1. O nosso Camarada Jorge Alves Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CART 3494, (Xime-Mansambo, 1972/1974), enviou-nos mais uma mensagem desta sua série.
Caríssimos Camaradas,
Os meus melhores cumprimentos.
Quando menos esperamos [em férias ou não], somos apanhados por notícias menos boas relacionadas com camaradas que connosco palmilharam os mesmos trilhos das matas da Guiné.
Está neste caso o exemplo do camarada Cláudio Ferreira, ex-Furriel do 1.º GComb da CART 3494, que depois de contacto telefónico com o Furriel Bonito, este veio a saber que o primeiro estava internado em Alcoitão, em processo de reabilitação física, depois de uma queda grave ocorrida em Novembro do ano passado.
De imediato, a informação circulou e na passada 3.ª feira, eu, o Jesus e o Correia, estivemos com ele no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, levando-lhe o nosso afecto e solidariedade. Desse encontro emotivo, nasceu esta narrativa que é, simultaneamente, um dar conta do que lhe aconteceu... e também um alerta.
A DIMENSÃO HUMANA DO COLECTIVO DA CART 3494
A RELAÇÃO AFECTIVA E SOLIDÁRIA COM O CAMARADA
CLÁUDIO MANUEL FERREIRA [EX-FURRIEL]
1. - INTRODUÇÃO
Os diferentes contextos austeros vividos pelos ex-combatentes na Guerra Ultramarina, independentemente dos seus locais e épocas em que ocorreram, permitiram desenvolver uma cultura de valores humanistas, nos quais se incluem a partilha, a solidariedade e o companheirismo, admitindo-se, com elevada probabilidade, se eternizem até ao último resistente/residente dessa geração.
Nesta dimensão humana se revê, justamente, o colectivo da CART 3494, não deixando de intervir quando as situações o exigem, qualquer que seja a sua localização e problemática, mobilizando os recursos mais próximos e necessários a cada caso, no superior interesse de quem deles esteja carenciado.
Através dos canais de comunicação actualmente ao dispor do Homem, a informação logo se massifica e a resposta acontece célere. Está neste caso a situação nada confortável do nosso camarada Cláudio Manuel Ferreira [ex-Furriel do 1.º GComb da CART 3494], que por efeito de um acidente rodoviário em 2009, agravado por uma queda em 2014, está hoje numa cadeira de rodas, no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão [Cascais], tentando superar-se, uma vez mais no seu projecto/processo de vida, através de novas aprendizagens emergentes de cada um dos novos exercícios que executa, na busca da mobilidade plena tão importante e necessária para a sua independência e liberdade.
2. – O CASO DO CAMARADA FERREIRA
Um acidente rodoviário em 2009 no IC9, entre Tomar e Entroncamento, provocou-lhe várias fracturas expostas em ambos os membros. Ao fim de um ano em recuperação a sua mobilidade permitia-lhe já fazer uma vida normal.
Em 2014, seis anos depois, começou a sentir sinais de falta de equilíbrio até que um dia [em Novembro último], ao descer os degraus da escada da sua habitação, em Santarém, caiu desamparado, voltando a fracturar a perna esquerda em vários sítios, entre eles o fémur.
Levado para o Hospital, aí foi sujeito a uma intervenção cirúrgica. No recobro, durante a recuperação da anestesia, nos primeiros períodos em que esteve acordado tomou consciência do seu corpo. Tudo parecia funcionar. Porém, decorrido algum tempo nesse estado de repouso, entre vigílias e sonos, constatou que não executava a motricidade voluntária dos membros inferiores, pelo que chamou a equipa médica, disso lhe dando conta.
Feitos os exames de diagnóstico aconselhados nestes casos, voltou ao Bloco para nova cirurgia. Foi-lhe dito, sumariamente, pela equipa médica desta segunda operação, que tinha sido removido um coágulo sanguíneo, o qual contribuiu para a actual situação.
Está, agora, no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, entregue aos especialistas nesta área científica, na expectativa de recuperar o que deixou de funcionar de um momento para outro – a mobilidade dos membros inferiores.
3. – FOTOGALERIA DO CAMARADA FERREIRA NA GUINÉ - 1972/73
Foto 1 - Xime (Set/1972) - Da esq/dtª: Cláudio Ferreira, João Godinho e Jorge Araújo, trio de furriéis responsáveis pelo 1.º GComb.
Foto 2 - Xime (Dez/1972) - Messe de Sargentos - Da esq/dtª: J. Pacheco [Fur-20º Pel.Art], J. Godinho [Fur], Serradas Pereira [Alf.], J. Fernandes [Fur], Cláudio Ferreira [no acto de cantar] e J. Araújo [de costas].
Foto 3 - Mansambo (Abril/1973) - 1.º plano, da esq/dtª: os Furriéis: J. Araújo, Cláudio Ferreira, A. Oliveira e J. Godinho. 2.º plano (a mesma ordem): A. Correia [Alf], Luciano Costa [Cap], L. Jesus [Fur] e José Araújo [Alf.1946-2012].
Foto 4 - Mansambo (Jul/1973) - Da esq/dtª: Carvalhido da Ponte [Fur.Enf], Acácio Correia [Alf], Cláudio Ferreira [Fur], Manuel Ramos [1.º Cabo Ap. - 1950-2012] e Rogério Silva [Sold.Radiot. - 1950-2002] (foto de A. Correia, com a devida vénia).
4. – FOTOGALERIA DO CAMARADA FERREIRA EM ALCOITÃO - 2015
Na passada 3.ª feira, 28JUL2015, três camaradas seus, o Acácio Correia, o Luciano de Jesus e o Jorge Araújo, foram-no visitar ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. Foi com alguma emoção que nos recebeu e durante cerca de duas horas deixámo-nos viajar pelas nossas memórias de longa data.
Pedi-lhe autorização para elaborar um texto relacionado com este episódio, visando a sua publicação no Blogue, sendo a sua resposta concordatória.
Foto 6 - Alcoitão (Jul/2015) - O camarada Cláudio Ferreira durante a amena cavaqueira, recordando momentos passados em comum há mais de quatro décadas, no CTIG.
Foto 7 - Alcoitão (Jul/2015) - O camarada Cláudio Ferreira ouvindo o relato do Acácio Correia relacionado com a sua visita à Guiné-Bissau, em 1998, na qual incluiu os locais palmilhados pelo colectivo da CART 3494.
Foto 8 - Alcoitão (Jul/2015) – Um novo trio olhando para a câmara do camarada Luciano de Jesus.
Foto 9 - Alcoitão (Jul/2015) – A equipa que conviveu com o camarada Cláudio Ferreira, levando-lhe os afectos e a solidariedade de todos os membros da CART 3494. Por curiosidade, quarenta e dois anos depois, agora em situação diferente e adversa, reunimos 50% dos presentes da foto 3.
Foto 10 - Alcoitão (Jul/2015) – O camarada Cláudio Ferreira dirigindo-se ao colectivo dos «Fantasmas do Xime», enviando-lhes um GRANDE ABRAÇO e votos de muita saúde.
Prometeu-nos, no caso das suas condições físicas o permitirem, de estar presente no Encontro Anual da Companhia do próximo ano.
Por último, resta-nos dar conta de que o camarada Cláudio Ferreira deu sinais de grande ânimo e vontade de tudo fazer para ultrapassar esta fase menos boa da sua vida.
Vamos acreditar…
Vamos acreditar, também, nas competências dos profissionais de saúde ligados à área da reabilitação.
Vamos continuar a acompanhar a sua evolução e a dar-lhe o nosso afecto e solidariedade.
Força camarada Ferreira…
Com um forte abraço de amizade.
Jorge Araújo.
Fur Mil Op Esp / Ranger, CART 3494
Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados.
___________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
3 DE AGOSTO DE 2015 > Guiné 63/74 - P14964: (Ex)citações (288): Estações dos CTT na Guiné (Jorge Araújo)