sábado, 16 de novembro de 2024

Guiné 61/74 - P26159: Fotos à procura de... uma legenda (184): Vistas aéreas de guarnições militares, povoações, tabancas e reordenamentos da Região de Tombali (Morais Silva, cor art ref, ex-cmdt, CCAÇ 2796, Gadamael, 1970/72)




Foto nº 25 > Guiné > Região de Tombali > 1971 > Catió ?


Foto nº 29 > Guiné > Região de Tombali > 1971 > Destacamento de Cabedu?


Foto nº 20 > Guiné > Região de Tombali > 1971 > Reordenamento em ?


Foto nº 30 > Guiné > Região de Tombali > 1971 > Cacine ?



Foto nº 23 > Guiné > Região de Tombali > 1971 > Catió (quartel) ?



Guiné > Região de Tombali > Gadamael > CCAÇ 2796 (Gadamael, 1970 / 72 ) > Vista aérea de Gadamael Porto nos finais do ano de 1971-


Fotos (e legendas) : © Morais da Silva (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Cor art ref Morais da Silva: (i) cadete-aluno nº 45/63 do Corpo de Alunos da Academia Militar e depois professor de investigação operacional na AM, durante cerca de 2 décadas; (ii) no CTIG, foi instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá Mandinga, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael, entre 1970 e 1972; (iii) fez parte do Grupo L34, na Op Viragem Histórica, no 25 de Abril de 1974; (iv) membro da nossa Tabanca Grande, com 145 referências no blogue:


1. Mensagem do nosso grão-tabanqueiro Morais Silva:

Data - Segunda, 11/11/2024, 22:18

Caros Camaradas Editores:


Peço a ajuda do blog para identificar as vistas aéreas juntas de que perdi as cópias identificadas.

Nº 20 – reordenamento em ?

Nº 29 – destacamento de Cabedu?

Nº 23 – Catió (quartel) ?

Nº 25 – Catió ?

Nº 30 – Cacine?

Abraço, Morais da Silva


2. Informação adicional do editor LG:


O cor art ref Morais Silva explicou-me ao telefone que, quando andava a "rearrumar" fotos do seu álbum da Guiné, deparou com umas tantas, sem legendas... São vistas aéreas, tiradas de avioneta (civil ou da FAP) quando um dia foi fazer uma visita de cortesia, camaradagem e amizade ao Augusto José Monteiro Valente (1944-2012), cmdt da CCAÇ 2792 (Catió e Cabedu, 1970/72) (precocemente falecido, com o posto de maj gen ref).


Deixou o aquartelmento de Gadamael ao cuidado dos seus homens (e, logo, por azar, foi flagelado nesse dia, sem consequências). A caminho de Catió tirou umas tantas fotos ("slides", aliás de excelente qualidade), incluindo uns quatro ou cinco do quartel e reordenamento de Gadamael (ver a última foto deste poste). 

Gostava que a malta, que andou por estas bandas (Catió, Cufar, Cabedu, Cacine, Bedanda, etc.) o ajudasse a legendar corretamene estas "vistas aéreas!"). 

Vamos lá dar uma ajuda, que a memória já não é o que era... E nem toda a gente teve o privilégio de ver a Guiné "by air"...




Guiné > Região de Tombali > Carta de Catió (1956)  (Escala 1/50 mil) > Posição relativa de Catió e alguns rios envolventes: Tombali, Cobade, Umboenque, Ganjola, etc.


Guiné > Região de Tombali > Carta de Cacine (1960)    (Escala 1/50 mil)  > Posição relativa de Cabedú, e dos rios Cumbijã e Cacine.

Infografias: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2023)


Guiné > Mapa Geral (1961) (Escala 1/500 mil) > Posição relativa de Gadamael, Cacine, Rio Cacine, Cabedu, Rio Cumbijã, 
Catió, Cufar e Bedanda


Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2024)

____________

8 comentários:

Valdemar Silva disse...

Sempre me fez confusão, não ser conhecida nenhuma intervenção da pide a interrogar os autores destas fotografias aéreas, de grande qualidade, podendo as mesmas ser apanhadas pelo IN que ficariam com melhores informações, para ataques às nossas instalações. Bem podia haver um informador na área dos laboratórios fotográficos.
Algumas destas fotografias até parecem tiradas por espiões encartados.
Eu não conheço as tabancas/quarteis destas fotografias.

Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Também tenho várias fotografias aéreas, algumas de qualidade, e que não sei onde foram apanhadas.
Só podem ser, entre as viagens aéreas de Bissau para Nova Lamego e Bissau São Domingos
Estas não conheço de todo, mas são de muito alta qualidade.

Um dia mando as minhas para Postar
Virgilio Teixeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Eu sei que ao fim de semana há menos disponibilidade para ver o blogue e comentar... Mas fica aqui o desafio aos camaradas que andaram por estas paragens (Cantanhez e Quitafine)... Claro que nem todos "andaram de cu tremido"...Mas, com o auxílio das nossas cartas, não é difícil acertar... Eu não quero avançar, tenho ideia que acerto todas...Queria primeiro ouvir o "palpite" de camaradas nossos que conheceram a região e andaram de heli ou de DO-27..

A malta da FAP também tem a "obrigação" de acertar... Enfim, vamos lá tentar responder ao pedido do senhor professor da Academia Militar que nos honra com estas belíssimas fotos aéreas do sul da Guiné....E tem mais umas tantas de Gadamael que eu lhe vou pedir para partilhar connosco...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vamos lá dar umas dicas: o então capitão Morais Silva, por volta de finais de 1971, foi de Gadamael a Catió, de avioneta (talvez de DO-27, da FAP, ou no Cessna, do "comandante Pombo", dos TAGP, mas aqui a "pagantes"...). Ainda não havia o perigo do Strela...Não sabemos qual foi a rota da aeronave, mas, partiindo de Gadamael, deve ter seguido o curso do Cacine, sobrevoado Cacine, e seguido para Catió, sobrevoando Cabedú e o rio Cumbijá... No regressso, no dia seguinte, deve ter apanhado uma "boleia", podendo ter regressado a casa sobrevoando Cufar e Bedanda... É um palpite meu... Ele diz-me que nunca conheceu Bedanda...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, não me parece que houvesse quaisquer riscos para a segurança militar... O Morais Silva era um oficial do quadro, comandante de um companhia, na fronteira, sujeita a levar porrada com frequência... Não "cavou" durante a comissão no CTIG nem depois...Mandou o rolo de "slides" para ser revelado no estrangeiro, como toda a gente fazia (Alemanha, Suécia...) mas sem quaisquer legendas...

Estas fotos aéreas não tinham qualquer interesse ou relevância para o PAIGC (que, de resto, não tinha aviação nem bons artilheiros, felizmente para as NT)...Bastava um gajo deles subir a uma árvore de grande porte para fazer um "croquis" de uma tabanca, destacamento ou aquartelamento... (Isto no caso de ser alguém que soubesse ler e escrever, mas esses não estavam no mato, estavam em geral em Conacri...)

Valdemar Silva disse...

A fotografia F29 é o Destacamento de Cabedu , a primeira F23 é Gadamael Porto, repare-se na última foto de Gadamel Porto com o quadrado pintado de branco na pista, a segunda F23 é o Quartel de Catió. As outras não descobri, mas a de Cacine parece fácil de identificar por causa de cais. (ver P10582)
Luís, a minha confusão é não ter havido nenhuma chatice com a pide, por causa destas fotografias "de espião", então as de Bambadinca do Humberto Reis parecem mesmo de espionagem, assinalando, até, a antena de transmissões.
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

As fotos 23 e 25 assemelham-se muito a Catió pelo arranjo das coonstruções cobertas de zinco, mas, no meio da parada, havia um grande poilão que foi cortado depois de atingido por uma granada de canhão, tendo ficado uma parte do tronco com uma altura de cerca de um metro, que não se vê na foto. Isso pode ver-se em fotos do Jorge Condeço aqui publicadas. E não vejo a igreja e a casa do governador.
Será que esse pedaço de tronco foi arrancado?
A foto nº. 29 não parece ser de Cabedu porque as construções e a tabanca se prolongam linearmente por muito espaço.
Alberto Branquinho

Valdemar Silva disse...

No P24455 temos fotos com e sem o poilão no quartel de Catió e no P17336 temos uma foto aérea de Cabedu, mais antiga, com a pista ao meio do destacamento.
Valdemar Queiroz