sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Guiné 61/74 - P22904: Tabanca dos Emiratos (8): O nosso blogue em números: os seguidores nas "Arábias" (Jorge Araújo)


Emiratos Árabes Unidos > Dubai >  Setembro de 2021 >  Os camelos-árabes do deserto. Imagens do Deserto do Além

Fotos (e legenda): © Jorge Araújo (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].





Jorge Araújo, ex-fur mil op esp / ranger, CART 3494 / BART 3873 (Xime e Mansambo, 1972/1974); nosso coeditor, a viver neste momenyo em Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos.


► Comentário ao P22885 (07.01.22) (*)


O camarada Luís Graça, de acordo com a sua cultura/formação científica, recorrendo à fonte de dados de que dispõe no Blogger (contador de visualizações ao blogue), vai partilhando no fórum, pelo menos uma vez no ano, à laia de “relatório de contas”, a análise estatística e a competente representação gráfica das variáveis quantitativas contínuas e discretas colectadas em cada caso.

Daí que, também através de números, enquanto conceito matemático que representa quantidade, medida ou ordem, continua a “fazer jus” ao princípio de que este blogue colectivo de ex-combatentes no CTIG é (e continuará a ser!) uma fonte de informação e conhecimento… de verdadeiro serviço público.

Assim, na sequência do parecer solicitado no P22885 (07.01.2022), onde fiquei surpreendido com os números apresentados relativos a “visitas” ao blogue da Tabanca Grande realizadas a partir dos Emirados Árabes Unidos (mais de vinte e sete mil). Seguramente que estes milhares de visualizações foram realizadas por diversos “visitantes”, ainda que aceite ter contribuído com algumas centenas no decurso dos últimos dois anos (2020/2021).

Entretanto, em diálogo com a Diáspora Lusa mais jovem, nascidos maioritariamente nas décadas de 70 e 80 do século passado, residente em Abu Dhabi (capital) e no Dubai, e que fazem parte da nossa rede social local, temos vindo a constatar que os seus pais/avós e outros familiares mais próximos foram, tal como eu, combatentes nos diferentes TO ultramarinos e que, talvez por esse facto, tenham sido tocados pela curiosidade de contacto com o nosso blogue, depois de tomarem conhecimento da sua existência.

Neste contexto, é relevante referir que residem neste país, no presente, cerca de quatro mil portugueses (informação oral), entre trabalhadores e seus familiares (esposas e filhos). No grupo dos primeiros vamos encontrar empresários, quadros superiores, engenheiros, arquitectos, psicólogos, informáticos, docentes universitários, enfermeiros, desportistas, guias turísticos, gráficos, empregados de hotelaria e de restauração, entre outras profissões.

Quanto ao contributo para o aumento das “audiências” vindas do exterior, achei interessante a imagem simbólica ou metafórica utilizada pelo editor, nomeadamente as “renas” da Suécia, e os “camelos” dos Emirados Árabes Unidos.

Em relação às primeiras, o camarada José Belo deu já o seu parecer no P22888.

No que concerne aos segundos – os “camelos” – existem duas espécies: o camelo-árabe ou dromedário (Camelus dromedarius) de uma corcova (bossa), e o camelo-bactriano (Camelus bactrianus) de duas corcovas (bossas), sendo ambas as espécies domesticadas pelo Homem.

No caso em apreço, estamos perante o primeiro exemplo – o camelo-árabe ou dromedário –, cuja expectativa média de vida se situa entre os 40 a 50 anos, podendo alcançar em adulto/crescido os 1,85 metros até ao ombro e 2,15 metros de comprimento. A corcova (bossa) mede 75 cm e a velocidade pode ir até aos 65 km/h.

Em função da geografia do país, existem duas categorias de camelos-árabes (dromedários) domesticados: os do “deserto” e os da “cidade”. Seguidamente, apresentaremos imagens dos dois contextos obtidas recentemente.

 Fotogaleria: 

► OS CAMELOS-ÁRABES DO DESERTO

▬ Set’2021 - seis fotos no Deserto de Além (Dubai - UAE) (Vd. fotos acima

► OS CAMELOS-ÁRABES DA CIDADE

▬ Dez’2021 - fotos junto ao «Forte Al Hosn» (Abu Dhabi - UAE) (Vd. fotos abaixo)

Espero que este apontamento de “reportagem” de Abu Dhabi, e dos seus camelos-árabes (dromedários), tenha sido do vosso agrado.(**)

Continuação de um óptimo ANO de 2022, com muita saúde.

Com um forte abraço de amizade.

Jorge Araújo.

11Jan2022


Emiratos Árabes Unidos > Abu Dhabi  > Dezembro de 2021 > Imagens tiradas junto ao «Forte Al Hosn»

Fotos (e legenda): © Jorge Araújo (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].
____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 7 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22885: O nosso blogue em números (75): Globalizados, somos vistos em muitos países, com natural destaque para Portugal (40%), EUA (25%), Brasil (5%), França (5%) e Alemanha (4%)... Pela primeira vez, aparece a Suécia no "Top 10" e a Guiné-Bissau no "Top 20"

6 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Amigo Jorge Araujo obrigado pela reportagem e um bom 2022. Abraço amigo.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Jorge, os camelos fazem parte do nosso imaginário de infância, desde que os vimos no presépio, transportando os "reis magos" que vieram do Oriente adorar o Deus Menino em Belém... E, para mim, um deles será sempre o "pretinho da Guiné"... (Não faço ideia como é que chegou ao "Oriente", nem um gajo quando era puto sabia quais eram os pontos cardeais...).

As tuas fotos ajudam-nos, por fim, a não mais confundir o camelo e o dromedário...

Quanto aos portugueses que aí vivem, não fazia a ideia que pudessem chegar aos 4 mil...

Ainda há tempos (em 2011...) passou um programa na RTP1 sobre os nossos compatriotas que aí vivem e trabalham... Não vi, deve estar disponível na RTP Play... Aqui fica uma sinopse:

PROGRAMAS TV
Portugueses Pelo Mundo
SOBRE O PROGRAMA EPISÓDIOS

Dubai
Episódio 11 de 13

Localizada no Golfo Pérsico, na maior Península Arábica, Dubai é a segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos. Conhecida mundialmente por ser extremamente moderna, "futurista", com enormes arranha-céus e largas avenidas, a cidade divide a sua vivência entre os costumes muçulmanos e a sua elevada população ocidental.
????? ??? ?? ???! (Bem-vindos ao Dubai!)

Mariana Canelas, com 32 anos, Assistente de Bordo, natural de Portimão. Conhecemos a Mariana numa das suas aulas de ténis no complexo "Irish Village". Vamos ao "Mall of the Emirates" onde passamos para menos 50 graus de temperatura, com neve artificial no "SkiDubai".
Zara Quiroga, com 28 anos, Produtora Audiovisual, natural de Valença. Leva-nos num minuto ao 124º andar do edifício mais alto do mundo, "Burj Khalifa", onde nos deparamos com uma vista de cortar a respiração, sobre todo o Dubai e suas ilhas artificiais. Experienciamos algo único, um salto de paraquedas e como este é "relaxante".

Bruno Marques, com 33 anos, Operador de Câmara, natural de Loures. Vemos alguém a conduzir uma "Polaris" no deserto, é o Bruno a dar-nos as boas-vindas ao Dubai. Vamos ao mercado automóvel onde assistimos à compra do seu novo BMW.

João Pedro Oliveira, com 28 anos, Engenheiro Informático, natural de Guimarães. Conhecemos o João num passeio de ferry pela "JBR". Vamos de carro até Dibba conhecer a escola de mergulho onde o João costuma ir nos seus tempos livres. De regresso ao Dubai, vamos encontrar a noiva Jaqueline no "Creek" antigo e importante porto do Dubai.

https://www.rtp.pt/programa/tv/p27507/e11#

Hélder Valério disse...

Amigo Jorge

Boa continuação aí por essas terras.
E o meu obrigado pelas reportagens que tens feito, agora que há por aí uma Expo....
As explicações/deduções que dás para o facto de haver um número significativo de "visitantes" do Blogue por essas terras das arábias parece-me acertada.
Quantos aos camelos e aos dromedários (e as suas diferenças em bossas) acho que pode ajudar a entender as diferenças mas, já agora, também te digo que em tempos (longínquos...) fiz uma coleção de cromos e lá havia essa explicação.

Um abraço
Hélder Sousa

Jorge Araujo disse...

Camaradas,

Por motivo de me ter deslocado ao Dubai para participar nas actividades programadas para o DIA DE PORTUGAL, ontem realizadas no âmbito da Exposição Mundial «EXPO'2020», donde acabo de chegar, só agora me foi possível agradecer os vossos comentários.

Mesmo sabendo que alguns dos órgãos de comunicação social do nosso País estiveram representados nos principais acontecimentos deste evento, dos quais já deram conta, com destaque para a reportagem elaborada pela RTP, não deixarei de partilhar convosco, no fórum, mais alguns detalhes observados e registados pela minha câmera do TM.

Um óptimo domingo para todos!

Um abraço,
Jorge Araújo.

Jorge Araujo disse...

Caro Luís,

Na legenda colocada após a última foto, onde se lê «Dubai», deve-se ler «Abu Dhabi».

Obrigado pela atenção.

Jorge Araújo.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Jorge, corrigi, os camelos da cidade são... de Abu Dhabi. O seu a seu dono, não queremos criar aqui um conflito diplomático...e muito menos causar embaraços ao nosso "enviado especial" aos Emiratos Árabes Unidos... LG