Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
quarta-feira, 13 de novembro de 2024
Guiné 61/74 - P26147: Parabéns a você (2327): José Manuel Lopes, ex-Fur Mil da CART 6250/72 (Mampatá e Colibuia, 1972/74)
Nota do editor
Último post da série de 10 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26134: Parabéns a você (2326): Jorge Araújo, ex-Fur Mil Operações Especiais da CART 3494/BART 3873 (Xime e Mansambo, 1972/74)
terça-feira, 12 de novembro de 2024
Guiné 61/74 – P26146: (Ex)citações (430): Habitações palacianas de Gabu (José Saúde)
1.
O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil OpEsp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova
Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem.
Camaradas,
Tenho
lido textos no nosso blogue – Luís Graça & Camaradas da Guiné - de
camaradas que visam literalmente a antiga Nova Lamego, atual Gabu. Digo-o, sem
o mínimo de uma dúvida que porventura me suscitava hesitações, pois eles são
tão claros que não retiro uma vírgula aos escritos aqui lançados pelos seus
signatários, que Gabu tem, naturalmente, a sua própria história existencial.
Quando
lancei o livro – “UM RANGER NA GUERRA COLONIAL – GUINÉ-BISSAU 2973/1974 –
MEMÓRIAS DE GABU” – ocorreu-me em procurar a razão de como tudo terá
acontecido. Ou seja, a razão da sua existência e de que como tudo terá evoluído
até ao presente.
É óbvio que pelo meio ficou a nossa presença aquando da guerra colonial, mas ficarão também imagens que jamais esqueceremos. Por isso, aqui vos deixo a história de Gabu e dos então piriquitos que ousaram explorar os recantos da então Nova Lamego.
Habitações
palacianas de Gabu
Denominada
como Nova Lamego, sobretudo ao longo da guerra colonial, Gabu é uma região
cujas fronteiras confinam a norte com o Senegal, a Leste e a Sul com as regiões
de Tombali e a Oeste com Bafatá.
Recorrendo
a dados históricos contemplados na Wikipédia, enciclopédia livre, Gabu foi a
capital do Império Kaabu, um reino Mandinga que existiu entre os anos de 1537 e
1867 e que se chamava Senegâmbia. Antes, tinha sido uma província do Império
Mali. No século XIX a etnia fula impôs a sua supremacia na região e colocou
ponto final no domínio de Kaabu.
Gabu
é, igualmente, a pátria do chão fula (79,6%), existindo ainda a etnia mandiga
(14,2%) que se espalha por toda a zona, mas numa menor escala. Foi-me dado a
oportunidade em conhecer alguns dos princípios éticos de uma população que
prima pela honra de uma herança que assumem como um indeclinável direito.
No
plano territorial Gabu possui uma área de 9.150 kms2 e tinha no ano de 2004 uma
população que se estimava em 178.318 almas, sendo, por isso, considerada uma
das maiores, senão a maior, das regiões do país.
Introduzo
como credível uma nota de rodapé que após a independência do país Gabu
recuperou o seu nome tradicional existindo, atualmente, um pequeno núcleo
urbano de inspiração colonial.
Detentora
de clima tropical, quente e húmido, a região de Gabu é composta por uma
população em que a doutrina praticada aponta como alvo principal a religião
muçulmana (77,1%).
As
temperaturas rondam, normalmente, os 30/33 graus durante o dia e os 18/23 à
noite. As estações anuais definem-se como as das chuvas que vai de maio a
novembro e a de seca de dezembro a abril. Dezembro e janeiro são considerados
os mais frescos. Por outro lado, a economia assenta no comércio, agricultura e
pecuária.
Os
usos e costumes das gentes de Gabu derrapam para primórdios éticos onde é
visível uma hierarquia humana que não abdica do erário tribal transmitido de
gerações para gerações.
Redijo
este tema sobre um “estágio” obrigatório nessa zona e na qual me foi
proporcionado observar algo mais ao longo da minha comissão em solo guineense,
embora encurtada devido à Revolução de Abril de 1974, uma vez que fui um dos
cerca de 45 mil militares dos três ramos das Forças Armadas – Exército, Força
Aérea e Marinha – quando por lá prestava serviço. Conheci, portanto, a guerra e
a paz e um pouco das vivências tradicionais das suas gentes.
Uma
rua
Aliás,
num trivial conhecimento com os nativos que muito me estimulou, pessoas simples
que viviam no interior de um adensado mato e entre as duas frentes da guerra,
usufrui da possibilidade em conhecer alguns dos seus expeditos hábitos, assim
como as memórias que nós combatentes incessantemente recordaremos.
Vamos,
pois, ao encontro de conteúdos passados em pleno palco da guerrilha.
A
população em movimento
Passeio
na “5.ª Avenida”
Suavizavam
o ar com o odor de uma “penugem” que os então piriquitos, nome usado pela tropa
mais velha para identificar os recém-chegados a solo guineense, lançavam para o
infinito de um horizonte inimaginável e onde surgiam quadros pesarosos pintados
pelo negro de uma incerteza. Porém, a incubação nos ovos chegava ao fim.
Tínhamos avezinhas. Um esticão de asas, um apalpar no escuro, uma vertigem dos
mais fracos, o vociferar dos conteúdos da guerra, o trocar opiniões sobre os
estratagemas do inimigo, as emboscadas, as minas, os ataques noturnos aos
quartéis, entre tantos outros motes aflorados, davam azo a uma conversa sempre
indeterminada entre o grupo acabado de chegar ao Leste da Guiné.
Cenário:
a “5.ª Avenida” de Nova Lamego, quais turistas a passearem-se pelas ruas chiques
das grandes metrópoles americanas! Ao fundo da dita cuja (“5ª Avenida”), eis o
grupo a abancar no bar da Pensão Mar e a refrescar-se com as aprazíveis sagres.
Era o princípio de uma jornada por terras de além-mar. Outras fainas se
seguiriam!
A Guiné parecia apenas um sonho. Aliás, jamais
me tinha ocorrido à ideia de que o meu futuro militar me reservasse, como
virtual conjetura, conhecer um dia a realidade da guerrilha no terreno
guineense e as suas famosas bolanhas.
Falava-se
da Guiné como o diabo foge da cruz. A guerra naquela província do Ultramar era
terrível. Traçavam-se cenários mórbidos. A rapaziada comentava e a mensagem
passava de boca em boca. Mas o destino contemplou-me e eu, tal como grande
parte dos rapazes desses tempos, não fugi a esse fim. Fui e voltei tal como
parti, restando resquícios de histórias que contemporizam o meu calendário de
vida.
Camaradas
houve, e foram muitos, que já não usufruem, infelizmente, do prazer de
partilhar momentos de convívio e narrar as suas histórias de vida. Uns,
morreram em combate na densidade de um mato cerrado; outros, faleceram numa
emboscada; outros, encontraram a morte em ataques aos quartéis; outros,
fecharam definitivamente os olhos em famigerados rebentamentos de minas
anticarro e antipessoal e, ainda, há aqueles que morreram em momentos de pura
infelicidade. Desastres com viaturas militares ou armas de fogo, carimbaram o
seu derradeiro fim.
Convivi
com situações que me deixavam apreensivo quando em causa esteve a razão do
último adeus. Momentos fatídicos, mórbidos, de camaradas que ousaram abusar do
facilitismo e se deixaram cair, inadvertidamente, em fatídicos fins proibidos.
Exemplifico o infeliz que encontrou a morte a limpar a arma esquecendo,
entretanto, que tinha deixado uma bala na câmara e outros em estúpidos
acidentes com viaturas militares, todos, ou quase todos, temos histórias desta
estirpe para contar.
Olho,
atentamente, para duas fotos do meu álbum – Guiné - e revejo um passeio pela
“avenida” principal de Nova Lamego, nos primeiros dias em que ali “ancorámos”.
O clique foi justamente dado em frente a uma casa onde residiam duas irmãs
cabo-verdianas que eram professoras primárias na escola local.
Vivendo
momentos de uma juventude no seu auge, alguns furriéis e alferes, andavam
doidos com as meninas que, por sinal, eram boas como o milho. Recordo que a
malta andava mesmo vidrada com aquele duo de airosas donzelas mestiças.
Parceiros? Não lhes conheci. Passemos à frente…
O
grupo de turistas, todos janotas, embevecidos com a beleza natural que os
rodeava e o cheiro a África a inalar as nossas narinas, eis o grupo de
periquitos, à civil, sentados a uma mesa do bar da Pensão Mar. Um nome que nada
tinha a ver com a realidade deparada. O mais indicado, na nossa conceção, seria
substituir Mar por Bolanha. O mar, lá longe, nem vê-lo. A bolanha era, isso
sim, o afrodisíaco mosaico constatado em terrenos circundantes, bem como em
quase todo o território guineense. Mas aceitava-se a decisão do seu mentor.
África
é sumptuosa no consumo de bebidas, principalmente cerveja. O calor afirma-se
como um aditivo determinante pelo prazer de consulares gargantas ressarcidas.
Num convívio saudável ficou uma tarde de passeio na apelidada “5ª Avenida”, o
alforge recheado de cervejas bebidas e um conhecimento mais profícuo de uma
urbe onde as bajudas passeavam os seus corpos embrulhados em pedaços de panos
garridos que torneavam a preceito os seus joviais e esbeltos físicos. O militar
– periquito – apreciava e… imaginava cenários quiçá inexequíveis de alcançar.
Coisas de uma juventude irreverente.
Refastelados
à volta de uma mesa o grupo de furriéis ressarciam-se com as cervejolas
fresquinhas
Piriquitos desbravavam o ambiente da “avenida”. Da esquerda para a direita: o Cardoso, Operações Especiais/Ranger, Eu, o Santos, Minas e Armadilhas, Freitas e o Rui, Operações Especiais/Ranger
Abraços camaradas e um até breve.
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523
___________
Nota de
M.R.:
Vd.
últimos postes desta série em:
20 de
abril de 2024 > Guiné
61/74 – P25415: Os 50 anos do 25 de Abril (10): Até sempre, Nova Lamego! (José
Saúde, ex-fur mil op esp/ranger, CCS / BART 6523, 1973/74)
Guiné 61/74 - P26145: Fauna e flora (24): O "catchu-caldeirão", uma espécie de tecelão muito abundante na Guiné, faz os ninhos em colónas barulhentas, em geral em árvores de grande porte e em arbustos junbtio aos cursos de água
Acrescente-se que este é um notável trabalho, financiada pela União Europeia e pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua através do projecto Gestão Sustentável dos Recursos Florestais no Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu.
Guiné-Bissau > Região de Biombo > Quinhamel >Porto-cais > 10 de novembro de 2024 > Restaurante do ti Aníbal > "Música, e cantares dos donos do lugar, os 'catchus'. Que também já foram em outro tempos servidos à mesa"...
Nome científico: Ploceus cucullatus
Outras designações:
- Cacho-caldeirão (português),
- Unke (balanta),
- Djatchiquidau (fula)
Descrição:
(i) comprimento: 17 cm (O da imagem acima é um macho reprodutor):
(ii) muito comum na maior parte dos habitats terrestres, incluindo tabancas e cidades;
(v) as fêmeas (e os machos em plumagem não reprodutora) são castanho-esverdeadas e amareladas na barriga e no peito;
(vi) limenta-se de sementes (incluindo do arroz de pampam e de bolanha) e de insetos.
Fonte: Guia das Aves Comuns da Guiné (s/l, Monte - Desenvolvimento Alentejo Central, ACE e Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas da Guiné-Bissau, 2017), pág. 61.
Para saber mais: vd. Ebird > Cacho-caldeirão (collaris) / Ploceus cucullatus collaris (em português)
2, Diz o Valdemar Queiroz, em comentário ao poste P26140 (*)
Em crioulo da Guiné não há palavras começadas com a letra "C" e todas as vogais são ditas como vogais abertas._____________
(*) Vd. poste de 11 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26140: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (40): No porto-cais de Quinhamel, comendo umas ostras de tarrafe (entrada) e uma bentana grelhada (prato de peixe) no restaurante do Ti Aníbal, ao som da música dos "catchos" e na companhia de um camarada "jadudi"...
(**) Último poste da série > 5 de setembro de 2023 > Guiné 61/74 - P24623: Fauna e flora (23): o hipopótamo-comum, pis-cabalo em crioulo (Hippopotamus amphibius) apanhado nas bolanhas de Farim (Carlos Silva, ex-fur mil arm pes inf, CCaç 2548 / BCaç 2879, Jumbembem, 1969/71)
Guiné 61/74 - P26144: Facebook...ando (66): Sessão de apresentação do livro de poesia "NA PENUMBRA DA MEMÓRIA, VIVÊNCIAS NA GUERRA COLONIAL", da autoria de José Luís Loureiro, levada a efeito no passado dia 9 de Novembro de 2024, no Casino da Figueira da Foz (Antero Santos, ex-Fur Mil Inf)
Obras sobre a Guerra do Ultramar
NA PENUMBRA DA MEMÓRIA, VIVÊNCIAS NA GUERRA COLONIAL
Poesia
Autor - José Luís Loureiro
Ontem, num dos salões do Casino da Figueira da Foz, decorreu a sessão de apresentação do livro de poesia do Combatente José Luís Loureiro, "NA PENUMBRA DA MEMÓRIA, VIVÊNCIAS NA GUERRA COLONIAL".
Foi uma cerimónia que contou com a presença na mesa da Sra. D. Isabel Tavares, escritora, poetisa e declamadora, além de ser Deputada Municipal na Assembleia Municipal da Figueira da Foz; de Antero Santos, autor do prefácio; de Vitor Carriço da Silva, autor do texto da badana e também do autor da obra, José Loureiro, que foram Combatentes na Guiné, em Moçambique e em Angola, respectivamente.
Na assistência estavam o Dr. Fernando Matos, administrador do Casino e esposa, o Dr. Jorge Lê, vários Combatentes de entre os quais destaco o Dr. Vasco Gama, residente em Buarcos, que foi comandante da CCAV 8351, Os Tigres do Cumbijã - 1972/74.
Abriu a sessão a D. Isabel Tavares. Depois dos convidados terem feito as suas considerações sobre a obra e de a D. Isabel Tavares ter declamado vários poemas, foi a vez do autor falar da mesma e dos seus estados de alma. Então a D. Isabel Tavares propôs um espaço de perguntas e respostas e aconteceu uma tertúlia entre todos os presentes sobre várias facetas da guerra no Teatro de Operações, sobre a forma como os Combatentes continuam a ser "destratados" pelos sucessivos governos e também sobre a regalia que foi decretada em 2021 sobre direito ao uso da bandeira nacional no velório e funeral dos Combatentes e que, tristemente, não é respeitada pela maioria das autarquias a quem compete a execução da medida. Foi muito positiva esta pequena tertúlia.
Quase a terminar, o José Loureiro agradeceu a presença de todos. Agradeceu também à Administração e Direcção do Casino, nas pessoas do Dr. Fernando Matos e Dr. Jorge Lê
Para finalizar a cerimónia, a administração do Casino presenteou-nos com um Porto de Honra e foi tempo de um animado convívio.
_____________
Fotos: José António Silva Teixeira
Fixação do texto e edição das fotos: Carlos Vinhal
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Nota do editor
Último post da série de 11 de outubro de 2024 > Guiné 61/74 - P26033: Facebook...ando (65): Valter Santos, em Cucujães, relembrando coisas e gente do seu tempo, em Bissau, no HM 241 (1969/71)
Guiné 61/74 - P26143: Humor de caserna (81): "Há ouro em Bafatá ?!"... A imaginação febril dos serôdios "garimpeiros" coloniais... (Excerto do "Diário Popular", de 20 de outubro de 1951, suplemento especial dedicado às províncias ultramarinas que, em revisão constitucional, tinham acabado de deixar de ser colónias)
1. Na euforia do fim do "Pacto Colonial", e da revisão constitucional (Lei nº 2048, de 11 de junho de 1951), a imprensa lisboeta começa a olhar para o "ultramar português" como um mercado cheio de potencialidades...
(*) Último poste da série > 1 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26102: Humor de caserna (80): Fui um felizardo: mandaram-me ir substituir uma enfermeira paraquedista e fazer uma evacuação no mato...Foi a primeira vez que peguei na G3, dei um tiro, para o ar...(António Reis, ex-1º cabo enf aux, HM 241, Bissau, 1966/68)
Guiné 61/74 - P26142: Convívios (1010): 58º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, Algés, quinta, 21 de novembro de 2024... Almoço de Natal: "Bacalhau à Caravela d'Ouro"
Local - RESTAURANTE: CARAVELA DE OURO (Algés)
Inscrições até ao terça, 19 de novembro de 2024
- Manuel Resende: Tel - 919 458 210
- manuel.resende8@gmail.com
- magnificatabancadalinha2@gmail.com
- dizendo "vou" ao convite no nosso grupo no Facebook
Estarei atento ao grupo do Whatsapp para quem se inscrever aqui.
Respondam apenas "SIM" ou não digam nada.
(Crianças dos 5 aos 10 anos se aparecerem, pagam metade)
PAGAMENTO
Quem quiser pagar por Multibanco, vá ao Rés-do-Chão e, ao entrar para a sala, apresente o duplicado.
Começamos com aperitivos e entradas às 12,30 horas | O almoço será servido às 13 horas.
APERITIVOS DIVERSOS
Bolinhos de bacalhau - Croquetes de vitela - Rissóis de camarão - Tapas de queijo e presunto
Martini tinto e branco - Porto seco - Moscatel.
SOPAS
Canja de galinha ou Creme de Marisco
PRATO PRINCIPAL
Bacalhau à Caravela de Ouro (parecido com bacalhau à minhota)
SOBREMESA
Salada de fruta ou Pudim | Café
BEBIDAS INCLUIDAS
Vinho branco e tinto “Ladeiras de Santa Comba" ou outro
Águas - Sumos - Cerveja
Nota do editor:
Último poste da série > 9 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26132: Convívios (1009): Centésimo Encontro da tertúlia da Tabanca do Centro, a levar a efeito no próximo dia 29 de Novembro de 2024, em Ortigosa
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
Guiné 61/74 - P26141: Notas de leitura (1743): À descoberta do passado de África, por Basil Davidson (2) (Mário Beja Santos)
1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 25 de Julho de 2023:
Queridos amigos,
Desta edição em português se fez outra destinada ao Ministério da Educação da República Popular de Angola, em 1981. A este país recentemente independente interessava um relato que não se cingisse à visão colonial ou mesmo à história monumental da UNESCO. Confiou-se no poder divulgador de Davidson que pesquisou em diferentes livros o passado africano, e há que reconhecer que fez um levantamento corretamente cingido a investigações de referência. Mas ao abordar a questão ainda hoje muito tensa do comércio de escravos tudo se irá polarizar no negócio europeu, passa-se uma esponja sobre o tráfego praticado entre a Arábia e o Norte de África, a vida destes impérios do norte, centro e sul do continente onde se praticava o comércio negreiro e onde ninguém possuía direitos. Ora o que ele vai enfatizar é o comércio negreiro praticado pelos europeus, o outro, praticado durante séculos entre gente da mesma cor, não conta. Assim se pretendia fazer lavrar o mito de que tinham sido os colonialistas europeus a definhar África através do comércio mais ignóbil do mundo. Mas Davidson era um homem comprometido com estes movimentos de libertação e fez parte fraca. O passado de África teve os seus momentos de glória e as múltiplas fraquezas e ações ignóbeis que encontramos nos outros impérios.
Um abraço do
Mário
À descoberta do passado de África, por Basil Davidson (2)
Mário Beja Santos
A edição original é de 1978 e a tradução portuguesa de 1981, Sá da Costa Editora, que também produziu uma edição para o Ministério da Educação da República Popular da Angola. Basil Davidson, jornalista e escritor, tem vasto currículo ligado aos movimentos independentistas de língua portuguesa, recordo que foi ele que propiciou a ida de Amílcar Cabral a Londres em 1960, o líder do PAIGC (então PAI) apresentou um significativo documento sobre as colónias portuguesas, deu conferências e conversou com parlamentares, estabeleceu apoios. Este livro é uma introdução à história dos africanos, decorre às vezes numa atmosfera de intenso elogio ao contributo dos africanos para o progresso do Mundo Antigo, enfatizará a ascensão e esplendor de civilizações famosas do vale do Nilo, e iremos ver referências a mercadores e impérios, o Gana, o Mali e o Songai; haverá uma exposição quanto à importância da África Oriental e Central, como é óbvio procuraremos relevar o que ele escreve sobre a África Ocidental. Em tom francamente divulgativo, seguem-se exposições quanto ao modo de vida dos africanos, uma exposição sobre o comércio de escravos e, por fim, um capítulo dedicado ao colonialismo e independência.
Já viajámos por impérios do passado, Gana, Mali e Songai, seguidamente o autor transporta-nos para a África Oriental e Central, dá-nos uma descrição da cultura Suaíli, o viajante árabe Ibn Battuta, que referenciou Tombuctu e as cidades do Mali e Songai, rumou para o sul, esteve onde é hoje a capital a Somália, Mogadíscio, e depois Quíloa, o principal centro do comércio do ouro e do marfim da África Oriental, situada numa pequena ilha junto da costa da parte sul da Tanzânia. Tudo vai mudar em 1498, com a viagem de Vasco da Gama, ele não encontrou Quíloa na sua primeira viagem, esteve em Mombaça e depois Melinde. Davidson refere os reinos Xonas, foram visitados por portugueses que partiam de Sofala e que avançaram para esta região entre os rios Zambeze e Limpopo. No século XV, quando os Xonas se lançaram num importante período de expansão política, eles já tinham criado importantes Estados e haviam completado as altas muralhas do Grande Zimbabué, residência dos seus governantes mais poderosos, cerca de 1400.
Impõe-se uma referência ao reino de Angola, há a considerar o reino do Congo e o dos Quimbundos, a sul, na atual parte ocidental e central de Angola, chamava-se Ndongo e o rei tinha o título de Ngola. Em 1500, os portugueses do Congo confundiram o título do rei com o nome do país, entrou em uso o nome de Angola. O autor recorda a correspondência entre os reis de Portugal e os do Congo. E voltamos à África Ocidental, fora a região mais densamente povoada do continente, sabe-se que tudo mudara com a avassaladora extensão do deserto, foi aqui que se deu o impacto do comércio de escravos do Atlântico, levaram para a América as artes, as técnicas e o trabalho da gente negra. O autor dá-nos o quadro do passado recente antes da vinda dos europeus:
“Os africanos ocidentais comerciavam com o Norte e o Leste. Vendiam os produtos das suas florestas, o ouro e a noz de mascar aos mercadores viajantes do Sudão, do Mali e a gente do território dos Haússas. Toda a África Ocidental era atravessada por uma rede de rotas comerciais ligadas às cidades mercantis, tais como Djenne, Tombuctu e Kano. Os africanos ocidentais ao sul do Sudão também comerciavam muito entre eles próprios.” O autor fará referência aos reinos Iorubas, ao império do Oyo, ao império do Benim, que manteve boas relações com os portugueses. “O povo de Benim viu que os europeus estavam desejosos de comprar a pimenta que eles cultivavam em quantidade, pois a pimenta era então um produto valioso na Europa. Descobriram também que os europeus tinham grande admiração pelos excelentes algodões tingidos e queriam comprá-los. Em contrapartida, o povo do Benim achou que os europeus possuíam coisas úteis para lhes vender, nomeadamente artigos de linho e de metal.” As obras de arte produzidas deste intercâmbio são hoje altamente disputadas pelos museus e grandes colecionadores.
Uma palavra agora para o reino do Achanti, que englobava a maior parte do que é agora a República do Gana. Depois de 1700, os Achantis dominaram um vasto território durante quase 200 anos. E depois de uma descrição feita deste reino de Achanti, Davidson descreve o sistema político africano, a governação, as linhagens, as sociedades secretas, mas também a religião, o encontro entre o cristianismo e o Islão, a feitiçaria, a tecnologia prática, o tratamento dos metais, a fiação, tintura e tecelagem; e igualmente pormenoriza a arte de viver, a literatura, a música, o teatro. E assim chegamos à história do comércio de escravos entre África e o Mundo Ocidental.
Chama-se a atenção do leitor que Davidson, não se sabe bem porquê, não tem uma palavra sobre o comércio de escravos antes da chegada dos portugueses e outros, ora a escravatura vem desde os tempos antigos, em qualquer conquista entre povos africanos se escravizava população e esta era comerciada pelo continente. A sua narrativa começa exclusivamente com a chegada dos portugueses, mas antes, porém, socorre-se de uma descrição mirabolante, truncada do que fora a escravatura no passado. Vale a pena reproduzi-la para se ver a onde nos leva a manipulação e a ignorância:
“As primeiras incursões em busca de cativos negros que pudessem ser vendidos na Europa têm de ser encaradas no contexto da época. Em 1441, quando Antão Gonçalves zarpou da costa portuguesa, o comércio de escravos já era muito antigo na Europa. Remontava à época romana e, mais atrás ainda, à Grécia antiga. Continuou parte importante da vida quotidiana na Europa até ao fim da Idade Média e mesmo posteriormente. Tratava-se sobretudo de comércio de escravos europeus. Estes vinham, normalmente, dos países eslavos da Europa Oriental, porque os povos eslavos converteram-se ao cristianismo mais tarde que os outros europeus; e os cristãos, como os muçulmanos, não viam nada de errado em escravizar os não-crentes. Este comércio não se confinava à Europa. Estados cristãos, especialmente as cidades-estados da Itália, tais como Génova e Veneza, vendiam muitos escravos europeus para os reis do Egito e da Ásia Ocidental e quando o fornecimento de não-cristãos baixava, eles compravam cristãos e vendiam-nos também. Os genoveses eram tão ativos na venda de cristãos que o Papa Martinho V, em 1425, emitiu uma ordem de excomunhão contra eles. Mas o destino destes cativos era muito diferente do dos escravos transatlânticos de épocas posteriores. Tal como em África, eles tornavam-se pessoas sem direitos que podiam ser compradas e vendidas, ou oferecidas de presente, para servirem como pessoal doméstico ou artífices especializados. Podiam ascender a postos de autoridade, casar no seio das famílias dos amos, trabalhar para reaverem a liberdade. Eram muito bem tratados, porque eram caros. Apenas os ricos podiam tê-los. Por conseguinte, Gonçalves e os seus colegas capitães, trazendo prisioneiros africanos para Lisboa, não viam crime no que faziam e sabiam que a carga era valiosa.”
Assim se passa uma esponja sobre a história do comércio negreiro africano que antecede o comércio negreiro europeu em África…
(continua)
Notas do editor
Vd. post de 4 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26114: Notas de leitura (1741): À descoberta do passado de África, por Basil Davidson (1) (Mário Beja Santos)
Último post da série de 8 de novembro de 2024 > Guiné 61/74 - P26128: Notas de leitura (1742): "A Presença Portuguesa na Guiné, História Política e Militar 1878-1926", por Armando Tavares da Silva; Caminhos Romanos, 2016 (1) (Mário Beja Santos)
Guiné 61/74 - P26140: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (40): No porto-cais de Quinhamel, comendo umas ostras de tarrafe (entrada) e uma bentana grelhada (prato de peixe) no restaurante do Ti Aníbal, ao som da música dos "catchus" e na companhia de um camarada "jadudi"...
Foto nº 5 e 5A> Guiné-Bissau > Região de Biombo > Quinhamel >Porto-cais > 10 de novembro de 2024 > Restaurante do ti Aníbal > Música, e cantares dos donos do lugar, os "catchus". Que também já foram em outro tempos servidos à mesa.
1. São fotos devidamente legendadas, acabadas de chegar hoje entre a meia noite e meia e as duas,,, Como a Net é mais lenta na Guiné-Bissau, são mandadas por e-mail, uma a uma... É preciso paciência de santo. Uma operação, como esta, pode levar meia-hora a uma hora...(O Patrício deitou-se às duas da matina.)
Este fim de semana o "nosso embaixador em Bissau" foi almoçar a Quinhamel, a um sítio secreto (de que ele não quis divulgar as coordenadas)...
Quinhamel, a capital da região do Biombo (a nmenos de 30 km de Bissau), tem meia-centena de referências no blogue.
Nota do editor:
Último poste da série : 31 de outubro de 2024 > Guiné 61/74 - P26097: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (39): Gabu, a antiga Nova Lamego... tem apenas uma rua de jeito