sábado, 15 de janeiro de 2022

Guiné 61/74 - P22909: Os nossos seres, saberes e lazeres (487): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (33): A Arte Religiosa também conta neste portentoso Museu Nacional do Azulejo (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 2 de Dezembro de 2021:

Queridos amigos,
Prossegue a viagem no interior do Museu Nacional do Azulejo, houve a preocupação de voltar um pouco atrás e ver conjuntos azulejares de um maior interesse, visitar o Panorama de Jerusalém, uma pintura flamenga que comporta a narrativa visual das 76 passagens da Paixão de Cristo e onde aparece a Rainha D. Leonor, pelo Coro Baixo visita-se a admirável igreja do convento, os tetos, o altar-mor, o púlpito, a riquíssima azulejaria holandesa, para quem entra aqui pela primeira vez é quase um atordoamento. Mas vamos continuar, o andar superior reserva-nos grandes surpresas e temos toda a história da azulejaria por contar, espera-nos um espectáculo fora de série que é o silhar de azulejos Grande Vista de Lisboa.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (33):
A Arte Religiosa também conta neste portentoso Museu Nacional do Azulejo


Mário Beja Santos

Já se recordou ao leitor que este Museu nos revela Portugal com uma potência mundial do azulejo, depois de muita vicissitude aqui chegou ao Convento de Madre Deus este formidável acervo que é uma das manifestações artísticas identitárias da arte Portuguesa. Só que o convento, por si só, é um dos monumentos chave do barroco nacional. Se já visitou o restaurante-cafetaria com um conjunto representativo de azulejos da “cozinha de fumeiro”, ou espaireceu na estufa, pode agora contemplar o claustro, altamente depurado, obra de Diogo de Torralva (cerca de 1551), pode voltar de novo ao percurso didático da evolução do azulejo, só tem a ganhar em contemplar de novo o retábulo de Nossa Senhora da Vida, os padrões de enxaquetado, brações, panos de frontal de altar, percorrer o Coro Baixo, há tudo a ganhar em ver o azulejo da esfera armilar, divisa de D. Manuel I, executado em técnica hispano-mourisca. Pode agora contemplar uma obra extraordinária chamada Panorama de Jerusalém, veio da Flandres e data 1517. Foi oferta do Imperador Maximiano de Áustria à Rainha D. Leonor, é uma bela síntese do espírito de religiosidade mística do seu tempo. Ao fundo e à esquerda temos a imagem da Rainha D. Leonor, reza a tradição que a obra chegou a Portugal estando por pintar uma pequena área. Trata-se de uma narrativa visual de 76 passagens da Paixão de Cristo, que decorrem numa paisagem cujo eixo fundamental é o templo de Salomão. Para as freiras clarissas da Madre de Deus, esta pintura funcionaria como um substituto da peregrinação à Terra Santa, elas participariam de forma mística na Sua Paixão.
Claustro de Diogo de Torralva
Panorama de Jerusalém, Flandres 1517
Exemplos de belos conjuntos azulejares
Talvez o mais expressivo Cristo na cruz que faz parte deste precioso acervo

Estamos agora na Igreja do Convento da Madre de Deus, construída no reinado de D. João III e de D. Catarina de Áustria, substituiu a igreja primitiva. O seu esplendor deve-se às campanhas de obras empreendidas nos sucessivos reinados de D. Pedro II, D. João V e D. José, vejam-se os revestimentos azulejares encomendados à Holanda. Nos painéis, da autoria de Jan van Oort, completados por Willelm van der Kloet, há representação de palácios e jardins, um ermitério onde diversos religiosos se ocupam a orar. Era esta a moralidade: recordava-se aos fiéis as duas escolhas possíveis na época, um caminho de prazer e frivolidade ou um percurso de despojamento e virado para o Divino. O conjunto provoca-nos uma sensação de serenidade e harmonia, fruto do equilíbrio das proporções da arquitetura maneirista do século XVI. Acede-se pelo Coro Baixo através de uma imponente escadaria aqui colocada no século XIX. É igualmente impressionante a talha dourada, e olhando a toda à volta até se ganha quando se tem uma visita guiada, pois há complexos programas simbólicos barrocos nestes espaços à volta do teto e no altar-mor. Visite-se com tempo, e se necessário regresse-se a esta igreja antes de sair do museu
O púlpito espetacular com bela moldura azulejar
Aspeto do altar-mor
Pormenor de um conjunto azulejar alusivo a orações religiosas
Pormenor do teto da igreja do Convento de Madre de Deus
O lanternim da cúpula
Aspeto de um claustro interior
Azulejos representativos de Carlos II e Catarina de Bragança, sua mulher
Panorama da igreja vista do Coro Alto

Avisa-se o leitor que há muitíssimo mais para ver, há os painéis extravagantes, com aves e macacos, silhares para escadarias, a capela de Santo António com o fabuloso presépio, há as figuras de convite, a história do chapeleiro António Joaquim Carneiro, iremos até ao século XX e depois sobe-se a outro andar para termos a apoteose, o extraordinário conjunto chamado Grande Vista de Lisboa que veio da sala do Palácio dos Condes de Tentúgal, um autêntico diaporama com uma visão de 360º. Por tudo isso vamos prosseguir a visita.

(continua)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 8 DE JANEIRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P22889: Os nossos seres, saberes e lazeres (486): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (25): O Museu que mostra como nos transformámos na potência mundial do azulejo (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P22908: Parabéns a você (2026): Manuel dos Santos Gonçalves, ex-Alf Mil Mec Auto da CCS/BCAÇ 3852 (Aldeia Formosa, 1971/73)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 13 de Janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22901: Parabéns a você (2025): Maria Ivone Reis, Major Enfermeira Paraquedista Reformada (1961/74)

Guiné 61/74 - P22907: O nosso blogue em números (77): em 2021, apesar da dupla fadiga pandémica e bloguística, tivemos uma média de 4,5 de comentários por poste, igual à do ano anterior...





Infografias: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2022)


1. Prosseguindo a nossa "prestação de contas" (*) ... O número de comentários, em 2021, num total de 5410 (limpos de mensagens Spam) foi ligeiramemte inferior ao do ano passado (5410) (Gráfico nº 9) mas está acima da média dos últimos sete anos (2015-2021), que foi de 5043. (**)

A dividir por 1140 postes publicados em 2021 (menos 62 que em 2020), temos uma média de 4,5 comentários por poste, no ano transato (Gráfico nº 10). Nos últimos sete anos,  a média anual  é de  4 comentários por poste!

O nosso recorde continua a ser  os 6 comentários, em média, por poste, nos anos de 2011 e 2012 em que publicámos um total de 1756 e 1604 postes, com 11 mil e 10,5 mil comentários, respetivamente... Mas nessa época o controlo do SPAM não era tão rigoroso. Hoje há um despiste rigoroso do SPAM por parte do nosso servidor, o Blogger.

2. Convém, entretanto, lembrar, mais uma vez, que estas "médias", como todas as médias estatístias, são "enganadoras": há postes sem um único comentário, a maior parte tem um, dois ou  três... Às vezes podem ter meia dúzia, ou até 10.... Outros podem ter, excecionalmente, algumas dezenas: 20, 30, ou até mais... Tudo depende do tema, do conteúdo, do interesse, do autor, da ilustração fotográfica, etc.
 
Há, naturalmente, postes mais "polémicos" ou mais "interessantes" ou até mais "apaixonantes" do que outros. Tudo depende do assunto e da sua abordagem. Os postes com pontos de vista menos "consensuais" podem originar mais comentários. Em todo o caso, ler e comentar dá trabalho... E nota-se, ao fim destes anos todos (vamos fazer 18 anos em 23/4/2022!) uma "fadiga bloguística", agravada nestes últimos dois pela "fadiga pandémica"... O que é natural e, mais do que isso, humano...  LG

Mas merece as nossas palmas (, dos editores e dos autores) os nossos leitores que, além de lerem os postes, ainda mostram interesse em os comentar. 

3. Recorde-se que qualquer leitor (,  mesmo não registado no Blogger ou sem conta no Google), pode comentar como "anónimo"... As nossas regras exigem, no entanto, que no final da mensagem deixe o seu nome e apelido (,como é conhecido dentro ou fora da Tabanca Grande).

Como "anónimo", o leitor terá sempre que "clicar" na caixa que diz "Não sou um robô"...

O ideal é, pois, usar a conta do Google (, basta só criar uma conta, o que é gratuito): quase toda a gente, hoje em dia, tem um endereço de @gmail...

Os comentários dão mais vida ao nosso blogue!... E são a prova de que estamos vivos!... O comentário não precisa de ser extenso: às vezes basta uma linha ou duas. (Há um limite de cerca de 4 mil carateres, incluindo espaços,  por comentário (cerca de página e meia em formato A4; mas podem desdobrar-se os comentários.)

Recorde-se que uma parte desses comentários pode dar (e tem dado) origem a postes, por iniciativa em geral dos editores mas também, nalguns casos, por sugestão dos autores.

Por outro lado, alguns camaradas nossos continuam a queixar-se de perderem, às vezes, extensos comentários, certamente por terem tocado numa tecla errada... Nestes casos, é preferível escrever o texto em word, à parte e no fim, fazer "copy & paste"... É mais seguro. Excecionalmente, há um comentário que não é publicado, mas não se perde, indo parar à caixa do SPAM. E nesse caso pode ser recuperado pelos editores.

Já a meio de janeiro de 2022,  reforçamos os votos da Tabanca Grande para que os nossos leitores continuem a aparecer a comentar os nossos postes. E quem aparecer será sempre bem vindo, desde que dê a cara... Os autores (e os editores) agradecem o interesse. 

___________

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Guiné 61/74 - P22906: Notas de leitura (1409): Diário da Companhia da Loira & Zorba, por Manuel Neves Fonseca; Projecto Foco, 2020 (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 6 de Janeiro de 2022:

Queridos amigos,
É mesmo uma narrativa agropastoril, com o seu quê de fantasiosa, muitas considerações de índole política, começámos num mundo rural das décadas de 1950 a 1960, percorremos vários pontos do Leste da Guiné, pena é ter-se ficado tão pouco a saber sobre a vida em Madina de Boé naqueles 14 meses do João Bigodes e porquê o mistério de tratar a Ponta do Inglês como Mata do Inglês, foi provavelmente artifício literário de que se se socorreu o autor.

Um abraço do
Mário



Diário da Companhia da Loira & Zorba, por Manuel Neves Fonseca

Mário Beja Santos

Manuel Neves Fonseca, foi furriel da CCAÇ 1417 (1965/1967) e tece uma narrativa um tanto fantasiosa de um reencontro de dois antigos combatentes em ambiente agropastoril,  "Diário da Companhia da Loira & Zorba", Projecto Foco, 2020. Tudo começa na Aldeia da Ribeira, afetada pela desertificação, a poucos quilómetros de Espanha, ouve-se o pífaro do João Bigodes, o narrador, de nome Silvestre, mete conversa, o pastor Bigodes declara ter prestado serviço militar na Guiné entre 1965 e 1967, passou 14 meses em Madina de Boé. Reconhece a Companhia a que pertence Silvestre, este estava em Bajocunda. Fazem amizade, conversam muito, Silvestre leva João à Guarda, um médico deteta que ele sofre de stress pós-traumático, deverá tomar medicamentos, ao fim de dois meses sente-se retemperado. Os amigos conversam, Silvestre também fala de si, nasceu no sopé da Serra da Estrela, numa aldeia pobre chamada Monte do Bispo, a que na época tudo faltava, é um puro ambiente rural, a vida social comandada pelo toque do sino, em que o pároco contabilizava rigorosamente todas as presenças na missa dominical; assiste-se à fuga dos jovens e até de homens de meia idade para França. Silvestre descreve o trabalho de um serrador, e depois como se apaixonou pela jovem Clarisse, há entendimento mútuo, a jovem vive numa cidade, Silvestre deixa a aldeia, dizendo que quer ir trabalhar para Castelo Branco e aprender a ler e a escrever, escreve a Clarisse que vive em Lisboa, é chamado para a tropa, procura a morada de Clarisse, é recebido pelo irmão: “Então és o Silvestre, aquele que anda para aqui a escrever cartas doidas? Pois, escreve à vontade que ela não leu, nem nunca vai ler nenhuma, vai para o lixo estão lá todas, e agora desaparece”. E é dentro deste diálogo agropastoril que João fala do local onde nasceu e da família, história bem triste.

Estão agora a bordo do Niassa, descrição da viagem, chegada a Bissau, lembranças de uma cidade que para eles era uma pequena vila da província rural portuguesa. Sobem o Rio Geba numa lancha da Marinha. Em Bambadinca João e Silvestre separam-se, Silvestre segue para Fá Mandiga, João para a zona de Bafatá. Silvestre descreve Fá Mandiga, diz que aqui nasceu a luta armada, teria sido aqui que Amílcar Cabral congeminou o plano de revolta e foi buscar o apoio aos Balantas, destinou-se a esta companhia a intervenção da Mata do Inglês. E vai dar-nos pormenores sobre essa região da Mata do Inglês: extensa zona de arvoredo centenário, coqueiros, imbondeiros, diversos arbustos. A Mata do Inglês começava para lá do quartel de Bambadinca. E dá pormenores da primeira incursão militar da chamada Companhia da Loira, constituída sobretudo por madeirenses. “Foi-nos atribuída a missão de destruir um acampamento da guerrilha no interior da Mata do Inglês, a poucos quilómetros de um lugar chamado Xitole”. “Quando chegávamos a esses acampamentos da guerrilha, não encontrávamos mais do que palhotas limpíssimas, uns bancos de madeira, umas mesas improvisadas com um ou dois livros do ensino básico abertos numa dessas mesas dando-nos a indicação de que ali havia uma escola e que ali se ensinava português. O trabalho da tropa era incendiar as palhotas e deixar a escola intacta”. Descreve um cerco num desses acampamentos, tudo parecia de feição quanto ao fator surpresa, só que apareceu um guerrilheiro e deu o alarme, atacou-se em força, vomitaram-se as balas indiscriminadamente sobre tudo o que mexia. “A violência do ataque enfureceu a guerrilha e dias depois duas minas anticarro apanharam dois veículos de transporte de militares e civis que se deslocavam de Bambadinca ao Xime, três soldados mortos e uma dezena de civis, para além de feridos. Silvestre ficou chocado com o funeral dos soldados mortos, enrolados em lençóis brancos desceram à cova, a identificação foi escrita num papel branco, metido de uma garrafa de cerveja fechada com uma rolha de cortiça”.

Mudamos de lugar, João e Silvestre falam de uma operação em 22 de outubro de 1966, é então que ficamos a saber porque é que a companhia se chama Zorba, havia um soldado que se metia numa canoa, passeava-se no Rio Corubal, ao som desta canção, tinha um pequeno leitor de cassetes, ouvia o Zorba aos berros. “A alcunha da Loira deriva do facto do comandante da Companhia ser visitado de quando em quando por uma bela jovem, alta, cabelos loiros, suficientemente provocadora, pertencia à hierarquia do Movimento Nacional Feminino em Bissau”. Voltando à operação, foram resgatar um grupo de mulheres e crianças que se encontravam junto da fronteira da Guiné-Conacri, e que pretendeu sair da zona de influência da guerrilha. Passam tormentos, mas a operação resultou, mesmo com emboscadas e muitos outros perigos, chovia torrencialmente. Mal chegados ao aquartelamento, verificam que faltavam dois homens, regressa-se ao local da luta, o reencontro com os dois militares perdidos compensou tanto penar.

E os dois amigos em ambiente agropastoril vão agora falar de Madina de Boé e Bajocunda, João recorda a caminhada para Madina, os ferros retorcidos de viaturas destruídas nas bermas, a segurança dada por outros pelotões, a chegada a Madina com uma receção de morteiradas que iriam marcar a vida quotidiana da companhia Zorba. Silvestre aproveita para descrever a instalação em Bajocunda, participaram na remodelação das instalações, desde os abrigos ao arame farpado, havia então uma intensa atividade comercial, elenca os comerciantes, e dentro do diálogo dá conta que o tratamento do stress pós-traumático renasceu o gosto por viver, apaixonou-se pela Maria Florinda, o Silvestre pagou a boda e de imediato voltamos a Madina de Boé, há para ali um comandante de Nova Lamego de quem o Silvestre não tem boa imagem, aquele tenente-coronel deu-se ao desplante de informar o Comando-Chefe em Bissau de que a zona de Madina estava pacificada não era necessário qualquer apoio aéreo, aquele tenente-coronel Falhardo ostentava bravatas e pesporrência, determinou que o abastecimento de Madina de Boé seria patrulhado por uma companhia de 100 militares, chegados há dois meses de Lisboa, enquadrados por 28 militares da Companhia da Loira. Tudo vai correr mal, cinco carros atingidos por roquetadas, os guerrilheiros sentiram-se à vontade para saquear mantimentos, foi então necessário ripostar com uma companhia de paraquedistas. E João explica que foi assim que começou a adoecer, que quando veio para Portugal ainda teve pequenos trabalhos, andou com um carro frigorífico, descobriu a Aldeia da Ribeira, foi aqui que se sentiu feliz na vida de pastor. Silvestre mostra-se muito politizado, entrepelado por João sobre o que andaram a fazer naquela guerra, explica que andámos a defender os interesses da CUF através da Casa Gouveia, fala sobre o comércio na mão dos libaneses e sírios, na administração do território exercida maioritariamente por cabo-verdianos, a instituição militar vivia bem com aquelas guerras, delas tirava partido. E Silvestre volta a falar da sua vida em Bajocunda, onde teve uma paixoneta por Mariana Falé, que se veio a descobrir a ser um quadro do PAIGC, como aliás um dos mais importantes comerciantes da terra. Muitos anos mais tarde, Mariana veio a Portugal estudar Direito do Trabalho e encontrou-se com Silvestre, restavam uma boa amizade. E o livro termina em ambiente agropastoril, João ainda não está em condições de contar tudo quanto viveu, ainda há muitos acontecimentos encravados na sua mente, aguarda a libertação dessa dor, diz ao amigo que as explicações que lhe deu ajudaram-no a sair da escuridão onde se encontrava, só que os seus sentimentos continuam obstruídos, qualquer dia voltarão a conversar. E ponto final.


Ponta do Inglês, era o que restava em 2010 da casa de Inglês Lopes, encontrei muitas árvores com marcas de balas, o que mais me empolgou foi a beleza extasiante da Foz do Corubal
Artilharia de Bajocunda. Com devida vénia ao autor da foto
Ruínas de uma antiga caserna de praças, Xime, imagem do nosso blog
A retirada de Madina do Boé. Imagem do nosso camarada Manuel Caldeira Coelho (ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 1589/BCAÇ 1894, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68), com a devida vénia
____________

Nota do editor

Último poste da série de 11 DE JANEIRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P22896: Notas de leitura (1408): "Aldeia Nova de São Bento: Estórias, Memórias e Gentes", de José Saúde: nota sobre o autor, introdução e sinopse

Guiné 61/74 - P22905: In Memoriam: Cadetes da Escola do Exército e da Escola de Guerra (actual Academia Militar), mortos em combate na 1ª Guerra Mundial (França, Angola e Moçambique, 1914-1918) (cor art ref António Carlos Morais Silva) - Parte XIX: Joaquim Vidal Pinheiro, ten art (Porto, 1892 - França, CEP, 1918)



Joaquim Vidal Pinheiro (1892 - 1918)


Nome:  Joaquim Vidal Pinheiro
Posto: Tenente de Artilharia
Naturalidade:  Porto
Data de nascimento;  16 de Dezembro de 1892
Incorporação:  1912 na Escola de Guerra (nº 35 do Corpo de Alunos)
Unidade: 3º Grupo de Baterias de Artilharia, Regimento de Obuses de Campanha
Condecorações

TO da morte em combate: França (CEP)
Data de embarque:  15 de Abril de 1917
Data da morte: 9 de Abril de 1918
Sepultura: França, Cemitério Militar de Vieille Chapelle
Circunstâncias da morte; Na batalha de 9 de Abril, ficou gravemente ferido e gaseado, quando se dirigia para a posição da sua bateria, pelo tremendo bombardeamento com que os alemães iniciaram a ofensiva. Retirado do local por uma ambulância inglesa nela faleceu hora depois.

_______________



António Carlos Morais da Silva, hoje e ontem


1. Continuação da publicação da série respeitante à biografia (breve) de cada um oficiais oriundos da Escola do Exército e da Escola de Guerra que morreram em combate, na I Guerra Mundial, nos teatros de operações de Angola, Moçambique e França (*).

Trabalho de pesquisa do cor art ref António Carlos Morais da Silva, cadete-aluno nº 45/63 do Corpo de Alunos da Academia Militar e depois professor da AM, durante cerca de 3 décadas; é membro da nossa Tabanca Grande, tendo sido, no CTIG, instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá Mandinga, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael, entre 1970 e 1972.

Guiné 61/74 - P22904: Tabanca dos Emiratos (8): O nosso blogue em números: os seguidores nas "Arábias" (Jorge Araújo)


Emiratos Árabes Unidos > Dubai >  Setembro de 2021 >  Os camelos-árabes do deserto. Imagens do Deserto do Além

Fotos (e legenda): © Jorge Araújo (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].





Jorge Araújo, ex-fur mil op esp / ranger, CART 3494 / BART 3873 (Xime e Mansambo, 1972/1974); nosso coeditor, a viver neste momenyo em Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos.


► Comentário ao P22885 (07.01.22) (*)


O camarada Luís Graça, de acordo com a sua cultura/formação científica, recorrendo à fonte de dados de que dispõe no Blogger (contador de visualizações ao blogue), vai partilhando no fórum, pelo menos uma vez no ano, à laia de “relatório de contas”, a análise estatística e a competente representação gráfica das variáveis quantitativas contínuas e discretas colectadas em cada caso.

Daí que, também através de números, enquanto conceito matemático que representa quantidade, medida ou ordem, continua a “fazer jus” ao princípio de que este blogue colectivo de ex-combatentes no CTIG é (e continuará a ser!) uma fonte de informação e conhecimento… de verdadeiro serviço público.

Assim, na sequência do parecer solicitado no P22885 (07.01.2022), onde fiquei surpreendido com os números apresentados relativos a “visitas” ao blogue da Tabanca Grande realizadas a partir dos Emirados Árabes Unidos (mais de vinte e sete mil). Seguramente que estes milhares de visualizações foram realizadas por diversos “visitantes”, ainda que aceite ter contribuído com algumas centenas no decurso dos últimos dois anos (2020/2021).

Entretanto, em diálogo com a Diáspora Lusa mais jovem, nascidos maioritariamente nas décadas de 70 e 80 do século passado, residente em Abu Dhabi (capital) e no Dubai, e que fazem parte da nossa rede social local, temos vindo a constatar que os seus pais/avós e outros familiares mais próximos foram, tal como eu, combatentes nos diferentes TO ultramarinos e que, talvez por esse facto, tenham sido tocados pela curiosidade de contacto com o nosso blogue, depois de tomarem conhecimento da sua existência.

Neste contexto, é relevante referir que residem neste país, no presente, cerca de quatro mil portugueses (informação oral), entre trabalhadores e seus familiares (esposas e filhos). No grupo dos primeiros vamos encontrar empresários, quadros superiores, engenheiros, arquitectos, psicólogos, informáticos, docentes universitários, enfermeiros, desportistas, guias turísticos, gráficos, empregados de hotelaria e de restauração, entre outras profissões.

Quanto ao contributo para o aumento das “audiências” vindas do exterior, achei interessante a imagem simbólica ou metafórica utilizada pelo editor, nomeadamente as “renas” da Suécia, e os “camelos” dos Emirados Árabes Unidos.

Em relação às primeiras, o camarada José Belo deu já o seu parecer no P22888.

No que concerne aos segundos – os “camelos” – existem duas espécies: o camelo-árabe ou dromedário (Camelus dromedarius) de uma corcova (bossa), e o camelo-bactriano (Camelus bactrianus) de duas corcovas (bossas), sendo ambas as espécies domesticadas pelo Homem.

No caso em apreço, estamos perante o primeiro exemplo – o camelo-árabe ou dromedário –, cuja expectativa média de vida se situa entre os 40 a 50 anos, podendo alcançar em adulto/crescido os 1,85 metros até ao ombro e 2,15 metros de comprimento. A corcova (bossa) mede 75 cm e a velocidade pode ir até aos 65 km/h.

Em função da geografia do país, existem duas categorias de camelos-árabes (dromedários) domesticados: os do “deserto” e os da “cidade”. Seguidamente, apresentaremos imagens dos dois contextos obtidas recentemente.

 Fotogaleria: 

► OS CAMELOS-ÁRABES DO DESERTO

▬ Set’2021 - seis fotos no Deserto de Além (Dubai - UAE) (Vd. fotos acima

► OS CAMELOS-ÁRABES DA CIDADE

▬ Dez’2021 - fotos junto ao «Forte Al Hosn» (Abu Dhabi - UAE) (Vd. fotos abaixo)

Espero que este apontamento de “reportagem” de Abu Dhabi, e dos seus camelos-árabes (dromedários), tenha sido do vosso agrado.(**)

Continuação de um óptimo ANO de 2022, com muita saúde.

Com um forte abraço de amizade.

Jorge Araújo.

11Jan2022


Emiratos Árabes Unidos > Abu Dhabi  > Dezembro de 2021 > Imagens tiradas junto ao «Forte Al Hosn»

Fotos (e legenda): © Jorge Araújo (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].
____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 7 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22885: O nosso blogue em números (75): Globalizados, somos vistos em muitos países, com natural destaque para Portugal (40%), EUA (25%), Brasil (5%), França (5%) e Alemanha (4%)... Pela primeira vez, aparece a Suécia no "Top 10" e a Guiné-Bissau no "Top 20"

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Guiné 61/74 - P22903: Efemérides (361): À uma e meia da tarde, à saída do reordenamento de Nhabijões... Em 13 de janeiro de 1971... Quando o teu relógio parou... (Luís Graça)



Guiné > Região de Bafatá > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Da esquerda para a direita, os ex-furriéis milicianos António Fernando  Marques e Luís M. Graça Henriques, da CCAÇ 12 (1969/71), em amena conversa ou talvez disputando amigavelmente o "lugar do morto" (que era ao lado do condutor). Caiarão, ambos, meses mais tarde, em 13/1/1971, com 20 meses de comissão, numa mina A/C, à saída do destacamento de Nhabijões... 

Eu ia no lugar do morto e ele atrás... Eu saí "ileso" da explosão, ele ficou dois anos a recuperar dos graves ferimentos ... Costumamos, todos os anos (, nomeadamente desde que o blogue existe), recordar esta trágica efeméride. Acabei, mesmo agora, de escrever-lhe a seguinte mensagem: "Foi há 51 anos...Felizmente estamos vivos, mesmo com mazelas físicas e/ou psicológicas. Lembro o pobre do nosso sold cond auto Soares , que perdeu a vida nesse dia fatídico... 'Carpe diem', curte a vida com a tua Gina e os teus...Luís"... E ele respondeu-me de imediato: "Muito obrigado pela tua mensagem. Curte também na companhia da Alice e dos teus. Hoje saímos e almoçamos fora. Um grande abraço. Marques".

Foto (e legenda): © Luís Graça (2005). Todos os direitos reservados. (Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].



À uma e meia da tarde...

pro Luís Graça


Ao António Fernando Marques, ex-fur mil at inf, 
e à memória do  Manuel da Costa Soares,
ex-soldado condutor auto,
que deixou um filho que nunca verá crescer, 
ambos da CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71)


Era uma hora e meia da tarde
quando o teu relógio parou,
na estrada de Nhabijões-Bambadinca.


... O sol dos trópicos desintegrou-se,
o céu tornou-se de bronze incandescente,
mil e um pedaços de sol riscaram o ar,
e o  mamute de três toneladas deu um urro de morte,
ao ser projetado sob a lava do vulcão.

Uma súbita explosão,
um trovão que ecoa até ao Mato Cão, a norte...
E depois o silêncio, o silêncio da morte.

...À uma e meia hora da tarde
na estrada de Nhabijões-Bambadinca.


Gritaste:
– Agarrem-se que a viatura vai despenhar-se!
Foste projetado ao lado do condutor,
batendo violentamente
com a cabeça na chapa do tejadilho.
Conseguiste equilibrar-te
dentro do caixão de ferro.
Não vias nada,
e a espessa nuvem de pó, envolvente,
exalava um forte cheiro a enxofre.
Mas ainda conseguiste pensar:
– O ar está rarefeito,
milhões de partículas de pó barrento
bloqueiam-te os pulmões,
vais sufocar dentro desta maldita cabina!

... Foi quando parou o teu relógio,
à uma e meia da tarde
do dia 13 de janeiro de 1971,
à saída do reordenamento de Nhabijões.


… Um curto-circuito ocorreu no teu cérebro,
como se tivesses sido eletrocutado,
ficaste rigidamente colado ao assento,
a G3 entrelaçada nas pernas,
e a estranha sensação
de que a massa encefálica te tinha saltado da caixa craniana.
O olhar vidrado de quem mergulhou 
nas profundezas da terra,
o gélido terror de quem entrou 
num mundo desconhecido,
a antevisão da viagem no barco do barqueiro  
do Rio de Caronte,
o calafrio da morte, 
trespassando o teu corpo da cabeça aos pés.

...À uma e meia da tarde
na estrada Nhabijões-Bambadinca.


Nunca saberás ao certo
quantos segundos se passaram,
mas houve um solução de continuidade,
essa fração de tempo
em que a tua consciência esteve bloqueada,
e os pulmões falharam,
e o sangue gelou,
e o coração parou, de puro terror,
escreve, não tenhas pudor, de puro terror...
até compreenderes que a velha GMC
tinha acionada... uma mina!
– Outra mina, meu Deus!, que horror!
E instintivamente agarraste-te àquela carcaça de mamute,
mal refeito da surpresa de estares vivo.

...À uma e meia da tarde,
à saída do reordenamento de Nhabijões.


Quando saltaste para o chão,
tinhas, sob o olhar aterrado, os destroços duma batalha:
corpos por todo o lado,
juntamente com espingardas, cartucheiras, cantis,
canos de bazuca e de morteiro, granadas de bazuca e de morteiro, 
granadas de mão, dilagramas, 
um rádio, bocados de chapa e de borracha, 
quicos, botas, restos de camuflado,
tudo numa profusão indescritível,
corpos que gemiam, que gritavam, ou que talvez já fossem cadáveres.

...No vulcão de Nhabijões,
a oeste de Bambadinca,
Setor L1, 
Zona Leste,
Teatro Operacional da Guiné,
África subsariana,
Planeta Terra!


– Mortos! Tudo mortos! – gritava-te o puto Umaru,
os braços abertos, o pânico estampado no seu belo rosto de efebo,
menino fula feito soldado,  sem o seu inseparável pequeno cachimbo,
que sempre usava para lhe dar o ar de falso Homem Grande.

E logo ali o Transmissões, o primeiro ferido que reconheceste,
todo encolhido junto ao colosso de ferro amalgamado,
numa postura fetal, de defesa, em estado de choque.

Abeiraste-te depois do comandante da 1ª secção,
teu companheiro de quarto,  o Marques,
o teu querido Marquês sem acento circunflexo, 
como o gostavas de  tratar,
mas ele já não reagia à tua voz
nem às bofetadas que lhe davas no rosto,
o olhar vidrado dos moribundos...
Aparentemente não tinha qualquer fratura exposta
mas de um dos ouvidos, o do lado direito,  corria-lhe um fio de sangue,
um fiozinho,  vermelho e logo negro,
rapidamente oxidado em contacto com o ar.
Procuraste desesperadamente os seus sinais vitais,
mas sua respiração era cada vez mais fraca,
e o pulso escapava-se-te, entre os teus dedos,
como a areia da ampulheta.

Trágica ironia!, um minuto antes,
ao subirem os dois para a viatura,
haviam disputado amigavelmente o 'lugar do morto'.
– Vais tu, vou eu, vais tu, vou eu!...

… À uma e meia da tarde de um dia treze,
ao vigésimo mês de Guiné,
em janeiro de 1971.


Acabaste por ser tu a ir para o 'lugar do morto',
ao lado do condutor.
Mas daquela vez, e para sorte tua,
a mina rebentaria sob um dos rodados duplos traseiros 
da GMC, embora do teu lado.
A velha GMC do tempo da Guerra da Coreia,
que gastava cem aos cem...
e que acabava de fazer a inversão de marcha,
de regresso ao quartel, em Bambadinca.

Outra filha de puta de mina,
não detetada pelos nossos picadores,
fora acionada, na berma da estrada,
às portas do reordenamento de Nhabijões,
a coqueluche do comando do batalhão, e do Spínola,
300 moranças para os "turras", diziam os teus soldados fulas!

Porra, camaradas, 
a escassos metros da anterior, já fora da estrada!

… À uma e meia da tarde de um dia 13, 
que nem sequer era sexta-feira 13,
era uma vulgar quarta-feira,
mas foi 13 de azar!


Estavas de piquete, quando duas horas antes 
uma viatura do destacamento acionara uma mina.
Um frágil burrinho, um Unimog 411,
ia buscar o almoço para o pessoal do reordenamento.
O condutor, o Soares, teve morte imediata,
o furriel Fernandes, também da CCAÇ 12,
o alferes sapador Moreira e outro militar,
ambos da CCS do batalhão,
ficaram feridos, com gravidade…

Mas só agora reparaste  
no velho Tenon, no Ussumane, no Sherifo,
mesmo ao teu lado, a teus pés,
sem darem acordo de si.
E ainda no Quecuta, no Cherno e no Samba, teu bazuqueiro,
arrastando-se penosamente sobre os membros superiores,
como lagartos cortados ao meio.

…À uma e meia da tarde
na estrada da morte,
com as palmeiras de Samba Silate
e o Rio Geba ao fundo.


As duas secções que seguiam atrás, na GMC,
tinham sido projetadas pelo vulcão de trotil,
como se fossem cachos de bananas.
Caso se seguisse uma emboscada,
então seria um massacre, pensaste tu!
Tu que eras o único que tinha uma arma na mão,
mas inútil, inoperacional, encravada,
devido ao choque sofrido…
Não deixaste de sentir um calafrio
ao imaginar-me sob a mira certeira dos RPG
e sob o matraquear das 'costureirinhas' e das Kalash.

… Ali, à uma e meia da tarde,
em Nhabijões, na Guiné, longe de Saigão,
'far from the Vietnam'.


Tinhas acabado de fazer o reconhecimento das imediações,
detetando o trilho dos guerrilheiros, até ao rio.
Durante a noite, eles tinham vindo pôr as minas assassinas…
Eles faziam a guerra deles, tão cruel e tão suja como a tua,
e esse trilho, mais fresco, acabava por confundir-se
com os usados pela população de Nhabijões
que, como tu sabias, não morriam de amores pelos "tugas"…
Hoje sabes os seus nomes,
os nomes dos que te montaram as duas minas,
a ti e aos teus:
Mário Mendes, chefe de bigrupo,
e Mário Nancassá, sapador.
Não podes deixar de sentir ódio, 
mais de meio século depois,
por aqueles que te quiseram matar, 
a ti e aos teus camaradas.

Pedes SOS, evacuação Ypsilon,
vais a correr para o heliporto,
sem soro, sem garrotes, sem pensos,
sem maqueiro, sem mala de primeiros socorros,
sem picador, sem arrebenta-minas à tua frente!

...Numa luta desvairada contra o tempo,
na estrada Nhabijões-Bambadinca.


Era possível, entretanto, que houvesse mais minas
pela estrada fora,
anda hesitaste em mandar picar o terreno,
mais alguns metros em redor,
mas não podias perder nem mais um segundo,
para logo seguires, de imediato,
para os helis que aguardavam os feridos mais graves,
no heliporto de Bambadinca.
Mais até do que a solidariedade entre camaradas de guerra,
mais até que a tua amizade pelo Marques,
de repente o que te terá movido,
o que te deu a força anímica dos gigantes,
o que te deu uma raiva imensa de vulcão,
foi o brutal sentimento do absurdo da morte,
do absurdo daquela guerra,
a raiva contra aquela guerra,
na véspera de fazeres 24 anos, dali a dias!...

… À uma e meia da tarde
nessa maldita picada do inferno.


Foi uma corrida louca, aquela, na estrada de Nhabijões,
na fronteira indefinida que separava a vida da morte,
no primeiro Unimog 404 que te apareceu à mão,
e que levava um carregamento letal de feridos,
três deles estavam em estado de coma
e tinham como destino outro inferno,
o hospital de Bissau
os Alouettes III, roncando como o macaréu,
sobre o Geba, largo e medonho,
a incerteza do desfecho da luta entre a vida e a morte
aos vinte e poucos anos de idade.

…No dia 13 de Janeiro de 1971,
num dia  13 que nem sequer era sexta-feira,
mas que foi de terrível azar,
às treze e meia da tarde,
quando o teu relógio parou
à saída da grande tabanca de Nhabijões,
finalmente reordenada
e controlada…


Luís Graça, Bambadinca, 13/1/1971 / Madalena, V.N. Gaia, 13/1/2023
[Revisto nesta data, pela "enésima" vez...]

____________

Nota do editor:

Último poste da série > 4 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22876: Efemérides (360): Os 50 anos da Corrida de São Silvestre no Saltinho, 1971/72 (Mário Migueis da Silva, ex-Fur Mil Rec Inf)

Guiné 61/74 - P22902: (Ex)citações (398): Topónimos de origem árabe: Missirá, Amedalai, Medina, Meca... Curiosidades, controvérsias (Cherno Baldé, Bissau / Fernando Ribeiro, Porto)


Guiné > Região de Bafatá >  Sector L1 (Bambadinca)  > Regulado do Cuor >  Missirá > Pel Caç Nat 52 > c. 1968/69.

"Um momento de Missirá: à esquerda. Madiu Colubali, baixo de corpo, grande de coragem. Grande conhecedor do Corão e da escrita marabu; à direita, o régulo Malã Soncó, em perfeito traje de chefe mandinga - figura bíblica, bravura sem igual. Atrás, o pequeno monumento que os rebeldes destruíram e nós reconstruímos. Ao fundo, à esquerda, a mesquita. À direita, cubata destruída no ataque de [6 de ] setembro [de 1968]. Tudo tão belo"...

Foto (e legenda): ©  Mário Beja Santos (2006). Todos os Direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné] 


1. Comentários ao poste P22891 (*):




Caros amigos,

Com a partida do "Alfero" Jorge Cabral, o unico, o Blogue, os Veteranos da Guerra da Guiné e todos nós, perdemos um Homem bom e invulgar, um excelente Humorista e Comediante nato. Aproveito esta oportunidade para endereçar os meus sentimentos de pesar à familia enlutada e aos amigos mais próximos.

Sobre o Poste de hoje (*), gostaria de apresentar algumas notas, a titulo de curiosidades, que, certamente, o "Alfero" e todos os que passaram pela região, gostariam de saber.

No último parágrafo do seu Conto de Natal o "Alfero" Cabral escreve: 

"Foi em Novembro, estava calor, o Menino era Braima e não Jesus, nenhuma estrela iluminava o céu, e o Alferes não se parecia com os Reis Magos. Porém ainda hoje, ele acredita, que ali no meio do mato, naquela tarde, aconteceu Natal".

Num comentario a um dos Postes anteriores escrevi, mais ou menos isto: Não era o menino Jesus, mas estava o menino Braima que é o maior dos Profetas das trés religiões conhecidas. Braima ou Ibrahima vem do Árabe "Ibrahim" e que corresponde ao Abrão ou Abraham dos Cristãos.

O topónimo Missirá (nas línguas dos povos muçulmanos da Senegâmbia) vem, também, do Árabe "Misr" ou "Misra", ou seja o nome dado, pelos árabes, ao Egipto. 

São da mesma origem topónimos como Hamdalaye (cidade de Allah), Keruane ou Quereuane (cidade de Cairo), Madina (Medina, cidade do Profeta, na Arábia Saudita onde foi enterrrado o Profeta Mohammed) e muitos outros. 

Curiosamente, não tenho ouvido nenhuma localidade com o nome de Maca (Meca) que, mesmo sendo considerada a cidade santa, não merece muita reverência, provavelmente devido ao facto da sua longa resistência e luta tenaz movida pelo clã dos Kuraisitas (Clã do proprio Profeta) contra a religião islâmica e ao próprio Profeta,  obrigando-o a fugir e refugiar-se na região mais ao Norte onde encontrou apoio entre os clãs de Medica.

Na região da Africa Ocidental, especialmente nos paises de maioria muçulmana, são muitos os topónimos de origem Árabe devido  influência da religião islâmica que aconteceu nos séculos anteriores à colonizaçao europeia, e fundamentalmente no século XIX com a entrada em cena dos povos Fulbés ou fulanis (fulas, em português) e a fundação de importantes reinos teocráticos que alteraram radicalmente o cenário politico, demográfico e sócio-cultural da região, desde o Oceano Atlântico (Senegal/Mauritânia) até à África Central (Camarões e RCA). 

Estes movimentos e reinos nascidos das "Djihads" de letrados Fulbhées da região foram depois vencidos ou subjugados através de politicas de Protectorados pelas potências coloniais. Todavia, assistimos de novo ao recrudescer do fenómeno "Djihadista" sob outras roupagens e caracteristicas, fundamentalmente fruto de políticas erradas e de governos exclusivos e a marginalização de povos inteiros que não se reconhecem nos governos e lideranças nascidos das independências precipitadas e mal geridas, cujas consequências e impactos ninguém pode prever, por enquanto.

Com um abraço amigo,

Cherno Baldé

9 de janeiro de 2022 às 13:51

(ii) Fernando de Sousa Ribeiro

Caro amigo Cherno Baldé e restante pessoal

Existe em Portugal uma localidade chamada Meca. É uma pequena aldeia situada a norte de Alenquer. Fui lá uma vez há muitos anos e deparei-me com uma grande e imponente igreja, grande e imponente demais para uma aldeia tão pequena, o que não é caso único em Portugal. Todos os anos realiza-se no adro fronteiro à igreja uma cerimónia de bênção do gado. Os criadores de gado da região reunem as suas ovelhas, cabras e bois no largo, para que o padre abençoe os animais, aspegindo-os com água benta.

Embora a igreja e o ritual sejam católicos, o nome Meca pode ter origem muçulmana, pois os árabes ocuparam a região durante cerca de quatro séculos e deixaram numerosos vestígios. O topónimo Alenquer, por exemplo, é de origem árabe. Por outro lado, um vulcão extinto existente nas proximidades da aldeia poderia ter sido um local para rituais pagãos realizados muitos séculos atrás, dos quais a bênção do gado poderia ser um sobrevivente.

Guiné 61/74 - P22901: Parabéns a você (2025): Maria Ivone Reis, Major Enfermeira Paraquedista Reformada (1961/74)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 8 de Janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P228887: Parabéns a você (2024): António Murta, ex-Alf Mil Inf MA da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Guiné 61/74 - P22900: Tabanca Grande (530): José Carlos Rocha da Silva, ex-Fur Mil Inf da 1.ª CCAÇ/BCAÇ 4518/73 (Dulombi e Nova Lamego, 1974) que se senta no lugar 857 da nossa tertúlia

1. Mensagem enviada ao nosso camarada e novo tertuliano José Carlos Rocha da Silva (foto à direita), ex-Fur Mil Inf da 1.ª CCAÇ/BCAÇ 4518/73, (Dulombi e Nova Lamego, 1974), em resposta a uma mensagem sua deixada no Formulário do Blogger:

Caro camarada de armas José Carlos:

Muito obrigado pelo teu contacto.

Teremos o maior gosto em receber-te na nossa Tabanca Grande onde reservamos desde já um lugar bem à sombra do nosso poilão sagrado.
Manda-nos por favor uma foto actual e outra dos tempos de Guiné assim como nos diz qual foi a tua especialidade e os locais por onde andaste, tanto quanto sei a companhia foi desmembrada em pelotões.

Já que pertences à geração do fim da guerra, poderás contar-nos a tua experiência de contacto com o ex-IN na fase de entabulamento de conversações e entrega de aquartelamentos.
Se tiveres fotos, também serão bem-vindas. Digitaliza-as e envia-nos acompanhadas das respectivas legendas que, se possível, deverão indicar os locais, datas e fotografados.

Contamos com a tua colaboração já que da tua Companhia nada sabemos. Manda as tuas coisa para este meu endereço e para o do editor Luís Graça (luis.graca.prof@gmail.com).
Para saberes o que temos sobre o teu Batalhão, acede a este marcador:

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/BCA%C3%87%204518

Ficamos a aguardar o teu novo contacto.
Segue um abraço em nome da tertúlia e dos editores
Carlos Vinhal


********************

2. No mesmo dia recebemos esta resposta do José Carlos:

Chamo-me José Carlos Rocha da Silva, nascido na freguesia de Lagoa, concelho de Vila Nova de Famalicão, a 19 de Março de 1952.

Fui incorporado a 22 de Janeiro de 73, no RI 5.

De Abril de 73 a Junho do mesmo ano, frequentei o curso de Sargentos Milicianos no CISMI, especialidade de atirador de infantaria.

De Julho a Setembro de 73 estive no RI 8, em Braga, a ministrar uma recruta.

Em Setembro de 73 fui para o RI 15, em Tomar, onde formei o Batalhão 4518.

Em 29 de Dezembro de 73 embarquei no navio NIASSA, com destino à Guiné. Aqui, inicialmente o batalhão foi para a ilha de Bolama, onde tivemos a formação do IAO. Depois a CCS ficou em Galomaro e a nossa companhia, a 1.ª do batalhão, foi colocada em Dulombi.

Em Março de 74 o quartel do Dulombi foi abandonado e a nossa companhia passou a companhia de intervenção da CAOP 2, em Nova Lamego, donde regressámos em Setembro de 74.


José Carlos Silva, "hoje"
José Carlos Silva, "ontem"
Um momento de lazer na piscina de Bolama
À porta de armas do quartel de Nova Lamego
O momento da entrega de um dos nossos quarteis a elementos do PAIGC
As lavadeiras na bolanha de Nova Lamego

********************

3. Comentário do editor:

Caro camarada de armas e amigo José Carlos, estás apresentado formalmente à tertúlia. És mais um antigo combatente da Guiné a engrossar as fileiras do nosso Blogue, no ano passado muito desfalcado por motivo do falecimento de alguns dos nossos companheiros que nos acompanhavam há anos.

Como te disse já, a tua 1.ª CCAÇ não estava representada na Tabanca Grande, logo cabe-te a responsabilidade de construir a sua história aqui.

Vai-nos mandando as tuas memórias e as tuas fotos, que nesta página ficarão para memória futura. Cabe-nos a responsabilidade de contarmos nós a história da guerra vivemos na primeira pessoa, antes que outros, que nunca lá estiveram, o façam por nós.

Ficas com o lugar 857 da nossa tertúlia, igualzinho a todos os outros porque aqui não se destaca ninguém, seja pelo posto militar, formação académica ou profissão. O teu nome, José Carlos Silva, passa agora a constar na badana do blogue, a coluna estática do lado esquerd
o: Vê em dos TABANCA GRANDE - LISTA ALFABÉTICA DOS 857 AMIGOS & CAMARADAS DA GUINÉ, na secção dos Josés (que são, contigo, 83).

Deixo-te o habitual abraço de boas-vindas em nome da tertúlia e dos editores e colaboradores permanentes deste Blogue.