Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
sexta-feira, 29 de dezembro de 2006
Guiné 63/74 - P1393: Saudações tertulianas na chegada do novo ano de 2007 (1) : Luís Graça / Pedro Lauret
Marco de Canaveses > Paredes de Viadores > Candoz > Quinta de Candoz > 28 de Dezembro de 2006 > Na paz bucólica da natureza, entre castanheiros e ovelhas à porta do inverno...
Fotos: © Luís Graça (2006). Direitos reservados
1. Amigos e camaradas de tertúlia:
A quadra natalícia não é a mais favorável ao nosso blogue. Viajando até ao Norte, onde vim passar o Natal, não tenho tido acesso à Internet. Deixo-vos uma pequena mensagem de continuação de boas festas.
Na quarta-feira passada, tive o privilégio de estar com a nossa minitertúlia de Matosinhos: o A. Marques Lopes, o Xico Allen, o Zé Teixeira, o Carlos Vinhal e o Samúdio (um Gringo de Guileje que conheci agora pessoalmente e que é do tempo de escola do Carlos Vinhal). Almoçámos todos numa simpática tasca, a Casa Teresa, junto ao Porto de Leixões. Faltou o Albano, que estava adoentado. Falei com ele pelo telefone. Esteve também o Santos, que não é ainda da nossa tertúlia, e que esteve em Guileje com o José Casimiro Carvalho (que vive na Maia).
O Xico Allen teve a gentileza de me ir buscar e levar à Madalena, onde estou alojado. Continua entusiasmadíssimo com a próxima ida à Guiné, na próxima primavera, e sobretudo com a excursão que quer organizar em 2008, por ocasião do encontro internacional sobre a guerra de libertação/guerra colonial em Guileje (que está a ser organizada pelo Pepito). O Xico (o apelido Allen vem-lhe de um antepassado inglês, inevitavelmente ligado ao comércio do Vinho do Porto)é talvez o mais guineense de todos os tugas, ex-combatentes da Guiné... Ele voltou lá em 1992, e a partir daí nunca mais parou, a ponto de ter autorização de residência naquele país irmão...
Enfim, o tempo é curto para estar com todos os amigos e familiares, incluindo os amigos e camaradas da Guiné que vivem aqui no Norte. Cheguei à conclusão que Matosinhos, só por si, foi uma terras que deu mais combatentes para o TO da Guiné. Espero receber dentro de dias as fotos que o Xico Allen tirou. Gostei muito de os rever. É gente fixe, que espero voltar a encontrar numa próxima reunião da tertúlia, possivelmente em Pombal, ou até talvez antes, em Candoz, na nossa quinta de família...
A todos os demais amigos e camaradas da Guiné um forte abraço, com votos de reforço dos laços que nos unem. Faço minhas as palavras que o Pedro Lauret me pediu para vos transmitir, e que só agora tive conhecimento. Outros amigos e camaradas tiveram a gentileza de me tefonar. A todos os agradeciemntos. Luís Graça.
2. Mensagem de 23 de Dezembro de 2006, enviada pelo Pedro Lauret:
Luís,
Agradecia que fizesses chegar estas boas festas à Tertúlia. Para ti um abraço muito especial.
Pedro Lauret
Camaradas e companheiros de Tertúlia,
Desejo a todos umas óptimas festas e um 2007 cheio de saúde e de concretizações pessoais.
Quero aproveitar a ocasião para agradecer a todos, em especial ao nosso timoneiro Luís Graça, o privilégio de com todos privar nesta nossa comunidade de homens diferentes, que em comum partilham: as memórias de uma guerra que foram chamados a participar e os afectos a uma terra que paradoxalmente passaram a chamar sua.
Um abraço amigo
Pedro Lauret
Subscrever:
Mensagens (Atom)