheada é a oito e meio... Idem uma salada de polvo... Um litro de cerveja, quatro euros... Tudo por conta da santa que nos guia nos dias de mar calamo e nas noites de temporal,

Fui lá na segunda feira, às 20h00, e já não havia mesas vagas...A lotação, não faço ideia, mas é da ordem das muitas centenas de lugares, sentados incluindo dentro do recinto do Pavilhão Multiusos da Atalaia e tendas anexas, à volta... Este pavilhão acolhe outras iniciativas ao longo do ano, como, por exemplo,  o Festival da Abóbora (em outubro) e o Festival do Marisco da AMA (Associação Musical da Atalaia) (em julho).

Naturalmente vai-se à festa da Atalaia, em grupo, com os amigos, que vêm de perto e de longe. Sou fã desta festividade, há mais de meio século. Mais dos que os milhares de forasteiros, o que me impressiona é o trabalho voluntário da comissão organizadora, que mobiliza cerca de duas centenas de pessoas da terra... Nada disto seria possível sem o entusiasmo e a competência desta gente trabalhadora, que tem o mar e o campo no seu ADN... e que também já tem a sua conta na história trágico-marítima de Portugal...  Tenho cá bons e velhos amigos!

A vila da Atalaia está dividida em quatro setores,  cada um dele organiza, à vez. a festa, que é anual. Homens, mulheres e jovens fazem todos os anos uma verdadeira maratona: importa que tudo corra bem e que o pessoal volte sempre e traga mais cinco...

Os lucros da festa, que movimenta muito dinheiro,  revertem para a comunidade... É um exemplo extraordinário de dedicação e amor à terra, o que se passa todos os anos, por esta altura, na vila da Atalaia. Terminda a festa a 6m, começa logo a 7 a do Seixal da Lourinhã: eu e os meus amigos lá estaremos, no sábado... LG

PS - A festa da Atalaia já é objeto de letras de música, como a do nosso jovem amigo e conterrâneo Diogo Picão, que lançou, em 2018, o seu álbum de estreia, "Cidade de Saloia". Trocou a Lourinhã pela cidade grande e pelo mundo, mas não esquece as suas raízes telúricas e afetivas. Um grande poeta, músico, cantor, saxofonista.  Com a devida vénia reproduzo aqui uma das suas bem humoradas letras,  ora irónicas, ora divertidas, ora sarcásticas, justamente a do tema que dá o título ao álbum.

CIDADE SALOIA

Eu não sou mais do campo, acuso minha origem
Recuso enxada e pão, fruta madura e fisga
Recluso da cidade e da doce vertigem
Ter tudo a toda a hora, adormecer na bisga

Que horror, unhas com terra, desleixo no trato
Beijocar os parentes, comer bom e barato
Ser filho do fulano e fulana de tal
Recordarem quem me pariu no hospital

Agora sou da cidade e dos seus miradouros
Vitrines luminosas e avenidas largas
Sibilando palavras-chave citadinas
Recalcando saloias memórias amargas

Na noite glamorosa até horas decentes
Bebendo um cocktail, palrando entredentes
Ou no Cais do Sodré, mão apontada à saia
Creio que sou superior à festa da Atalaia

Mas às vezes tropeço no antigo sotaque
Sou gemada sem gema e me dá um baque
Sou couve, não alface, e penso nos avós
Na canja de galinha e na velha filhós

Se eu brinquei entre as canas, nelas fiz cabanas
Se a cabra e a carraça entraram no meu conto
Quem quero eu enganar, memória por quem chamas
Se entro ao serviço engravatado às oito em ponto

(Fonte: Com a devida vénia, Diogo Picão > Letras > Cidade Saloia)